Está en la página 1de 13

O Emprego de Terroristas Suicidas pelo Hezbollah Durante a Dcada de 80:

Desenvolvimento Teolgico, Poltico e Operacional de uma Nova Tctica


Capito Daniel Helmer, Exrcito dos EUA

MUNDO OCIDENTAL A PS o 11 de setembro parece considerar o ataque suicida como um fenmeno islmico tradicional em que os muulmanos reprimidos e desprivilegiados demonstram suas frustraes ao explodir a si mesmos no meio da populao. No entanto, isso uma impresso equivocada. Os shadada no so simplesmente homens-bomba frustrados adotando uma tradio respeitada por sua cultura. O emprego desta ttica pelo Hamas e outros grupos palestinos, pelo Jemmah Islamiyah nas Filipinas e recentemente por membros de Fedayeen Saddam, talvez sugira que o conceito de ataques suicidas terroristas esteja de certo modo encaixado na cultura rabe e islmica, mas no est. Quando o Hezbollah adotou a ttica em 1983, a novidade do mtodo e a inexistncia de um outro dado comparativo atraram a ateno do mundo ao recm-formado grupo.3 Havia poucos precedentes na histria rabe, islmica e at mundial para os primeiros ataques suicidas do Hezbollah. Em 1983, um ataque em que um terrorista suicidou-se matando outras pessoas foi simplesmente extraordinrio. Segundo Jeffrey Goldberg, A organizao, o Hezbollah, virtualmente inventou o ataque terrorista em vrias frentes quando, na manh de 23 de outubro de 1983, sincronizou um ataque suicida, em Beirute, no quartel dos Fuzileiros Navais dos EUA e num prdio de apartamentos onde estava alojado um contingente francs em misso de paz. Esses ataques ocorreram com um intervalo de 20 segundos.4 Trezentos soldados da Fora Multinacional morreram nesses ataques. O uso de terroristas suicidas nessa operao como uma ttica militar eficaz e altamente planejada destacou o Hezbollah de outras organizaes extremistas dentre as islmicas e as no-islmicas. Se o Hezbollah tivesse simplesmente realizado esse ataque com seu mtodo caracterstico (outros grupos terroristas na dcada de 80 tinham seus tipos de ataques tradicionais), a ttica valeria para a explorao histrica apenas como uma anomalia. Muitos dos autores no consideram notveis os ataques suicidas do Hezbollah. Por exemplo, Ann Mayer declara que outros grupos terroristas e organizaes islmicas por todo o mundo empregavam tticas semelhantes para conseguir objetivos polticos similares.5 Os meios de comunicao ocidentais consideravam

O shahid (mrtir) pode ser comparado a uma vela que ao apagar-se projeta luz para o benefcio dos outros. Os shahada (martrios) so as velas da sociedade. Eles se apagam e iluminam a sociedade. Se eles no projetarem sua luz, nenhuma organizao pode brilhar.
aiatol iraniano Mortez Mutaharri1

A civilizao no acredita que se enfrenta um foguete com uma vara ou um caa a jato com uma pipa ou um navio de guerra com um veleiro... Devese enfrentar a fora com uma fora igual ou superior. Se for legtimo defender a si prprio, a terra e o destino, ento, todos os meios de autodefesa so legtimos.
aiatol libans Hussein Fadlallah2

O Capito Daniel Helmer recebeu bolsa de estudos Rhodes e atualmente participante do programa de Mestre em Filosofia na Universidade de Oxford. Obteve o ttulo de Bacharel pela Academia Militar dos EUA em 2003. O Cap Helmer j desempenhou vrias funes de comando e estado-maior no territrio continental dos EUA e tambm foi desdobrado para o Iraque para apoiar a Operao Iraqi Freedom.

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

61

o Hezbollah somente como um grupo terrorista xiita com elos no Ir e como parte de uma ameaa pan-islmica irracional e perigosa. Quando o Hezbollah realizou seus ataques suicidas, os reprteres ocidentais perceberam um pouco mais na malfeitoria dos perpetradores.6 Mas outros grupos islmicos, antes do Hezbollah, no empregavam homens-bomba na dcada de 80, por isso, a malfeitoria supostamente inerente da ameaa islmica no explica muito bem a mudana do Hezbollah para os ataques suicidas. Tambm havia tendncia de se ignorar qualquer dimenso teolgica que pudesse dar ao ataque suicida uma aparncia da legitimidade. At muitos dos escritores rabes deixaram de lado o raciocnio islmico para defender o extremismo

fins polticos distinguiu o Hezbollah de todos os outros grupos na dcada de 80. Por essa razo, esse tipo de ao do Hezbollah merece um estudo histrico sistemtico.

O Suporte Teolgico de Autodestruio

Os pensadores contemporneos afirmaram que a lembrana dos sacrifcios dos mrtires no era suficiente; somente com o prprio martrio pode-se ajudar o retorno do Imame Oculto.
muulmano e rotularam grupos como o Hezbollah de errados em suas proclamaes do jihad.7 O escritor libans Saad-Ghorayeb um desses cpticos. Ele acredita que as reivindicaes do Hezbollah sobre a inspirao islmica so o resultado de um utilitarismo moral complicado, no qual todas as aes podem ser justificadas dentro de um esboo islmico.8 Contudo, Muhammad Hussein Fadlallah, o guia espiritual do Hezbollah (e um defensor dos ataques suicidas), assumiu uma posio resoluta contra o uso de seqestro pela organizao. Isso sugere que o Hezbollah no usava o islamismo xiita para justificar qualquer ao e que sua justificativa teolgica de ataques suicidas foi bem-pensada e realmente acreditada.9 Nenhum dessas citaes explica satisfatoriamente o emprego de terroristas suicidas pelo Hezbollah. A escolha especfica e racional de ataques suicidas como um meio militarmente eficaz e teologicamente justificado para alcanar
62

Como conseqncia da Revoluo Iraniana e a posterior crise de refns, do ataque suicida do quartel dos Fuzileiros Navais dos EUA e da captura e execuo de refns ocidentais pelo Hezbollah o mundo ocidental considera o islamismo como uma religio irracional e extremista e v a concepo xiita at mais extremista do que a sunita. No entanto, por muitos sculos os xiitas se preocupavam com a sobrevivncia num mundo dominado pelos sunitas: Por sculos o xiismo cultivava o ideal de sofrimento e da capacidade de suportar. O prottipo xiita era agentar silenciosamente o martrio ( shahid ) e no o revolucionrio insurreto.10 O homem-bomba, orientado por um clrigo e apoiado e dirigido operacionalmente por um agente do Hezbollah, totalmente diferente de um sofredor passivo que representa a maioria da histria xiita.11 O evento religioso mais importante no calendrio xiita ocorre durante os primeiros 10 dias do ms de Muharram, quando os xiitas comemoram a vida e lamentam a morte de seus grandes mrtires. Em Ashura, no 10 dia de Muharram, os xiitas marcham pelas ruas de suas cidades, muitos se flagelando e chorando para lamentar a morte do imame Hussein, quem eles consideram como o terceiro sucessor legtimo de Maom. As multides expressam desgosto sobre a morte de Hussein e a opresso sofrida por essa faco religiosa.12 Os xiitas acreditam que Hussein morreu como um mrtir tentando defender a justia contra a opresso.13 No passado, os xiitas respeitavam e lamentavam a morte de Hussein, mas no se sentiam compelidos a imitar seu martrio. Ao acreditar que o domnio justo desapareceu da terra com a morte do Imame Oculto em 874, esperavam o dia que ele regressaria para libert-los e estabelecer o domnio de Deus na terra. At esta data, eles empregavam taqiyya (dissimulao), agindo de acordo com os preceitos sunitas e escondendo sua identidade xiita para que o Imame Oculto tivesse um quadro de seguidores para estabelecer o domnio de Deus na terra.
Novembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

