Está en la página 1de 6

Minuteria O interruptor minuteria um dispositivo de comando de iluminao que necessita de ao humana para acionar o circuito, desliga-se automaticamente aps

s um tempo previamente regulado.

Aplicaes - Iluminao de escadarias de prdios de apartamentos; -Corredores; -Ambientes que necessitam ser iluminados durante curtos perodos de tempo; -Hall social de apartamentos; -Antessalas. Tipos Minuteria coletiva ou de comando em grupo instalada num Quadro de Distribuio (QD) e permite o comando de vrias lmpadas simultaneamente. Possuem regulagem para funcionamento permanente para funcionamento permanente ou temporizado de 15 s a 5 min. Minuteria individual instalada numa caixa de passagem de corredores ou reas de circulao em geral e destina no comando de lmpadas incandescentes, mantendo-as acesas por um tempo de aproximadamente um minuto e 30 segundos.

Funcionamento 1-Ao pressionar o boto de campainha, fornecida a tenso necessria para o funcionamento do circuito da minuteria. 2-A temporizao pode variar de 15 segundos a 5 minutos. 3-Aps o tempo programado para a lmpada permanecer acesa, ocorre um pr-aviso de extino com 50% das luminosidade durante 10 segundos. Instalao

Campainha ou Cigarra A campainha representa um aparelho na forma mais simples de sinalizao e ser destina a dar maior comodidade aos usurios , evitando que visitas ou vendedores tenham que bater palmas ou a porta. Tipos Eletromgnticas Ao pressionar o boto ou pulsador , o eletrom alimentado com a tenso necessria , que atrai a lmina de ferro e faz o martelo golpear a campainha (tmpano). Ento o circuito interrompido no interruptor de contato e o eletrom solta a lmina que afastada pela ao da mola. O eletrom atrai lmina de ferro de modo que o martelo golpeie a campainha novamente.

Eletrnicas So mais sofisticadas e podem produzir diversas tonalidades de sons utilizando circuitos integrados ou outros circuitos eletrnico. Podem ser encontradas com fio ou sem fio.

Rel Fotoeltrico Em funo da luz ambiente faz o controle de liga e desliga de lmpadas fluorescentes, incandescentes ou a vapor de mercrio, vapor de sdio, etc.

Aplicao Comando fotoeltrico automtico da iluminao de ruas, avenidas, praas, fachadas de prdios, jardins, monumentos, reas pblicas, ptios, etc. Tipos: Rel Funcionamento: 1. Uma corrente alternada flui o terminal da linha pela bobina do rel e da fotoclula at o terminal "comum". 2. O fluxo da corrente atravs do rel controlado pela resistncia da fotoclula, que varia, inversamente , intensidade de luz recebida pela fotoclula. 3. Ao cair o nvel de aluz at o ajuste desejado em lux, o fluxo da corrente diminui at o ponto em que a armadura do rel solta e os contados de carga se fecham. Observa-se que, por motivo de segurana, os contatos de carga esto normalmente fechados. 4. Ao aumentar o nvel de luz, o fluxo da corrente tambm aumenta at o ponto em que a armadura do rel se energiza e se abram os contatos da carga. O para-raios fica entre o terminal da linha e o terminal comum com a finalidade de absorver elevaes repentinas de energia, protegendo assim tanto o aparelho como a lmpada e o resistor. Rel Funcionamento: Fotoeltrico Trmico Fotoeltrico Magntico

A corrente alternada passa do terminal fase por meio da resistncia e da fotoclula, em srie, at o terminal neutro. Essa corrente que passa pela resistncia vai aquecer indiretamente o bimental e desligar o contato (NF). A corrente que passa atravs da resistncia controlada pela resistncia da fotoclula, e est relacionada com a intensidade luminosa que age sobre ela. medida que a intensidade luminosa que est incidindo na fotoclula diminui, a corrente tambm diminui devido ao acrscimo do valor da resistncia da fotoclula, at atingir um pontoem que o contato se fecha (Lmpada acesa). medida que a intensidade luminosa cresce, a corrente aumenta at atingir um ponto em que o contato se abre (Lmpada apagada).

Interruptor

Automtico

por

Presena

O interruptor automtico por presena dispositivo eletrnico e capta sinais atravs de um sensor infravermelho, a radiao de calor de pessoas, animais, automveis etc. , que estejam nos limites perceptveis do dispositivo.

Instalao Altura Lugar aproximadamente protegido 2,5 do metros. Sol.

También podría gustarte