Está en la página 1de 9

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

A peste branca nos navios negreiros: epidemias de varola na Amaznia colonial e os primeiros esforos de imunizao*
Magali Romero S

818

O presente trabalho aborda as epidemias de varola ocorridas em Belm do Par nos sculos XVIII e XIX enfatizando, a partir de relatos dos viajantes e registros dos Arquivos Pblicos do Par, os primeiros esforos de imunizao empreendidos pelos missionrios e governo colonial na regio. Palavras-chave: Varola, Amaznia, Belm, sculos XVIII e XIX, trfico de escravos, viajantes

Verso modificada e ampliada de trabalho apresentado no XIV Congreso de la Sociedad Espaola de Historia de la Medicina, na mesa temtica Males e infortunios de la esclavitud: visiones sobre las enfermedades de los negros esclavos en Amrica. Granada, 11 a 14 de junho de 2008.

ARTIGOS

A varola foi considerada a enfermidade que mais danos causou ao Par entre fins do sculo XVIII e o sculo XIX. Introduzidos pelos colonizadores portugueses os surtos varilicos chegavam ao Imprio portugus na Amrica do Sul pelas naus vindas do outro lado do Atlntico, principalmente da Europa e da frica. Desde os anos de 1560 foram registradas epidemias de peste branca nos portos do Nordeste brasileiro, se alastrando para o norte e sudeste da colnia portuguesa (Alencastro, 2000, p. 130). No sculo XVII as epidemias de varola ocorriam com freqncia na regio amaznica, ocasionando a morte de grande parte da populao indgena aldeada. Como apontado por Raminelli (1998, p. 1362), a constante baixa demogrfica dos aldeamentos foi provocada principalmente pela morte de milhares de nativos que no tinham resistncia contra doenas introduzidas, sendo as epidemias de sarampo e bexiga noticiadas como catastrficas para a economia da regio.1 Relatos deixados pelos religiosos principalmente as crnicas do padre jesuta Joo Felipe Betendorf e pelos oficiais portugueses enfatizam os estragos causados pelas epidemias de varola em misses e aldeias nas capitanias do Maranho e Gro-Par, em especial para as ocorridas nas dcadas de 1660 e 1690, tanto pela gravidade como pelo alto ndice de mortalidade entre os nativos e escravos (Chambouleyron, 2006; Alden e Miller, 1988, p. 48-49). A freqncia dos surtos epidmicos na Regio Amaznica esteve associada s orientaes econmicas realizadas poca pela Coroa portuguesa, que visavam ao incremento da agricultura comercial de exportao e introduo de mo-de-obra escrava. Os problemas advindos com as baixas na fora de trabalho indgena so apontados como um dos principais fatores de origem da regularizao do trfico de escravos na Regio Amaznica. Na segunda metade do sculo XVII as demandas por escravos africanos se intensificaram e ini-

819

1. Raminelli chama a ateno para o fato de que outros fatores, alm das doenas, como mortes por fome, suicdio, ferimentos de guerra e fuga, contribuam para a depopulao nos aldeamentos indgenas.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

