Está en la página 1de 11

A Dana no Louvor e na Adorao

Dana Experimental
Vol. 1

Dana Experimental

Apresentao

A dana tem se tornado algo muito comum dentro das igrejas crists. So poucas as igrejas que no possuem um grupo de dana, seja de jovens, crianas ou senhoras. O que preocupante nos dias atuais que muitas grupos de danas tem danado apenas para preencher a programao dos cultos, como um mero enfeite, ou at mesmo pelo fato de algumas pessoas no se encaixarem em outros ministrios da igreja, so colocadas nos grupos de dana. Devemos entender que a dana tambm uma forma de adorao ao Senhor, e que deve ser levada com toda a seriedade, do mesmo modo que se tem ao pregar ou ministrar o louvor. Na Bblia registra que Davi usou a sua dana para adorar a Deus, depois de ter obtido a vitria: Davi danava com todas as suas foras diante do Senhor... (II Samuel 6:14). Deus se agrada de uma adorao pura e sincera. Ento, que usemos o nosso talento para que o nome Dele possa ser engrandecido sobre a terra.

Stephanie Santana
2

Dana Experimental

ndice

Pg.

1.Qual a dana que agrada a Deus?.........................4 2.Qual o Propsito dana.............................................5 3.Expresso......................................................................6 4.Objetos cnicos...........................................................7 5.Dana experimental...................................................8 5.1. Livre Combinado...................................................8 5.1.1.Unssono...........................................................8 5.1.2.Cnon..............................................................8 5.1.3.Antfona............................................................9 5.1.4Contraste simultneo.......................................9 5.2. Dinmica.................................................................9 5.2.1.Fluxo.................................................................9 5.2.2.Interao........................................................9 5.2.3.Nveis.............................................................10 5.3. Formaes..............................................................10 6. Consideraes finais..................................................11

Dana Experimental

Qual a dana que agrada a Deus?

No evangelho de Joo captulo 4 versculo 23, Jesus diz que os verdadeiros adoradores, adoraro ao Pai em esprito e em verdade. Para ser um verdadeiro adorador primeiro devemos est com o nosso esprito voltado ao Senhor, para engrandec-lo e louv-lo, pois Deus esprito, portanto temos que ador-lo em esprito. Em segundo, devemos ador-lo em verdade. Temos que ter um corao sincero diante de Deus, sem falsidade, pois Deus pode ver o nosso interior e sabe a motivao do nosso corao. necessrio que haja em ns a humildade em reconhecer que somos pecadores e dependentes da misericrdia divina. A partir disso, podemos concluir que a dana que agrada a Deus aquela que o adora em esprito e em verdade, de todo corao, alma e entendimento.

Dana Experimental

Qual o Propsito dana?

Podemos destacar trs principais propsitos na dana: adorao, ministrao da palavra e evangelizao. Adorao: Fomos criados por Deus para o seu louvor e sua adorao. Devemos usar a dana como forma de agradecimento Deus pelas lutas e tambm pelas vitrias, ador-lo pelo que Ele , o Criador de todas as coisas.

Ministrao da palavra: Assim como a palavra de Deus pode ser falada ou cantada, ela tambm pode ser danada. Como ministros de Deus aqui na terra, temos que usar a dana para ministrar a mensagem de Deus aos coraes das pessoas que esto assistindo a dana. A partir da, elas podem ser curadas, libertas, restauradas, etc.

Evangelizao: Jesus disse: Ide por todo mundo e pregai o evangelho toda criatura (Marcos 16.15). Antes de voltar para o Pai, Jesus deixou-nos essa ordem. dever de todo o cristo evangelizar e a dana tambm pode ser usada para alcanar almas para o Senhor Jesus.

