Está en la página 1de 13

5/3/2010

Bioeletricidade e Bioeletrognese

Fsica e Biofsica - Prof. Patrcia Costa

Eletricidade
A eletricidade um fenmeno fsico originado por cargas eltricas paradas, ou em movimento, e por sua interao.
Quando uma carga se encontra em repouso, produz foras sobre outras situadas sua volta. Se a carga se desloca, produz tambm campos magnticos. H dois tipos de cargas eltricas: positivas e negativas. Corrente eltrica: Movimento de cargas eltricas em meios condutores Medida em Ampres (A) e seus submltiplos tais como, miliampre (mA, 10-3 A), microampre (A, 10-6), nanoampre (nA, 10-9) e picoampre (pA, 10-12 A).

E nas clulas, ocorre gerao de eletricidade?

5/3/2010

BIOELETRICIDADE
As cargas eltricas que geram os fenmenos eltricos na membrana celular so os ons, tais como, Na+, K+, Ca++ e Cl-. Potencial de membrana - Diferena de potencial eltrico entre o interior e o exterior da clula Potencial de repouso - Quando o potencial de membrana permanece inalterado (nao ha influencias externas)
Eletrodos

Neurnio

Colocando-se eletrodos dentro e fora de um neurnio, por exemplo, temos uma diferena de potencial de 70 mV. O instrumento usado para medir a diferena de potencial o voltmetro.

Potencial de Repouso
Axnio

Amplificador Neurnio Eletrodos

-70mV

Oscilscopio

+++++++++++++++++++++++++
Meio extracelular

CELULA eurnio Msculo esqueltico Msculo cardaco Msculo liso

Em (mV) -70 -80 -80 -55

-------------------------------------------Meio intracelular --------------------------------------------

+++++++++++++++++++++++++

Dois eletrodos, inseridos no axnio de um neurnio em repouso, detectam a pequena diferena de potencial, entre os meios extra e intra celular.

5/3/2010

Origem do Potencial de Repouso Polaridade eltrica da membrana

Face Interna da membrana Face externa da membrana

Negativa Positiva

excesso de anions (-Q) excesso de cations (+Q)

As cargas eletricas em excesso, +Q e Q, que provocam a formacao do potencial de repouso, se localizam em torno da membrana celular.

As concentraes inicas so diferentes dentro e fora da clula


Exemplo

Devido a atuao: Transportes ativos Bomba de sodio e potassio Transportes passivos


Difuso

5/3/2010

Manuteno do potencial de membrana


Intracelular - + - + K+ - + - + - + - +
Na+

Extracelular

K+

Seta azul Gradiente quimico Seta vermelha Gradiente eletrico

- + - + - + - + Cl- + - +

Na+

Cl-

Membrana plasmatica

Manuteno do potencial de membrana


Intracelular
1) O on K+ est em maior concentrao dentro do que fora da clula. Como ele se difunde com alta velocidade, agora ele passa a sair da clula, seguindo seu gradiente qumico. Como a clula mais negativa dentro do que fora, ento o gradiente eltrico oposto ao qumico, e tende a "brecar" a sada do potssio 2) O on Na+ est em maior concentrao fora do que dentro da clula. Ele se difunde a uma velocidade muito baixa, de fora para dentro, seguindo seu gradiente qumico, e tambm seu gradiente eltrico Com o tempo, tanto o potassio quanto o sodio acabariam tendo a mesma concentrao dentro e fora, mas a bomba de sdio e potassio mantem essa diferena 3) O ion Cl- est tambm em maior concentrao fora do que dentro. Portanto ele se difunde, a uma velocidade menor do que a do potssio, de fora para dentro, seguindo seu gradiente qumico. O gradiente eltrico, no entanto, oposto ao quimico. Assim, ele se equilibra dinmicamente, sem que haja a necessidade de uma bomba ativa de cloro!

K+

Extracelular - + - +
K+

- + - + - + - +

Na+

- + - + - + - +
Cl-

Na+

- + - +

Cl-

5/3/2010

Clulas excitveis
Clulas excitveis so capazes de alterar ativamente o potencial da membrana Os principais tipos de clulas excitveis so neurnios e fibras musculares. A membrana das clulas excitveis responde ativamente a estimulos. A resposta mais tpica o potencial de ao.

