Está en la página 1de 33

1

Relaes Internacionais: cooperao e organizaes internacionais em anlise


Ronaldo J. Souza Ramos Professor de Teorias das Relaes e Comrcio Exterior: Universidade Paulista UNIP, Centro Salesiano do Estado de So Paulo - UNISAL e Faculdade de Tecnologia FATECAmericana.

1. Introduo

As relaes internacionais contemporneas, especialmente no sculo XX, podem ser entendidas pela transnacionalizao das relaes econmicas, sociais, polticas e culturais que ocorreram no mundo e que conseqentemente acabou por tornar indefinidas as fronteiras das polticas interna e externa dos Estados.

Em plano equivalente, adquire grande relevo, sobretudo a partir da Segunda Guerra Mundial, o fenmeno da diversidade de Organizaes Internacionais em funo de agora existir necessidade dos Estados dimensionar coletivamente certas

competncias que antes pertenciam ao absoluto domnio nacional. Baseados no multilateralismo e na diplomacia parlamentar, estes organismos representam um esforo civilizatrio significativo no contexto das relaes internacionais1 com objetivo dirimir as relaes conflituosas oriundas do maior grau de interdependncia das relaes entre os Estados.

Esse quadro retrata a evoluo jurdica que acompanhou as transformaes da sociedade internacional e as interaes nela estabelecidas. Isso significa dizer que as relaes internacionais tal como se estabelece atualmente pode ser considerada eminentemente moderna.

Nesse sentido, o objetivo deste capitulo ser, ento, num primeiro momento analisar sucintamente, a partir de uma abordagem histria, as bases sob a quais distintos indivduos, comunidades, cidades, cidades-estados e Estados interagiam e

2 estabeleciam suas relaes em um perodo anterior ao desenvolvimento da Teoria das Relaes Internacionais.

Em seguida, e a partir da consolidao da relaes internacionais como campo de estudo cientfico, veremos dentro de que contextos alguns dos principais discursos tericos dessa nova cincia se desenvolveram e da mesma forma observar como estes abordam as possibilidades de cooperao e o papel das organizaes internacionais nas relaes internacionais contempornea.

2. As Relaes Internacionais Contemporneas

A veiculao e tratamento empreendido a expresso relaes internacionais, tal como pode se observar nos veculos de comunicao, na sociedade em geral ou at mesmo em meios acadmicos, nem sempre produz um sentido claro ao que tal expresso deseja conferir.

A dificuldade em empregar um melhor significado a expresso inerente, em parte, ao prprio termo inter-nacional que perdeu, na evoluo do modo de organizao social, seu significado entendendo que, atualmente Relaes Internacionais no significa interaes entre naes, mas entre Estados, governos e outros atores internacionais. 2 Em Relaes Internacionais como Campo de Estudos, Lytton Guimares atribuiu pelo menos a duas dimenses o emprego sensato da expresso relaes internacionais.

Em uma primeira anlise, conferindo-lhe um sentido mais amplo, Guimares vincula a expresso ao que ...se refere gama de contatos e interaes de natureza diplomtica, poltica, econmica, militar, social, cultural, tnica, humanitria, que se processam entre atores internacionais, estatais e no-estatais. 3

3 Em uma abordagem mais especfica, o mesmo autor atribui sentido expresso Relaes Internacionais quando:

...refere-se ao campo de estudos acadmicos que enfoca as diversas formas de interaes anteriormente descritas, assim como outras questes e fenmenos considerados relevantes para se compreender e explicar a complexidade do cenrio internacional.4

Esta ultima atribuio diz respeito cincia das relaes internacionais que a exemplo de outros campos do conhecimento, como a Cincia Poltica, a Sociologia e a Economia, refere-se a um determinado conjunto de agentes (Estados, organizaes internacionais, organizaes no-governamentais, transnacionais, etc.) instituies e processos especficos. 5

Ignorando o que aparentemente j est obvio essa gama de contatos e interaes de diversas naturezas na qual envolve tal conjunto de agentes, instituies e processos especficos, pode ser considerada de maneira mais simplista de questes transnacionais. Portanto, so as questes transnacionais que compem a ampla agenda internacional, que, por sua vez, o alvo das ocupaes dos estudiosos de Relaes Internacionais.

Entretanto, no temos aqui a pretenso de analisar as relaes internacionais em sua totalidade, dada sua tamanha complexidade, interaes e abrangncia mencionadas acima. Fez-se necessrio, to somente, esclarecer para o leitor: o que se pode entender, ou, o que se pretende explicar quanto ao emprego da expresso Relaes Internacionais dentro de diferentes contextos ou abordagem.

recente consolidao das relaes internacionais como Cincia Social. Muito embora traos na histria da humanidade apontarem que desde a antiguidade existia preocupao com o fundamento poltico de uma ordem social pacfica no mundo,6 o estudo das Relaes Internacionais relativamente recente se comparado a outros campos das Cincias Sociais.7

Numa perspectiva histrica dos fatos antecedentes a poltica internacional e sua teoria, Marcus Faro de Castro8 argumenta que o estudo acadmico das relaes internacionais ganhou corpo e identidade prpria somente no sculo XX, a partir do perodo entre guerras, com o desenvolvimento da Teoria das Relaes Internacionais (TRI).

Podemos admitir desse modo que o surgimento dessa cincia, tem em sua origem as preocupaes, cada uma a seu tempo, de como se estabelecer os modos de interao das diferentes sociedades ao longo dos sculos. Isso significar dizer que tais interaes geravam e geram situaes conflituosas ou de cooperao dados os interesses particulares de cada parte. Assim, ser importante entendermos aqui como ao longo de alguns sculos se organizava as interaes entre diferentes sociedades.

3. Precedentes Histricos das Teorias das Relaes Internacionais: o Direito das Gentes e o Direito Internacional

Na histria da civilizao ocidental se observa que as relaes entre comunidades distintas, envolvendo o uso da fora, existem desde os primrdios entre os diferentes povos e esto nas origens poltica e econmica da sociedade moderna.

Entretanto, referente s relaes entre comunidades distintas tem-se que at o sculo XVII no havia um sistema de entidades polticas (estados) exercendo autoridade suprema sobre territrios e detentoras do monoplio sobre assuntos de guerra, o exerccio da diplomacia e a celebrao de tratados9.

