Está en la página 1de 196

Servio Cristo - ICI Desenvolvido e reconhecido internacionalmente pela Global University www.globaluniversity.

edu Reconhecido pela Geral das Assemblias de Deus no Brasil Reconhecido pelaConveno CGADB em 26/07/2006 em 26/07/2006 RG/CEC 0652006 - Conselho de Educao e Cultura da CGADB RG/CEC 0652006 - Conselho de Educao e Cultura da CGADB

Ttulo original em Ingls: Christian Maturity Primeira edio: 1978 Traduo: Marta Mendes R. Dos Anjos Presidente ICI Brasil: Pastor Samuel Cmara Design: Adriel Ambrzio Publicado no Brasil por ICI Brasil - 2007 2008 1996 Direitos reservados pelo ICI - Global University Instituto por Correspodncia Internacional Caixa Postal 364, CEP 13001-970 Campinas - SP, Brasil www.icibrasil.com.br

NDICE
Pgina Introduo ao Curso ............................................................................. 5 Unidade Um: Exemplos de Maturidade Crist 1 2 3 4 Lio Um Santo Desejo de Crescer ......................................................... 12 Jesus Cristo: Um Exemplo de Crescimento .................................... 27 Outros Exemplos de Crescimento .................................................. 38 Obstculos e Ajudas ao Crescimento ........................................... 51

Unidade Dois: Progressos na Maturidade Crist 5 Motivaes Para Crescer ............................................................... 69 6 Elementos que Levam Maturidade Crist .................................... 87 7 Indo Alm das Verdades Fundamentais ...................................... 107 Unidade Trs: Evidncias de Maturidade Crist 8 Evidncias de um Carter Cristo ................................................. 128 9Evidncias de um Ministrio Frutfero ............................................ 143 10 Evidncias de Transformao Espiritual ..................................... 156 Glossrio ......................................................................................... 170

PROGRAMA DE SERVIO CRISTO DO ICI Este um dos 18 livros (matrias) que compem o Programa de Servio Cristo do ICI. MATURIDADE CRIST o 9. Livro. As matrias no Programa de Servio Cristo foram preparadas num formato tipo autodidtico. Este programa fornecer ao aluno conhecimento bblico e habilidade para o trabalho cristo prtico. ATENO Leia cuidadosamente as instrues preliminares do curso. importante que voc as siga para alcanar seus objetivos neste curso, qualquer dvida entre em contato com nosso departamento pedaggico, por email ou telefone: pedagogia@icibrasil.com.br ; (19) 3252-4359

Introduo ao Curso

A maturidade crist um alvo sempre presente na vida de todo cristo; isto , alcanar a medida da estatura da plenitude de Cristo Ef 4.13). Embora nenhum cristo, durante sua vida aqui na terra, consiga alcanar uma completa semelhana com Cristo, a Bblia coloca isso como o alvo de todo cristo. melhor estabelecer um alvo muito alto e aproximar-se o mximo possvel, do que estabelecer um muito baixo, e conseguir muito pouco. Como a natureza do assunto aqui estudado requer que este curso seja solidamente baseado na Bblia, durante todo o curso haver constantes referncias s Escrituras. O principal propsito deste curso auxiliar o aluno a se tornar mais semelhante a Jesus, bem como encoraj-lo a ajudar outros a fazerem o mesmo. Que atravs deste estudo o Senhor o abenoe e o ajude a alcanar a maturidade em Cristo.

Objetivos do Curso
Quando voc terminar este curso, dever ser capaz de: 1. Explicar a propenso ao crescimento, inerente vida espiritual, e permitir que isso o ajude a crescer em Cristo. 2. Relacionar maturidade espiritual com vida diria, de maneira a fazer distino entre o bem e o mal, e a aplicar as passagens bblicas. 3. Explicar por que o cristo no capaz de crescer se no tiver comunho com Deus.

4. Explicar maturidade espiritual em termos de concluso e aperfeioamento, em oposio perfeio absoluta. 5. Descrever o papel do Esprito Santo na nossa maturidade crist. 6. Explicar as experincias pessoais a fim de analisar o progresso obtido no exerccio da sua vontade, visando desenvolver-se espiritualmente. 7. Experimentar maior maturidade crist, aumentando, de modo geral, nossa participao no ministrio, na igreja e na ajuda a outros.

Livro-Texto
Voc usar este livro, Maturidade Crist: um Livro de Estudo Autodidtico, escrito por Rick Howard, tanto como livro-texto, quanto como guia de estudo para o curso. A Bblia, na verso Revista e Atualizada, ser o nico outro livro exigido.

Organizao das Lies e Padro de Estudo


Cada lio inclui: 1) ttulo da lio; 2) introduo; 3) esboo da lio; 4) objetivos da lio; 5) atividades de aprendizagem; 6) palavras-chaves; 7) desenvolvimento da lio, incluindo perguntas de estudo; 8) autoteste (no fim do desenvolvimento da lio); e, 9) respostas s perguntas de estudo. O esboo e os objetivos da lio havero de proporcionar-lhe uma viso global do assunto, ajudando a chamar sua ateno para os pontos mais importantes de cada lio, e mostrando-lhe o que dever procurar aprender. A maioria das perguntas de estudo, existentes no desenvolvimento de cada lio, podem ser respondidas aproveitando os espaos em branco existentes no guia de estudos. As respostas mais longas, porm, devero ser escritas em um caderno. Quando voc estiver escrevendo essas respostas, lembre-se de registrar o nmero e o ttulo da lio correspondente. Isso ir ajud-lo na reviso para o seu relatrio da unidade do aluno. No olhe as respostas antes de ter respondido as questes. Se voc der as suas prprias respostas, ter muito mais facilidade em se lembrar do que estudou. Depois de ter respondido s perguntas do estudo, compare suas respostas com aquelas que aparecem no final de cada lio.

Introduo ao Curso

Ento, corrija aquelas que no foram respondidas corretamente. Essas respostas no aparecem na ordem numrica usual, para que voc no veja acidentalmente qual a resposta para a questo seguinte. Essas perguntas de estudo so muito importantes. Elas o ajudaro a lembrar-se das idias principais apresentadas na lio, bem como a aplicar sua vida os princpios que voc tiver aprendido.

Como Responder s Perguntas


Neste guia de estudos h diferentes tipos de perguntas da lio e de autoteste. Abaixo damos exemplos de diversos tipos e de como devem ser respondidas. Instrues especficas sero dadas quanto a outros tipos de perguntas que possam ocorrer. Uma questo de MLTIPLA ESCOLHA, solicita que voc escolha uma resposta dentre aquelas que so apresentadas. Exemplo: 1 a) b) c) A Bblia tem um total de 100 livros. 66 livros. 27 livros.

A resposta correta b) 66 livros. Em seu guia de estudos faa um crculo em torno da letra b), conforme mostramos abaixo: 1 a) b) c) A Bblia tem um total de 100 livros. 66 livros. 27 livros.

(Em algumas questes de mltipla escolha poder haver mais de uma resposta certa; nesse caso, voc dever circular as letras cujas respostas sejam corretas.) Uma questo de VERDADEIRO OU FALSO pede que voc escolha, dentre vrias afirmativas, aquelas que so VERDADEIRAS. Exemplo:

2 a) b) c) d)

Quais afirmativas abaixo so VERDADEIRAS? A Bblia tem um total de 120 livros. A Bblia uma mensagem para os crentes de hoje. Todos os autores da Bblia escreveram em hebraico. O Esprito Santo inspirou os escritores da Bblia. As declaraes b e c so verdadeiras. Voc deve fazer um crculo em torno dessas duas letras, como suas escolhas, conforme se v no exemplo acima. Uma questo de ASSOCIAO, pede que voc ligue declaraes que esto vinculadas umas s outras, como um nome com sua descrio, ou um livro da Bblia com o seu autor. Exemplo: 3 Escreva o nmero referente ao nome do lder diante de cada frase que descreve algo que ele fez.

..... a Recebeu a Lei no Monte Sinai. ..... b Guiou Israel na travessia do Jordo. ..... c Marchou em redor de Jeric. ..... d Viveu no palcio de Fara.

1) Moiss 2) Josu

As frases a e d referem-se a Moiss, e as frases b e c referem-se a Josu. Voc deve escrever 1 ao lado de a e d, e escrever 2 ao lado de b e c, conforme pode ver acima.

Maneiras de Estudar Este Curso


Se voc estiver fazendo sozinho este curso do Instituto por Correspondncia Internacional, todo seu trabalho poder ser feito atravs do correio. Entretanto, este curso tambm poder ser feito em grupo ou em uma de nossas unidades espalhadas por todo pais . Se for esse o caso, o instrutor provavelmente fornecer instrues adicionais, alm daquelas constantes neste livro, s quais voc dever seguir criteriosamente. possvel que voc esteja interessado em usar o curso em um grupo de estudos bblicos realizados em casa, em uma classe da Escola Dominical, ou em uma escola bblica. Voc ver que tanto o contedo deste livro, quanto os seus mtodos de estudo, so excelentes para esses propsitos.

Introduo ao Curso

Certificado
A cada seis livros que voc completar e realizado as provas com sucesso, receber do ICI um ceritificado, e ao termino dos 18 livros receber ento o seu diploma.

Sobre o Autor
Rick C. Howard pastor no Peninsula Christian Center, na cidade de Redwood, na Califrnia. Foi ordenado pastor pela Assemblia de Deus em 1961, e j trabalhou na Northeastern University , em Boston, Massachusetts, no Evangel College, em Springfield, Missouri, e no Bethany College of the Assenblies of God em Scotts Valley, na Califrnia. Tambm atuou como Representante da Liga Jovem Nacional, no Conselho Geral das Assemblias de Deus, na cidade de Springfield, no Missouri, EUA. Alm de ensinar e pregar, Rick Howard autor de muitos livros, tais como: The Servant and His Lord (O servo e seu senhor), The Koinonia Principle (O princpio da Koinonia), The Christ Cell (A clula Cristo), e Christian Center Principles (Centro de princpios cristos). O Sr. Howard concluiu seu curso de Bacharel no Grove City College, na Pensilvnia, e seu Mestrado em Histria na Memphis State University, em Memphis, estado do Tennessee.

UNIDADE 1 Exemplos de Maturidade Crist

11

LIO 1 Um Santo Desejo de Crescer


Muitos pais acompanham atentamente o desenvolvimento de seus filhos, e mencionam com orgulho cada sinal de crescimento. As crianas tambm esperam com ansiedade pelo dia em que sero adultas, quando sero maduras o suficiente para assumirem todos os direitos e deveres dentro de uma famlia. Do ponto de vista de ambos, pais e filhos, no h nada mais triste do que a falta de um crescimento normal. Tudo isso verdade e pode ser aplicado igualmente nossa vida espiritual. Deus deseja manter um relacionamento sempre crescente com o homem. Este, por sua vez, tambm deseja esta comunho com o Criador, pois sem ela, sente-se completamente perdido. Mesmo quando no compreende o que est precisando, por essa comunho com Deus que ele est procurando. Entretanto ele jamais encontrar essa comunho, a menos que aceite a Jesus como o seu Salvador. E, mesmo depois de entregar-se a Cristo, s poder experimentar o nvel de comunho que Deus deseja ter com ele, quando aceitar o propsito divino para a sua vida. E esse propsito faz-lo conforme a imagem de seu Filho. Portanto podemos dizer que a maturidade crist satisfaz o desejo de Deus e do homem. O crescimento algo prazeroso, mas difcil. Certamente voc se lembra de muitos acontecimentos felizes ocorridos durante o tempo do seu crescimento. Mas tambm no se esqueceu dos difceis, no ? Este curso vai ajud-lo a crescer, medida que o Esprito Santo for lhe ensinando atravs dos estudos. Tenha certeza de que ser tremendamente desafiado atravs das lies aqui contidas. medida que for crescendo, voc se tornar mais consciente dos seus novos direitos e de responsabilidades mais importantes na famlia de Deus. E isso que realmente desejamos que nos acontea. Faamos de 1 Corntios 13.11 o nosso tema: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino.

13

Esboo da lio Deus Deseja que o Homem Cresa A Criao Da Queda Redeno Da Queda Maturidade O Desejo Humano de Crescer Direcionando o Desejo Humano de Crescer Atravs da Vida de Jesus Atravs da Certeza de Salvao Atravs da Compreenso do Crescimento Natural objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Manter uma comunho com Deus que o ajudar a aumentar sua semelhana com Cristo. Compreender melhor o seu papel no crescimento espiritual, e realizlo de forma mais eficiente. Relacionar o processo natural e o poder sobrenatural na maturidade crist. Definir maturidade crist.

atividades de aprendizagem 1. Pea ao Esprito Santo que oriente o seu estudo. Lembre-se de que Ele deseja conduzi-lo a toda a verdade. (Ver Joo 16.13.) 2. Antes de comear este estudo, pegue um caderno para anotaes. Nele voc dever escrever as respostas que no couberem no espao do formulrio de respostas, ou quaisquer outras anotaes que voc desejar fazer, ao longo deste curso. 3. Leia cuidadosamente as informaes introdutrias contidas neste livro autodidtico.

13

14

4. Leia a parte inspiracional, o esboo, os objetivos e as atividades de aprendizagem da Lio 1. 5. Procure no glossrio, no final deste livro, o significado de toda palavra-chave que voc no conhea. 6. Leia a lio cuidadosamente, respondendo s questes medida que forem surgindo. Aps responder a cada uma, confira a sua resposta com a resposta fornecida no final da lio e, se for necessrio, faa as devidas correes. 7. Verifique as passagens bblicas, medida que forem surgindo na lio. 8. Responda o autoteste que se encontra no final da lio, e confira as suas respostas cuidadosamente. Faa uma reviso nas questes que tiver respondido incorretamente. palavras-chaves Entender o significado das palavras-chaves alistadas no incio de cada lio ser de grande ajuda para seu estudo. Elas esto definidas no glossrio, em ordem alfabtica, no final deste livro. Se voc tiver dvidas a respeito do significado de qualquer palavra dessa lista, poder verificar o seu significado agora, ou quando estiver fazendo a leitura. Por favor, separe tempo para olhar o significado de alguma palavra nova, uma vez que so de grande importncia para uma completa compreenso deste curso. destino crescer propsito dinmica crescimento relacionamento avaliao maturidade estatura comunho perfeito

14

15

Desenvolvimento da lio

DEUS DESEJA QUE O HOMEM CRESA


Vamos comear o nosso curso de maturidade crist analisando as razes que levaram Deus a criar o homem. Alguma vez voc j perguntou por que foi que Deus criou o ser humano? Talvez at j tenha feito a si mesmo a pergunta: O que, exatamente, Deus espera do homem?

A Criao
Objetivo 1. Explicar para algum por que Deus criou o homem. Quando Deus estava criando o mundo, em muitas ocasies ele parou o trabalho para apreciar a Sua obra. Todas as vezes Ele viu que o seu trabalho era bom. No sexto dia Deus criou o homem de acordo com o seu plano; sua imagem e conforme a sua semelhana (Gn 1.27). Ento Deus olhou novamente para a obra de suas mos, e viu que era muito bom. (Gn 1.31.) Sem o homem, a criao no seria completa. A criao do homem a consumao do plano divino. Atravs da comunho entre Deus e o homem, a necessidade bsica de ambos foi satisfeita e, por causa dessa comunho, o homem poder crescer no Senhor, glorificando-o e executando o propsito para o qual foi criado. 1 Leia Eclesiastes 12.13. De acordo com essa passagem, quais so as duas coisas que o homem deve fazer para cumprir o propsito para o qual Deus o criou? .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. Temer a Deus significa respeit-lo e reverenci-lo. Com certeza isso tambm inclui respeitar o Seu propsito para o homem.

Da Queda Redeno
Objetivo 2. Definir o alvo que Deus planejou para o homem atravs da redeno e crescimento em Cristo. Infelizmente a histria da criao no termina com o homem realizando os propsitos gloriosos de Deus. Por causa do pecado, o homem caiu e tornou-se incapaz de manter comunho com Deus e de glorific-lo. Os pensamentos do homem cado esto longe de Deus, e seus desejos o

15

16

afastam do Senhor. Suas aes sempre foram uma ofensa a Deus. O pecado destri o homem e o mantm afastado da comunho com Deus. Essa comunho o propsito de Deus para o homem. Mas Deus amou o homem de tal maneira e desejou tanto ter comunho com ele, que preparou um plano para a sua salvao. O plano de Deus era, atravs do sacrifcio de Seu Filho, Jesus Cristo, restaurar aquela comunho interrompida. Deus enviou Seu prprio Filho para morrer pelo homem. Assim este redimido, podendo voltar a ter comunho com o Senhor. 2 No plano de salvao de Deus, qual o alvo para o homem? .............................................................................................................................. A semelhana de Deus no homem foi prejudicada pela queda. Mas atravs de Jesus Cristo, Deus traz o homem de volta a essa semelhana. Esse o assunto de maior importncia no Novo Testamento. Ns nos tornamos parecidos com Deus, medida que crescemos em semelhana com Cristo.

Da Queda Maturidade
Objetivo 3. Explicar o alvo da maturidade crist, com base em Efsios 4.13. Podemos definir maturidade como sendo o estado de ter alcanado, pelo processo natural, a perfeio em termos de crescimento e desenvolvimento; ou, pertencente condio de completo desenvolvimento como homem maduro. Como veremos a seguir, o processo natural que conduz maturidade pode ser dificultado ou ajudado. A funo da igreja de Cristo auxiliar cada crente a se tornar uma pessoa madura, semelhante a Jesus. Efsios 4.11-16, para o qual dedicaremos praticamente um captulo inteiro, traz essa verdade bsica. 3 Com base em Efsios 4.11, quais so as pessoas que Deus tem colocado para nos ajudar a alcanar maturidade espiritual? ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... 4 De acordo com Efsios 4.13, qual o alvo da maturidade crist? .............................................................................................................................. Existem palavras dessa passagem que se encontram na lista das palavras-chaves; no se esquea de olhar seu significado no glossrio.

17

A palavra perfeito (que tem o sentido de maduro) de Efsios 4.13, geralmente aparece em outros lugares com o mesmo significado. (Compare Mateus 19.21 e Filipenses 3.12, com Colossenses 1.28.) A palavra perfeito , na maioria das vezes, empregada com o significado de completo ou inteiro. Tem tambm o significado de acabado ou realizado. (Ver Joo 19.30.) 5 Leia Colossenses 1.28, e responda: Qual das palavras seguintes melhor define o termo maduro neste verso? a) perfeito b) puro c) inteiro ou completo Quanto mais semelhantes a Cristo nos tornarmos, mais estaremos satisfazendo o propsito de Deus para a nossa vida, e glorificando-o cada vez mais. Ser que voc pode perceber por que Deus deseja tanto que cada cristo chegue maturidade, e que se torne completo e mais semelhante a Cristo? Maturidade espiritual o mais sublime alvo de Deus para a vida de cada cristo. O Pai celeste deseja ansiosamente que cada um de ns desenvolva bem a sua maturidade.

O DESEJO HUMANO DE CRESCER


Objetivo 4. Explicar por que somente em Deus o homem encontra completa satisfao para sua necessidade de crescer. Existe, em cada homem, uma sede de encontrar a razo e o propsito de sua existncia. Muito dessa inquietao que existe no homem, provocada por uma constante procura de significado para a vida. O homem precisa de um objetivo. Mesmo quando ainda no salvo, ele sente que est preso questo do destino e da eternidade. Ele procura e anseia por uma satisfao que apenas a comunho com Deus pode proporcionar. A personalidade do homem s pode se desenvolver completamente no relacionamento Deus-homem, que o que realmente satisfaz ao Senhor. Enquanto o homem estiver separado de Deus, no poder satisfazer seu desejo de crescer espiritualmente.

17

18

Existe dentro de cada pessoa no salva um vazio que funciona como um alarme, ou um sinal, colocado l pelo Criador. Quando o homem no cumpre o propsito de Deus para ele, experimenta uma angstia espiritual que pode ser comparada dor que sentimos quando perdemos um brao ou uma perna. s vezes, no pecado, as pessoas podem at encontrar escapes temporrios para essa angstia, mas so como o alvio (tambm temporrio) que certos medicamentos trazem dor fsica. A negao do homem da sua necessidade de conhecer e servir ao Criador um pecado que impede a maturidade espiritual. Num sentido, o esprito humano um esprito divino emprestado. Apenas em esprito somos verdadeiramente semelhantes a Deus, e isso a nossa ddiva mais preciosa. o nosso esprito que precisa ter uma razo de viver. 6 A semelhana, ou a imagem de Deus no homem, o seu esprito, do qual fazem parte vontade, mente, escolhas, etc. Leia 1 Corntios 2.10,11. Qual a parte da pessoa que est ligada a Deus? .............................................................................................................................. 7 De acordo com Romanos 8.16, como o Esprito de Deus nos revela que somos filhos de Deus? .............................................................................................................................. Podemos dizer que todos nascem com uma premente necessidade de alcanar metas. Geralmente as pessoas sentem essa necessidade em relao escolaridade, sade, ou posio social. Na verdade s podemos satisfazer essas necessidades atravs de um relacionamento correto com o Criador, que alcanamos medida que nos tornamos mais semelhantes a ele. Dessa forma somos capacitados a termos uma verdadeira comunho com Deus. A necessidade ou o desejo que todo homem tem por crescimento uma qualidade que s se torna em desejo divino quando o homem concentra seus anseios na questo da maturidade crist.

DIRECIONANDO O DESEJO HUMANO DE CRESCER


Objetivo 5. Falar como uma pessoa pode usar a fora de seus desejos naturais por crescimento, para aproximar-se de Deus. Alguma vez voc j viu algum tentando represar um rio? Geralmente um trabalho quase impossvel, porque h uma grande fora contrria,

19

muito difcil de ser vencida, chamada dinmica. uma fora interna, que exige movimento. Deus colocou essa fora dentro do homem. Entretanto o Senhor permite ao homem direcion-la. O rio do desejo que existe dentro do corao de uma pessoa corre em vrias direes, seguindo o seu curso. As pessoas sem Deus so conhecidas, na Palavra, como ondas bravias (Jd 13). E elas usam essa dinmica para alcanar alvos egostas que, no final das contas, no as satisfazem. Ns, cristos, por outro lado, devemos aprender como usar essa fora para crescermos em maturidade diante de Deus. 8 Como a ao do samaritano, descrita em Lucas 10.3-35, permitiu que a dinmica da sua compaixo o levasse para perto de Deus? ..............................................................................................................................

Atravs da Vida de Jesus


Objetivo 6. Exercitar a f em Cristo para cumprir o verdadeiro propsito do seu desejo de crescer. Jesus Cristo veio ao mundo como a revelao do anseio de Deus de que encontremos nosso verdadeiro propsito. Jesus o modelo do perfeito relacionamento Deus-homem. Sua perfeio foi o resultado de uma vida em perfeita harmonia com sua origem. A vida de Jesus, sua morte e ressurreio abriram o caminho para o homem satisfazer verdadeiramente os seus propsitos. Cristo devolveu ao homem tudo o que o pecado havia tirado. Pela f em Jesus fazemos parte da famlia de Deus, e descobrimos o caminho certo para a dinmica do nosso esprito. 9 Em Joo 10.10 Jesus expressou o verdadeiro propsito de Deus para ns afirmando que ele veio para a) livrar-nos do inferno. b) cumprir as Escrituras. c) dar-nos vida em abundncia.

Atravs da Certeza de Salvao


Objetivo 7. Explicar por que a base para o seu crescimento espiritual sobrenatural.

19

20

Algumas pessoas pensam que nascer de novo o alvo mximo do cristo. Contudo o simples reconhecimento de que somos novas criaturas no nos garante uma vida crist dinmica! Essa vida implica crescimento constante. Exatamente como um recm-nascido cresce porque tem vida, assim tambm deve acontecer com o novo convertido. Ele agora tem condies de seguir na direo que Deus deseja que ele siga. O crescimento, porm, no automtico o crente precisa desejar crescer em maturidade crist. O primeiro passo em direo maturidade crist crer que a morte e a ressurreio de Cristo foram necessrias para que fssemos perdoados de nossos pecados. O passo seguinte reconhecer e confessar Jesus como o Senhor de nossa vida. A pessoa que cr e confessa recebe o Esprito de Cristo como seu Mestre e Senhor. Ento o Esprito Santo lhe mostra um caminho dinmico para buscar a realizao do verdadeiro propsito do homem. Nesse caminho o homem ainda encontrar muitos obstculos. Contudo, atravs de todos eles, com a ajuda do Esprito Santo, o homem poder progredir na busca da maturidade crist. Em 1 Corntios 3.23, vs, de Cristo significa que Jesus Cristo nosso Senhor e Mestre. 10 De acordo com os textos seguintes, por que pertencemos a Cristo? a) 1 Corntios 6.20 .................................................................................. b) 1 Pedro 1.18,19 ..................................................................................... c) Efsios 1.4 ............................................................................................... 11 Segundo Joo 3.19,20, por que as pessoas no reconhecem o direito que Deus tem sobre elas, atravs de Cristo? .............................................................................................................................. 12 As trs passagens seguintes mostram o que a pessoa deve fazer para pertencer a Cristo. Atravs do estudo desses versculos voc poder entender e explicar aos outros como se tornar um cristo. Leia cada passagem e escreva o que necessrio para ter uma nova vida em Jesus. A primeira j est respondida. a) Joo 3.16-18: A pessoa precisa crer no nico Filho de Deus. b) Romanos 10.9,10: .................................................................................... c) Joo 1.12: ............................................................................................

21

As respostas para esse exerccio nos dizem que o homem pode saber que ele salvo, que ele nascido como uma criana, na famlia de Deus. Separe um tempo para ler 1 Joo 4.14-16 e fazer com que essa verdade seja especialmente real em sua vida. 13 Agora, escreva em duas frases, com suas prprias palavras, a verdade encontrada em 1 Joo 4.14-16. Escreva-as em seu caderno de anotaes, usando as palavras como se estivesse explicando essa verdade maravilhosa a um amigo.

Atravs da Compreenso do Crescimento Natural


Objetivo 8. Comparar o crescimento espiritual com o crescimento natural. Podemos definir maturidade crist como um processo semelhante ao crescimento natural pelo qual somos levados plenitude espiritual. Nossa vida em Cristo comparada a uma semente. Na Bblia, crescimento e maturidade so sempre relacionados a plantas e plantaes. atravs de uma semente incorruptvel que nascemos de novo. A Bblia descreve esta semente especial em 1 Pedro 1.23. 14 De acordo com 1 Pedro 1.23, atravs de que nascemos de novo? .............................................................................................................................. 1 Joo 3.9 menciona a semente de Deus que permanece em ns, como cristos. Em todo tipo de vida, o potencial para um pleno crescimento est em uma minscula semente. A capacidade do pleno crescimento do milho, por exemplo, est no gro. difcil acreditar que um p de milho to grande possa surgir de uma semente to pequena. Mas exatamente isso o que acontece. A natureza da planta contida na semente s pode ser vista atravs do processo de crescimento. O potencial para o cristo recm-convertido ser semelhante a Cristo a semente da Palavra de Deus. Sua nova vida uma dinmica que pode, atravs do crescimento espiritual, prosseguir em direo maturidade crist.

21

22

15 Em 2 Corntios 9.10, quais so as duas coisas que Deus nos promete, com relao nossa necessidade de sustento natural e crescimento? .............................................................................................................................. Lembre-se de que, da mesma forma que Deus faz uma semente natural brotar, ele tambm pode fazer com que a semente espiritual que existe dentro de ns germine. E da mesma maneira que Deus requer o trabalho do lavrador no cultivo da semente natural, ele tambm espera que o crente opere no processo de desenvolvimento da semente existente no seu interior. 16 Sem olhar no texto, escreva no seu caderno de anotaes a sua prpria definio de maturidade crist. Depois reveja a definio desse termo no incio desta seo da lio, e compare-a com a sua. A definio de maturidade crist que apresentamos neste texto indica que atingimos a plenitude espiritual por meio de um processo semelhante a outros processos naturais. A imagem de Deus no homem o seu esprito uma fora dinmica que deve fluir dentro dos limites de uma comunho adequada e maravilhosa entre a criatura e o Criador. Apesar de ter sido interrompido pelo pecado, esse propsito pode ser restaurado hoje, atravs de Jesus. A Bblia diz claramente que existe uma medida para a nossa maturidade crist. 17 De acordo com Efsios 4.13, qual essa medida? Circule a letra que contm a resposta certa. a) Ter habilidade para citar as Escrituras b) No cometer erros c) Chegar estatura completa de Cristo d) Ter uma boa instruo Talvez voc esteja se perguntando: Por que o processo de crescimento espiritual to difcil? E novamente encontramos a resposta na natureza. A semente tem muitos inimigos naturais: ela pode ser plantada ou muito fundo ou muito raso. Ela pode ser levada para longe pelo vento.

23

O solo pode ser pedregoso ou espinhoso. Alguns lavradores enfrentam situaes quase impossveis para conseguir uma boa colheita. Uma coisa, porm, certa: se tiver as condies necessrias, uma boa semente sempre ir produzir frutos. O maior inimigo da semente da semelhana de Deus no homem Satans. Ele o inimigo de toda e qualquer semelhana do reflexo de Deus no mundo. Ele arquitetou a tentao que fez com que o homem se desviasse do seu propsito original. O diabo promove uma estratgia global para manter o homem longe do evangelho e da salvao. Alm disso, ele tenciona manter o cristo longe de seu crescimento em semelhana com Cristo (que o objetivo da maturidade crist). 18 Em Lucas 8.4-15, Jesus contou uma histria sobre a germinao e o crescimento da semente. Quantos fatores que podem impedir uma semente de crescer voc consegue encontrar nessa passagem? ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Voc acha que algum item mencionado na resposta dessa questo smbolo de coisas ou situaes que o mantm afastado do crescimento espiritual? 19 Deus tem providenciado muitos recursos que nos ajudaro a tornar nossa vida dinmica. Esses recursos podem ser dons, talentos, oportunidades, etc. Faa uma avaliao de como voc est usando os seguintes recursos para crescer espiritualmente (veja quadro).
RECURSO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS ORAO FREQNCIA AOS CULTOS DA IGREJA COMUNHO COM OUTROS CRENTES SEU INATO DESEJO DE CRESCIMENTO SUA OBEDINCIA MUITO POUCO NADA

23

24

No continue a leitura antes de completar o exerccio de avaliao pessoal acima. Depois pea ao Esprito Santo que o ajude a adquirir maturidade espiritual atravs do uso diligente desses recursos. Se realmente desejamos glorificar ao Pai em nossa vida espiritual, temos de aceitar o alvo da verdadeira maturidade crist. Precisamos buscar alcanar esse alvo com a fora e a determinao de um time diante de seu adversrio. No podemos aceitar o segundo lugar. 20 A passagem de 2 Pedro 3.18 muito importante para ns. Leia esse versculo e depois complete com as palavras que esto faltando. Antes....................... na.......................e no ....................................de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a ..............................., tanto agora, como no dia eterno. Que possamos desejar a completa maturidade crist, a qual podemos alcanar atravs da graa de Deus. E que este curso nos capacite a ajudar outros a crescer em semelhana com Cristo.

autoteste

Aps a reviso dessa lio, faa o autoteste. Depois confira as suas respostas com aquelas dadas no final deste livro. Reveja qualquer questo que tiver respondido incorretamente. VERDADEIRO-FALSO. Escreva V diante das afirmativas verdadeiras e F diante das falsas. .... 1 .... 2 .... 3 .... 4 .... 5 A obra da criao estava completa mesmo antes da formao do homem. O homem jamais ser restaurado na sua semelhana com Deus. O propsito de vida do homem no pode ser totalmente realizado sem um relacionamento verdadeiro com Deus. A experincia crist uma garantia de que a vida ser dinmica. A exigncia para o novo nascimento aceitar a Jesus Cristo como Senhor de nossa vida.

25

MLTIPLA ESCOLHA. Circule a letra correspondente resposta, ou respostas, correta(s). 6 Indique o melhor significado para a palavra perfeito, ou maduro, nas Escrituras. (Pode existir mais de uma resposta certa.) a) b) c) d) e) f) Completamente crescido. Sem pecado. Completo. Inteiro. Terminado. Ingnuo.

7 A parte da natureza do homem que exige um propsito ou uma razo para existir : a) Sua alma. b) Seu corpo. c) Seu esprito. 8 O propsito da vinda de Jesus ao mundo pode ser melhor explicado por duas dessas razes abaixo. Quais so elas? a) O homem tem de ser condenado. b) Servir de modelo de um perfeito relacionamento entre Deus e o homem. c) Conceder vida abundante ao homem. d) Fundar uma nova e importante religio. RESPOSTA BREVE. Preencha os espaos com a resposta apropriada para cada questo. 9 O grande inimigo da semente da semelhana do homem com Deus : .................................................................................................................................. 10 Enumere pelo menos dois tipos de solo que Jesus descreveu em Lucas 8, que representam como o homem recebe o evangelho. ......................................................................................................................... .........................................................................................................................

