Está en la página 1de 20

Centro Educacional Brasil Central

Nvel: Educao Bsica Modalidade: Educao de Jovens e Adultos a Distncia Etapa: Ensino Mdio

APOSTILA DE FILOSOFIA ndice


Mdulo I -Surgimento da Filosofia -Principais pensadores pr-socratas -Sofistas -Scrates -Os Sistematizadores -Filosofia Medieval Mdulo II -Renascena -Surgimento da Cincia -Teoria do conhecimento -Racionalismo -Empirismo -Idealismo -Iluminismo -Principais aspectos da filosofia poltica Mdulo III -Aspectos da filosofia contempornea -Existencialismo -Pragmatismo -Utilitarismo -Positivismo -tica -Esttica

INTRODUO Na nossa vida cotidiana, ou mesmo desde o incio da humanidade h algo que nos motiva a estar sempre buscando a compreenso daquilo que ainda no conhecemos. Essa motivao inicial que nos leva em busca da origem ou da essncia, at mesmo da busca de um momento inicial, resumindo, somos levados a perguntar o porqu das coisas. H algo que nos leva a um espanto originado na dvida. O tempo inteiro somos movidos pelo questionamento sobre a origem das coisas. Sejam externas como a origem do po, da casa, de uma planta ou do universo, ou ainda coisas internas como a nossa origem, o nosso fim, o motivo de estarmos passando por esta ou por aquela situao, porque nos mantemos unidos a uma sociedade, qual o valor do nosso trabalho. Essas e outras perguntas permanecem. O esforo para tentar respond-las vlido. Mesmo que sem sucesso. Tudo isto que parece muitas vezes distante do nosso pensamento, mas presente na nossa vida, no cotidiano j investigado pela filosofia. Alguns pensadores gregos iniciaram esses questionamentos, recebendo respostas que coincidiam com a realidade da sua poca. Hoje as perguntas mudaram, as respostas tambm, a sociedade est em constante evoluo, assim como as teorias cientficas e at mesmo as teorias religiosas. Mas a vontade de questionar, a dvida motivadora do avano e do conhecimento da humanidade permanece. Desta forma, a filosofia surgida na antiguidade grega hoje ainda forma de se alcanar o conhecimento. E no s isso, alcanar, questionar e aprimorar atravs de um processo racional e compreensivo. Este estudo que se inicia agora a primeira parte de um processo que j existe dentro de ns. a partir da nossa necessidade de descobrir o mundo que ns inauguramos o saber filosfico. Como o pensamento filosfico evolui a partir da histria da humanidade, fazemos aqui uma seleo dos mais importantes fatos e

pensadores da histria da filosofia. Analisamos tambm seus questionamentos. importante ter em mente que a filosofia o prprio questionamento, ou seja, muitas teorias que so desenvolvidas de forma alguma correspondem verdade pronta e acabada. Na verdade, so apenas pontos que sugerem novos questionamentos e novas descobertas. Que o espanto filosfico aparea com estas pginas, assim como a vontade de compreender e ampliar o conhecimento surjam nestas pginas. Boa leitura!

Centro Educacional Brasil Central Modalidade: Educao de Jovens e Adultos- a Distncia Etapa: Ensino Mdio

Atribui-se ao poeta Homero a compilao da cultura grega, dos mitos e da sociedade nas obras Ilada e Odissia. Estes escritos so considerados o fundamento da sociedade grega. A partir destas caractersticas diferentes das demais cidades gregas, Athenas desponta para a origem do pensamento filosfico por possibilitar um questionamento sobre o homem. Com a economia, o homem capaz de consumir e atribuir valor para isto. A arte e a cultura so consideradas conhecimentos divinos. Essa abre caminho para a msica, o teatro que a prpria vida do homem grego e da ginstica como forma de manter a sade e condicionamento do corpo. A democracia um dos aspectos mais importantes por dar expresso ao homem e da, portanto, o homem pode defender suas ideias, defender seus direitos. A democracia abre espao para a compreenso da poltica do direito e da fora de uma argumentao racional. A partir da, a racionalizao do pensamento capaz no s da anlise da vida e da poltica, mas tambm passa a ser critrio para analisar qualquer coisa.

Disciplina: Filosofia MDULO I 1 ANO SURGIMENTO DA FILOSOFIA Para compreender o surgimento da filosofia, primeiramente, necessrio entender as condies para que este conhecimento ocorra. Inicialmente podemos falar que a filosofia surge na Grcia, aproximadamente no sculo VII a. C. devido condies peculiares de uma cidade-estado. O imprio grego possui cidades-estado denominadas plis que possuem autonomia frente a outras cidades. Nestas cidades os costumes, leis e regras morais so prprios. Assim tambm como a economia, o trabalho, a escravido e o militarismo. A filosofia surge em Athenas. Esta cidade considerada o bero da cultura e do conhecimento, sendo diferente das demais cidades-estado. Suas caractersticas so: Economia crescente baseada no ressurgimento e explorao do comrcio; Divulgao das artes e da cultura grega; Desenvolvimento da Democracia, em sentido um pouco diferente do atual, onde a democracia a atividade dos cidados (habitantes da cidade) incluindo a apenas homens livres, com mais de 45 anos, quites com o servio militar. Desta forma as mulheres, crianas e escravos no so considerados cidados e no possuem voz. Confluncia da cultura das demais cidades gregas. A praa pblica (gora) o centro da cidade. Ocorrem l desde transaes comerciais at a defesa do direito e da cidadania.

LGOS Uma caracterstica especial deste momento o surgimento do lgos traduzido inicialmente por palavra. Porm seu significa vai alm. O lgos a prpria racionalizao do pensamento, a busca por um discurso de base comprovvel em contraposio a outros tipos de conhecimento. A tradio grega aponta para a passagem do conhecimento de forma tradicional, atravs da tradio oral (histrias contadas pelos habitantes mais antigos, considerados mais sbios). Atravs do surgimento do discurso racional, esses argumentos baseados na tradio so agora refutados. Toda a sociedade grega baseada em mitos de ordem religiosa. O papel da razo filosfica compreender o mundo de forma mais abrangente e menos metafsica. Entendese por metafsica os conceitos que esto alm do mundo fsico e no so compreendidos de

maneira palpvel. Para sua compreenso so necessrios, muitas vezes, argumentos de natureza esotrica ou mstica, pois o conhecimento metafsico extrapola a realidade. O lgos por sua vez possui como misso a compreenso da realidade atravs da prpria realidade, deixando de lado aspectos msticos e religiosos. O conceito de Deus um conceito metafsico, assim como liberdade e a verdade, uma vez que, so conceitos diferentes de dureza ou maciez, esses podem ser vistos ou tocados, enquanto o conceito de Deus, liberdade e verdade pura, s podem ser imaginados.

A metafsica tambm uma rea de estudo da filosofia. Toda a base mitolgica de uma cultura baseada na metafsica. O lgos, portanto, assume a funo de interpretar o mundo de forma diferente do mito. MITO A religio grega definida por ser politesta e nessa concepo os deuses tm caractersticas humanas. Suas aes so bem contextualizadas e difundidas atravs dos mitos. Em outros termos, mito, o relato de uma histria verdadeira, ocorrida nos tempos dos princpios, quando com a interferncia de entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total, o universo, ou to-somente um fragmento, um monte, uma pedra, uma ilha, uma espcie animal ou vegetal, um comportamento humano. Mito , pois, a narrativa de uma criao: conta-nos de que modo algo, que no era, comeou a ser. De outro lado, o mito sempre uma representao coletiva, transmitida atravs de vrias geraes e que relata uma explicao do mundo. O termo mito originrio do verbo grego contar. Resumindo, o mito a tentativa de explicao da realidade atravs de histrias muitas vezes fantasiosas e exageradas sobre foras antagnicas e rivais.