Anterior ao surgimento do Estado nacional, em diferentes pocas as unidades governamentais existiam sob forma de comunas, cidades-Estados e feudos, ao

5 passo que as unidades econmicas formaram nesta ordem: a famlia, o feudo, a comunidade da vila, a cidade e liga das cidades10.

A poltica at ento se estruturava por meios totalmente independentes do territrio tais como lao sangneo e comunho de valores religiosos ao passo que na Idade Mdia a presena de uma comunidade em um dado territrio no representava a existncia de uma autoridade exercida sobre uma rea geograficamente circunscrita, ou mesmo destingia as dimenses entre autoridade interna e externa ou entre o pblico e o privado. Nesse sentido Spruyt pondera:

Ocupantes de um territrio espacial especfico estavam sujeitos a um a multiplicidade de autoridades superiores. Dada esta lgica ou organizao, impossvel distinguir entre atores conduzindo relaes internacionais daqueles envolvidos na poltica domsticas operando sob forma hierrquica. Bispos reis, senhores feudais e cidades assinam tratados e faziam guerra. No havia um ator ainda com sobre os meios de coero pela fora. A distino entre atores 11 privados e pblicos estava ainda por ser articulada.

Assim as relaes entre imperadores, papas, reis, bares, cidades e outros agentes das diferentes comunidades embora aparentassem, no caracterizavam relaes internacionais no sentido moderno, pois elas no se davam entre estados soberanos territoriais, se tratava apenas de relaes entre pessoas e instituies.

Com efeito, o que antecedeu ao estudo das Relaes internacionais como disciplina orientada para determinar o fundamento poltico das relaes entre pessoas de comunidades distintas foi o direto das gentes (jus gentium).

Os relacionamentos entre os povos, desde a Roma antiga e at o sculo XVII eram estabelecidos a partir direito das gentes ou direito das naes que se desenvolveu neste mesmo perodo, e se constitua em um conjunto de prticas e mtodos intelectuais que se ocupou em gerar materiais constitutivos do exerccio autoridade referente a tais relaes. da

6 Conforme Castro12, em Roma o chamado jus civile (direito civil) aplicava-se somente aos romanos, e no a estrangeiros. Na medida em que o Imprio Romano expandiu comercial e geograficamente entrou em questo os problemas em solucionar disputas entre estrangeiros e entre estes e cidado romanos.

Com finalidade de estabelecer parmetros de mediao nas regies sob o auspcio de Roma, em 242 a.C. foi institudo o praetor peregrinus, que em sua atuao lanava mo de partes do direito romano misturado com normas estrangeiras

(principalmente gregas), sendo essa fuso baseada nos princpios de eqidade.

Esse modelo ficou conhecido como jus gentium ou direito das gentes, pois, em todo esse perodo, em que o direito romano que apropriado e adaptado, e que se torna dominante, adquire carter universalista, de vocao supranacional e associado a valores cristos, sendo aplicvel a toda cristandade13, esteve voltado to somente para relaes entre pessoas, uma vez que no se tratava ainda de relaes entre estados soberanos.

A partir do direito das gentes se desenvolveu materiais normativos que regulavam os relacionamentos estabelecidos entre os distintos povos e sociedades tais como o uso da fora, as relaes comerciais, entre outros. A respeito do uso da fora, Castro salienta que tais normas:

...tratavam das formas de violncias legitima e ilegtima; da iseno da violncia (formas de iniciar guerras, casos de guerra justa, tcnicas de combate, iseno de estrangeiros polticos ou comerciantes com relao violncia, prisioneiros de guerra, etc.); das delegaes de autoridade para a conquista e dominao (autorizaes papais); dos procedimentos para o estabelecimento de isenes da violncia (formas dos tratados, juramentos, etc.); e 14 de procedimentos arbitrais (negociao de isenes da violncia).

Outros mais, Holzgrefe acrescenta que:

O direito mercantil e martimo medieval, por exemplo, regulava o comportamento de mercadores martimos individuais, enquanto

7
costumes feudais relativos ao desafio formal, ao tratamento de arautos e prisioneiros, captura e resgate de refns, intimao de cidades e observao de trguas aplicavam-se a cavaleiros individuais. O direito eclesistico sobre a santidade dos contratos, a imunidade de agentes diplomticos, a proibio de armas perigosas, o tratamento de prisioneiros cristos, a guerra justa e a trgua de Deus aplicava-se a cristos individuais. As normas baseadas nos preceitos do direito romano aplicavam-se aos membros individuais 15 das comunidades que as aceitavam.

Dentro dessa de organizao social no era possvel a existncia das organizaes internacionais pelo fato da sua existncia pressupor um acordo entre Estados iguais dispostos a renunciar a alguns de seus diretos em prol da organizao. E isso, segundo Arajo, era impossvel naquela poca em que as guerras de conquista se sucediam e imprios se formavam e desapareciam na voragem do tempo e ao entrechoque das ambies16

J nos sculos XVI e XVII comea a tomar corpo uma nova configurao institucional resultado de dinmicas polticas e econmicas estabelecidas entre grupos sociais na Europa a partir do renascimento do comrcio no sculo XI, e da competio poltica e econmica que desde ento se estabelece entre diversas possveis trajetrias de desenvolvimento institucional, tais como ligas urbanas, as cidades-estados e os estados soberanos.

Dessa competio poltica e econmica das tendncias de desenvolvimento institucional, consolidou-se a organizao em torno de governos capazes de garantir a vida dos indivduos, de uma forma especfica: a do Estado territorial soberano como responsvel por organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituies (sociedade) que habitasse determinado territrio, sendo parte de uma mesma nao.

A poltica agora passa a ser determinada pelo territrio e institucionalizada de forma a ser possvel distinguir entre direito interno s unidades polticas em que os

8 prncipes adquiriram autonomia poltica para adotar leis, princpios religiosos,etc.; e o direito vigente entre unidades polticas distintas.

A exemplo disso Francisco Surez (1548-1617) j distingue entre dois significados de jus gentium: (a) o direito que as diversas cidades ou reinos (civitates vel regna) observam em si mesmo (intra se); e (b) o direito que todos os povos e naes observam em suas relaes recprocas (inter se)17.

Na segunda metade do sculo XVII, com a chamada paz de Westphalia, portanto, o direito das gentes se modifica para atender as novas realidades correspondentes ao surgimento dos estados territoriais soberanos, e assume a condio de direito internacional.