25

26

Respostas s questes do estudo 1 Temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos. 11 Porque o homem que est nas trevas rejeita a luz. 2 Restaurar a comunho entre Deus e o homem. 12 a Veja exemplo. b Confessar Jesus como Senhor e crer em Sua ressurreio. c Receber a Cristo e crer nele. 3 Apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. 13 A verdade em 1 Joo 4.14-16 em suas prprias palavras. 4 A semelhana com Cristo. 14 A Palavra viva e eterna de Deus. 5 c) inteiro ou completo. 15 Abundncia de sementes e uma rica colheita. 6 O esprito dessa pessoa. 16 Uma definio de maturidade crist em suas prprias palavras. 7 Atravs de Sua unio com o nosso esprito. 17 c) Chegar estatura completa de Cristo. 8 Tendo misericrdia de algum que esteja necessitado e ajudando-o, numa atitude desprovida de qualquer egosmo. 18 Cair beira do caminho, ser pisada, ser comida pelos pssaros, cair sobre as pedras, onde no h umidade, e cair entre os espinhos. 9 c) dar-nos vida em abundncia. 19 Sua prpria avaliao. 10 a Porque Jesus nos comprou. b Porque o preo que Cristo pagou por ns foi o sacrifcio de sua prpria vida. c Porque Deus nos escolheu para ele atravs de Cristo. 20 crescei, graa, conhecimento, glria.

LIO 2

Jesus Cristo: um Exemplo de Crescimento

Voc se lembra de alguma vez em que voc realmente surpreendeu seus pais, ou um professor com alguma demonstrao de amadurecimento? Alguma vez j viu um garoto desejando ser to alto quanto seu pai? Certa vez eu visitei uma famlia em que os dois filhos haviam marcado a altura do pai na parede. Abaixo dessa marca estavam vrias datas e medidas para comparar o crescimento de cada um dos garotos. Sabemos que nosso Pai celeste deseja que alcancemos nossa maturidade para que possamos ter comunho com Ele. Precisamos crescer espiritualmente para alcanarmos o propsito para o qual Deus nos criou sua imagem. Talvez o amadurecimento cristo possa parecer difcil de entender. Voc pode at perguntar: Maturidade crist se parece com o qu? Os garotos que mencionei tinham um alvo visvel. Eles conheciam seu pai, e sabiam a altura dele. No era difcil para eles acompanharem o prprio crescimento em relao estatura do seu pai. Este o nosso propsito nesta lio: definir maturidade crist em termos de alvos visveis. A Bblia um livro aberto. Jesus muitas vezes ensinou atravs de parbolas que eram histrias do dia-a-dia do povo. Vamos verificar que os parmetros bblicos para o nosso crescimento so claros e aplicveis a cada um de ns.

27

28

Esboo da lio Estabelecendo Uma Meta a Ser Alcanada Vendo o Crescimento de Jesus Maturidade fsica Maturidade mental Maturidade social Maturidade espiritual Aprendendo Sobre a Imagem de Jesus objetivo da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Citar quatro maneiras pelas quais Jesus Cristo uma meta de crescimento espiritual, possvel de ser alcanada. Citar um aspecto prtico da vida diria, no qual todo crente pode ser igual a Jesus. Experimentar crescimento pessoal na sua semelhana com Cristo.

palavras-chaves Adltero homossexual Desenvolvimento da lio imagem

ESTABELECENDO UMA META A SER ALCANADA


Objetivo 1. Citar a meta bblica que cada crente deve se empenhar em atingir. J vimos em Efsios 4.13 que Deus deseja que nos tornemos pessoas maduras, alcanando a completa estatura de Cristo. O significado original desses termos, no Novo Testamento , na verdade, uma perfeita varonilidade ou, deveramos dizer, uma pessoa completa, ou totalmente desenvolvida.

29

1 De acordo com esse versculo, qual a verdadeira medida dessa maturidade? (Circule a resposta correta.) a) Um dom espiritual especial. b) A perfeita varonilidade de Cristo. c) Uma perfeio pura. A palavra estatura muito importante, e significa altura ou qualidade alcanada pelo crescimento. Jesus no nasceu entre ns como um ser humano perfeito, mas como uma criana que teve de crescer como cada um de ns. 2 Hebreus 5.8 fala sobre Jesus, e comea com as seguintes palavras: Embora sendo Filho. Escreva o resto do versculo aqui. .............................................................................................................................. .............................................................................................................................. 3 Reveja o significado da palavra perfeito no glossrio. A palavra perfeito significa completar ou trazer forma final. Como voc acha que essa palavra pode se aplicar a Jesus? ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Uma vez que Jesus sempre teve uma perfeio espiritual sem pecado, ele o modelo perfeito para nosso crescimento em todas as reas da vida (2 Corntios 5.21). Mesmo que no esperemos alcanar uma perfeio pura, a semelhana com Cristo uma meta possvel para nosso crescimento espiritual. Trabalhar para alcanar uma meta mais alta do que a que realmente esperamos alcanar, nos ajuda a realizar mais do que se estabelecssemos uma meta menor. 4 Leia cuidadosamente Hebreus 4.14-16. Jesus capaz de se identificar com os problemas que temos de enfrentar no nosso crescimento como cristos? Explique. ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... A Bblia menciona Jesus como sendo nosso irmo (Hb 2.11,12,17). Se voc tem um irmo mais velho, sabe o quanto ele pode ser influente em sua vida, pelo fato de ser o primognito e o mais experiente da famlia. 29

30

Leia Hebreus 2.10 com ateno, e escreva-o no seu caderno de anotaes. Voc compreende que Jesus, por ter crescido ou sido aperfeioado , por isso, capaz de conduzir outros filhos de Deus ao perfeito propsito divino? Esse fato no o estimula a desejar crescer em sua vida crist?

VENDO O CRESCIMENTO DE JESUS


Objetivo 2. Enumerar quatro reas em que Jesus cresceu. Vimos que Jesus deve ser o nosso exemplo; e a sua estatura, a nossa meta. Para ser preciso, a Bblia mostra que Jesus cresceu, ou amadureceu, em quatro reas bsicas. 5 Leia Lucas 2.52. Enumere quatro reas em que Jesus cresceu. ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Voc pode relacionar essas quatro reas com as reas em que voc deve crescer? Entende por que o versculo de 2 Pedro 3.18 nos diz para crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? medida que aprendemos sobre a vida de Jesus, compreendemos melhor o alvo e os propsitos de nossa prpria maturidade crist. Agora voc deve comear a preencher as duas pginas do seu caderno de anotaes, conforme solicitado no item nmero quatro da atividade de aprendizagem. Enquanto voc estuda os prximos trs pontos, escreva em cada uma das trs primeiras colunas dessas pginas as referncias bblicas apresentadas.

Maturidade Fsica
Objetivo 5. Criar hbitos que ajudaro voc a alcanar uma maturidade crist fsica. A Bblia ensina que a maturidade crist, em termos fsicos, envolve muito mais que o simples crescimento do corpo; implica a compreenso do seu propsito. Maturidade fsica, para o cristo, abrange a conduo do corpo de maneira que agrade a Deus, o Pai. As passagens seguintes iro ajud-lo a compreender essa rea e a criar hbitos fsicos cristos: 1 Tessalonissenses 4.3-8; 1 Corntios 6.9-15, 18, 19; 1 Timteo 4.8, e Glatas 6.7,8. Escreva essas passagens no seu caderno de anotaes, abaixo da palavra fsico. 30

31

6 O que 1 Corntios 6.9,10 diz sobre o destino daqueles que corrompem o seu corpo com a imoralidade? a) Eles sero severamente punidos. b) Sero excludos da igreja. c) No herdaro o reino de Deus.

Maturidade Mental
Objetivo 4. Desenvolver uma maturidade mental crist, preenchendo a mente com pensamentos puros. A mente humana um maravilhoso presente de Deus. Voc j notou como difcil manter a mente sob controle? muito fcil deixar a mente divagar com pensamentos que no agradam a Deus. No se admire de Pedro ter dito aos cristos: Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sbrio... (1 Pedro1.13.) Como voc pode ver, Jesus nos ensina que a mente , verdadeiramente, uma rea problemtica em nossa vida. 7 Leia Marcos 7.18-23. De acordo com Jesus, de onde vm todas as coisas ms que as pessoas praticam? ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Alis, permitir que coisas erradas permaneam em nossa mente deixar o pecado fazer morada em nosso corao. Escreva Mateus 5.28; 1 Pedro 1,13; Marcos 7.18-23; Provrbios 23.7, e 2 Corntios 10.4,5 em seu caderno de anotaes, na coluna mental. 8 Em 2 Corntios 10.4,5 Paulo fala sobre destruir fortalezas. Em seguida, apresenta trs maneiras de desenvolver maturidade crist mental. Quais so elas? a ............................................................................................................ b ............................................................................................................ c ............................................................................................................ 9 Filipenses 4.8 menciona algumas coisas com as quais devemos encher nossa mente. Quantas so? a) Trs. b) Oito. c) Doze.

31

32

Agora, com ateno, leia Romanos 12.1,2 . Observe a ltima frase: ... para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. Aqui encontramos novamente a palavra perfeito que, como voc se lembra, significa maduro ou completo e inteiro. Temos de tentar conhecer a vontade de Deus atravs de nossa prpria vontade; saber como Ele quer que vivamos. 10 Segundo Romanos 12.2, como Deus transforma a pessoa que est vivendo segundo os padres deste mundo? .............................................................................................................................. Podemos perceber como importante adquirir maturidade mental.

Maturidade Social
Objetivo 5. Crescer em nossa maturidade crist social. O nosso crescimento cristo envolve tanto o aspecto social de nossa vida, quanto os aspectos fsico e mental. Voc poderia enumerar muitas reas de sua experincia social, tais como famlia, amigos, casamento, relacionamento com autoridades, vizinhos, e muitos outros. impossvel enumerar, ou estudar, neste curso, todas as passagens bblicas relacionadas com essa rea de nossa vida. Escreva em seu caderno de anotaes, na coluna intitulada social, as seguintes referncias: Salmos 101, Tiago 4.4,5 e Efsios 5. NOTA: Esse maravilhoso captulo (Efsios 5) comea nos exortando a nos conduzir de maneira irrepreensvel (verso 1). Depois menciona alguns atos pecaminosos que no devemos fazer (versos 3-5). O versculo 11 enfatiza como devemos reagir s atitudes erradas das pessoas: No sejais cmplices nas obras infrutferas das trevas. O captulo termina com alguns conselhos de santidade referentes ao relacionamento conjugal (versos 21-33). 11 Leia o Salmo 101 em voz alta. Em seguida, em esprito de orao escolha, nesse salmo, uma rea da vida do salmista na qual voc gostaria de fortalecer-se. (Exemplo: sinceridade, maneira de lidar com o mal, pureza na vida em famlia, etc.) .............................................................................................................................. Deus est interessado em nos ajudar a crescer em todas as reas de nossa vida.

33

Maturidade Espiritual
Objetivo 6. Escolher hbitos, pensamentos e relacionamentos que o ajudaro na sua caminhada em direo maturidade espiritual. Todo este curso a respeito de maturidade espiritual. Contudo o captulo 6 trata desse assunto em detalhes. Nesta seo, no forneceremos definies. Contudo, ao estudar o captulo 6, lembre-se de escrever as passagens contidas aqui em seu caderno de anotaes, na coluna espiritual. Todas as decises que fizermos com relao a hbitos, pensamentos, e relacionamentos, dever visar nossa maturidade espiritual.

APRENDENDO SOBRE A IMAGEM DE JESUS


Objetivo 7. Descrever a atitude de servo que Jesus teve, e identificarse como um dos seus servos. Alguns princpios bblicos parecem ser difceis de entender. J sabemos que Deus nos separou para sermos muitos irmos (Rm 8.29). Voc pode estar se perguntando: Como posso ser igual a Jesus? Essa questo sempre aparece quando lembramos que ele nunca pecou, e que foi Deus em forma humana. Devemos entender uma questo simples, mas importante: sendo servos que nos tornamos como Jesus. 13 Leia Filipenses 2.5-8. De acordo com o versculo 5, que atitude ou pensamento devemos ter? .............................................................................................................................. 14 Baseado em Filipenses 2.6-8, qual natureza Jesus voluntariamente assumiu? .............................................................................................................................. De acordo com Filipenses 2.5-8, essa natureza foi expressada atravs da humildade e da obedincia. Em Hebreus 10.7 Jesus diz: Eis aqui, estou... para fazer, Deus, a tua vontade . E voc se lembra da orao que Ele fez no Getsmani: ... no se faa a minha vontade, e sim a tua. (Lc 22.42.)

33

34

15 O que Hebreus 10.7 menciona que descreve a atitude de servo de Jesus? .............................................................................................................................. Agora voc compreende por que Paulo, Tiago, Judas e outros se identificam como servos de Jesus Cristo? assim que nos tornamos como ele. No somos livres do pecado apenas para sermos salvos; somos salvos para servir. Devemos ter um relacionamento de obedincia com apenas um Senhor, Jesus Cristo. Ele, verdadeiramente se tornou o nosso Mestre, e ns nos tornamos servos amados de seu desejo. A alegria, a vitria e a liberdade da salvao so mais que apenas uma experincia. Atravs dela chegamos ao pleno conhecimento do nosso propsito: somos criados para glorificar a Deus. Nosso alvo sermos conforme a imagem de Jesus Cristo, e termos restaurada a nossa comunho com o Pai. Tamanha comunho satisfaz o mais profundo desejo do homem de ter um objetivo na vida. Devemos declarar como o apstolo Paulo: ... como sempre, tambm agora, ser Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. (Fp 1.20.)

35

Autoteste
VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V frente das afirmativas verdadeiras e F nas falsas. Depois transforme as falsas em verdadeiras. .... 1 Estatura uma palavra que significa altura ou qualidade adquirida com o crescimento. Estatura uma palavra que significa.................................................. .... 2 De acordo com Jesus, todas as coisas ms procedem do corao das pessoas. De acordo com Jesus, todas as coisas ms procedem........................ .............................................................................................................. .... 3 A Bblia ensina que o cristo deve ter a mente ou as atitudes de Moiss. A Bblia nos ensina que o cristo deve ter a mente ou as atitudes de ..................................................................................................... MLTIPLA ESCOLHA. Circule a(s) letra(s) correspondente (s) (s) resposta(s) correta(s) para cada questo. 4 A Bblia diz, em Lucas 2.52, que Jesus cresceu em quatro reas da sua vida. Selecione essas quatro reas dentre as palavras abaixo. a) espiritual b) fsica c) emocional d) mental e) sade f) bblica g) psicolgica h) social

35

36

5 Segundo 1 Corntios 6.9,10, certas prticas vo nos impedir de herdar o reino de Deus. Identifique-as dentre as opes abaixo. a) imoralidade b) atletismo c) esforo fsico d) adultrio e) homossexualismo f) reflexo 6 Filipenses 2.5-8 mostra que Jesus voluntariamente assumiu, no apenas a forma humana, mas tambm uma natureza especial. Qual foi? a) Uma natureza de pastor. b) Uma natureza de servo. c) Uma natureza de rei. d) Uma natureza de profeta. RESPOSTA BREVE. Escreva nos espaos abaixo, a resposta apropriada para cada questo. 7 Nas experincias sociais do crente, quais so os quatro tipos de pessoas com as quais ele deve relacionar-se sob o senhorio de Cristo? a ............................................................................................................ b ............................................................................................................ c ............................................................................................................ d ............................................................................................................

37

Respostas s perguntas do estudo 1 b) A perfeita varonilidade de Cristo 9 b) Oito 2 aprendeu a obedincia, por aquilo que padeceu. 10 Atravs de uma completa mudana de mente. 3 Para o completo desenvolvimento de seu trabalho e de suas caractersticas fsicas e mentais. 11 Sua prpria resposta 4 Sim, porque ele foi tentado como ns somos, e pode compadecer-se de nossas fraquezas. 12 Sim, porque tanto a vida dinmica quanto a Figura 2.1 indicam uma vida que se move em direo a um objetivo. 5 Em estatura, em sabedoria e em graa diante de Deus, e em graa diante dos homens. 13 A atitude de Jesus Cristo. 6 a) Eles no herdaro o reino de Deus. 14 Uma natureza de servo. 7 De dentro do seu corao, que de onde provm todos as idias e pensamentos malignos. 15 Sua obedincia. 8 a) Destruir falsos argumentos. b) Destruir obstculos ao conhecimento de Deus. c) Levar cativo todo o entendimento obedincia de Cristo.

37

LIO 3

Outros Exemplos de Crescimento

O principal exemplo de maturidade crist na Bblia Jesus Cristo, nosso irmo mais velho. Ele assumiu a forma de servo e obedeceu ao Pai totalmente. Ele humilhou-se ao morrer na cruz. Ns, os cristos, devemos nos conformar semelhana de Cristo. Esse o alvo final da maturidade crist. O crente vive para fazer a vontade de Jesus, revelada pela Palavra de Deus e pelo Esprito Santo. A semelhana de Jesus Cristo se aplica tanto s partes fsica, mental e social de nossa vida, quanto espiritual. Mas a Bblia exemplifica nosso crescimento cristo tambm de outras maneiras. Nesta lio iremos estudar outros exemplos, entre os quais: a famlia, a agricultura e a construo. Nosso objetivo tornar o conceito de maturidade crist o mais claro possvel. Provavelmente voc j viu um grande monte ou montanha. Visto de longe, ele at parecia perto, e voc chegou a pensar que poderia chegar l em poucos minutos. Contudo, medida que ia se aproximando, a distncia parecia muito maior. Chamamos a isso perspectiva, ou ponto de vista. Estamos tentando ver a nossa situao de diferentes perspectivas; de ngulos diferentes. Permita que o Esprito Santo transforme em realidade aquele que for o melhor para voc.

Jesus Cristo: Um Exemplo de Crescimento

39

Esboo da lio Crescemos em Uma Famlia Comeando Como um beb Mudando Nossa dieta Aceitando Papis Diferentes Somos Como Uma Terra Preciosa Pertencendo a Deus Assumindo Responsabilidades Somos um Edifcio de Deus Fundamento e Edifcio Como Construir o Edifcio de Deus objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Reconhecer a principal fonte do crescimento espiritual do crente. Compreender a importncia de que o crente coopere com Deus no processo do crescimento espiritual.

palavras-chaves arquiteto convico infantil conformado responsabilidade ponto de vista quebrantamento arrependimento arteso cultivar

Desenvolvimento da lio

CRESCEMOS EM UMA FAMLIA


Todo ser humano tem pais. necessrio que haja um pai e uma me para nos dar a vida e cuidar de cada um de ns. Afinal, uma criana nasce com uma enorme necessidade de cuidados. Comeando Como um Beb Objetivo 1. Dizer como um novo convertido pode crescer, deixando de ser beb espiritual, transformando-se em um cristo maduro.

40

Maturidade Crist

Voc j observou algum recm-nascido? Pense nas vrias coisas que precisam ser feitas para manter uma criana viva e saudvel. Os pais cuidam de seus bebs com prazer, sabendo que isso necessrio para o seu crescimento. O novo convertido algum que nasceu de novo (Jo 3.3). A Bblia se refere a ele como um beb. Ele precisa receber alimento espiritual para ter condies de sair da sua fase de infncia, para a fase da maturidade. 1 Leia Joo 3.3-6. Qual a fonte de nosso nascimento espiritual? .............................................................................................................................. Observe que em Joo 3.6 compara-se o nascimento fsico, de pais humanos, com o nascimento espiritual. Quando voc pensou sobre um recm-nascido, alguns momentos atrs, talvez tenha se lembrado das vezes que o ouviu chorar, quando estava com fome. A Palavra de Deus descreve essa reao no novo convertido. 2 Separe uns instantes para estudar 1 Pedro 2.2. Note que a frase ... para que por ele vades crescendo; fica mais clara na Nova Verso Internacional: ... crescimento para a salvao. De acordo com essa passagem, o que podemos esperar de uma pessoa verdadeiramente nascida de novo? ..............................................................................................................................

Mudando Nossa Dieta


Objetivo 2. Explicar como o cristo pode adquirir uma compreenso espiritual mais avanada. As Escrituras deixam claro que o crente no pode permanecer como um beb espiritual, nem alimentando-se de leite espiritual. Vamos dar uma olhada em algumas passagens, s quais examinaremos melhor mais adiante. 3 Primeiramente leia 1 Corntios 3.1-3. Por favor, circule a letra correspondente resposta correta. Essa passagem a) mostra que o cristo maduro no precisa mais de leite espiritual. b) revela que o cristo maduro continua precisando de leite espiritual. c) no fala nada que seja claramente relacionado com maturidade crist e leite espiritual.

Jesus Cristo: Um Exemplo de Crescimento

41

4 Leia em voz alta a importante mensagem de Hebreus 5.11-14. Nessa passagem, os cristos ainda esto usando leite, e no alimento slido. O versculo 13 diz que o crente que ainda est bebendo leite a) experiente no tocante injustia. b) ainda uma criana. c) experiente na questo da injustia. 5 Hebreus 5.14 diz que o cristo maduro pode fazer algo que o crente que ainda est se alimentando de leite no pode. O que ? ......................................................................................................................... Talvez voc esteja se perguntando: Mas qual a diferena entre leite espiritual e comida slida? Pergunte a si mesmo de onde vem o leite. Ele procede de um corpo que comeu alimento slido e pode assim produzilo. O leite produzido atravs do sistema digestivo de outro ser: a me, por exemplo. O leite para o cristo a verdade espiritual elementar, em oposio a uma verdade espiritual superior. Essa verdade espiritual bsica vem atravs da prtica da verdade j conhecida. (Veja 1 Joo 1.6,7.) 6 Volte a 1 Corntios 14.20. O apstolo nos aconselha a ter uma atitude prpria de criana em relao malcia. Contudo ele tambm nos exorta a que no sejamos ..................................... no ................................................ 7 Em 1 Corntios 13.11 somos exortados a crescer. De acordo com esse verso, quais as trs formas em que a criana se revela? ......................................................................................................................... Paulo continua o versculo dizendo: ... quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino. Voc se lembra de quando parou de fazer algumas brincadeiras, ou deixou de usar algum tipo de roupa infantil? Nem sempre deve ter sido fcil. s vezes, o processo de crescimento pode ser penoso.

Aceitando Papis Diferentes


Objetivo 3. Fazer uma lista de trs elementos que fazem parte do nosso processo de crescimento espiritual.

Vrias vezes, a Bblia fala do interesse de Deus em que o crente adquira uma estatura espiritual completa. O Senhor deseja que ele conhea todo o propsito de Deus para Seus filhos. Os apstolos compartilha-

42

ram o anseio do corao do Pai. Paulo e Joo particularmente procuraram levar o crente da infncia espiritual juventude e, depois, paternidade. Voc se lembra das mudanas de responsabilidades dentro de sua famlia, medida que voc ia se tornando mais velho? E hoje, voc pai, ou me? Se , certamente sua viso da vida bem diferente da de uma criana, ou da de um jovem. Em 1 Joo 2.12,13, o apstolo Joo escreve como um pai espiritual. 8 Leia 1 Joo 2.12, 13 com muita ateno. Indique na lista abaixo os trs estgios aos quais Joo se refere. Circule a letra certa antes de cada um. a) Bebs b) Crianas c) Idosos d) Jovens e) Meninos f) Pais Em 1 Joo 2.12,13, podemos ver que as situaes so diferentes em cada um dos trs nveis de maturidade. As crianas recebem o perdo de seus pecados; o jovem faz uma admirvel obra, alcanando vitria sobre o mal, e os pais conhecem a Deus mais que os outros. As crianas so mostradas como sendo as mais dependentes; os jovens, os mais ativos; e os pais, os mais maduros, pois tm um entendimento mais completo da pessoa de Deus e de seus propsitos. Como voc percebeu, essa passagem mostra trs nveis de crescimento na famlia de Deus. E trs das coisas includas no processo do nosso crescimento espiritual, so: alcanando nveis mais altos de conhecimento, aceitando mais responsabilidades, e executando tarefas mais significantes. Como vimos, crescendo significa deixando; deixando as coisas de criana para alcanar uma maior estatura.

SOMOS COMO UMA TERRA PRECIOSA


Sabemos que algumas terras so muito mais valiosas que outras. Uma terra boa, com um solo rico e abundncia de gua muito preciosa. A vida de um fazendeiro encontra-se intimamente ligada s suas terras. Ele 42

43

limpa e ara a terra; planta e cultiva; rega e espera; e a colheita a sua recompensa. Ele trabalhou a terra por longas horas e merece a alegria de uma colheita farta. muito triste quando a terra ou o clima o impedem de ter uma boa colheita, e o seu trabalho todo perdido, em vo.

Pertencendo a Deus
Objetivo 4. Explicar como Efsios 3.17,18 mostra que ns pertencemos a Deus.

A Bblia sempre menciona o povo de Deus como sendo o Seu campo ou a Sua vinha (Is 5.1-7; Jr 12.10). Deus nos escolheu, e somos o seu campo. Ele tem semeado cuidadosamente a sua semente no solo de nossa vida e espera sua merecida colheita. Ele aguarda nossa maturidade to ansiosamente como o fazendeiro espera pelos seus gros. 9 Leia 1 Corntios 3.9. De acordo com a primeira sentena desse verso, os crentes so a lavoura de Deus. Agora leia os versculos 5-8 do mesmo captulo. Observe as frases: eu plantei, Apolo regou, crescimento. Segundo esses versos, quem faz a planta crescer? Circule a letra da resposta correta. a) Apolo b) Deus c) O homem d) Os companheiros NOTA: No se esquea de que, mesmo que Deus tenha o poder de desenvolver o crescimento espiritual em ns, ele requer a nossa cooperao nesse desenvolvimento. Efsios 3.17-19 uma orao do apstolo Paulo para que os crentes possam estar arraigados no amor, para poderdes compreender, com todos os santos, qual a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo... Estar arraigados no amor de Deus significa que pertencemos a Deus, e que continua a analogia entre o crente e uma terra de grande valor. O amor de Deus nos ajudar a crescer, da mesma maneira que um solo rico tambm auxilia no crescimento da planta. Nessa passagem Paulo est orando para que alcancemos o que Deus espera de ns: maturidade crist.

43

44

Maturidade Crist

Assumindo Responsabilidades
Objetivo 5. Descrever a responsabilidade que devemos ter com o campo de Deus, para podermos colher as suas bnos.

s vezes o crente apresentado como sendo aquele que guarda o campo de Deus; algum que tem a responsabilidade de trabalhar na obra do Senhor como Seu obreiro. 1 Corntios 3 diz que Paulo semeou a semente, Apolo regou, e assim por diante. 10 Em Jeremias 4.3, o que Deus est dizendo para o seu povo fazer, cujo significado literal tem a ver com o processo de trabalhar a terra? ......................................................................................................................... A resposta da questo anterior significa que podemos preparar o solo da nossa vida espiritual para receber a semente de Deus. Talvez voc se pergunte: Como posso arar o solo de minha vida? Arando o solo duro para eliminar sua superfcie endurecida Assim, a semente e a umidade podem penetrar facilmente no solo, ocasionando um melhor crescimento. O quebrantamento na vida do crente o resultado de ele aceitar, em humildade, a convico de pecado vinda de Deus. Isso mantm receptivo o solo do seu corao. O Esprito Santo fielmente nos dir, ou mostrar, (convencer) ao nosso esprito, quando alguma coisa estiver errada. Voc se lembra de uma ocasio recente, em que o Esprito Santo o convenceu de algum pecado? Talvez tenha sido algo que voc disse, ou mesmo o fato de ter-se irado ou sentido amargura contra um irmo em Cristo. E como foi que voc reagiu a essa convico? Ficou se desculpando? Resistiu convico do Esprito? Quando temos uma atitude de quebrantamento e verdadeira humildade, respondemos com arrependimento convico que Deus traz ao nosso corao. Arrependimento significa virar as costas a. A seguinte orao um exemplo de quebrantamento e arrependimento em resposta a essa convico operada por Deus.

Outros Exemplos de Crescimento

45

Obrigado, Esprito Santo, por revelar-me esse pecado. Estou verdadeiramente sentido por t-lo cometido. Eu me arrependo dele e abandono. Obrigado por eu ser perdoado atravs do preo do sacrifcio de Cristo. Eu o louvo, Pai.

Atravs do quebrantamento e do arrependimento, o solo de nossa vida permanece lavrado e permite que cresamos espiritualmente. 11 Leia Osias 10.12, que mais um versculo a respeito desse assunto. Aqui encontramos um maravilhoso mandamento de Deus para o seu povo. Segundo essa passagem, o que as pessoas devem semear e colher? .............................................................................................................................. Nossa responsabilidade para com o campo de Deus arar e plantar em devoo ao Senhor. Quando assumimos essas responsabilidades, somos abenoados com a abundante colheita de Deus.

SOMOS UM EDIFCIO DE DEUS


Talvez perto de onde voc mora exista algum enorme edifcio. Ser que ele pode ser visto acima de todas as outras construes? Ser que feito com os melhores materiais que existem? Sem dvida ele foi construdo com a habilidade e o cuidado de homens dedicados. Sua perfeio mostra que foi construdo seguindo um desenho exato, e por isso as pessoas gostam de admir-lo. Alguns outros prdios at foram construdos com mais rapidez, menos habilidade, e utilizando materiais bem mais baratos. Mas tambm no so to resistentes, e qualquer pessoa pode ver as diferenas. 12 Cite a parte de 1 Corntios 3.9 que mais se associa com esse ponto da lio. ..............................................................................................................................

Fundamento e Edifcio
Objetivo 6.

Atravs de 1 Corntios 3.12, explicar como o livre-arbtrio do homem opera na escolha de materiais para a construo do edifcio espiritual de Deus.

46

Maturidade Crist

Em 1 Corntios 3.9-12, Paulo chama a ateno para trs coisas: 1. O edifcio de Deus. 2. O fundamento para o edifcio de Deus. 3. Materiais usados no edifcio de Deus. Observe a diferena especfica entre a composio do fundamento para este edifcio, e a composio da construo sobre aquele fundamento. 13 Quem o fundamento desse edifcio (versculo 11)? .............................................................................................................................. 14 Quais so os seis materiais de construo alistados nessa passagem (versculo 12)? a b c d e f ....................................................... ..................................................... ..................................................... ..................................................... ..................................................... .....................................................

Vimos, antes, que somos tanto o campo de Deus, quanto o lavrador desse campo. Agora compreendemos que somos tanto seu edifcio, quanto os seus construtores. muito significante o fato de que podemos exercer o nosso livre arbtrio na escolha dos materiais que usamos na construo do edifcio de Deus. De certo modo, o grande edifcio que estamos construindo a igreja (o corpo de Jesus Cristo no mundo), no um edifcio fsico. Em outro sentido, nosso corpo tambm considerado como essa igreja. 15 Leia 1 Corntios 6.19,20. A que nosso corpo comparado nessa passagem? Circule a letra que contm a resposta certa. a) Um produtivo campo de gros. b) Uma rvore frutfera. c) Uma prola de grande valor. d) O templo do Esprito Santo.

Outros Exemplos de Crescimento

47

Como Construir o Edifcio de Deus


Agora leia 1 Corntios 3.13-17 e responda s questes seguintes: 16 O que ser julgado com relao ao trabalho do homem, na construo do edifcio de Deus? a) A quantidade. b) A qualidade. c) A beleza. 17 A ilustrao do julgamento de Deus sobre nosso trabalho diz que no Dia do Senhor, tudo o que o homem tiver feito ser exposto e revelado pelo ....................................... Somos advertidos que se permanecer a obra de algum que sofre o fundamento edificou, esse receber ............................................ Todos os dias precisamos escolher o que vamos construir, e como vamos faz-lo. O fundamento no pode ser mudado; ele Jesus Cristo, nosso Senhor. O Pai tem um maravilhoso plano a respeito de como nosso edifcio cristo pessoal deve ser. Na sua Palavra ele fala sobre atitudes corretas, hbitos, palavras e carter. Ele planejou como um cristo deve ser. Quando edificamos baseados em suas especificaes (a ordem exata de seus planos), o edifcio de nossa vida ser belo e durvel, parecido com o grande edifcio de que falamos anteriormente. Se negligenciarmos o plano de Deus e escolhermos materiais que no agradam a ele (madeira, feno, ou palha), nossa construo no resistir ao fogo e nunca alcanaremos a maturidade crist. Faamos juntos, a seguinte orao:
Pai, teu plano o melhor. O material que o Senhor escolhe sempre o melhor. Eu desejo que o edifcio da minha vida esteja dentro dos teus padres, e que eu seja semelhante a teu Filho Jesus Cristo, em meu corpo, alma, e esprito. Amm.