MITO DE PANDORA Ento ordenou que Hefesto, o Deus-ferreiro do mundo subterrneo, fizesse a mulher. Hefesto fez uma mulher belssima chamada Pandora e a apresentou a Zeus antes de ela descer superfcie da Terra. Zeus, admirado com a obra de Hefesto, despachou Pandora para a Terra, mas antes lhe deu uma grande e belssima caixa de marfim ornamentada fechada e tambm lhe deu a chave, dizendolhe: Quando voc se casar, oferea esta caixa como dote ao seu marido, mas a caixa s pode ser aberta aps seu casamento. Porm Epimeteu viajava constantemente e, certa vez, ficou muito tempo longe de casa. Pandora sentia-se s e triste. Lembrou-se da caixa e foi at o canto onde estava guardada. Pandora pareceu ouvir pequenas vozes gritando l de dentro e dizendo: Deixe-nos sair!. Deixe-nos sair.... Pandora foi correndo buscar a chave e imediatamente abriu a tampa da caixa. Para sua grande surpresa centenas de pequeninas e monstruosas criaturas, parecendo terrveis insetos, saram voando l de dentro, com um zumbido assustador. Muitas dessas horrveis criaturas a picaram na face e nas mos e saram em enxame pela janela, fazendo um barulho infernal. Logo a nuvem desses insetos cobriu o sol, e o dia ficou escuro e cinzento. Apavorada Pandora fechou a caixa e sentou-se sobre a tampa. Mas a voz prosseguiu de dentro da caixa: O mito de Pandora ilustra a vivacidade do homem e sua curiosidade, mas tambm demonstra a origem do mal para os gregos. Essa a explicao mitolgica, onde se percebe claramente aspectos msticos e religiosos que so a base dos mitos. Os mitos ocorrem ainda hoje, com outras funes e outros aspectos, utilizados muitas vezes pela mdia ou pela ideologia dominante.

As sociedades em geral, independentes da sua organizao, possuem explicaes mitolgicas diretamente ligadas cultura do povo. Na mesopotmia, por exemplo, o poema de Gilgamesh e o Enuma elish, com mitos consolidados durante o terceiro e o segundo milnios antes da era crist, baseados na fertilidade dos deuses. Na histria das sociedades humanas a diversos exemplos de mitos que possuem a funo de explicar a origem da humanidade. As sociedades em geral, independentes da sua organizao, possuem explicaes mitolgicas diretamente ligadas cultura do povo. Na mesopotmia, por exemplo, o poema de Gilgamesh e o Enuma elish, com mitos consolidados durante o terceiro e o segundo milnios antes da era crist, baseados na fertilidade dos deuses. Na histria das sociedades humanas a diversos exemplos de mitos que possuem a funo de explicar a origem da humanidade. MITO E FILOSOFIA Os mitos so utilizados no apenas pela cultura grega para a explicao de sentimentos, objetos, anseios, vida, morte e etc. Porm, com a implementao da sociedade democrtica e o desenvolvimento da razo as explicaes mitolgicas tornam-se insuficientes. instaurado no homem grego vontade de descobrir superando a explicao mitolgica que no mais racionalmente aceita. A filosofia surge para explicar o que inicialmente demonstrado pelos mitos, mas de forma racional. Os primeiros pensadores so denominados pr-socratas e buscam a explicao racional. ETIMOLOGIA - FILOSOFIA Atribui-se o surgimento da filosofia como atividade prpria do sbio ou em direo sabedoria. Desta forma, a palavra filosofia a juno de outras duas palavras gregas: phylos (filo) e sophia (sofia), que por sua vez significam: Filo - Amigo ou amante. Aquele que deseja e se compromete afetuosamente e

incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade. Sofia - Sabedoria = A sabedoria para o grego era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria no era adquirida por mrito, mas por ddiva dos deuses. Partindo do conceito etimolgico, a ideia sobre o que possa vir a ser a Filosofia, numa perspectiva de trs faces conceituais. Filosofia razo - O Filsofo a razo em movimento na busca de si mesma. A Filosofia surge na Grcia Arcaica na passagem das explicaes mticas-religiosas para as explicaes racionais-filosficas sobre questes inerentes ao ser e ao mundo. A ideia da Filosofia como razo consolidou-se na afirmao de Aristteles: "O homem um animal racional". Filosofia Paixo - O Filsofo antes de tudo uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente passional. O que move o mundo no a razo, mas a paixo. "O corao tem razes que a prpria razo desconhece". Pascal. Filosofia Mito - O Filsofo um mtico em busca da verdade velada. S pensamos naquilo que cremos, e s cremos naquilo que queremos. O mito para a Filosofia vital, pois cria cones possveis do mundo das ideias. "H mais mistrios entre os cus e a terra do que pressupe a vossa v Filosofia". William Shakespeare. O termo verdade deriva da palavra grega aletheia, onde o prefixo a corresponde negao e letheia corresponde vu, desta forma aletheia seria retirar o vu ou revelar.

A Filosofia comea como atividade simples e racional em busca da verdade. Este tipo de pensamento tomado como prcientfico, pois, traz uma atitude prxima a atitude cientfica. Os gregos ainda no fazem a cincia como estabelecemos atualmente, mas j demonstram indicaes para o seu surgimento. PR-SOCRATAS

Os primeiros filsofos recebem a denominao de pr-socratas, em outras palavras, so aqueles homens que iniciam a atividade reflexiva antes dos questionamentos de Scrates. Esta denominao tanto serve para determinar o perodo filosfico como tambm para marcar o tipo de pensamento encontrado nesta poca. So caractersticas deste momento: A compreenso da natureza, da origem do mundo e de todas as coisas. A tentativa de explicar o mundo atravs da cosmologia; A negao do mito, ou seja, da cosmogonia. O mito trao marcante da cultura e base de todo o conhecimento. Abandonar o mito atividade questionvel e penosa, pois, colocava em jogo a racionalidade humana frente religiosidade humana; Explicao racional do mundo; Soluo dos problemas entre realidade e a aparncia, ou seja, entre o mundo e Deus. Estas so caractersticas comuns do pensamento pr-socrtico, porm os pensadores tinham vises diferentes do mundo e sempre abordavam de pontos de vista diversos. Cosmogonia - A palavra Cosmogonia vem do grego ; "universo" e "nascimento". o termo que abrange todas as teorias das origens do universo, sendo elas religiosas, cientficas e mitolgicas. Cosmologia - a cincia que estuda a estrutura e evoluo do Universo. O uso do mtodo cientfico, baseado em um conjunto de observaes que resultam em um modelo capaz de fazer previses que podem ser testadas experimentalmente.

