Está en la página 1de 9

Biologia 3 Teste (11Ano)

E) Unicelularidade e multicelularidade

Todos os seres vivos conhecidos na Terra podem ser divididos em dois grandes grupos:

Os seres procariontes clulas simples, sem ncleo verdadeiro. Os seres eucariontes clulas complexas, com ncleo organizado e diversos organelos.

Quais as caractersticas da Terra Primitiva?


- Tinha muitos vulces ativos; - Era mais quente; - A Atmosfera depois de captada era txica; - No existia camada de ozono; - Os meteoritos atingiam a superfcie da terra; - As radiaes atravessavam livremente a atmosfera; - No existia oxignio na atmosfera.

Como foi possvel a vida evoluir na Terra?


- O planeta foi perdendo energia interna e arrefecendo; - A atividade vulcnica diminuiu; - Em ambiente aqutico formaram-se os primeiros compostos orgnicos (cidos nucleicos, protenas, glcidos, lpidos, vitaminas);

- As molculas orgnicas interagiram entre si formando os primeiros sistemas moleculares os protobiontes (agregados moleculares incapazes de se reproduzirem de forma regular, embora conseguissem manter um certo equilbrio do seu meio interno e reagir a estmulos ambientais). Provavelmente a partir dos protobiontes ter-se-o formado os primeiros seres vivos, unicelulares, de constituio simples, muito semelhantes aos procariontes.

Qual o impacto dos seres fotossintticos na Terra?

Os primeiros procariontes seriam seres vivos heterotrficos que utilizariam compostos inorgnicos de enxofre como fonte de energia. Com a diversificao dos procariontes surgiram alguns com a capacidade fotossinttica que contriburam para a acumulao do oxignio na atmosfera, modificando-a. O poder oxidante do oxignio levou extino de muitos procariontes, resistindo aqueles que, por um lado se conseguiam manter em ambientes anaerbios, e por outro lado, aqueles que conseguiam na presena do oxignio oxidar compostos orgnicos para obter energia (procariontes semelhantes a mitocndrias atuais).

Vias anaerbicas: Sem interveno de oxignio. Vias aerbicas: Com interveno de oxignio.

Como surgiram as clulas eucariticas?


Atualmente existem duas hipteses: modelo autognico ou modelo endossimbitico. Ambos afirmam que os seres vivos procariontes estiveram na origem dos seres vivos eucariontes, apesar de seres bem mais simples do que estes.

Modelo Autognico/Autogentico: Segundo este, algumas clulas procariticas ter-se-iam tornado progressivamente mais complexas. Prolongamentos da membrana citoplasmtica deslocaram-se para o interior do citoplasma, originando compartimentos, separados do resto do citoplasma, que viriam a constituir os organelos celulares. Como resultado dessa compartimentao, foi possvel s clulas fazer uma diviso interna das suas funes. Os defensores deste modelo sugerem que o primeiro compartimento a surgir dentro da clula foi o invlucro nuclear. Como resultado do aumento do nmero de organelos celulares, estas clulas sofreram um aumento de tamanho muito acentuado.

Modelo Endossimbitico: Proposto por Lynn Margulis - a clula eucaritica surge por associao de vrias clulas procariticas: - Captura por parte de uma clula, de outras clulas (clulas hspedes) procariticas que permaneciam no seu interior; - Estabelecimento de relaes simbiticas; - As clulas hspedes, mais tarde, passam a constituir organelos da clula eucaritica. De entre as vrias evidncias que parecem confirmar este modelo, salientam-se: - As mitocndrias e os cloroplastos possuem o seu prprio DNA;

- Tanto os cloroplastos como as mitocndrias dividem-se por bipartio, de forma independente do resto da clula eucaritica. - Ambos os organelos possuem ribossomas idnticos aos que existem nos seres procariticos atuais.

Origem da multicelularidade
Provavelmente os seres multicelulares tiveram origem em seres unicelulares que estabeleceram relaes simbiticas (formando colnias) que se tornariam permanentes.

Dados que apoiam esta ideia:


Os seres procariontes podem formar filamentos ou agregados tridimensionais, mas as clulas mantm a sua independncia. A multicelularidade s existe em seres eucariontes e consiste numa associao de clulas em que h interdependncia estrutural e funcional entre clulas associadas. Normalmente verifica-se alguma especializao decorrente da diferenciao celular. Atualmente existem seres eucariontes unicelulares que podem formar agregados entre si com maior ou menor grau de interdependncia.

