Está en la página 1de 15

Como Escrever Bem uma Redao

Os grandes escritores possuem tal convvio e domnio da linguagem escrita como maneira de manifestao que no se preocupam mais em determinar as partes do texto que esto produzindo para uma boa redao. A lgica da estruturao do texto vai determinando, simultaneamente, a distribuio das partes do texto, que deve conter comeo, meio e fim. O aluno, todavia, no possui muito domnio das palavras ou oraes portanto, torna!se fundamental um cuidado especial para escrever uma redao. Alguns professores costumam determinar em seus manuais de redao outra nomenclatura para as tr"s partes vitais de um texto escrito. Ao inv#s de comeo, meio e fim, elas recebem os nomes de introduo, desenvolvimento e concluso ou, ainda, incio, desenvolvimento e fec$o. %odos esses nomes referem!se aos mesmos elementos. &arece!nos que irrelevante o nome que cada pessoa atribui. O importante # que as pessoas saibam que elas devem existir em sua redao. 'e(amos, sucintamente, cada uma delas.

Introduo (incio, comeo)


&odemos comear uma redao fazendo uma afirmao, uma declarao, uma descrio, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. O que se deve guardar # que uma introduo serve para lanar o assunto, delimitar o assunto, c$amar a ateno do leitor para o assunto que vamos desenvolver. )ma introduo no deve ser muito longa para no desmotivar o leitor. *e a redao dever ter trinta lin$as, aconsel$a!se a que o aluno use de quatro a seis para a parte introdutria.

Defeitos a evitar para uma boa redao


+. +niciar uma ideia geral, mas que no se relaciona com a segunda parte da redao. ++. +niciar com digresses ,o incio dever ser curto-. +++. +niciar com as mesmas palavras do ttulo. +'. +niciar aproveitando o ttulo, com se este fosse um elemento d primeira frase. '. +niciar com c$aves .xemplos/ - Desde os primrdios da Antiguidade... - No fcil a respeito de... - Bem, eu acho que... - Um dos pro lemas mais discutidos na atualidade...

Desenvolvimento (meio, corpo)

A parte substancial e decisria de uma redao # o seu desenvolvimento. 0 nela que o aluno tem a oportunidade de colocar um conte1do razo2vel, lgico. *e o desenvolvimento da redao # sua parte mais importante, dever2 ocupar o maior n1mero de lin$as. *upondo!se uma redao de trinta lin$as, a redao dever2 destinar de catorze ,34- a dezoito ,35- lin$as para o corpo ou desenvolvimento da mesma.

Defeitos a evitar para uma boa redao


+. &ormenores, divagaes, repeties, exemplos excessivos de tal sorte a no sobrar espao para a concluso.

Concluso (fecho, final)


Assim como a introduo, o fim dever2 ocupar uma pequena parte do texto. *e a redao est2 plane(ada para trinta lin$as, a parte da concluso deve ter quatro a seis lin$as. 6a concluso, nossas ideias propem uma soluo. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na concluso. *e algu#m introduz um assunto, desenvolve!o bril$antemente, mas no coloca uma concluso/ o leitor sentir!se!2 perdido, estupefato.

Defeitos a evitar para uma boa redao


+. 6o finalizar ,# o principal defeito++. Avisar que vai concluir, utilizando expresses como 7.m resumo7 ou 78oncluindo7

EI!"R# E I$!ER%RE!#&'( DE !E)!(*


( +ue , interpretar te-tos. De onde vem a import/ncia de interpretar te-tos.
92 muito tempo se discute sobre :analfabetismo;, e os seus nveis. <ogo se c$egou a concluso de que : alfabetizado; # aquele que consegue escrever, ler e interpretar textos identificando entre estes, os modelos de comparao, par2frases, pardias, entre outros. Assim leitura e interpretao, $o(e, al#m de ser um dos indicadores mais importantes nas provas do .6.=, atestam o seu grau de instruo e compet"ncia leitora. &ara interpretar textos com sucesso, # preciso/
1. LER E CONHECER DIVERSOS TIPOS E GNEROS TEXTUAIS: Diferenciando e! o": VER#AIS$ N%O&VER#AIS E 'ITOS:

