Está en la página 1de 7

ARTHUR DEMTRIUS CARVALHO BARBOSA CATIANE DE SOUZA TELES CLUDIO PINHEIRO DA COSTA HELEN CRISTINA SILVA IGOR DE ARAJO

OLIVEIRA IDA CARMEN CORRA LEITO LVIA RENATA FERREIRA GONALVES LUIS FELIPE TAVARES COSTA PEDRO JAIME DA CONCEIO DOMINGUES WILKER FERREIRA DA LUZ

DANO MORAL COLETIVO NAS RELAES DE CONSUMO E A AO CIVIL COLETIVA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Direito, no Instituto de Cincias Jurdicas da Universidade Federal do Par, como requisito parcial de avaliao disciplina Direito do Consumidor, ministrada pela Prof. Anina Santana.

Belm Par 2013

NHOLA, Marcus Vinicius Peixoto. Dano Moral Coletivo nas Relaes de Consumo e a Ao Civil Coletiva. In: OLIVEIRA NETO, Olavo de. (Org.). Tutelas Coletivas e Efetividade do Processo1. So Paulo: ITE, 2005. p. 187-199. O autor traz baila o instituto da Ao Civil Coletiva, insculpida na legislao consumeirista. Em nvel de prembulo, explica o autor que a reparao do dano moral somente toma flego partir da CF/88, que, em seu art. 5, X, o reconheceu em nvel individual.: so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; e a partir da edio da Smula 227 do STJ, enquanto pessoa jurdica: A pessoa jurdica pode sofrer

dano moral..
A propsito, a seguinte jurisprudncia:
CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. INTERRUPO DE SERVIO DE ENERGIA. DANO MORAL. NECESSIDADE DE COMPROVAO. 1. A pessoa jurdica pode sofrer dano moral desde que haja ferimento sua honra objetiva, ao conceito de que goza no meio social. (...)(REsp 1298689/RS, Rel. Ministro Castro Meira, Segunda Turma. Julgado em 09/04/2013. DJe 15/04/2013).

Acerca do preceito constitucional, o autor expressa: "Aps 1988, os danos morais foram inseridos na Carta Constitucional nascida naquele ano, acabando com qualquer discusso sobre sua reparabilidade, levando-se em conta como agente passiva o indivduo. Esclarece a respeito da reparabilidade em relao coletividade mediante Ao Civil Coletiva, discorrendo sobre sua utilizao e legitimidade. NHOLA faz uma incurso sobre o histrico do dano moral e menciona a legislao que antecedeu a Constituio de 1988 na fundamentao da matria:
"Dessa forma, antes de 1988 no se cogitava o dano moral coletivo e a pessoa jurdica no poderia figurar como agente passivo nas indenizaes por danos morais, embora houvesse previso tanto na Lei de Imprensa (Lei 5.250/67, Art. 49, I c/c Art. 16, II e IV), e no Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (Lei 4.117/62, Art. 99 do texto original).

Obra composta de artigos de diversos professores e mestrandos do Curso de Ps-Graduao em Direito Constitucional da Instituio Toledo de Ensino ITE Bauru-SP.

Referencia o doutrinador Marcelo Moreira que, em sua obra Dano Moral: uma viso constitucional insere o dano moral como violador da dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado Democrtico de Direito, e que, portanto, deve ser reparado visto que atinge bens personalssimos como a honra, imagem, nome, intimidade, etc. O texto assim expressa:
Desta forma, explana o doutrinador no sentido de caracterizar-se o dano moral como uma violao do direito dignidade, inclusive aduzindo a possibilidade de sua reparao (Art. 5, V e X, CF/88) quando atingidos bens personalssimos tais como a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem.

