Está en la página 1de 15

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

CONAEND&IEV009 AVALIAO ESTRUTURAL, RECUPERAO E IMPERMEABILIZAO DE LAJES DE COBERTURA COM NFASE AOS ENSAIOS NO-DESTRUTIVOS Elisa Sertrio Vieira1 Ana Lcia Torres Seroa da Motta2 Alberto Cohen Filho3 Luiz Carlos Mendes4

Copyright 2008, ABENDE e PROMAI Trabalho apresentado durante o CONAEND&IEV2008 Congresso Nacional de Ensaios No Destrutivos e Inspeo & Conferencia Internacional sobre Evaluacin de Integridad y Extensin de Vida de Equipos Industriales, em So Paulo/SP, no ms de junho de 2008. As informaes e opinies contidas neste trabalho so de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Sinopse Apesar do avano tecnolgico no campo das tcnicas e dos materiais de construo, tem-se observado um grande nmero de edificaes relativamente jovens apresentando diversos tipos de patologias. O uso inadequado de materiais, aliado falta de cuidados na execuo e mesmo adaptaes quando do seu uso, tudo isto somado falta de manuteno, tem criado despesas extras aos condomnios de edifcios em reparaes que poderiam ser inteiramente evitadas. Entre as causas identificadas, a m impermeabilizao, o concreto poroso, a rigidez inadequada de elementos estruturais apresentaram elevada incidncia. Associadas as falhas de execuo elas explicam os problemas precoces de infiltraes, fissuras e corroso da armadura, patologias mais freqentemente relacionadas. Logo, necessrio que os engenheiros tenham conhecimento de procedimentos para avaliao da estabilidade de peas estruturais, as quais envolvem aspectos como observao, ensaios especializados, diagnstico e emisso de pareceres tcnicos conclusivos. O presente trabalho faz uma anlise dos procedimentos necessrios para recuperao e reforo, dando nfase aos ensaios no destrutivos para avaliao das armaes, concreto e impermeabilizao e cita sistemas de proteo recomendados para o controle de fissuras, corroso e infiltraes de um destes elementos estruturais: - as lajes de concreto armado.

1 Introduo As lajes so elementos estruturais moldados em concreto armado normalmente planos e bidimensionais, pois duas das dimenses so bem maiores que a terceira (espessura). Normalmente
1 2

Mestranda, Engenharia Civil - UFF Ph.D., Arquitetura - UFF 3 Mestrando, Engenharia Civil - UFF 4 D.Sc., Engenharia Civil - UFF

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

se apresentam na posio horizontal, e so elas que recebem as cargas que agiro sobre a estrutura. As lajes podem ser tetos e pisos. As lajes em um Sistema Estrutural esto, na maioria das vezes, apoiadas em vigas, podendo tambm, em certos casos, estarem apoiadas diretamente sobre pilares. Fatores como o dimetro e separao das armaduras, a geometria da pea, a espessura e qualidade do cobrimento, a magnitude, quantidade e velocidade de gerao de produtos de corroso e o contedo de umidade do concreto; afetam a conservao dos componentes da laje. , portanto fundamental haver uma criteriosa conservao de forma a manter todos os componentes da laje em perfeito estado de utilizao, pois qualquer dano em um de seus constituintes, ou erros por vcios construtivos, pode afetar seu desempenho. A adoo de uma metodologia de avaliao da capacidade portante das estruturas que permita uma viso integrada dos diversos aspectos envolvidos no problema e execuo adequada de sistemas de proteo tem sua relevncia, pois sua instabilidade e presena de anomalias representam riscos aos usurios da edificao.