5/3/2010

Potencial de Ao
O POTENCIAL DE AO (PA) um evento eltrico transitrio rapido no qual ocorre a completa inverso da polaridade eltrica da membrana.

Para que serve o potencial de ao??????? Estimular a contrao muscular Estimular a liberao de neurotransmissores Estimular a secreo de outras substncias por clulas neurais e neuroendcrinas

5/3/2010

POTENCIAL DE AO
Etapas do PA: - Despolarizao - Inverso de polaridade da membrana - Repolarizao - Hiperpolarizao
Neurnio

Conduo do Potencial de ao

5/3/2010

Potencial de Ao
Os canais de Na+, dependentes de voltagem, da membrana plasmtica do axnio so os responsveis primrios pelo potencial de ao. Podemos pensar no potencial de ao como um evento tudo ou nada e auto-regenerante.

V(mV) 50 0 Potencial limiar -70 Potencial de repouso

Tempo(ms)

Potencial de Ao
Vejamos atentamente essa animao do funcionamento dos canais durante as fases de despolarizao e repolarizao. Os canais de Na+, dependentes de voltagem abrem-se, permitindo a elevao do potencial, grfico ao lado. Vemos claramente os ons do Na+ (cargas positivas) entrando na clula, e o potencial de membrana respondendo a essa entrada no grfico.

Canal de Na+

Voltagem (mV)

Despolarizao Potencial de repouso

Tempo(ms)

Fonte: http://psych.hanover.edu/Krantz/neurotut.html

5/3/2010

Potencial de Ao
Nessa fase vemos a repolarizao, onde as cargas positivas (indicadas em verde), devido aos ons de K+, saem da clula, concomitantemente temos a queda do potencial de membrana no grfico ao lado. O canal de K+ tambm indicado em verde. Esse canal fica aberto durante toda a fase de repolarizao.

Voltagem (mV)

Repolarizao Despolarizao Potencial de repouso Hiperpolarizao Tempo(ms)

Fonte: http://psych.hanover.edu/Krantz/neurotut.html

Potencial de Ao

5/3/2010

Potencial de Ao

Potencial de Ao

10

5/3/2010

Potencial de Ao e os canais de sdio e potssio


A) Os canais de sdio e potssio esto fechados B) O aumento do potencial na membrana leva o canal de sdio, que dependente de voltagem, a abrir-se. O que permite o rpido influxo de sdio na clula, aumentando de forma significativa o potencial de membrana. Esta fase chamada despolarizao. C) Aproximadamente 1 ms depois o canal de sdio fecha-se e os canais de potssio, dependentes de voltagem, abrem-se. Permitindo a sada do excesso de carga positiva da clula. Esta fase a de hiperpolarizao. D) Por ltimo a clula atinge o potencial de repouso.
Membrana plasmtica
Canal Na+ Canal K+

Propriedades do potencial de ao

11

5/3/2010

Permeabilidade Durante o Potencial de Ao


A abertura e fechamento dos canais mudam a permeabilidade dos neurnios durante o potencial de ao. O rpido aumento da permeabilidade ao on de Na+ responsvel pela fase de despolarizao do potencial de ao.

Permeabilidade

Potencial de ao

Permeabilidade ao Na+ Permeabilidade ao K+ Repouso

Propagao do Potencial de Ao

12

5/3/2010

Propagao do Potencial de Ao
A animao desse slide mostra um diagrama esquemtico para a propagao do potencial de ao. Vemos claramente a seqncia de abertura de canais de Na+(em vermelho), seu fechamento e abertura dos canais de K+(em verde). O resultado lquido o aumento da concentrao dos ons de Na+ no interior do axnio, o que aumenta o potencial de membrana promovendo a abertura de mais canais de Na+, o potencial de ao propag-se axnio abaixo, na direo do terminal, devido ao perodo refratrio dos canais de Na+ j disparados.

Fonte: http://psych.hanover.edu/Krantz/neurotut.html

13

También podría gustarte