Tales de Mileto, fencio de origem, considerado o fundador da escola jnica. o mais antigo filsofo grego. Tales no deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a gua a substncia nica de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a gua, no oceano. Cultivou tambm as matemticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. Segundo Tales, a gua, ao se resfriar, torna-se densa e d origem a terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) "peiron. Anaximandro de Mileto, gegrafo, matemtico, astrnomo e poltico, discpulo e sucessor de Tales e autor de um tratado Da Natureza, pe como princpio universal uma substncia indefinida, o peiron (ilimitado), isto , quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste peiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separao ou "segregao" derivam os diferentes corpos. Para ele, o princpio da "physis" (natureza) o peiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confeco de um mapa do mundo habitado, a introduo na Grcia do uso do gnmon (relgio de sol) e a medio das distncias entre as estrelas e o clculo de sua magnitude ( o iniciador da astronomia grega). Anaxmenes de Mileto (588-524 a.C.) "Ar" Segundo Anaxmenes, a arkh (princpio) que comanda o mundo o ar, um elemento no to abstrato como o peiron, nem palpvel demais como a gua. Tudo provm do ar, atravs de seus movimentos: o ar respirao e vida; o fogo o ar rarefeito; a gua, a terra, a pedra so formas cada vez mais condensadas do ar. As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variaes quantitativas (mais raro, mais denso) desse

Os principais representantes foram: Tales de Mileto (624-548 a.C.) "gua.

nico elemento. Anaxmenes julga que o elemento primordial das coisas o ar. Pitgoras de Samos (571-70 a.C) Nmeros Fundador da escola pitagrica nasceu em Samos pelos anos Segundo o pitagorismo, a essncia, o princpio essencial de que so compostas todas as coisas, o nmero, ou seja, as relaes matemticas. Os pitagricos, no distinguindo ainda bem forma, lei e matria, substncia das coisas, consideraram o nmero como sendo a unio de um e outro elemento. Da racional concepo de que tudo regulado segundo relaes numricas, passa-se viso fantstica de que o nmero seja a essncia das coisas. Zeno de Elia (464/461 a.C) Movimento A caracterstica de Zeno a dialtica. Ele o mestre da Escola Eletica; nela seu puro pensamento torna-se o movimento do conceito em si mesmo, a alma pura da cincia - o iniciador da dialtica. "Afirmai vossa mudana: nela enquanto mudana o nada para ela, ou ela no nada". Nisso consistia o movimento determinado, pleno para aquela mudana; Zeno falou e voltou-se contra o movimento como tal ou puro movimento.
Entende-se por dialtica o movimento dentro da filosofia. A capacidade de mudana. Uma semente que se torna planta um exemplo de dialtica.

athomo onde a partcula a representa a negao e thomos representa parte, chegamos, portanto ao conceito de tomo que seria a menor parte da matria, indivisvel e presente em todos os corpos. As diversas explicaes desenvolvidas pelos pensadores pr-socratas muitas vezes no chegam a solues definitivas, so aporias (pensamento que no possui resposta) e levam a confuso, pois devem ser analisadas dentro de um contexto. A partir do sc. V a.C. ocorre a consolidao da democracia grega em Athenas e com isso o eixo do pensamento no gira mais em torno da natureza e sim do homem e suas relaes. A esse segundo momento da filosofia clssica d-se o nome de perodo sistemtico. A preocupao deste momento organizar todo o conhecimento desenvolvido at agora. SOFISTAS Aps as grandes vitrias gregas, atenienses, contra o imprio persa, houve um triunfo poltico da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua fora. E visto que o domnio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuaso, compreende-se a importncia que, devia ter a oratria e, por conseguinte, os mestres de eloqncia. Os sofistas, desejosos em conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqncia, de retrica, ensinando aos homens vidos de poder poltico a maneira de conseguilo. Diversamente dos filsofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas no era ideal, desinteressado, mas muito bem retribudo. O contedo desse ensino abraava todo o saber, a cultura, uma enciclopdia, no para si mesma, mas como meio para fins prticos e empricos e, portanto, superficial. A poca de ouro da sofstica foi - pode-se dizer - a segunda metade do sculo V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Pricles, capital democrtica de um grande imprio martimo e cultural.

Demcrito tomos Todas as coisas so inicialmente formadas a partir do movimento. O movimento pressupe que haja espao. Para compreender do que so formadas todas as coisas seria necessrio subdividi-las em partes cada vez menores, por exemplo, uma casa composta por telhados, paredes, piso, encanamentos e etc. Ao subdividir uma parede encontraramos tijolo, areia, cimento e assim por diante. Cada elemento deste subdividido leva necessariamente a um outro tipo de elemento que o compe, chega-se a um momento em que encontramos algo extremamente pequeno e comum a todos os elementos. Este pedao seria

Retrica Arte de manipular e convencer algum a praticar um ato ou at mesmo, de concordar com determinada ideia. Muito til na esfera democrtica para convencer os demais. Eloqncia Arte de falar bem, utilizando palavras que causam efeito e auxiliam na retrica. Os sofistas, portanto viajavam por diversas cidades ensinando tcnicas para os filhos dos polticos que estavam interessados em se perpetuar no poder. O grande problema deste momento a relativizao da verdade. No se busca mais conhecer a realidade das coisas e sim gui-las de acordo com a vontade. A verdade desta forma torna-se coisa relativa. Deste momento os principais pensadores so: Protgoras de Abdera Protgoras nasceu em Abdera - ptria de Demcrito, cuja escola conheceu - pelo ano 480. Viajou por toda a Grcia, ensinando na sua cidade natal, na Magna Grcia, e especialmente em Atenas, onde teve grande xito, sobretudo entre os jovens, e foi honrado e procurado por Pricles e Eurpedes. Inferiu Protgoras a relatividade do conhecimento. Essa doutrina enunciou-a com a clebre frmula: o homem a medida de todas as coisas. Esta mxima significava mais exatamente que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, no na sua realidade fsica, mas na sua forma conhecida. Grgias de Lencio Grgias nasceu em Abdera, na Siclia, em 480-375 a.C - correlacionado com Empdocles - representa a maior expresso prtica da sofstica, mediante o ensinamento da retrica; teoricamente, porm, foi um filsofo ocasional, exagerador dos artifcios da dialtica eletica. Grgias declara que a sua arte produz a persuaso que nos move a crer sem saber, e no a persuaso que nos instrui sobre as razes intrnsecas do objeto em questo. Os sofistas sero duramente combatidos por Scrates que refaz a atividade filosfica,

sendo considerado o grande patrono da filosofia. SCRATES Nascido em Athenas, filho de um escultor e de uma parteira, busca o conhecimento filosfico durante toda sua vida. conhecido por seu carter reto e por seu valor enquanto soldado, magistrado e senador. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pblica e da poltica contempornea, que contrastavam com o seu temperamento crtico e com o seu reto juzo. Iniciou sua vida pblica filosofando aos 70 anos de idade, questionando em praa pblica o conhecimento dos ditos sbios (sofistas) buscando a compreenso sobre a essncia de todas as coisas. Morreu aos 71 anos aps o processo que culminou em sua execuo por corromper a juventude e no cultuar os deuses da cidade. Tais acusaes eram de cunho poltico, porm, aps a contagem dos votos foi decretada sua derrota. Destaca-se em Scrates seu mtodo de fazer filosofia, sua notvel busca espiritual e a compreenso filosfica do homem. A filosofia socrtica definida por Antropolgica. Scrates adotava sempre o dilogo, que revestia uma dplice forma, conforme se tratava de um adversrio a enfretar ou de um discpulo a instruir. No primeiro caso, assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas at colher o adversrio presunoso em evidente contradio e constrang-lo confisso humilhante de sua ignorncia. A esse processo pedaggico, em memria da profisso materna, denominava-se maiutica ou engenhosa obstetrcia do esprito, que facilitava o nascimento das ideias. A introspeco o caracterstico da filosofia de Scrates. E exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo - isto , torna-te consciente de tua ignorncia - como sendo o pice da sabedoria, que o desejo da cincia mediante a virtude. E alcanava em Scrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava, se personificava na voz interior divina do gnio ou demnio.