2 Metodologia para Anlise de Lajes de Cobertura Elaborao de planta de locao da laje em relao edificao e aos logradouros, havendo tambm o posicionamento dos elementos estruturais e identificao das geometrias de peas estruturais por meio de cortes transversais. Realizao de levantamento geomtrico relativo s peas de concreto a partir de plantas de frmas ou diretamente a partir de levantamentos in situ, de forma a verificar se existem imperfeies geomtricas nas peas estruturais (dobramentos, flambagem, empenamentos, amassamentos, etc.). Elaborao de croquis com mapeamento dos defeitos observados, realizando o levantamento preciso da localizao e dimenses dos defeitos, a abertura e a extenso de fissuras, de modo a permitir o clculo das quantidades para elaborao de uma soluo. Nas vistorias para inspees das lajes fazer a verificao das ocorrncias e morfologia das deterioraes, fissuras, destacamentos do concreto, manchas ou eflorescncias, infiltraes e outras anomalias, alm de possveis deformaes. No caso das fissuras, verificar a profundidade, a abertura com fissurmetro, e a atividade por meio de sensores de gesso, vidro, etc. Todas essas ocorrncias devem ser registradas em mapeamentos (micromapeamento e macromapeamento), e em relatrios fotogrficos com textos explicativos da observao para posterior avaliao, diagnstico e indicao de procedimentos conforme o caso. Devem ser pesquisados os procedimentos de impermeabilizao implementados nas lajes. A pesquisa deve verificar a existncia de documentos (projetos, especificaes, desenhos e contratos) e informaes de usurios do edifcio. Deve-se verificar se houve elaborao de projeto de impermeabilizao conforme preconiza a NBR 9575 (2003), com detalhamento necessrio (soleiras, encontro com ralos e grelhas, encontro com tubos e outros obstculos emergentes, arredondamento dos cantos no caso das mantas, eficiente sistema de drenagem com caimento mnimo de 1%, no encontro com platibandas ter ateno s juntas de movimentao e s juntas de dessolidarizao nos encontros com as paredes, prever bases apropriadas para a instalao de hastes (antenas e praraios) de modo a evitar o puncionamento e/ou perfurao da impermeabilizao, etc.).

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

Cortes no sistema de impermeabilizao em pontos localizados so necessrios com objetivo de verificar visualmente a estratificao das camadas sobrepostas estrutura, seus respectivos materiais, espessuras e respectivos desempenhos e eventualmente, para extrao de corpos de prova para ensaios laboratoriais. Verificar a situao do sistema de drenagem de guas pluviais tanto em face da capacidade de atendimento ao dimensionamento hidrulico pela intensidade pluviomtrica local mas, tambm, considerando aspectos de manuteno (detectando possveis vazamentos, principalmente nas conexes) e interfaces com as impermeabilizaes considerando os reforos junto aos ralos . As posies de aos em relao s peas estruturais de concreto devem ser levantadas e registradas em plantas e cortes, sendo subsdios para verificao da estabilidade estrutural. Quando no se dispe dos desenhos de armao da estrutura, ou se desconfia da obedincia do projeto executivo quando da execuo, pode-se realizar alguns tipos de ensaios no destrutivos para avaliao dessas armaes, como ensaio eletromagntico de pacometria que atravs da utilizao de um equipamento denominado pacmetro cujo funcionamento consiste criar um campo eletromagntico que perturbado pela presena de objetos ferromagnticos (armadura), de forma a detect-la e localiz-la, determinar seu dimetro e a espessura de cobrimento do concreto.

Foto 1 Realizao do ensaio eletromagntico de pacometria. Tambm se podem executar cortes no concreto para elucidao e levantamento das sees de ao, assim como para verificao de suas integridades e estados de conservao. Verificar se existe processo de corroso instalado, procurando avaliar o grau de comprometimento das peas afetadas (diminuio da seo resistente). Para avaliao do grau de corroso tm-se os ensaios para avaliao da profundidade de carbonatao e avaliao do teor de cloretos. Alm de tcnicas eletroqumicas no-destrutivas como: resistncia eltrica e medidas de potenciais de eletrodo. Deve-se assegurar um bom contato eltrico na execuo dessas tcnicas. Na tcnica eletroqumica de resistividade eltrica faz-se uso de um resistivmetro com um conjunto de quatro eletrodos que so colocados em contato com a superfcie de concreto, consistindo em passar uma corrente alternada entre os eletrodos exteriores medindo-se a queda de potencial entre os eletrodos interiores, de forma a determinar a resistividade do concreto, sendo:

R=

l
S

Onde: R = resistncia; = resistividade (propriedade do material); l = comprimento S = rea da seo

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

A medio de resistividade fornece uma probabilidade corroso que, de acordo com Browns and Geoghegan (1978), sendo avaliada com base nos seguintes valores globais: Resistividade do concreto (ohm cms) > 20.000 10.000 a 20.000 5.000 a 10.000 < 5.000
FONTE DE SUPRIMENTO DE CORRENTE ALTERNADA

Taxa de corroso Praticamente nula Baixa Alta Muito Alta


AMPERMETRO

Tabela 1 Valores de resistividade e respectiva probabilidade de corroso.