820

ciativas foram tomadas pela Coroa portuguesa com o objetivo para prover o fornecimento regular de africanos para a regio. Nesse sentido, foi estabelecida em 1679 a Companhia do Estanco do Maranho que seria responsvel pelo trfico em troca do monoplio das exportaes (Alencastro, 2000, p. 142). Durante o perodo de funcionamento, entre 1682 a 1684, a Companhia que detinha o monoplio do comrcio escravista no conseguiu cumprir os compromissos estabelecidos e os poucos escravos introduzidos atenderam somente demanda da capitania do Maranho. Oito anos mais tarde, em 1692, novo contrato foi ajustado com mercadores da Companhia de Cabo Verde e Cachu para que fossem introduzidos 145 africanos por ano na regio, os quais seriam repartidos entre o Par e o Maranho (Bezerra Neto, 2001, p. 22). Apesar desse contrato e de outros realizados com outros assentistas, o trfico manteve-se como uma atividade bastante irregular, com nmero baixo de escravos importados. 2 Segundo Mattoso (apud Bezerra Neto, 2001, p. 23), entre 1692 e 1721 foram importados e desembarcados no Maranho 1.208 africanos.3 As vrias iniciativas tomadas em fins do sculo XVII e incio do XVIII para regularizar a introduo de escravos africanos no deram o resultado desejado e a demanda pela mo-de-obra escrava continuou a ser uma das principais reivindicaes dos moradores da regio. A partir da metade do sculo XVIII, novas orientaes econmicas da Metrpole foram iniciadas para alavancar definitivamente o comrcio de exportao e alterar, como apontado por Alencastro (2000, p. 142), as variveis econmicas e sociais da regio para melhor enquadr-la no sistema atlntico e no controle metropolitano. Leis rgias elaboradas pelo Marqus de Pombal e assinadas pelo rei d. Jos entre 6 e 7 de junho de 1755 proibiram em definitivo o cativeiro indgena e criaram a Companhia de Comrcio do Gro-Par e Maranho, que alm de deter o monoplio das exportaes ficou encarregada de prover o fornecimento regular de africanos regio. A introduo de escravos tornou-se prioridade para substituir a mo-de-obra indgena e levar adiante os planos metropolitanos.4 Com uma frota de 18 embarcaes, a Companhia passou a realizar at seis viagens por ano entre a frica e os portos de So Lus, nas capitanias do Maranho e de Belm,5 esta ltima tendo se tornando um centro receptor e de redistribuio de escravos para a Regio Amaznica e Mato Grosso.
2. Para maiores detalhes, ver Chambouleyron (2006). 3. Segundo Vergolino-Henry e Figueiredo (1990, p. 49) os escravos eram oriundos dos portos de Bissau e Cachu, na Guin Portuguesa (atual Repblica da Guin-Bissau); Luanda, Benguela e Cabinda em Angola e Moambique. 4. Ver Alencastro (2000, p. 142-143). 5. Ver Bezerra Neto (2001, p. 26).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

ARTIGOS

Segundo Vianna (1992, p. 177), durante o perodo de funcionamento da Companhia, entre 1755 e 1778, foram introduzidos no Gro-Par 12.580 escravos6 e com eles as freqentes epidemias de varola. Para Vianna, a regularidade do trfico negreiro e a falta de condies adequadas nos pores insalubres dos navios deflagraram a propagao da bexiga entre os escravos e a introduo de surtos epidmicos na regio. Como assinalado por Alden e Miller (1987, p. 195), a varola sobrevivia enquanto suscetveis existissem para sustentar a doena, e novos surtos de varola, pelo menos os grandes surtos epidmicos, surgiam devido a reintrodues de fontes externas, inicialmente europias, mas subseqentemente africanas. J em 1743, a regio do baixo Amazonas sofreu uma epidemia de varola que dizimou grande parte da populao indgena. Segundo Alden e Miller (1988, p. 54) esse foi um dos mais srios surtos na regio em um intervalo de duas dcadas. Charles-Marie de La Condamine, que se encontrava no Par, deixou registrado em seu dirio de viagem o quanto a doena havia sido funesta para os indgenas, atingindo principalmente os recm-chegados s misses religiosas. Condamine comentou com pesar no estar sendo utilizada a variolizao nos ndios cativos, tcnica que havia sido introduzida com sucesso na regio cerca de 16 anos antes, por um missionrio carmelita. De fato, Frei Jos Madalena foi o primeiro a utilizar a tcnica de variolizao na Amaznia durante um surto de varola que irrompera na regio na dcada de 1720, salvando inmeros ndios. La Condamine assim descreveu o feito do missionrio carmelita:
H 15 ou 16 anos antes um missionrio carmelita das cercanias do Par, vendo todos os seus ndios morrerem um aps outro, e tendo sido informado pela leitura de um jornal do segredo da inoculao, que tanto estardalhao fazia na Europa, (...) ousou mandar inocular a varola em todos os ndios que ainda no haviam sido atacados, e no perdeu um sequer. (...) Outro missionrio do rio Negro seguiu seu exemplo com o mesmo sucesso. (La Condamine, 1992, p. 110-111)

821

A tcnica conhecida como variolizao j era utilizada pelos povos orientais havia mais de mil anos, e consistia na inoculao de material retirado das pstulas de um enfermo na pele de um indivduo so. A variolizao foi introduzida na Europa no sculo XVIII, graas aos esforos da esposa do embaixador ingls em Constantinopla, Lady Montagu, que divulgou amplamente essa tcnica aps ter feito inocular em 1717 seu filho de trs anos de idade e, em 1721, j de volta