heZBOLLAH
De certa forma, taqiyya representava os desejos dos imames de alcanar um regime islmico ideal, pelo lanamento de uma revoluo com a aparncia do Imame Oculto como o lder da comunidade ou ento, pelo menos, preparando o caminho para uma insurreio no futuro. Entretanto, os xiitas evitavam a inimizade ao no expressar publicamente suas opinies sobre as deficincias dos governos muulmanos.14 Para os xiitas, a religio e as polticas permaneciam separadas. O poder poltico verdadeiro Integrantes dos Fuzileiros Navais buscam seus companheiros nos escombros depois que instalaes de seus quartis foram destrudas por um suicida em um carro-bomba. Na pertencia apenas a Deus e as exploso morreram 239 fuzileiros. ( 23 de outubro de 1983) ao Imame Oculto; todo o poder leigo era usurpado e falso. Os imames xiitas acomodavam os lderes Mas, ele continuou, o que era permitido para os polticos pela necessidade, mas geralmente fica- israelenses era lamentavelmente negado vam fora das polticas. Eles e seus seguidores aos muulmanos.16 Os novos pensamentos xiitas que surgiram nos desconfiavam das polticas como um esforo humano e raramente usavam a guerra como uma seminrios iraquianos de Najaf e do Ir na dcada de ferramenta poltica. Como o autor John Kelsay 60 desafiaram o silncio e o desengajamento poltico explica, A idia de que as guerras devem ser xiita. Os pensadores contemporneos afirmaram travadas para os intentos seculares por exem- que a lembrana dos sacrifcios dos mrtires no era plo, a defesa de uma nao-estado (ao contrrio suficiente; somente com o prprio martrio pode-se de um estado definido pelas idias islmicas) ajudar o retorno do Imame Oculto.17 Esta declarao vista com um pouco de desconfiana, como efetivamente politizou o xiismo, acabando com seu a abertura de uma porta para conduzir e recorrer perodo de silncio. Inspirado por clrigos como guerra.15 Qualquer atividade militar para a Sayyed Ruhollah Mousavi Khomeini do Ir e Musa obteno de objetivos polticos, sem falar dos al Sadr do Lbano, um povo que prosperara com ataques suicidas, estava fora das idias religiosas suas prprias aflies agora sustenta uma ideologia revolucionria de ativismo. Logo, outros lderes do pensamento xiita. Embora seus inimigos sunitas os perseguissem tambm usavam as idias de Khomeini e Sadr para depois da ocultao, os xiitas tinham uma averso justificar o terrorista suicida. A ideologia que conduziu Revoluo Iraniana tradicional pelo suicdio. Uma estria relata como um grupo de xiitas perseguidos discutiu reduziu a nfase de taqiyya e politizou o shahadat o suicdio em massa como uma sada do seu (martrio). Segundo Khomeini, declarar o certo predicamento, mas rejeitaram a idia. Um desses obrigatrio, at quando isso colocar o seguidor foi citado, dizendo Meu Deus, se eu soubesse numa posio perigosa a ponto de no se permitir que o meu suicdio me livraria dos meus pecados mais efetuar uma mudana.18 De fato, o enfoque e me reconciliaria com Deus, eu me mataria! total do xiismo mudou com esses pensadores
AFP

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

63

Musa al-Sadr, acompanhado por associados de sua comunidade em Beirute. Sadr fundou o movimento Amal, que desempenhou um importante papel na guerra civil do Lbano (1975-1990) antes da criao do Hezbollah.

revolucionrios. J no se protege por meio de taqiyya; agora todos so obrigados morrer como um martr, a no ser que o isl no ganhe nada pela morte. Isto foi uma mudana de paradigma. A nova doutrinria xiita afirma: A dissimulao um assunto pessoal e pertence a indivduos colocados em uma posio de fraqueza perante inimigos poderosos; eles dissimulam enquanto consideram que, se a dissimulao no for feita no s perdem suas vidas, mas tambm nenhuma vantagem positiva derivada de sua morte.19 Depois da Revoluo Iraniana, a defesa do xiismo poltico se tornou supremo. Os xiitas colocaram a proteo dos ideais da Revoluo Iraniana antes da autodefesa. Khomeini acreditava que a proteo dos ideais da revoluo traria o retorno do Imame Oculto. Nos tempos anteriores, os xiitas viam as chamadas para a jihad com ceticismo. A guerra para a autodefesa sempre foi permitida, mas os
64

pensadores mais tradicionais xiitas preferiam considerar este tipo de guerra como defaa (defesa) e no uma jihad.20 S o Imame Oculto pode declarar a jihad quando ele voltar da sua ocultao.21 Khomeini concordou que as guerras defensivas so defaa e no jihad; no entanto, embora ele reduzisse o emprego dessas aes militares ele disse que a participao nelas era obrigatria para as seguintes situaes: Se o inimigo invadir nossas cidades e fronteiras obrigatrio para todos os muulmanos defendlas com qualquer meio possvel, abandonando a vida e os bens. E neste caso, no necessrio a permisso do lder religioso. Se os muulmanos temem que os estrangeiros tenham um plano para subjugar suas cidades, diretamente ou por meio de seus agentes, externos ou internos, obrigatrio que eles defendam os pases islmicos, utilizando qualquer meio possvel. Se dentro de pases islmicos, houver suspeita de que estrangeiros podem dominar esses pases obrigatrio para os muulmanos frustrarem esse plano, utilizando qualquer meio possvel e obstruindo a ampliao da sua influncia.22 A simples premonio que estrangeiros possam influir excessivamente em um estado islmico, sem falar em atacar, j justificava o emprego de qualquer meio possvel para combat-los. Antigamente, o xiismo fora uma religio de crena pessoal, mas nas mos de Khomeini, se tornou uma religio com metas polticas. Segundo Khomeini, os clrigos devem administrar todas as funes governamentais e no deve haver uma separao entre a religio e a poltica.23 No Lbano, Musa al Sadr tambm politizou o xiismo com intento de mobilizar os xiitas para conseguir maior poder poltico e um melhor tratamento. Os seguidores de Sadr no aceitavam as idias radicais promovidas por Khomeini; eles queriam melhores condies materiais, proteo governamental, iguais oportunidades e um futuro melhor para seus filhos.24 No entanto, ao incluir as metas polticas e religiosas em uma nica esfera de ao, Sadr, como Khomeini, declarou que uma defesa teologicamente legtima por qualquer meio possvel era um assunto poltico aceitvel. Lutar pela justia agora, ao invs de esperar por ela mais tarde, quando o Imame Oculto reaparecer, se tornou a prtica xiita no Lbano.25 Segundo
Novembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