VOLTMETRO

ELETRODOS ACOPLADOS

FLUXO DE CORRENTE

SUPERFCIES EQUIPOTENCIAIS

Figura 1- Tcnica de resistividade eltrica. J a de medidas de potenciais de eletrodo, consiste em medir esses potenciais por meio de uma diferena de potencial de eletrodo entre as duas semi-clulas: a semi-clula ao-concreto ou eletrlito e a semi-clula estvel que o eletrodo de referncia (eletrodo de cobre/ sulfato de cobre ou prata/ cloreto de prata), sendo comum serem feitos mapeamentos de potencial por meio da medida do potencial em toda a estrutura a cada poucos decmetros ou centmetros de intervalo, a partir de tais valores possvel identificar as zonas mais corrodas (andicas) e as menos corrodas (catdicas).
VOLTMETRO

ELETRODO

Figura 2- Tcnica de Potenciais de Eletrodo A medio de potencial fornece uma probabilidade de corroso que, de acordo com a norma ASTM C876, avaliada com base nos valores globais descritos a seguir:

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

POTENCIAL DE ELETRODO Taxa de corroso TENSO( mV) > -200 mV 5% -200 mV a -350 mV 50% < -350 mV 95% Tabela 2- Valores de potencial e respectiva probabilidade de corroso. Estimar a capacidade de resistncia real do concreto das peas estruturais constituintes das lajes permitindo uma avaliao dos danos sofridos, atravs de ensaios no destrutivos como esclerometria (ASTM C 805, NBR 7584), penetrao de pinos (ASTM C 803), velocidade de pulso ultrassnico (ASTM 597, NBR 8802), entre outros. Tambm, podem ser retiradas amostras de peas para ensaios destrutivos, por meio de sondas manuais rotativas. Alm de ensaio parcialmente destrutivo de aderncia ou pull-off. O ensaio no-destrutivo de esclerometria avalia a uniformidade e a qualidade do concreto, alm de estimar sua resistncia compresso atravs de sua dureza superficial fazendo uso de um esclermetro de reflexo que trata-se de um objeto metlico com massa normalizada, que projetado contra a superfcie do concreto com uma energia definida, sendo realizadas diversas leituras de dureza superficial em pontos aleatrios evitando os pontos irregulares onde existam agregados grados, armaduras ou vazios no-visveis, obtm-se uma mdia dessas leituras e as correlacionam com resistncia compresso do concreto com o uso da curva de correlao demonstrada a seguir.

Foto 2 - Esquema do ensaio de esclerometria.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

Figura 3 - Curva de correlao para o ensaio de esclerometria. J o ensaio de penetrao de pinos consiste em correlacionar a resistncia do concreto com a profundidade de penetrao de pinos disparados contra a superfcie de concreto por meio de uma pistola perpendicularmente posicionada superfcie, de forma estimar a resistncia compresso e uniformidade do concreto. Para realizao do ensaio necessrio o acesso apenas a uma face da estrutura. necessrio evitar as barras de ao, no caso do concreto armado, e tomar os cuidados inerentes utilizao de uma arma de fogo. Aps as medies, devem ser retirados os pinos, deixando um dano na superfcie em torno de 75mm de dimetro (BS1881:Part 201,1986). Este ensaio pode ser influenciado pela dimenso do agregado grado e pela dureza da camada superficial. Jenkins (1985) relata que variaes na carga de plvora, limpeza e posicionamento da pistola, podem influenciar a velocidade do disparo do pino, resultando numa variao da profundidade de penetrao. Yun te al (1988) sugerem trs tipos de carga para ensaio de penetrao : carga baixa para concreto com resistncia de 21 MPa, carga padro para concreto com resistncia de 35 MPa, carga padro e baixa para concreto com resistncia de 28 MPa. O pino padro tem dimetro= 6,35 mm e comprimento= 79,5 mm. De acordo com Al-Manaseer e Aquino (1999), para os ensaios com a pistola Windsor (ASTM C803) em concretos de alta resistncia h necessidade de modificar o tipo do pino, pois em concretos com resistncia compresso acima de 25 MPa o pino j apresenta tendncia a quebrar na parte superior. Esses autores tambm concluram que este mtodo de ensaio no pode ser realizado para concreto com resistncia compresso acima de 130 MPa, pois os pinos no penetram no concreto.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