A paz de Westphalia resultado de um conjunto de tratados diplomticos firmados em 1648 entre as principais potncias europias, que colocaram fim Guerra dos Trinta Anos (1618-48). Esta ltima consistiu num conflito generalizado entre os paises europeus (catlicos vs. protestantes) no qual razes de ordem religiosas se misturavam com motivaes polticas.

Nas palavras de Vizentin:

As potncias catlicas, especialmente a Espanha e a ustria,

governadas pela dinastia Habsburgo, apoiavam o Sacro Imprio (tambm pertencente dinastia) e tentavam estabelecer uma hegemonia na Europa, criando um Imprio Supranacional. De outro lado, as potncias protestantes escandinavas apoiavam as cidades comerciais e principados protestantes. Na iminncia da vitria do campo catlico, a Frana, tambm catlica mas ferrenha inimiga dos Habsburgos, entrou no conflito em apoio aos protestantes, salvando18 os .

Como resultado, os tratados assinados em Westphalia legitimaram o statu quo anterior ao conflito, reconhecendo ainda uma sociedade de Estados fundada no princpio da soberania territorial em que todas as formas de governo passaram a ser

9 legitimas; a no interveno em assuntos internos dos demais respeitando o

princpio de tolerncia e liberdade religiosa escolhida pelo prncipe (cuius rgio, eius religio : quem tem a regio tem a religio); e a independncia dos Estados, detentores de diretos jurdicos iguais a ser respeitados pelos demais membros uma vez que, partes com direitos iguais no tm capacidade para julgar seus

semelhantes.

O modelo estabelecido em Westphalia, como se v, estabeleceu condies de autonomia ao Estados sem, no entanto, criar obrigaes mtuas entre eles, o que motivou, a partir de ento, preocupaes no sentido de gerar estruturas de cooperao internacional capazes de constituir a base de processos polticos mundiais para se atingir a paz duradoura: chamados projetos de paz perptua19.

Entre os projetos mais conhecidos est o de abb de Saint-Pierre (1658-1743) que afirmava apenas acordos firmados entre os Estados no seriam capazes de estabelecer a paz. Para isso era necessrio que os Estados se unissem em uma confederao, cujo rgo principal seria em Senado formado por representantes de todos os Estados. Os conflitos seriam solucionados pela arbitragem e sua deciso deveria ser acatada pelos envolvidos sem recorrerem guerra, pois estariam sujeitos a sanes decretadas pela organizao, que para este fim possuiria um exrcito prprio.

A poltica internacional, apoiada sobre um direito internacional adaptado do jus gentium, agora balizava os relacionamentos interestatais e, por conseguinte possibilitou que um conjunto de prticas diplomticas governado por um consenso das elites aristocrticas europias, em cujas mos haviam permanecido os assuntos de poltica internacional, e, portanto as decises e sobre os objetivos e oportunidades do uso da capacidade militar e diplomtica das grandes potncias20 resultasse no que ficou conhecido como concerto europeu que pressupunha a igualdade entre estados cooperando sob o direito internacional.

10 O instrumento principal dessa aparente solidariedade poltica entre os Estado soberanos se dava pela noo de equilbrio de poder ou balana de poder regendo as relaes internacionais com objetivo de manter a co-relao de foras histricas entre as potncias europias observando a possibilidade de um ou outro Estado se reforar mais rapidamente ou mesmo fazer anexaes territoriais, causando, assim, uma percepo de instabilidade de poder aos demais.

A poltica tal como se estabelecia refletia os aspectos descritos por pensadores como Maquiavel (1469-1527) e Hobbes (1588-1679). O primeiro realista e pragmtico ao relatar o caos e a instabilidade poltica ento existentes nos conflitos entre as diferentes cidades-estados da Itlia, apontando para as questes sobre poder, balana de poder, formao de alianas, mas sobretudo para segurana nacional razo pela qual o Prncipe poderia perder seu estado caso no se preocupasse com as foras e ameaas interna e externa. O pice de suas teses est na defesa do uso de quaisquer recursos ou mtodos afim de que sejam preservados os interesses e a segurana do Estado.

O segundo, no menos pessimista com relao natureza humana, em seu livro Leviat, deixa transparecer que na ausncia de uma autoridade central haveria uma situao permanente de guerra em que todos lutariam contra todos num estado de anarquia total, em que, seriam inevitveis a suspeita, a desconfiana, o conflito e guerra.

Nesse sentido a caracterstica essencial da poltica internacional do modelo westphaliano, do perodo que se compreende da segunda metade do sculo XVII at o incio do sculo XX, pode-se atribuir a um programa selvagem de explorao colonial e formao de alianas secretas e acirradas rivalidades, num complexo jogo de interesses polticos e econmicos, freqentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tenses polticas entre os pases europeus21.

11 Mesmo gozando de uma relativa paz durante nesse perodo, a forma institucional da poltica internacional eminentemente moderna apoiada no direito internacional, que fora obtida a partir de Westphalia, no foi capaz de evitar a ecloso da Primeira Guerra Mundial em 1914.

O desastre da Primeira Grande Guerra Mundial, o conflito mais destruidor at a poca, esboou mudanas na conduo da poltica internacional. Um conjunto de propostas para adoo de vrias iniciativas e medidas cooperativas, destinadas a prevenir a guerra e manter a paz, que foram apresentadas em 1918 pelo ento presidente americano Woodrom Wilson.

O conjunto de proposta de Wilson emerge como uma provvel sada para as conflituosas e obscuras relaes dos pases europeus, quando tenta estabelecer novas bases para poltica internacional em busca de mundo ideal. Nascia ali o idealismo, que mais tarde viria a compor o primeiro grande debate das relaes internacionais como campo cientfico, cabendo neste momento, portanto, somente mencionar a sua importncia para a evoluo das Relaes Internacionais.

3.1. O Mundo do sculo XX e a Teorias das Relaes Internacionais

O sculo XX foi marcado pelas duas maiores conflagraes mundiais, pelo conflito ideolgico (capitalismo x socialismos), por revolues e crises de todas as ordens, pela extraordinria expanso econmica, por profundas transformaes sociais, por imprios e hegemonias, entre outros relevantes acontecimentos como o vultuoso desenvolvimento tecnolgico percebido desde a I Guerra Mundial, que somado ao encurtamento das distncias22, abriu as portas para uma crescente

transnacionalizao das relaes econmicas, sociais, polticas e culturais que ocorreram no mundo e acabou por tornar indefinidas as fronteiras das polticas interna e externa dos Estados.