48

Maturidade Crist

Autoteste

RESPOSTA BREVE. Escreva nos espaos abaixo as respostas apropriadas. 1 Em que ponto de sua experincia crist o crente no vai mais precisar do leite da Palavra de Deus? ..................................................................................................................................... ..................................................................................................................................... ..................................................................................................................................... 2 ASSOCIAO. Associe as Escrituras com cada uma das idias bsicas apresentadas nesta lio, escrevendo o nmero correto em cada espao. (A primeira j foi feita para voc.) 1) Todo aquele que ainda precisa de beber leite ainda uma criana, e no sabe discernir entre o certo e o errado. 2) Pais, escrevo-vos porque conhecestes aquele que desde o princpio. 3) Lavrai para vs o campo da lavoura, e no semeeis entre espinhos. 4) Todos devem ser cuidadosos na sua maneira de edificar... Alguns edificaro usando ouro, prata, ou pedras preciosas. ...... a Ter um nvel completo de maturidade ter um conhecimento completo de Deus e seu propsito. ...... b So os crentes que escolhem o material com o qual edificam sua vida sobre o fundamento que Cristo. ...... c O solo de nossa vida se mantm aberto quando nos humilhamos debaixo da convico de Deus. ..... d A compreenso de uma verdade mais avanada deve ser acrescentada ao nosso conhecimento da verdade primria, para podermos entender os problemas mais complicados.

Outros Exemplos de Crescimento

49

MLTIPLA ESCOLHA. Marque as letras corretas em cada uma das questes. 3 Nesta lio, o crente comparado a vrias coisas, em forma de ilustrao. Escolha as cinco ilustraes corretas. a) Uma rvore. b) Um beb. c) Uma lavoura de Deus. d) Um barco. e) Uma ilha. f) Solo. g) Um idoso. h) Edifcio de Deus. i) Um caminho. j) O templo do Esprito Santo. 4 Escolha os trs materiais de um edifcio que representam as qualidades que iro resistir ao julgamento de Cristo. a) Ouro. b) Feno. c) Palha. d) Madeira. e) Prata. f) Pedras preciosas.

50

Maturidade Crist

Respostas s perguntas de estudo 1 O Esprito de Deus. 10 Lavrar o campo da lavoura. 2 Uma sede pelo puro leite espiritual. 11 Semear a justia e colher misericrdia. 3 a) Crentes maduros no precisam de leite espiritual. 12 Vs sois... edifcio de Deus. 4 b) Ainda uma criana. 13 Jesus Cristo. 5 Fazer distino entre o bem e o mal. 14 a) b) c) d) e) f) Ouro. Prata. Pedras preciosas. Madeira. Feno. Palha.

6 meninos, entendimento. 15 d) O templo do Esprito Santo. 7 No falar, no sentir, no pensar. 16 b) A qualidade. 8 b) Criana. d) Jovem. f) Pais. 17 fogo, galardo. 9 b) Deus.

Outros Exemplos de Crescimento

51

LIO 4

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

Depois dessa ltima lio voc deve estar, provavelmente, se sentindo ou como uma criana em fase de crescimento, ou como uma valiosa terra que est sendo cuidadosamente cultivada, ou ainda como um grande e belo edifcio sendo construdo. Com qual desses exemplos voc mais se identifica? No importa! Num certo sentido, somos todos um pouco dos trs simultaneamente. Cada uma dessas ilustraes exemplifica um maravilhoso potencial de crescimento cristo. Uma parte desta lio pretende mostrar, nas Escrituras, fatores que podem atrasar ou, pior, impedir por completo a maturidade crist. Reconhecer essas causas ir nos ajudar a identific-las em nossa vida, e saber por que no estamos crescendo espiritualmente e nos auxiliar a desejar mudar. A outra parte da lio uma lista de coisas que colaboram para o crescimento espiritual. Conhec-las nos ajudar a cooperar com o Esprito Santo, no sentido de trazer crescimento nossa nova vida em Cristo. Juntos encontraremos ajuda e encorajamento neste estudo.

52

Maturidade Crist

Esboo da lio O que Atrapalha o Nosso Crescimento Tempo errado Exercitar a Vontade de Forma Errada Falta de Dieta O que Ajuda o Nosso Crescimento O Esprito Santo, Nosso Ajudador O Esprito Santo Trabalhando Atravs do Nosso Esprito objetivos das lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de: Reconhecer os obstculos ao crescimento cristo. Compreender totalmente o papel do Esprito Santo no crescimento do crente. Descrever a relao entre o Esprito Santo e o seu esprito. Essa relao ir produzir o fruto do Esprito em sua vida.

atividades de aprendizagem 1. Leia a lio. 2. Faa os exerccios no decorrer da lio checando, periodicamente, as suas respostas com as fornecidas no livro. 3. Responda ao autoteste no final da lio, verificando cuidadosamente suas respostas. Faa reviso nas questes que respondeu incorretamente. palavras-chaves automtico negligncia peneirar impedir obstculo racional

Outros Exemplos de Crescimento

53

Desenvolvimento da lio

O QUE ATRAPALHA O NOSSO CRESCIMENTO


O crescimento natural tem inimigos. Ns estudamos resumidamente esse assunto quando falamos sobre solo e construo. A Bblia menciona claramente alguns fatores que impedem a maturidade crist, os quais precisamos conhecer. Talvez voc se lembre de que, algumas vezes, quando ainda era criana, ouvia seus pais fazendo alguma advertncia a respeito de coisas que poderiam machuc-lo. Podem ter falado sobre a necessidade de se evitar uma certa planta, ou algum animal e, provavelmente, a primeira coisa que devem ter ensinado foi como identific-los. Vamos ver algumas coisas que impedem o crescimento espiritual.

Tempo Errado
Objetivo 1. Dizer o que causou a condio de atraso espiritual das pessoas, descrita em Hebreus 5.12. O novo nascimento inicia a fase que podemos chamar de infncia espiritual. Voc j viu alguma criana vestida como um adulto, fingindo ser gente grande? muito divertido vlas andando com aqueles sapatos enormes, ou com aqueles chapus to grandes que chegam at s orelhas. Geralmente lhes dizamos para que esperassem at quando fossem maiores para ento usarem aquelas coi2 sas. O tempo importante. Devemos nos preocupar no apenas em fazer as coisas certas, mas tambm em faz-las no tempo certo. E tempo errado no significa s fazer as coisas antes da hora, mas, tambm, atrasar-se na realizao das mesmas. Hebreus 5.12 apresenta um exemplo excepcional de crescimento retardado pela falta de aplicao do conhecimento de Deus que j temos, para alcanarmos um maior progresso espiritual. 1 Depois de ler Hebreus 5.11-14, sublinhe o verso 12. Qual era o problema do povo, conforme descrito nesse versculo? ..............................................................................................................................

54

Maturidade Crist

Existem dois tipos de tempo. Os gregos, em cuja lngua o Novo Testamento foi escrito, escreveram sobre isso fornecendo uma definio feita em duas divises bsicas: (1) chronos, que significava uma sucesso de minutos, horas, e dias; e (2) kairos, que se referia a pocas de crises, nas quais estavam includos perodos muito importantes, tais como o crescimento, as provaes, e outras experincias da vida humana. No processo da maturidade crist, esses dois conceitos de tempo so muito importantes. As expectativas que Deus tem em relao a ns so baseadas no nosso tempo de convertidos. Ele est no controle do nosso tempo de crise tambm. Leia Eclesiastes 3.1-8, que uma passagem que fala a respeito do controle de Deus sobre o tempo e as estaes. Quanto tempo faz que voc teve a experincia de novo nascimento? Talvez tenha sido h bem pouco tempo, ou talvez voc j seja um cristo de longos anos. Simplesmente no se esquea de que o tempo presente importante. No devemos esperar de ns mais do que o prprio Deus espera, e no podemos nos esquecer de que o processo de crescimento exige tempo. A falta de tempo pode ser um fator de atraso na questo do crescimento. Mas, se voc ainda no alcanou um bom resultado, no se desespere. Pea a Deus que o ajude durante este curso, a fim de que voc possa aplicar fielmente seu conhecimento das coisas espirituais, para alcanar a maturidade em Cristo. A Bblia geralmente fala do tempo como algo completo ou maduro. Um exemplo disso Efsios 1.9,10: Desvendando-nos o mistrio da sua vontade, segundo o seu beneplcito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensao da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do cu, como as da terra. 2 Quem deve cumprir o plano mencionado em Efsios 1.10? .............................................................................................................................. confortante confiarmos no fato de que Deus controla todos os aspectos de nossa vida! O Kairos, perodos de crises, acontecem em pocas indefinidas, e apenas Deus pode colocar em ordem. Essas fases (ou perodos) criam circunstncias com as quais devemos aprender. 3 Lucas 22.31 fala a respeito da importante questo da tentao. Com base nessa passagem, quem pediu permisso para tentar os discpulos? a) Satans.

Outros Exemplos de Crescimento

55

b) Deus. c) Companheiros cristos. Quem deu permisso para que os discpulos fossem tentados? (No temos uma resposta clara para essa pergunta nessa passagem, mas aqui voc tem uma boa chance de pensar um pouco sobre isso.) Deus deu a Satans permisso para tentar os discpulos, da mesma maneira que deu permisso para que ele tentasse a J (J 1.6-12). O objetivo dessa provao em Lucas 22.31, foi colocar os discpulos prova; especialmente Pedro. Nos versculos seguintes vemos que Jesus orou por Pedro, em seu momento de kairos, para que ele fosse capaz de passar por aquele teste. No somente sobreviver a ele, mas se tornar mais forte, para poder fortalecer a outros. Vamos orar para que ns, tambm, possamos perseverar durante os momentos de crises, que produzem crescimento espiritual tanto em ns, como nos outros. 4 De acordo com Romanos 5.3,4, o que produz pacincia? .............................................................................................................................. 5 Com base em Romanos 5.4, complete a afirmao seguinte: Quando aprendemos a ter pacincia, alcanamos a ..................................................... de Deus sobre a nossa vida, que resultar em esperana. Deus no somente permite, como tambm providencia tempos de presso e de crise, que so oportunidades para crescermos em maturidade crist.

Exercitar a Vontade de Forma Errada


Objetivo 2. sua Mostrar o exerccio errado da vontade humana, em relao com a vontade de Deus.

Por que voc est fazendo este curso? Se maturidade fosse algo automtico, por que algum iria busc-la? Creio que voc j sabe a resposta, no ? Deus providencia o kairos (crises), mas somos ns que escolhemos como vamos responder s circunstncias. Quando Deus nos criou, ele nos dotou de vontade, e esse o mais sublime aspecto de nosso esprito. E Deus escolheu no violar essa qualidade que ele mesmo nos deu. 6 Vamos voltar a Hebreus 5.11-14 por uns instantes. Segundo o verso 11, por que era difcil para o escritor explicar sobre verdades espirituais aos hebreus? ..............................................................................................................................

56

A melhor traduo para o verbo ser, na linguagem original do verso 12, se tornaram. Isso significa que os hebreus no foram sempre lentos, vagarosos, e tardos. O termo grego que aqui traduzido por tardio, nothros, que significa difcil de empurrar. Ento, o que ele est dizendo, o seguinte: Existem muitas verdades que no podem ser ditas, porque vocs se tornaram tardios e vagarosos. Voc pode ver que esses hebreus tiveram uma escolha nessa questo. A vontade deles estava envolvida. Eles endureceram o corao contra o processo de crescimento. Novamente, na ltima parte do verso 12, est a idia de que o povo era tardio em compreender. Tinham de continuar se alimentando de leite, pois no podiam ingerir alimento slido. De certa forma, podemos dizer que muitos cristos sero to maduros quanto decidirem ser. Deus providencia a escola, mas somos ns que decidimos se vamos ou no aprender. 7 Leia novamente Lucas 22.31, 32, e complete esta frase: Jesus orou para que a f de Pedro ................................................................................... 8 Leia em Lucas 21.34-36, as palavras de Jesus aos seus discpulos. Preste ateno em quantas coisas eles tm de decidir ou fazer. No seu caderno de anotaes, liste as aes da vontade encontradas nesses versos. Quase tudo que j estudamos, ou vamos estudar, est relacionado vontade. E mesmo que muitas das passagens bblicas que tratam sobre isso no faam meno clara, o fazem de forma indireta. Aqui esto partes de dois versos que parafraseamos para enfatizar mais diretamente esse conceito de vontade implcito neles. 1 Pedro 2.2: O novo convertido deve ser como um recm-nascido. Ele deve desejar beber o leite espiritual. 2 Pedro 3.18: O cristo deve sempre desejar crescer na graa e no conhecimento de Jesus Cristo. 56

57

9 Leia os seguintes versos e reescreva partes deles em seu caderno de anotaes. Quando estiver reescrevendo, enfatize os conceitos de vontade , sublinhando-os. a) Efsios 4.15 b) 2 Pedro 1.6 c) 1 Corntios 13.11 d) Efsios 4.13 Voc completou o exerccio anterior no seu caderno de anotaes? Trata-se de um exerccio muito bom, e que ajudar voc a compreender que um bom entendimento da vontade importante, e que essa longa tarefa extra ir ajudar. Hebreus 12:1, 2 enfatiza a importncia da vontade humana na carreira da vida. Essa passagem indica que devemos: Desejar nos livrar de tudo que poderia atrapalhar o nosso progresso espiritual, e manter nossos olhos fitos em Jesus, para progredirmos em direo maturidade crist, na jornada da vida. Se voc se rebelar contra a vontade de Deus, estar exercitando sua vontade de maneira errada. Maturidade crist exige submisso da nossa vontade vontade de Deus. At Jesus Cristo teve de submeter sua vontade humana vontade divina, para conseguir suportar a cruz (Mt 26.3942). 10 Segundo Hebreus 12.2, Jesus foi capaz de suportar a cruz por causa: a) da comunho com aqueles ao Seu redor. b) das vitrias obtidas durante a Sua vida terrena. c) do prenncio da alegria que teria no futuro. Este um bom momento para voc refletir. Voc deseja alcanar o amadurecimento como cristo? Pea a Deus que o ajude a reagir de maneira correta a cada situao que Ele colocar sua frente.

Falta de Dieta
Objetivo 3. Explicar por que parece evidente que em 1 Corntios 3.1, 2 a negligncia dos cristos causou uma carncia na dieta espiritual deles. Existe um ditado em muitos lugares do mundo que diz que um homem se torna aquilo que ele come. O que importa no apenas o quanto 57

58

Maturidade Crist

ns comemos, mas tambm o que comemos. Alguns tipos de alimentos produzem apenas gordura. Outros so boas fontes de energia e vigor. No h dvida de que nossa maturidade crist limitada pela nossa dieta espiritual. De certa forma j demos uma olhada nessa questo na Lio 3. O cristo recm nascido deve desejar leite. Mas, para conseguir crescer, o crente tem de sair da fase do leite e ir para a da comida slida. Hebreus 5.12 diz que os cristos que fossem amadurecendo, deveriam ser capazes de ser mestres. Mas, em vez disso, continuavam necessitando de professores. Ainda no poderiam receber comida slida (digerir a verdade diretamente), mas tinham de tomar leite (alimento mastigado). Outra pessoa tinha de estudar as verdades de Deus na Bblia, aprender sobre ele atravs da orao e, depois, preparar a sua mente e o seu esprito para ensinar aos outros, num nvel que eles pudessem entender. Em Hebreus 5.11 o escritor diz para esses cristos: ... temos muitas coisas que dizer, e difceis de explicar; porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. O completo ensinamento da f crist no fcil de se entender. No pode ser assimilado ou aprendido em apenas um dia. Um crente geralmente evita ensinamentos difceis. Vemos uma rejeio parecida com relao aos bebs, quando a me pra com a alimentao baseada em leite e comea a introduzir alimentos mais slidos em sua dieta. Mas, apesar dessa rejeio, a me sabe que essa mudana na dieta o prximo passo no processo de crescimento da criana. Voc j provou seu desejo de chegar maturidade crist, mas isso no torna o processo mais fcil, no mesmo? Nas prximas lies veremos que, para o cristo, comida slida significa: (1) passar dos princpios bsicos da vida crist, para os conceitos mais complexos; (2) ser capaz de identificar o certo e o errado; (3) aceitar responsabilidades e, (4) moldar o carter de Cristo em sua vida. Para se alcanar tudo isso devemos buscar a ajuda sobrenatural de Deus, bem como exercitar nossos desejos. 11 1 Corntios 3.1, 2 deixa evidente que os crentes devem ser capazes de digerir comida espiritual mais slida. O apstolo Paulo, portanto, lamenta ter de aliment-los com leite. Qual foi a razo para ele continuar a aliment-los assim (v.2)? .............................................................................................................................. ..............................................................................................................................

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

59

12 Cite um fator humano e um sobrenatural que trabalham juntos no desenvolvimento da maturidade crist no crente. ..........................................................................................................................

O QUE AJUDA O NOSSO CRESCIMENTO


Primeiramente discutimos a capacidade de crescimento que existe em toda vida. Depois, na primeira parte desta lio, mencionamos as razes por que o crescimento pode no acontecer. Afinal, o processo do crescimento tem limitaes e inimigos. Comeamos a crescer quando aceitamos a Jesus Cristo: arrependemos de nossos pecados e confessamos o seu senhorio em nossa vida. Aprendemos tambm que esse o processo do novo nascimento; essa a nossa nova vida espiritual. Voc se lembra da descrio de Jesus dessa experincia? Podemos encontr-la em Joo 3.6. 13 De acordo com essa passagem, existem dois tipos de nascimento: um, atravs de pais humanos e, o outro, quando o ser humano nascido do .................................

O Esprito Santo, Nosso Ajudador


Objetivo 4. Explicar para um crente por que ele deve crescer em Cristo atravs do Esprito Santo. muito importante compreendermos como o Esprito nos ajuda a crescer. Voc j deve ter visto pais ajudando seus filhos a crescer, ensinando-os a andar, falar e, pacientemente, contribuindo com seu amadurecimento. De modo semelhante, o Esprito Santo atua como nosso treinador, em nossa nova vida crist. O apstolo Paulo explica esse processo em 1 Corntios 2. O Esprito Santo nos revela os segredos de Deus. 14 a b c d Baseie suas respostas para as questes seguintes em 1 Corntios 2.10, 11. Atravs de quem Deus revela seu segredo?.......................................... Quem penetra as profundezas dos propsitos de Deus? ......................... O que conhece tudo sobre uma pessoa? .............................................. Quem conhece tudo sobre Deus? .......................................................... 1 Corntios 2.12 diz: Ora, ns no temos recebido o esprito do

60

Maturidade Crist

mundo, e sim o Esprito que vem de Deus, para que conheamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Que maravilhosa verdade essa! O Esprito Santo nos ajuda a conhecer tudo o que nos vem de Deus; podemos dizer que ele nos ajuda a crescer para alcanar a completa varonilidade. O Esprito Santo nos ajuda a amadurecer. Como nossos pais fsicos, ele pacientemente trabalha conosco para alcanarmos esse objetivo. Como voc se lembra, Jesus nasceu em forma humana, atravs da ao direta do Esprito Santo (Lc 1.35). Foi o Esprito que ajudou nosso Senhor Jesus a cumprir seu propsito humano. E foi ele ainda que levou Jesus Cristo a ser o obediente servo do Pai (Mt 4.1). 15 De acordo com Atos 10.38, como Jesus foi preparado para o Seu ministrio terreno? .............................................................................................................................. Antes de Jesus voltar para o Pai, ele prometeu a seus seguidores que lhes enviaria outro Consolador. A palavra outro (Jo 14.16) significa outra pessoa igual ao prprio Jesus. Essa uma promessa muito importante, a qual devemos estudar com muita ateno. A palavra consolador aqui significa aquele que trabalha ao nosso lado para nos ajudar. 16 Leia Joo 14.15-20, e depois responda s seguintes questes: a Por quanto tempo o Consolador estar conosco (v. 16)?......................... b Onde estar o Consolador enquanto nos ajuda (v. 17)?......................... 17 Leia Joo 14.25, 26. Jesus prometeu aos seus discpulos que o Consolador os faria lembrar de a) parte do que ele havia lhes falado. b) tudo o que ele havia lhes falado. c) mais do que ele havia lhes falado. importante que voc leia Joo 16.5-15. Portanto faa isso agora. Nessa passagem Jesus diz que melhor para os seus seguidores que ele v para o Pai. 18 Qual a razo que Jesus apresenta aos seus discpulos, em Joo 16.7 para explicar a sua partida? ..............................................................................................................................

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

61

Jesus enviou o Esprito Santo sua igreja com a funo de nos ensinar e nos guiar a toda a verdade (Joo 6.13). ele quem nos conduz semelhana de Cristo e, nessa semelhana, cumprimos o verdadeiro destino do homem. Tambm foi Ele quem levou Jesus a cumprir seu propsito humano, como um obediente servo do Pai. Assim, atravs do sofrimento, morte e ressurreio, Ele conquistou para ns a salvao. O Esprito Santo nos conduz semelhana de Cristo; como seus servos, devemos ser pessoas que refletem o Senhor Jesus aqui na terra. Que plano maravilhoso! Ns fazemos parte do propsito de Deus para o mundo.

O Esprito Santo Trabalhando Atravs do Nosso Esprito


Objetivo 5. Identificar duas foras opostas em sua vida. Objetivo 6. Descrever a sua parte na conquista de um andar no Esprito.

O Esprito Santo trabalha atravs do esprito do homem que , como j vimos, sua natureza mais elevada. Isso faz o homem ser totalmente diferente de outros seres vivos. formado por personalidade, e possui a habilidade de pensar racionalmente. De certa forma, nosso esprito pode ser comparado a uma escada. A parte mais alta e mais semelhante a Deus dessa escada a nossa vontade. E essa vontade o poder de escolher ou tomar decises. Os telogos chamam a isso de ao moral livre. Isso significa que Deus permite ao homem fazer parte na deciso do seu futuro. O esprito humano se transforma em um campo de batalha quando o homem se recusa a deixar o Esprito de Deus dirigir a sua vida. Voc j viu duas pessoas empurrando uma a outra na tentativa de alcanar algum objeto? A impresso que se tem que eles vo parti-lo em dois. Isso se parece com o cabo-de-guerra espiritual que encontramos em Glatas 5.16,17. 19 Leia Glatas 5.16,17. De acordo com o verso 17, quais so as duas foras que se opem uma outra? ..............................................................................................................................

62

Maturidade Crist

Glatas 5.19-23 descreve nossa vida em duas fases: primeiro, quando a natureza humana est no controle e, depois, quando o Esprito quem comanda. A natureza humana possibilita uma vida como a descrita nos versos 19 a 21. Entretanto quanto o Esprito Santo controla o esprito do homem, isso possibilita um estilo de vida totalmente diferente. 20 Leia Glatas 5.22, 23 (Bblia Revista e Atualizada). As qualidades encontradas nessa passagem so desenvolvidas atravs do controle do Esprito Santo sobre o nosso esprito, e geralmente so chamadas de fruto do Esprito. Escreva estas nove qualidades na ordem em que so mencionadas. a ................................................. f ......................................................... b ................................................. g ......................................................... c ................................................. h ......................................................... d ................................................. i ......................................................... e ................................................. 21 Atravs da uno do Esprito, Jesus recebeu dons para exercer seu ministrio terreno. Leia Atos 10.38 novamente. Quando Deus derramou o Esprito Santo sobre Jesus, o que Ele fez? ............................................................................................................................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................................................................................................................ Quando o Esprito Santo controla a nossa vida, ele realiza a obra de Jesus em ns. Que maravilhosa promessa! 22 Leia Joo 14.12-14. Como Jesus compara o que aquele que crer nele far, com o que Ele mesmo fez (v. 12)? ............................................................................................................................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................................................................................................................ Vamos dar uma olhada em Glatas 5.25, que diz: Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito. Outro aspecto de controle o controle dirio de nossa vida; a verdadeira rendio de nossa vontade, a qual chamada de andar no Esprito. E foi assim que Jesus viveu diariamente a sua experincia humana. Ns tambm podemos andar no Esprito. Estude a ilustrao abaixo.

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

63

Muitas outras coisas que nos ajudam a crescer sero discutidas no captulo 6, mas muito importante que compreendamos uma agora: nascemos em uma famlia espiritual, a qual Deus providenciou para nos ajudar. 23 Leia Efsios 4.7-16. Jesus concedeu as pessoas como ddivas para ministrar humanidade, de vrias maneiras (v. 11). Qual era o propsito do trabalho para esses ministros (v. 12)? .............................................................................................................................. Devemos levar nosso esprito personalidade, intelecto, habilidades, e vontade ou escolha cativo ao Esprito Santo se ele, o Consolador , nos tornar semelhantes a Jesus Cristo. Atravs dessa semelhana, satisfazemos os desejos de Deus para ns, bem como nossas necessidades bsicas de orientao em direo ao nosso alvo espiritual. autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V nos espaos, se a resposta for verdadeira, e F, se a resposta for falsa. Depois, faa as mudanas necessrias para torn-las verdadeiras. .... 1 O tempo no tem nada a ver com a maturidade do crente. O tempo ................................................................................................ .... 2 .... 3 Devemos desejar nos livrar dos obstculos ao progresso espiritual. Devemos desejar nos livrar................................................................ O crente que recebe apenas o leite da Palavra, cresce mais rpido do que o que recebe comida slida. O crente que recebe apenas o leite da Palavra ............................... ....................................................................................................... .... 4 A nica fonte de total conhecimento a respeito de uma pessoa so seus pais. A nica fonte de total conhecimento a respeito de uma pessoa ..... ..............................................................................................................

64

Maturidade Crist

.... 5

Galtas 5.25 d a entender que possvel ter vida no Esprito sem permitir que Ele controle nossa vida.

Glatas 5.25 d a entender que ......................................................... .............................................................................................................. MLTIPLA ESCOLHA. Existe apenas uma resposta correta para cada questo. Circule a letra referente resposta certa. 6 O escritor aos hebreus criticou a demora deles em compreender seus ensinamentos, dizendo que j haviam tido tempo suficiente at mesmo para a) serem mestres. b) construir igrejas. c) constituir famlias. RESPOSTA BREVE. Escreva a resposta apropriada para a questo, no espao reservado. 7 Glatas 5.22, 23 alista nove qualidades pessoais encontradas na vida de uma pessoa controlada pelo Esprito. Transcreva pelo menos quatro delas. ............................................................................................................................................................................................................................................................ ............................................................................................................................................................................................................................................................

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

65

Respostas s perguntas de estudo 1 Falta de um progresso espiritual que eles deveriam ter alcanado durante o tempo que conhecem a Deus. 13 Esprito. 2 Deus. 14 a b c d Seu Esprito. O Esprito de Deus. O esprito da pessoa. Seu Esprito.

3 a) Satans. 15 Deus derramou o Esprito Santo e poder sobre ele. 4 Provaes. 16 a Para sempre. b Em ns. 5 Aprovao. 17 b) Tudo o que ele havia lhes falado. 6 Porque eles demoravam a entender. 18 Para poder enviar-lhes o Esprito Santo. 7 No desfalecesse. 19 A natureza humana e o Esprito. 8 Sejam cautelosos. No se ocupem com glutonaria, bebedice e preocupaes com a vida. Vigiem. Orem sempre.

66

Maturidade Crist

20 a b c d e f g h i

Amor. Alegria. Paz. Longanimidade. Benignidade. Bondade. Fidelidade. Mansido. Domnio prprio.

9 Suas respostas podero variar, mas devero ser parecidas com estas: a Devemos desejar crescer em tudo, em Cristo. b Devemos desejar acrescentar domnio prprio ao nosso conhecimento. c Agora que sou um homem, preciso parar de agir como criana. d Todos devemos desejar chegar unidade da f. 21 Foi a todos os lugares fazendo o bem, e curando a todos os que estavam oprimidos debaixo do poder do diabo. 10 c) do prenncio da alegria que teria no futuro. 22 Dizendo que essa pessoa faria as obras que ele estava fazendo, e outras maiores ainda. 11 Porque eles no estavam prontos para receber um alimento mais slido. 23 Preparar o povo de Deus para o servio cristo. 12 O desejo do crente e a ajuda de Deus.

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

67

Unidade 2 Progressos na Maturidade Crist

68

Maturidade Crist

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

69

LIO 5

Motivaes Para Crescer

O crescimento um empreendimento emocionante, mas tambm muito difcil. Certa vez uma me ajudou seu filho a plantar uma semente, pois queria mostrar-lhe o que acontece durante o perodo em que se est crescendo. Um dia ele veio at ela, chorando, e disse: Mame, minha semente no vai nascer. Todos os dias eu desenterro ela para ver o que est acontecendo, e estou vendo que ela no est crescendo! Tambm pudera! voc diria. Mas, s vezes, agimos da mesma maneira. Crescimento exige tempo, alimentao apropriada, e um solo frtil. Para o crente, o solo o nosso esprito e a nossa vontade. Se cooperarmos com o Esprito Santo, nosso crescimento ser natural e contnuo. Os pais e os professores geralmente usam prmios para nos encorajar a crescer. Esses prmios so chamados de incentivos, e um incentivo algo que nos faz agir. A Bblia mostra vrios incentivos maturidade crist. Alguns deles identificamos imediatamente, to logo comeamos a crescer; outros, s depois de uma espera paciente. De qualquer forma, cada um desses incentivos importante, e esta lio tem como objetivo apresentar alguns deles para voc.

70

Maturidade Crist

Esboo da lio Nossos Alvos Para o Presente Desejar o Crescimento Reconhecer o Certo e o Errado Receber e Servir Nossos Alvos Para o Futuro Tornar-se til Ser Semelhante a Jesus Preparar-se Para o Teste Final objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de: Identificar as motivaes para o crescimento cristo. Fazer distino entre as razes humanas para o crescimento, e as razes eternas. Identificar algumas responsabilidades do crente, luz do tribunal de Cristo.

palavras-chaves ciclo empenho equipar eventual Desenvolvimento da lio questo judicial comparar opo preparatrio procurar definitivo

NOSSOS ALVOS PARA O PRESENTE


s vezes o cristo acusado de ser alienado. Isso significa que ele est mais envolvido com as coisas celestes do que com as terrenas. A Bblia, entretanto, apresenta uma viso equilibrada a respeito de cu e terra, que est relacionada tanto com o aqui e agora, quanto com o futuro. O nosso crescimento como cristos nos traz recompensas imediatas e maravilhosas, as quais o Esprito Santo nos apresenta como incentivos, que nos impulsionam em direo a Deus.

Obstculos e Ajudas ao Crescimento

71

Desejar o Crescimento
Objetivo 1. Mostrar que tipo de pessoa Deus deseja que sejamos. Os pais de uma criana que se comporta de forma errada, geralmente lhe dizem para no agir como um beb. No consigo imaginar uma criana que deseje continuar sendo sempre assim. Cada indivduo deseja crescer o mais rpido possvel, pois ser adulto significa ser independente, ter mais privilgios e assumir mais responsabilidades. A maioridade espiritual um verdadeiro incentivo para a maturidade crist. Vimos, em 1 Joo 2.12, 13, que o processo de passar da fase criana, para a fase jovem, e depois para a fase de pais, algo extremamente importante. Existem trs grandes desejos para o nosso crescimento espiritual. Primeiro, o desejo do nosso Pai celeste, para que alcancemos a perfeita maturidade como filhos, pois assim haver uma comunho mais completa entre ns e ele; essa maioridade espiritual glorificar ao Senhor. 2 Leia Efsios 4.13 novamente. Segundo essa passagem, que tipo de pessoa Deus deseja que nos tornemos? Circule a letra que contm a resposta certa. a) Crist b) Amvel c) Importante d) Madura Segundo, o desejo dos nossos irmos em Cristo e dos lderes da igreja. O apstolo mostrou sua preocupao em Colossenses 1.28, onde diz: ... ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Terceiro, por causa da sua necessidade natural de crescer, as pessoas desejam ter o seu prprio crescimento espiritual. Maturidade a parte final de um crescimento, ou completo amadurecimento; normal que o verdadeiro crente anseie pela maioridade espiritual. Precisamos, com toda sinceridade, buscar o crescimento espiritual para realizarmos tarefas especiais, e receber privilgios especiais (bnos) que exigem maturidade espiritual.

72

Reconhecer o Certo e o Errado


Objetivo 2. Dizer como pessoas maduras so capazes de distinguir entre o bem e o mal. Voc j reparou num beb engatinhando? Provavelmente ele colocar na boca tudo o que encontrar; tanto coisas comestveis como venenosas. Esse beb ainda no tem a capacidade de distinguir entre o que ele pode comer e o que no. Suas brincadeiras tambm podem ser muito perigosas; uma vara ou um outro objeto qualquer pode ferir essa criana gravemente. medida que vamos crescendo, tambm cresce a nossa capacidade de fazer julgamentos acertados, o que nos ajuda a fazer diferena entre o certo e o errado. Isso um incentivo para o crente crescer, pois ele precisa saber fazer essa diferena. Existe um claro perigo para os crentes que no crescem: eles geralmente lem sobre ensinamentos errados, ou do ouvidos a eles, pois so imaturos e no tm condies de reconhecer sua falsidade; so presas fceis para o engano. Satans no tem dificuldade para confundir um cristo infantil. 3 a) b) c) d) Hebreus 5.14 diz que um adulto capaz de: tornar-se pai. casar-se. distinguir entre o bem e o mal. citar muitas passagens bblicas.

4 Leia novamente a passagem de Efsios 4.13, 14. De acordo com o verso 14, meninos so agitados de um lado para outro por todo vento de doutrina, pregada por homens enganadores. O que esses homens fazem? ............................................................................................................................................................................................................................................................ Voc consegue ver por que devemos desenvolver nossa habilidade em distinguir entre o certo e o errado? Saber fazer essa distino muito importante para cada um de ns! Precisamos seguir a verdade em amor, crescendo em tudo naquele que a cabea, Cristo (Ef 4.15). Assim, evitamos os danos causados pela imaturidade.