Dana Experimental

Expresso

A expresso fundamental para transmitir a mensagem desejada. Ela faz com que as pessoas sintam o que o bailarino est sentindo do momento da dana. Se a mensagem de alegria, no cabe ao bailarino uma expresso de tristeza, angstia ou raiva. Se s o corpo se movimenta sem expresso facial nenhuma, a dana no estar completa e a mensagem, consequentemente, no ser bem interpretada pelos espectadores. Para treinar expresso, separe vrias msicas, com vrios assuntos ( alegria, tristeza, esperana, guerra). Se estiver em grupo, pea para cada componente da equipe ir passeando pelo espao e de acordo com a msica tocada, cada pessoa vai expressando apenas na face o que sente ao ouvir a msica. Para as pessoas que tem dificuldade com expresso facial, no incio pode ser um pouco difcil, mas com bastante prtica, isso vai sendo aperfeioado.

Dana Experimental

Objetos cnicos

Os objetos cnicos so adereos que ajudam a transmitir mensagem de forma mais clara. Devemos ter cuidado ao usar esses objetos, pois temos que entender o porqu de usarmos tais objetos, e no s porque fica bonito. Outro cuidado usar cada adereo de acordo com a mensagem. Podemos citar alguns exemplos, como:

Arco com fitas: Pode ser usada em ministraes de alegria, festa, celebrao, etc. Tecidos: De acordo com a cor, transmitem a mensagem desejada, como o azul, representando o rio de Deus, vermelho, representando o sangue de Jesus, amarelo, representando o Esprito Santo, etc. Lanas: Usados em ministraes de guerra. Musicas que falam do exercito de Deus, etc. Bandeiras: Pode us-las em ministraes sobre misses (usando bandeiras de pases) ou para representar o povo de Deus (bandeira branca, representando a paz sobre o povo, etc.)

Dana Experimental

Dana experimental

A dana experimental usada geralmente em ministraes espontneas, acompanhadas ou no de um grupo de louvor. Confira algumas tcnicas de dana experimental:

*Livre combinado Unssono uma pessoa lidera e os outros copiam, geralmente acontece para as msicas mais agitadas onde so usados passos repetitivos para que todos possam acompanhar. Cnon geralmente em posio de fila, coluna ou diagonal. As pessoas que esto nas pontas lideram (uma de cada vez). A primeira ento comea e as demais esperam. A segunda pessoa repete o movimento logo aps a primeira terminar, depois a terceira e assim sucessivamente. Cada pessoa vai olhar para quem est a sua frente. tambm conhecido como movimento de ola ou efeito domin.
8

Dana Experimental

Antfona - Um dialogo, onde um faz um movimento e em seguida o outro faz um movimento como resposta ao primeiro. Contraste simultneo As duplas ficam opostas e estas vo fazer movimentos contrrios ao mesmo tempo. Uma para cima a outra para baixo. No necessariamente o mesmo movimento. *Dinmica Fluxo - entrada e sada das pessoas durante a mesma msica. Individualmente. Uma ministra uma parte depois sai e a outra j entra e assim sucessivamente quantas vezes quiser. Interao uma pessoa entra e comea a danar em seguida outra pessoa entra e comea a interagir com a primeira pessoa, mas elas no podem fazer a mesma coisa. Depois a terceira, quarta... quantas pessoas tiverem. Observar para que no forme filas durante a

Dana Experimental

interao, mas que fiquem sempre em bolinhos, juntos.

Nveis- Pode-se ministrar em trs nveis: Alto (de p), Mdio (ajoelhado) e Baixo (cho: sentada, deitada)

* Formao- Durante as ministraes:

-Diagonal Coluna

-Crculo

-Intercalado

-Meia lua

-Fila

10

Dana Experimental

Consideraes finais

Esperamos que voc tenha sido edificado com cada tema abordado nesta apostila, e que aplique em seu ministrio de dana. Lembre-se que para Deus, devemos oferecer uma adorao com excelncia, porque Ele merece o melhor. Que Deus te abenoe e at breve.

Stephanie Santana Dana com Propsito


dancacomproposito@hotmail.com http://blogdancacomproposito.blogspot.com.br/

Proibida a reproduo total ou parcial desta obra sem autorizao do autor. Venda Proibida.

11

También podría gustarte