12 Esses acontecimentos, cada um a seu tempo, comearam a imprimir, j a partir da primeira Guerra Mundial, uma nova configurao ao sistema internacional que fora moldado no sculo XVII. Mas o sculo XX tambm marcado pela evoluo da Teoria das Relaes Internacionais que se ocupa em analisar com mais clareza esse emaranhado conjunto de relaes que se processa no mundo atual.

O conhecimento acumulado das relaes internacionais at o incio do sculo XX, deu sustentao para que novas proposies, agora com um carter cientfico, fossem elaboradas na medida que a poltica internacional dava rumos ao mundo mediante a velhos e novos acontecimentos, e se exigia, portanto, explicaes mais consistentes da realidade.

A Teoria das Relaes Internacionais se consolida tendo a poltica internacional como objeto de estudo. A poltica internacional, por sua vez, se caracteriza assim, num conjunto de prticas, freqentemente envolvendo o uso da fora efetiva ou ameaada, atravs das quais os Estados se relacionam.

A Teoria das Relaes Internacionais ento, na definio de Castro, caracteriza-se em agrupar as proposies pela qual os Estados regulam tais prticas. Relativamente ao que podemos considerar poltica internacional atravs da histria, Castro acrescenta que:

... preciso considerar que esta expresso se refere a uma forma especfica de institucionalizao da poltica, que se tornou

preponderante a partir do sculo XVII na Europa, propagando-se para praticamente todo o mundo subseqentemente, e que hoje passa por transformaes importantes23.

Guimares observa que, em sua fase inicial, os estudos acadmicos de Teoria das Relaes Internacionais se ocupavam em questes de natureza substantiva, como diplomacia, poltica do poder ou problemas da paz e da guerra, alianas e

13 intervenes militar, e refletiam freqentemente preocupaes prescritivas ou normativas 24.

Contudo, a sofisticao terica e metodolgica que se foi empreendendo na construo dos estudos permitiu a apreciao de problemas mais analticos, assim como, das relaes entre dois ou mais fenmenos de ordens diferentes, tais como: relao entre poder e segurana, entre poder econmico e militar, entre organizaes internacionais e estratgias de governos, entre outros.

Como resultado desta evoluo acadmica, podemos perceber a definio de algumas sub-reas de estudo dentro das Relaes Internacionais, como por exemplo: a poltica externa dos Estados, a economia poltica internacional, a segurana internacional, a proliferao e controle de armamentos, os regimes e organizaes internacionais, a integrao regional, entre outros.

De modo mais abrangente perceptvel que essas questes, agora compondo de forma segmentada Agenda internacional, extrapolam, transcendem o mbito interno e mesmo o controle de um nico Estado. Nesse sentido, Guimares pondera que para essas questes.

...o estudo e tratamento

exigem cooperao internacional e

freqentemente multidisciplinar, como o caso do narcotrfico, da poluio e degradao do meio-ambiente, questes amplamente debatidas na Rio 92, dos direitos humanos, objetos da Conveno de Viena de 1993, do papel da mulher (ou questo do gnero) no novo cenrio internacional, debatido em Pequim em 1994, dos problemas relacionados com a populao, examinados no Cairo em 1995, da questo da habitao, analisada em Copenhague em 1996, e outros25

Contudo, somente o conjunto agentes e as questes que compem a estrutura do estudo de Relaes Internacionais at aqui abordados, no do conta de explicar a

14 evoluo das Teorias das Relaes Internacionais. necessrio considerar tambm que a anlise do conjunto agentes e suas interaes se processam por meios de teorias.

Teorias, no pensar de Rocha, resultam dos esforos intelectuais em produzir interpretaes cientficas da realidade a partir da reflexo sistemtica sobre agentes e processos no contexto das relaes internacionais.

Considerando a complexidade inerente ao sistema internacional, nenhuma teoria, individualmente, interpreta de forma cabal a realidade internacional, podendo, portanto, serem consideradas imperfeitas no sentido de que raramente so consideradas, mesmo por seus autores, feitas, completas e acabadas26.

Na medida em que refora um entendimento bvio, nem por isso s vezes lembrado, de que as teorias so construes humanas, Rocha pontua que o exerccio mental de analistas para produzir conhecimento sobre um mesmo fenmeno observvel na realidade internacional, acabou por engedrar diferentes discursos tericos no campo de estudo das Relaes Internacionais.

Dito isso, podemos acrescentar que o campo de estudo das Relaes Internacionais se caracteriza por um pluralismo terico, o que significa dizer, que este, aceita a coexistncia de vrios discursos tericos nem sempre antagnicos, mas em sua grande maioria complementares, nos permitindo assim, conferir anlises mais inteligveis da realidade internacional.

4. A cooperao e as organizaes internacionais a luz de alguns dos principais Discursos no Campo das Relaes Internacionais

Como abordado anteriormente, o pluralismo terico inerente Relaes Internacionais possibilitou, desde a sua consolidao como campo de estudo, o desenvolvimento

15 de diferentes estudos e interpretaes da realidade internacional, dada percepo dos fatos para cada analista e a dinmica das relaes entre os agentes.

Mas no vamos discutir aqui a validade lgica dos muitos discursos dos quais analistas, desde da primeira metade do sculo passado, lanaram mo para conferir sentido a realidade. Desse modo, nos ateremos aqui to somente a identificar a viso de cooperao e organizaes internacionais, a partir do prisma de dois importantes debates das Teorias das Relaes Internacionais: idealismo e realismo e realismo e interdependncia.

4.1. A viso da cooperao e as organizaes internacionais nos prismas Idealista e Realista

O resultado destruidor da Primeira Guerra Mundial como o nmero de vitimas civis e militares, o nvel de violncia e a extenso do conflito impulsionaram o desenvolvimento das Relaes Internacionais como campo de estudo cientfico a partir de uma percepo de um mundo ideal da qual se pretendeu pautar as relaes internacionais desde ento, percepo esta que ficou denominada de idealismo.

Os famosos 14 pontos de Wilson, como ficou conhecido, marca o surgimento do idealismo contemporneo que vislumbrava a possibilidade de superao do estado de natureza em que se encontravam os Estados - conflito armado e hostilidades - e a construo de uma nova ordem jurdica internacional atravs de uma espcie de pacto social mundial.

Essa nova ordem, segundo a viso idealista, deveria se regimentada por organizaes internacionais capazes de fazer prevalecer os princpios ticos e preceitos morais refreando assim os nacionalismos exacerbados e a desconfiana generalizada. Por conseguinte, assegurar-se-iam a ordem e a paz entre as naes com a utilizao de instrumentos jurdicos para dirimir os conflitos de interesses27.