>?6.@O* %.A%)A+* B *o incont2veis os g"neros textuais e, o tempo todo, escol$emos diversos deles para diversas pr2ticas sociais, seguindo sempre a necessidade tem2tica, a relao entre os interlocutores e a vontade enunciativa. .nquadram!se nesse rol de pr2ticas comunicativas/ di2logo face!a!face, bil$ete, carta ,pessoal, comercial etc-, receita culin2ria, $orscopo, artigo, romance, conto, novela, card2pio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piada, resen$a, inqu#rito policial, ofcio, requerimento, ata, relatrio etc. 9o(e, com a :cultura eletrCnica;, surgem novos g"neros textuais e novas formas de comunicao ,oral ou escrita- como o bate!papo on!line ,=*6-, blog, tDitter ,micro blog-, OrEut, FacebooE, mensagens *=* ,celular- etc. %oda essa dinGmica # confirmada quando =arcusc$i diz/ :,H- os g"neros textuais so fenCmenos $istricos, profundamente vinculados I vida cultural e social;. %+&O* %.A%)A+* B B os tipos textuais so limitados em n1mero, so construes textuais tericas com aspectos sint2ticos, lexicais, gramaticais, e com ateno especial aos tempos verbais, uso de adv#rbios etc. 6arrativo B=odalidade em que se conta um fato, fictcio ou no, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. .x/ .ra meia!noite quando o policial percebeu dois $omens entrarem na casa.

Jescritivo B )m texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um ob(eto. .x/ O garoto, com bastante medo, tremia e suava frio. A casa onde ele se escondia era bastante vel$a e grande e estava Is escuras. .xpositivo B Apresenta informaes sobre assuntos, expe ideias explica, avalia, reflete. ,analisa ideias-. .x/ A $istria do celular # recente, mas remonta ao passado B e Is telas de cinema. +n(untivo B +ndica como realizar uma ao Argumentativo B # o texto em que defendemos uma id#ia, opinio ou ponto de vista, uma tese, procurando ,por todos os meios- fazer com que nosso ouvinteKleitor aceite!a, creia nela. L.%.A%O . 8O6%.A%O/ #$# I*#R, C(0%#R#R, I$1ERIR, DED"2IR, C($C "IR, I$!ER%RE!#R 'amos treinar/ 3- #nti3amente Acontecia o indivduo apan$ar constipao ficando perrengue, mandava o prprio c$amar o doutor e, depois, ir I botica para aviar a receita, de c2psulas ou plulas fedorentas. Joena nefasta era a p$tsica, feia era o g2lico. Antigamente, os sobrados tin$am assombraes, os meninos, lombrigas ,H8arlos Jrummond de Andrade. %oesia completa e prosa4 @io de Maneiro/ 8ompan$ia Mos# Aguilar, p.3.354. O texto acima est2 escrito em linguagem de uma #poca passada. Observe uma outra verso, em linguagem atual. #nti3amente Acontecia o indivduo apan$ar um resfriado ficando mal, mandava o prprio c$amar o doutor e, depois,ir I farm2cia para aviar a receita, de c2psulas ou plulas fedorentas. Joena nefasta era a tuberculose, feia era a sfilis. Antigamente, os sobrados tin$am assombraes, os meninos, vermes ,H8omparando!se esses dois textos, verifica!se que, na segunda verso, $ouve mudanas relativas a/ A vocabul2rio. N construes sint2ticas. 8 pontuao. J fon#tica. . reg"ncia verbal.

