Está en la página 1de 12

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

CONHECIMENTOS BANCRIOS I Prof. Rodrigo O. Barbati TPICOS 1 - Mercado Financeiro 2 - Noes de poltica econmica 3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional No mercado de crdito atuam diversas instituies financeiras e no financeiras prestando servios de intermediao de recursos de curto e mdio prazo para agentes deficitrios que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado. O mercado de capitais tem como objetivo canalizar recursos de mdio e longo prazo para agentes deficitrios, atravs das operaes de compra e de venda de ttulos e valores mobilirios, efetuadas entre empresas, investidores e intermedirios. A Comisso de Valores Mobilirios o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado. No mercado de cmbio so negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil o responsvel pela administrao, fiscalizao e controle das operaes de cmbio e da taxa de cmbio atuando atravs de sua Poltica Cambial. Teste 1 - (Cesgranrio CEF Tcnico Bancrio 2012) No mercado financeiro, a intermediao financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivises: mercados monetrio, cambial, de crdito e de capitais. O mercado de crdito visa, fundamentalmente, a A) fiscalizar as operaes dos seus agentes econmicos. B) controlar a liquidez da economia com operaes de curto e curtssimo prazos. C) realizar as operaes de compra e venda de moedas internacionais conversveis. D) suprir as necessidades de investimentos dos agentes econmicos a mdio e longo prazos. E) suprir as necessidades de caixa de curto e mdio prazos dos agentes econmicos, sejam eles pessoas fsicas ou jurdicas

1 - Mercado Financeiro O mercado financeiro o setor da economia responsvel pela captao de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro. Tanto o governo quanto as instituies privadas podem fazer a captao recursos. Mas, em geral, ela acontece nas bolsas de valores, corretoras, bancos e seguradoras, por exemplo. O gerenciamento dessa prtica regulado pelo governo dos pases por meio de uma rede de instituies, em que se destaca o Banco Central. O mercado financeiro segmentado em quatro grandes mercados, que so: 1 - mercado monetrio; 2 - de crdito; 3 - de capitais; 4 - de cmbio. O mercado monetrio o mercado onde se concentram as operaes para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Poltica Monetria.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

2 - Noes de Poltica Econmica Entende-se como poltica econmica, as aes tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econmicos, busca atingir determinados objetivos macroeconmicos. papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. So instrumentos de poltica econmica, por exemplo: - a poltica monetria, - a poltica cambial, - a poltica fiscal e - a poltica de rendas.

Os bancos comerciais so passiveis da permanente vigilncia das autoridades monetrias (Bacen), que zelam por sua liquidez e solvabilidade, controlam indiretamente a expanso da oferta monetria devida ao efeito multiplicador do circuito depsitos/emprstimos/depsitos e orientam a aplicao dos recursos captados por essas instituies. O controle da expanso da oferta monetria decorrente do efeito multiplicador dos depsitos vista exercido por intermdio de instrumentos clssicos da poltica monetria, tais como: I - as operaes de mercado aberto (open market); II - as operaes de redesconto; e III - a exigncia de recolhimentos compulsrios. As operaes de mercado aberto consistem na Venda de ttulos pblicos: quando o Banco Central vende ttulos pblicos ele retira moeda da economia, que trocada pelos ttulos. Desta forma h uma contrao dos meios de pagamento e da liquidez da economia. As operaes de mercado aberto consistem na Compra de ttulos pblicos: quando o Banco Central compra ttulos pblicos h uma expanso dos meios de pagamento, que a moeda dada em troca dos ttulos. Com isso, ocorre uma reduo na taxa de juros e um aumento da liquidez. As operaes de redesconto consistem na Assistncia financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo reduzido e a taxa de juros do emprstimo aumentada, a taxa de juros da prpria economia aumenta, causando uma diminuio na liquidez. As operaes de redesconto consistem na Assistncia financeira de liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos

Poltica Monetria A poltica monetria tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. Determinar a quantidade de moeda (dinheiro) na economia funo do Conselho Monetrio Nacional (CMN), com a participao do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formao da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser interpretada como sendo o preo do dinheiro. A lgica da poltica monetria consiste em controlar a oferta de moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referncia do mercado. No quadro do sistema de intermediao financeira do pas, os bancos comerciais constituem a base do sistema monetrio. Estes possuem a faculdade de criar - sob efeito multiplicador, a principal funo do conceito convencional de moeda a moeda escritural, constituda pelo total de depsitos vista nestas instituies.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez. A exigncia de recolhimento compulsrio consiste na custdia, pelo Banco Central, de parcela dos depsitos recebidos do pblico pelos bancos comerciais. Este instrumento ativo, pois atua diretamente sobre o nvel de reservas bancrias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia. Diminuio do recolhimento compulsrio: o Banco Central diminui os valores que toma em custdia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador e da liquidez da economia como um todo.