16

Em linhas gerais as principais preocupaes condensadas nos 14 pontos de Wilson passavam pela supresso da diplomacia secreta, liberdade dos mares, limitao dos armamentos, remoo das barreiras comerciais, reajustamento dos territrios, fim da explorao colonial e criao de uma Sociedade das Naes28.

Dando realidade a algumas das idias veiculadas nos projetos de paz perptua dos sculos anteriores, foi criada a Liga das Naes uma organizao poltica interestatal permanente a fim de oferecer garantias mtuas de independncia poltica, integridade territorial e preservao da paz. Nas palavras de Castro29 a esperana de Wilson era que a cooperao internacional atravs do direito internacional repassado de um moralismo idealista pudesse oferecer os meios pra a manuteno de uma paz duradoura.

O idealismo encontra seu momento de maior aceitao no perodo entre-guerras. Importantes publicaes de autores e estudos contriburam para o desenvolvimento inicial da Relaes Internacionais como campo de estudos. Identificar as causas da guerra e buscar caminhos para a paz eram preocupaes iniciais que, depois estiveram voltadas tambm para questes como os problemas de segurana, desarmamentos, imperialismo e suas conseqncias, negociao diplomtica, balana de poder, geopoltica, etc30.

Mas os fatos que se sucederam pareciam contradizer as esperanas idealistas. No entender de Belli31, tem se que ...a histria conturbada [da Liga das Naes] no demonstrou outra coisa seno o triunfo da desconfiana recproca e dos nacionalismos exacerbados sobre o idealismo wilsoniano. Mesmo dominando os discursos polticos e acadmicos nesse perodo, as propostas idealistas no vieram a se concretizar, sendo a evidncia ftica disso o novo conflito mundial.

O fracasso eminente do idealismo na poltica internacional veio com a conflagrao de uma Segunda Guerra Mundial em 1939, esta de propores ainda maiores que a

17 Primeira. O idealismo perdia ali sua capacidade de persuaso e ficou exposto diante s crticas de intelectuais realistas que atingiu o que se considerou o carter ingnuo e normativo do idealismo32, sobretudo a partir do momento em que foi publicado o livro The Twenty Years Crisis, 1919 1939, de Edward Carr.

A partir dessa publicao, a viso terica realista da poltica internacional ganha fora. A obra de Carr tornou-se a referncia e inicia o debate entre idealista e realista. Conforme ressalta Castro33 esta obra que emblematiza o comeo do estudo cientfico das Relaes Internacionais, marcando assim o incio da tradio da Teoria das Relaes Internacionais.

A deflagrao da Segunda Guerra Mundial contraps o argumento realista s propostas idealistas de cooperao atravs de instituies calcadas em princpios ticos e morais como base do convvio internacional pacfico. O debate entre o idealismo e realismo ocorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial e meado dos anos 1950.

Observa-se nas razes remotas do pensamento realista as obras j citadas de Maquiavel (O Prncipe) e T. Hobbe (Leviat). No entanto, alm de Carr, outros autores realistas se destacaram e constituem peas fundamentais para a consolidao do realismo nos anos que se seguiram guerra como Hans J. Morgenthau (1904 1980) 34.

A viso realista de mundo postula os Estados como os principais agentes do sistema internacional e a sua interao consistem no mais importante processo em curso nas relaes internacionais, entendendo, por conseguinte, que todos os outros processos, assim como o comportamento de todos os outros agentes, so influenciados, direta ou indiretamente, em maior ou menor grau, pelas relaes de poder existentes entre os Estados soberanos no plano internacional35.

18 Dessa forma as Organizaes Internacionais, no contexto realista, menor de importncia, em virtude de estarem limitados aos poderes dos Estados e supremacia da fora militar. O sistema internacional, por sua vez, entendido como sendo anrquico e conflitivo em que nenhum Estado reconhece em outro a capacidade de estabelecer regras e de faze-las cumprir no plano internacional. Ademais, o processo poltico era visto como uma luta pelo poder e pelo recorrente uso da foras.

Nesse sentido, se atribuiu aos Estados um comportamento racional, capaz de estabelecer uma hierarquia de objetivos coerentemente com os interesses nacionais, que era segundo essa viso, uma preocupao constantes com a preservao de sua soberania e de sua segurana em detrimento das relaes econmicas, aes de cooperao.

Dessa maneira, o realismo poltico compreende as relaes internacionais como sendo determinadas por elementos de segurana e militarizao. No entender de para Castro36 a caracterstica preponderante dessa viso a justificao do uso da fora, seja como condio inevitvel da vida em sociedade, seja como meio de se atingir a paz no mundo.

Em ascenso, o realismo passa a influenciar formuladores de poltica externa, sobretudo os da poltica externa americana nos anos 50, medida que segundo Belli37 ...parecia refletir no uma conjuntura passageira ou um momento de tenso, mas toda variadas. a histria da humanidade marcada por conflitos armados e disputas

Embora como se pode verificar que os primeiro pressupostos do realismo (clssicos) fossem flexibilizado a partir de pesadores com Waltz e depois com Gilpin, ambos autores de uma linhagem neo-realista38 da dcada de 70, com o decorrer do tempo, as caractersticas principais da poltica internacional defendidas pelo realismo Estado como agente principal; sistema internacional anrquico; processo poltico:

19 uma luta pelo poder; o uso sistemtico da fora como meio de soluo de conflito comeam a serem questionadas, dando margem para que a partir de ento, as relaes internacionais fossem analisadas como um conjunto mais complexo de novos atores e processos.

O realismo se revela realmente frgil quando manifesta uma vaga noo de uma natureza humana essencialmente egosta e imutvel, que na condio de crena no se presta comprovao cientfica. Nesse sentido, refletindo as caractersticas fundamentais dos dois debates discutidos at aqui, Belli ressalta que:

Se verdade que o idealismo enfatizou a possibilidade de cooperao e a convergncia em detrimento da dimenso do conflito, no menos verdade que os tericos realistas clssicos desprezaram em suas anlises a questo da cooperao, deixando de lado uma dimenso igualmente importante das relaes internacionais
39

Alm disso, as transformaes no cenrio internacional do sculo XX como vimos a pouco, tornaram inegvel a importncia das grandes corporaes transnacionais para as economias domsticas e a influncia das organizaes internacionais de frum multilateral e das organizaes no-governamentais na poltica internacional. Agora, os Estados estavam deixando a condio de nicos e mais importantes atores da cena internacional e passaram a dividir espao no cenrio internacional com novos atores.