L- <eia os textos abaixo/ I 5 # situao de um trabalhador !aulo "enrique de #esus est h quatro meses desempregado. $om o %nsino &dio completo, ou se'a, (( anos de estudo, ele perdeu a )aga que preenchia h oito anos de encarregado numa transportadora de )alores, ganhando *+,--,--. Desde ento, e com .- curr/culos ' distri u/dos, s encontra oferta para ganhar *+0--,--, um salrio m/nimo. %le aceitou tra alhar por esse )alor, sem carteira assinada, como gar1om numa casa de festas para fa2er frente 3s despesas. ,4 5lo o, LOKOPKLOOQ.II 5 "ma interpretao sobre o acesso ao mercado de trabalho Atualmente, a ai6a qualifica1o da mo-de-o ra um dos respons)eis pelo desemprego no Brasil. A relao que se estabelece entre a situao ,+- e a interpretao ,++- e a razo para essa relao aparece em/ ,A- ++ explica + B 6os nveis de escolaridade mais baixos $2 dificuldade de acesso ao mercado de trabal$o. ,N- + refora ++ B Os avanos tecnolgicos da %erceira @evoluo +ndustrial garantem somente o acesso ao trabal$o para aqueles de formao em nvel superior. ,8- + desmente ++ B O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 3O e 3Q anos de estudo. ,J- ++ (ustifica + B O desemprego estrutural leva a excluso de trabal$adores com escolaridade de nvel m#dio incompleto. ,.- ++ complementa + B O longo perodo de baixo crescimento econCmico acirrou a competio, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funes que no correspondem a sua formao. R- 6lcool, crescimento e pobre7a O lavrador de @ibeiro &reto recebe em m#dia @S L,QO por tonelada de cana cortada. 6os anos 5O, esse trabal$ador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanizao da col$eita o obrigou a ser mais produtivo. O corta!cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabal$ador deve cortar a cana rente ao c$o, encurvado. )sa roupas mal!a(ambradas, quentes, que l$e cobrem o corpo, para que no se(a lan$ado pelas fol$as da planta. O excesso de trabal$o causa a irola/ tontura, desmaio, cibra, convulso. A fim de agTentar dores e cansao, esse trabal$ador toma drogas e solues de glicose, quando no farin$a mesmo. %em aumentado o n1mero de mortes por exausto nos canaviais. O setor da cana produz $o(e uns R,QU do &+N. .xporta )*S 5 bil$es. >era toda a energia el#trica que consome e ainda vende excedentes. A ind1stria de *o &aulo contrata cientistas e engen$eiros para desenvolver m2quinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de 2lcool. As pesquisas, privada e p1blica, na 2rea agrcola ,cana, laran(a, eucalipto etc.- desenvolvem a bioqumica e a gen#tica no pas.

Fol$a de *. &aulo, 33KRKLOOP ,com adaptaes-. O3. 6 C(( 8 ( 0"$D( DE ( 9( E0 $(**# !EC$( (:I#

8onfrontando!se as informaes do texto com as da c$arge acima, conclui!se que/ A- a c$arge contradiz o texto ao mostrar que o Nrasil possui tecnologia avanada no setor agrcola. N- a c$arge e o texto abordam, a respeito da cana!de!a1car brasileira, duas realidades distintas e sem relao entre si. 8- o texto e a c$arge consideram a agricultura brasileira avanada, do ponto de vista tecnolgico. J- a c$arge mostra o cotidiano do trabal$ador, e o texto defende o fim da mecanizao da produo da cana!de!a1car no setor sucroalcooleiro. .- o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condies prec2rias de trabal$o, que a c$arge ironiza. %R(D"&'( DE !E)!( $'( E$ (";"E&#/ 'amos aprender a fazer redao.

0andamentos de uma boa redao 3! L! R! 4! Q! V! P! 6unca esnobe B escrever difcil no # mostrar que # bom &alavro B 6unca 8riticar )niversidade, autoridades e instituies B 6unca *er negativista B demais estraga <etra grande demais B 6unca >ria B 6unca .nc$er linguia B 6unca.