Como sabido, Scrates no deixou nada escrito. Todo conhecimento a seu respeito derivado dos seus discpulos. "Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Scrates cifra toda a sua vida de sbio. O perfeito conhecimento do homem o objetivo de todas as suas especulaes e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia. Moral. a parte culminante da sua filosofia. Scrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio nico de alcanar a felicidade ou semelhana com Deus, fim supremo do homem, a prtica da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica. O interesse filosfico de Scrates volta-se para o mundo humano, espiritual, com finalidades prticas, morais. Scrates o fundador da cincia em geral, mediante a doutrina do conceito, assim o fundador, em particular da cincia moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ao racional. Virtude inteligncia, razo, cincia, no sentimento, rotina, costume, tradio, lei positiva, opinio comum. Tudo isso tem que ser criticado, superado, subindo at razo, no descendo at animalidade - como ensinavam os sofistas. Aps a morte de Scrates a filosofia tornase objeto de estudo de algumas poucas escolas. As principais sero o Liceu e a Academia. PLATO Aos vinte anos, Plato travou relao com Scrates - mais velho do que ele quarenta anos - e gozou por oito anos do ensinamento e da amizade do mestre. Plato, ao contrrio de Scrates, interessou-se vivamente pela poltica e pela filosofia poltica. Voltando para Atenas, Plato dedicou-se inteiramente especulao metafsica, ao ensino filosfico e redao de suas obras, atividade que no foi interrompida a no ser pela morte. Como j em Scrates, assim em Plato a filosofia tem um fim prtico, moral: a grande cincia que resolve o problema da vida. Plato estende tal indagao ao campo metafsico e cosmolgico, isto , a toda a realidade. Deve, logo, existir, alm do fenmeno, um outro mundo de realidades, objetivamente dotadas dos mesmos atributos dos conceitos subjetivos

que as representam. Essas realidades chamamse Ideias. As ideias no so, pois, no sentido platnico, representaes intelectuais, formas abstratas do pensamento, so realidades objetivas, modelos e arqutipos eternos de que as coisas visveis so cpias imperfeitas e fugazes. Assim a ideia de homem o homem abstrato perfeito e universal de que os indivduos humanos so imitaes transitrias e defeituosas. O sistema metafsico de Plato centraliza-se e culmina no mundo divino das ideias; e essas se contrapem a matria obscura e incriada. Entre as ideias e a matria esto o Demiurgo e as almas, atravs de que desce das ideias matria aquilo de racionalidade que nesta matria aparece. Desta forma pretende a distino entre um sistema filosfico dialtico no qual as ideias representam a realidade das coisas e esto presentes no mundo das ideias, enquanto, a realidade a aparncia ou mera cpia da realidade conhecida primeiramente no mundo das ideias, de onde provinham todas as almas. Em filosofia poltica, na sua obra Repblica, Plato desenvolve a ideia do reifilsofo, ou seja, o domnio poltico da cidade exercido pelo filsofo que o que possui mais conhecimento e melhor discernimento. Ainda encontrada nessa obra a clebre alegoria da caverna que remete a prisioneiros de uma caverna que no conseguem enxergar a realidade ao redor, uma comparao aos domnios polticos e ideolgicos que cerceiam a verdade. ARISTTELES Segundo Aristteles, a filosofia essencialmente teortica: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do esprito o assombro do mistrio. O seu problema fundamental o problema do ser, no o problema da vida. O objeto prprio da filosofia, em que est a soluo do seu problema, so as essncias imutveis e a razo ltima das coisas, isto , o universal e o necessrio, as formas e suas relaes. Entretanto, as formas so

imanentes na experincia, nos indivduos, de que constituem a essncia. A filosofia aristotlica , portanto, conceptual como a de Plato, mas parte da experincia; dedutiva, mas o ponto de partida da deduo tirado - mediante o intelecto da experincia. A filosofia, pois, segundo Aristteles, dividir-se-ia em teortica, prtica e potica, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional. Aristteles o criador da lgica, como cincia especial, sobre a base socrticoplatnica; denominada por ele analtica e representa a metodologia cientfica. Partindo como Plato do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a soluo do mestre, Aristteles constri um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande sntese so: 1. Observao fiel da natureza - Plato, idealista, rejeitara a experincia como fonte de conhecimento certo. Aristteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio slido s suas mais elevadas especulaes metafsicas. 2. Rigor no mtodo - Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo, aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo linguagem imaginosa e figurada de Plato, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosfica de preciso admirvel. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia cientficas. Geralmente, no estudo de uma questo, Aristteles procede por partes: a) comea a definir-lhe o objeto; b) passa a enumerar-lhes as solues histricas; c) prope depois as dvidas; d) indica, em seguida, a prpria soluo; e) refuta, por ltimo, as sentenas contrrias. 3. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosfica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira sntese. Todas as partes se compem, se correspondem, se confirmam. FILOSOFIA GRECO-ROMANA A filosofia desenvolvida pelos dois maiores pensadores da antiguidade

considerada um sistema, pois, abrangem todo o conhecimento desenvolvido na poca em diversas reas. O restante da filosofia desenvolvida na antiguidade denominada filosofia greco-romana. No h neste perodo grandes pensadores de destaque. Este perodo culmina no fim do imprio grego e no auge do imprio romano. Os romanos no se preocuparam em desenvolver novos sistemas. Dentro da filosofia o maior destaque cabe a Ccero. Neste perodo a filosofia torna-se cosmopolita e volta-se para as cidades e a vida nestas, desenvolvendo sistemas, cdigos de tica, anlises morais, etc. Os principais destaques so: Ceticismo - O termo ctico vem da palavra grega skepsis, que significa "exame". Atualmente, dizemos que uma pessoa ctica algum que no acredita em nada, mas no bem assim. Um filsofo ctico aquele que coloca suas crenas e as dos outros sob exame, a fim de verificar se elas so realmente dignas de crdito ou no. Pirro de Elis considerado o fundador do ceticismo. Segundo ele, no podemos ter posies definitivas sobre determinado assunto, pois mesmo pessoas muito sbias podem ter posies absolutamente opostas sobre um mesmo tema e timos argumentos para fundamentar suas posies. Nesse caso, Pirro nos aconselha a suspenso do juzo e a mantermos nossa mente tranqila (ataraxia). Cinismo - O Cinismo surgiu em Atenas por volta dos sculos III e IV a.C. e deve-se a Antstenes, um filsofo grego, o crdito de iniciador de tal filosofia. Os cnicos sempre repudiaram a viso materialista presente na sociedade. Eles pregavam justamente o oposto, que a infelicidade do homem provinha dessa tara por bens materiais, e que para alcanar a felicidade no era preciso esbanjar posses, apenas o necessrio bastaria para se viver bem e que para ser feliz era preciso viver de acordo com a natureza e sempre prximo a ela. Antstenes atribua ao poder e riqueza o papel de corruptores do carter humano, e dizia ainda que os verdadeiros homens no deveriam viver conforme as leis, mas sim conforme sua natureza.