A poltica fiscal busca atingir a atividade econmica e assim alcanar objetivos interrelacionados, isto , estimular a produo e o crescimento econmico.

Poltica de Rendas A poltica de rendas um conjunto de medidas visando a redistribuio de renda e justia social. um dos instrumentos da poltica econmica governamental, juntamente com a poltica fiscal, poltica cambial e a poltica monetria.

Teste 2 - (Cesgranrio CEF - Tcnico Bancrio 2012) A poltica monetria enfatiza sua atuao sobre os meios de pagamento, os ttulos pblicos e as taxas de juros. A poltica monetria considerada expansionista quando A) reduz os meios de pagamento, retraindo o consumo e a atividade econmica. B) mantm todas as condies macroeconmicas estveis por longo perodo. C) estabelece diretrizes de expanso da produo do mercado interno para o exterior. D) realiza operaes de crdito no exterior, aumentando a captao de recursos e, por consequncia, os meios de recebimento. E) eleva a liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados, elevando, em consequncia, os meios de pagamentos.

Poltica Cambial A poltica cambial a administrao da taxa de cmbio para garantir o funcionamento regular do mercado. O gestor da poltica cambial o BACEN que atua no mercado de cmbio. A taxa de cmbio a relao entre duas moedas e pode estimular ou desestimular as trocas internacionais, ou seja, movimentos de mercadorias, servios e capitais entre os pases.

Poltica Fiscal O principal instrumento de poltica econmica do setor pblico refere-se poltica fiscal, que consiste na elaborao e organizao do oramento do governo, incluindo a poltica oramentria e da dvida pblica interna e externa. Este demonstra as fontes de arrecadao e os gastos pblicos a serem efetuados em determinado perodo.

3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituies que asseguram a canalizao da poupana para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitrios para os desejam ou necessitam de recursos (deficitrios).

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por rgos de regulao, instituies financeiras, instituies auxiliares pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos (pessoas, empresas e governo). H dois grandes grupos de entidades no SFN: a) o subsistema normativo, que trata da regulao e da fiscalizao, e b) o subsistema operativo, que trata da intermediao, do suporte operacional e da administrao. Integram o subsistema normativo: a) o Conselho Monetrio Nacional (CMN), b) o Banco Central (Bacen) e c) a Comisso de Valores Mobilirios(CVM). Subsistema Normativo - CMN O Conselho Monetrio Nacional (CMN), que foi institudo pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o rgo responsvel por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e o Presidente do Banco Central do Brasil. CMN Ao CMN compete: I - estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia; II - regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras; e III - disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial. Dentre suas funes esto: 1 - adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia; 2 - regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos; 3 - orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras; 4 - propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros; 5 - zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras;

6 - coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria e da dvida pblica interna e externa. 7 - Autorizar as emisses de papel-moeda as quais ficaro na prvia dependncia de autorizao legislativa quando se destinarem ao financiamento direto pelo Banco Central da Repblica do Brasil, das operaes de crdito com o Tesouro Nacional. 8 - Definir a meta de inflao. A deciso tomada todo ms de junho, sempre para o prximo binio. 9 - Fixar a taxa de juros de longo prazo (TJLP). A cada trs meses, o CMN define o valor da taxa para o trimestre seguinte. Teste 3 - (Cesgranrio BACEN - Analista - rea 1 2010) O Conselho Monetrio Nacional a entidade superior do sistema financeiro nacional, NO sendo de sua competncia A) estabelecer a meta de inflao. B) zelar pela liquidez e pela solvncia das instituies financeiras. C) regular o valor externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. D) regular o valor interno da moeda, prevenindo e corrigindo surtos inflacionrios ou deflacionrios. E) fixar o valor do supervit primrio do oramento pblico. Subsistema Normativo Bacen O Banco Central do Brasil (Bacen) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, que tambm foi criada pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. o principal executor das orientaes do Conselho Monetrio Nacional e responsvel por garantir o poder de compra da moeda nacional. Bacen O presidente do Bacen e os seus oito diretores (Diretoria Colegiada) so nomeados pelo Presidente da Repblica aps a aprovao

