Está en la página 1de 5

UNIDADE 04

Prtica de Gesto II

Introduo

Prezado aluno (a), nesta unidade estudaremos a diversidade organizacional. Voc ver a importncia da diversidade para a gesto empresarial. Boa aula!

Objetivo

Ao estudar esta unidade de aprendizagem, voc poder: Compreender como a diversidade influencia a gesto empresarial.

Tpicos Abordados

No decorrer deste material voc conhecer diferentes temas. Confira abaixo: Gerenciando a diversidade.

Diversidade nas organizaes

25

UNIDADE 04

Prtica de Gesto II

Gerenciando a diversidade e as diferenas individuais


O termo diversidade tem sido muito discutido atualmente, mas o que ele significa no ambiente organizacional?

A diversidade da fora de trabalho caracteriza-se por semelhanas e diferenas em fatores como idade, sexo, herana tnica, habilidades fsicas e deficincias, raa e orientao sexual entre os funcionrios de organizaes (Griffin e Moorhead, 2006, p.36).

As diferenas so to importantes quanto s semelhanas, afinal cada pessoa nica. Numa empresa, apesar dos grupos serem semelhantes (formao profissional, sexo, etnia, etc.) cada pessoa reage diferentemente aos estmulos criados pela organizao: estilo de gesto; remunerao; processo de socializao, etc.

Os gerentes lidam diariamente com as caractersticas individuais que formam a personalidade de cada colaborador. Entender a diversidade dentro e fora das organizaes fundamental para a sobrevivncia no mercado empresarial e constitui um dos maiores desafios inerentes gesto na atualidade.

Segundo Griffin e Moorhead (2006, p.36), a crescente diversidade da fora de trabalho se deve a quatro tendncias: Mercado de Trabalho: vive em constante mudana. Por conta da imensa competitividade, exige com muita freqncia dos profissionais papis mltiplos e um perfil cada vez mais qualificado. Marketing: com a expanso dos mercados, a nvel global, as organizaes buscam satisfazer as necessidades de seus pblicos que esto cada vez mais diversificados e exigentes. Muitas empresas buscam contratar pessoas que se adequem ao perfil de seu pblico-alvo para compreender e desenvolver trabalhos que possam trazer mais satisfao aos clientes. Expanso e Competitividade: visando um maior alcance maior, seja a nvel nacional ou internacional, as empresas buscam profissionais com pensamento e formaes diversas para atender suas necessidades e alcanar seus objetivos estratgicos. Fuses empresariais: muitas empresas esto se juntando a outras atravs de parcerias, fuses, aquisies ou expanses. Para que haja sinergia entre as pessoas preciso que haja compreenso das diferenas e da diversidade cultural que cada empresa possui.

Diversidade nas organizaes

26

UNIDADE 04

Prtica de Gesto II

As organizaes so o tempo todo influenciadas pela sua diversidade. Os gestores precisam entender e lidar com essas semelhanas e diferenas no cotidiano da empresa.

Os gestores que criam esteretipos de seus funcionrios baseados em suas percepes individuais tendem a desvalorizar sua equipe e o talento de cada um, o que ocasiona julgamentos errneos uns sobre os outros, provocando desconforto e um clima organizacional tenso e improdutivo. De acordo ainda com Griffin e Moorhead (2006, p.37), os sistemas de gesto desenvolvidos com base em esteretipos e preconceitos no satisfazem as necessidades de uma fora de trabalho diversificada. Nesse caso, a empresa pode desenvolver estratgias de reteno e motivao que no se encaixam nas necessidades de seus colaboradores, sendo consideradas sem efeito.

Precisam ter competncia para adquirir confiana e respeito de seus colaboradores, como tambm ter bom senso compreendendo que cada indivduo reage de maneira diferente aos estmulos desenvolvidos para motivar e conduzi-lo na organizao. Alm disso, devem tomar cuidado para no criar esteretipos das pessoas evitando o preconceito.

Glossrio

Preconceitos so julgamentos que reforam crenas de superioridade e de inferioridade e podem implicar uma avaliao supervalorizada de um grupo em detrimento de outro(Griffin e Moorhead, 2006, p.37) . Esteretipos so julgamentos rgidos sobre os outros, ignorando-se as caractersticas individuais e a situao real (Griffin e Moorhead, 2006, p.37).

Importante

importante que os gestores reconheam a diversidade existente nas organizaes para que possam trabalhar essas diferenas e construir uma fora de trabalho harmnica e feliz no ambiente organizacional.

essencial que admitam que cada pessoa seja um ser nico e diferente, capaz de exercer habilidades inerentes as suas competncias individuais, que so formadas a partir do conjunto integrado de conhecimentos, adquiridos atravs dos estudos e experincias de cada um, atrelada a atitudes em culturas diferenciadas.

Diversidade nas organizaes

27

UNIDADE 04

Prtica de Gesto II

Avaliao a Distncia

Caro (a) aluno (a), nesta unidade voc viu como as atitudes e as diferenas individuais influenciam o comportamento das pessoas nas organizaes. Para maior reflexo e entendimento, leia o seguinte artigo: VOCE SA. Diversidade nas empresas: . Disponvel em: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/ mistura-magica-536865.shtml . Em seguida, entre em nosso frum semanal e responda: Sobre a questo da diversidade na organizao, como voc analisa a conduta da empresa em que trabalha? Contamos com a sua participao!

Atividade Obrigatria

Para ampliar seus conhecimentos sobre a Gesto da diversidade, acesse: Santos, Georgina de Cssia Martins; Rodrigues, Ivete. Gesto da diversidade: um estudo entre as melhores empresas para voc trabalhar . In: XI Semead: Seminrio em Administrao. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2008. Disponvel em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/ resultado/trabalhosPDF/445.pdf

Diversidade nas organizaes

28

UNIDADE 04

Prtica de Gesto II

Sntese
Vimos nesta aula que: As organizaes so o tempo todo influenciadas pela sua diversidade. Os gestores precisam entender e lidar com essas semelhanas e diferenas no cotidiano da empresa. A crescente diversidade da fora de trabalho se deve a quatro tendncias: mercado de trabalho; marketing; expanso e competitividade; fuses empresariais.

Bibliografia Recomendada

Griffin, Ricky W.; Moorhead G. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Traduo: Fernando Moreira Leal, Andr Siqueira Ferreira. So Paulo: tica, 2006. Wagner III, John A; Hollembeck, John R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. Traduo: Cid Knipel Moreira. So Paulo: Saraiva: 2003.

Diversidade nas organizaes

29

También podría gustarte