AFP

heZBOLLAH
Gilles Kepel, um perito sobre o Oriente Mdio moderno, Sadr transformou o martrio de Hussein no modelo doutrinrio para uma mobilizao geral contra a injustia social, que pela primeira vez elevou os xiitas, desprezados pelo Lbano, ao nvel de uma fora poltica verdadeira ao conced-los um sentido de dignidade pessoal.26 Sadr formou o movimento xiita politizado no Lbano antes da Revoluo Iraniana ter ocorrido, desaparecendo logo em 1978. O desaparecimento de Sadr, bem como o martrio de Hussein, marcaram o incio da resistncia contra a ocupao e controle do Lbano pelos estrangeiros. O ambiente poltico explosivo que ele criara e o vazio poltico causado por seu desaparecimento formaram uma rea de proliferao s idias revolucionrias de Khomeini. Um novo grupo de ativistas xiitas formou o Hezbollah, o Partido de Deus. Eles desenvolveram uma doutrina na qual o martrio, por meio de ataques suicidas, para o fim de vantagem poltica chegou a ser a ltima expresso da piedade. Khomeini politizara o martrio, mas a diferena entre martrio poltico e o martrio da prpria pessoa exigiu um desenvolvimento teolgico considervel pelos clrigos do Hezbollah.27 O Hezbollah desenvolveu uma doutrina de ataques suicidas e a empregou, militar e politicamente para derrotar o que considerava de invasores estrangeiros do Lbano. Embora a necessidade de criao da ttica ter sido evidentemente poltica, o Hezbollah desenvolveu uma doutrina de martrio pessoal dentro da estrutura da jurisprudncia xiita altamente politizada vinda do Ir. O vnculo do Hezbollah com os clrigos revolucionrios iranianos e em particular com Khomeini evidente na sua Carta Aberta de 1985: Ns, os filhos da nao de Hizb Allah, cuja vanguarda de Deus j foi vitoriosa no Ir e j estabeleceu o ncleo do estado islmico central do mundo, obedecemos s ordens de um nico comando sbio e justo, atualmente incorporado no supremo aiatol Ruhollah alMusavi al-Khomeini...28 Mesmo assim, uma doutrina de ataques suicidas exigia um passo significativo da cultura iraniana de martrio. O aiatol Morteza Mutaharri, que ajudou a inspirar a Revoluo Iraniana, j explicou a dificuldade de desenvolver um raciocnio teolgico para os ataques suicidas. Ao definir o suicdio e shahadat em uma narrativa detalhada islmica, Mutaharri esclarece a natureza contraditria dos ataques suicidas: O auto-assassinato: Neste caso, a morte em si mesma constitui um crime, e por isso, o pior tipo de morte. As mortes suicidas e as provocadas por acidentes de trnsito causados pelo motorista se encaixam nesta categoria. Tambm pertencentes a essa mesma categoria aqueles mortos enquanto cometem um crime. Mas shahadat a morte de uma pessoa que, apesar de ser completamente consciente dos riscos envolvidos, de bom grado os enfrenta para fins de uma causa sagrada ou como o Coro afirma, fi sabil Allah (na maneira de Deus).29 Segundo Mutaharri, o suicdio era o pior tipo de morte e o melhor martrio. Esta assero representava um dilema para os telogos do Hezbollah, por isso Fadlallah desenvolveu um argumento teolgico baseado na politizao do martrio que superou as proibies xiitas contra o suicdio. Durante a Guerra Civil Libanesa, Fadlallah passou por uma transformao religiosa profunda quando a cidade onde trabalhava foi bombardeada durante alguns dias pelos maronitas (membros de uma seita crist que moram principalmente no Lbano e em comunho com a Igreja Catlica Romana). No seu livro Al Islam wa Mantaq al Quwa (Isl e a Lgica da Fora), Fadlallah defende a resistncia e a fora para o estabelecimento da justia. Ele disse que sem o poder, os xiitas no podem nem divulgar as palavras de Deus nem exaltar o seu povo; por isso, Deus ama a todos que empregarem a violncia para lutar por sua causa. Este emprego de violncia no nome do Isl, no entanto, no incluiu o ataque suicida.30 O entendimento de Fadlallah est mais de acordo com o de Khomeini, Sadr e de outros clrigos revolucionrios da poca. Ele precisaria de outras fontes de inspirao para desenvolver um argumento teolgico slido para permitir o ataque suicida. O xiismo reconhece a razo como uma fonte de jurisprudncia islmica.31 Esta tradio estabeleceu uma maneira para a justificao teolgica de Fadlallah para o ataque suicida. Fadlallah, da mesma forma que Khomeini, apoiava a idia de que qualquer meio justificvel quando a luta em benefcio prprio. Isto foi uma noo extraordinria, porm compartilhada por muitos. Segundo Abdulaziz Abdulhussein Sachedina,
65

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

Quando a descrena ameaa a existncia da f... at os regulamentos costumeiros da guerra podem ser suspensos.32 Fadlallah afirmou que esta crena no foi to diferente do que foi sustentado por muitos no Ocidente. Segundo Fadlallah, os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, com grandes perdas de vidas humanas, foram exemplos da crena de muitos que o desespero justifica o uso de armas habitualmente no aceitas em uma guerra convencional.33 Fadlallah declarou publicamente que a ocupao do Lbano por estrangeiros, particularmente a Fora Multinacional e os israelenses, e seus interesses em preservar um governo no Lbano dominado pelos cristos criaram uma situao defensiva na

A deciso para empregar o terrorista suicida foi um resultado direto do entendimento do Hezbollah do valor militar da arma e a crena que esses ataques podem efetuar uma mudana poltica.
qual todos os meios de guerra eram legtimos. O Hezbollah disse ainda mais neste conceito do que Khomeini. Na sua Carta Aberta referiu resistncia como uma jihad em vez de simplesmente um defaa.34 Como resultado, foi obrigatrio para seus adeptos religiosos participarem da resistncia, usando qualquer meio necessrio. O martrio foi a forma de morte mais sublime e as circunstncias exigiam aos seguidores que cometessem atos de martrio e auto-sacrifcio. Um outro argumento que sustentava que o ataque suicida era aceitvel, foi o fato do Imame Hussein saber de seu martrio iminente em Karbala, mas mesmo assim escolheu lutar.35 Da mesma forma que Hussein soubera disso, tambm o terrorista suicida saberia e seu suicdio sendo um meio de jihad contra o domnio estrangeiro, seria aceitvel teologicamente. Na realidade no era suicdio, era guerra em nome de Deus: Suicdio, Fadlallah disse, no um valor absoluto. uma opo deixada a um povo sem opes e por isso o ato j no considerado suicdio, mas martrio no nome de autodefesa. Isto parte da lgica da guerra.36
66

Segundo Fadlallah, o que era importante era o auto-sacrifcio e no o suicdio. Ele usou a morte de Hussein em Karbala, bem como o desaparecimento de Sadr, para proporcionar modelos histricos de estmulos para justificar os sacrifcios dos homens jovens que se explodiriam.37 Como um incentivo adicional, os mrtires que morrem ao realizar um ato legtimo de jihad iro para o cu sem seus outros feitos serem examinados por Deus.38 Foram os clrigos iranianos que finalmente estabeleceram a doutrina de auto-sacrifcio e martrio no xiismo. Ali Shariati, cujas idias ajudaram a formar a base da Revoluo Iraniana e que foi assassinado pela polcia secreta do Shah do Ir em 1977, escreveu, Shahadat um convite para todas as geraes, em todas as idades, se no puder matar seu opressor, morra.39 Em 1983, Khomeini pediu os xiitas no mundo inteiro para continuar a engajar-se nos atos de auto-sacrifcio para assegurar a exportao da sua revoluo.40 Fadlallah aproveitou-se disto e construiu o que ele pensava ser um argumento racional para o bombardeio suicida baseado na: crena que os desafios extraordinrios para o Isl autorizam o emprego de medidas extraordinrias para combater as ameaas f; crena que o Imame Hussein tinha conhecimento prvio do seu martrio; na politizao do martrio e splica de Khomeini para o auto-sacrifcio para exportar a revoluo. Por isso, a justificativa teolgica para o ataque suicida foi baseada no pensamento racional dentro do mbito da jurisprudncia radical xiita. Esta justificativa existia antes que o Hezbollah empregasse seus primeiros terroristas suicidas. Mesmo assim, a justificativa de ataques suicidas por Fadlallah no foi razo suficiente para empregar este novo mtodo; simplesmente fez que esta arma ficasse disponvel. A deciso para empregar o terrorista suicida foi um resultado direto do entendimento do Hezbollah do valor militar da arma e a crena que esses ataques podem efetuar uma mudana poltica.