Colnias ou agregados coloniais - formados por indivduos da mesma espcie que estabelecem relaes
estruturais entre si.

O aparecimento da multicelularidade permitiu uma srie de tendncias evolutivas que acabaram por conferir vantagens aos respetivos organismos:

- A diferenciao celular, com a consequente especializao no desempenho de determinadas funes, conduziu a uma diminuio da taxa metablica e a uma utilizao mais eficaz de energia; - O aparecimento de seres de maiores dimenses conduziu a: Uma maior diversidade de formas, o que permitiu uma melhor adaptao aos diferentes ambientes; Um aumento de complexidade e interao entre os sistemas de rgos, o que permitiu uma maior autonomia do meio interno em relao ao meio externo, e um maior equilbrio (homeostasia) face s flutuaes do meio externo.

F) Mecanismos de evoluo
Fixismo: At meados do sc. XIX, a diversidade do mundo vivo era explicada, fundamentalmente, como
resultado de um ato de criao divino, mantendo-se as diferentes espcies inalteradas ao longo do tempo desde o momento da sua criao. De acordo com esta perspetiva criacionista, as espcies so fixas e imutveis e, como tal no sofrem alteraes. Considera a Natureza como um sistema ordenado e estvel, onde cada forma viva, criada para um determinado fim, est perfeitamente adaptada.

Evolucionismo: Os principais defensores das ideias de evoluo so Lamarck e Darwin. As suas teorias
defendem a modificao lenta e gradual das espcies ao longo do tempo. O evolucionismo est em clara oposio com o fixismo.

Lamarckismo:
Admitia uma progresso constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. Esta progresso ocorreria segundo dois princpios:

Lei do uso e do desuso: Para Lamarck o ambiente o principal agente responsvel pela evoluo dos
seres vivos. A necessidade que os seres sentem de se adaptar a novas condies ambientais , resultantes de alteraes do ambiente, conduz ao uso e ao desuso contnuo de certos rgos. De acordo com esta lei, podem fazerse as seguintes interpretaes: - A toupeira, pelos seus hbitos subterrneos, faz pouco uso da viso, o que tornou os seus olhos pequenos e pouco funcionais atrofia do rgo sob influncia do meio. - O pescoo alongado do cisne surgiu graas ao hbito de esta ave mergulhar profundamente a cabea em busca de larvas aquticas de que se alimenta desenvolvimento do rgo pela necessidade de adaptao ao meio.

Lei da herana de carateres adquiridos: Lamarck considerava que as transformaes sofridas, eram
transmitidas descendncia. Essas pequenas transformaes, ao acumularem-se ao longo de geraes sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espcies. Hoje sabe-se que as alteraes que se transmitem descendncia so apenas aquelas que decorrem de modificaes ao nvel do material gentico dos gmetas e no as que so provocadas pelo uso ou desuso de certos rgos ou estruturas.

Principais crticas apontadas ao Lamarckismo: - O facto de a teoria de Lamarck admitir que a matria viva teria uma ambio natural de se tornar melhor, de forma a que cada ser vivo seria impelido para um grau de desenvolvimento mais elevado; - A lei do uso e do desuso, embora vlida para alguns rgos, como, por exemplo, os msculos, no explicava todas as modificaes; - A lei da transmisso dos carateres adquiridos no vlida. A atrofia ou a hipertrofia de uma estrutura adquirida durante a vida do ser vivo no transmitida descendncia.

Darwinismo:
Darwin props a seleo natural como o mecanismo essencial que dirige a evoluo. De acordo com este processo, os seres vivos mais aptos de uma populao sobrevivem e transmitem os carateres mais favorveis. Dado que o ambiente no possui os recursos necessrios para a sobrevivncia de todos os indivduos que nascem, dever ocorrer uma luta pela sobrevivncia durante a qual sero eliminados os menos aptos.