Fotos 3 Penetrao de pinos (EVANGELISTA A. C. J., 2002 e GARGHETTI A. et. al, 2003) E o ensaio de velocidade de pulso ultrassnico consiste em medir o tempo em que uma onda sonora de alta freqncia leva para percorrer uma distncia no interior do beto entre a fonte emissora e a fonte receptora, calculando a velocidade de propagao das ondas no interior do concreto, cuja depende da densidade, das propriedades elsticas do material e da presena de armaduras. Este ensaio objetiva avaliar a qualidade e uniformidade do concreto, estimar sua resistncia compresso e mdulo de elasticidade e localizar vazios e fendas em seu interior. Para tal deve ser garantido um bom contato mecnico.

Fotos 4 Ensaio de Velocidade de Pulso Ultrassnico.

Onde: E o mdulo de elasticidade dinmico a densidade do material o coeficiente de Poisson Adotam-se trs tipos de transmisso diferentes no ensaio de ultrassom: direta, semi-direta e indireta, conforme mostra a figura a seguir.

Figura 4 Tipos de Transmisso para o Ensaio de Ultrassom.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

A avaliao da resistncia caracterstica do concreto das peas estruturais deve ser feita por meio de avaliao estatstica dos resultados obtidos in loco nas diversas peas constituintes das lajes. Dessa forma, obtido o valor mais confivel para resistncia caracterstica do concreto e avaliao do coeficiente de segurana atual da estrutura, com o qual determina-se a necessidade de reparao ou at demolio. Quando as etapas de anlise de projetos, vistoria da obra e ensaios no destrutivos no forem suficientes para assegurar a capacidade portante da estrutura, deve-se proceder realizao de prova de carga sobre a mesma de forma a determinar o quando esta se desloca e deforma quando submetida carregamentos como bolsas de gua, bolsas de areia, sacos de cimento e reservatrios confeccionados com lonas plsticas e preenchidos com gua, e adotar instrumentos que medem as deformaes como extensmetros eltricos e mecnicos, defletmetros, clinmetros, sensores de fibra tica, teodolitos, nveis digitais e estaes totais. O ensaio de prova de carga pode ser destrutivo ao avaliar o comportamento da estrutura at a runa, em situao ltima de carregamento. E no-destrutivo quando a estrutura, ou elemento estrutural, carregado a nveis de servio, sem atingir ruptura, permitindo, nesse caso, que a estrutura possa ser colocada novamente em utilizao, caso os resultados sejam aceitveis.

Foto 5- Ensaio de Prova de Carga em Laboratrio.

Foto 6 -Painel de Laje Submetida a uma medio de Flexa-Deformao medida por um Extensmetro.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

O ensaio de prova de carga , portanto conclusivo e encerra o programa de investigao. Na anlise estrutural da estabilidade das lajes devem ser seguidos os preceitos da NBR 6118 (2003), englobando as condies ambientais, carregamentos atuantes, esquema estrutural, geometria dos elementos estruturais, posicionamento e densidade das armaduras, anlise de sees resistentes, avaliao de deformaes.

3 Segurana Atual da Estrutura Tomando por base o item anterior, referente descrio de metodologia proposta (de avaliao, anlise e diagnstico) de lajes de cobertura, so obtidos subsdios suficientes para a elaborao de Pareceres Tcnicos conclusivos que auxiliam na tomada de deciso, de forma a se avaliar a segurana atual da estrutura e conseqentemente determinando a necessidade de recuperao, o reforo, mudana de uso, ou a demolio da estrutura da laje em anlise.