6. Dias (apud Bezerra Neto, 2001, p. 28), calculou como 14.749 escravos o nmero de escravos enviados ao Gro-Par, durante o perodo de funcionamento da Companhia. Belm passou na poca a ser um centro receptor e redistribuidor de escravos para a Regio Amaznica.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

822

Inglaterra, sua filha de cinco anos. A variolizao, ou mtodo bizantino em aluso a Bizncio, antigo nome de Constantinopla, difundiu-se rapidamente na Inglaterra e teve defensores em pases como Alemanha, Frana e Estados Unidos (Dinc e Ulman, 2007). Segundo o relato de La Condamine, menos de dez anos depois, a coragem do missionrio carmelita fez com que essa nova tcnica fosse introduzida na Regio Amaznica. Apesar, contudo, de a variolizao fazer com que a doena se manifestasse de forma mais branda do que pela do contgio natural, os doentes passavam por todo o seu cortejo sintomtico: por vezes, as pessoas inoculadas ficavam com cicatrizes no rosto e corpo, ou mesmo moriam ou desenvolviam formas graves da doena. A preocupao com a disseminao da doena fez com que Portugal ordenasse que embarcaes fossem vistoriadas e aquelas vindas de portos infeccionados ou com escravos doentes fossem submetidas a longas quarentenas (Vergolino-Henry e Figueiredo, 1990). A falta de vigilncia adequada permitiu que navios entrassem e descarregassem no porto escravos doentes de varola, desencadeando assim novos surtos epidmicos. Nesse sentido, a construo de lazaretos prximos aos portos passou a ser uma prioridade, sendo a construo dos mesmos aprovada pela Coroa portuguesa em 1787 com a exigncia de que todas as embarcaes que chegassem ao porto e que trouxessem escravos ficassem indistintamente em quarentena.7 Outra medida tomada pelo Conselho Ultramarino foi o envio de medicamentos diretamente de Portugal para a Amaznia a partir de 1768, j que, segundo Vianna (1992, p. 176), at aquela data o sistema mdico no Par contava apenas com um mdico, um cirurgio e uma botica. A preocupao com a entrada e disseminao da varola na regio levou o prncipe regente d. Joo VI a emitir uma ordem em 1799 para que se introduzisse e promovesse a inoculao em crianas negras e ndias contra as bexigas. Essa ordem foi reiterada em 1802.8 Segundo Alden e Miller (1988, p. 66), esse era um programa para todas as colnias portuguesas e, provavelmente, no se referia inoculao do vrus da varola bovina, mas sim tcnica de variolizao. Dados levantados por Arajo (1972, apud Alden e Miller, 1988.) revelam que a vacina jenneriana chegou ao Brasil pela primeira vez em 1804, ainda que, logo aps a descoberta de Jenner em 1796, Portugal tenha recebido amostras de linfa e co-

7. Arquivo Pblico do Par. Correspondncia dos Governadores com Diversos. Doc. 609, do governador Martinho de Souza e Albuquerque para o Senado da Cmara do Par, de 20 de junho de 1778 (in Vergolino-Henry e Figueiredo, 1990, p. 183). 8. Arquivo Pblico do Par. Correspondncia dos Governadores com Diversos. Docs. Nos 339, 686 e 690 (apud Vergolino-Henry e Figueiredo, 1990, p. 213, 217 e 218).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