A teoria de Darwin pode ser resumida no seguinte raciocnio:


Todas as espcies apresentam, dentro de uma dada populao, indivduos com pequenas variaes nas suas caractersticas, como, por exemplo, na forma, no tamanho e na cor; Uma vez que as espcies originam mais descendentes do que aqueles que podem sobreviver, os descendentes que possuem variaes vantajosas, relativamente ao meio em que se encontram, tm maior taxa de sobrevivncia. Nesta luta pela sobrevivncia so eliminados os indivduos que possuem variaes desfavorveis (sobrevivncia diferencial); Atravs deste mecanismo de seleo natural, o ambiente condiciona a sobrevivncia dos diferentes indivduos da populao. Os indivduos portadores de variaes favorveis sobrevivem, transmitindo as suas caractersticas descendncia (reproduo diferencial). A seleo natural, atuando ao longo de muitas geraes, conduz acumulao de caractersticas que, no seu conjunto, podero vir a originar novas espcies.

A principal crtica ao darwinismo assenta no facto de nunca ter explicado a causa das variaes nos indivduos de uma populao.

Forma Geomtrica O nmero no constante Forma Aritmtica O nmero constante

Argumentos a favor do evolucionismo:


Argumentos paleontolgicos:
- O estudo do registo fssil confirma a presena de espcies extintas, o que contraria a ideia de imutabilidade das espcies. - A descoberta de sries ou sequncias de fsseis ilustram as modificaes sofridas ao longo de um processo evolutivo por determinados grupos. - A existncia de fsseis de transio ou formas sintticas sugere a existncia de antepassados comuns para diferentes grupos de seres vivos.

Argumentos anatmicos:
A anatomia comparada baseia-se no estudo comparado das formas e estruturas dos organismos com o fim de estabelecer possveis relaes de parentesco entre elas. A presena de rgos homlogos, anlogos e vestigiais so provas importantes que evidenciam relaes de parentesco entre diferentes espcies.

rgos ou estruturas homlogas rgos que tm a mesma origem, a mesma estrutura bsica e a
posio idntica no organismo, podendo desempenhar funes diferentes. medida que os indivduos de uma populao inicial se iam adaptando a diferentes ambientes, estes rgos evoluram de forma diferente a partir de uma estrutura ancestral comum. Nesses contextos ambientais, esses rgos passaram a desempenhar funes diferentes, o que reflete uma evoluo divergente. Exemplo: barbatana da baleia, asa do morcego ou brao humano.

rgos ou estruturas anlogas rgos que tm origem, estrutura e posio relativa diferentes,
desempenhando a mesma funo. Estes rgos surgem quando espcies ancestrais diferentes colonizam habitats semelhantes, adquirindo adaptaes semelhantes. Este fenmeno conduz a uma evoluo convergente. Exemplo: cauda da baleia e a barbatana caudal do peixe.

rgos ou estruturas vestigiais rgos que resultam da atrofia de um rgo primitivamente


desenvolvido. Nestes rgos, a seleo atua em sentido regressivo, privilegiando os indivduos que possuem estes rgos menos desenvolvidos. Exemplo: o apndice intestinal e os dentes do siso.

Argumentos citolgicos:
A teoria celular afirma que todos os seres vivos so constitudos por clulas. O facto de existir uma certa uniformidade nos processos e mecanismos celulares dos seres vivos dos vrios reinos (mitose e meiose) constitui tambm um forte argumento a favor de uma origem comum para os seres vivos.

Argumentos bioqumicos:
O facto de todos os organismos serem constitudos pelos mesmos compostos orgnicos (lpidos, glcidos, prtidos, cidos nucleicos); A universalidade do cdigo gentico e do ATP como energia biolgica utilizada pelas clulas;

A semelhana existente entre os compostos orgnicos evidenciada, por exemplo, atravs das sequncias de aminocidos da mesma protena em diferentes organismos ou da sequncia de nucletidos nas cadeias da molcula de DNA, que permitem esclarecer as relaes evolutivas existentes entre eles. As espcies sero mais prximas, quanto mais semelhantes forem as suas molculas. Atravs da tcnica de hibridao do DNA possvel analisar a proximidade entre espcies, uma vez que, quanto mais bases emparelharem, mais prximas so as espcies do ponto de vista filogentico.

Argumentos Embriolgicos:
Aves e mamferos permitem verificar que os embries so muito semelhantes nas primeiras etapas desse desenvolvimento. Nas etapas subsequentes, as diferenas vo-se acentuando. A embriologia sugere a existncia de uma relao de parentesco entre os diferentes grupos de seres vivos. Em espcies mais complexas, esse padro sofre, geralmente, um maior nmero de modificaes. Ou seja, quanto mais complexo o animal, mais tempo demora a adquirir a forma definitiva.