4 Procedimentos para Recuperao

4.1 Controle de fissuras, Trincas ou Juntas de Trabalho


recomendada aplicao de uma soluo de mastique epoxdico autonivelante e flexvel mais tela de fibra de vidro, que deve ser realizada em superfcie seca e limpa. Com o uso de serra circular, abrir sobre a fissura, trinca ou junta de trabalho, um corte com profundidade mdia de 10 mm. Eliminando o p com aspirao ou sopro do equipamento. Caso essas sejam profundas, com possibilidade de vazar o produto para o ambiente inferior, dever ser colocado um tarugo de polietileno como limitador de profundidade, de dimetro de 6 mm ou superior, posicionado profundidade mxima de 10 mm. Misturar energicamente (mais ou menos 5 min) o componente B (fludo escuro) com o componente A do mastique, em quantidade para aplicao em no mximo 20 minutos. Aps realizar o preenchimento das aberturas, despejando e limpando imediatamente os excessos com auxlio da esptula. Sobre o mastique colocar uma fita de polietileno com largura de 50 mm, para servir como camada separadora e no aderente do reforo. Aps a colagem da fita de polietileno, aplicar uma demo de primer (puro sem diluio) e colar a tela de fibra de vidro. Aguardar secagem da primeira demo (aproximadamente 30 min) e passar mais duas demos garantindo a sua total cobertura.

4.2 Controle de Corroso A princpio deve-se executar a limpeza da superfcie de forma a remover o concreto deteriorado, desagregado, solto, mal compactado, segregado ou impregnado de ferrugem, at atingir o concreto sadio e expor toda a armadura corroda. Normalmente faz-se uso de escovas de ao e de jato mido de areia. Podendo tambm para complementar a limpeza utilizar jatos de gua e ar. Com a perda de mais de 10% do seu dimetro original das armaduras devido a corroso, h a necessidade de recomp-las por emenda por transpasse, um para cada lado do trecho afetado, de acordo com o item 4.1.6.2 da NBR 6118 Comprimento de ancoragem por aderncia das barras tracionadas. Onde so necessrios pinos de ao especial que devem ser cravados na estrutura,

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

possibilitando a fixao da armadura de reforo. A cravao deve ser feita percusso com pistola apropriada. So recomendados como materiais para recuperao da estrutura da laje, primer rico em zinco, pastilha Z (sistema de proteo catdica por anodo sacrifcio, formado por uma liga andica envolvida em matriz cimentcia) e tela galvnica (proteo catdica por corrente galvnica). No caso do primer rico em zinco, aps a limpeza da superfcie do concreto com escova de ao ou jato mido de areia, procede-se limpeza da armadura atravs de escovao vigorosa com escova fina com cerdas de ao e em seguida ao lixamento com lixa prpria para ao, seguindo-se de limpeza para retirada de todos os resduos depositados. Como passo seguinte, aplica-se primer rico em zinco sobre as superfcies das barras, para a proteo catdica galvnica. No caso das pastilhas de zinco aps o corte do concreto onde houve desplacamento ou onde houve a presena de fissuras motivadas pelo aumento da seo da armadura e por trs do concreto, limpeza e se necessrio recomposio da armadura, amarra-se a pastilha Z utilizando o prprio arame de fixao da pastilha. No caso da tela galvnica, aps o corte do concreto e a exposio das armaduras corrodas, procedese a escovagem manual ou hidrojateamento de areia em suas superfcies de modo a remover a corroso. Em seguida a tela galvnica fixada diretamente em contato com a armadura, prendendoa com arame recozido. Ao final prepara-se argamassa de recuperao, apenas com cimento e areia, adicionando o ativador eletroqumico na proporo de 2% em relao ao peso de cimento portland utilizado. No caso de se utilizar concreto projetado, utilizar-se- a mesma quantidade de ativador eletroqumico na gua, previamente misturada e adicionada na ponta do canho.