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Teste 4 - (Cesgranrio BNDES - Economista 2011) O Banco Central do Brasil tem vrias funes e caractersticas operacionais. Entre elas, a de que A) obtm recursos exclusivamente dos depsitos compulsrios dos bancos. B) aprova o oramento do setor pblico antes de executar a poltica monetria. C) financia os investimentos em infraestrutura logstica do pas. D) regula o funcionamento de todos os mercados de ativos no pas. E) regula os servios de compensao de cheques.

prvia do Senado Federal, que feita por uma arguio pblica e posterior votao secreta. Sua sede fica em Braslia e tem representaes nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Cear e Par. O Bacen tem por objetivos: - zelar pela adequada liquidez da economia; - manter as reservas internacionais em nvel adequado; - estimular a formao de poupana; - zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeioamento do sistema financeiro. Dentre suas atribuies esto: 1 - emitir papel-moeda e moeda metlica; 2 - executar os servios do meio circulante; 3 - receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras e bancrias; 4 - realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras; 5 - regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; 6 - efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; 7 - exercer a fiscalizao das instituies financeiras; 8 - autorizar o funcionamento das instituies financeiras; 9 - estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras; 10 - exercer o controle de crdito; 11 - vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais; e 12 - controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas.

BACEN - COPOM O Comit de Poltica Monetria COPOM - foi institudo em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da poltica monetria e definir a taxa bsica de juros. Formalmente, os objetivos do Copom so: - implementar a poltica monetria, - definir a meta da Taxa Selic e seu eventual vis, e - analisar o 'Relatrio de Inflao. Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma srie de alteraes. Destaca-se a adoo, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemtica de "metas para a inflao" como diretriz de poltica monetria. Desde ento, as decises do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflao definidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas no forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providncias e prazo para o retorno da taxa de inflao aos limites estabelecidos. A taxa de juros fixada na reunio do Copom a meta para a Taxa Selic (taxa mdia dos

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


CONHECIMENTOS BANCRIOS II Prof. Rodrigo O. Barbati 3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (cont.) Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por rgos de regulao, instituies financeiras, instituies auxiliares pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos (pessoas, empresas e governo). H dois grandes grupos de entidades no SFN: a) o subsistema normativo, que trata da regulao e da fiscalizao, e b) o subsistema operativo, que trata da intermediao, do suporte operacional e da administrao. Subsistema Normativo - CVM A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei 6.385/1976. Conforme o Decreto n 6.382/2008, a Comisso de Valores Mobilirios, com sede na cidade do Rio de Janeiro, administrada por um Presidente e quatro Diretores nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado. O Presidente e a Diretoria constituem o Colegiado, que define polticas e estabelece prticas a serem implantadas e desenvolvidas pelo corpo de Superintendentes, a instncia executiva da CVM. O mandato dos dirigentes da Comisso ser de cinco anos, vedada a reconduo, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Colegiado. A estrutura executiva da CVM completada pelas Superintendncia Regional de Braslia e a Coordenao Administrativa Regional de So Paulo.

financiamentos dirios, com lastro em ttulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidao e Custdia), a qual vigora por todo o perodo entre reunies ordinrias do Comit. Se for o caso, o Copom tambm pode definir o vis, que a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direo do vis, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reunies ordinrias. O nmero de reunies ordinrias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendrio anual divulgado at o fim de outubro do ano anterior. O Copom composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil.

Teste 5 - (FCC BB Escriturrio 2010) O Comit de Poltica Monetria - COPOM - tem como objetivo: A) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto e o presidente do Banco Central do Brasil. B) Coletar as projees das instituies financeiras para a taxa de inflao. C) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro. D) Promover debates acerca da poltica monetria at que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata. E) Implementar a poltica monetria e definir a meta da Taxa SELIC e seu eventual vis. Fontes www.bcb.gov.br www.cvm.gov.br www.economiabr.net www.senado.gov.br/legislacao

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Teste 6 - (FCC BB Escriturrio 2011) A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) tem atribuio de A) conceder registro para negociao em bolsa e no mercado de balco. B) efetuar o controle dos capitais estrangeiros. C) fiscalizar a auditoria de companhias fechadas. D) estabelecer condies para a posse em quaisquer cargos de administrao de instituies financeiras. E) orientar as aplicaes fora do pas dos recursos das instituies financeiras.