ARTIGOS

municado s autoridades nas colnias a existncia de um novo procedimento preventivo contra a varola. Desde a publicao do trabalho do cirurgio britnico Edward Jenner que demonstrou em fins do sculo XVIII que uma proteo mais segura e mais confivel poderia ser obtida pela inoculao do vrus da varola bovina (vaccnia) a variolizao foi sendo substituda nos pases europeus e suas colnias pela vacinao antivarilica a partir da varola bovina. Em Goa, o governo portugus introduziu a vacina jenneriana em 1802, alguns anos antes de faz-lo no Brasil (Saavedra, 2004). Apesar de todas as tentativas empreendidas para evitar que a chegada de navios negreiros com epidemias de bexiga alcanasse os portos antes de passar pela quarentena, assim como das tentativas de variolizao em crianas negras e ndias, poucos foram os resultados concretos e a peste branca continuou a ser introduzida atravs do trfico de escravos. Em 1819, uma das mais virulentas epidemias de varola atingiu o porto do Par com a chegada de um navio negreiro altamente contaminado. Os efeitos devastadores causados na populao, com cerca de cinqenta bitos por dia, foram relatados pelos naturalistas alemes Johann Baptist von Spix e Karl Friedrich von Martius em suas notas de viagem publicadas em 1831. Apesar de terem chegado a Belm alguns meses aps o pico da epidemia, Spix e Martius puderam ainda presenciar o desenvolvimento da doena nos habitantes locais. Os naturalistas deixaram registrados os esforos empreendidos pelo governo para aplicar a vacinao jenneriana na populao e os resultados ineficazes obtidos. Aps tentar obter a vacina em Caiena, o governo enviou um navio ilha de Barbados, no Caribe, enquanto esperava a chegada de mais material da Inglaterra. Spix e Martius registraram que, mesmo com a inoculao, muitos desenvolveram a doena, chamando a ateno para a qualidade da linfa, j que em alguns casos, dependendo do material inoculado, os resultados no eram positivos, desenvolvendo manifestaes altamente virulentas (Spix e Martius, 1981, p. 39). Segundo Spix e Martius, o governo portugus j havia introduzido a vacina jenneriana em Belm do Par antes da epidemia de 1819, mas nunca havia levado esse procedimento de vacinao realmente a srio na regio, mesmo sabendo de sua eficincia, tendo comentado: Pelo governo nunca foi seriamente imposta a vacinao, e passaram-se vrios anos sem que se recebesse a linfa de Portugal ou da Inglaterra (Spix e Martius, 1981, p. 39). As dificuldades enfrentadas no Par, contudo, no chegaram a alcanar a corte no Rio de Janeiro, que j havia criado, desde 1811, a Junta Vacnica da Corte. Instituda por d. Joo VI, a Junta tinha por objetivo a difuso plena da vacina antivarilica na capital e nas provncias da corte. Como enfatizado, porm, por
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

823

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

824

Fernandes (1999), a atuao da Junta foi extremamente inexpressiva diante dos problemas decorrentes da doena, tanto na capital como nas demais provncias. Para o naturalista alemo Georg Wilhelm Freyreiss, o problema maior estava com a indiferena dos prprios traficantes de escravos em relao sade dos africanos. Ao chegar ao Rio de Janeiro em 1914, Freyreiss ficou muito mal impressionado ao constatar que, apesar da existncia de postos vacnicos em muitos locais e de os escravos poderem ser vacinados gratuitamente, a varola vitimava um nmero elevado de africanos anualmente j que tais postos teis no eram utilizados e os escravos eram levados da capital para o interior sem serem vacinados, sucumbindo antes, ou pouco tempo depois de chegarem ao novo senhor Freyreiss (1982, p. 132). Aps a grande epidemia de 1819, a varola continuou a fazer vtimas. Vianna (1992, p. 177) chamou a ateno para o precrio sistema de sade pblica prevalente nessa poca, em que no eram seguidas as prticas de isolamento dos doentes atacados pela doena e nem a desinfeco dos domiclios. A nica providncia adotada pelo governo era a fumigao com gs oximuritico pela cidade e arredores, cujos resultados eram nulos. Sem uma poltica eficaz de sade pblica, a varola continuou a assolar a Regio Amaznica. Com a falta de inspeo sanitria os portos continuaram a no sofrer fiscalizao adequada; a vacinao continuou a ser negligenciada, e doentes com varola no eram isolados, favorecendo o carter endmico da doena. A febre amarela e o clera irromperam na regio na dcada de 1850. Surtos no epidmicos de varola continuaram a acometer a populao. A abolio do trfico negreiro em 1850, assim como a crescente demanda por borracha pelo mercado mundial na dcada seguinte impulsionando a abertura de novos seringais para o desenvolvimento da cultura da borracha (Hevea brasiliensis)9 , levaram a uma mudana no perfil de disseminao e contaminao da varola. A partir de fins de 1870, um novo surto da peste branca chegou ao Par disseminado ento por imigrantes nordestinos que migravam para a regio em condies precarssimas e em pssimo estado de sade. Fugindo do flagelo da seca esses imigrantes passaram a ser as novas vtimas da implacvel bexiga.