5 Impermeabilizao Aps os procedimentos para recuperao ou reforo devem ser previstas intervenes que garantam a proteo das estruturas de lajes de cobertura contra a ao de agentes agressivos. Para tal devem ser aplicados tratamentos de impermeabilizao segundo a NBR 9575 (2003). Os materiais que compem o sistema rgido de impermeabilizao so: concreto impermevel (com ou sem aditivos impermeabilizantes), argamassa impermevel (com hidrofugantes ou polimrica) cimentos polimricos e cristalizantes e membranas epoxdicas. J o sistema flexvel composto por: membranas (moldadas no local) asflticas ou polimricas e mantas (pr-moldadas) asflticas ou polimricas. No caso de lajes de cobertura, segundo THOMAZ (2001), deve-se prever no projeto a disposio da isolao trmica e da proteo da impermeabilizao. MORAES (2002) refere que deve ser previsto no projeto de impermeabilizao um desnvel entre os ambientes internos e externos alm de ralos para escoamento da gua da chuva. Conforme ilustra a Figura 5.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

Figura 5 - Detalhe do encaixe da impermeabilizao para dentro do cmodo interno e o desnvel entre as reas interna e externa MORAES (2002). A norma NBR 9575 (2003) recomenda que nos locais limites entre as reas externas impermeabilizadas e internas haja diferena de cota de no mnimo 6 cm e seja prevista a execuo de barreira fsica no limite da linha interna dos contramarcos, caixilhos e batentes, para perfeita ancoragem da impermeabilizao, com declividade para a rea externa. Deve-se observar a execuo de arremates e reforos adequados com o tipo de impermeabilizao adotada e suas instalaes e selamentos adicionais nos caixilhos, contramarcos, batentes e outros elementos de interferncia. Nas regies de juntas de dilatao da estrutura, THOMAZ (2001) recomenda a adoo de pontes na impermeabilizao (reforo), de forma que as movimentaes sejam redistribudas em reas maiores. Para o autor, o principal requisito para o bom desempenho das impermeabilizaes o eficiente sistema de drenagem da gua, o que repercute na necessidade da adoo de caimentos adequados para as lajes; THOMAZ (2001) citando PIRONDI (1992) recomenda caimento mnimo de 1 % para as lajes de cobertura ou lajes de piso. De acordo com este mesmo autor, na impermeabilizao com mantas sempre devem ser adotados cantos arredondados nos encontros com paredes e pilares, de modo a evitar a fissurao ou o rasgamento da manta. Nas emendas, as sobreposies devem ser realizadas no sentido do caimento (manta a montante recobre a manta a jusante), com uma sobreposio de no mnimo 10 cm. THOMAZ (2001) refere que as infiltraes de gua atravs das impermeabilizaes com mantas asflticas ocorrem principalmente nas regies de dobras, concordncias e emendas das mantas em degraus, soleiras e outros obstculos. Assim sendo, o projeto dever prever todos os detalhes construtivos de soleiras, tubos emergentes, rodaps, encontro com ralos e grelhas, encontro com platibandas e outros. Nos encontros da impermeabilizao com platibandas, em lajes expostas, o autor recomenda especial ateno s juntas de movimentao e s juntas de dessolidarizao nos encontros com as paredes, para evitar que a dilatao trmica do piso desloque as paredes laterais, induzindo rasgamento ou descolamento da manta. A Figura 6 mostra o encontro da impermeabilizao com uma mureta onde alguns detalhes podem ser analisados: - Os cantos arredontados no encontro com a mureta, para evitar a fissurao ou o rasgamento da manta; - Embutimento da manta na parede;

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

- Junta de dessolidarizao entre o piso e a parede, para evitar que a dilatao trmica do piso rasgue a manta na confluncia com a parede; - Reforo do revestimento de parede com tela metlica galvanizada, para evitar a fissurao e destacamento do mesmo.