Estoicismo Diziam dos filsofos que permaneciam prximo a estoa (portais) das cidades gregas e desta forma ficaram conhecidos como esticos. Estes pensadores tambm buscavam a ataraxia atravs de uma vida em consenso com a razo e com a natureza. Viver conforme os ditames da razo. A morte certa e inevitvel e para estes autores a nica fonte de preocupao. Porm no h nada o que se fazer em relao morte, da, portanto o melhor eliminar as preocupaes tolas do corpo, eliminando as paixes e buscando a razo. Epicurismo Filosofia iniciada por Epicuro ou tambm conhecida por Jardins, uma vez que seus adeptos permaneciam nos jardins da cidade. Esta filosofia marcada pela busca do prazer. Um corpo que tem prazer necessariamente no possui mal algum que o aflija, ou perturbao na alma. A busca pelo prazer leva a ataraxia. Os prazeres defendidos so sempre aqueles que trazem bem-estar ao corpo e nunca aps a sua consolidao algum tipo de insatisfao ou preocupao. H prazeres do tipo necessrios que so os prazeres que o corpo precisa, como a alimentao. H prazeres contingentes que podem ser saciados algumas vezes, como boas bebidas e roupas caras. E finalmente prazeres vaidosos que so adquiridos na poltica ao impor vontades ou impor a execuo de ordens. Esses prazeres nunca podem ser saciados, pois, despertam o que h de pior na alma humana. Aps esse perodo, com o fim dos grandes imprios antigos, a religiosidade ganha expresso e passa tambm a influenciar a filosofia desenvolvida no perodo. FILOSOFIA MEDIEVAL Esse perodo marcado pelo desenvolvimento do cristianismo que ultrapassa a condio de seita judaica, pelos ideais de caridade e pelo apoio fornecido s pessoas da poca. O cristianismo vai ganhando destaque. Passa a ser implementada no final do imprio romano como religio oficial. Desta forma, durante um grande perodo da histria da humanidade, denominado Idade Mdia a religio considerada a grande fonte

ideolgica. Todas as formas de conhecimento estavam ou ligadas Igreja Catlica ou determinadas por esta. Nesse perodo, a filosofia perde um pouco de suas caractersticas reflexivas e inovadoras e passa a ser auxiliar da teologia. Entende-se por teologia o estudo das manifestaes religiosas dentro de uma cultura.

A filosofia no poderia contradizer o que era determinado pela teologia e pela religio de maneira geral. Dois perodos dentro da filosofia medieval se destacam, so eles a patrstica e a escolstica. Patrstica perodo compreendido entre os sculos II e VIII da era Crist. Este perodo da cultura crist designado com o nome de Patrstica e representa o pensamento dos Padres da Igreja, que so os construtores da teologia catlica, guias, mestres da doutrina Crist. O pensamento grego muito diferente do pensamento cristo herdado da cultura judaica, desta forma, seria necessrio uma adaptao dos principais conceitos e ideias, de forma que os gregos pudessem compreender as bases do pensamento cristo. Elementos como criao, bem, mal, pecado, inferno entre outros, eram desconhecidos dos gregos, uma vez que estes eram politestas e possuam outros princpios. Dentre os pensadores desse perodo destaca-se Santo Agostinho. Ele desenvolve os conceitos de salvao, mal, pecado, livre-arbtrio. Escolstica A Escolstica representa o ltimo perodo do pensamento cristo, que vai do comeo do sculo IX at o fim do sculo XVI, isto , da constituio do sacro romano imprio brbaro, ao fim da Idade Mdia, que se assinala geralmente com a descoberta da Amrica (1492). Este perodo do pensamento cristo se designa com o nome de escolstica, porque era a filosofia ensinada nas escolas da poca, pelos mestres, chamados, por isso, escolsticos. As matrias ensinadas nas escolas medievais eram representadas pelas chamadas artes liberais, divididas em trvio - gramtica, retrica, dialtica - e quadrvio - aritmtica,

geometria, astronomia, msica. A escolstica surge, historicamente, do especial desenvolvimento da dialtica. Santo Toms de Aquino o pensador de mais destaque da dialtica. Para Toms de Aquino, porm, converge diretamente o pensamento helnico, na sistematizao imponente de Aristteles. O pensamento de Aristteles chega a Toms de Aquino enriquecido com os comentrios pormenorizados, especialmente de pensadores rabes. A metafsica tomista pode-se dividir em geral e especial. A metafsica geral - ou ontologia - tem como objeto o ser em geral e as atribuies e leis relativas. A metafsica especial estuda o ser em suas grandes especificaes: Deus, o esprito, o mundo. Da temos a teologia racional - assim chamada, para distingui-la da teologia revelada; a psicologia racional (racional, porquanto filosofia e se deve distinguir da moderna psicologia emprica, que cincia experimental); a cosmologia ou filosofia da natureza (que estuda a natureza em suas causas primeiras, ao passo que a cincia experimental estuda a natureza em suas causas segundas).

Centro Educacional Brasil Central Modalidade: Educao de Jovens e Adultosa Distncia Etapa: Ensino Mdio Disciplina: Filosofia MDULO II 2 ANO RENASCIMENTO Durante os sculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produo artstica e cientfica. Esse perodo ficou conhecido como Renascimento ou Renascena. O Renascimento foi uma nova viso de mundo estimulada pela burguesia em ascenso. Suas principais caractersticas eram o racionalismo (em oposio f), o antropocentrismo (em oposio ao teocentrismo) e o individualismo (em oposio ao coletivismo cristo). So caractersticas tambm desse momento o ressurgimento do comrcio, o antropocentrismo (a valorizao do homem), o surgimento da cincia, e o capitalismo financeiro. O Renascimento permite o desenvolvimento de novas teorias filosficas, de novos movimentos de compreenso do mundo sem o crivo dominador da religio. Esse processo alcana todo o mundo conhecido e desconhecido, promovendo descobertas, navegaes e novas relaes entre os pases. A principal caracterstica deste momento a liberdade criadora do intelecto humano. SURGIMENTO DA CINCIA No o objetivo tratar das condies que foram causa do surgimento da cincia, mas importante salientar que desde os gregos a humanidade busca um caminho mais racional e claro em relao ao desenvolvimento do conhecimento. O que faz com que um conhecimento seja considerado cientfico a prpria questo do mtodo. Nesse momento a razo a principal ferramenta, exclui-se a emoo, convico religiosa e o misticismo, para da aplicar um mtodo que seja decisivo e conduza o pensamento para conhecer e

questionar, proporcionando sempre novos conhecimentos. A cincia inicialmente confronta os conhecimentos fornecidos pelo senso comum, ou seja, pelos conhecimentos desenvolvidos pela tradio sem comprovao ou mesmo sem questionamento. H no senso comum aspectos do misticismo, desejos e sentimentos, e ao contrrio o senso cientfico baseia-se apenas na razo. As teorias podem ser, e geralmente so, concebidas antes de serem feitas as observaes necessrias para test-las. A "cincia" busca de ordem atravs de paradigmas que possibilite conhecer como o mundo se comporta em busca de solues, por meio da razo. Paradigma princpios formadores de uma teoria. A partir destes princpios todos os outros aspectos so aceitos. Atualmente aceita-se a teoria do big bang como a teoria formadora do universo, este o paradigma para compreender o surgimento da Terra e suas alteraes.