73

A passagem de Hebreus 5.14 diz que atravs da prtica que pessoas maduras so capazes de distinguir entre o bem e o mal. A nossa palavra ginsio vem do grego prtica. Assim, da mesma forma que um atleta pratica, ou exercita em um ginsio, tambm precisamos desenvolver nossa habilidade em fazer distino entre o bem e o mal, praticando o que certo. Devemos crescer atravs da prtica da Palavra de Deus, examinando-a e agindo na sua luz.

Receber e Servir
Objetivo 3. Explicar como e por que o cristo recebe instruo espiritual. Algo lamentvel sobre ser imaturo que deixamos de receber lies de grande importncia. Geralmente quando as crianas nos perguntam alguma coisa, costumamos responder: No adianta eu te explicar agora, pois voc ainda muito criana e no vai entender. Mesmo assim, elas esto sempre querendo saber por que, e como. Eis o lamento do autor de Hebreus: A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. (Hb 5.11.) A carta aos hebreus foi escrita para as pessoas que estavam em grande perigo espiritual; estavam perdendo sua espiritualidade. Havia uma mensagem que poderia ajud-las muito, mas sua imaturidade as impedira de receb-la. 5 Leia Hebreus 5.12. Que ensinamentos aquele povo ainda precisava aprender? ............................................................................................................................. Quando as primeiras lies tm de ser repetidas, as lies novas no podem ser ensinadas. Que pena! Compreender todos os ensinamentos da f crist no fcil, e no tem como aprendermos tudo de uma vez. O apstolo Paulo tambm tinha um desejo para os cristos de feso: ele queria que eles crescessem, pois assim eles poderiam, realmente, entender as maravilhas de ser cristo. 6 Leia a orao de Paulo em favor dos crentes (Ef 1.15-20). O que o cristo precisa abrir para receber luz espiritual?

74

a) b) c) d)

A janela. A Bblia. A mente. Seus olhos.

7 Segundo Efsios 1.18,19, quais so as trs coisas importantes que precisam ser reveladas ao cristo? (Aliste-as na ordem mencionada.) a ............................................................................................................ b ............................................................................................................ c ............................................................................................................ medida que adquirimos experincia crist, nos tornamos capazes de receber os maravilhosos ensinamentos do Esprito Santo. A Palavra se torna muito real e tambm um instrumento de ensino. O crente no pode perder as grandes verdades que Deus quer nos ensinar atravs do Esprito Santo e de sua Palavra; por isso devemos abrir-lhe a mente para receber seus ensinamentos. 8 Em 2 Timteo 3.16, 17 existe uma importante mensagem para ns. De acordo com o verso 16, por que as Escrituras nos repreendem, corrigem e instruem? .............................................................................................................................. Deus deseja que sejamos maduros e devidamente equipados para o seu servio. Essa uma forte razo para avanarmos em nossa busca pela maturidade crist.

NOSSOS ALVOS PARA O FUTURO


Objetivo 4. Descrever o empreendimento ao qual Paulo compara a vida crist. Voc gosta de ouvir testemunhos pessoais? Eu gosto, especialmente quando so testemunhos de cristo mais velhos, e que j provaram da graa de Deus. Outra razo porque esto bem mais perto de partirem para estar com o Senhor, e v-lo face a face. Eles enxergam a vida por uma perspectiva bem melhor. Para muitos de ns, os incentivos que acabamos de analisar parecem mais reais; mas a Bblia fala claramente tanto sobre os alvos para uma maturidade crist para o presente, como para o futuro.

74

75

O apstolo Paulo confirma essa questo das distncias percorridas no processo da maturidade crist. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a f. (2 Timteo 4.7.) 9 a) b) c) Baseado em 2 Timteo 4.8, o que estava aguardando Paulo? o prmio da vitria. outra corrida. uma recompensa financeira.

Cu Paulo apresenta a vida crist como sendo uma corrida, mostrando a necesAlvo Alvo sidade de mantermos o nosso alvo em Alvo mente. Voc j esteve em uma corrida, Alvo ou em um outro tipo de competio? O vencedor , na maioria das vezes, o que tem o melhor preparo. Costumamos dizer: Ele tem condies de completar o percurso. Ele fortaleceu seu corpo fazendo exerccios. Assim como o atleta se prepara para uma competio fsica, tambm devemos nos preparar para alcanarmos os alvos mais elevados da vida espiritual, exigidos para a maturidade crist. 10 Leia 1 Corntios 9.24-27. A que todo atleta em treinamento deve se sujeitar? .............................................................................................................................. 11 De acordo com o verso 26, qual o alvo de Paulo? a) a morte. b) a perfeio. c) a linha de chegada.

12 Ainda sobre a corrida da vida, Paulo diz, no verso 27, que ele mantm algo sob controle, para no ser desqualificado. A que ele est se referindo? .............................................................................................................................. A expresso linha de chegada significa alvo. Um atleta em treinamento precisa trabalhar seu corpo, atravs de exerccios fsicos, para estar pronto para a corrida. A Bblia fala sobre os dois tipos de exerccios que devemos praticar para a jornada da vida: o fsico e o espiritual: ...Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exerccio fsico para pouco

75

76

Maturidade Crist

proveitoso, mas a piedade para tudo proveitosa (1 Tm 4.7, 8). O crente aceita tarefas difceis porque est contemplando o seu objetivo final.

Tornar-se til
Objetivo 5. Identificar o objetivo da Palavra de Deus na vida do crente. A utilidade pode ser estabelecida como sendo um alvo a longo prazo. A voc pode perguntar: Mas, para Deus, a utilidade no um alvo para o presente? De certa forma, o crente vai estar sempre disposio de Deus. A vida crist, desde o incio, uma vida de servio; e mesmo um recm-convertido pode trabalhar para Deus. Entretanto, medida que adquirimos maturidade, vamos nos preparando para assumir tarefas mais difceis e de maior responsabilidade. Em casa, as crianas geralmente tm suas responsabilidades desde quando so bem novas. O objetivo do trabalho ensin-las a assumir responsabilidades. A princpio, a qualidade do seu servio no muito boa; mas, de qualquer forma, muito bom para elas poderem trabalhar. medida que vo crescendo, a qualidade de seu servio vai melhorando, e tarefas mais importantes podero ser confiadas a elas. 13 Leia 2 Timteo 3.16, 17 novamente. O objetivo da Palavra de Deus para a nossa vida nos qualificar e equipar para servir a Deus. Quais as boas obras precisamos ser capazes de fazer? a) Um tipo especial. b) alguns tipos. c) Todos os tipos. Adiante dedicaremos uma lio inteira questo da nossa utilidade; mas, no momento, precisamos simplesmente entender que a utilidade total o nosso alvo. Deus capacita cada um de ns, de forma diferente, a fazer boas obras. Ele deseja nos preparar para todo o tipo de trabalho que nos reservou. Precisamos nos tornar embaixadores de Deus, prontos e dignos de confiana, preparados para qualquer obra que ele tenha para ns.

Ser Semelhante a Jesus


Objetivo 6. Dizer a que o Esprito nos torna semelhantes.

Motivaes Para Crescer

77

Outro objetivo nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus, que deve ser o desejo imediato do crente. Mas esse objetivo particular da maturidade crist um processo a longo prazo. E, como j vimos, esse um trabalho que cabe ao Esprito Santo; por isso, precisamos permitir que ele controle nossa personalidade, emoes, intelecto, e vontade. Ele trabalha continuamente no amadurecimento do cristo, tornando-o mais semelhante a Cristo. 14 Releia Romanos 8.29 e reescreva-o com suas prprias palavras. .............................................................................................................................. Ser semelhante a Jesus um alvo muito importante, ao qual dedicaremos uma lio inteira, na unidade 3; aqui estamos dando apenas uma rpida olhada. Jesus Cristo nos amou e comprou nossa liberdade com o seu sangue. Conhec-lo e ser semelhante a ele tanto um alvo dirio como um alvo para a vida toda. 15 Leia 2 Corntios 3.17, 18. Essa no uma descrio maravilhosa? Ns refletimos a glria de Deus! semelhana de que o Esprito Santo nos transforma? .............................................................................................................................. Para podermos refletir a glria do Senhor precisamos ter a sua beleza, sua plenitude, e sua atitude de obedincia constantemente diante de ns. Precisamos manter os nossos olhos fixos em Jesus (Hb 12.2) fsica, mental e espiritualmente, para podermos refletir a medida da sua semelhana, agora, e mais ainda no futuro, conforme formos amadurecendo nele. Que maravilhoso desafio para uma vida inteira! Falaremos mais a respeito desse assunto na lio 8.

Preparar-se Para o Teste Final


Objetivo 7. Explicar como o crente deve preparar-se para o teste final. Existe um grande incentivo para a maturidade do crente que raramente mencionado. Muitos cristos no tm quase nenhum conhecimento a respeito do julgamento de Deus sobre os cristos. Sempre me lembro de uma vez que retornei sala de aula na faculdade, aps ter estado ausente por mais de uma semana. Voltei no dia exato do primeiro exame semestral. Que choque que eu levei! Eu no tinha lido as

78

Maturidade Crist

anotaes e no fazia a menor idia a respeito do que iria ser pedido na prova; e eu tinha de fazer o teste! exatamente isso que ir acontecer com um grande nmero de cristos. Nosso Instrutor celestial nos falou bem claro o que ser exigido no exame, e anunciou cuidadosamente o tempo certo e o tipo de exame ao qual vamos nos submeter. Uma anlise sobre essas verdades muito importante para o cristo de hoje, pois isso afeta suas prioridades, sua motivao, e sua vida crist em todos os sentidos. Que este estudo possa nos ajudar a estar preparados e alertas para o teste. Vamos ler as referncias seguintes, que descrevem esse acontecimento eternamente significativo. Tu, porm, por que julgas teu irmo? E tu, por que desprezas o teu? pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como est escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrar todo joelho, e toda lngua dar louvores a Deus. Assim, pois, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus. (Rm 14.10-12.) por isso que tambm nos esforamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradveis. Porque importa que todos ns compareamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (2 Co 5.9,10.) 16 De acordo com 2 Corntios 5.10, diante de quem deveremos nos apresentar para sermos julgados? a) De Cristo. b) Da igreja. c) Do Esprito Santo. Por favor, preste ateno nas seguintes palavras grifadas. Em Romanos 14.10-12, somos todos que deveremos nos apresentar para esse julgamento; assim, cada um de ns dever dar conta de si mesmo. Em 2 Corntios 5.8: estamos em plena confiana; verso 9: nos esforamos... para lhe sermos agradveis; e verso 10: todos ns compareamos. Essas so as palavras que se referem famlia de Deus! No so eles, ou deles; mas ns, e todos que so usadas para se referir aos membros do corpo de Cristo.

Motivaes Para Crescer

79

Um outro aspecto com relao a comparecermos diante do tribunal de Cristo a questo de ter ou no opo. uma escolha? Podemos fazer alguma coisa para evitar isso? Romanos 14.10 diz compareceremos, e o verso 12 cada um... dar contas de si. 2 Corntios 5.10 diz: importa que todos ns compareamos. As palavras desses versculos no deixam dvida sobre o fato de que temos de comparecer ao julgamento. Precisamos por de lado o mal entendido com relao a esse julgamento. Na verdade, no tem nada a ver com nossa salvao; muito mais uma reunio de famlia, onde os incrdulos no estaro presentes. A palavra que no original grego bema refere-se literalmente a uma plataforma erguida no local dos jogos gregos, onde o rbitro se colocava para assistir aos jogos e premiar os vencedores. Aquele lugar especfico era conhecido como a tribuna da premiao, mas no tinha a idia de uma deciso judicial. Na questo do tribunal de Cristo, no um lugar onde a salvao do crente ser reavaliada, mas um lugar de inspeo, exame, premiao, ou perda, baseados na vida que a pessoa levou. Como j dissemos, todo crente chamado para ser como Jesus Cristo. Ele viveu sua vida de acordo com a vontade do Pai, e teve alegria completa cumprindo tudo que lhe foi determinado por Deus. Segundo Filipenses 2, ele assumiu a forma de servo, e os cristos so chamados a serem conformes sua imagem, para serem seus filhos e servos. Assim, podemos ver que esse bema ser o julgamento do servio do crente sob o senhorio de Jesus Cristo. Isso ficar ainda mais claro medida que formos examinando as Escrituras. 17 Leia Glatas 6. 7, 8. Esta passagem fala sobre uma lei de Deus que se aplica ao mundo natural e espiritual. uma comunicao aos crentes que contm explicaes especficas com relao vida e ao servio cristo. Explique essa lei de Deus, mostrada no verso 7. .............................................................................................................................. Sabemos que todo agricultor est envolvido num ciclo de comprar, plantar, trabalhar a terra, e esperar a recompensa do seu trabalho, com muita expectativa. Deus, a um alto preo, comprou o solo de nossa vida e trabalhou nele, e agora espera os resultados. E so exatamente os resultados de nossas aes que sero o assunto mais importante no dia do julgamento.

80

Maturidade Crist

18 a) b) c)

De acordo com 2 Corntios 9.6, quem vai ter uma colheita pequena? Aquele que semear pouco. Uma pessoa pobre. Um homem da cidade.

Vamos ler duas passagens que foram escritas pelo apstolo Paulo, a duas igrejas diferentes, mas que contm ensinos em grande parte semelhantes, endereados aos escravos e servos nas igrejas. Quanto a vs outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso corao, como a Cristo, no servindo vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de corao, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e no como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receber isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. (Ef 6.5-8.) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herana. A Cristo, o Senhor, que estais servindo; pois aquele que faz injustia receber em troco a injustia feita; e nisto no h acepo de pessoas. (Cl 3.23-25.) Na verdade, essas passagens foram escritas para todos os crentes. Ns somos os servos de Jesus Cristo. Ele nos promete recompensa pela nossa fidelidade, mas tambm adverte que teremos de pagar pelas coisas erradas que fizermos. 19 Segundo as duas referncias acima, devemos fazer nosso trabalho como se estivssemos trabalhando para quem? a) Para a igreja. b) Para o nosso pai. c) Para o Senhor. De acordo com Romanos 14.12, o cristo deve prestar contas de si mesmo a Deus. Prestar contas significa avaliar as bnos e as oportunidades recebidas, e compar-las com o que temos realizado: comparar o que Deus investiu em ns, com o que ele teve em retorno. Podemos

Motivaes Para Crescer

81

encontrar essa idia em 2 Corntios 5. 9, 10. Leia novamente essa passagem nas Escrituras. Ali est escrito que todo cristo dever comparecer perante o Senhor e, naquela ocasio, o resultado de todas as suas obras ser mostrado. bvio que isso no quer dizer uma reviso dos pecados. O pecado s vai entrar na questo pelo fato de ter nos impedido de ser o campo produtivo, o edifcio digno, e a imagem de Jesus Cristo que o Esprito Santo tentou nos ajudar a ser. Mas no vamos nos demorar muito nesse assunto, pois esse vai ser um momento de muita tristeza. A preocupao com o terror dessa hora deveria nos impulsionar fortemente a realizar a obra e a vontade de Deus. Mesmo neste curso, uma parte do incentivo para aprender o exame, ou seja, o teste final. Paulo fala claramente que o fato de sermos examinados diante de Jesus, que deu sua vida por ns ser, para alguns, um momento de grande constrangimento; especialmente para aquele cristo que recebeu da graa de Deus, mas no produziu nenhum fruto. Voc se lembra do nosso estudo em 1 Corntios 3? Abra a sua Bblia em 1 Corntios 3.9-15. Em um dos exemplos que Paulo d, ele compara o crente a um edifcio. Jesus o nico alicerce para esse edifcio. Assim, todo aquele que cr tem a mesma fundao. Ento, o crente comea a construir a partir dessa base. Ele pode construir negligentemente ou com toda a percia; poder escolher bem os materiais, ou usar material de baixa qualidade. Segundo o apstolo, alguns usam ouro, prata, ou pedras preciosas; enquanto outros usam madeira, palha ou feno. Ser que temos dvida quanto ao significado dessa comparao? Ento a mensagem se torna literal (em vez de simblica): Manifesta se tornar a obra de cada um; pois o Dia a demonstrar, porque est sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o prprio fogo o provar. (1 Corntios 3.13.) 20 Agora leia 1 Corntios 3.14. Se o que foi construdo permanecer, o que suceder ao construtor? .............................................................................................................................. Separe um momento para copiar 1 Corntios 3.15 em seu caderno de anotaes.

82

Maturidade Crist

Temos aqui um exemplo muito claro. Todo cristo comea sua construo em Jesus Cristo, quando o recebe como Senhor e Salvador. O material de sua construo so suas aes, suas escolhas, suas prioridades, sua maturidade, sua carnalidade, seu carter cristo (ou a falta dele), coisas que ele faz e que afetam a Deus e a ele mesmo, doutrina, uso do dinheiro, a administrao do seu tempo e de seus bens, suas palavras, seus hbitos, motivaes, a qualidade de seu ministrio cristo para com seus companheiros, e assim por diante. A lista parece que no tem fim. Todos os dias escolhemos materiais e os adicionamos estrutura. Mas vai chegar a hora da inspeo, e esse momento ser to duro que o apstolo o compara a um teste de fogo. A construo que no tiver valor, for desleixada, no tiver a semelhana de Cristo, for egosta, ou carnal, ser rapidamente consumida. Alguns cristos tm vivido de maneira to errada, que quando seu trabalho for testado, nada ficar; seu trabalho no ser recompensado. Ser como se eles nunca tivessem construdo absolutamente nada sobre a sua fundao. Outros podero at sofrer alguma perda, mas o fogo no ter poder para consumir o que permanecer de um verdadeiro trabalho cristo; esses recebero seu galardo. E qual melhor recompensa do que sentir que construmos com sabedoria sobre a fundao que o nosso bendito Senhor providenciou para ns, pagando com a sua vida? Na verdade, todas as passagens bblicas que explicam como Deus deseja que o crente viva, se tornam parte da evidncia do tribunal de Cristo. Colossenses 3, Romanos 14, e 1 Corntios 4.1-5, so exemplos disso. Talvez voc esteja se perguntando: Onde isso me coloca? O que devo fazer agora? Aqui esto alguns pontos que devem ser considerados: Primeiro, o fato de uma salvao to cara, confiada s mos dos homens, exigir uma prestao de contas, no deveria nos surpreender. Pense um pouco, ou leia, a respeito das parbolas de Jesus. Quantas delas so sobre servos que tm responsabilidades, e que precisam comparecer perante seu Senhor para uma prestao de contas? Faa a si mesmo a seguinte pergunta: Essas referncias a respeito do tribunal de Cristo me fazem mais consciente de minhas responsabilidades por ter recebido to grande salvao?

Motivaes Para Crescer

83

Segundo, existe nas Escrituras uma implicao muito clara de que o crente que est ciente de um futuro julgamento, pode mudar suas prioridades e sua vida, com a inteno de ser mais bem-sucedido no seu exame. Por exemplo, considere cuidadosamente a mensagem de 1 Corntios 11.31, 32: Porque, se nos julgssemos a ns mesmos, no seramos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para no sermos condenados com o mundo. Podemos examinar a nossa vida agora, e nos preparar para esse julgamento futuro. Podemos mudar nossas atitudes, reavaliar nossas motivaes, e redirecionar nossas energias para as coisas que so mais importantes aos olhos de Deus. Acima de tudo, podemos permanecer abertos ao Esprito Santo, o qual nos guiar a uma vida crist mais frutfera, bem como a um ministrio mais produtivo.

84

Maturidade Crist

Autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V nos espaos em branco se a afirmativa for verdadeira, e F se for falsa. Depois, reescreva as afirmaes falsas, tornando-as verdadeiras. .... 1 Um incentivo algo que nos atrapalha ou nos impede de agir.

Um incentivo algo que .............................................................. ................................................................................................................... .... 2 Um cristo que no cresce geralmente sujeito aos falsos ensinamentos de homens enganadores.

Um cristo que no cresce .............................................................. .................................................................................................................. .... 3 A carta aos Hebreus diz que os cristos hebreus no poderiam receber uma mensagem importante porque eram tardios para entender. A carta aos Hebreus diz que os cristos hebreus no poderiam receber uma mensagem importante porque ...................................... .... 4 O cristo separado por Deus para se tornar como seu Filho. O cristo separado por Deus para ................................................. .... 5 A salvao do crente ser julgada no tribunal de Cristo. A ..................................... do crente ser julgada no tribunal de Cristo.

Motivaes Para Crescer

85

ESCOLHA ALTERNADA. Quando Cristo voltar e as obras dos crentes forem julgadas, as que forem eternas vo permanecer, mas as que forem apenas transitrias, sero consumidas. Escreva a letra E antes das obras eternas. Escreva a letra T antes das obras transitrias. ........ 6 Desejar atingir mais que uma espiritualidade infantil. ........ 7 Julgar os irmos em Cristo. ........ 8 Preocupar-se com o reconhecimento humano. ........ 9 Ter como alvo a semelhana com Cristo. ....... 10 Viver de acordo com a Palavra de Deus. ....... 11 Ajuntar tesouros na Terra. RESPOSTA BREVE. Escreva a resposta certa no espao pontilhado. 12 Qual o nome do lugar onde as obras do cristo sero julgadas e recompensadas? .........................................................................................

86

Maturidade Crist

Respostas s perguntas de estudo 1 Sua prpria avaliao. 11 c) A linha de chegada. 2 d) Madura. 12 Seu corpo. 3 c) Distinguir entre o bem e o mal. 13 c) Todos os tipos. 4 Enganam as pessoas, com o intuito de induzi-las ao erro. 14 Este apenas um exemplo de resposta: Deus planejou que aqueles que ele j conhecia, seriam parecidos com seu Filho, que seria o primognito entre muitos outros irmos. 5 Os ensinamentos bsicos da Palavra de Deus. 15 semelhana de Cristo. 6 c) Sua mente. 16 a) Cristo. 7 a A esperana do seu chamamento. b A riqueza das bnos de Deus. c A suprema grandeza do poder de Deus. 17 A pessoa colher aquilo que semear. 8 Para sermos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra. 18 a) Aquele que semeia pouco. 9 a) O prmio da vitria. 19 c) Para o Senhor. 10 A uma disciplina rigorosa. 20 Receber a recompensa.

Motivaes Para Crescer

87

LIO 6

Elementos que Levam Maturidade Crist

O que um trabalhador pode fazer sem as suas ferramentas? No importa quo perfeito seja o projeto da sua construo, ou quo especiais sejam as sementes para a sua plantao; ele precisa ter as ferramentas apropriadas para realizar o seu trabalho. A maturidade crist, como temos visto, deve ser o projeto de vida para o crente. A Bblia nos oferece um grande incentivo ao nosso crescimento. O conhecimento de Cristo nos capacitar a assumir responsabilidades e desfrutar dos privilgios de uma vida crist adulta, bem como impedir que sejamos influenciados ou levados de um lado para o outro, como se fssemos crianas. O cristo maduro capaz de receber os ensinamentos que o Esprito Santo tem para ele. Esse ensino nos conduz a ter como alvo sermos teis semelhana de Cristo. O cristo que est em fase de crescimento precisa estar atento ao exame final, o qual ele ter de prestar perante o Senhor. A dificuldade est em alcanar estes alvos: nos tornar como um grande edifcio de Deus, e Seu campo frutfero. Precisamos alcanar essa responsabilidade de famlia adulta. Mas como vamos fazer isso? Este captulo trata exatamente de passos prticos que nos ajudaro a alcanar esses alvos. O seguinte esboo apresenta aes e atitudes humanas que Deus pode usar como ferramentas para nos levar semelhana de seu Filho.

88

Maturidade Crist

Esboo da lio Entrega Total a Cristo O Crescimento Atravs do Estudo Bblico e do Viver O Poder Espiritual da Orao O Reconhecimento de Nossa Condio de Servo Sob o Senhorio de Cristo Vida Santificada Vida Controlada Pela Vontade Compreendendo os Ministrios do Esprito Santo Cooperando com a Liderana do Esprito Santo Relacionando-se com Outros Cristos Ajuda Mtua e Crescimento Compartilhando a F com os Outros objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Descrever as respostas humanas necessrias para o desenvolvimento da maturidade crist no crente. Explicar como o estudo da Bblia e a orao ajudam a desenvolver o carter cristo no crente, e em outros, atravs dele. Identificar as maneiras pelas quais o Esprito Santo e o crente interagem para que este cresa em Cristo.

palavras-chaves audincia direo excelente interagir lentes bvio prevalecer notvel resposta sagrado ferramenta vital arma

desenvolvimento da lio Nesta lio eu gostaria de apresentar a voc algumas ferramentas simples e prticas, as quais aparecem como os ttulos no esboo da lio. Elas tm me ajudado grandemente em meus esforos pessoais para alcan-

Motivaes Para Crescer

89

ar a maturidade crist. Gostaria de sugerir-lhe que escreva essas palavras em um carto, e o carregue com voc, ou mesmo que os copie na capa de sua Bblia. Use-os como uma lista com a qual voc examina sua vida. Espero que essas ferramentas lhe sejam teis.

ENTREGA TOTAL A CRISTO


Objetivo 1. Explicar a relao de nossa posio com a posio de Cristo. Nascemos de novo atravs do Esprito Santo de Deus, e isso no acontece at que cremos e acreditamos em Jesus Cristo como nosso Salvador. Aceitamos seu sacrifcio pelos nossos pecados e nos quebrantamos ao nos arrependermos deles. Mas, alm disso, precisamos confessar com a nossa boca que Jesus Cristo o Senhor. Voc se lembra do que j estudamos em Romanos 10.9, 10?: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. (Grifo do autor.) A palavra kurios, no original grego do Novo Testamento, significa senhor. Naquele tempo, essa era a palavra usada para se referir a uma pessoa muito importante, tal como o imperador romano, por exemplo. Na verdade, na poca em que o livro de Romanos foi escrito, cada cidado romano tinha de ir ao templo uma vez por ano e, l, jogar um pouco de incenso no fogo, e gritar: Csar o senhor. A palavra kurios significava rei absoluto; soberano. Quando os judeus foram traduzir o Velho Testamento para a lngua grega, eles precisavam de uma palavra que significasse Deus. Ento eles escolheram kurios, e a usaram em todos os lugares onde aparecia a palavra Jeov. Est vendo o que significa para o cristo dizer: Jesus o Senhor? Isso significa que ele o rei, o mestre, o soberano. Quando dizemos que Jesus Cristo o Senhor, no estamos apenas repetindo um credo; estamos dizendo que, para ns, ele o nico e poderoso Mestre e soberano governante. Ele o nosso Senhor. Agora, abra a sua Bblia em Colossenses 1.13-20. Aqui temos uma maravilhosa passagem que engrandece ao Senhor Jesus, se referindo a ele como o primognito de toda a criao. A Palavra de Deus diz que o mundo foi feito por intermdio dele.

90

Maturidade Crist

1 Leia Colossenses 1. 9-20 e escreva a ltima parte do verso 18 no seu caderno de anotaes. Qual a posio que Jesus deve ocupar? .............................................................................................................................. Essa posio de primeiro lugar significa que meus desejos, relacionamentos, e toda a minha vida devem vir em segundo plano. Jesus se transforma em uma lente atravs da qual vemos nosso mundo e nossa vida pessoal. Uma maneira simples de colocar isso a seguinte: CRISTO CONSTANTEMENTE NO COMANDO CRISTO COMPLETAMENTE NO CONTROLE Ele nos orienta atravs do seu Esprito, o qual est no controle de nossa vida. Convido voc a se juntar a ns na seguinte orao: Deus, ajude-me a fazer Jesus Cristo, Seu Filho e meu Salvador, o verdadeiro Senhor de minha vida. Entrego a ti o comando e o controle de todo o meu ser, e abro o meu corao para que o Esprito Santo possa trabalhar e dar a Jesus o primeiro lugar, para que os outros possam ver apenas o Senhor em minha vida. Em nome de Jesus, amm.

O CRESCIMENTO ATRAVS DO ESTUDO BBLICO E DO VIVER


Objetivo 1. Explicar de que maneira a Bblia pode nos ajudar a no pecar contra Deus. Nosso crescimento espiritual est diretamente ligado ao tempo que dedicamos ao estudo da Palavra de Deus. A Bblia o nosso principal livro de estudo; a nossa arma, nosso mapa, nosso guia, nosso alimento dirio. As Sagradas Escrituras guardam nosso esprito, nos do luz, e orientam nossa vida. Vimos em 1 Pedro 2.2 que os novos convertidos devem ser como os bebs, que anseiam pelo genuno leite da Palavra de Deus. Depois, em Hebreus 5.11-15, aprendemos que, atravs da Palavra, deixamos de ser bebs e chegamos idade adulta. Vamos examinar algumas afirmaes bsicas sobre a Palavra de Deus. 2 Leia Hebreus 4.12. De acordo com essa passagem, a Bblia comparada a ............................. e apta para discernir ............................................

Motivaes Para Crescer

91

A Palavra de Deus traz pureza nossa vida, e isso muito importante para o nosso crescimento. 3 Joo 15.1-4. Jesus usou a figura da videira e os ramos para mostrar aos seus discpulos que, por meio de seus ensinamentos, eles poderiam se tornar: a) limpos. b) maduros. c) amigveis. d) cristos. O Salmo 119 uma das passagens mais maravilhosas sobre a Palavra. Quase todos os versos fazem aluso Bblia (e este o seu captulo mais longo). As Escrituras so chamadas de Lei de Deus, mandamentos de Deus, sua instruo, seus ensinamentos, etc. Agora uma boa hora para lermos todo o Salmo 119, e depois responder s questes que nos ajudaro a compreender a Palavra de Deus. 4 O Salmo 119.9 pergunta: De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Podemos manter nossa vida pura: a) lendo livros. b) indo igreja. c) obedecendo aos mandamentos de Deus. 5 Leia o Salmo 119.11. Como podemos nos prevenir de pecar contra Deus? .............................................................................................................................. A Palavra de Deus nos mantm afastados do pecado, e o pecado nos mantm afastados da Palavra de Deus. Sua Palavra guiar nossa vida. 6 Com base no Salmo 119.105, preencha os espaos em branco. .................................. para os meus ps a tua Palavra e ............................., para os meus caminhos. 7 Usando o Salmo 119.130, preencha os espaos com as palavras que esto faltando. A revelao das tuas palavras .............................................. e d ................................................................ aos simples.

92

Maturidade Crist

Existem muitas maneiras de se estudar a Bblia; alguns lem uma parte dela todos os dias. Existe um plano de leitura chamado 2-2-1, que consiste em comear a ler em Gnesis e Mateus, dois captulos de cada, mais um Salmo ou um captulo de Provrbios todo dia. Um outro plano o Estudo Tpico, no qual voc escolhe um tema, tal como o Esprito Santo, e estuda todas as passagens bblicas sobre o assunto. O ICI tem um outro curso chamado Comprendendo a Bblia. Trata-se de um excelente plano para ensinar a voc como usar a Palavra de Deus; um curso que pertence a essa mesma srie de Servio Cristo. Talvez seja uma excelente idia para o seu prximo passo, ao terminar o estudo sobre Maturidade Crist. Lembre-se de que nosso crescimento espiritual depende da Palavra de Deus. Atravs da Palavra escrita, Deus nos revela a Palavra viva o nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso crescimento depender da quantidade de tempo que dedicarmos Palavra de Deus, tanto estudando quanto obedecendo.

O PODER ESPIRITUAL DA ORAO


Objetivo 3. Descrever os resultados da orao dos cristos, em Atos 4.24-31. Orar conversar com Deus, e um privilgio para o crente poder ter uma audincia com o Rei. A orao um caminho poderoso atravs do qual o cristo amadurece. Estar com o Pai, frequentemente, em orao, nos ajuda a crescer mais parecidos com Ele. O crente ora ao Pai, em nome de Jesus, atravs do poder do Esprito Santo. Existem dezessete palavras traduzidas por orao, na lngua original da Bblia, e cada uma dessas palavras tem o significado final de pedir. A melhor maneira de ilustrar a orao a conversa de uma criana com seus pais. medida que a criana vai amadurecendo, o nvel de conversa tambm cresce. Poderamos dedicar um livro inteiro ao assunto da orao, mas a nossa nfase neste livro a necessidade de uma vida de orao constante.

Motivaes Para Crescer

93

8 Responda s seguintes questes, com base em Hebreus 11.6: a O que devemos ter quando nos aproximamos de Deus? .......................... b A quem Deus recompensa? ...................................................................... Deus determinou que o homem tenha condies de conversar com ele atravs da orao; o que um sagrado privilgio e uma grande responsabilidade. muito importante compreendermos que as nossas oraes fazem diferena em nossa vida e na vida dos outros. 9 Separe duas pginas (uma ao lado da outra) em seu caderno de anotaes de Maturidade Crist, e coloque o ttulo Promessas de Orao. Agora, anote as seguintes referncias bblicas, deixando espao entre elas, para escrev-las por extenso mais tarde.