Figura 6 - Detalhe detalhe do encontro da impermeabilizao com uma mureta THOMAZ (2001). Para proteo mecnica deve possuir juntas de retrao e trabalho trmico preenchidos com materiais deformveis, principalmente no encontro de diferentes planos. THOMAZ (2001) observa que para as hastes (antenas, pra-raios) instaladas na laje de cobertura, bem como para quaisquer outros equipamentos, devem ser previstas bases apropriadas de forma a evitar o puncionamento e/ou perfurao da impermeabilizao resultante da posterior instalao desses equipamentos. Segundo o autor, esta uma causa comum da infiltrao de gua nas lajes de cobertura dos prdios. Em relao s tubulaes de gua, eltrica e gs e outras que possam passar paralelamente sobre a laje, essas devem ser executadas sobre a impermeabilizao e nunca sob ela. As tubulaes devem ser executadas no mnimo com 10 cm acima do nvel do piso acabado, depois de terminada a impermeabilizao e seus complementos. Quando houver tubulaes e tubulaes de gua quente embutidas, deve ser prevista proteo adequada para fixao da impermeabilizao. Com relao aos ralos, SABBATINI et al. (2003) recomenda os seguintes cuidados para o bom desempenho do sistema: - Dimensionamento adequado para o rpido escoamento (criar desnveis de 1 cm com raio de 30 cm para evitar acmulo de gua e para execuo do reforo); - Chumbamento correto; - A camada de impermeabilizao deve virar nos ralos; - Tratamento especfico (selamento, reforos); - Previso de arremate do revestimento. So recomendados como materiais de impermeabilizao das lajes de cobertura as mantas asflticas e membranas de polmeros elastomricos. Descrio da aplicao de impermeabilizao com utilizao de mantas asflticas: aps a imprimao asfltica, a manta aplicada aderida ao substrato quente ou a frio com sobreposio de proteo mecnica, finalizando com a pavimentao. No caso de haver trfego reforar as juntas com asfalto polimrico.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

Descrio da aplicao de impermeabilizao com utilizao de membranas de polmeros elastomricos (adotar preferencialmente as membranas polimricas na cor branca com resistncia aos raios ultravioleta para o caso de exposio ao sol, pois reduz a temperatura da laje e conseqentemente h a reduo da temperatura em ambiente sob ela): a princpio a superfcie dever estar seca, limpa e regularizada com caimento nunca inferior a 2% e sem depresses, aps aplicar uma soluo com gua com a funo de imprimao e em seguida aplicar demos do produto com estruturao em vu de polister obtendo uma espessura final de 1,5 mm. Para detalhes especficos de cada fabricante, sugere-se consultar seus mtodos executivos. Aps o trmino da impermeabilizao, deve-se executar o teste de lmina da gua de 72 horas para observar eventuais falhas no sistema. E como ensaio no-destrutivo aplicado aos sistemas de impermeabilizao temos o teste eletrnico de descontinuidades que faz uso de equipamento capaz de indicar falhas em mantas e membranas impermeabilizantes, por meio de fechamento arco voltaico, chamado de detector de furos e descontinuidades.

Foto 7 - Ensaio sobre Impermeabilizao utilizando o Detector de Furos, no Museu de Arte Contempornea de Niteri, 1995. (fonte: www.whood.com.br)

6 Concluses Realizar um diagnstico correto do incio do processo e os fatores que influram na propagao at o estado de deteriorao atual, fundamental quando se pretende uma recuperao duradoura. Logo, necessrio realizar inspees peridicas das estruturas, utilizando procedimentos de inspees (visuais e instrumentadas, incluindo ensaios no destrutivos), seguidos de avaliao, diagnstico e propostas para intervenes de reabilitao incluindo, em qualquer caso, procedimentos de proteo superficial e de impermeabilizao. Assim, baseado nas proposies deste trabalho possvel obter avaliaes precisas e confiveis em elementos estruturais de edifcios, especificamente de lajes, por meio de uma metodologia criteriosa e comprovada, para utilizao em tomadas de decises por equipes de engenharia em servios de Pareceres Tcnicos.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