O autor cita Santareli Zuliane, que, em artigo publicado pela Revista Sntese do Direito Civil e Processual Civil, alude que, a partir do despertar do povo brasileiro, atravs da imprensa escrita e falada, para a reivindicao do respeito social, os Tribunais passaram a expedir decises como se fossem verdadeiras cartilhas de tica, de regras de boa convivncia, chegando o STJ a editar a Smula 37: So cumulveis as indenizaes por dano material e moral oriundos do mesmo fato. Permite, assim, a cumulao do dano moral com o material, no restando dvida que, a prerrogativa, estende-se ao mbito coletivo. Ao discorrer sobre o dano moral, explica que a legislao consumeirista leva em considerao tanto o consumidor tomado de forma isolada, quanto de forma coletiva, quando relacionados a determinado produto ou servio. Apresenta o conceito de coletividade de consumidores ofertado por Jos Geraldo Filomeno (2003, p.48):
A universalidade de consumidores de produtos e servios, ou mesmo um grupo, classe ou categoria deles e desde que relacionados a determinado produto ou servio aos quais se procura conferir os devidos instrumentos jurdico-processuais para que obtenham a devida reparao quando forem vtimas de danos j ocorridos .

NHOLA faz referncia aos ensinamentos de Luiz Antonio Rizzato Nunes (2000, p. 59) que define dano moral como:
[...] aquele que afeta a paz interior de cada um. Atinge o sentimento da pessoa, o decoro, o ego, a honra, enfim, tudo aquilo que no tem valor econmico, mas que lhe causa dor e sofrimento. , pois, a dor fsica e/ou psicolgica sentida pelo indivduo.

Acrescenta que se configura dano moral quando uma pessoa fsica ou jurdica sofre uma injusta agresso e bens imateriais seus, sujos quais so de difcil valorao, posto que,

diferentemente dos danos materiais, no h uma base objetiva pra se valorar o prejuzo sofrido (sic). Para esclarecer a incluso da pessoa jurdica do conceito de dano moral formulado, o autor explica:
"Com a incluso da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas como garantia constitucional, a Carta Magna no diferenciou ou sequer discriminou o titular dessa especial proteo. Dessa forma, no houve separao constitucional em relao proteo somente das pessoas fsicas ou somente das pessoas jurdicas.

Assim, esclarece o autor que, a Constituio Federal de 1988, no faz distino entre pessoa fsica ou jurdica vtima de dano moral. Ambas esto legitimadas a promover ao indenizatria para sua reparao. Refere o autor: Entretanto, com o alargamento da questo tambm s pessoas jurdicas, uma nova possibilidade discutida, sendo relativa possibilidade de se reparar o dano moral sofrido por uma coletividade de consumidores. Quando uma comunidade de consumidores sofre o dano moral por propaganda abusiva ou enganosa, exposio venda de remdios em que seu fator-risco maior que o fator-benefcio, por exemplo, tais situaes encontram-se tuteladas no art. 6, VI, do cdigo de Defesa do Consumidor CDC:
Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: [...] VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

No que diz respeito ao dano moral coletivo, NHOLA apresenta a concepo de Carlos Alberto Bittar Filho (1994, p.55):
"[...] dano moral coletivo a injusta leso da esfera moral de uma dada comunidade, ou seja, a violao antijurdica de um determinado crculo de valores coletivos... Quando se fala em dano moral coletivo, est-se fazendo meno ao fato de que o patrimnio valorativo de uma certa comunidade (maior ou menor), idealmente considerado, foi agredido de maneira absolutamente injustificvel do ponto de vista jurdico; quer dizer isso, em ltima instncia, que se feriu a prpria cultura, em seu aspecto imaterial(sic).

Para introduzir o tema tratado no captulo, propriamente dito da Ao Civil Coletiva para a defesa dos interesses individuais homogneos, o autor assim se manifesta:
"Assim, a questo da reparao moral coletiva constitui-se num novo modo de proteo a uma coletividade de consumidores, devendo valer-se dos mesmos

mecanismos da reparao material quando presentes os pressupostos, quais sejam, dano e o nexo causal.

Explica o autor que o assunto est localizado no Ttulo III - Da Defesa do Consumidor em Juzo, art. 81, pargrafo nico, III do CDC, verbis:
Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. (grifamos).