PROMESSAS RELATIVAS ORAO


Salmos 3.4; 5.3; 62.8. Joo 9.31; 14.13, 14; 15.7, 16; 16.24; 17.1-26. Romanos 5.8; 8.26; 12.12. Efsios 1.7; 2.18; 3.12, 20; 6.11, 18. Filipenses 4.6, 7, 19. Hebreus 4.16; 7.25; 10.9, 19, 20; 11.6. 1 Pedro 3.7; 4.7; 5.7. Existem muitas outras referncias bblicas relacionadas orao, f e a respostas de orao. Algumas dessas passagens nos do exemplos que nos encorajam o esprito e nos ensinam como a ferramenta da orao pode se tornar importante em nosso crescimento. 10 Leia a orao fervorosa de Atos 4.24-31. a Quem fez essa orao? ............................................................................. b Quais foram os resultados dessa orao? ................................................ George Mller, um grande cristo do sculo XVIII, cuidou de milhares de rfos, sem nunca ter pedido a ajuda das pessoas. Ele orava, e via todas as necessidades daquele ministrio serem supridas. Esse grande homem de f e orao descobriu que era melhor comear o dia com a leitura da Palavra, do que com orao. A leitura das Sagrada Escrituras, em uma atitude de humildade e meditao, traz f, poder e desejo de orar.

94

Uma velha mxima crist diz que a orao muda as coisas. Mas precisamos nos lembrar de que a orao tambm muda as pessoas. Para sermos usados por Deus, precisamos aprender a lio da orao. Essa lio mostra que mais fcil aprender pela prtica do que pelo estudo. O Esprito Santo nos ensina a orar. No se preocupe com o quanto voc sabe (ou no sabe) sobre orao comece orando. Devemos fazer da orao uma prtica diria. 11 Leia Daniel 6.10. Qual era a constncia de Daniel na sua vida de orao? .............................................................................................................................. Podemos orar em qualquer lugar, e em qualquer posio. Podemos orar durante as nossas atividades do dia-a-dia. Entretanto importante separar tempo para estarmos a ss com Deus, em comunho. assim que seremos revigorados, fortalecidos, e receberemos direo para o nosso viver dirio. Pouca orao, pouco poder; mais orao, mais poder; muita orao, muito poder.

O RECONHECIMENTO DE NOSSA CONDIO DE SERVO SOB O SENHORIO DE CRISTO


Objetivo 4. Com base em Colossenses 1.10 (A Bblia na Linguagem de Hoje), descrever a vida e as obras do crente. Um viver cristo coerente requer que reconheamos que somos servos de Cristo por amor. A palavra coerente muito importante, pois descreve concordncia, ou harmonia. A nossa conduta no pode ser coerente a menos que esteja em concordncia com o que professamos. o que todos j sabemos: temos de viver o que pregamos. Atravs da nossa vida, devemos demonstrar a f que professamos. 12 Leia Colossenses 1.9-14 (A Bblia na Linguagem de Hoje). Segundo o verso 10, como o crente deve viver, e o que ele sempre dever fazer? .............................................................................................................................. A frase fazer sempre o que lhe agrada (Cl 1.10) enfatiza o fazer alguma coisa que o Mestre deseja, antes mesmo de ter sido solicitado a faz-lo. Qualquer servo faz aquilo que lhe ordenado fazer; mas aquele que servo por amor, o cristo, age de maneira diferente. Ele sabe o que deve fazer, e faz, antes mesmo de ter sido ordenado. Assim, quando ele diz: Jesus Cristo meu Senhor, sua vida mostra que ele realmente est sendo sincero.

94

95

13 Em 1 Crnicas 11.15-19 encontramos a histria de trs dos guerreiros mais poderosos de Davi. Leia a histria e, no seu caderno de anotaes, escreva um pargrafo sobre o que significa o andar de modo digno do Senhor. O Esprito Santo pode usar essa histria em sua vida, por isso, no continue a lio antes de realizar essa tarefa. Leia o captulo 3 de Colossenses. Se voc estiver sozinho, leia em voz alta. Essa passagem nos traz um modelo de caminhada crist. Lembre-se do que j estudamos: ser semelhante a Cristo ter a sua mente; isto , agir como ele (Filipenses 2.5-8). Isto significa, como j vimos, aceitar o relacionamento de servo que temos com nosso maravilhoso Senhor. Nossa aceitao desse relacionamento baseada no sincero reconhecimento de nossa posio de servos, sob o senhorio de Cristo, que no traz apenas bnos maravilhosas, mas tambm uma maturidade crist para realizarmos as tarefas. Se Jesus realmente nosso Senhor, devemos executar nossas tarefas com toda a alegria, e da melhor maneira possvel.

Vida Santificada
Objetivo 5. Mostrar como o pecado do crente afeta seu crescimento espiritual. Um outro aspecto de uma vida coerente diz respeito santificao. Esta, tambm, uma palavra muito importante, pois se refere ao nosso relacionamento especial com a santidade de Deus. O captulo 6 de Romanos uma passagem de grande relevncia sobre esse assunto. A idia central desse captulo : Uma vez que Deus nos salvou por sua graa e misericrdia, no podemos continuar a viver de maneira pecaminosa. O apstolo Paulo ensina que devemos viver como se estivssemos mortos para os nossos velhos desejos. Nossa nova vida deve ser vivida para Cristo. 14 Leia Romanos 6.11-13 cuidadosamente. Os versos 11 e 13 falam sobre morrer para o pecado e viver para Cristo. Segundo o verso 13 devemos render todo o nosso ser a Deus, para certos propsitos. Como podemos classificar esses propsitos? ................................................................ ..............................................................................................................................

95

96

Maturidade Crist

Uma forma de nos mantermos santificados e puros sermos sensveis ao pecado em nossa vida. O Esprito Santo sempre fiel em nos convencer e, quando pecamos, uma nuvem se forma sobre ns. Entretanto, os cristos reagem de maneira diferente a essa convico. Se alguma coisa surge entre o crente e Deus, isso o impedir de aceitar a convico do Esprito como deveria. Quando o sol no aparece, dizemos que o sol no est brilhando, mesmo sabendo que isso no verdade, pois o sol sempre brilha. O que acontece que alguma coisa se interpe entre o sol e ns. Uma nuvem aparece e mantm os raios e o poder do sol afastados de ns. O Esprito Santo sempre fiel em nos convencer do pecado. Mas, s vezes, permitimos que o orgulho, o egosmo, e as justificativas cubram os raios da convico. Se escolhemos atender com humildade convico do Esprito, temos duas maravilhosas promessas em 1 Joo 1.7 e 9. 15 a) b) c) Segundo 1 Joo 1.7, o que nos purifica de todo o pecado a Palavra de Deus. o sangue de Jesus. a luz.

16 Segundo 1 Joo 1.9, existe uma coisa que devemos fazer, e duas que Deus faz em relao ao pecado. Quais so? .................................................................................................................................. Como o pecado na vida de um cristo est relacionado com seu crescimento em Cristo? Ele impede o crescimento, bloqueando o caminho para a maturidade crist. Se desejamos ser coerentes viver o que pregamos devemos nos manter afastados e limpos de todo o pecado. Vida santificada essencial maturidade crist.

Elementos que Levam Maturidade Crist

97

Vida Controlada Pela Vontade


Objetivo 6. Mostrar como conformamos nossa vontade vontade de Deus, para alcanarmos maturidade em Cristo. Uma vida crist verdadeiramente coerente depende muito do uso da nossa vontade humana. Deus no vai fazer por ns o que devemos fazer. J dissemos que a vontade humana o maior dom do nosso esprito, pois exatamente nisso que somos mais parecidos com Deus. Todo cristo deveria j ter estabelecidos alguns eu farei, bem como uns eu no farei. Deus nos promete sua ajuda e seu poder para apoiar as nossas decises. 17 Baseado nas passagens bblicas abaixo, diga, com suas palavras, como a vontade est relacionada ao. (A primeira j est respondida para voc.) a b c d Daniel 1.8: Daniel decidiu no se contaminar. Daniel 3.18: ............................................................................................ Lucas 15.18: ............................................................................................ Ester 4.16: ...............................................................................................

Filipenses 2.12, 13, diz: ... desenvolvei a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Esses versos nos mostram a harmonia entre a nossa parte e a parte de Deus na realizao daquilo que ele espera de ns. Deus deseja que nossa vida tenha um crescimento contnuo, e est pronto a nos ajudar a realizar os propsitos que ele tem para nossa vida. Mediante a submisso da nossa vontade vontade de Deus, experimentamos crescimento em nossa maturidade crist. 18 Uma outra passagem sobre essa rea do nosso crescimento Colossenses 3.17. De acordo com esse verso, o que devemos fazer em nome de Jesus? a) Tudo o que dissermos ou fizermos. b) A maior parte do que dissermos ou fizermos. c) Apenas aquilo que for espiritual.

98

Maturidade Crist

COMPREENDENDO ESPRITO SANTO

OS

MINISTRIOS

DO

Objetivo 7.Relacionar o ministrio da verdade do Esprito Santo ao crescimento do crente em Cristo. Uma vez que o homem fundamentalmente esprito, a maturidade crist tambm fundamentalmente espiritual. O esprito principal rea do ser humano e constituda de mente, vontade e conscincia de Deus. no seu esprito que o homem a imagem e a semelhana de Deus. 19 Joo 4.24 diz que Deus : a) b) c) d) igual ao homem. Esprito. eterno. gentil.

Deus e o homem so semelhantes em termos de mente, personalidade, e esprito. Assim, eles podem se unir e ter comunho. Deus Esprito: o Esprito Santo; o homem, no seu interior, tambm esprito. Adorar a Deus em esprito e em verdade uma ao que s pode acontecer no ntimo do ser humano. Na lio 4 estudamos, de forma resumida, sobre o papel do Esprito Santo em nossa vida. Em Joo 16. 7-15, Jesus disse a seus discpulo que era bom que ele partisse. Apesar de ter sido um choque para eles, era necessrio, para que o Esprito fosse enviado. E desde aquele momento os cristos tm crescido sob a influncia do Esprito invisvel e no mais de Jesus, o qual podia ser visto. Por isso, era necessrio que a nossa f crescesse. O Esprito Santo de Deus convence o homem do pecado, mostra o caminho para a salvao, insere o homem no corpo de Cristo (a igreja), ensina-lhes as verdades espirituais, e lhe d poder para servir a Deus. Ele a fonte de energia para a vida crist. S o Esprito Santo pode revelar e glorificar Jesus Cristo, e s ele pode levar o cristo a amadurecer. Joo 16.8 diz que o Esprito Santo nos convencer do pecado, da justia, e do juzo de Deus. 20 Cite dois dos ministrios do Esprito Santo, mostrados em Joo 16.13. ..............................................................................................................................

Elementos que Levam Maturidade Crist

99

A primeira parte da resposta da pergunta anterior diz que o Esprito ministra o conhecimento da verdade ao crente. A segunda parte diz que ele nos ajuda a praticar (crer e obedecer) essa verdade. Precisamos conhecer a verdade antes de pratic-la; a prtica deve estar associada ao conhecimento, para que possamos desenvolver a maturidade crist. 21 a) b) c) Atos 1.8 fala sobre um outro ministrio do Esprito Santo, que destruir o pecado com fogo. nos conduzir adorao. encher-nos com poder para testemunhar.

Quando voc terminar este curso, provavelmente desejar fazer um outro completo sobre o Esprito Santo, ou sobre os Dons Espirituais, ou ainda sobre os Frutos do Esprito. Esses cursos j esto sua disposio, e com certeza o ajudaro grandemente a adquirir maturidade em sua experincia crist. No h espao suficiente neste curso para fazer um estudo mais detalhado sobre cada um desses temas.

COOPERANDO COM A LIDERANA DO ESPRITO SANTO


Objetivo 8. Descrever a cooperao do crente com o Esprito, e relacion-la com seu crescimento espiritual. Volte at a parte do estudo sobre o Esprito Santo, na lio 4, e faa uma reviso das verdades ali contidas. Agora que voc j deu uma revisada em algumas das verdades a respeito do Esprito Santo, estamos prontos para estudar Efsios 5.18, que diz: E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas encheivos do Esprito. Aqui, o sentido da palavra enchei-vos no significa o mesmo que encher uma garrafa com gua, ou uma tigela com aveia. um termo que vem do grego e que d a idia de inundar ou tomar posse de. O Esprito Santo no uma substncia para se encher um recipiente vazio. Ele uma Pessoa para controlar uma outra personalidade o crente.

100

Maturidade Crist

Em Efsios 5.18, a palavra grega para enchei-vos representa uma experincia contnua, ininterrupta. Precisamos estar sendo continuamente cheios ou controlados pelo Esprito Santo. Quando estamos cheios de alguma coisa, somos controlados por isso. Essa verdade se aplica a estar cheio de amor, de dio, de ambio, etc. Vimos na lio 4 que existem certas obras ms que prevalecem quando a natureza humana nos controla. Mas o crente cheio do Esprito Santo ser por Ele controlado. Glatas 5.16, 17 nos adverte sobre a necessidade de cooperarmos com a liderana do Esprito Santo: ... andai no Esprito e jamais satisfareis concupiscncia da carne. Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si... 22 De maneira resumida, descreva o tipo de fruto que produziremos em nossa vida, se permitirmos ser controlados por Deus (veja Glatas 5.22, 23). .............................................................................................................................. Podemos ver que mesmo que o Esprito Santo habite em ns, cada crente, individualmente, deve cooperar com ele, submetendo-se sua liderana. Se colocarmos o nosso esprito totalmente sob o domnio do Esprito Santo, nos tornaremos mais motivados, cheios de energia, instrudos e fortalecidos em direo ao nosso alvo de maturidade espiritual.

RELACIONANDO-SE COM OUTROS CRISTOS Ajuda Mtua e Crescimento


Objetivo 9. Explicar as razes que levaram Jesus Cristo a estabelecer ministros na igreja. O crente no adquire maturidade sozinho. Da mesma forma que uma criana cresce no meio de uma famlia, o cristo precisa de outros para ajud-lo a crescer. Precisamos da comunho, do encorajamento e da contribuio dos outros. Deus nos criou com a necessidade de termos comunho uns com os outros, tanto quanto com Ele mesmo. 23 Hebreus 10.24, 25 contm instrues sobre a comunho dos crentes. O verso 25 diz que NO devemos deixar de a) nos reunir. b) orar. c) ler a Bblia.

Elementos que Levam Maturidade Crist

101

maravilhoso quando existem muitos crentes vivendo perto de nossa casa. A reunio dos irmos em Cristo geralmente muito agradvel. Mas talvez isso no seja possvel na regio onde voc mora. Nosso Senhor nos deu uma promessa muito valiosa, que pode ser aplicada mesmo quando nos reunimos com um pequeno nmero de irmos: Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mt 18.20.) Somos grandemente edificados quando nos reunimos, mesmo que seja com apenas mais uma outra pessoa. Quando dois cristos oram ou trabalham juntos para o Senhor, eles multiplicam a sua eficincia. (Veja Levticos 26.8 e Deuteronmio 32.30.) Jesus Cristo enviou os seus discpulos para pregar o Evangelho de uma maneira bastante especfica. 24 Leia Lucas 10.1. Como foram enviadas as primeiras equipes missionrias? .............................................................................................................................. Existem muitas outras passagens sobre o princpio de trabalhar em equipe para Deus. Veja Atos 10.23, 11.12, e 15.36-41. Quando o Esprito Santo, nos primeiros dias da igreja, separou as pessoas para ministrar e testemunhar, ele as enviou em equipes de dois, de trs, e de quatro. Existe uma razo bvia para isso: quando existem duas pessoas juntas, elas se apiam mutuamente, se encorajam, e ajudam uma outra a se firmar. bblico crer nessa verdade, bem como pedir a Deus que nos envie uma ou mais pessoas para trabalhar conosco em nossa caminhada crist. O estudo bblico adquire vida quando podemos discutir e comparar o nosso ponto de vista com o de outra pessoa. Nosso testemunho se torna mais firme quando duas pessoas concordam; a vida se torna mais slida quando a vivemos diante de outras pessoas. Se voc recebeu a graa de fazer parte de uma boa igreja, encontra-se numa posio privilegiada para desenvolver-se espiritualmente. Deus tem colocado excelentes dons no corpo de Cristo, com a inteno de fortalecer o cristo. Os professores so verdadeiras ddivas de Deus para o nosso crescimento. At mesmo este livro de estudo pode nos ajudar a adquirir maturidade. 25. Leia Efsios 4.11, 12 novamente. Por que Cristo estabeleceu ministros na igreja? .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

102

Maturidade Crist

Resumindo, o crente chamado para DEUS crescer na comunho com os outros. Koinonia uma importante palavra grega que aparece geralmente no Novo Testamento, e que significa compartilhar, ter comunho, contribuir. Observe as seguintes referncias: 1 Joo 1.3, Filipenses 1.5, Filemon 6, e 1 Corntios 10.16, 17; em todas KOINONIA COMPARTILHAR, TER COMUNHO, elas aparece o sentido de koinonia. Ter CONTRIBUIR comunho com Deus e com os outros, testemunhar ao mundo, e compartilhar a natureza de Jesus Cristo, so maravilhosas maneiras de crescer!

Compartilhando a F com os Outros.


Objetivo 10. Alistar quatro instrues teis para o testemunho cristo. Provavelmente nenhuma rea da vida crist mais confusa que a do testemunho. Muitas vezes sentimos a necessidade de compartilhar de Cristo com os amigos, e nos sentimos culpados quando no o fazemos. O testemunho de nossa f tanto uma expresso de maturidade, quanto uma forma de crescer ainda mais espiritualmente. O primeiro e mais importante testemunho que podemos dar a nossa vida. 2 Corntios 3.3 fala que Cristo escreve uma carta em nosso corao, com o Esprito. Todo mundo pode conhecer e ler esse tipo de carta. Num certo sentido, podemos dizer que a vida do crente uma Bblia; a nica Bblia que algumas pessoas lem! 26 Leia 1 Timteo 4.12 e 1 Tessalonicenses 1.7. Que importante palavra, relacionada aos cristos, encontrada nessas passagens? a) Testemunho. b) Julgamento. c) Graa. d) Exemplo. Existe uma grande semelhana entre as condies que impedem os seres humanos de gerar filhos, e as que impedem os cristos de gerar filhos espirituais. Vamos analisar algumas dessas condies.

Elementos que Levam Maturidade Crist

103

1. Da mesma maneira que uma criana no pode ter um beb, por causa da falta de maturidade necessria para reproduzir, assim tambm a imaturidade na nossa vida crist impede a eficcia de nosso testemunho. 2. Assim como a reproduo fsica requer a unio entre um homem e uma mulher (unio que, segundo a Bblia, deve ser atravs do casamento), da mesma forma o crente s poder exercitar sua capacidade de reproduo espiritual quando viver em completa unio com Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador. 3. E da mesma maneira que doenas ou defeitos em rgos vitais do corpo impedem a reproduo, assim tambm o pecado e uma vida descuidada afetam a capacidade do crente em ajudar no processo da reproduo espiritual. 27 Agora, em esprito de orao, leia Colossenses 4.5, 6. Nesses versos existem quatro instrues simples que devemos seguir, em nosso testemunho. Aliste-as aqui, na ordem em que so mencionadas. a ........................................................................................................... b ........................................................................................................... c ........................................................................................................... d ........................................................................................................... Cada uma dessas instrues poderiam ser expandidas, mas nosso espao aqui limitado. Talvez voc queira anotar as seguintes passagens bblicas em seu caderno de anotaes (debaixo da palavra espiritual), para futuras consultas sobre a questo do testemunho: 1 Pedro 3.15, Mateus 5.13, e Lucas 12.11, 12. Quando voc compartilha sua f, ela se fortalece. Essa uma prtica que no apenas conduz outras pessoas ao Senhor, mas tambm aumenta nossa prpria maturidade espiritual.

104

Maturidade Crist

autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V nos espaos em branco, antes de cada afirmativa verdadeira, e F de cada falsa. .... 8 Deus perdoar nosso pecado e nos purificar, independentemente de confessarmos ou no o nosso pecado. .... 9 De acordo com George Mller, grande guerreiro de orao, melhor comear o dia com uma orao do que lendo a Palavra de Deus. ....10 A santificao tem a ver com o relacionamento especial com relao santidade de Deus. MLTIPLA ESCOLHA: Existe apenas uma resposta correta para as questes a seguir. Circule a letra que contenha essa resposta. 11 A palavra koinonia, na lngua original do Novo Testamento, est ligada a qual importante conceito? a) O Esprito se ope carne. b) Ter comunho, compartilhar, contribuir. c) Crescimento atravs do sofrimento. d) O plano da Palavra de Deus. RESPOSTA BREVE. Escreva a resposta apropriada no espao indicado. 12 Existem condies que nos impedem de gerar filhos, que podem ser comparadas s condies que nos impedem de gerar outros cristos. Cite duas delas. .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

Elementos que Levam Maturidade Crist

105

Respostas s perguntas de estudo 1 O primeiro lugar em tudo. 15 b) O sangue de Jesus. 2 Uma espada de dois gumes; os pensamentos e propsitos do corao do homem. 16 Confessar nossos pecados; perdoa os nossos pecados e nos purifica de toda a injustia. 3 a) limpos. 17 a) b) c) d) Ver exemplo dado. Trs homens decidiram no adorar a deuses pagos. Um homem decidiu voltar para seu pai. Uma mulher decidiu procurar o rei.

4 c) Obedecendo Seus mandamentos. 18 a) Tudo o que dissermos ou fizermos. 5 Guardando Sua lei em nosso corao. 19 b) esprito. 6 Lmpada; luz. 20 Revelar a verdade; conduzir verdade. 7 esclarece; entendimento. 21 c) Encher-nos com poder para testemunhar. 8 a f. b A todos que o buscam. 22 Os frutos do Esprito Santo. 9 Sua prpria cpia das referncias. 23 a) nos reunir. 10 a Os crentes. b O lugar onde estavam tremeu, eles ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a proclamar a palavra de Deus com intrepidez.

106

Maturidade Crist

24 De dois em dois. 11 Ele orava todos os dias. 25 Para preparar o povo de Deus para o servio cristo. 12 Viver de acordo com a vontade de Deus e fazer sempre o que lhe agrada. 26 d) Exemplo. 13 Seu prprio pargrafo a respeito de um andar digno do servo do Senhor. 27 a b c d Porte com sabedoria. Aproveite as oportunidades. Use palavras interessantes e agradveis. Saiba como dar respostas apropriadas.

14 Como propsitos justos.

Elementos que Levam Maturidade Crist

107

LIO 7

Indo Alm das Verdades Fundamentais

Alguma vez voc j se perdeu? Talvez tenha sido em um campo, numa floresta, num bairro, ou mesmo em alguma cidade. Voc andou, andou, at que reconheceu um lugar que tinha certeza que j havia passado por ele. A voc percebe o seu erro esteve andando em crculos o tempo todo. Em vez de estar seguindo em frente, esteve dando voltas e mais voltas. Isso tambm pode acontecer em nossa experincia crist. Como j vimos, muitos cristos se recusam a crescer, e outros parecem no encontrar seu caminho; desejam ir em frente, mas parecem que esto andando em crculos. A Palavra de Deus ensina aos cristos um princpio muito importante: precisamos assimilar o que aprendemos, e depois prosseguir. No devemos ficar repetindo a mesma lio. No podemos continuar como crianas a vida toda. Os fundamentos da nossa experincia crist precisam estar bem firmes para, depois, irmos alm das verdades fundamentais.

108

Maturidade Crist

Esboo da lio Maturidade: Edificando e Seguindo em Frente Enxergando o Alvo Descobrindo Como Alcanar o Alvo Partir: Uma Necessidade Para Chegar Seis Pedras em Nosso Alicerce Condies Para se Tornar um Cristo Arrependimento de Obras Mortas Crer em Deus Prticas na Vida Crist Batismos Imposio de Mos Acontecimentos Futuros Ressurreio dos Mortos Juzo Eterno Resumo objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de: Descrever o processo de crescimento espiritual do cristo. Explicar as funes dos seis princpios fundamentais da experincia crist.

palavras-chaves doutrina alicerce garantia desenvolvimento da lio ordenar penitncia requerer ressurreio

MATURIDADE: EDIFICANDO E SEGUINDO EM FRENTE


Temos recorrido a Hebreus 5.11-14 muitas vezes, durante este estudo. Aqui, escrevendo a um grupo de cristos do primeiro sculo, o autor fala sobre a questo da imaturidade. Ele desejava ensinar-lhes lies mais profundas, mas eles no estavam prontos para receb-las, uma vez que ainda

Elementos que Levam Maturidade Crist

109

eram bebs espirituais. Ele lhes disse que ainda precisavam continuar recebendo as primeiras lies da mensagem de Deus. Eles no estavam usando a Palavra para crescer e, por isso, continuavam precisando de leite.

Enxergando o Alvo
Objetivo 1. Descrever o tipo de f necessria maturidade crist.

Hebreus 6.1 continua discutindo a questo de seguir adiante. Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lanar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem morte... (NVI.) A maioria das tradues diz: Cresamos em perfeio ou maturidade. A palavra que no original traduzida como maturidade, significa idade plena, ou idade adulta. 1 Com base em Hebreus 6.1, complete a sentena abaixo com a palavra que est faltando. No ............................................. outra vez o fundamento do arrependimento de atos que conduzem morte, da f em Deus. Que tipo de progresso pode se ter em uma construo, se todos os dias os trabalhadores tornam a lanar os alicerces da obra? Nenhum! at absurdo fazer esse tipo de pergunta, no ? Da mesma maneira, nenhum professor poder levar seus alunos a alcanar algum progresso se, todos os dias tiver de ensinar a mesma matria. Os grandes professores, nos tempos do Novo Testamento, geralmente dividiam seus estudantes em 3 grupos: (1) os principiantes, (2) aqueles que j haviam feito algum progresso e, (3), os que estavam mais adiantados. O alvo do crente estar entre os que ocupam o nvel mais elevado: aqueles que no precisam mais que as primeiras lies lhes sejam repetidas. Esse deve ser o nosso desejo: continuar sempre em frente. J estudamos esse alvo de maturidade sob vrios pontos de vista: significa nos tornar como Jesus, e aceitar nosso papel sob seu senhorio; significa crescer em entendimento; , s vezes, ser mestres, e no alunos. Lembre-se de que maturidade crist no significa um conhecimento total ou completo; no uma perfeio imaculada. Exige uma f crescente e responsvel. Quanto mais tempo tivermos de conhecimento do Senhor

110

Maturidade Crist

Jesus, maior a compreenso que teremos de quem Ele . Quanto mais conhecermos ao Senhor, mais completamente deveremos refleti-lo em nossa vida. Os velhos erros devem desaparecer, para que novas virtudes possam surgir e desenvolver.

Descobrindo Como Alcanar o Alvo


Objetivo 2. Dizer o que o processo de crescimento espiritual do crente abrange, alm do seu prprio esforo. Em Hebreus 6. 1 e 3, o autor diz: ... avancemos para a maturidade... Assim faremos, se Deus o permitir. Observe que nessa passagem o prprio autor se inclui. Ele est falando tambm do seu prprio desejo de prosseguir, e no apenas exortando aos hebreus. Existe algo importante que devemos destacar a respeito da lngua original de Hebreus 6.1. A palavra que foi traduzida como avancemos, vem do verbo grego phero, que significa levar ou carregar, e est na voz passiva, significando ser levados, ou conduzidos, a um ensinamento maduro. Existem dois ensinamentos importantes no estudo dessa palavra. Primeiro, seguir em frente no algo que exige apenas esforo pessoal. A maturidade crist alcanada sob o poder atuante do Esprito Santo. J estudamos sobre isso em vrios lugares. Nessa passagem, a idia central a nossa rendio pessoal a uma influncia ativa. O poder de Deus j est atuando em favor do nosso crescimento. A nica coisa que precisamos fazer nos render; nos entregar a ele. Seria muito difcil alcanar a perfeio crist ou a maturidade atravs de nossos prprios esforos. Mas, em vez disso, Hebreus 6.1 e muitas outras passagens das Escrituras nos dizem que seremos conduzidos pelo caminho que leva a essa meta. Alguma vez voc j tentou conduzir uma canoa remando contra a correnteza? Essa uma tarefa muito difcil! De certa forma, o crente precisa remar contra as correntezas deste mundo. Mas, no aspecto espiritual, as fortes correntezas do Esprito Santo empurram o crente em direo maturidade crist. A nica coisa que precisamos fazer , atravs da nossa vontade, cooperar com os propsitos de Deus.

Elementos que Levam Maturidade Crist

111

2 De acordo com Hebreus 13.20, 21, quem nos d todas as boas coisas de que precisamos, e por qu? ................................................................................................................. ................................................................................................................. Essa passagem diz que uma importante razo para avanarmos que Deus vai fazer em ns o que agradvel diante dele. O alvo nossa maturidade, e a glria e o propsito de Deus! A segunda coisa que podemos aprender com o estudo da palavra phero, em Hebreus 6.1, que esse verbo grego transmite a idia de uma ao contnua. Ser conduzido sob a influncia ativa do Esprito Santo uma ao contnua e constante. No acontece em uma nica experincia de crise. A maturidade em Cristo no resultado de um s acontecimento. vital entendermos isso. O objetivo dessa ao do Esprito Santo o crescimento espiritual rumo a uma maturidade completa. Da mesma forma, nossa rendio deve ser constante e contnua. Essa passagem pode ser resumida da seguinte maneira: Devemos continuar permitindo sermos conduzidos meta da maturidade.

Partir: Uma Necessidade Para Chegar


Objetivo 3. Identificar as coisas que o crente deve alcanar em sua vida, antes de buscar novos alvos em direo maturidade crist. Quando conduzimos um barco ou uma canoa, e precisamos parar, costumamos amarr-lo em uma rvore ou numa doca, para que no seja arrastado rio abaixo. Porm, quando vamos reiniciar nossa jornada, precisamos desamarrar a corda antes de partir. Seria muito engraado ver algum remando em sua canoa antes de desatar a corda! Ele no iria a lugar nenhum! Precisamos, necessariamente, sair de onde estamos, se queremos ir a um outro lugar. Essa ilustrao pode parecer ridcula, e voc pode estar dizendo: Ningum seria to estpido! Entretanto isso pode acontecer na vida crist. Todo crente sabe que precisa ir em busca de uma completa maturidade crist; e o alvo de cada um deve ser alcanar a completa estatura de Cristo. Mas, apesar disso, alguns crentes ainda esto envolvidos com o alicerce. Eles continuam lanando novamente os fundamentos, os primeiros ensinamentos.

112

Maturidade Crist

Vamos prestar ateno no que diz Hebreus 6.1: ... sem lanar novamente o fundamento... No mesmo versculo, um pouco antes, o autor diz: ... deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade. A condio necessria para o progresso a renncia. medida que a criana vai crescendo e adquirindo maturidade, vai abandonando antigos brinquedo e outras coisas prprias da idade. Nessa passagem, a palavra deixemos se refere a sairmos das lies elementares para um conhecimento mais aprofundado, como o que acontece quando um aluno comea a aprender uma matria nova, ou promovido a uma outra srie na escola. Seria uma grande falta de sabedoria construirmos sem nos certificar de que a fundao est segura. O escritor de Hebreus procura ter certeza de que seus leitores reconheam seu dever de progredir. Quando isso acontecer, eles procuraro ter certeza de que suas bases esto firmes e, ento, podero comear a construir sobre esse alicerce, em vez de ficar reaprendendo a fundao. Nesta lio daremos uma rpida olhada nas verdades chamadas fundamentais. Nosso alvo levar o leitor a aplic-las em sua vida. Com certeza elas no so nenhuma novidade para voc. 3 De acordo com 1 Corntios 3.11, qual o nico fundamento necessrio para a experincia crist? a) A Bblia. b) A igreja. c) Jesus Cristo. 4 Em Hebreus 6.1, as coisas que o crente deve deixar para trs so chamadas de ........................................................... da doutrina de Cristo.

SEIS PEDRAS EM NOSSO ALICERCE


Objetivo 4. Definir a palavra catecismo, explicando sua relao com nossa experincia espiritual. A Bblia diz claramente em Hebreus 6.1-3 que algumas doutrinas so mais bsicas, ou fundamentais que outras. Elas so conhecidas como ensinos elementares ou, em outras verses, rudimentos a respeito de Jesus Cristo. O objetivo, como j sabemos, alcanar a verdadeira maturidade espiritual. Mas isso no ser possvel, a menos que estejamos firmemente fundamentados em relao doutrina crist. Uma doutrina um importante princpio ou crena da f crist. Ao falar desses funda-

Elementos que Levam Maturidade Crist

113

mentos, o autor lista seis doutrinas. 5 Leia Hebreus 6.1,2 com muita ateno, depois aliste as seis pedras (tpicos) dessa base doutrinria. (Compare, cuidadosamente, as suas respostas com as respostas fornecidas no livro.) a .............................................................................................................. b .............................................................................................................. c .............................................................................................................. d .............................................................................................................. e .............................................................................................................. f ............................................................................................................... Antigos escritos dizem que os cristos do primeiro sculo tratavam essas pedras de fundao como um catecismo. Um catecismo formado por questes fundamentais da doutrina crist, que so ensinadas ao novo convertido a fim de prepar-lo para o batismo. Nada indica, entretanto, que esses ensinamentos constituam a totalidade do ensino cristo para os crentes da igreja primitiva, embora fossem os fundamentos. Essas seis pedras so divididas basicamente em trs grupos de duas cada um. As duas primeiras, a base, so as condies para se tornar um cristo; as duas seguintes so exemplos de prticas na vida crist; e, as duas ltimas, so as doutrinas relacionadas ao futuro. Vamos estud-las de acordo com esse agrupamento.