7 Referncias bibliogrficas
AL-MANASEER, A. A., AQUINO, E. B., 1999, Windsor Probe Test for Nondestructive Evaluation of Normal and High-Strength Concrete, ACI Materials Journal, July-August, pp. 440-447.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS ASTM. Standard Method for Penetration Resistence of Hardned Concrete. ASTM C803, 1990. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS ASTM. Standard Test Method for Half Cell Potentials for Reinforcing Steel in Concrete. ASTM C876, 1999. 6p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. Projeto de estruturas de concreto procedimento. NBR 6118. Rio de Janeiro. 2003. 180p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. Impermeabilizao Seleo e Projeto. NBR 9575. Rio de Janeiro. 2003. BRITISH STANDARDS. Testing concrete. Guide to the use of non-destructive methods of test for hardened concrete. BS1881-201:1986. 26p. BROWN, R. D.; GEOGHEGAN, M. P. Corrosion of Steel Reinforcements in Concrete Construction. Proc. Conf. London, pp.79-103. Feb. 1978. CNOVAS, M. F. - Patologia y terapeutica del hormigon armado. 3 ed. Madrid: RUGARTE, 1994. 487p. CANOVAS, MANUEL FERNANDEZ. Patologia y teraputica del hormigon armado. Madrid, Editorial Dossat, 1997. DE SOUZA, V. C. M.; CUNHA, A .J. P.; LIMA, N. A. - Acidentes estruturais na construo civil. 1.ed. So Paulo. Editora Pini. 1997. 316 p. v. 1. DE SOUZA, V. C. M.; CUNHA, A. J. P.; LIMA, N. A. - Acidentes estruturais na construo civil.1.ed. So Paulo. Editora Pini.1998. 287 p. v. 2. DE SOUZA, V.C.M.; RIPPER, T. Patologia, recuperao e reforo de estruturas de concreto. So Paulo, SP. Editora PINI, 2004. EVANGELISTA, A. C. J. Avaliao da Resistncia do Concreto Usando Diferentes Ensaios NoDestrutivos. Ps-Graduao em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro. 2002. GARGHETTI A. et. al. Pesquisas de Ensaios No-Destrutivos em Laboratrio. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponvel em: < http://petecv.ecv.ufsc.br/03-end.html>. Acesso em: (02/03/08). JENKINS, R. S., 1985, Non-destructive testing - An evaluation tool , Concrete International, February, pp. 22-26. JORDY, J.C. - Desempenho e avaliao dos servios de impermeabilizao aplicados em edificaes. Ps-graduao em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense - UFF. Dissertao de Mestrado. Niteri. 2002. 488 p.

Capa

Autores

Ttulos

Trabalhos

Expositores

Planta Baixa

Programao

Apoio e Patrocnio

Imprimir

SAIR

KLEIN, D.L. - Critrios adotados na vistoria e avaliao de obras de arte, XXV adas SulAmericanas de Engenharia Estrutural, Porto Alegre, 1991. HELENE, PAULO R. L. Corroso em armaduras para concreto armado. So Paulo, Editora Pini/IPT, 1986. MARQUES, S.F - Metodologia de avaliao de capacidade portante de estruturas. Ps-graduao em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense UFF. Dissertao de Mestrado. Niteri. 1995. 177p. MORAES, C. R. K. de. - Impermeabilizao em Lajes de Cobertura: Levantamento dos Principais Fatores Envolvidos na Ocorrncia de Problemas na Cidade de Porto Alegre. Porto Alegre, 2002. 111 p. Dissertao (Mestrado) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em: < www.pucrs.br/uni/poa/feng/dec/Civil/professores/claudio/disserta.pdf >. Acesso em: (10/07/05). SABBATINI et al. - Manifestaes Patolgicas em Edificaes. Notas de aula. Tecnologia da Construo de Edifcios II. So Paulo, 2003. Universidade de So Paulo. Disponvel em: < http://pcc436.pcc.usp.br/transp%20aulas/IndiceAulas.htm >. Acesso em: (10/09/07). THOMAZ, Ercio. Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construo. 1 edio. So Paulo: Editora PINI, 2001. VEROSA, NIO JOS. Patologia das Edificaes. 1 ed. Porto Alegre, RS. Editora SAGRA, 1991. W. HOOD ENGENHARIA LTDA. Disponvel em: www.whood.com.brT. Acesso em: (01/03/08). YUN ET AL , 1988, Comparative evaluation of nondestructive methods for in-place strength determination, Nondestructive Testing, Special Publication SP-112, American Concrete Institute, Detroit, pp111-136.

También podría gustarte