!IRE ( 0ED( DE C(0E&#R/ 8omece por/ 3! 8itao/ o assunto sobre H pode ser analisado H quando se afirma que H

L! &ergunta B .x/ A educao escolar do (ovem brasileiro, por si s, possibilita garantia de futuroW R! Jado geogr2fico B .x/ .m 8rici1ma *anta 8atarina, oito mil (ovens vivem uma aventura todos os dias/ a aventura de entrar nas minas do carvo. 4! Jado estatstico/ 6as universidades p1blicas no Nrasil POU das vagas esto nas mos da elite. ( *E:RED( <8 C(E*'( E C(ER=$CI# 8O.@?68+A/ 0 escrever com clareza 8O.*XO/ )nir o texto atrav#s das con(unesKconectivos/

Causa, conse+u>ncia, e-plicao/ por conseguinte, por isso, de fato, pois, (2 que, de tal forma

Contraste, oposio, restrio: e!ce o$ "a()o$ oda)ia$ *a"$ +e(o *eno"$ con r,rio$ con -do. Adio, continuidade: +or o- ro (ado$ a*/0*$ e$ ne*$ n1o a+ena"$ a(0* di""o$ o- ro""i*. Semelhana, comparao, conformidade: "e2-ndo$ confor*e$ i2-a(*en e$ "e*e(3an e*en e$ +or ana(o2ia$ de acordo$ do *e"*o *odo$ de *aneira id4n ica. Prioridade: +rinci+a(*en e$ "o/re -do$ aci*a de -do$ e* +ri*eiro (-2ar. Condio, Hiptese: Se ca"o. A( erna i)a$ e"co(3a: o-$ ora$ 5-er. Surpresa: de re+en e$ ine"+erada*en e$ de "6/i o. Concluso, resumo: e* "7n e"e$ e* "6*-(a$ de""a for*a$ (o2o$ +oi"$ enfi*. Dvida: 5-e* "a/e$ 0 +ro),)e($ a()e8$ +o""i)e(*en e$ 5-i9,. Certeza, nfase: cer a*en e$ "e* d6)ida$ ine2a)e(*en e$ co* oda cer e8a. Propsito, finalidade: a fi* de 5-e$ co* o fi* de$ +ara 5-e$ de.

&rofY .lisabete =enezes

Dicas para redao no ?estibular


"so do vocabul@rio ! *e(a direto e use linguagem simples, clara. O uso de termos dos quais voc" no tem segurana podem comprometer a compreenso do seu texto. ! .vite palavras cientficas, elas podem conter um significado muito especfico e no se adequarem ao contexto em que voc" as aplicou. ! 6o use figuras $istricas a menos que se(a indispens2vel, pois caso voc" se engane a respeito de alguma informao sobre aquela pessoa voc" estar2 pre(udicando a verossimil$ana do texto. ! .vite os lugares comuns, con$ecidos tamb#m como Gncoras, clic$"s, etc. *o palavras, expresses ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por voc" e que se tornaram con$ecidas. ! 6unca use grias ou figuras de linguagem. Jessa maneira voc" pode no ser claro quanto ao conte1do da sua redao. ! .vite ao m2ximo, semel$anas com a oralidade. <embre!se que quando escrevemos uma redao ,especialmente no vestibular- devemos obedecer Is normas da lngua. ! 6o use expresses do tipo :eu ac$o;, :eu penso;, :eu sinto; ou semel$antes. "so da %ontuao ! .vite o excesso de vrgulas. * as use quando for realmente necess2rio, pois caso o texto possua pausas desnecess2rias, al#m de comprometer o ritmo e a continuidade do texto, comprometer2 tamb#m a coeso e coer"ncia textual. ! 6o faa perodos longos demais, mas no exagere nos pontos, de maneira que o seu texto se torne uma ladain$a. 0 necess2rio o devido equilbrio. .stude o uso adequado do ponto final. ! .vite os sinais de pontuao cu(o uso voc" no domina. A exclamao, as retic"ncias, as aspas, o ponto e vrgula e os dois pontos so sinais que podem ser evitados caso $a(a uma insegurana quanto ao uso. 8ontudo, o uso correto desses sinais pode enriquecer o texto e torn2!lo mais compreensvel, auxiliando no s a construo do texto como a compreenso do mesmo.