Condies Para se Tornar um Cristo


Arrependimento de Obras Mortas Objetivo 5. Descrever o tipo de arrependimento necessrio para a salvao. A primeira pedra relacionada s condies para se tornar um cristo a do arrependimento de obras mortas (Hb 6.1). Essa uma atitude de arrependimento. Nesse verso, a palavra grega metanoein traduzida como arrependimento. Esse verbo grego tem um significado claro e bem definido ao longo da histria da lngua: mudar a mente de algum. muito importante entendermos isso. O arrependimento no Novo Testamento enfatiza muito mais a deciso do que a emoo. Muita gente pensa em arrependimento como sendo algo emocional chorar e

114

Maturidade Crist

outros tipos de manifestaes de tristeza. Outros ainda pensam que arrependimento um ritual, como se fosse fazer penitncia. Uma pessoa pode chorar ou fazer penitncia e, ainda assim, no estar arrependida. Arrependimento uma firme deciso interior uma verdadeira mudana de mente. No Antigo Testamento, a palavra traduzida para arrependimento significava literalmente voltar, ou retornar, ou voltar atrs. A palavra no Novo Testamento enfatiza uma deciso interior, e no Velho Testamento a nfase mais em uma ao exterior. Colocando os dois significados juntos, podemos definir arrependimento como sendo uma mudana de mente que nos leva a mudar de direo, ou dar meia volta. Com essa atitude, comeamos a andar em uma direo totalmente nova. esse tipo de arrependimento que todo pecador necessita para alcanar a salvao em Cristo Jesus. 6 Leia Lucas 15.11-32. Voc vai gostar dessa histria. Provavelmente at j a conhea. Em suas prprias palavras, descreva a deciso interior tomada pelo filho prdigo no verso 18. ................................................................................................................. 7 Segundo Lucas 15.20, como o filho prdigo levou adiante essa deciso? ................................................................................................................. Vimos que o homem pecador virou as costas para os propsitos de Deus em sua vida. Todos os seus passos acabaram por lev-lo para mais longe de Deus. O pecador precisa mudar de duas formas: ele precisa mudar sua mente e sua direo; precisa virar as costas para o pecado, e seguir em direo a Deus. Em Mateus 27.3,4, lemos que Judas, aps ter trado Jesus, sentiu remorso. A palavra que descreve essa ao aqui no a mesma que temos estudado (arrependimento); ela significa simplesmente lamentar alguma coisa; sentir angstia. Aparentemente ele no mudou sua atitude interior, nem mudou de direo. O prximo verso diz apenas que ele foi enforcar-se. 8 Joo Batista foi enviado para preparar o caminho para Jesus Cristo. Ele anunciou um batismo diferente. De acordo com Marcos 1.4, o que ele disse s pessoas sobre a atitude que elas deveriam ter em relao aos seus pecados? a) Abandonar os seus pecados. b) Aprender os caminhos de Deus.

Elementos que Levam Maturidade Crist

115

c) Lamentar e chorar a respeito de suas obras ms. 9 Leia Marcos 1.15. O que Jesus disse que devemos fazer em relao aos nossos pecados? ................................................................................................................ Todo o Novo Testamento mostra o arrependimento como sendo a primeira resposta do homem ao evangelho; isso que Deus requer de ns. Escreva em seu caderno de anotaes algumas outras passagens que falam sobre esse assunto. Entre elas, temos Lucas 13.3, Atos 2.37,38, e 20.20,21. importante observar que essa primeira pedra da nossa fundao descreve um certo tipo de arrependimento, ou mudana de direo: arrependimento de obras mortas, ou inteis. Bem sabemos que o mundo todo religioso, e que toda pessoa adora alguma coisa. Alm disso, existe uma infinidade de obras religiosas. As pessoas esperam ganhar o favor dos deuses atravs das obras que realizam. Essas obras, porm, so mortas, sem nenhum valor. 10 Tambm existem as obras que conduzem morte. De acordo com Efsios 2.1, o que provoca a morte espiritual da pessoa? ................................................................................................................. Colossenses 2.13 diz: ... vs... estveis mortos pelas vossas transgresses... As aes do homem o separam de Deus. Apesar de os atos humanos terem uma boa aparncia externa, faltam-lhes poder para suprir at mesmo s necessidades mais bsicas do homem quanto mais satisfazer a um Deus santo! Crer em Deus Objetivo 6. Dizer o que receber todo aquele que cr no Filho de Deus. A segunda pedra que compe os fundamentos bsicos para se tornar um seguidor de Cristo crer em Deus (Hb 6.1). Em Joo 6.47, Jesus diz: ... quem cr em mim tem a vida eterna. Crer depositar f e confiana em algum ou em algo. Hebreus 11. 1,2 diz que a f a certeza de coisas que se esperam, a convico de fatos que se no vem. Pois, pela f, os antigos obtiveram bom testemunho. Uma das melhores explicaes nas Escrituras sobre a importncia de se crer em Cristo encontrada em Joo 3.14-21. Tenho certeza de que

116

voc aprecia essa passagem; muitos cristos, em todo o mundo, so ajudados por ela. 11 O que receber todo aquele que cr no Filho de Deus? ................................................................................................................. 12 a) b) c) d) De acordo com Joo 3.18, por que uma pessoa julgada? Por causa de seus pecados. Porque ela no faz parte da igreja. Porque ela no cr no unignito Filho de Deus. Porque ela no pratica as obras da justia.

Na linguagem original, a frase crer em Deus traz a idia de ser conduzido em direo a. Nossa f precisa ser em direo a Deus. O tempo especial do verbo utilizado sugere que estamos descansando nessa deciso. Certa ocasio um missionrio estava tentando traduzir o evangelho de Joo para a lngua do povo com o qual estava trabalhando. Ele estava tendo muita dificuldade em encontrar, naquela lngua, uma palavra que significasse crer. (E voc sabe quantas vezes essa palavra aparece no Evangelho de Joo!) O que ele poderia fazer? Um dia, um amigo que fazia parte desse povo veio at a casa do missionrio. Ele estava exausto por ter trabalhado debaixo de um sol escaldante. Deixou-se cair em uma cadeira, e disse uma palavra que, na sua lngua, significava: Coloco todo o meu peso nesta cadeira. No consigo me manter em p. Imediatamente o missionrio deu um salto, e disse: Essa a palavra que eu estou procurando. Ele estava certo? Creio que sim. Crer, ter f, significa colocar todo o nosso peso e esperana em Jesus Cristo, como Filho de Deus e nosso Salvador.

116

117

Prticas na Vida Crist


O segundo conjunto de verdades fundamentais tem a ver com as prticas da vida crist ordenadas por Deus. Essas prticas so tambm chamadas de ordenanas, dadas igreja para que esta as observe. A ceia do Senhor (ou comunho) um exemplo de ordenana. Batismos Objetivo 7. Dizer qual o propsito do batismo com o Esprito Santo. De acordo com Hebreus 6.2, o ensino sobre o batismo com o Esprito Santo uma parte crucial do nosso fundamento cristo. Existem muitos batismos nas Escrituras: o batismo de Joo, como um sinal de arrependimento; o batismo de Jesus Cristo, e o batismo de sofrimento. O cristo precisa estar ciente dos trs batismos bsicos, que so os seguintes: primeiro, o batismo no corpo de Cristo, atravs do novo nascimento; segundo, o batismo nas guas, como uma evidncia da sua experincia com Jesus Cristo; e, terceiro, o batismo no Esprito Santo. Um estudo detalhado sobre esse assunto exigiria muito mais espao do que o oferecido neste estudo. Para isso, seria recomendvel um curso completo em doutrina crist. Entretanto, atravs deste nosso curso, voc obter, pelo menos, um conhecimento prtico a respeito dessa verdade fundamental. 13 O batismo no corpo de Cristo, atravs do novo nascimento, o tema de 1 Corntios 12.11-13. De acordo com essa passagem, em um s .................................... todos ns fomos ............................ em um corpo. Sublinhe em sua Bblia todas as vezes que aparecerem as palavras s e um nessa passagem acima citada. Uma referncia importante, e da qual devemos sempre nos lembrar, a respeito da nossa unio com Cristo, Glatas 3.26-28. Pois todos vs sois filhos de Deus mediante a f em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, no pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus. 117

118

Maturidade Crist

O segundo batismo que precisamos conhecer mais fcil de entender; um batismo fsico. Estou me referindo ao batismo nas guas. Esse batismo deve ser significativo; no pode ser um ritual vazio (como seria o batismo de um incrdulo). O novo nascimento um ato interior e invisvel, e a pessoa que passa por essa experincia precisa mostrar isso de uma maneira visvel, simblica, atravs do batismo nas gua. 14 Leia Atos 2.38. Com base nessa passagem, explique por que o batismo nas guas necessrio ao cristo. ................................................................................................................. 15 De acordo com 1 Pedro 3.21, o batismo no a remoo da imundcia da carne. Segundo essa passagem, o que o batismo nas guas? ................................................................................................................. Nenhuma outra passagem ilustra melhor o significado do batismo nas guas do que Romanos 6.1-4. Essa passagem nos diz que o batismo a nossa identificao com a morte, o sepultamento e a ressurreio de Jesus Cristo. As guas nas quais o crente imerso simbolizam a sepultura. Pela f, deixamos nessas guas todos os resqucios de nossa velha vida. Relacionamos nossa sada das guas do batismo com a ressurreio de Cristo. ... como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. Volto a recomendar ao leitor que procure estudar esse assunto mais detalhadamente. O terceiro batismo que devemos conhecer aquele que Jesus prometeu a seus discpulos. Porque Joo, na verdade, batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias. Joo Batista j havia profetizado isso em Mateus 3.11. Eu vos batizo com gua, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim... vos batizar com o Esprito Santo e com fogo. Em Atos 2 lemos a respeito do que aconteceu na vida dos discpulos, quando foram batizados com o Esprito Santo. No devemos ficar confusos pelo fato de que esta experincia com o Esprito Santo seja mostrada de formas diferentes. Joel 2.28,29 fala sobre um derramar; Efsios 5.18 coloca como um encher; Osias 6.3 fala sobre uma chuva serdia, e Tiago 5.7 j fala em primeiras e ltimas chuvas. Existem outras passagens especficas que falam sobre outros

Indo Alm das Verdades Fundamentais

119

cristos (alm dos primeiros discpulos) sendo batizados com o Esprito Santo: os samaritanos, em Atos 8.14-17; o apstolo Paulo, em Atos 9.17 e 1 Corntios 14.18; a famlia de Cornlio, em Atos 10.44-48; e os discpulos da cidade de feso, em Atos 19.1-7. O propsito do batismo com o Esprito Santo exaltar a Cristo, conceder dons espirituais e produzir frutos em nossa vida, e tambm nos dar poder para realizar a obra de Deus. Imposio de Mos Objetivo 8. Descrever as bnos especiais, bem como as responsabilidades que acompanham a prtica da imposio de mos. Outra prtica crist que a Palavra de Deus considera uma verdade fundamental o ensino sobre imposio de mos (Hb 6.2). Nas prticas judaicas do Antigo Testamento esse ritual era usado para transferir, simbolicamente, a culpa do homem para o animal do sacrifcio. Tambm era usado para transmitir uma bno especial para uma outra pessoa, ou ainda para separar algum para um ministrio especfico. Essas duas ltimas formas continuaram no Novo Testamento. Vamos dar uma rpida olhada nelas. Jesus imps as mos sobre as crianas para abeno-las (Mc 10.16). Outros tambm impuseram suas mos sobre as pessoas, para abenolas solenemente, em o nome do Senhor Jesus Cristo. Em Atos 19.6 algumas pessoas receberam o Esprito Santo quando um apstolo imps as mos sobre elas. 16 De acordo com Tiago 5.14, 15, quais bnos so concedidas a uma pessoa enferma, quando os presbteros da igreja a ungem com leo, e oram por ela? ................................................................................................................. A imposio de mos tambm era praticada para separar uma pessoa para um trabalho especial. s vezes essa prtica chamada de ordenao. Ordenar significa simplesmente conceder uma posio ou responsabilidade oficial a algum. 17 Leia Atos 6.1-6. No verso 6, quem foi separado para um ministrio especial, pela imposio de mos? a) Os apstolos. b) Sete homens para liderarem um trabalho. c) Presbteros para a igreja.

120

Maturidade Crist

18 Agora leia Atos 13.1-3. Quem pediu para que dois homens fossem separados para um ministrio especial? ................................................................................................................. 19 Quais os dois homens que, nessa passagem, foram separados atravs da imposio de mos? ................................................................................................................. O Esprito Santo considera importante que tenhamos um conhecimento bsico a respeito desses trs tipos de batismos, e da prtica da imposio de mos.

Acontecimentos Futuros
Chegamos ao ltimo conjunto de verdades das seis pedras fundamentais de nossa doutrina crist, que composto da ressurreio dos mortos, e do juzo eterno (Hb 6.2). Essas duas verdades, colocadas juntas, enfatizam o fato de que aquilo que fizermos no presente, permanecer. Elas atestam o valor que nossa vida terrena ter na ordem eterna. Essas so as pedras fundamentais que falam claramente sobre as responsabilidades atuais do homem. Ressurreio dos Mortos Objetivo 9. Mostrar a garantia de que os cristos ressuscitaro. Em todo o mundo, qualquer ensino relativo ressurreio dos mortos tem sido sempre motivo de debate. Mesmo nos dias de Jesus havia um grupo de judeus que no cria na ressurreio. Talvez porque esse seja um ensinamento que impe uma responsabilidade sobre o homem. Alguns prefeririam nem saber que haver uma ressurreio. Entretanto bem no ntimo do esprito humano existe a esperana de uma vida aps a morte. A ressurreio de Jesus algo muito importante para ns. Em 1 Corntios 15.12-28 encontramos uma relao entre a ressurreio de Cristo e a nossa. 20 Responda, com suas palavras (baseado em 1 Corntios 15.15), qual a relao que Paulo faz entre a ressurreio de Cristo e a nossa. .................................................................................................................................. ..................................................................................................................................

Indo Alm das Verdades Fundamentais

121

Vamos enfatizar o que Paulo diz a respeito desse assunto, em 1 Corntios 15.20: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primcias dos que dormem. Em Atos 4.2, a ressurreio de Jesus Cristo pregada como sendo a prova de que os mortos ressuscitaro para a vida. 21 Leia 1 Pedro 1.3-5. De acordo com o verso 3, o que o crente recebe por intermdio da ressurreio de Jesus? .................................................................................................................................. O maior desejo de Paulo era conhecer [a Cristo], e o poder da sua ressurreio (Fp 3.10). Ns tambm deveramos desejar conhecer a Jesus Cristo no poder de sua ressurreio. Lembremo-nos de que em Romanos 6.4 at o nosso batismo nas guas vincula a ressurreio de Cristo com a nossa NOVA VIDA. Louvado seja Deus! Juzo Eterno Objetivo 10. Explicar por que a nossa f no sacrifcio de Cristo nos livra da pena da morte eterna. A ressurreio dos mortos e o juzo eterno so (como j dissemos) as duas ltimas verdades fundamentais. Atos 17.31 fala claramente sobre isso: Porquanto [Deus] estabeleceu um dia em que h de julgar o mundo com justia, por meio de um varo que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitandoo dentre os mortos. O homem dever enfrentar o processo judicial de Deus, que ser o juzo divino atravs de Jesus Cristo. As Escrituras Sagradas registram pelo menos sete juzos especficos. So eles: 1. O juzo da cruz onde Cristo, como um substituto, suportou o juzo de Deus que deveria cair sobre os pecadores, em punio por seus peca-

122

Maturidade Crist

dos. Nesse julgamento o substituto foi executado. Atravs de Sua morte todos que creram em Seu sacrifcio foram liberados da pena da morte eterna (Joo 5.24). 2. O juzo ou castigo para o crente que persiste em uma desobedincia deliberada. Demos uma olhada nesse assunto quando falamos sobre Exercitar a Vontade de Forma Errada, na lio 4 do nosso curso. Talvez voc queira dar uma revisada nessa lio. Observe especificamente o ensinamento de Hebreus 12. (Veja tambm 1 Corntios 11.31, 32.) 3. O juzo sobre Israel (Ez 36.16-21). 4. O juzo dos crentes no tribunal de Cristo. Talvez voc queira voltar at seo Preparar para o Teste Final, na lio 5, e rever os ensinamentos j dados nessa rea. (Veja 2 Corntios 5.10.) 5. O julgamento das naes (Mt 25.31-46). 6. O juzo dos anjos cados (Jd 6). 7. O juzo do grande trono branco, onde os incrdulos sero julgados (Ap 20.11-15). Essas duas ltimas verdades fundamentais so importantes para ns porque nos ajudam a ter sempre em mente os valores eternos. No temos exerccios especficos relacionados com o nosso estudo a respeito dos juzos; entretanto, gostaria de sugerir uma reviso nas passagens das Escrituras que foram mencionadas aqui, as quais ajudaro a reforar essas verdades.

RESUMO
Lembre-se de que essas verdades que estudamos rapidamente so a base da experincia crist. Devemos seguir em direo maturidade, sem ficar lanando esses mesmos alicerces vez aps vez, como uma criana que constri sobre a areia, derruba, e torna a construir. Entretanto, devemos tornar essa fundao confivel, pois no podemos continuar a construir at que essa base esteja segura. Uma vez que essa base esteja firme, hora de seguir em busca de outras coisas. Creio que o autor de Hebreus est tentando mostrar-lhes que tanto a doutrina como a experincia crist so necessrias para o crescimento espiritual.

Indo Alm das Verdades Fundamentais

123

O ladro da cruz, a mulher samaritana, o apstolo Paulo, o carcereiro de Filipos todos eles tiveram experincias decisivas e bem diferentes. Ns tambm precisamos saber que temos tido uma experincia real com Jesus Cristo, atravs do Esprito Santo. Doutrina tambm importante. Existem muitos crentes, como Apolo, no Novo Testamento, que ensinam com toda a sinceridade, mas sem o necessrio conhecimento. Devemos continuar a construo do edifcio propriamente dito, que o verdadeiro carter cristo. O que realmente conta a nossa vida; Cristo refletido em ns. o edifcio construdo sobre o alicerce; a parte que pode ser vista pelas pessoas, as quais glorificaro nosso Pai.

124

Maturidade Crist

Autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V quando a afirmativa for verdadeira, e F quando for falsa. .... 1 .... 2 .... 3 O cristo no precisa da ajuda de Deus para amadurecer espiritualmente; apenas dos seus prprios esforos. Quando o crente tiver estabelecido as verdades fundamentais, dever deix-las para trs, e seguir edificando sobre essas verdades. Um catecismo formado por princpios elementares da doutrina crist, ensinados ao novo convertido a fim de prepar-lo para o batismo. O arrependimento , basicamente, um sentimento emocional. Doutrina uma mudana de mente, que resulta em uma reao exterior de mudana de direo, ou uma meia-volta. Uma ordenana uma prtica que Deus determinou para a igreja. No h juzo para os crentes que aceitaram a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

... 4 .... 5 .... 6 .... 7

8 13 O alicerce da vida do crente consiste em trs camadas de dois blocos cada, conforme ilustrado abaixo. Escreva o nome correto de cada bloco, na ordem em que foram apresentados neste curso. Acontecimentos Futuros Prticas na Vida Crist Condies Para se Tornar um Cristo

12 10 8

13 11 9

Indo Alm das Verdades Fundamentais

125

Respostas s perguntas de estudo


1 lanando 12 c) Porque ela no cr no unignito Filho de Deus. 2 O Deus da paz; para cumprirmos a sua vontade. 13 Esprito; batizados 3 c) Jesus Cristo. 14 necessrio porque um mandamento de Deus. 4 princpios elementares. 15 uma boa conscincia para com Deus, por meio da ressurreio de Jesus Cristo. 5 a Arrependimento de obras mortas. b F em Deus. c Ensino sobre batismos. d Ensino sobre a imposio de mos. e Ressurreio dos mortos. f Juzo eterno. 16 Cura das enfermidades e perdo dos pecados. 6 A deciso de ir procurar seu pai. 17 b) Sete homens para liderarem um trabalho. 7 Levantando-se e indo ao encontro do seu pai. 18 O Esprito Santo. 8 a) Arrepender-se de seus pecados. 19 Barnab e Saulo. 9 Arrepender-nos deles. 20 Paulo mostra que se no ressuscitarmos, Cristo tambm no ressuscitou. 10 Desobedincia e pecado. 21 Uma vida nova, cheia de esperana. 11 Vida eterna.

126

Maturidade Crist

Unidade 3 Evidncias de Maturidade Crist

Indo Alm das Verdades Fundamentais

127

128

Maturidade Crist

Lio 8

Evidncias de um Carter Cristo

Estamos nos aproximando do final de nosso estudo. Esta ltima unidade vai tratar das evidncias que mostram que estamos em pleno desenvolvimento de nossa maturidade crist. Algumas lies atrs contamos a histria de uns garotos que comparavam o seu crescimento com uma marca na parede de sua casa. Aquela marca representava a altura do pai daqueles meninos. normal e at mesmo importante que tenhamos padres com os quais comparemos o nosso desenvolvimento. A palavra evidncia significa algo que fornece provas. As Escrituras tm muitos ensinamentos claros sobre evidncias crists. Geralmente necessrio que se apresente evidncias, quando se est perante um tribunal de justia. Elas so a prova da culpa ou da inocncia da pessoa que est sendo julgada. Um juiz, um magistrado, ou (em alguns casos) um jri composto por determinado nmero de pessoas, devem pesar as evidncias. Eles tm a responsabilidade de julgar se as evidncias so ou no suficientes para lev-los a tomar uma deciso. Certa vez algum perguntou: Se um dia fssemos levados a julgamento pelo fato de sermos cristos, ser que haveria evidncias suficientes para sermos condenados? Essa uma questo muito sria, no acha? Num certo sentido, o mundo inteiro como um jri, onde at os incrdulos so capazes de reconhecer se um cristo vive ou no de acordo com o que professa ser. Esta lio trata da mais convincente evidncia de uma vida crist madura: a manifestao do carter de Jesus na vida do crente.

Indo Alm das Verdades Fundamentais

129

Esboo da lio Crescendo Para Ser Como Jesus Revendo o Alvo Caractersticas da Vida de Jesus Sendo Como Jesus Livre-Arbtrio Submisso ao Esprito Santo Estilo de vida objetivos da lio Ao terminar esta lio, voc dever ser capaz de:

Dizer como a vida de Jesus e o poder do Esprito Santo ajudam o crente a alcanar uma completa maturidade. Explicar como o cristo vitorioso vence as dificuldades que poderiam impedir seu crescimento espiritual.

palavras-chaves carter capacitar conhecimento Desenvolvimento da lio ntimo manifestao observar vitorioso

CRESCENDO PARA SER COMO JESUS


Objetivo 1. Identificar nosso modelo de crescimento espiritual. Como j vimos, quando o crente passa pela experincia do novo nascimento, ele nasce dentro de uma nova famlia. O esprito recm-nascido (semente) dentro dele contm a semelhana de Deus. Da mesma maneira que um beb cresce semelhana de sua famlia, o crente deve crescer semelhana de Deus. Essa semelhana foi vista no rosto de Jesus Cristo. Ele era Deus vivendo em forma humana. Ele estabeleceu um parmetro que concede a cada cristo um modelo e um padro para o crescimento espiritual.

130

Maturidade Crist

Revendo o Alvo
Objetivo 2. Fazer distino entre maturidade crist parcial e perfeita (completa). Vamos repassar a meta do nosso crescimento espiritual. Para isso, poucas passagens na Bblia so to claras como Romanos 8.29,30: Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. E aos que predestinou, a esses tambm chamou; e aos que chamou, a esses tambm justificou; e aos que justificou, a esses tambm glorificou. O que j estudamos at aqui tem nos ajudado a definir o que ser semelhante ao Filho de Deus. Nesta lio apresentaremos a mais forte de todas as evidncias: o reflexo do carter de Jesus Cristo em nosso prprio carter e estilo de vida. Uma outra importante descrio do objetivo que perseguimos encontrada em Efsios 4.13: At que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo. (Grifo do autor.) Observemos que o conhecimento do Filho de Deus um fator importante no processo de amadurecimento espiritual. Existem trs nveis bsicos de conhecimento: o primeiro quando conhecemos certos aspectos a respeito de algum com quem ainda no tivemos contato; o segundo nvel quando conhecemos uma pessoa e mantemos contato com ela. O terceiro, e mais importante nvel, conhecermos uma pessoa como se conhece um amigo ntimo. 1 A qual dos trs nveis se referia Paulo em Filipenses 3.10? (Responda em seu caderno de anotaes, lembrando-se de que essa passagem foi escrita da priso, perto do fim da vida e do ministrio de Paulo.) Compare a sua resposta com a resposta detalhada fornecida no livro. de se esperar que esse clamor do apstolo Paulo tambm possa ilustrar nosso desejo de conhecer a Cristo intimamente, como meio de progredir espiritualmente sua semelhana. Precisamos buscar um conhecimento

Indo Alm das Verdades Fundamentais

131

mais ntimo de Cristo, como uma forma de ajuda ao nosso crescimento espiritual. Paulo tinha o crescimento espiritual como meta permanente em sua vida. Em Filipenses 3.12 ele diz: No que eu o tenha j recebido ou tenha j obtido a perfeio; mas prossigo para conquistar aquilo para o que tambm fui conquistado por Cristo Jesus. E, ainda, alguns versculos frente (Fp 3.15), ele se coloca na categoria de algum que j tenha alcanado maturidade espiritual: Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, tambm isto Deus vos esclarecer. Isso deve nos encorajar bastante. O apstolo Paulo podia dizer: Embora eu ainda no tenha alcanado todo o propsito do meu chamado, posso me considerar maduro espiritualmente. Mas ainda no alcancei a perfeio. Quando dizemos que uma criana de sete anos madura, queremos dizer que madura para a sua idade. Isto , aquela criana madura em comparao com o padro de crescimento de uma criana dessa idade. Obviamente ela no seria considerada madura, se fosse comparada a algum de vinte anos. Podemos ser maduros alcanando essa maturidade por etapas e ainda desejar, com todo o nosso corao, nos aproximar mais e mais do alvo que a completa semelhana de Cristo.

Caractersticas da Vida de Jesus


Objetivo 3. Identificar traos do carter de Jesus. Nosso alvo ser semelhantes a Jesus Cristo. Deus deseja que nos tornemos como seu Filho. Podemos saber como essa semelhana. Jesus viveu entre ns. (J nos referimos vida terrena de Jesus.) E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graa, diante de Deus e dos homens. (Lc 2.52.) Ele aceitou o seu papel de servo para poder cumprir o propsito de Deus. Tambm j estudamos sobre isso. Volte Lio 2 e revise esse assunto. Por favor, no prossiga com o estudo enquanto no fizer isso. Nosso propsito agora conhecer como era o carter de Jesus. Carter pode ser definido como partes ou traos da nossa natureza essencial, que nos distingue das outras pessoas.

132

Maturidade Crist

Quando conhecemos o carter de uma pessoa, quer seja atravs de suas aes, ou de suas palavras, a conseguimos enxergar sua essncia, v-la como ela realmente . Os filhos de Deus tm algumas caractersticas bsicas. Talvez sejam de diversas naes, falem lnguas variadas, e tenham cor de pele diferente. Mesmo assim, quando pessoas de fora da comunidade evanglica fazem algum estudo sobre cristos verdadeiros, percebem que todos eles apresentam os mesmos traos. Isso prova que so membros da mesma famlia: a famlia de Deus. Estudar o carter de Jesus um trabalho para a vida inteira. E esperamos que essa tambm seja exatamente sua maneira de pensar. Neste estudo vamos simplesmente chamar a ateno para alguns aspectos principais do carter de Cristo. O primeiro trao que podemos destacar abnegao. Ele viveu sua vida totalmente para a glria e o louvor do Pai. Joo 1.14 diz que Jesus viveu entre ns e ... vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai. Quando os homens viram Jesus, viram a glria do Pai. 2 Em Joo 14.8 Filipe pediu a Jesus que lhes mostrasse o Pai, e ele respondeu que quem visse a ele, estaria vendo o Pai. O que Jesus disse a respeito de suas palavras e de suas obras em Joo 14.10? .................................................................................................................................. 3 Hebreus 1.3 descreve Jesus como sendo o reflexo: a) de uma natureza emprestada. b) de uma glria terrena. c) do resplendor da glria de Deus. Hebreus 1.3 se refere a Jesus como a expresso exata do prprio Deus. At mesmo os espritos malignos reconheceram que ele era o Filho de Deus. (Veja Mateus 8.29, Marcos 1.24, 3.11, e Lucas 4.41.) 4 Atos 19.11-16 d a entender que os demnios viram a Deus em Jesus e em uma outra pessoa que, apesar de ser um simples mortal, refletia a pessoa de Deus. Quem era essa pessoa em quem os demnios viam a semelhana de Deus? .................................................................................................................................. Alm da abnegao de Cristo, houve duas caractersticas proeminentes na vida de Jesus que servem de modelo para ns. Ambas so encontradas em Filipenses 2, que uma passagem que j estudamos aqui. Essa

Indo Alm das Verdades Fundamentais

133

passagem mostra Jesus assumindo no apenas a forma humana, mas tambm, por sua prpria vontade, o papel de servo. 5 Leia Filipenses 2.5-11. Circule a letra que contenha as duas caractersticas de Jesus Cristo descritas no verso 8. a) Bondade e benignidade. b) Mansido e tolerncia. c) Alegria e amor. d) Humildade e obedincia. Essas qualidades do carter de Jesus foram marcantes durante todo o seu ministrio. Encontramos muitos outros traos do carter de Jesus, mostrados de maneira um pouco mais indireta. Ao ler e estudar sobre a Sua vida, podemos identificar caractersticas tais como amor, alegria, paz, pacincia, bondade, benignidade, fidelidade, humildade, e domnio prprio. 6 Leia a histria da vida de Jesus em Joo 8.1-11, e depois cite trs traos do Seu carter encontrados nessa histria. ................................................................................................................. Esse exerccio sobre Joo 8 muito interessante. Podemos encontrar muitos outros relatos bblicos, com as quais fazer exerccios semelhantes. Os traos que citamos acima so, como voc deve se lembrar, chamados de frutos do Esprito. E exatamente isso o que produziremos, se nos rendermos a Deus, em vez de nos submeter nossa natureza humana. Esses traos so como janelas da nossa alma, atravs das quais Deus se revela ao mundo. Jesus abriu todas as janelas do seu esprito humano para que o mundo pudesse ver o Pai atravs dele.

SENDO COMO JESUS


Objetivo 4. Explicar por que difcil para o crente ser como Jesus. Ser como Jesus algo natural e, ao mesmo tempo, difcil. natural porque, se somos nascidos de novo, pelo poder do Esprito Santo, a prpria semente, ou natureza de Deus, est em ns. Essa semente ir manifestar a semelhana de Deus medida que for germinando dentro de ns. Paulo expressou essa verdade quando disse que Deus, em amor, nos

134

Maturidade Crist

predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade (Ef. 1.5). Isso difcil porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si; para que no faais o que, porventura, seja o vosso querer (Gl 5.17).

Livre-Arbtrio
Objetivo 5. Explicar de que maneira o crente capacitado a ser como Jesus. Filipenses 2.7 diz que Jesus a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens. O esprito do homem, incluindo sua vontade, o maior dom que ele tem. Existe, em cada crente, a semente da semelhana com Deus. Mas, ainda assim, ele precisa tomar a deciso de deixar a natureza divina brilhar atravs dele. Efsios 3.16 e 19 nos diz de que maneira o crente pode fazer essa deciso: Para que, segundo a riqueza da sua glria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Esprito no homem interior... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 7 Agora leia Efsios 3.14-19 e, no espao abaixo, escreva algumas frases tiradas dessa passagem, que contenham uma deciso da vontade humana. A primeira, por exemplo, encontra-se no verso 16: ... fortalecidos com poder. (No escreva esse exemplo em sua resposta.) .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. o desejo de Deus (expressado por intermdio do apstolo) que tenhamos em nossa vida todas as virtudes e caractersticas alistadas acima. Mas, a escolha novamente depende de ns. Alguns versculos de-

Indo Alm das Verdades Fundamentais

135

pois (Ef 4.1) encontramos a descrio da verdadeira questo: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocao a que fostes chamados. Existe um objetivo para a vida crist. Existe um padro. Mas o crente, individualmente, que decide se vai ou no viver segundo esse padro. 8 De acordo com a ltima parte de Efsios 4.13, qual esse padro? ................................................................................................................. 9 Em Efsios 4.2 existem cinco traos de carter que somos persuadidos a demonstrar em nossa vida. Esses traos so sinais de uma vida semelhante de Cristo. Circule as cinco letras abaixo que contenham os traos mencionados nesse versculo. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Tolerncia. Benignidade. Amor. Paz. Suportar uns aos outros. Pacincia. Humildade. Alegria. Mansido. Longanimidade.