Da mesma forma, questes de segurana e militarizao que encabeavam a agenda da poltica internacional aos poucos foram perdendo lugar na pauta para questes que ganharam papel de maior elevo no cenrio internacional

contemporneo como relaes econmicas, financeiras, sociais e culturais.

20 4.2. A Interdependncia: cooperao e organizaes internacionais

A teoria da interdependncia surge como uma tentativa de dar respostas mais satisfatrias a uma realidade internacional em acelerado processo de transformao. Sem descartar a contribuio realista, os precursores da teoria da interdependncia Robert O. Keohane e Joseph S. Nye, no incio dos anos 70, com livro Poder e Interdependncia40, constroem um programa de pesquisa mais abrangente, em que h espao para o desenvolvimento de anlises que focalizam agentes distintos do Estado nacional e processos outros, complementares ao problema da segurana, estabelecendo um contraste com a abordagem realista.

Para essa anlise os autores partem do que eles percebiam como transformaes reais da poltica internacional. Tais transformaes, nesse sentido, seriam as conseqncias de medidas adotadas pela poltica internacional desde o perodo entre guerras. Mesmo antes do fim da Segunda Guerra Mundial, as potncias vencedoras imbudas de esforos de institucionalizao da poltica internacional desenvolveram uma rede de organizaes internacionais com vistas a promover a cooperao multilateral em diferentes reas.

Entre as mais importantes, figurava a Organizaes das Naes Unidas (ONU) e outras a ela relacionada como a FAO, a OIT e OMS e as agncias do chamada sistema Bretton Woods, quais sejam: o Fundo Monetrio Internacional (FMI) o Banco Mundial (BIRD) e por fim, tambm em instncia multilateral de cooperao comercial, o Acordo Geral sobre tarifas Comrcio (GATT- General Agreement on Tariffs and Trade), substitudo em 1995 pela Organizao Mundial do Comrcio41. Outros complexos acordos foram sendo estabelecidos a partir de ento em reas especficas de cooperao internacional como parcerias para administrao de alta tecnologia e cooperao para uso de diversos recursos naturais42.

O efeito desse processo se traduziu em um intenso fluxo de conhecimentos e informaes que no entender de Castro43 passaram em grande parte a balizar e

21 distribuir autoridade e estruturar instncias de negociao, de maneira a influenciar extensamente o jogo da poltica e da economia internacionais.

Da mesma maneira o gigantesco aumento das transaes transfronteirias (fluxo de capitais, bens, pessoas, etc.), e a presena de atores no estatais como as transnacionais, igrejas e organizaes no-governamentais (ONGs) participando nos processos da poltica e da economia internacionais, tambm alterava a realidade internacional.

Desta forma, as sociedades criaram canais mltiplos de contato fazendo com que alguns importantes processos em curso nas relaes internacionais contempornea nem sempre passassem pelo controle estatal.

Os pressupostos realistas se revelaram insuficiente para explicar

os complexos

eventos que agora dominavam a agenda poltica internacional contempornea. Reconhecendo tal insuficincia do modelo realista, mas no o descartando totalmente, Keohane e Nye concebem uma agenda internacional aberta, complexa e composta de uma ampla variedade de objetivos, sem estar no entanto, subordinada uma hierarquia temtica no sentido de que a segurana militar seja vista, a princpio, como tema mais relevante.

A agenda internacional considerada aberta por admitir temas de diversas ordens e interesses; e complexa ao estabelecer conexes variveis, como por exemplo, entre questes de segurana nacional e questes econmicas ou tecnolgicas e entre questes de poltica interna e poltica externa podendo ocorrer diferentes coalizes entre, dentro e fora de governos ou instituies.

Observaram tambm a existncia de mltiplos canais de comunicao e influncia entre sociedades cujas interaes vo desde a informalidade entre autoridade e entre atores privados at relaes interestatais formais.

22 Desse modo existe a necessidade de analisar o papel desempenhado por outros agentes, que no o Estado, por os considerarem determinantes em alguns processos em curso nas relaes internacionais, sendo que em determinados casos, dependendo da tecnicidade associada s decises, tais agentes desempenham papel to relevante quanto o dos Estados44

Ao mesmo tempo em que admite uma nova e agenda e novos agentes, a nova teoria tem por base o conceito de interdependncia como resultado das transaes entre estes. A interdependncia no se refere simplesmente a uma interconexo, mas sim, a uma dependncia mtua, ou uma situao em que atores so afetados, de formas potencialmente custosas, pelas aes de outros45.

Dentro dos argumentos de Keohane e Nye, existem duas dimenses da interdependncia: a sensibilidade e a vulnerabilidade a qual ficam sujeitos agentes mudanas entre si. A sensibilidade mudana so os ajustes realizados em polticas locais, em reflexos de alteraes de fatores externo. A vulnerabilidade corresponde a custos impostos por eventos externos na qual agentes mesmo depois de ter alterado polticas. esto sujeitos os

Isso significa dizer, segundo os autores dessa teoria, que nas relaes interdependentes entre dois ou mais agentes, no necessariamente, resultar em vantagens a todos os envolvidos, uma vez que nada assegura que as relaes consideradas interdependentes sejam caracterizadas por benefcios mtuos, isso depender do peso dos atores e tambm da natureza da relao46.

Os diferentes agentes no possuem igual capacidade de influenciar a evoluo dos acontecimentos no plano internacional. Desse modo, a interdependncia se caracteriza por ser essencialmente assimtrica medida que afeta os agentes de formas diferentes, exatamente por no gozarem, estes, do mesmo grau de desenvolvimento socioeconmico e no controlarem os mesmos recursos naturais, geogrficos, financeiros e militares47.

23

Tais assimetrias geram disputas entre os agentes nos diferentes processos em curso nas relaes internacionais, cujos resultados no so determinados pelo poder

militar e o emprego da fora da viso realista, mas pela manipulao dos prprios fatores de interdependncia.

a partir dessas assimetrias, ou seja, das sensveis diferenas entre os agentes nas reas militar, econmica, industrial, entre outras que Keohane e Nye opem o conceito de interdependncia ao conceito realista de poder, essencialmente relacionado ao uso da fora, ao afirmarem que:

So assimetrias de dependncia que mais provavelmente oferecero fontes de influncia para os atores nas relaes que estabelecem entre si. Atores menos dependentes podem muitas vezes utilizar as relaes de interdependncia como uma fonte de poder na negociao relativa a uma questo e talvez para exercer influncia em outros problemas...Conclumos que um incio

promissor nas anlises polticas da interdependncia internacional pode ser o de conceber as interdependncias assimtricas como fontes de poder para os atores48.