! 8aso $a(a algum di2logo, # ideal o uso dos sinais que o caracterizam/ dois pontos e travesso. %ara3rafao ! =arque o taman$o do par2grafo e siga esta marcao at# o final do seu texto. ! 6o deixe espaos vazios nas laterais das lin$as pois isso pode ser descontado. ! Faa algumas lin$as a mais do que foi pedido sempre, mas no se exceda e respeite os limites da fol$a de redao. ! 8omece par2grafos, frases e nomes prprios com letra mai1scula. ! A sua redao deve ser limpa, com uma letra legvel. ! .vite rasuras mas caso acontea coloque entre par"nteses e repita a,s- palavra,srasurada,s-. ! * coloque ttulo na sua redao se a proposta l$e exigir isso, caso contr2rio 6)68A esquea de marcar a proposta que voc" escol$eu. ! 6o # permitido carin$as, coraes ou bolin$as em cima do i, o que voc" deve colocar # apenas um pingo. O mesmo vale para o ponto final. #ntes de escrever o te-to ! <eia atentamente a proposta, caso se(a necess2rio leia mais de uma vez. ! Faa uma lista dos tpicos com os seus con$ecimentos a respeito do assunto. ! *epare os tpicos entre a introduo, o desenvolvimento e a concluso. ! )se os tpicos para escrever o texto. ! <eia o texto e retire ou acrescente o que for necess2rio. ! Observe novamente a proposta para ter certeza de que no est2 fugindo ao tema. ! @eescreva e releia o texto, fazendo uma breve correo. ! Jepois de corrigir os erros enxergados por voc", passe a redao a limpo e no modifique mais nada.

DE2 DIC#*8 para melhorar o desempenho na redao do Enem


8riado para avaliar o desempen$o do estudante, o .xame 6acional do .nsino =#dio ,.nem- # utilizado tamb#m para garantir o futuro de muitos alunos em universidades do pas. . para conseguir uma boa pontuao, # preciso dominar questes multidisciplinares e redao. &or isso, o i1ronteira c$amou o professor de gram2tica, redao e interpretao de textos, *#rgio Augusto >ouveia, e tamb#m blogueiro do >ram2tica sem Jram2tica, para dar dicas para que o estudante consiga mel$orar seu desempen$o. 8omo material complementar, use o >uia do .studante do .nem para conferir as compet"ncias citadas abaixo. 3 ! 8omece sua prova fazendo a redao. *e faltar tempo no final, no d2 para :c$utar; a dissertao, mas d2 para faz"!la com as questes ob(etivas. L ! <eia atentamente a proposta e escreva o comando dela ,o tema- com suas prprias palavras. +sso garantir2 que voc" no fugir2 do tema. R ! Anote, com palavras!c$ave, todas as ideias que voc" tiver relacionadas ao tema. +sso permitir2 que voc" no se esquea de nada na $ora de escrever. 4 ! *elecione suas mel$ores ideias e organize!as. Assim voc" conseguir2 elaborar um texto intelectualizado e coeso. Q ! <embre!se de que seu texto # de g"nero dissertativo!argumentativo e deve ser escrito em prosa isso significa que voc" no deve escrever uma poesia ou uma m1sica e seu texto deve trazer, de forma clara, sua opinio sobre o assunto e a defesa intelectual dela. .screver assim l$e garantir2 boa nota nas compet"ncias L e R. V ! Fu(a do senso!comum e intelectualize sua discusso sobre o tema. Argumentos intelectualizados so mais bem avaliados do que argumentos que repetem as conversas de rodin$a informal e despretensiosa de amigos. P ! )se elementos coesivos em seu texto ,con(unes, pronomes, substantivos que retomam e resumem termos ou ideias presentes em partes anteriores do texto-. .ssa postura vai evidenciar que voc" domina a linguagem e consegue elaborar um texto fluido, ou se(a, coeso.