Uma Ttica Prtica

Em outubro de 1983, quando o Jihad Islmico (um pseudnimo usado pelo relativamente desconhecido Hezbollah) empregou terroristas suicidas para explodir as instalaes dos FuzileiNovembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

heZBOLLAH
ros Navais e dos mantenedores da paz franceses tombar. Os EUA, Frana e Israel so inimigos do em Beirute, a maioria das pessoas do Ocidente Isl. Aqui declaramos que seguimos o caminho deplorou as exploses como atos de violncia da Revoluo Islmica e no aceitamos nenhum sem propsitos realizados por muulmanos outro governo no Lbano.42 determinados a fazer nada alm de matar. Esta Evidentemente, as metas para remover o primeira impresso foi duradoura e at o Hez- governo e expulsar os poderes estrangeiros, bollah ter comeado a concentrar seus ataques embora embutidos na linguagem do Isl, eram suicidas em outros alvos, depois de que a Fora predominantemente polticas. Para alcan-las, Multinacional saiu do Lbano, as pessoas do o Hezbollah decidiu recorrer s armas. Segundo ocidente continuaram a considerar esses eventos Fadlallah, a meta do conflito armado era tirar os como evidncia de um fanatismo islmico sem xiitas da opresso que viviam no Lbano; foi uma propsito. Contudo, a deciso do Hezbollah revolta para sua liberdade.43 Fadlallah declarou de utilizar os ataques suicidas foi tudo, menos que o conflito armado continuaria at que Israel irracional. Aps justificar teologicamente a sasse de sua ltima faixa na fronteira.44 Logo, a prtica, o grupo cuidadosamente considerou deciso do Hezbollah de usar os ataques suicidas as conseqncias militares e polticas desta foi prtica: o grupo acreditava que a ttica seria ttica em comparao com outras que podiam til para alcanar suas metas polticas. empregar. Com um bom entendimento das potencialidades dessa arma e as metas polticas que talvez ela pudesse ajudar a conseguir, o Hezbollah cuidadosamente determinou a hora certa para ataques suicidas para que seus inimigos sofressem baixas militares e polticas significantes. Os lderes do Hezbollah identificaram cedo as metas polticas que queriam realizar no Lbano. Abbas Mussawi, o fundador e lder do Hezbollah at que os israelenses o assassinassem, enfatizou estas metas. O Hezbollah, disse ele, procurou expulsar o colonialismo do Lbano, expulsar Israel da parte sul do Pas e estabelecer a repblica islmica por meio de esforos armados e aes sociais.41 Sayyed Hassan Nasrallah, um lder no incio do Hezbollah que chegou a ser o secretrio-geral depois do assassinato de Mussawi, tambm identificou as metas polticas do movimento. Durante um sermo em 1984 ele anunciou: Somos contrrios aos programas e plataforma poltica do governo ilegal e no-cannico de Amin al-Jumayyil (presidente do Lbano de 1982 a 1988) ou qualquer outro indivduo militar dependente das O xeque Abs al-Mussawi, fundador e lder do Hezbollah (o Partido de em 10 de julho de 1985 posa em frente da imagem do lder iraniano superpotncias. Continuaremos nossa Deus), o Aiatol Khomeini, em Baalbeck, a fortaleza do Hezbollah apoiada pelos luta at o governo de Al-Jumayyil iranianos no Valle de Bekaa.
AFP

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

67

O Hezbollah exibia pragmatismo militar ao empregar o que funcionava e descartar o que no servia. Embora no pudesse enfrentar os israelenses no combate convencional, a organizao determinou enfrentar a fora com uma fora igual ou superior.45 Isso consistia no emprego de tticas no convencionais e assimtricas especificamente o homem-bomba. Quando Israel empregou novas tticas ou armas para reagir contra as tticas do Hezbollah, o grupo desenvolveu novas e, s vezes, mais bem-sucedidas tticas.46 Segundo um portavoz poltico da Fora Interina da ONU no Lbano, o

O primeiro ataque suicida ocorreu durante a tarde de 18 de abril de 1983, quando um homem-bomba do Jihad Islmico explodiu num carro prximo a Embaixada dos EUA
Hezbollah era a nica de muitas milcias no Lbano que analisava suas aes militares para determinar o que fazer melhor no prximo encontro: Estes homens aprendem com seus erros.47 A anlise constante do Hezbollah sobre os resultados de suas aes destaca a viabilidade do seu processo de tomada de decises militares. Em resumo, eles executavam as operaes de acordo com o seu valor militar. A deciso para usar o homem-bomba foi prtica devido aos resultados militares obtidos nessa forma de ataque. Sem dvida, o Hezbollah era capaz e disposto a realizar outros tipos de ataque. Em dezembro de 1983, na regio entre Tire e Sidon no sul do Lbano, cerca de 3 horas o Hezbollah, desta vez chamando-se de A Resistncia Nacional Libanesa, atacou os israelenses com rojes, metralhadoras, granadas e bombas colocadas s margens das estradas, as quais eram detonadas por controle remoto.48 Evidentemente, o homembomba no era a nica arma ou ttica disponvel para o Hezbollah; parece que o grupo optava pelo homem-bomba porque proporcionava uma variedade de vantagens militares, superando tticas convencionais tais como as emboscadas e ataques com granadas. David Benjamin e Steven Simon
68

mostram algumas consideraes importantes sobre estas vantagens: O emprego de um carro-bomba significa que se o motorista coloc-lo to prximo ao alvo quanto possvel, o ataque maximizaria o nmero de baixas. O motorista no sobreviveria para identificar os cmplices, minimizando os prejuzos organizao.49 Um homem-bomba determinado quase sempre causar um prejuzo ao inimigo durante seu ataque. Vestido como um civil, sem medo da morte e decidido a matar tantos quantos inimigos possveis, ele extremamente eficaz. Um general israelense no Sul do Lbano descreveu bem a situao quando disse simplesmente que o homem-bomba um fenmeno que difcil combater.50 O Hezbollah foi cauteloso no emprego dos homens-bomba. Embora a ttica signifique que o atacante no pode ser capturado e nem prestar informaes ao inimigo, o ataque diminuiu o poder de combate da organizao devido morte do homem-bomba. Demasiados ataques suicidas que no causassem significativas baixas ao inimigo diminuiria o nmero j reduzido de militantes do Hezbollah, enquanto resultaria em pouca vantagem militar. Alm do mais, a ttica no proporcionaria grandes recompensas. Se o Hezbollah a empregasse demais, os israelenses adaptariam seus sistemas de defesa. Por outro lado, se os ataques no causassem mais baixas e o rendimento de benefcios polticos fosse reduzido, seria menos provvel a existncia de um corpo de homens-bomba querendo participar. Fadlallah entendeu isso: Acreditamos que as operaes de homens-bomba s devem ser realizadas se puderem produzir uma mudana poltica ou militar em proporo s paixes que incitam uma pessoa a colocar uma bomba no seu corpo. Como tal, as operaes lanadas por muulmanos contra os centros de inteligncia israelenses em Tire ou Metulla foram bem-sucedidas, pois causaram significativos prejuzos aos israelenses. No entanto, as circunstncias atuais j no so to favorveis para esse tipo de operao e os ataques que apenas infligem baixas limitadas no inimigo ou destroem um prdio no devem ser encorajados se o preo a morte da pessoa que os realiza.51 O Hezbollah empregou os homens-bomba em uma srie limitada de circunstncias onde planejou tirar mais vantagens. Freqentemente, o uso judicioso da ttica, evidentemente resultou na consecuo bem-sucedida das metas poltico-militares. A clareza
Novembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