A cincia se caracteriza pelo mtodo utilizado para o seu desenvolvimento. Galileu Galilei e Ren Descartes so os principais pensadores responsveis pelo desenvolvimento do mtodo cientfico que pode ser rapidamente compreendido por:

TEORIA DO CONHECIMENTO A teoria do conhecimento se interessa pela investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questes principais que ela tenta responder esto as seguintes: O que o conhecimento? Como ns o

alcanamos? Podemos conseguir meios para defend-lo contra o desafio ctico? Essas questes so, implicitamente, to velhas quanto a prpria filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do sculo XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes e Locke em associao com a emergncia da cincia moderna que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente conceituada como o estudo de assuntos que outras cincias no conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que trs delas possuem correntes que tentam explic-las: I - O conhecimento como problema, II - Origem do Conhecimento e III - Essncia do Conhecimento e IV Possibilidade do Conhecimento. Dentre as explicaes da teoria do conhecimento surgem correntes que buscam a compreenso da questo do conhecimento. Veremos as principais e seus representantes. RACIONALISMO Teoria do conhecimento que defende que o conhecimento deve ser buscado por todos, porm para ser alcanado exige que se dispensem completamente os sentidos, pois de acordo com Descartes, os sentidos podem ser enganados e toda a forma de conhecimento deve priorizar o raciocnio e deixar de lado os sentidos, s no intelecto que o conhecimento pode ser alcanado. A fonte do conhecimento verdadeiro a razo operando por si mesma, sem o auxlio da experincia sensvel e controlando a prpria experincia sensvel. Alguns autores que defendem esta teoria so: Descartes, Espinosa, Leibniz e Pascal. EMPIRISMO O empirismo uma teoria filosfica que defende o conhecimento da razo, da verdade e das ideias racionais atravs da experincia. Os sentidos funcionam como coletores da realidade e transferem essas impresses para que o crebro as analise. Atravs da vivncia o conhecimento vai se acumulando e sendo organizado.

CRITICISMO KANTIANO Em sentido estrito, o termo criticismo empregado para denominar a filosofia kantiana. Esta se prope investigar as categorias ou formas a priori do entendimento. Sua meta consiste em chegar a determinar o que o entendimento e a razo podem conhecer, encontrando-se livres de toda experincia, bem como os limites impostos a este conhecimento. Procura aliar o conhecimento desenvolvido tanto pelo intelecto racionalista quanto pelo sentidos empricos. Principais pensadores da Teoria do conhecimento: Ren Descartes Nascido num pequeno povoado da Frana, desenvolve muito cedo estudos em matemtica e filosofia. Defensor do racionalismo. Dedica-se a viajar e conhecer o mundo. Forma-se mdico e matemtico. Descartes quer estabelecer um mtodo universal, inspirado no rigor matemtico e em suas "longas cadeias de razo". Seu mtodo consiste na evidncia, anlise, sntese e amplitude. Parte da dvida questiona todas as possibilidades do conhecimento. Esta dvida tem carter metdico. Desenvolve a partir da dvida o cogito, ou seja, atravs da possibilidade da dvida chega na evidncia da existncia em Penso, logo existo. A partir do controle da natureza, atravs da cincia o homem torna-se senhor da natureza. Francis Bacon - O iniciador do empirismo Francis Bacon. Desenvolve experincia e o mtodo dedutivo. Entretanto, o que interessa mais a Bacon no esta cincia dos princpios comuns, e sim a cincia da natureza, e, portanto, o Novum organum, que deveria conter precisamente as regras para a construo da cincia da natureza. O empirismo a fonte do conhecimento segundo Bacon, porm o pensamento deve evitar cometer alguns erros. Na sua linguagem imaginosa Bacon chama as causas destes erros comuns, fantasmas - idola - e os divide em quatro grupos fundamentais. 1) Idola tribus (dolos da tribo), a saber, os erros da raa humana "fundamentados em sua natureza como tal";

2) Idola specus (dolos da caverna - por aluso caverna de Plato) determinados pelas disposies subjetivas de cada um; 3) Idola fori, (dolos do frum) erros da praa, provenientes do comrcio social ou da linguagem imperfeita; 4) Idola theatri, (dolos do teatro) isto , os erros provenientes das escolas filosficas, que substituem o mundo real por um mundo fantstico, por um jogo cnico. John Locke Grande entusiasta do empirismo, desenvolve uma teoria do conhecimento, mesmo aceitando a metafsica tradicional, e do senso comum pelo que concerne a Deus, alma, moral e religio. No entanto, a experincia dplice: externa e interna. A primeira realiza-se atravs da sensao, e nos proporciona a representao dos objetos (chamados) externos: cores, sons, odores, sabores, extenso, forma, movimento, etc. A segunda realiza-se atravs da reflexo, que nos proporciona a representao das prprias operaes exercidas pelo esprito sobre os objetos da sensao, como: conhecer, crer, lembrar, duvidar, querer, etc. Nas ideias proporcionadas pela sensibilidade externa, Locke distingue as qualidades primrias, absolutamente objetivas, e as qualidades secundrias, subjetivas (objetivas apenas em sua causa). Locke exclui absolutamente as ideias e os princpios que deles se formam, derivam da experincia; antes da experincia o esprito como uma folha em branco, uma tabula rasa. A partir da a nossa vivncia vai completando esta folha em branco e definindo novas concluses a partir da experincia. Immanuel Kant - Kant distingue o conhecimento sensvel (que abrange as instituies sensveis) e o conhecimento inteligvel (que trata das ideias metafsicas). O mtodo de Immanuel Kant a "crtica", isto , a anlise reflexiva. Consiste em remontar do conhecimento s condies que o tornam eventualmente legtimo. Os juzos rigorosamente verdadeiros, isto , necessrios e universais, so a priori, isto independentes dos azares da experincia, sempre particular e contingente. Possui grandes questionamentos

em relao religiosidade, moral e tica, alm da prpria teoria do conhecimento. ILUMINISMO Este movimento surgiu na Frana do sculo XVII e defendia o domnio da razo sobre a viso teocntrica que dominava a Europa desde a Idade Mdia. Segundo os filsofos iluministas, essa forma de pensamento tinha o propsito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenas religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evoluo do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questes que, at ento, eram justificadas somente pela f. O Iluminismo foi mais intenso na Frana, onde influenciou a Revoluo Francesa atravs de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Tambm teve influncia em outros movimentos sociais como na independncia das colnias inglesas na Amrica do Norte e na Inconfidncia Mineira, ocorrida no Brasil. Principais representantes do iluminismo francs: Condillac: filsofo mais notvel do iluminismo francs Estevo Bannot de Condillac. Ele imagina o homem como uma esttua, privada de toda sensao (tabula rasa) e que, em dado momento, comea a ter uma sensao de olfato. A sensao odorosa (de uma rosa) torna-se memria, quando, afastada a primeira sensao e sobrevindo outra, a primeira permanece com uma intensidade atenuada. Montesquieu: A poltica de Montesquieu, exposta no Esprito das Leis (1748), surge como essencialmente racionalista. Ela se caracteriza pela busca de um justo equilbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidado. Para que ningum possa abusar da autoridade, " preciso que, pela disposio das coisas, o poder detenha o poder". Da a separao entre poder legislativo, poder executivo e poder judicirio. Montesquieu, porm, possui, sobretudo