NHOLA traz os ensinos de Joo Batista de Almeida relativos classificao contida no art. em foco:
[...]interesses individuais homogneos, assim entendidos os vinculados a uma pessoa, de natureza divisvel e de titularidade plrima, decorrentes de origem comum. Tipificam, portanto, tais direitos a sua homogeneidade, ou seja, o fato de serem iguais ou idnticos para todos os interessados e decorrerem de origem comum, a dizer, serem pleiteados em face do mesmo ru que foi parte em todas as relaes jurdicas subjacentes.

Foca o seu estudo no inciso III do pargrafo nico do art. 81, qual seja, o direito individual homogneo, esclarecendo que, este por ser divisvel, fundamenta o ajuizamento de diversas aes individuais beneficiando o autor lesado na relao de consumo, tendo como polo passivo o fornecedor do bem ou do servio. Explica que:
"[...] neste sentido que o Cdigo de Defesa do Consumidor inovou com a previso da Ao Civil Coletiva para a defesa de interesses individuais homognes a partir de seu Art. 91, eis que, com ajuizamento da ao civil coletiva, h a defesa dos interesses dos interesses de todos os consumidores lesionados, em benefcio destes, o que evita o ajuizamento de muitas aes contra o mesmo ru, decorrentes do mesmo fato.

Aduz o autor que tal mister caracteriza, nos esclios de ALMEIDA, uma substituio processual em que os legitimados para propor ao coletiva, pleiteiam em nome prprio direito alheio. O mesmo autor referenciado, esclarece que a Ao Civil Coletiva:
[...]fortalece a posio do consumidor, que isoladamente, poderia no se sentir em condies de litigar - em virtude do reduzido valor patrimonial da demanda ou das despesas que forosamente teria que efetuar -, mas que, na via coletiva, atravs de ao nica, ter uma razovel oportunidade de ressarcimento.

NHOLA expe a diferenciao entre Ao Civil Coletiva e Ao Civil Pblica, segundo o magistrio de ALMEIDA, esclarecendo que tambm existem semelhanas entre seus instrumentos processuais, mas tambm, neste particular, pequenas diferenas que devem ser observadas para consecuo dos objetivos a que se propem: AO CIVIL PBLICA AO CIVIL COLETIVA

Criada em 1985 pela Lei 7.347; Criada em pela Lei 8.078/90, o CDC; Defende coletivamente o consumidor e outros Defende os interesses e direitos individuais bens tutelados enquadrados como direitos ou homogneos de origem comum, de natureza interesses difusos ou coletivos, de natureza divisvel, tendo campo de abrangncia mais transindividuais e indivisveis; restrito que a ao civil pblica. Defende os interesses individuais homogneos de carter social

Relativamente aos legitimados para a propositura da Ao Civil Coletiva, NHOLA cita o rol de legitimados do art. 82 do cdigo consumerista, e. g.: Ministrio Pblico; a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal; as entidades e rgos da Administrao Pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica (Procom), especificamente destinados defesa dos interesses e direitos protegidos pelo CDC; as associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pelo CDC, dispensada a autorizao assemblear, isto , para o ingresso da ao, no precisa a associao provar que foi feita assemblia prvia dos associados dando autorizao. (IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ). Quanto ao foro competente para o aforamento da ao coletiva, o autor menciona o fato da competncia ser regulada pela ocorrncia do dano , se a nvel local, regional ou nacional. Local para o dano ocorrido dentre de um municpio. Regional para aquele dano ocorrido em vrios municpios de um mesmo Estado da federao. Por ltimo, o nacional quando ultrapassar os limites de Estados e/ou municpios de vrios Estados-membros. Sendo competente para a primeira o municpio e, para as ltimas duas hipteses ser competente a capital do respectivo Estado ou o Distrito Federal. Ressalvando-se sempre a competncia da Justia Federal, que no se constatando dever ser tramitada a ao coletiva junto ao coletiva. Por fim, observamos que o texto foi elaborado em 2005 e por isso no aborda a modificao nas atribuies da Defensoria Pblica, trazida pela Lei Complementar n 132/09 onde prev que esse rgo poder "promover ao civil pblica e todas as espcies de aes

capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes".

También podría gustarte