Em muitas passagens da Bblia encontramos este princpio de que a vontade do crente que determina quais os traos do seu carter que ele vai permitir que brilhem. Quando tiver tempo, sugerimos que leia o livro de Efsios, versculo por versculo, prestando ateno no nmero de vezes que o autor apela nossa vontade. ... revistais do novo homem (4.24), ... vede prudentemente como andais (5.15), Revestis de toda a armadura de Deus (6.11), e assim por diante. Para este estudo, entretanto, analisaremos ainda uma outra passagem, a qual nos mostra que Deus prov, mas que devemos querer fazer alguma coisa para que se manifeste o carter de Cristo. uma passagem longa, mas mesmo assim gostaramos de transcrev-la aqui.

136

Visto como, pelo seu divino poder, nos tm sido doadas todas as coisas que conduzem vida e piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua prpria glria e virtude, pelas quais nos tm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupo das paixes que h no mundo, por isso mesmo, vs, reunindo toda a vossa diligncia, associai com a vossa f a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domnio prprio; com o domnio prprio, a perseverana; com a perseverana, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas cousas, existindo em vs e em vs aumentando, fazem com que no sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (Grifos do autor.) Agora, releia essa passagem, prestando ateno s palavras grifadas. 10 Quantas caractersticas da experincia crist voc pode encontrar nessa passagem? a) 8 b) 4 c) 12 d) 20 Observemos nessa importante passagem que o crente tem a responsabilidade de incorporar sua vida esses traos de virtude. Ao mesmo tempo somos informados de que Deus nos tem dado preciosas e mui grandes promessas, e nos torna co-participantes da natureza divina. Vemos que uma cooperao entre nossa prpria vontade e os dons de Deus que existem em ns. atravs do novo nascimento e do livrearbtrio que adquirimos o poder de sermos semelhantes a Deus. Precisamos fazer algo para nos tornarmos semelhantes a Jesus Cristo. Podemos ver, em outra importante passagem das Escrituras, esse equilbrio que existe entre o dom de Deus, e a tarefa que cabe a ns executar. ... desenvolvei a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Fp 2.12,13.) A melhor palavra para descrever salvao totalidade: a consumao do plano de Deus para cada pessoa. Devemos fazer a nossa parte, mas

137

Deus nos dar o desejo e nos capacitar a faz-lo. Louvado seja Deus por esse maravilhoso equilbrio!

Submisso ao Esprito Santo


Objetivo 6. Relacionar a entrega do crente ao Esprito Santo, com o se tornar semelhante a Jesus. Nas lies 4 e 6 estudamos o ministrio do Esprito Santo. Lembremo-nos de que foi o Esprito que capacitou Jesus a cumprir o propsito de sua funo humana. Ele foi ungido e dirigido por esse Esprito. S podemos ter o maravilhoso carter de Jesus se deixarmos o Esprito Santo controlar a nossa vida. O apstolo Paulo escreveu aos glatas: Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito. (Gl 5.25.) Quando o Esprito Santo est no controle da vida do crente, Ele molda o carter de Cristo em seu viver. Este quadro nos ajudar a visualizar as nove janelas de Glatas 5.22,23, atravs das quais o carter de Cristo visto.

AMOR

ALEGRIA

PAZ

LONGANIMIDADE

BENIGNIDADE

BONDADE

FIDELIDADE

MANSIDO

DOMNIO PRPRIO

11 Escreva neste espao a ordem positiva que recebemos em Efsios 5.18. .................................................................................................................................. Lembre-se de que ser cheio significa estar debaixo do controle ou da influncia de. Quanto mais permitirmos que o Esprito de Deus controle a nossa vida, mais semelhantes aos de Jesus sero o nosso carter e a nossa vida. Quando tiver um tempo, leia o livro de Atos e sublinhe as passagens que falam de algum sendo cheio do Esprito Santo. Que grande privilgio!

138

Estilo de Vida
Objetivo 7. Dizer quem produz no crente submisso o crescimento espiritual que resulta das atitudes descritas nas bem-aventuranas. Um dia Jesus subiu a um monte e sentou-se para ensinar multido que havia se juntado ali para ouvi-lo. (Veja Mateus 5.1,2.) Geraes de cristos tm chamado esses ensinamentos de O Sermo do Monte. Neste maravilhoso sermo encontramos breves mandamentos chamados bemaventuranas. Essa palavra significa suprema alegria. O que Jesus ensinou nessas breves afirmaes foi uma maneira de viver que seria verdadeiramente feliz. Cada uma dessas bem-aventuranas que aparecem em Mateus 5.310 descreve uma atitude de corao e de carter que o Esprito Santo produzir no crente que lhe permitir faz-lo. Essas atitudes redundaro em crescimento espiritual. Vamos dar uma rpida olhada nessas bemaventuranas, com um esprito de auto-avaliao, para ver at que ponto temos submetido nosso corao ao Esprito de Deus. Bem-aventurados os humildes de esprito (v.3). O Esprito Santo nos ajudar a estar constantemente atentos s nossas necessidades. Essa atitude de dependncia em relao a Deus trar ricas recompensas. Bem-aventurados os que choram (v. 4). Refere-se a uma atitude de tristeza em relao a tudo aquilo que impede que Cristo seja glorificado em nossa vida; a tristeza segundo Deus, que resulta em confisso e arrependimento. Bem-aventurados os mansos [humildes] (v. 5). A prpria natureza e as aes de Jesus demonstram sua humildade e submisso vontade de Deus. A humildade a caracterstica mais fcil de ser reconhecida em um servo de Jesus Cristo. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia (v. 6). Esta a qualidade da obedincia. Da mesma maneira que Jesus disse ao Pai, assim tambm devemos ns dizer. ...Eis aqui estou... para fazer, Deus, a tua vontade. (Hb 10.7.) Bem-aventurados os misericordiosos (v. 7). Temos aqui a atitude generosa da graa e do perdo de Deus. No podemos guardar nenhuma atitude de amargura ou de ressentimento em nosso corao. Novamente 138

139

aqui est uma qualidade clara da vida de Jesus. Bem-aventurados os limpos de corao (v. 8). Nossa viso da realidade de Cristo ser bem maior, se o nosso corao no estiver ocupado com os desejos da natureza humana. Bem-aventurados os pacificadores (v. 9). Esta a caracterstica de um corao generoso, que se preocupa com os outros e se compadece deles. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justia (v. 10). Essa a qualidade de regozijar-se em todas as situaes. O cristo pode reconhecer a amorosa mo do Pai e o seu cuidado em cada passo que der, e em cada experincia que viver. 12 Agora leia Mateus 5.3-10 novamente. medida que for lendo, escreva em seu caderno de anotaes a parte de cada versculo que fala como Deus ir recompensar as pessoas descritas em cada bem-aventurana. (Fizemos o primeiro como exemplo.) Versculo 3: ... porque deles o reino dos cus. A maior evidncia de maturidade espiritual em uma pessoa o carter de Cristo em sua vida. A Bblia diz que foi na cidade de Antioquia que os crentes foram chamados de cristos pela primeira vez (At 11.26). At aquele momento e por muitos anos mais, eles foram chamados simplesmente de o povo do Caminho. Naqueles dias a cidade de Antioquia era a capital mundial do trfego de escravos. Era costume o escravo trazer o nome do seu mestre, acrescido da terminao -o. Provavelmente o mundo incrdulo daquela poca via aquelas pessoas como sendo escravos de Cristo. Se isso verdade ou no, o certo que no existe maior honra do que ser chamado cristo. Ns sabemos que essa palavra se refere a servo do Senhor Jesus Cristo, e isto significa refletir Sua prpria imagem e semelhana.

139

140

Maturidade Crist

autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V nos espaos onde a afirmativa for verdadeira, e F onde for falsa. .... 1 Evidncia significa algo que fornece prova. .... 2 .... 3 .... 4 .... 5 Precisamos conhecer a Palavra de Deus, se quisermos adquirir maturidade espiritual. O apstolo Paulo afirmou j ter alcanado a perfeio. Podemos definir carter como sendo partes ou traos da nossa natureza bsica, que nos distinguem das outras pessoas. As bem-aventuranas descrevem as atitudes do corao e do carter que o Esprito Santo ir produzir no crente.

RESPOSTA BREVE. Preencha os espaos com as respostas apropriadas. 6 Coloque um X ao lado das caractersticas do fruto do Esprito encontradas em Galtas 5.22,23. .... a) Bondade. .... i) Cura. .... b) Milagres. .... c) Paz. .... d) Mansido. .... e) Lnguas. .... f) Pacincia. .... g) Benignidade. .... j) Fidelidade. .... k) Humildade. .... l) Domnio prprio. .... m) Amor. .... n) Sabedoria. .... o) Alegria.

.... h) F. 7 Uma vez que o carter de Jesus Cristo em nossa vida uma evidncia de maturidade crist, talvez voc queira fazer uma avaliao pessoal verificando em sua vida a presena destas caractersticas, abaixo relaciona-

Evidncias de um Carter Cristo

141

das. Escreva G se a presena for Grande; M se for Mdia; F se for Fraco; e I para Inexistente.

Caractersticas Amor ...................................................... Alegria .................................................... Paz .......................................................... Pacincia ............................................... Bondade ................................................ Benignidade .......................................... Fidelidade .............................................. Humildade ............................................. Domnio prprio .................................... Conhecimento de Deus ......................... Piedade ..................................................

........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ........... ...........

142

Maturidade Crist

Respostas s questes de estudo 1 Paulo se referia ao terceiro nvel. Conhecia Jesus pelos seus feitos (Gl 1.6-10), e tambm por experincia prpria (At 9.1-19); mas o desejo de conhecer o Senhor intimamente, para toda a vida, e s ser satisfeito na presena de Cristo, na eternidade. 7 Pela f (v. 17), arraigados e alicerados em amor (v. 17), a fim de poderdes compreender (v. 18), e conhecer o amor de Cristo (v. 19). 2 Que elas vinham do Pai. 8 A medida da estatura da plenitude de Cristo. 3 c) O resplendor da glria de Deus. 9 a) c) e) f) g) Tolerncia. Amor. Suportar uns aos outros. Pacincia. Humildade.

4 Paulo. 10 a) 8. 5 d) Humildade e obedincia. 11 Enchei-vos do Esprito. 6 Bondade, amor, benignidade. (Pode-se encontrar outros traos do carter de Jesus nesta passagem.) 12 Verso 4: ... sero consolados. Verso 5: ... herdaro a terra. Verso 6: ... sero fartos. Verso 7: ... alcanaro misericrdia. Verso 8: ... vero a Deus. Verso 9: ... sero chamados filhos de Deus. Verso 10: ... deles o reino dos cus.

Evidncias de um Carter Cristo

143

LIO 9

Evidncias de um Ministrio Frutfero


Temos visto a maturidade crist como o processo normal do crescimento. Os inimigos da maturidade, internos e externos, podem atrapalhar ou impedir esse crescimento espiritual. No entanto, h grandes e maravilhosas coisas que trabalham para lhe trazer maturidade. ... porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. (1 Jo 4.4.) Existem sinais caractersticos na vida do crente que est buscando a semelhana com Jesus Cristo. Em primeiro lugar, ele carrega a inconfundvel semelhana familiar. Ele comea a expressar mais e mais o carter de Jesus em seus hbitos e atitudes. O mundo diz igreja: ... Senhor, queremos ver Jesus (Jo 12.21). O cristo maduro uma resposta para esse pedido do mundo. Homens e mulheres debaixo do controle do Esprito Santo manifestam a vida e a semelhana de Jesus Cristo. O mundo pode ver Jesus em ns! O trabalho do crente a segunda e igualmente clara evidncia de maturidade. Um crente em contnuo crescimento um cristo til. medida que ele vai crescendo, vai se tornando mais e mais apto para aceitar responsabilidades. Suas tarefas no servio cristo se tornam cada vez mais importantes. Uma das maiores emoes que um pai e uma me podem ter ver que seu filho j tem maturidade suficiente para assumir responsabilidades. Eles ficam empolgados ao v-lo realizar suas primeiras tarefas, e aprender a fazer seus primeiros trabalhos manuais. Tornarse uma pessoa til e responsvel prova de verdadeira realizao. Um ministrio frutfero uma verdadeira evidncia de maturidade crist; prova de que estamos alcanando nosso alvo como cristos.

144

Maturidade Crist

Esboo da lio O Ministrio de Cristo Cristo Como Exemplo de Utilidade A Glria do Pai O Ministrio do Crente Dando Continuidade ao Ministrio de Jesus Demonstrar Maturidade Atravs das Obras Continuando Pelo Esprito Santo objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Ter uma melhor compreenso do valor do frutfero ministrio de Jesus. Relacionar o ministrio de Jesus com o ministrio do cristo.

palavras-chaves equipado glorificar lembrete louvar paralisado qualificao resgatar

Desenvolvimento da livo No princpio Deus deu ao homem um ministrio frutfero. A primeira viso que temos do homem de sua utilidade no jardim do den; ele estava trabalhando. Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do den para o cultivar e o guardar. (Gn 2.15.) No decorrer de toda a Bblia vemos Deus criando o mundo e trabalhando nele. Quando Deus criou o homem, ele disse: ... Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre toda a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. (Gn 1.26.) Mais adiante Deus ordenou que o homem habitasse em toda a terra, e que a dominasse. Deus disse: Estou dando a voc o domnio sobre todas as coisas. (Ver Gnesis 1.28.) Nessa altura dos acontecimentos, como vimos na lio 1, Deus declarou que estava muito satisfeito com tudo o que havia criado.

Evidncias de um Carter Cristo

145

Ento o pecado, como vimos, impediu que o homem realizasse de maneira completa o ministrio que Deus lhe havia reservado. O homem foi expulso do jardim do den, e da posio de domnio sobre a terra. Mas ainda havia trabalho para ele fazer. Em relao ao solo, Deus disse a Ado: ... maldita a terra por tua causa; em fadigas obters dela o sustento durante os dias de tua vida... No suor do rosto comers o teu po... (Gn 3.17,19.) Graas a Deus que, atravs da f em Jesus Cristo, o homem pode ser redimido de seus pecados. Pelo poder do Esprito Santo, ele pode realizar as boas obras que Deus preparou para ele. O padro para o nosso ministrio frutfero Jesus Cristo.

O MINISTRIO DE CRISTO Cristo Como Exemplo de Utilidade


Objetivo 1. Mostrar o testemunho a favor de Jesus Cristo, maior que o testemunho dado por Joo Batista. O segundo livro que Lucas escreveu, e que na Bblia chamado de Atos dos Apstolos, comea assim: Escrevi o primeiro livro... relatando todas as coisas que Jesus comeou a fazer e ensinar... (At 1.1.) Mais tarde, em seu segundo livro, Lucas enfatiza a utilidade do trabalho de Jesus: ... andou por toda parte, fazendo o bem (At 10.38). No incio do seu ministrio, Jesus curou um paraltico no sbado. Depois disso as autoridades judaicas comearam a persegui-lo por haver feito essa cura num dia de sbado. Jesus lhes respondeu: ... Meu Pai trabalha at agora, e eu trabalho tambm. (Jo 5.17.) Este um exemplo especfico da utilidade do trabalho de Jesus. 1 De acordo com Joo 5.36, qual o testemunho a favor de Jesus, maior que o testemunho dado por Joo Batista? a) O poder miraculoso de Jesus. b) O fato de Jesus aceitar as pessoas comuns. c) As obras de Jesus. 2 Baseado em Joo 9.4, responda s seguintes questes: a Quanto tempo Jesus disse que o trabalho deveria continuar? ..................................................................................................................................

146

Maturidade Crist

b Ele disse que seu trabalho terminaria quando? ..................................................................................................................................

A Glria do Pai
Objetivo 2. Explicar a relao que existe entre a obra de Jesus e a glria do Pai. Jesus no faria nada contra a vontade do Pai. Sua vida foi completamente dedicada a cumprir os propsitos de Deus. Certa vez ele disse: ... A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra (Jo 4.34). Ele podia dizer a todos que sua obra, sua vida, e suas palavras eram de seu Pai. No final de sua vida, pode dizer a Deus: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer. (Jo 17.4.) Na Nova Verso Internacional, lemos: Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 3 De acordo com as palavras de Jesus em Joo 10.25, o que que falar a Seu favor? .................................................................................................................................. 4 Segundo Joo 17.4, por que as obras de Jesus glorificaram o Pai? ..................................................................................................................................

O MINISTRIO DO CRENTE

A maturidade do crente, como temos visto, medida pelo padro da completa estatura de Cristo. Ento, uma medida bem clara o carter de Cristo na vida do cristo. Uma outra evidncia de maturidade crist, mas no menos importante, o ministrio de Jesus Cristo realizado pelo crente atravs do Esprito Santo.

Dando Continuidade ao Ministrio de Cristo


Objetivo 3. Mostrar como o ministrio de Jesus est sendo cumprido no mundo agora. Em Joo 14.12-14, Jesus declara uma verdade importante sobre o ministrio do cristo.

Evidncias de um Carter Cristo

147

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que cr em mim far tambm as obras que eu fao e outras maiores far, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Voc compreende essas palavras de Jesus? O crente dar provas de maturidade crist fazendo as obras que Jesus fez. Essas obras glorificaro ao Pai da mesma maneira que glorificaram as obras do prprio Jesus. 5 Como o ministrio de Jesus est sendo realizado no mundo agora? .................................................................................................................................. Algumas lies atrs vimos que a maturidade do crente comparada na Bblia ao processo de cultivo da terra. Jesus usou essa ilustrao poderosamente ao ensinar. Isso tem a ver com o ministrio do crente. Jesus disse: ... eu vos escolhi a vs outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea... (Jo 15.16.) Nessa importante lio Jesus afirmou que ele a videira verdadeira e que o Pai o agricultor. O crente um ramo que s poder produzir fruto se permanecer unido videira. 6 Baseado em Joo 15.7, qual a condio que o crente precisa cumprir para receber aquilo que pede a Jesus? .................................................................................................................................. 7 De acordo com Joo 15.10, o que o crente precisa fazer para permanecer no amor de Jesus? .................................................................................................................................. A fertilidade do crente uma evidncia do seu ministrio. Mas cada cristo precisa lembrar-se de que seu ministrio uma realizao do ministrio de Jesus. O crente nada pode fazer sem o Senhor (Jo 15.5).

Demonstrar Maturidade Atravs das Obras


Objetivo 4. Explicar como os sete homens escolhidos em Atos 6.1-7 demonstraram evidncias de sua maturidade.

148

Maturidade Crist

Estudamos a lamentvel falta de utilidade, que um sinal de imaturidade. O escritor aos hebreus se queixa com as seguintes palavras: ... quando deveis ser mestres... tendes, novamente, necessidade de algum que vos ensine, de novo, quais so os princpios elementares dos orculos de Deus... (Hb 5.12.) Ele estava procurando por evidncias de maturidade crist. Os cristos maduros devem ser teis. O ministrio do ensino era a evidncia que ele estava procurando. Uma passagem muito importante a respeito desse assunto 2 Timteo 3.16,17: Toda Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (Grifo do autor.) Grifei perfeito e perfeitamente habilitado porque na lngua original essas palavras expressam a idia de maturidade. Lembremo-nos de que a palavra maduro significa completar, ou aparelhar e equipar. O propsito de Deus nos levar a um elevado nvel de espiritualidade, ou maturidade, atravs da sua Palavra. Ento, seremos capazes de fazer as obras que glorificam Seu nome, as quais sero evidncias de que fomos perfeitamente habilitados para realiz-las, e de que estamos amadurecendo em Cristo. 8 Leia Atos 6.1-7 cuidadosamente. Havia uma grande necessidade na igreja daquela poca. Para cuidar dessa necessidade, os apstolos pediram igreja que separasse sete homens que fossem maduros espiritualmente para realizarem o servio. Em Atos 6.3, duas evidncias de maturidade so colocadas como sendo qualificaes necessrias na vida daqueles que fossem escolhidos. Indique quais eram essas evidncias, completando a frase abaixo. Esses sete homens deveriam ser cheios do ............................................... e de ............................................................ 9 Depois, aqueles sete homens receberam a incumbncia de solucionarem a questo que havia causado a necessidade na igreja (At. 6.1-7). Como esses homens demonstraram evidncia de sua maturidade? ..................................................................................................................................

Evidncias de um Carter Cristo

149

Porque esses sete homens eram maduros, e estavam em pleno crescimento espiritual, receberam a incumbncia de solucionar a questo que havia causado problema para a igreja. Sua utilidade na obra do Senhor foi uma evidncia de sua maturidade espiritual. Conforme j mencionamos, em Colossenses 1 o apstolo Paulo fala sobre sua orao em favor daqueles primeiros cristos. Por esta razo, tambm ns, desde o dia em que o ouvimos, no cessamos de orar por vs e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus. (Cl 1.9,10.) 10 Em Colossenses 1.10, qual a evidncia de que o crente est num estgio onde sua vida agrada a Deus? (Todas as respostas parecem corretas, mas leia a passagem com cuidado e escolha a melhor resposta.) a) Ele est crescendo espiritualmente, de modo geral. b) Ele no comete mais pecado. c) Ele pratica boas obras. d) Ele est sempre em comunho com os outros. Efsios 2.8-10 associa os temas de como e por que Deus nos salvou. Ao focalizarmos a questo da importncia do crente praticar boas obras, no podemos nos esquecer de que s podemos ser redimidos atravs de algo mais. 11 De acordo com Efsios 2.8, como a pessoa alcana a salvao? .................................................................................................................................. Vamos concluir esta parte tornando a enfatizar os seguintes pontos, a respeito das obras do crente: 1. O homem no alcana a salvao atravs das obras, mas unicamente pela f no sacrifcio de Jesus por ele, na cruz. A morte de Cristo pagou o preo da pecaminosidade do homem, e agora o homem pode ser salvo pela graa de Deus. uma graa imerecida; ela a expresso do amor e da misericrdia do Senhor sobre ns.

150

Maturidade Crist

2. Mesmo que as obras no salvem o pecador, nem redimam o crente, so, todavia, o propsito ou o alvo da vida crist. Nascemos com o propsito de glorificar o Pai atravs de uma vida frutfera.

Continuando Pelo Esprito Santo


Objetivo 5. Explicar como o Esprito Santo deseja nos relacionar com Cristo, atravs do carter e das obras. O Esprito Santo d vida ao crente. Precisamos aprender a deix-lo controlar a nossa vida. Muito do que estudamos est relacionado a isso. O carter de Cristo em ns a evidncia de que o Esprito Santo controla nossa vida. Mas a evidncia de que o Esprito Santo est controlando a nossa mente e a nossa vontade so as obras obras que do continuidade ao ministrio de Cristo e glorificam o Pai. Os dons do Esprito Santo so habilidades especiais dadas aos crentes para cumprirem a vontade de Deus. Romanos 12 e 1 Corntios 12 trazem importantes ensinamentos a respeito dessas habilidades. Romanos 12.5,6 diz o seguinte: Assim tambm ns, conquanto muitos, somos um s corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porm, diferentes dons segundo a graa que nos foi dada... As diferentes funes do nosso corpo fsico ilustram muito bem a diversidade dos ministrios espirituais dos cristos. Os dedos das mos tm funes especficas; eles precisam ser capazes de segurar as ferramentas. Seus dedos devem conseguir segurar o lpis que voc est usando para responder s questes deste curso. Mas os dedos dos ps no so como os dedos das mos. Muito poucas pessoas so capazes de us-los com a mesma habilidade com que usam os dedos das mos! Contudo eles nos ajudam a ter equilbrio, a andar, a correr, e assim por diante. 12 Leia Romanos 12.6-8. Nesta passagem podemos encontrar sete ministrios diferentes para os crentes. Veja se voc pode encontr-los e aliste-os abaixo. (Os dois primeiros j esto prontos.)

Evidncias de um Carter Cristo

151

a b c d e f g

Pregar a Palavra de Deus. Servir. ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ............................................................................... ...............................................................................

A passagem de 1 Corntios 12 a parte mais estudada das Escrituras em relao aos dons do Esprito Santo. Est escrito: Ora, os dons so diversos, mas o Esprito o mesmo. E tambm h diversidade nos servios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade nas realizaes, mas o mesmo Deus quem opera tudo em todos. A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso. (Vv. 4-7.) 13 O que vem depois desses versculos uma lista de nove dons ou habilidades especiais. Trs desses dons tm a ver com o falar. So chamados de dons da palavra. Separe-os dos outros e aliste-os abaixo. a ............................................................................................................ b ............................................................................................................ c ............................................................................................................ Outros trs dons nessa passagem tm a ver com um extraordinrio poder espiritual, relacionado s Escrituras. So eles: (1) o poder de uma f especial, (2) o poder de curar, e (3) o poder de operar milagres. Podemos ver que esses poderes especiais capacitam o crente a fazer muitas das obras maravilhosas que Jesus fez. Os ltimos trs dons citados em 1 Corntios 12.8-11 tm a ver com habilidades especiais de pensar e compreender acima do nvel humano normal. So eles: (1) capacidade de falar com sabedoria, (2) capacidade de falar com profundo conhecimento, e (3) habilidade de fazer distino entre os dons que so dados pelo Esprito Santo, e os que no so.

152

Maturidade Crist

Cada uma dessas habilidades d ao crente a capacidade de fazer trabalhos especiais, que demonstram a nossa semelhana com Jesus Cristo. Esses dons devem sempre atrair a ateno das pessoas para Jesus, nunca para a pessoa que os possui. O captulo 14 de 1 Corntios nos diz como esses dons devem funcionar. O versculo 12 traz um lembre muito til: Assim, tambm vs, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificao da igreja. 14 Como cristos que somos, devemos submeter nossa vida ao controle do Esprito Santo, para que ele possa transformar o nosso carter e nossas obras de acordo com a Sua vontade. Como o Esprito deseja nos relacionar com Cristo, atravs de nosso carter e de nossas obras? ................................................................................................................. RESUMO Certa vez Jesus contou uma parbola sobre o trabalho. (Veja Mateus 21.28-31.) Era a respeito de dois filhos. O pai disse ao filho mais velho: Filho, v trabalhar na vinha hoje. E o filho respondeu: Sim, senhor. Porm, no foi. Depois o pai dirigiu-se ao outro filho, e disse a mesma coisa. Ao que o filho respondeu: No quero. Depois, arrependido, foi. Ento Jesus perguntou aos que estavam presentes: Qual dos dois fez a vontade do pai? Responderam as pessoas: O segundo. A mensagem desta parbola clara: o fazer a vontade de Deus que conta no o falar. Uma evidncia poderosa de maturidade crist uma vida frutfera. 15 Em Mateus 25.34-36 Jesus menciona seis boas obras que uma pessoa justa fez. Leia essa passagem e faa uma lista dessas obras. (A primeira j est pronta.) a b c d e f Alimentou o faminto. ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................

Evidncias de um Carter Cristo

153

importante notar que Jesus disse aos justos que as boas obras que tinham feito para os necessitados, foram contadas como se tivessem sido feitas para ele (Mt 25.37-40). H muitas outras passagens nas Escrituras que poderamos estudar. Nosso propsito, entretanto, simplesmente entender que a utilidade de nossa vida crist uma evidncia de maturidade espiritual. Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que est nos cus. (Mt 5.16.) Autoteste VERDADEIRO OU FALSO. Escreva V se a resposta for verdadeira, e F se for falsa. .... 1 .... 2 .... 3 Deus queria que o homem tivesse domnio sobre os peixes, os pssaros e sobre os animais. O testemunho de Joo Batista a respeito de Cristo era maior que as prprias obras que Jesus fez. Os dons do Esprito Santo capacitam o crente a fazer obras como as que Jesus Cristo fez.

RESPOSTA BREVE. Escreva nos espaos em branco as respostas apropriadas. 4 O que a frase perfeito e perfeitamente capacitado que dizer? .................................................................................................................................. .................................................................................................................................. De acordo com 1 Corntios 12.8-11, quais so os trs dons especiais do Esprito Santo que do ao crente uma habilidade sobrenatural para falar? 5 ............................................................................................................

154

6 ............................................................................................................ 7 ............................................................................................................ Faa uma lista de trs das seis boas obras pelas quais Jesus elogiou os justos em Mateus 25.34-36. 8 ............................................................................................................ 9 ............................................................................................................ 10 ............................................................................................................ Respostas s perguntas de estudo 1 c) As obras de Jesus. 9 Realizando os trabalhos de que a igreja precisava. 2 a Enquanto dia. b A noite. 10 c) Ele pratica boas obras. 3 As coisas que Ele fez pela autoridade do Pai. 11 Pela graa de Deus, atravs da f. 4 Porque o Pai deu a Ele sua obra. 12 a Ver exemplo. b Ver exemplo. c Ensinar. d Exortar. e Contribuir. f Liderar. g Exercer misericrdia. 5 Atravs dos cristos.

154

155

13 a Pregar a Palavra. b Falar em lnguas. c Interpretao de lnguas. 6 Permanecer em Cristo e as palavras de Jesus permanecerem nele. 14 O Esprito Santo deseja formar o carter de Cristo em ns, e mostrar as obras dele atravs de ns. 7 Obedecer aos mandamentos de Jesus. 15 a b c d e f (Exemplo) Deu gua ao sedento. Acolheu ao estrangeiro. Vestiu ao que estava nu. Cuidou do doente. Visitou o encarcerado.

8 Esprito Santo; sabedoria.

155

LIO 10

Evidncias de Transformao Espiritual

bem provvel que voc esteja feliz em estar chegando ao final deste curso. H sempre um sentimento de alegria quando terminamos de fazer algo importante. Foi muito bom orient-lo neste estudo. Foi uma jornada que nos levou por muitas partes da Bblia. A maturidade crist um assunto que est no corao de Deus. J estudamos Exemplos de Maturidade Crist, Progressos em Maturidade Crist e, por ltimo, Evidncias de Maturidade Crist. Esta ltima unidade nos forneceu um parmetro para nos ajudar a definir nosso progresso. Todos aqueles que so maduros espiritualmente comearo a parecer-se com Jesus e a agir como Ele. Tambm passaro a mostrar mais e mais do carter e das obras dele em sua vida. s vezes, quando olhamos para o nosso alvo, nos sentimos desencorajados . Parece to difcil! Afinal, somos apenas seres humanos, e nos medir pelos padres que Jesus alcanou em sua vida aqui na terra parece uma tarefa muito dura! nimo! Deus no apenas estabeleceu as metas para ns; ele tambm nos ajuda a alcan-las. O grande prazer de Deus pegar pessoas fracas e, atravs delas, mostrar seu poder transformador. Essa a grande esperana do nosso chamado em Jesus Cristo.

157

Esboo da lio Fora na Fraqueza A Glria de Deus O Poder de Deus Dvidas e Auto-Condenaes Dvidas a Respeito de Nossa Capacidade Dvidas Causadas Pelas Acusaes de Satans Transformao Atravs do Esprito Santo objetivos da lio Quando voc terminar esta lio, dever ser capaz de:

Explicar como podemos ver a glria de Deus atravs da fraqueza do homem. Utilizar exemplos especficos para descrever os resultados do poder transformador de Deus no homem.

palavras-chaves acusao alcanado atitude Desenvolvimento da lio condenao especfico gloriar-se registro

FORA NA FRAQUEZA
Objetivo 1. Identificar as fontes de fora e fraqueza do crente. Os conhecedores dos pssaros dizem que eles voam muito mais alto quando esto indo para lugares distantes, do que em vos de curta distncia. Segundo esses estudiosos, existem trs razes que explicam esse fenmeno: primeiro, voando mais alto, eles tm uma viso melhor e se orientam com mais facilidade. Segundo, eles se posicionam acima dos outros pssaros, que poderiam tentar transform-los em alimento. E, terceiro, quanto mais alto, menos denso o ar, o que os ajuda a serem mais rpidos. Todas essas razes ajudam os pssaros a alcanarem seus alvos distantes.

157

158

Podemos aprender uma valiosa lio com isso. Quando nosso corao est cheio de dvidas, enxergamos a situao por uma perspectiva to baixa que quase no podemos ver o caminho, e somos facilmente tentados por Satans. S quando nos elevamos at ao ar mais puro, que a viso de Deus da nossa vida, que recebemos a viso espiritual e a fora para alcanar os alvos que Ele tem estabelecido para ns. Talvez voc esteja pensando: No creio que eu possa alcanar maturidade espiritual, pois sou muito fraco. Como que eu posso ser como Jesus? Essa atitude pode ser um bom comeo. Quando uma pessoa se sente forte e segura em suas capacidades, a tendncia achar que no precisa de ningum. O crente que reconhece suas limitaes ter mais facilidade em perceber sua necessidade de buscar a ajuda de Deus. 1 Cite as fontes de fora e fraqueza do crente. ..................................................................................................................................