concepo racionalista das leis que no resultam dos caprichos arbitrrios do soberano, mas so "relaes necessrias que derivam da natureza das coisas". Voltaire: Voltaire, inimigo encarniado do cristianismo, um desta convicto: a organizao do mundo, sua finalidade interna, s se explicam pela existncia de um Criador inteligente. mantm o princpio de um Deus justiceiro. certo que esse Deus policial , sobretudo requisitado para manter a ordem social e as vantagens econmicas aproveitadas por Voltaire e os outros grandes burgueses. FILOSOFIA POLTICA A filosofia enquanto pensamento reflexivo permeia por diversas reas. Uma delas que se destaca a partir da idade moderna a filosofia poltica. A filosofia poltica tem por objetivo analisar as relaes entre os ideais para gerenciar a administrao pblica, a vida prtica e as relaes entre poltica e sociedade. Definindo poltica como toda relao social. A partir da consolidao dos estados nacionais na Europa, desenvolve-se a necessidade de compreenso dos movimentos polticos e seus significados. A origem da anlise poltica inicia-se na modernidade e chega aos dias atuais com cada vez mais fora. Os principais pensadores so: Nicolau Maquiavel - No inicio da modernidade, o pensamento poltico sofre uma profunda revoluo com o pensamento de Maquiavel. Ele rejeita toda a filosofia poltica anterior que estava direcionada ao modo de governar. Em sua obra O prncipe, Maquiavel procurou mostrar a verdade efetiva dos fatos, bem como se da de fato a conquista e a manuteno do poder. Para Maquiavel o poder esta distante da tica, ao menos no sentido da teoria poltica grega. Maquiavel pode ser considerado o precursor da cincia poltica, tendo em vista vrios aspectos, porm o mais relevante talvez seja o fato do mesmo ser o solo da ao dos governantes. Foi Maquiavel quem primeiro empregou o termo Estado no pensamento poltico. Sua tica definida pela expresso: os fins justificam os meios e, da, o poder

deve ser conquistado e mantido com a fora necessria. Thomas Hobbes - partindo dos fundamentos racionalistas, Hobbes elabora sua justificao para o despotismo. Para ele, o direito, em todos os casos, reduz-se fora; mas distingue dois momentos na histria da humanidade: o estado natural e o estado poltico. No estado natural, o poder de cada um medido por seu poder real; cada um tem exatamente tanto de direito quanto de fora e todos s pensam na prpria conservao e nos interesses pessoais. Isto leva a um momento de violncia, onde permanece a luta de todos contra todos. Na expresso o homem o lobo do homem chega definio de que o homem possui a natureza m, ou seja, o homem naturalmente levado ao mal, pela cobia, inveja e etc. Para superar este estado violento, o homem submete-se ao poder do soberano. Renega o seu direito liberdade para que o soberano instaure a paz. Jean Jacques Rousseau A partir dos ideais deste pensador consolida-se a revoluo francesa. Inicialmente este pensador parte do princpio contrrio ao de Hobbes, compreende que o homem inicialmente bom, ou seja, vive em equilbrio com a natureza e com outros homens. Esta corresponde teoria do bom selvagem, como por exemplo, a vida indgena. Porm, em algum momento, que no fica claro, os homens desenvolvem a propriedade privada. A sociedade a partir da muda. No h na sociedade chances e oportunidades para todos. O ato de possuir altera a concepo pacfica do homem, que a partir da ca no estado de violncia, de todos contra todos. O primeiro pensamento socialista atribudo a Rousseau. Neste momento a sociedade estabelece um contrato social no qual os indivduos se comprometem a cumprir um determinado papel, enquanto o soberano garante segurana e bem-estar a todos. John Locke - Locke no admite, naturalmente, ideias e princpios inatos nem sequer no campo da moral. A sua moral, todavia, muito mais intelectualista do que empirista, pois ele lhe reconhece o carter de verdadeira cincia, universal e necessria. Quanto poltica, Locke deriva a lei civil da lei

natural, racional, moral, em virtude da qual todos os homens - como seres racionais - so livres e iguais, tm direito vida e propriedade; e, entretanto na vida poltica, no podem renunciar a estes direitos, sem renunciar prpria dignidade, natureza humana. Locke admite um originrio estado de natureza antes do estado civilizado. No, porm, no sentido brutal e egosta de inimizade universal, como dizia Hobbes; mas em um sentido moral, em virtude do qual cada um sente o dever racional de respeitar nos outros a mesma personalidade que nele se encontra. Locke admite tambm a passagem do estado de natureza ao estado civilizado, porquanto, no primeiro, falta certeza e a regularidade da defesa e da punio, que existe no segundo, graas autoridade do superior. Entretanto, estipulando este contrato social, os indivduos no renunciam a todos os direitos, porquanto os direitos que constituem a natureza humana (vida, liberdade, bens), so inalienveis. John Rawls Pensador contemporneo que a analisa as relaes sociais frente ao poder pblico. Busca a compreenso de teorias muito necessrias atualmente como a justia, a igualdade, as questes tnicas, etc. Segundo John Rawls, a correo das injustias sociais, s pode advir da prtica de uma poltica que vise equidade. A partir da verificao dos setores sociais mais desfavorecidos (em razo da raa, sexo, cultura ou religio), devem-se criar mecanismos para que todos, no obstante as discrepncias que havero de existir, possam ser capazes de ter suas diferenas supridas e possam comungar de uma mxima efetivao da justia social. Essas correes proviro a partir de um arcabouo inicial equnime, onde todos aduzem suas opinies, delimitam os verdadeiros princpios de justia e terminam numa concordncia acerca daqueles que devero configurar o estado inicial e as instituies que devem determinar a maximizao dos direitos e deveres dos homens e a perpetuao do bem-estar social. A anlise da poltica vai alm da prpria manifestao do pensamento poltico independente de ideologias ou posies polticas. Para a poltica necessrio tambm analisar as relaes sociais, as implicaes de

determinadas aes na vida do povo. As questes democrticas tambm sero conferidas pela filosofia de forma geral. A crtica sobre o papel poltico dos governantes, quanto dos prprios eleitores tambm objeto de reflexes filosficas. Segue um poema para levar a uma breve crtica. O Analfabeto Poltico Bertolt Brecht O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas. O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe o imbecil que, da sua ignorncia poltica, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que o poltico vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Centro Educacional Brasil Central Modalidade: Educao de Jovens Adultos- a Distncia Etapa: Ensino Mdio Disciplina: Filosofia MDULO III 3 ANO ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORNEA

As Filosofias do sculo XX trouxeram uma srie de desenvolvimentos tericos contrrios em relao ao que se refere a validade do conhecimento atravs de conceitos e abstraes absolutas. As certezas decorrentes do pensamento clssico foram derrubadas, embora permaneam como problemas sociais, econmicos e cientficos, juntamente com formas novas de conflito e reivindicaes concernentes organizao geopoltica e do sistema-mundo contemporneo. O que a lgica e o que a tica? So perguntas que surgem aps o sculo XX. As formas e caminhos para estes empreendimentos so diversos e distintos. Contudo, suponhamos que seja essencial uma unidade de sentido, diramos que essas filosofias contestam princpios da cincia moderna (aproximadamente do sc. XVI ao sc. XX), novos estudos na filosofia da cincia, filosofia da matemtica e a Epistemologia acrescentaram aparentemente tendncias antagnicas na contabilidade da conscincia e seus objetos. Os avanos na relatividade, na quntica, na fsica nuclear e, nas cincias generativas, como a cincia cognitiva, ciberntica, gentica e na rica produo literria, artstica, como no Cinema e na Msica, foram uma forma enriquecedora de propagar pensamentos filosficos. EXISTENCIALISMO Existencialismo uma corrente filosfica surgida entre os sculos XIX e XX, a qual tem por base a afirmao dos ideais de liberdade, responsabilidade e subjetividade do ser humano. Esse, segundo o pensamento

filosfico, tem livre arbtrio e deve utilizar a razo para fazer as melhores escolhas. Essa corrente procura analisar o homem como indivduo, e ele quem faz sua prpria existncia. Percebe-se assim, a preocupao em explicar o sentido das vidas humanas de uma forma subjetiva, ao invs de se preocupar com verdades cientficas relativas ao universo, que fora o centro de outras correntes filosficas. Jean Paul Sartre O objetivo de Sartre consiste em desacreditar a ideia de uma necessidade, exterior a ns, que derivaria de uma estabilidade das coisas ou de uma ordem moral objetiva. Os indivduos j no so tributrios de um carter determinado ou de uma essncia definida, donde resultariam todas as suas propriedades e todos os seus atos, nem dos constrangimentos que lhes vm de fora, isto , da sociedade ou de Deus. O princpio primeiro da existncia concreta dos indivduos tem que se situar numa opo profunda, absolutamente gratuita, pela qual eles se escolhem absolutamente. A negao ou a no necessidade de Deus permite a liberdade do indivduo, pois no h nada determinado e desta forma o homem o nico responsvel por suas atitudes. Desenvolve a mxima: o homem condenado a ser livre. A partir da desenvolve a importncia da poltica e da escolha. A escolha a fonte de liberdade humana. PRAGMATISMO O pragmatismo , antes de tudo, um mtodo, do qual decorre uma teoria da verdade. Apesar de constituir um movimento aberto e antidogmtico, e ainda que seus tericos no tenham elaborado um sistema completo, h traos gerais comuns entre seus defensores. Para os pragmticos, o conhecimento concebido como essencialmente modificador da realidade, portanto, a construo da verdade deve corresponder construo da prpria realidade. Conhecimento e ao se convertem em termos equivalentes. O eixo central da teoria pragmtica a nfase na utilidade prtica da filosofia. O pragmatismo foi

entendido como uma perspectiva em torno do conceito de verdade que, em seu processo de expanso, atingiu os setores representados pela tica e a religio. A teoria pragmtica da verdade sustenta que o critrio de verdade est nos efeitos e conseqncias de uma ideia, em sua eficcia, em seu xito, no que depende, portanto, da concretizao dos resultados que espera obter. UTILITARISMO Em teoria moral, o utilitarismo determina que o nmero de benefcios ou malefcios, que originado em cada ao, determina diretamente o prazer e a dor para o maior nmero de indivduos, como o prazer identificado ao bem e a dor identificada ao mal, o utilitarismo sustenta que o fazer bem produz a felicidade e que o fazer mal produz a infelicidade para o maior nmero de indivduos. Embora no seja um princpio do Direito, o princpio da utilidade vai ser usado para justificar a punio de uma ao sempre que ela determina o equilbrio entre a felicidade e a infelicidade, quando a punio comparada a esta ao. POSITIVISMO O positivismo admite, como fonte nica de conhecimento e critrio de verdade, a experincia, os fatos positivos, os dados sensveis. Nenhuma metafsica, portanto, como interpretao, justificao transcendente ou imanente, da experincia. A filosofia reduzida metodologia e sistematizao das cincias. A lei nica e suprema, que domina o mundo concebido positivisticamente, a evoluo necessria de uma indefectvel energia naturalista, como resulta das cincias naturais. Dessas premissas teorticas decorrem necessariamente as concepes morais hedonistas e utilitrias, que florescem no seio do positivismo. TICA Etimologicamente falando, tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim

"morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas. Vrios pensadores em diferentes pocas abordaram especificamente assuntos sobre a TICA: Os pr-socrticos, Aristteles, os Esticos, os pensadores Cristos (Patrsticos, escolsticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc. A tica, portanto consiste na anlise da ao segundo a moral. Tem variados significados de acordo com a poca em que se vive. Relaciona-se tica tambm a vida profissional. A uma espcie de tipo de conduta que deve ser realizado por um profissional. Principais tipos de tica: tica normativa Baseia-se em princpios e regras morais fixas. tica profissional e religiosa na qual impe obrigao das regras desenvolvidas. tica Teleolgica Compreende-se por teleologia o alcance de um resultado. Baseia-se em tica imoral (no obedece aos princpios morais) e baseia-se tambm na tica de que os fins justificam os meios. tica Situacional Baseia-se em tica amoral (amoral diferencia-se de imoral, pois amoral representa uma cultura que no possui moral). Baseia-se nas circunstncias. Tudo relativo e temporal, tudo possvel, tudo vale. ESTTICA A esttica, como conceito e disciplina filosfica, ou melhor, como um dos objetos de estudos da filosofia, surgiu no final do sculo XVIII com Alexander Baumgarten, que a definiu como: "a cincia do conhecimento sensitivo". Essa cincia se prope a investigar as capacidades naturais do conhecimento, suas potncias e desenvolvimento, atravs de prticas perceptivas. Logo, podemos afirmar que alm de ser a cincia da arte e do belo, a Esttica trata de estilos de vida, no modo singular de ser, ver e de estar no mundo, segundo a arte e seu desenvolvimento. Portanto, analisar a arte pensar a existncia Esttica do artista,

valendo-se de um modo de vida ou de uma maneira de viver, j que o artista tem um domnio afetivo da arte e a exterioriza atravs de sua liberdade e do seu processo de percepo. FENOMENOLOGIA Compreende-se a fenomenologia como a viso contempornea da teoria do conhecimento. Tem por objetivo a anlise do conhecimento e dos objetos. Um bom comeo no estudo da Fenomenologia a definio da palavra fenmeno. Do grego phainomenon, particpio presente de phainesthai, parecer. Fenomenologia , de fato, uma investigao que busca a essncia inerente da aparncia. A Fenomenologia nasceu, grosso modo, como um questionamento no modo cientfico de pensar: uma crtica metafsica (postura epistemolgica que fundamenta a tcnica moderna de conhecimento). Ao discutir a questo do sentido do ser, Heidegger demonstra que a Fenomenologia compreende a verdade com um carter de provisoriedade, mutabilidade e relatividade, radicalmente diferente do entendimento da metafsica que pressupe a verdade una, estvel e absoluta. Essa uma das razes por que dizemos que a Fenomenologia uma postura ou atitude (um modo de compreender o mundo) e no uma teoria (modo de explicar). A Fenomenologia orienta o seu olhar para o fenmeno, ou seja, na relao sujeito-objeto (ser-no-mundo). Isso, em ltima anlise, representa o rompimento do clssico conceito sujeito/objeto.

También podría gustarte