heZBOLLAH
com que se pode deduzir os objetivos polticomilitares pretendidos, usando a escolha do momento certo e o sucesso dos ataques individuais, atesta o entendimento da situao poltica do Hezbollah e de seu conhecimento das capacidades e limitaes dos homens-bomba. Antes de abril de 1983, os EUA e Israel tinham comeado a estabelecer o domnio maronita no Lbano e conseguir um tratado da paz LbanoIsraelense.52 A assinatura de um tratado assim foi contrrio a tudo que o Hezbollah representava. Proporcionou a Israel influncia poltica permanente no Pas, permitiu que suas foras permanecessem no Sul do Lbano e propiciou aos maronitas a legitimidade internacional como lderes polticos. O Hezbollah tinha que responder. O primeiro ataque suicida ocorreu durante a tarde de 18 de abril de 1983, quando um homem-bomba do Jihad Islmico explodiu num carro prximo a Embaixada dos EUA, matando e ferindo vrios soldados do Exrcito Libans, alguns americanos (incluindo Robert Ames, o chefe do posto da CIA) e derrubando uma parte das instalaes da embaixada.53 O ataque foi um sucesso ttico porque conseguiu matar americanos e danificar a Embaixada. Tambm resultou em alguns benefcios estratgicos para o Hezbollah: interrompeu as negociaes da paz tanto que ambos, israelenses e norte-americanos, perceberam a necessidade de declarar que as negociaes ainda estavam em progresso, apesar do ataque suicida.54 Segundo uma fonte americana citada pela rdio Beirut Voice of Lebanon (Voz Beirute do Lbano), os americanos rapidamente entenderam que o ataque suicida fora dirigido especificamente para frustrar a iniciativa sobre o Lbano e o Oriente Mdio do Presidente Reagan.55 Sem dvida, a parte central desta iniciativa foi o tratado de paz Israel-Lbano. O Hezbollah realizou com um sucesso moderado este primeiro ataque. Um tratado que muitas pessoas pensavam que seria assinado rapidamente levou mais de um ms para ser negociado e levou at mais tempo para conseguir aprovao do Parlamento Libans. Isso foi um pressgio dos eventos que estavam por chegar. Em 23 de outubro de 1983, o Hezbollah chegou ao palco mundial quando homens-bomba atacaram os quartis dos Fuzileiros Navais dos EUA e o alojamento dos franceses.56 Os resultados pretendidos desse duplo ataque suicida foram divulgados um ms mais tarde durante uma transmisso de rdio justificando e ameaando realizar mais atentados: J se tornou claro para ns que nossos inimigos no deixaro nosso pas a no ser que lutemos contra eles... At-Tufayli jurou a Deus que a morte pelas mos dos seguidores (al-muminin) os atingir mesmo se estiverem em grandes fortalezas.57 Ao estabelecer um objetivo poltico claro, o Hezbollah deixou os aliados saber que procurava atingir metas especficas por meio do emprego desta arma. A violncia no foi apenas aleatria; o Hezbollah queria que os membros da Fora Multinacional soubessem isso. Ofereceu a Fora Multinacional uma escolha: sair do Lbano ou morrer. O Hezbollah continuou a usar ameaas para pressionar a Fora Multinacional a sair. Antes de maro do ano seguinte, o Hezbollah avisou aos cidados libaneses ficarem longe das posies francesas porque elas seriam alvos de ataques at que os franceses sassem do Lbano.58 A organizao queria que os estrangeiros soubessem que tinha os meios e a vontade de matar seus soldados e que no estariam seguros em nenhum lugar do pas. Tais mensagens tinham a inteno de minar o apoio pblico nos EUA e em outros lugares, fazendo a misso parecer arriscada demais. A ttica funcionou: O Hezbollah calculou corretamente que os EUA podiam responder de certa maneira caso os custos da sua poltica atual fossem demasiado altos.59 A mensagem poltica do Hezbollah ressaltando os ataques suicidas duplos foi bem entendida. A Fora Multinacional se retirou do Lbano. No espao de alguns dias desde esses atentados, em 4 de novembro, o Hezbollah mais uma vez empregou um homem-bomba. Desta vez, o alvo foi a base dos Servios de Segurana Israelenses (Shin Bet) em Tire. O ataque matou e feriu muitos israelenses, embora eles j tivessem sido avisados sobre a ameaa por ocasio dos ataques contra os americanos e franceses.A meta poltica do Hezbollah rapidamente se tornou evidente. Uma vez mais se identificando como Jihad Islmico, a organizao anunciou que sua operao anulou o tratado de paz israelense-libans e que os ataques suicidas continuariam at que o tratado fosse abolido.60 O ataque em Tire tambm teve ganhos militares. Quando o Hezbollah conseguiu atacar um importante alvo em Israel, apesar da fora de defesa daquele Pas saber que tais ataques eram provveis, os
69

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

israelenses ficaram inquietos e comearam a questionar sua capacidade de proteo contra um inimigo que parecia possuir uma arma impossvel de parar. O ataque tambm forou os israelenses a sair dos centros urbanos, pois os membros do Hezbollah podiam mover-se livremente entre o povo e limitar o prejuzo colateral aos espectadores quando realizava ataques contra os israelenses.61 O Hezbollah aprendera em batalhas palestinoisraelenses anteriores que o prejuzo colateral pode tornar a populao contra a causa da libertao, como tinha acontecido no apenas com os palestinos, mas tambm com os israelenses. Por isso, empurrar os israelenses para os postos avanados onde teriam pouca influncia sobre a populao e onde o Hezbollah poderia atac-los sem prejudicar o povo foi um grande sucesso militar. As operaes depois de 1983 demonstraram a sofisticao dos ataques suicidas do Hezbollah e sua harmonizao com as metas polticas e militares. Um ataque com um carro-bomba contra a Embaixada Britnica em 20 de setembro de 1984 quase matou os embaixadores dos EUA e da Inglaterra no Lbano.62 O ataque demonstrou que nem os embaixadores de potncias estrangeiras que procuram influenciar o Lbano podem operar sem impunidade. O Hezbollah mostrou, tambm, que pode desenvolver e executar tais tticas rapidamente. Em 8 de maro de 1985, uma bomba, provavelmente colocada pela CIA mas na poca foi atribuda sua colocao aos israelenses explodiu fora da residncia de Fadlallah em Beirute, matando muitas pessoas, mas deixando Fadlallah ileso. Apenas dois dias mais tarde, em 10 de maro, o Hezbollah respondeu com um homem-bomba que atacou um comboio das Foras de Defesa Israelenses, matando 10 soldados.63 O Hezbollah queria demonstrar que nenhum ato militar contra eles passaria sem resposta e que esta sempre levaria a morte de seus inimigos. Antes do fim de 1985, o Hezbollah conseguira expulsar a Fora Multinacional e forar as Foras de Defesa Israelenses a retirarem-se de Beirute e de uma grande rea ao sul do Lbano, deixando-os em uma pequena rea na fronteira. Com o objetivo de acelerar a retirada israelense e expuls-los totalmente das terras libanesas, o Hezbollah montou pelo menos 12 ataques suicidas desde meados daquele ano at
70