5 ! .labore uma proposta de interveno para o problema abordado e expresse!a de maneira clara em seu texto ela deve ser detal$ada, estar bem articulada I discusso que voc" fez ao longo do texto, respeitar os direitos $umanos e estar bem relacionada ao tema. +sso l$e trar2 boa nota na compet"ncia Q. Z ! .xpresse!se de maneira formal, evite marcas tpicas da linguagem informal ,oralidades- em seu texto e prefira combinaes de palavras que so mais comuns na linguagem escrita formal do que na linguagem coloquial. .ssa postura permitir2 que o corretor perceba seu domnio sobre lngua escrita formal. 3O ! Faa uma boa reviso de seu texto a fim de l$e garantir clareza e impedir que ele conten$a desvios de grafia, colocao pronominal, reg"ncia, pontuao e concordGncia. 8om isso, voc" aumentar2 sua nota nas compet"ncias 3, L e 4.

Dicas de Redao
A &rova de @edao em <ngua &ortuguesa tem o ob(etivo de avaliar a capacidade de expresso na modalidade escrita da <ngua &ortuguesa. O candidato dever2 produzir texto dissertativo, com extenso mnima de RO lin$as e m2xima de VO lin$as, legvel, caracterizado pela coer"ncia e coeso, com base em um tema formulado pela banca examinadora. 8om a funo de motivar o candidato para a redao, despertando ideias e propiciando o enriquecimento de informaes, poder2 $aver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em questo. Os crit#rios de avaliao mais abrangentes referem!se ao desenvolvimento do tema, I observGncia da apresentao e da estrutura textual e ao domnio da expresso escrita. .m termos restritos, estabelecem!se crit#rios especficos ligados a cada item.

# etra
A letra pode mostrar a sua personalidade. .xiste uma ci"ncia que trata disto # a 3rafolo3ia. &ara ns o que interessa na @edao # a .st#tica da escrita e a aplicao da t#cnica de dissertao/ ! 6ada de n parecido com r ! 6ada de s parecido com ( ! 6ada de ( com cara de s ou vice!versa ! 6ada de [ com cara de g e vice!versa ! 6ada de m com cara de n ! 6ada de sc com cara de x e vice!versa ! 6ada de t com cara de f ! 6ada de com cara de ss ! 6ada de bolin$a nos is ! 6ada de $ com cara de m mai1sculo ! 6ada de letra mai1scula onde deveria ser min1scula exceto se a norma pedir ! 6ada de rr com cara de m ou vice!versa ! &rocure fazer uma letra manuscrita, a de forma confunde muito, ocupa espao e no se pode distinguir a 8A+AA A<%A da NA+AA ! 6o se perca em detal$es mas escreva com boa grafia ,normalmente as moas prezam mais pela boa letra mas podem perder tempo enfeitando muito! 6o escreva palavras com d1vida de grafia ! 6o acelere o ritmo para acabar logo nem demore demais para no perder tempo ! 6o exceda em retic"ncias, ponto e vrgula, dois pontos e vrgula sem necessidade ! 6o ultrapasse as margens do papel tanto nas laterais quanto no topo e no fim da pauta. &ara isto existem as faixas de limite do papel

O mais importante/ <etra com firmeza e segurana, bem ntida, bem clara, m#dia, com ritmo tranquilo e sem correria e bastante est#tica na redao para facilitar a leitura e a compreenso da estrutura de seus pensamentos e opinio pessoal ou dentro da sugesto do texto apresentado. @esumindo as 1ltimas dicas, podemos dizer que o ato de escrever exige/