O quadro mais complexo de agentes assimtricos e as novas fontes de poder percebidas pela interdependncia fazem com que diferentes agentes sejam capazes de controlar a evoluo e o resultado dos principais processos em curso no plano das relaes internacionais.

Assim, em alguns casos conforme o tema que se estiver negociando, as organizaes internacionais (governamentais ou no), agentes sociais e mesmo representantes do setor privado tero maior ou menor capacidade de inserir temas na agenda internacional, interferir na formulao de poltica exterior dos Estados, controlar processos, etc. Em outros casos, as decises mais importantes ficam por conta dos Estados.

24

Esse quadro fortaleceu a atuao de outros agentes nos processos em cursos no plano internacional, sobretudo dos Estados mais fracos, e principalmente no mbito das organizaes internacionais. Para os interdependntistas as organizaes internacionais estabelecem agendas, induzem a formao de coalizes e funcionam como facilitadores da ao poltica dos Estados fracos.

A capacidade para eleger o foro adequado para um problema e para mobiliar votos importante resultado poltico. As regras so negociadas sob a apreciao dos membros e, no processo de aprovao e implementao destas, os Estados mais fracos, atravs de colises, tentam fazer prevalecer seus objetivos ou mesmo obter resultados menos custosos.

A teoria da interdependncia, por assim dizer, passa ento dar melhores explicaes nova realidade internacional e aos processos nela observado, nutrindo-se da valorizao das organizaes internacionais, de atores privados participantes em processo de cooperao econmica, tcnica ou poltica e de processos polticos domsticos, que passaram a ser vistos como relevantes para explicar as mudanas na poltica internacional49.

O estudo dessa teoria no se limita aos argumentos aqui apresentados. Haja vista que a apreciao desta teoria que valoriza os atores no estatais, instituies (governamentais ou no), a cooperao entre agentes e uma ampla agenda de relaes internacionais desembocam em uma outra agenda de pesquisa a dos regimes internacionais na qual no nos ocupamos aqui.

25 Consideraes Finais

As mudanas na organizao social observadas ao longo dos sculos determinou, dentro de cada contexto histrico, o modo pela qual se processavam as interaes entre diferentes indivduos, comunidades, cidades e Estados.

As Relaes Internacionais, ento, tal como a compreendemos hoje resultado evoluo dessas interaes, que aqui foram analisadas, a partir do surgimento do direito das gentes (jus gentium) que desenvolveu materiais normativos para regular os relacionamentos estabelecidos entre os distintos povos e sociedades tais como o uso da fora, as relaes comerciais, entre outros.

A nova configurao institucional das sociedades, a Estado territorial soberano, consolidada em Wetphalia tem na poltica internacional apoiada no direto

internacional a base de suas interaes.

Ao analisar as caractersticas e o desenvolvimento da poltica internacional, tericos do sculo XX, concebem interpretaes cientficas da realidade internacional emergindo assim um novo campo de estudo das cincias sociais: o da Relaes Internacionais.

Desenvolvido atravs de proposies tericas, o campo de estudo das relaes internacionais marcado pela complexidade inerente ao sistema internacional, ao passo que, nenhuma teoria, individualmente, interpreta de forma cabal a realidade internacional. Assim, o exerccio mental de analistas para produzir conhecimento sobre um mesmo fenmeno observvel na realidade internacional, acabou por engedrar diferentes discursos tericos no campo de estudo das Relaes Internacionais.

Nesse sentido, a realidade internacional entendida de diferentes maneiras pelos discursos tericos, portanto, a possibilidade de cooperao e as organizaes

26 internacionais so tambm interpretadas desse modo. O modelo idealista enfatiza a possibilidade de uma sociedade perfeita em que a cooperao internacional fundada no direto e instituio internacional pudessem oferecer meios para a manuteno da paz duradoura.

A Segunda Guerra Mundial exps o que o modelo realista considerou de carter ingnuo e normativo do Idealismo e ao mesmo tempo ressaltava a anarquia e o conflito inerente ao sistema internacional. Ainda no modelo realista, a questo central da poltica reside na guerra e no uso da fora pelos Estado, os nicos atores da poltica internacional. Sendo assim, as organizaes internacionais, as aes de cooperao e outras relaes, como as econmicas, s so possivelmente alcanadas, no modelo realista, quando os Estados tiverem com a sua segurana e soberania preservada.

Sem

descart-lo

totalmente,

mas

opondo-se

ao

realismo,

modelo

da

interdependncia observa que no decorrer do sculo XX a crescente complexidade das relaes internacionais contemporneas passou a exigir anlises que inclussem outros agentes e processos, visto a impossibilidade de lhes negar a capacidade de interferir nos processos em curso nas relaes internacionais. Este modelo admite novos agentes e processos, assim como uma interdependncia assimtrica entre eles, possibilitando que o controle, a evoluo e o resultado de processos em curso no plano internacional possam feitos por agentes diferentes.

Assim sendo, o modelo da interdependncia valoriza a atuao de atores no estatais como organizaes internacionais, as ONGs, as empresas transnacionais e sobretudo a cooperao entre todos eles, inclusive os Estados, dentro de uma ampla agenda das Relaes Internacionais.

Finalmente, convm assinalar que esses e outros diferentes discursos coexistem no campo das Relaes Internacionais, sendo que, em determinado momento um ou outro discurso explica melhor aquela realidade. Nem sempre so antagnicos, mas

27 em sua grande maioria complementares, permitindo aos analistas, conferirem anlises mais inteligveis de diferentes aspectos da realidade internacional.

28

29 NOTAS
1 2 3 4 5 6

Seitenfus, 1997, p. 21. Guimares, 2001, p. 9. Id., p. 9. Id. p. 10. Rocha, 2002, p.28. A obra de TCIDES (471 400 a.C.) A Guerra do Pelopeneso, freqentemente citada como exemplo de um dos primeiros esforos no sentido de analisar as relaes conflituosas entre duas cidades-nao ento poderosas. Guimares, 2001, p.20.