novembro. Alguns dos ataques foram realizados por homens-bomba montados em burros.64 Esses ataques eram mensagens polticas e militares inequvocas significando que soldados israelenses continuariam a morrer at que sua retirada do Lbano fosse completa. A partir de 1986, quando os ataques suicidas comearam a render um menor nmero de baixas inimigas, o Hezbollah passou a empreg-los com menos freqncia, embora permanecessem uma ameaa potente. Um homem-bomba, em outubro de 1988, matou oito soldados das Foras de Defesa Israelenses. Sabendo que isso provocaria um contra-ataque israelense, o Hezbollah ameaou executar dois soldados israelenses capturados em fevereiro de 1986 se os israelenses lanassem um ataque terrestre contra eles.65 Estas tticas assimtricas um ataque suicida seguido por uma ameaa de executar prisioneiros demonstraram a capacidade do Hezbollah de adaptar e inovar para conseguir seus objetivos militares e polticos.

A Legitimidade por meio de Ataques Suicidas

O ambiente poltico durante a Guerra Civil Libanesa (1975-1990) foi totalmente catico. No somente pelas numerosas faces existentes, mas tambm porque durante quase 2 dcadas a Sria, Israel, EUA, Frana, Itlia, Gr Bretanha e alguns iranianos participaram das aes militares no Lbano. Israel e Sria procuraram dominar o Pas, no entanto somente a Sria conseguiu esse xito. Dentro deste ambiente, naturalmente as pessoas se tornaram cnicas, considerando a maioria das milcias como grupos de brutamontes, pois no eram muito diferentes uns dos outros. Neste ambiente, o Hezbollah surgiu como o defensor piedoso de um ideal verdadeiro. Alm de suas implicaes religiosas e militares, o emprego de homens-bomba foi o caminho pelo qual o grupo aspirou legitimidade no Pas e no exterior. O Hezbollah alegou ser o protetor do Lbano, determinado a acabar com a submisso e expulsar os estrangeiros menos os srios que queriam dominar o Lbano. O homem-bomba seria sua evidncia. Segundo Daniel Benjamin e Steven Simon, O fundamentalismo prolifera em um ambiente de conflito...66 O Hezbollah no teve que fazer
Novembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

heZBOLLAH
nada para criar este ambiente de conflito entre os xiitas sem direitos civis no sul do Lbano e nas favelas de Beirute. Esses grupos moravam em zonas de guerra onde partidos belicosos causavam situaes caticas nos seus lares e lugares de trabalho e outros onde o governo procurava priv-los do poder adquirido atravs do seu status de maioria. Esse ambiente de conflito motivou novas geraes de xiitas a juntarem-se s fileiras de Musa al Sadr-Amal. Depois de que Sadr morreu, Amal perdeu muito seu apoio popular e parecia ser pouco diferente de outros grupos competindo pelo domnio na rea. Quando Mussawi tentou persuadir Amal a alinhar-se islamicamente com a Revoluo Iraniana, ele foi expulso da organizao. Para responder, ele formou o Amal Islmico em 1982, o precursor do Hezbollah.67 O Amal Islmico procurou a legitimidade por meio da resistncia contra a ocupao israelense e pelo Isl. Se no fosse por um acidente ocorrido em Nabatiya em 16 de outubro de 1983, o novo grupo de Mussawi poderia ter permanecido como mais um na multido de brutamontes que dominavam o pas. Mas naquele dia, um comboio israelense em Nabatiya entrou no meio de uma procisso xiita de Ashura. Os xiitas responderam ao virar algumas viaturas israelenses e jogar pedras nos soldados, que ento dispararam contra a multido, matando e ferindo vrios xiitas. Os xiitas consideram isso um sacrilgio, e a comunidade inteira se voltou contra Israel e a Fora Multinacional, que consideraram ser um servente israelense. 68 Amal e outras organizaes xiitas primeiramente responderam apenas com palavras. Shams al-Din, o principal lder xiita no Lbano, respondeu ao incidente pedindo a desobedincia da populao contra os israelenses, proibindo qualquer cooperao com aquelas tropas, exigindo um fim faco poltica, exigindo que o governo desse mais ateno aos problemas dos xiitas e requerendo a unidade do Lbano.69 Enquanto Amal e Shams al-Din responderam com palavras, o Hezbollah respondeu com ao: os ataques de homens-bomba nos quartis dos Fuzileiros Navais dos EUA e das tropas francesas, alm do atentado ao prdio de Shin Bet em Tire. Shams al-Din pediu populao a desobedincia e que esperasse anos para conseguir o objetivo final. 70 O Hezbollah procurou conseguir esse objetivo final to rpido quanto possvel por meio de ao militar. Os homens-bomba representavam a resistncia altrusta contra a ocupao estrangeira para os olhos de muitos libaneses, no apenas somente dos xiitas. Em um pas dilacerado por faces corruptas e avarentas, o sacrifcio pessoal do homembomba proporcionou ao Hezbollah uma posio de superioridade moral e conseqentemente um instrumento com legitimidade. Esse aspecto foi ampliado pelos ataques de homens-bomba aps a Carta Aberta do Hezbollah em 1985. A sinceridade da carta, que usou da piedade e da dedicao para a causa da libertao do Lbano da submisso e do domnio estrangeiro, foi comprovada aos olhos de um povo, ctico, pelas aes de sacrifcio pessoal dos mrtires do Hezbollah.71 A proposta do Hezbollah para conseguir a legitimidade foi comprovadamente bem-sucedida. Augustus Richard Norton escreve que antes de 1985, Amal foi profundamente contestado pelo mais radical Hezbollah... o Hezbollah superou Amal nas reas de Beirute...72 O xito do grupo em legitimar sua causa por meio de ataques suicidas foi enfatizado pela iniciativa de outros competidores, especialmente os srios, de empregar o mesmo tipo de ttica. Para responder crescente popularidade do Hezbollah, outros grupos comearam a fazer propaganda sobre o nmero de ataques suicidas e de operaes de guerrilha realizados, freqentemente aumentando o nmero para obter mais credibilidade como combatentes da resistncia. Vrios grupos entraram em contato com organizaes de notcias internacionais e locais para reivindicar tantos ataques suicidas quanto possvel.73 Evidentemente, outros grupos pensavam que os ataques suicidas e as reivindicaes de ataque aos israelenses e outros estrangeiros foi um caminho eficaz para ganhar a legitimidade. Os homens-bomba do Hezbollah serviram como modelo, inspirando outros a unirem-se para lutar. Por muito tempo, os mrtires tinham sido uma fonte de inspirao, se no um estmulo, para os xiitas piedosos e parece que os homens-bomba tinham vivido e morrido segundo os padres respeitveis de um dos 12 Imames e outros grandes heris do xiismo.74 Os xiitas enalteciam os sacrifcios dos homens-bomba e procuravam inspirar outros jovens a imit-los. De fato, crianas fingiam71