U* +(ano ar ic-(ado e )oc4 :, a+rende- co*o fa84&(o. 'edi a91o e concen ra91o na for*a91o de ideia". I" o de+ende do 5-an o e"cre)e-$ a -a(i8o- e de "-a "e2-ran9a na di""er a91o. E"5-e*a i8a91o da e" r- -ra e )oc4 )i- *-i o di" o na" dica". Ref(e!1o no en endi*en o da *en"a2e* ;E- e"cri or a*/0* "o- (ei or e *ai" 5-e i" o: So- E!a*inador e Cr7 ico de *e- +r<+rio e! o. O *e- =E-= "e re2i" ra e* *in3a reda91o +e(a or2ani8a91o$ +e(a (e ra e +e(a (<2ica de *e-" +en"a*en o". I" o :, 0 e*a +ara -*a e"e de +<"&2rad-91o e* (in2-7" ica +or "-a i*+or >ncia na an,(i"e de reda9?e" do" )e" i/-(ando". U*a e"cri a (e27)e($ +ro+orciona($ ne* di(a ada ne* a+er ada de*ai"$ /e* (i*+a "e* /orr?e"$ co* -*a )e(ocidade r7 *ica re2-(ar ;*-i a" )e8e" a -r*a co*e9a a ra/i"car e nada "e en ende no fina(@$ "e* *-i o" orna*en o" na (e ra$ co* -*a +re""1o for e e "e2-ra e "e* *-i a en"1o. Ca(*a e a en91o. A- ocon ro(e e fide(idade ao e*a. '-i o e!erc7cio e reino. An,(i"e do e! o e co*+reen"1o da" e" r- -ra" 2ra*a icai". De er*ina91o e* "-a" e!+o"i9?e" e o+ini1o fina(. Ca+acidade de coordenar "-a" ideia" "e* +erder a faci(idade de e!+re""1o. #a" an e (ei -ra acerca do a""-n o e concen ra91o no 5-e )ai "er redi2ido. Pr, ica de Reda91o Di""er a i)a ;5-an o *ai" cedo co*e9ar a e"cre)er *e(3or "-a in e2ra91o de e" i(o 5-e 0 +e""oa( e nin2-0* fa8 d-a" reda9?e" i2-ai" e!a a*en e +e(a ca+acidade dia(0 ica de re er infor*a9?e" e!+ondo&a" na *e*<ria e di"+ondo&a" de *aneira" diferen e" den ro de "-a for*a de +en"a*en o@. C-idado co* a or o2rafia e a" acen -a9?e". A -a(i8a91o do" fa o" a ra)0" de :ornai" e re)i" a". Ser fie( ao 5-e e"cre)e e "en ir "e2-ran9a ;co*o )oc4" di8e*: ="en ir fir*e8a=@. Con3eci*en o de "-a" e" r- -ra" e 0cnica". Voc4 :, e)e -* de"+er ar "o/re e" e a""-n oA Id0ia" /e* de(i*i ada" co* o+ini1o +e""oa( e /e* o/:e i)a ;5-ando e!i2ida@ o- de acordo co* a an,(i"e do e! o +ro+o" o +ara afir*ar o- ne2ar "-a o+ini1o ;"e- +en"a*en o e"cri o@. Se(e91o e ordena91o da ideia cen ra( 5-e for a(ecer, a" ace""<ria" *an endo a -nidade da reda91o.

U*a reda91o e"+on >nea e na -ra( 5-e a2rade o" doi" (ado" da co*-nica91o ;)e" i/-(andoBe!a*inador@ *o" rando 3ar*onia e "i*+(icidade na for*a e" r- -ra(&(<2ica$ +re8ando +e(a" nor*a" 2ra*a icai" ;re24ncia"$ concord>ncia" e an,(i"e "in , ica@. U*a e" r- -ra co* e5-i(7/rio na e!+o"i91o de ideia" e re2-(aridade de con:-n o. N1o fa9a *eno" 5-e o e!i2ido e ne* -( ra+a""e o *,!i*o de (in3a" na di""er a91o da fo(3a de Reda91o ;Para i" o )oc4 2an3a -*a fo(3a de ra"c-n3o@.

También podría gustarte