A Glria de Deus
Objetivo 2. Baseado em 1 Corntios 1.26-31, mostrar em que o crente deve se gloriar. Temos visto que o homem separado de Deus procura demonstrar sua independncia atravs da rebelio e do pecado. Ele exalta a sabedoria humana e pe sua confiana em sua prpria fora. Essa a histria de todas as civilizaes. Deus escolheu o sacrifcio de Cristo e a f como o meio de nos reconciliar com ele, e isso foi um insulto ao pensamento mundano do homem sem Deus. Em 1 Corntios 1.21, Paulo chama a mensagem do evangelho de loucura da pregao. uma mensagem de dependncia em relao a Deus, a qual o mundo rejeita. A verdade dessa mensagem tem uma importante relao com este estudo. Vamos transcrever aqui uma passagem muito importante das Escrituras, a respeito desse assunto. Leia-a cuidadosamente: Irmos, reparai, pois, na vossa vocao; visto que no foram chamados muitos sbios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrrio, Deus escolheu as coisas

159

loucas do mundo para envergonhar os sbios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que no so, para reduzir a nada as que so; a fim de que ningum se vanglorie na presena de Deus. Mas vs sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno, para que, como est escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. (1 Co 1.26-31.) 2 Segundo 1 Corntios 1.26-31, qual deve ser a sabedoria do crente? a) Jesus Cristo. b) A Bblia. c) Seu crescimento mental. 3 De acordo com a passagem acima citada, em que o crente deve se gloriar? .................................................................................................................................. O desejo de Deus que o homem glorifique a Ele no ao instrumento que ele usa. E essa uma tarefa difcil quando esse instrumento algo profundamente atraente. Isso deve ser um estmulo para a maioria de ns, porque sabemos que no podemos fazer nada por ns mesmos. Assim, Deus encontra uma grande oportunidade de revelar a sua glria atravs de ns. A vida do apstolo Paulo um exemplo da revelao da glria de Deus atravs da fraqueza humana. Embora ele fosse uma pessoa bem instruda, possua tambm muitas e persistentes fraquezas. Uma delas era o que ele denominou de espinho na carne, e ele orou a Deus pedindo que o retirasse (2 Corntios 12.7,8). O Senhor Deus lhe respondeu: A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza. (2 Co 12.9.) Ento o apstolo escreveu: ... De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injrias, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, ento, que sou forte. (2 Co 12.9,10.) Deus nos fez assim para que pudssemos glorific-lo. Devemos buscar glorific-lo em tudo o que fizermos ou falarmos.

159

160

O Poder de Deus
Objetivo 3. Baseando-se em Ezequiel 2.2, explicar o que capacitou o profeta a se colocar de p na presena de Deus. Um outro exemplo de Deus revelando seu poder atravs da fraqueza humana, o caso do profeta Ezequiel, no Antigo Testamento. Ele era um sacerdote de trinta anos de idade quando recebeu o chamado de Deus. Sua nao havia sido derrotada e destruda. O maior propsito de sua vida (o sacerdcio) era praticamente intil. Ele estava trabalhando, como cativo, em uma fazenda. Nos captulos 1 e 2 de Ezequiel lemos a respeito de como ele foi chamado por Deus, em meio a essas circunstncias. Aconteceu em meio a uma terrvel tempestade (Ez 1.4). Isso deve ter representado a maior confuso que Ezequiel sentiu em sua vida. Deus revelou o seu poder atravs daquela tempestade. Vamos ler a descrio dos fatos dada pelo prprio Ezequiel: ... vendo isto, ca com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava. Esta voz me disse: Filho do homem, pe-te em p, e falarei contigo. Ento, entrou em mim o Esprito, quando falava comigo, e me ps em p, e ouvi o que me falava. Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel... (Ez 1.28; 2.1-3.) O nome pelo qual Deus chamou Ezequiel, Filho do homem, bastante interessante. uma palavra forte que chama a ateno para a humanidade de Ezequiel. Esse nome aparece muitas vezes nesse livro. Deus est constantemente relembrando a Ezequiel que ele deseja operar atravs da sua humanidade. O nome Ezequiel significa aquele a quem Deus fortalecer, ou aquele cujo carter prova pessoal do fortalecimento de Deus. Hoje em dia descreveramos esse tipo de pessoa dizendo: Se esse homem fizer alguma coisa boa, as pessoas sabero que foi Deus quem o capacitou. Ezequiel um excelente exemplo para ns, tanto por causa do seu nome, como por causa de suas aes. 4 Leia Ezequiel 2.2 e responda: Como Ezequiel foi capaz de se colocar de p na presena de Deus? a) Ele colocou-se de p pelo seu prprio esforo.

161

b) Deus ordenou que ele se levantasse. c) O Esprito de Deus entrou em Ezequiel e o levantou. A personalidade de Ezequiel foi transformada pelo poder de Deus. E foi unicamente atravs desse poder transformador que o fraco e confuso agricultor Ezequiel pde dizer: Como se me ordenou, assim eu fiz. (Ezequiel 12.7). Deus foi glorificado atravs do seu longo e frutfero ministrio.

DVIDAS E AUTOCONDENAES
Muitas das pessoas que foram chamadas por Deus para servi-lo, se sentiram incapazes de faz-lo. Esse tipo de sentimento, por si s, no errado. Mas isso pode demonstrar falta de f no Deus que nos criou. Tal condio pode levar o cristo, s vezes, autocondenao (isto , declarar-se culpado). Deus conhece as nossas fraquezas. Quando ele nos chama, ele nos d a fora e o poder para cumprir o seu chamado. Se permitirmos que as dvidas e condenaes pessoais nos impeam de cumprir o propsito de Deus, estaremos demonstrando que no confiamos plenamente nele.

Dvidas a Respeito de Nossa Capacidade


Objetivo 4. Faa uma lista de quatro coisas que Timteo deveria praticar, para que as pessoas pudessem ver o seu progresso. Em xodo 3, lemos que Deus chamou Moiss para servi-lo; mas ele duvidou que pudesse faz-lo. Quando Deus falou com ele, de uma forma miraculosa, do meio da sara, Moiss respondeu: Eis-me aqui! (V. 4.) O Senhor disse a Moiss que iria envi-lo ao rei do Egito, com a misso de retirar o povo de Deus daquela terra. Mas imediatamente Moiss respondeu: ... Quem sou eu para ir a Fara e tirar do Egito os filhos de Israel? (V. 11.) Ento Deus disse: ... Eu serei contigo; e este ser o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte. (V. 12.) A Moiss apresentou uma srie de desculpas: Que lhes direi? (V. 13.) ...eis que no crero, nem acudiro minha voz (x 4.1). E, por ltimo: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de lngua. (V. 10.) Ento o Senhor lhe disse: Quem fez a

161

162

boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que v, ou o cego? No sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hs de falar. (Vv. 11,12.) Mas Moiss disse: Ah! Senhor! Envia aquele que hs de enviar, menos a mim. (V. 13.) Nesse ponto da conversa, Deus ficou irado com Moiss. interessante observar a pacincia de Deus com Moiss nessa histria. Deus compreendeu suas dvidas e estava disposto a trabalhar cada questo. No entanto, quando Moiss continuou a argumentar com Deus, isso tornou-se uma questo de falta de f. Finalmente Moiss decidiu ir para o Egito e, medida que Deus ia ajudando-o, sua confiana nele ia crescendo. Ele se tornou um grande lder do povo de Deus. Pode ser que durante este curso voc tenha comeado a pensar sobre o seu propsito como cristo. Deus tem um chamado muito especial para a sua vida. O alvo da maturidade crist parece difcil, e medida que voc vai crescendo espiritualmente, vai percebendo que outros desafios vo surgindo. Pode at ser que voc tenha dvida sobre a sua capacidade, como Moiss teve, mas quando Deus nos chama, ele promete que vai nos ajudar. Deus formou cada parte do nosso ser. Ele nos conhece muito melhor que ns mesmos. Precisamos vencer nossa falta de habilidade atravs do exerccio da f em Deus. Ele um Deus de poder e nos mostra a sua glria medida que usa pessoas fracas para executar grandes obras. 5 Leia 1 Timteo 4.11-16. De acordo com o verso 12, Timteo foi instrudo a no permitir que ningum o desprezasse por ele ser: a) feio. b) jovem. c) fraco. 6 Em 1 Timteo 4.13-15 o apstolo Paulo disse a Timteo que havia quatro coisas que ele devia praticar, para que as pessoas pudessem ver o seu progresso espiritual. Aliste-as abaixo na ordem em que so mencionadas. a ............................................................................................................ b ............................................................................................................ c ............................................................................................................ d ............................................................................................................

163

Dvidas Causadas Pelas Acusaes de Satans


Objetivo 5. Identificar a principal fonte de dvidas, e dizer como podemos super-las. Muitas vezes Satans nos induz a duvidar de ns mesmos. Como j vimos, ele o nosso adversrio, e trabalha para nos confundir. Ele nos acusa e coloca nossos pontos fracos em evidncia. Alguns cristos se sentem desencorajados ante os ataques do inimigo, e acreditam em suas mentiras. O que ele coloca na mente deles confirma seus sentimentos a respeito de si mesmos e eles acabam por se autocondenar. Depois de setenta anos no cativeiro o Senhor Deus torna possvel ao povo de Israel regressar para Jerusalm. Josu foi escolhido para ser o lder espiritual. Ele era o sumo sacerdote. (No confunda este Josu com aquele que conduziu o povo de Israel para a terra prometida.) Quando o povo de Deus voltou para Jerusalm, eles imediatamente comearam a reedificar o templo. E isso foi uma boa notcia! Mas logo desanimaram, pois houve muita oposio e murmurao. Depois que lanaram os alicerces, abandonaram as obras por dezesseis anos! Finalmente Deus levantou os profetas Ageu e Zacarias para fazer o povo retornar ao trabalho. Atravs de uma viso especial, Deus mostrou ao profeta Zacarias qual era um dos maiores problemas. 7 Segundo Zacarias 3, quem se levantou para fazer acusaes contra Josu? .................................................................................................................................. 8 Leia Zacarias 3.3. A respeito de que Satans acusou Josu? .................................................................................................................................. Parece que as vestes sujas que Zacarias viu em Josu representavam os erros que ele e o povo haviam cometido. Mas, apesar disso, o anjo do Senhor respondeu s acusaes de Satans, dizendo: O Senhor te repreende, Satans; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalm, te repreende; no este um tio tirado do fogo? (Zc 3.2.) Os versos 4 e 5 dizem que as vestes sujas foram retiradas e que novas vestimentas foram dadas a Josu; e fazia parte desta vestimenta um

163

164

turbante, smbolo de autoridade que ele tinha junto a Deus. Nos versos 6 e 7 Josu instrudo a andar em um novo relacionamento com o Senhor, e os ltimos versos desse captulo falam das bnos de Deus sobre esse relacionamento. Essa passagem nos mostra claramente de que maneira Satans atua sobre nossas fraquezas: ele chama nossa ateno para elas, e nos acusa. Isso faz com que duvidemos de ns mesmos e nos tornemos desmotivados; muitas vezes, simplesmente desistimos. Entretanto, devemos nos atentar para o fato de que Deus tira fora as vestiduras sujas e nos coloca outras limpas. Quando pararmos de dar ouvidos s acusaes de Satans, Deus cuidar de nossas fraquezas e dvidas. O que Satans faz ao acusar os crentes, chamado de condenao, que significa declarar algum inadequado ou indigno, ou julgar e declarar algum culpado. Em Romanos 8.1, lemos: Agora, pois, j nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus. Joo diz: Quem nele cr no julgado (condenado); o que no cr j est julgado, porquanto no cr no nome do unignito Filho de Deus. (Jo 3.18.) O diabo tenta nos julgar e nos levar a olhar para nossas fraquezas; dessa maneira ele nos mantm afastados da vitria. Se ns permitirmos, Deus ir transformar nossa personalidade atravs do seu divino poder. Uma das imagens que a Bblia nos d a respeito da vitria final de Deus sobre o diabo, Apocalipse 12.10, 11. Nessa passagem encontramos estas importantes palavras: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida. 9 Com um lpis, marque (1), (2), e (3) em frente s trs coisas em Apocalipse 12.11 (transcrito acima) que concedem ao crente vitria sobre o diabo.

165

Essas trs armas esto nossa disposio hoje. Relembre a verdade das Escrituras: ... porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. (1 Jo 4.4.)

TRANSFORMAO ATRAVS DO ESPRITO SANTO


Objetivo 6. Explicar como Atos 17.6 mostra que os cristos eram espiritualmente transformados. A Bblia uma grande fonte de encorajamento para ns. Muitos dos homens que Deus escolheu para trabalhar atravs deles eram bastante parecidos conosco: Moiss, Josu, Ezequiel, Paulo, Timteo e muitos outros. Foram pessoas comuns e tiveram fraquezas normais a qualquer ser humano; mas o Esprito de Deus entrou neles e os transformou. O livro de Atos fala a respeito dessa transformao. Depois da crucificao de Jesus, os discpulos se espalharam e ficaram desanimados. Nem mesmo a ressurreio foi capaz de resolver o problema deles. Mas quando o Esprito Santo desceu sobre eles, como Jesus havia prometido, as coisas mudaram. Eles passaram a trabalhar e a testemunhar de Jesus com grande poder. 10 Leia Joo 14.26. Jesus disse aos seus discpulos que o Pai enviaria o Esprito Santo. Como Jesus se referiu a ele? a) O Consolador. b) Aquele que cura. c) O poder. Em Atos 1.8, Jesus disse aos discpulos: Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. O livro de Atos registra a histria de homens transformados. Os discpulos eram homens simples; no possuam uma grande educao formal. Eram homens com suas prprias fraquezas. No entanto, debaixo do poder do Esprito Santo, transtornaram o mundo. Foram homens fortes, mesmo passando por sofrimento e enfrentando a morte.

165

166

11 Em Atos 17.6 os judeus disseram o seguinte, a respeito dos cristos que estavam agindo debaixo do poder do Esprito Santo: ... Estes que tm transtornado o mundo chegaram tambm aqui. De que maneira essa passagem das Escrituras mostra que esses cristos eram espiritualmente transformados? .................................................................................................................................. Ns tambm temos a mesma oportunidade de testemunhar de Jesus Cristo por meio do poder do divino Consolador. Sabemos qual o alvo para a nossa vida crist, mas somos muito fracos para alcan-lo atravs de nossa prpria fora. Mas quando estamos fracos, que Deus se torna forte em ns. Seu Esprito pode fazer com que sejamos capazes de nos firmar em nossos ps. O Esprito de Deus pode nos capacitar a realizar a obra que o Senhor tem para ns. Seu Esprito coloca a natureza de Deus dentro de ns, e essa natureza nos impulsiona em direo ao nosso objetivo de sermos semelhantes a Cristo. Esse alvo a verdadeira maturidade crist. Autoteste RESPOSTA BREVE. Escreva na linha pontilhada a resposta apropriada questo. 1 Qual a vantagem de vermos a nossa vida como Deus a v? .................................................................................................................................. VERDADEIRO-FALSO. Escreva V se a frase for verdadeira, e F se for falso. Depois, transforme as frases falsas em verdadeiras. .... 2 O crente deve se gloriar no que o Senhor fez. O crente deve se gloriar ..................................................................

167

.... 3

Moiss se queixou com Deus por no ser um bom orador. Moiss se queixou com Deus por ...................................................

.... 4

Condenao significa declarar algum capaz e digno. julgar algum inocente. Condenao significa declarar algum............................................e ........................................................................................... julgar algum ..............................................................

ASSOCIAR. Abaixo voc encontrar muitas exemplos de conceitos bsicos trabalhados nesta lio. Associe cada ilustrao (5-9) com o melhor conceito (a-e), escrevendo a letra correta nos pontilhados antes de cada ilustrao. .... 5 O apstolo Paulo tinha fraquezas, incluindo um doloroso mal fsico o qual ele pediu a Deus para tirar. Mas, apesar disso, era um poderoso trabalhador cristo. Deus chamou Ezequiel de Filho do Homem muitas vezes, no livro que tambm se chama Ezequiel. Apesar de Deus ouvir com pacincia as desculpas de Moiss, ficou irado com ele quando este continuou a resistir ao plano divino para sua vida. Timteo era jovem, e foi advertido a no permitir que

.... 6

.... 7

.... 8

167

168

os outros fizessem pouco caso dele por causa de sua mocidade. .... 9 Satans se apresentou para acusar Josu (sumo-sacerdote durante o tempo da restaurao de Israel) quando este estava diante do anjo do Senhor, usando vestes sujas.

a) Deus compreende nossas fraquezas, mas espera que faamos a Sua vontade pela f em Seu poder. b) Deus deseja nos lembrar de nossa humanidade, para que dependamos do seu poder. c) Usando os fracassos do crente, o diabo tenta conden-lo. d) A pouca experincia espiritual de um crente no deve impedi-lo de ser considerado um exemplo para outros crentes. e) O poder de Deus se torna mais forte quando o crente est fraco. MLTIPLA ESCOLHA. Existe apenas uma resposta correta para a questo seguinte. Circule a letra que contenha essa resposta. 10 Como Satans se coloca diante de Deus para trabalhar contra os irmos? a) Como um falso relator. b) Como um acusador. c) Como uma serpente. d) Como um falso profeta.

168

169

Respostas s perguntas de estudo 1 Deus a fonte de fora, e os homens so a fonte de fraqueza. 7 Satans 2 a) Jesus Cristo. 8 Ele estava usando vestes sujas. 3 Naquilo que o Senhor fez. 9 (1) O sangue do Cordeiro. (2) A palavra do testemunho. (3) Em face da morte, no amar a prpria vida. 4 c) O Esprito de Deus entrou em Ezequiel e o levantou. 10 a) O Consolador. 5 b) Jovem. 11 Essa passagem mostra que esses cristos foram espiritualmente transformados atravs do Esprito Santo. 6 a b c d Ler a Bblia em pblico. Exortar. Ensinar. No negligenciar o dom que ele tinha.

169

170

Maturidade Crist

Glossrio
A coluna da direita mostra a lio do livro onde a palavra pode ser encontrada. Lio Acusao Adltero Alcanado 3, 10 Alicerce Arma Arquiteto alguma coisa ruim imputada a algum. que violou ou viola a fidelidade conjugal. adquirido; terminado com sucesso. as bases; a fundao. instrumento usado para ataque, ou defesa. aquele que projeta uma nova construo. 3, 7 6 3 3 3 10 2

Arrependimento mudar de atitude, de parecer; voltar atrs em relao a algo, interna ou internamente. Arteso Atitude Audincia Automtico Avaliao Capacitar Carter Ciclo Comparar Comunho quem tem habilidade para trabalhar com as mos.

maneira de sentir ou de pensar a respeito 3, 10 de certas coisas. ouvintes; pessoas em uma reunio. que trabalha ou se move por si s. fixar o valor de alguma coisa. tornar algum capaz. a natureza da pessoa revelada atravs de suas Aes. conjunto de movimentos regularmente repetidos em uma ordem especfica. igualar, equiparar, estabelecer relao. companheirismo; compartilhar idias, interesses. 6 4 1 8, 9 8 5 5 1

Evidncias de Transformao Espiritual

171

Condenao Conformado Conhecimento Convico Crescer Crescimento Cultivar Definitivo Destino Dinmica Direo Doutrina Empenho Equipado Equipar Especfico Estatura Excelente Ferramenta Garantia

censura, reprovao, indcio de culpa. ser como; feito igual a. experincia, discernimento; coisas conhecidas. o que algum acredita ser certo. ato ou efeito de crescer. preparar a terra para o plantio. final, ltimo, mximo. aquilo que suceder ou acontecer a algum. relativo produo de fora ou poder. uma instruo especfica; orientao. o que ensinado. esforo.

10 3 8 3 1 3, 9 5 1 1 6 3 5

(referente a pessoa) tornar-se mais velho. 5, 1

suprido do conhecimento (e das ferramen- 5, 9 tas) necessrio para realizar uma tarefa. suprir do conhecimento (e das ferramentas) necessrio para realizar uma tarefa. exclusivo; relativo a. desenvolvimento; crescimento fsico, mental ou moral. muito bom. pessoa ou coisa usada por algum, para realizar um trabalho. documento, palavra ou objeto que se d como prova de que se vai cumprir uma promessa. 5 3 1 6 6 7

172

Maturidade Crist

Gloriar-se Glorificar Homossexual Imagem Impedir Infantil Interagir ntimo Judicial Lembrete Lentes Louvar Manifestao Maturidade Negligncia Notvel Observar Obstculo bvio Opo Ordenar

falar com orgulho a respeito de algo. dar glria; louvar. aquele que pratica relao sexual com algum do mesmo sexo. semelhana ou cpia de alguma coisa. esforo para parar ou atrapalhar algum ou alguma coisa. algo caracterstico de uma criana. agir mutuamente, conjuntamente. interno, que est dentro; perto. que tem a ver com juzes. algo usado para lembrar algum de alguma coisa. pea de vidro que coleta luz, e atravs do qual podemos ver. glorificar, enaltecer, elogiar; dar glria. demonstrao, revelao, esclarecimento. estado de completo amadurecimento ou crescimento. descuido, desateno. singular, extraordinrio, fora do comum. agir de acordo com; prestar ateno. tudo aquilo que traz problema ou dificuldade. claramente perceptvel; fcil de se notado. alternativa, preferncia; o que pode ou no ser feito, segundo a escolha de cada um. indicar oficialmente ou consagrar uma pes

10 1, 9 2 2 4 10 6 8 5 9 6 9 8 1 4 6 8 4 6 5 7

Evidncias de Transformao Espiritual

173

soa a ministro de alguma igreja evanglica. Paralisado Peneirar Penitncia Perfeito Ponto de vista Preparatrio Prevalecer Procurar Propsito Qualificao Quebrantamento Questo Racional Registro Relacionamento Requerer Resgatar incapacitado de se mover. examinar com extremo cuidado. sofrimento imputado a si prprio como sinal de pesar por ter feito algo errado. completo ou inteiro; sem defeito, primoroso, impecvel. maneira de olhar ou considerar alguma coisa. introdutrio, preparativo, prvio, preliminar. vencer; tornar-se amplamente aceito como um hbito. tentar achar, buscar; esforar-se por obter. objetivo, desejo, plano, inteno, intento, projeto. qualidade ou habilidade que capacita uma pessoa. abatimento na fora ou no esprito; submisso, humilhao. assunto sobre o qual se precisa chegar a uma concluso. razovel, possvel; conforme a razo. ato ou efeito de registrar; narrao. 3 5 6 5 1 9 3 5 10 9 7 1

4 conexo, relao, convivncia; ligao de 10 amizade; ato ou efeito de relacionar-se. 1 precisar, pedir, necessitar; mandar, ordenar, exigir. 7 livrar do castigo, da punio. 9

alguma coisa pela qual algum responsvel. rplica, reao, efeito, retorno. levantar da morte; voltar a viver. sacro, consagrado, santificado, venervel, dedicado. cheio de vida e de esprito; vivo. bem-sucedido, triunfante; que alcanou vitria.

Respostas aos Autotestes

Respostas aos Autotestes


Lio 1 1 F 2 F 3 V 4 F

Lio 2 1 V 2 V 3 F; Jesus Cristo. 4 a) b) d) h) Espiritual. Fsica. Mental. Social.

5 V 6 a) c) d) e) Completamente crescido. Completo. Inteiro. Terminado.

5 a) Imoral. d) Adltera. e) Homossexual. 6 b) Natureza de servo. 7 a b c d Famlia (alm do cnjuge). Amigos. Marido ou esposa. Vizinhos.

7 c) Seu esprito. 8 b) Servir como modelo de um perfeito relacionamento entre Deus e o homem. c) Conceder vida abundante ao homem. 9 Satans. 10 Quaisquer dois dos seguintes: solo beira do caminho, solo cheio de pedras e sem umidade, solo cheio de espinhos, solo bom.

Lio 3 1 Quando ele se tornar um cristo maduro. 2 a b c d 2 4 3 1

Maturidade Crist

3 b) c) f) h) j)

Um beb. Campo de Deus. Solo. Edifcio de Deus. O templo do Esprito Santo.

8 T 9 E 10 E 11 T 12 Tribunal de Cristo. Lio 6 1 7 (Sua avaliao pessoal.) 8 F 9 F 10 V 11 b) Ter comunho, compartilhar, contribuir. 12 Imaturidade e falta de unio verdadeira so algumas (existem outras). Lio 7 1 F 2 V 3 V 4 F 5 F 6 V 7 F 8 Arrependimento. 9 Crer em Deus.

4 a) Ouro. e) Prata. f) Pedras preciosas. Lio 4 1 F; tem muito a ver com a maturidade do crente. 2 V 3 F; cresce mais devagar do que o que recebe comida slida. 4 F; o seu esprito. 5 V 6 a) Ensinar. 7 Quaisquer quatro destas nove: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Lio 5 1 F; nos leva a agir. 2 V 3 V 4 V 5 F; vida (ou obras). 6 E 7 T

176

Respostas aos Autotestes

10 Batismos 11 Imposio de mos. 12 Ressurreio dos mortos. 13 Julgamento eterno. Lio 8 1 V 2 V 3 F 4 V 5 V 6 a) c) f) g) j) l) m) o) 7 Bondade. Paz. Pacincia. Benignidade. Fidelidade. Domnio prprio. Amor. Alegria.

8 10 Quaisquer trs destes seguintes: alimentar o faminto, dar de beber ao sedento, hospedar ao estrangeiro, vestir ao que estiver nu, cuidar dos doentes, visitar os que esto nas prises. Lio 10 1 Ver a nossa vida como Deus a v nos capacitar a alcanar os alvos que ele tem para ns. 2 V 3 V 4 F; incapaz, indigno, culpado. 5 9 a) b) c) d) e) 7 6 9 8 5

(Resposta pessoal.)

Lio 9 1 V 2 F 3 V 4 Ter maturidade espiritual. 5 Dons da Palavra. 6 Dom de lnguas. 7 Interpretao de lnguas.

10 b) Como um acusador.

Impresso e Acabamento:

Av. Dr. Pedro Camarinha, 31 - Santa Cruz do Rio Pardo-SP - T: (14) 3332.1155 - www.graficaviena.com.br

PRESERVE A NATUREZA

IMPRESSO EM PAPEL RECICLVEL

ICI BRASIL PROVA DO ALUNO 9/18 - MATURIDADE CRIST

1. Para a avaliao das Atividades de Aprendizagem propostas no seu Livro-Curso, assinale as questes abaixo com (S) SIM (N) NO (A) Algumas Vezes. Responda com sinceridade ...NO MENTISTE AOS HOMENS, MAS A DEUS ATOS 5:4b. A.( ) Analisou os objetivos propostos, s informaes introdutrias: esboo e autor da lio? B.( ) Realizou as atividades de aprendizagem e do autoteste. Respondeu e corrigiu? C.( ) Fez s anotaes no caderno. D.( ) Pesquisou no Glossrio o significado das palavras-chave? E.( ) Verificou as passagens bblicas? 2. Assinale a alternativa correta que trata sobre o Curso Maturidade Crist. (A) De um alvo sempre presente na minha vida crist. (B) Para que eu possa alcanar a medida da estatura da Plenitude de Cristo. (C) Devo me tornar o mais semelhante possvel a Jesus. (D) Todos os itens esto corretos para que eu alcance a Maturidade Crist. 3. Assinale o objetivo que no pertence ao Curso Maturidade Crist. (A) Relacionar maturidade espiritual com vida diria, fazendo diferena entre o bem e o mal. (B) Reconhecer como o cristo adquire maturidade. (C) Explicar a propenso (tendncia, jeito) ao crescimento. (D) Explicar as experincias pessoais a fim de analisar o progresso obtido com as perfeies . 4. DEUS DESEJA QUE VOC CRESA. Assinale a alternativa que MELHOR responde esta afirmativa. (A) Assim como uma criana, assumirei todos os direitos e deveres na famlia de Deus. (B) Para eu definir a maturidade crist. (C) Para aumentar a minha semelhana com Jesus. (D) Por que sou uma criatura Dele. 5. MOTIVAES QUE FAZEM VOC CRESCER. Marque com falso (F) ou verdadeiro (V) as seguintes afirmativas: 1. Compreender: significa que eu vou alm da simples memorizao, com a inteno de aplicar os meus conhecimentos e verdade ao diaa-dia. 2. Eu preciso tentar abandonar alguns hbitos, as conversas e o comportamento infantil.

3. medida que vou crescendo tambm cresce a minha capacidade de fazer julgamentos acertados, o que me ajuda fazer diferena entre o certo e errado. 4. Se no madurecer, estarei sujeito aos falsos ensinos de homens enganadores. Assinale a alternativa que expressa a ordem correta das suas respostas. (A ) V;F;V;F. (C) V;F;V;V. (B ) V;V;V;F. (D) F;F;F;V. 6. ELEMENTOS QUE LEVAM VOC A MATURIDADE CRIST. Complete as lacunas com os elementos: Palavra de Deus, orar, est no esprito, comunho com outros. 1. Deus lhe criou com a necessidade _______________ 2. O seu crescimento espiritual est diretamente ligado ao tempo que dedicada _______________ 3. A leitura da sua Bblia em atitude de meditao e humildade traz f, poder e desejo de _______________. 4. Quando voc adora a Deus, esta uma ao que s pode acontecer _______________ Assinale a alternativa que expressa a ordem correta das suas respostas. (A) orar, comunho com outros, est no esprito, Palavra de Deus. (B) comunho com outros, Palavra de Deus ,orar, est no esprito,. (C) est no esprito, Palavra de Deus, orar, comunho com outros. (D) nenhuma das alternativas. 7. Considerando que os Fundamentos (seis pedras do alicerce) da experincia crist precisam estar firmes para depois prosseguir. Assinale a alternativa incorreta. (A) Voc no pode continuar a construir at que a base (Verdades Fundamentais) esteja segura. (B) A sua maturidade em Cristo no resultado de um s acontecimento. (C) Quando voc se arrepende, no algo emocional como chorar uma deciso interior, com uma mudana de mente que lhe leva mudar de direo. (D) Apenas a Doutrina necessria para o seu crescimento espiritual. 8. EVIDNCIAS DO SEU CARTER CRISTO. Relacione corretamente com os itens de 1 a 4. 1. Ser semelhante a Jesus Cristo 2. Carter 3. Vontade 4. A maior evidncia e maturidade espiritual ( ) O carter de Cristo em sua vida.

NOME: RA: TELEFONE: E-MAIL:

10. Assinale a NICA alternativa correta. (A) Assim como os pssaros voam muito alto por estarem indo para lugares distantes. Voc aprendeu uma grande lio: ser como os pssaros, para enxergar a situao por uma perspectiva no baixa, e livrar-se dos predadores as tentaes de Satans. (B) Como que eu posso ser como Jesus? Essa atitude por si s de dvida. (C) O homem sempre procura buscar a sua independncia, para isso, voc deve confiar na sua fora, e buscar sabedoria para o seu crescimento. (D) Deus revela o seu Poder atravs da sua fora. Se voc fizer alguma coisa boa, as pessoas sabero quem o capacitou. T URIDADE CRIST

Responda, recorte e envie o carto resposta para o Setor Pedaggico do ICIpedagogia@icibrasil.com.br. Caixa Postal 364, CEP 13001-970, Campinas - So Paulo Brasil

PROVA 9/18 - MATURIDADE CRIST

9. NAS EVIDNCIAS DE QUE O SEU MINISTRIO FRUTFERO. Responda S (Sim) ou N (No). 1. ( ) o fazer a vontade de Deus que conta, no o falar. 2. ( ) o ministrio de Jesus Cristo realizado atravs da sua sabedoria. 3. ( ) Expressar mais e mais o carter de Jesus em seus atos e atitudes. 4. ( ) A evidncia de que o Esprito Santo est controlando a sua mente e vontade so as obras que do continuidade ao ministrio de Cristo. Assinale a alternativa que expressa a ordem correta das suas respostas. (A) S; N; S; N. (C) S; N; S; S. (B) S; S; S; S. (D) Nenhuma das alternativas.

GABARITO PARA O CARTO RESPOSTA. 1 2 3 4 5 6 A. ( ) A. ( ) A. ( ) A. ( ) A. ( ) A. ( ) B. ( ) B. ( ) B. ( ) B. ( ) B. ( ) B. ( ) C. ( ) C. ( ) C. ( ) C. ( ) C. ( ) C. ( ) D. ( ) D. ( ) D. ( ) D. ( ) D. ( ) D. ( ) E. ( )

7 A. ( B. ( C. ( D. (

( ) O reflexo do carter de Jesus em seu prprio carter e estilo de vida. ( ) Partes ou traos da sua natureza essencial, que distingui das outras pessoas. ( ) Determina quais os traos do seu carter que vai permitir que brilhe. Assinale a alternativa que expressa a ordem correta das suas respostas. (A ) 3; 2; 1; 4. (C) 4; 2; 3; 1. (B) 4; 1; 2; 3. (D) nenhuma das alternativas.

) ) ) )

8 A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

9 A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

10 A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

También podría gustarte