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

se de mrtires sob os olhos de professores complacentes.75 Por todas as reas rurais no sul do Lbano, os letreiros comemoravam o herosmo do homem-bomba. Um desses letreiros dizia: Em 19 de outubro de 1988, 013h25min, um carro-bomba armado com 500 quilos de explosivos transformou dois soldados israelenses em massas de fogo, uma severa agresso que o Exrcito Israelense recebera no Lbano.76 O Hezbollah transformou a imagem dos ataques suicidas em paradigmas de resistncia. Outros, inspirados pela dedicao do grupo decidiram resistir sozinhos. Algumas mulheres que no eram membros do Hezbollah executaram ataques suicidas, bem como um pretenso homem-bomba do Mali (cujo atentado foi mal sucedido).77 Os profcuos louvores recebidos pelos mrtires do Hezbollah incentivaram outros a seguir seus passos e inspiraram o reconhecimento internacional do Hezbollah como a resistncia legtima no Lbano. Escritores em lugares to distantes como Trpoli elogiaram as virtudes do Hezbollah e os ataques de homens-bomba.78 Esse tipo de ataque transformouse em uma ferramenta eficaz de propaganda, se tornou o smbolo que definiu um movimento e aqueles que apoiavam suas metas, legitimou os membros do Hezbollah como os representantes da resistncia.

Palavras Finais

As pessoas do Ocidente, pelo menos no incio, que consideravam os ataques suicidas como um tipo de violncia sem propsito feito em nome do islamismo, estavam erradas. O Hezbollah estudou profundamente as implicaes teolgicas desse tipo de arma, suas capacidades e limitaes, as metas polticas e militares que poderia alcanar e o valor de sua propaganda. A ttica predileta do Hezbollah

foi longe de ser ilgica; de fato, dado a sua situao poltica e a sua cultura era bastante racional e talvez at moral. Se os ataques suicidas tivessem sido realizados por uma organizao irracional e irresponsvel, as metas que a organizao procurava realizar no teriam sido to claras. Tambm, a organizao no teria obtido tanto xito poltico e militar quanto obteve na dcada de 80. Ao combinar os ataques de homens-bomba com outras tticas de guerrilha, o Hezbollah alcanou os maiores efeitos militares possveis. A organizao entendeu, tambm, que os ataques suicidas podiam funcionar internamente como uma ferramenta eficaz de propaganda, uma que pode legitimar o Hezbollah no ambiente poltico do Lbano. Em um mundo que agora est muito bem suprido de homens-bomba, do conflito palestino-israelense guerra na Chechnya, do Afeganisto ao Iraque, entender que os ataques suicidas so um fenmeno de muitas faces essencial para desenvolver as tticas para enfrent-los. Embora alguns grupos no empreguem o homem-bomba de forma to sbia ou judiciosa como o Hezbollah, os ataques suicidas j se tornaram uma ameaa onipresente no campo de batalha moderno e uma ameaa, que para ser enfrentada, tem que ser compreendida pelo que ela realmente representa: uma ttica eficaz e comprovada pelo tempo e que, quando em mos competentes pode ser usada para alcanar objetivos poltico-militares. Mais estudos determinaro se a estrutura da anlise usada neste trabalho para explicar o emprego do homem-bomba pelo Hezbollah, na dcada de 80, tambm se aplica a outros grupos que utilizam esse mesmo instrumento. Se esta anlise for aplicvel, ento as organizaes contra-terroristas tm que desenvolver tticas que procurem minar a lgica religiosa, militar e poltica da arma.MR

Referncias
1. Morteza Mutaharri, Jihad and Shahadat: Struggle and Martyrdom in Islam , editores e tradutores Mehdi Abedi e Gary Legenhausen (Houston, Texas: Institute for Research and Islamic Studies, 1986), p. 126. 2. PETIT, Michael, Peacekeepers at War: A Marines Account of the Beirut Catastrophe (Boston: Faber and Faber, 1986), p. 3. 3. HALM, Heinz, Shia Islam: from Religion to Revolution, traduzido de alemo por Allison Brown (Princeton, Nova Jersey: Markus Wiener Publishers, 1997), p. 62. 4. GOLDBERG, Jeffrey, In the Party of God, New Yorker, 28 de outubro de 2002, p. 183. 5. MAYER, Ann Elizabeth, War and Peace in the Islamic Tradition and International Law, Just War and Jihad: Historical and Theoretical Perspectives on War and Peace in Western and Islamic Traditions , editores John Kelsay e James Turner Johnson (Nova York: Greenwood Press, 1991), pp. 218-219. 6. The Man Who Holds the Hostages, Time, 20 de maro de 1989, p. 42. 7. Muhammad Said Ashmawi, Against Islamic Extremism: the writings of Muhammad Said al-Asmawy , editora Carolyn FluehrLobban (Gainesville, Florida: University Press of Florida, 1998), p. 116.