9. Loureiro (1978, p. 242) apresenta um demonstrativo do repentino aumento da produo da borracha a partir de 1868.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

ARTIGOS

Referncias
ALDEN, Dauril e MILLER, Joseph C. Out of Africa: The Slave Trade and the Transmission of Smallpox to Brazil, 1560-1831. Journal of Interdisciplinary History, v. 18, n. 2, p. 195224, 1987. ____ ; ____. Unwanted Cargoes: the origins and dissemination of smallpox via the slave trade from Africa to Brazil, c. 1560-1830. In: KIPLE, Kenneth F. (Ed.). The African Exchange: Toward a Biological History of the Black People. Durham: Duke University Press, 1988. p. 35-109. ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formao do Brasil no Atlntico Sul. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. BEZERRA NETO, Jos Maia. Escravido negra no Gro-Par (scs. XVII-XIX). Belm: Paka-Tatu, 2001. CHAMBOULEYRON, Rafael. Escravos do Atlntico equatorial: trfico negreiro para o Estado do Maranho e Par (sculo XVII e incio do sculo XVIII). Revista Brasileira de Histria, v. 26, n. 52, 2006. DINC, Gulten; ULMAN, Yesim Isil. The introduction of variolation A La Turca to the West by Lady Mary Montagu and Turkeys contribution to this. Vaccine, v. 25, n. 21, p. 4261-65, 2007. FERNANDES, Tnia. Vacina antivarilica: seu primeiro sculo no Brasil (da vacina jenneriana animal). Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. VI, n. 1, p. 29-51, 1999. FREYREISS, Georg Wilhelm. Viagem ao interior do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1982. LA CONDAMINE, Charles-Marie de. Viagem pelo Amazonas 1735-1745. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; So Paulo: Edusp, 1992. LOUREIRO, Antonio Jos Souto. Sntese da histria do Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial, 1978. RAMINELLI, Ronald. Depopulao na Amaznia Colonial. XI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Anais. Belo Horizonte: ABEP, 1998. SAAVEDRA, Mnica. Percursos da vacina na ndia portuguesa sculos XIX e XX. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. 11, supl. 1, 2004. SPIX, Johann Baptist von; MARTIUS, Karl Philipp von. Viagem pelo Brasil 1817-1820. Belo Horizonte: Itatiais; So Paulo: Edusp, 1981. VERGOLINO-HENRY, Anaiza; FIGUEIREDO, Arthur Napoleo. A presena africana na Amaznia Colonial: uma notcia histrica. Belm: Arquivo Pblico do Par, 1990. VIANNA, Arthur. A Santa Casa da Misericrdia Paraense. Notcia histrica 1650 1902. Belm: Secretaria do Estado da Cultura, 1992.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

825

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Resumos
(La peste blanca en los navos negreros: epidemias de viruela en la Amazonia colonial y los primeros esfuerzos de inmunizacin) El presente trabajo aborda las epidemias de viruela ocurridas en la regin amaznica a travs de los relatos de los viajantes y de los documentos oficiales depositados en los Archivos Pblicos de Par, Belm, enfatizando los primeros esfuerzos de inmunizacin emprendidos por los misioneros y por el gobierno colonial de la regin. Palabras clave: Viruela, Amazonas, Belm, siglos XVIII y XIX, navos negreros, viajantes (La peste blanche aux ngriers: pidmies de variole en Amazonie coloniale et les premiers efforts dimmunisation) Le travail ici prsent porte sur les pidmies de variole Belm do Par aux XVIII et XIX sicles. partir des rapports de voyageurs et des registres des Archives Publiques du Par, larticle analyse surtout les premiers efforts dimmunisation entams par les missionnaires et par le gouvernement colonial de la rgion. Mots cls: Amazonie, Belm, XVIII et XIX sicels, ngriers, voyageurs (The white plague on slave ships: smallpox epidemics in colonial Amazonia and the first efforts at immunization) This article describes smallpox epidemics in Belm, Par during the 18th and 19th centuries, as reported in travelers logs and records from the Public Archives of the now State of Par, including the first immunization efforts by missionaries and the colonial government in the region. Key words: Smallpox, Amazonia, Belm, 18th and 19th centuries, slave trade, travelers

826

Verso inicial recebida em junho de 2008


Verso aprovada para publicao em outubro de 2008

MAGALI ROMERO S Doutora em Histria e Filosofia da Cincia pela Universidade de Durham, Inglaterra; pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Av. Brasil, 4036/405 21040-361 Rio de Janeiro, RJ, Brasil magali@fiocruz.br
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 11, n. 4, p. 818-826, dezembro 2008 (Suplemento)

También podría gustarte