Argumentos Biogeogrficos:
As espcies tendem a ser tanto mais semelhantes quanto maior a sua proximidade fsica, por outro lado, quanto mais isoladas, maiores so as diferenas entre si.

Neodarwinismo:
Pode resumir-se nos seguintes aspetos: - Os cromossomas so as estruturas que transportam os genes responsveis pelo desenvolvimento dos carateres do individuo. - A ocorrncia de mutaes, gnicas e cromossmicos, aumenta a variabilidade gentica, podendo conduzir ao aparecimento de novos genes responsveis por novas caractersticas. - A meiose, durante a qual ocorre a separao dos cromossomas homlogos e o Crossing Over, conduz ao aparecimento de novas combinaes genticas nos gmetas. - A fecundao d origem a uma descendncia com mltiplas combinaes genticas, o que se reflete numa elevada variabilidade de caractersticas (variabilidade interespecfica). - A seleo natural atua sobre a grande variedade de descendentes dentro da populao, que assim influenciada pelo meio ambiente. - As populaes podem, assim, ver alterado o seu fundo gentico, ou seja, o conjunto de genes que caracteriza a populao, evoluindo de uma forma lenta e gradual.

F) Seleo Natural. Seleo Artificial e Variabilidade.


A teoria sinttica da evoluo admite que as populaes apresentam variabilidade (resultante das mutaes e da recombinao gnica) sobre a qual a seleo natural atua.

Mutaes:
As mutaes so alteraes bruscas do patrimnio gentico. Pode ocorrer a nvel gentico e a nvel cromossmico. No entanto, raramente confere vantagens ao indivduo portador (tornando-o mais apto, vivendo mais tempo, reproduzindo-se mais). So o motor da microevoluo.

Recombinaes Gnicas:
A recombinao gentica resulta dos fenmenos de meiose e fecundao: - A meiose, durante a qual ocorre a separao dos cromossomas homlogos e o Crossing Over, conduz ao aparecimento de novas combinaes genticas nos gmetas. - A fecundao d origem a uma descendncia com mltiplas combinaes genticas, o que se reflete numa elevada variabilidade de caractersticas (variabilidade interespecfica).

As populaes como unidades evolutivas:


Quando maior for a diversidade de indivduos de uma determinada populao, maior ser a probabilidade de essa populao sobreviver se ocorrerem alteraes ambientais. Em oposio, as populaes com uma baixa diversidade, podem ser rapidamente eliminadas se ocorrerem modificaes ambientais. Quando a variao da frequncia dos genes ocorre numa pequena escala, isto , apenas na populao considerada, as alteraes so designadas microevoluo. Do ponto de vista ecolgico, as populaes so conjuntos de indivduos de uma espcie que vivem numa determinada rea, num dado intervalo de tempo. Do ponto de vista gentico, uma populao um conjunto de indivduos que se reproduz sexuadamente e partilha um determinado conjunto de genes. Quando estas condies se verificam, a populao se designada por populao mendeliana. O conjunto de genes de uma populao mendeliana constitui o fundo gentico.

Migraes:
Estes movimentos podem ser de entrada de indivduos (imigrao) ou de sada de indivduos da populao (emigrao).

Deriva Gentica:

Ocorre em populaes de pequeno tamanho e corresponde variao do fundo gentico devido, exclusivamente, ao acaso. Existem duas situaes em que ocorre uma diminuio drstica do tamanho de uma populao: efeito fundador e efeito de gargalo. Efeito Fundador Quando um nmero restrito de indivduos, de uma determinada populao, se desloca

para uma nova rea, transportando uma parte restrita do fundo gentico da populao original. Efeito Gargalo Quando uma determinada populao sofre uma diminuio brusca do seu efetivo devido ao de fatores ambientais, como por exemplo, alteraes climatricas, falta de alimento e epidemias. Assim, um determinado conjunto de genes (sobreviventes) ser fixado na populao, enquanto que outros genes foram eliminados.

Cruzamentos ao acaso:
Quando os cruzamentos ocorrem ao acaso, diz-se que existe panmixia. Se houver tendncia para escolher determinadas caractersticas, a frequncia do conjunto de genes que os indivduos escolhidos possuem, tender a aumentar. Assim, o fundo gentico da populao ir sofrer uma alterao.

Gentipos Genes no visveis Fentipos Genes visveis

O tipo de seleo feita pelo ser humano de acordo com os seus fins e interesses designa-se por seleo artificial.

También podría gustarte