72

Novembro-Dezembro 2006 MILITARY REVIEW

heZBOLLAH
8. GOLDBERG, p. 192. 9. Fadlallah Urges Release of Kidnapped Foreigners NC311253, Beirut Domestic Service, em rabe, 31 de maro de 1985, Foreign Broadcast Information Service (FBIS), 1 de abril de 1985, p. G-4. 10. HALM, p. 56. 11. MORRIS, Benny, Righteous Victims: A History of the ZionistArab Conflict, 1881-2001 (Nova York: Vintage, 2001), p. 554. 12. HALM, p. 62. 13. Abdulaziz Abdulhussein Sachedina, The Just Ruler (al-sultan al-adil) in Shiite Islamic: The Comprehensive Authority of the Jurist in Imamite Jurisprudence (Oxford, Inglaterra: Oxford University Press, 1988), p. 91. 14. Ibid. 15. KELSAY, John, Islam and War: The Gulf War and Beyond, A Study in Comparative Ethics (Louisville, Kentucky: Westminster/John Knox Press, 1993), p. 48. 16. HALM, p. 18. 17. Ibid, p. 136. 18. El Ayatol Said Ruhol Mousavi Khomeini, A Clarification of Questions: an Unabridged Translation of Resaleh Towzih al-Masael, tradutor J. Borujerdi (Boulder, Colorado: Westview Press, 1984), p. 374. 19. El Ayatol Jafar Sobhani, Doctrines of Shii Islam: A Compendium of Imami Beliefs and Practices, editor e tradutor Reza Shah-Kazemi (Nova York: I. B. Tauris & Co. Ltd, 2001), p. 153. 20. SACHEDINA, p. 111. 21. KELSAY, p. 38. 22. Said Amir Arjormand, Ideological Revolution in Shiism, Authority and Political Culture in Shiism , editor Said Arjormand (Albany, Nova York: SUNY Press, 1988), p. 194. 23. KHOMEINI, p. 379. 24. Majed Halawi, A Lebanon Defied: Musa al-Sadr and the Shia Community (Boulder, Colorado: Press, 1992), p. 205. 25. Shaukat Ali, Dimensions and Dilemmas of Islamist Movements (Lahore, Paquisto: Sang-E-Meel Publications, 1998), p. 129. 26. KEPEL, Gilles, Jihad: the Trail of Political Islam , tradutor Anthony Roberts (Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 2002), pp.124-5. 27. Ibid, p. 129. 28. Open Letter by Hizb Allah, em NORTON, Augustus Richard, Amal and the Shia: Struggle for the Soul of Lebanon (Austin, Texas: University of Texas Press, 1987), p. 168. 29. MUTAHARRI, p.128. 30. Fouad Ajami, The Vanished Imam: Musa al Sadr and the Shia of Lebanon (Ithaca, Nova York: Cornell University Press, 1986), p. 215. 31. Mahoma Hashim Kamali, Principles of Islamic Jurisprudence (Cambridge, Massachussets: Texts Society, 1991), p. 388. 32. SACHEDINA, p. 109. 33. MILLER, Judith, God Has Ninety-nine Names: Reporting from a Militant Middle East (Nova York: Simon and Schuster, 1996), p. 278. 34. Hezbollah Open Letter, p. 168. 35. HALM, p.18. 36. GOLDBERG, p. 193. 37. AJAMI, p. 203. 38. PARTNER, Peter, God of Battles: Holy Wars of Christianity and Islam (Princeton, Nova Jersey: Princeton University Press, 1997), p. 51. 39. Shariati en Jihad and Shahadat, p. 214. 40. Extreme Islam: Anti-American Propaganda of Muslim Fundamentalism, editor Adam Parfrey (Los Angeles, Califrnia: Feral House, 2001), pp. 201-202. 41. Hezbollah Leader Interviewed on Ties to Iran, NC101527, Agence France Presse (AFP) (Paris), em ingls, s 1514Z, 10 de julho de 1985, FBIS, 11 de julho de 1985, pp. G2G3. 42. Lebanese Shiites Urge Islamic Revolution, LD131431, Tehran Domestic Service, em persa, s 1030Z, 13 de fevereiro de 1984, FBIS, 14 de fevereiro de 1984, p. G9. 43. Shiite on Hijacking, Other Issues, PM051001, Al-Nahar AlArabi Wa Al-Duwali (Beirute), de 1 a 7 de julho de 1985, pp. 18-23, FBIS, 5 de julho de 1985, pp. G7G9. 44. Husayn Fadlallah, Der Spiegel, 1 de abril de 1985, pp. 134137, FBIS, 4 de abril de 1985, pp. G3-G5. 45. AJAMI, p. 217. 46. MORRIS, p. 555. 47. Citado em SHADID, Anthony, Legacy of the Prophet: Despots, Democrats, and the New Politics of Islam (Boulder, Colorado: Westview, 2001), p. 136. 48. VOAL Reports Four Heroic Operations in South, NC201240, (Clandestina) A Voz do Lbano rabe, em rabe, s 1130Z, 20 de dezembro de 1983, FBIS, 21 de dezembro de 1983, p. G2. 49. BENJAMIN, Daniel e SIMON, Steven, The Age of Sacred Terror (Nova York: Random House, 2002), p. 29. 50. Maj Gen Or Comments on Suicide Car-Bomb Attack, TA101134, MaAriv (Tel Aviv), em hebraico, 10 de abril de 1985, p. 1.11 [informe do correspondente militar Yosef Walter], FBIS, 11 de abril de 1985, pp. I5I6. 51. Sayyid Muhammad Husayn Fadlallah Interviewed, NC230849, Beirut Monday Morning, em ingls, de 16 a 22 de dezembro de 1985, pp. 22-25, FBIS, 24 de dezembro de 1985, pp. G3-G5. 52. BAILEY, Clinton, Lebanons Shiis After the 1982 War, em Shiism, Resistance, and Revolution, editor Martin Kramer (Boulder, Colorado: Westview Press, 1987), p. 221. 53. Booby-Trapped Car, NC181201, (Clandestina) Radio Lbano Livre, em rabe, s 1148Z, 18 de abril de 1983, FBIS, 18 de abril de 1983, p. G1; veja tambm MORRIS, pp. 551-552. 54. Peace Talks to Continue Despite Embassy Blast, TA190607, Jerusalem Domestic Service, em hebraico, s 0600Z, 19 de abril de 1983, FBIS, 19 de abril de 1983, p. I3. 55. U.S. Reportedly Has Information on Explosion, NC211830, A Voz do Lbano (Beirute), s 1715Z, 21 de abril de 1983, FBIS, 22 de abril de 1983, p. G1. 56. MORRIS, pp. 551-552; AJAMI, p. 217. 57. Hezbollah Official Warns Multinational Force, NC290654, (Clandestina) Radio Lbano Livre , em rabe, s 0545Z, 29 de novembro de 1983, FBIS, 29 de novembro de 1983, p. G3. 58. AFP: French Expecting Attacks by Islamic Jihad, NC061423, AFP, em ingls, s 1413Z, 6 de maro de 1984, FBIS, 7 de maro de 1984, p. G5. 59. BENJAMIN, p. 119. 60. Al-Jihad Member Quoted on Tyre Blast, NC041426, (Clandestina) A Voz do Lbano rabe , em rabe, s 1336Z, 4 de novembro de 1983, FBIS, 7 de novembro de 1983, pp. G6-G7. 61. Recommendations of Commission Published, TA171534, Bahamane (Tel Aviv), em hebraico, 16 de novembro de 1983, 5, 8, FBIS, 18 de novembro de 1983, pp. I4-I5. 62. OBALLANCE, Edgar, Civil War in Lebanon, 1975-92 (Nova York: St. Martins Press, 1998), p. 148. 63. Ibid, p. 155. 64. Suicide Car Bomb Explodes West of Jazzin, NC261315, AFP (Paris), em ingls, s 1242Z, 26 de novembro de 1985, FBIS, 26 de novembro de 1985, p. G4. 65. OBALLANCE, p. 185. 66. BENJAMIN, p. 115. 67. OBALLANCE, p. 133. 68. FRIEDMAN, Thomas L., From Beirut to Jerusalem (Nova York: Anchor Books, 1995), pp. 179-180. 69. Shiite Declares Resistance to Israel, NC161034, Beirut Domestic Service, em rabe, s 1000Z, 16 de outubro de 1983, FBIS, 18 de outubro de 1983, pp. G3-G4. 70. Shiite Views Situation; Raps U.S., Israel, PM221517, AlHawadith (Londres), em rabe, 23 de dezembro de 1983, 20-22, FBIS, 23 de dezembro de 1983, pp. G1G3. 71. MILLER, p. 283. 72. NORTON, Augustus Richard, Hizballah: From Radicalism to Pragmatism? Middle East Policy Council (janeiro de 1988), disponvel em: <www.mepc.org/public_asp/journal_vol5/9801_norton.asp>. 73. Suicide Operation Reported in South 4 Nov, NC040944, AFP (Paris), em ingls, s 0932Z, 4 de novembro de1985, FBIS, 4 de novembro de 1985, p. G3. 74. ROSINY, Stephan, The Tragedy of Fatima Al-Zahra, de Debate of Two Shiite Theologians in Lebanon, em The Twelve Shia in Modern Times: Religious Culture and Political History , editores Rainer Brunner e Werner Ende (Boston: Brill 2001), pp. 207-8. 75. MILLER, p. 256. 76. GOLDBERG, p. 188. 77. 50 Lahd Men Killed, NC261920, Beirut Domestic Service, em rabe, s 1900Z, 26 de novembro de 1985, FBIS, 27 de novembro de 1985, p. G1; UNIFIL Foils Suicide Car-Bomb Attempt, NC092105, AFP, em ingls, s 2054Z, 9 de dezembro de 1985, FBIS, 10 de dezembro de 1985, p. G1. 78. JANA Editor Lauds Martyrdom in Commando Attacks, LD021558, JANA (Trpoli), em ingls, s 1452Z, 2 de agosto de 1985, FBIS, 5 1985, p. Q2.

MILITARY REVIEW Novembro-Dezembro 2006

73

También podría gustarte