7 8 9

Castro, 2001, p. 6. Id., cap. 2. Id., p. 7. Dias, 2004, p. 25. Spruyt, 1994, apud Castro, 2001, p. 8. Castro, 2001, p. 9-10. Id., ibid. Id., ibid. Holzgreffe, 1989, apud Castro, 2001, p.10. Arajo, 2002, p.5. Castro, 2001, p.11. Vizentin, 2002 Castro, 2001, p. 12. Id. p.13. Id. p.14. qualquer lugar do mundo, atualmente, est a menos de dois dias de distncia de qualquer outro, por avio a jato, e um mssil teleguiado vence qualquer distncia a menos de quarenta minutos. Deutsch, 1982, p.10.

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

Castro, 2001, p.10. Guimares, 2001, p. 10. Id., ibid.. Rocha, 2002, p. 40. Belli, 1994, p.14. Id., ibid. Castro, 2001, p.14. Guimares, 2001, p. 24. Belli, 1994, p.15. Id. p. 15.

30

33 34 35 36 37 38 39 40 41

Castro, 2001, p. 15. Guimares, 2001, p. 44. Rocha, 2002, p. 266. Castro, 2001, p.16. Belli, 1994, p.17. Para discusso sobre um aperfeioamento da abordagem realista, ver Belli, 1994, cap. 1. Belli, 1994, p.18. Keohane & NYE, 1988 [1977] O GATT foi institudo no momento em que o Congresso Americano no ratificou a Carta de Havana que estabeleceria a Organizao Internacional do comrcio (ITO). Para uma melhor discusso sobre o GATT e OMC ver Ramos, 2004 pp.147-178.

42 43 44 45 46 47 48 49

Castro, 2001, p. 23. Id., ibid. Rocha, 2002, p. 273. Keohane, 1992, p.167. Id., ibid.. Junior, 2001, p. 25. Keohane, Robert O.;NYE, Joseph S,1977 apud Keohane, 1992, p.167. Castro, 2001, p. 24 - 25.

31

Referncias Bibliogrficas

ARAJO, Luis I. A. Das organizaes internacionais. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2002. BELLI, Benoni. Interdependncia assimtrica e negociaes multilaterais: o Brasil e o regime internacional de comrcio (1985 a 1989). Campinas, 1994. 142p. (Dissertao de Mestrado) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. CASTRO, Marcus F. De Westphalia a Seatle: a teoria das relaes internacionais em transio. Cadernos do Rel. n 20, 2 SEM. Braslia, 2001. DEUTSCH, Karl W. Anlise das relaes internacionais. 2 Ed. Braslia: UnB, 1982. 343 p. (Coleo Pensamento Poltico) DIAS, Reinaldo. As primeiras teorias de comrcio exterior: o mercantilismo. In Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues (orgs.), Comercio exterior: teoria e gesto. So Paulo: Atlas, 2004. pp.15-64. GUIMARES, Lytton L. Relaes internacionais como campo de estudo: discurso, razes e desenvolvimento, estado da arte. Cadernos do Rel. n 17, 2 SEM. Braslia, 2001. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve sculo XX 1914-1991. 2 Ed. So Paulo. Companhia das Letras. 1995. HOBBES, Thomas. Levit ou matria, forma e poder de um Estado eclesistico e civil. 4 Ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. 317 p. (Coleo os Pensadores). JUNIOR, Roberto DS., 2002, Poder e interdependncia: novas perspectivas de anlises das relaes internacionais, Cena Internacional, Ano 4, N 2, Dezembro. KEOHANE, Robert O. Soberania estatal e instituies multilaterais: resposta interdependncia assimtrica. Trad. lvaro de Vita. In Jos lvaro Moiss (org), Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992. pp.165 191. KEOHANE, Robert O.; NYE, Joseph S.. Poder e interdependencia: la poltica mundial em transicin. Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano, 1988. 317 p. (coleccin Estdios Internacionales). MAQUIAVEL, Nicolau. O prncipe. Comentrios de Napoleo Bonaparte. Trad. Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret, 2003. 156 p. (Coleo a Obra-Prima de Cada Autor)

32

ROCHA, Antonio J. R. da. Relaes internacionais: teorias e agenda. Braslia:Instituto Brasileiro de Relaes Internacionais, 2002. 336 p. (Coleo Relaes Internacionais)

RAMOS, Ronaldo J. S. A estrutura do comrcio internacional . In Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues (orgs.), Comercio exterior: teoria e gesto. So Paulo: Atlas, 2004. pp.15-64. SATO, Eiiti., 2003, Conflito e cooperao nas relaes internacionais: as organizaes internacionais no sculo XXI. Revista Brasileira de Poltica Internacional, ano 46, N 1, Junho. SEITENFUS, Ricardo A. S. Manual das organizaes internacionais, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. VIZENTIN, Paulo F. O sistema de westphalia.Disponvel em: <http:// educaterra.terra.com.br/vizentini/artigos/artigo_75.htm.> Acesso em: 15 jul. 2004.

33

1.Textos complementares

1. A Guerra Fria e seu Fim: Conseqncias para a Teoria das Relaes Internacionais (HALLIDAY, Fred. Contexto Internacional no. 1, ms 1-6, ano 1994) 2. Diversificao das relaes internacionais e teoria da interdependncia. (SANTOS JUNIOR, Raimundo B. Paradigmas das relaes internacionais. 2. ed. rev. Iju:Uniju, 2004. pp.207254. Coleo relaes internacionais globalizao 1). 3. O Iderio da paz em um mundo conflituoso. (MIYAMOTO, e

Shiguenoli.Paradigmas das relaes internacionais. 2. ed. rev. Iju:Uniju, 2004. pp.15 56. Coleo relaes internacionais e globalizao 1).

2. Sites relacionados http://www.relnet.com.br

3. Grupos de estudos relacionados

Centro de Estudos de Cultura Contempornea CEDEC Lder do grupo: Tullo Vigevani Lattes:http://www.cnpq.br/pls/dwdiretorio2002/p

Relaes Internacionais Contemporneas - Universidade de Braslia - UnB Lder do grupo: Amado Luiz Cervo Lattes:http://www.cnpq.br/pls/dwdiretorio2002/p

Ncleo de Pesquisa em Relaes Internacionais e Comparada Lder do grupo: Henrique Altemani de Oliveira Lattes:http://www.cnpq.br/pls/dwdiretorio2002/p

También podría gustarte