A CVM responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas. Cabe CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matrias: 1 - registro de companhias abertas; 2 - registro de distribuies de valores mobilirios; 3- credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobilirios; 4 - organizao, funcionamento e operaes das bolsas de valores; 5 - negociao e intermediao no mercado de valores mobilirios; 6 - administrao de carteiras e a custdia de valores mobilirios; 7 - suspenso ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizaes; 8 - suspenso de emisso, distribuio ou negociao de determinado valor mobilirio ou decretar recesso de bolsa de valores;

CRSFN O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - CRSFN foi criado pelo Decreto n 91.152, de 15.03.85. O CRSFN um rgo recursal a quem compete julgar, em segunda e ltima instncia administrativa, os recursos interpostos das decises relativas aplicao das penalidades administrativas aplicadas pelos rgos fiscalizadores do SFN nas infraes previstas em lei. Ao CRSFN compete julgar tambm os recursos de ofcio, interpostos pelos rgos de primeira instncia, das decises que conclurem pela no aplicao das penalidades previstas no item anterior. O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional - CRSFN constitudo, paritariamente, por oito Conselheiros, possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiro, de cmbio, de capitais, de consrcios e de crdito rural e industrial. O CRSFN possui a seguinte composio: dois representantes do Ministrio da Fazenda (Minifaz); um representante do Banco Central do Brasil (Bacen); um representante da Comisso de Valores Mobilirios (CVM);

A CVM exerce as funes de: I - assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; II - proteger os titulares de valores mobilirios; III - evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao no mercado; IV - assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; V - assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; VI - estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; VII - promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes; e VIII - estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

quatro representantes das entidades de classe dos mercados afins, por estas indicados em lista trplice. Tanto os Conselheiros Titulares, como os seus respectivos suplentes, so nomeados pelo Ministro da Fazenda, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma nica vez. Um dos representantes do Ministrio da Fazenda o presidente do Conselho e o vicepresidente o representante designado pelo Ministrio da Fazenda dentre os quatro representantes das entidades de classe que integram o Conselho.

Ele composto por instituies financeiras pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos. Instituies financeiras captadoras de depsito vista: - Bancos Mltiplos com carteira comercial; - Bancos Comerciais; - Caixa Econmica Federal; - Cooperativas de Crdito. Bancos Mltiplos Os bancos mltiplos so instituies financeiras privadas ou pblicas que realizam as operaes ativas, passivas e acessrias das diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: - comercial, - de investimento e/ou de desenvolvimento, - de crdito imobilirio, - de arrendamento mercantil e - de crdito, financiamento e investimento. Essas operaes esto sujeitas s mesmas normas legais e regulamentares aplicveis s instituies singulares correspondentes s suas carteiras. O banco mltiplo deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade annima. As instituies com carteira comercial podem captar depsitos vista. A carteira de desenvolvimento somente poder ser operada por banco pblico. Na denominao social do banco mltiplo deve constar a expresso "Banco" (Resoluo CMN 2.099, de 1994). Teste

Teste 7 - (FCC - BB Escriturrio 2011) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) um rgo colegiado, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, que julga recursos I. em segunda e ltima instncia administrativa. II. em primeira instncia, de decises do Banco Central do Brasil relativas a penalidades por infraes legislao cambial. III. de decises da Comisso de Valores Mobilirios relativas a penalidades por infraes legislao de capitais estrangeiros. Est correto o que consta em A) I, apenas. B) II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III. SFN - Subsistema Operativo No Sistema Financeiro Nacional, o subsistema operativo trata da intermediao, do suporte operacional e da administrao.

8 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2010) De acordo com as normas do Conselho Monetrio Nacional CMN, os bancos mltiplos devem ser constitudos com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente de A) investimento.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

B) crdito, financiamento e investimento. C) crdito imobilirio. D) cmbio. E) arrendamento mercantil.

Trata-se de instituio assemelhada aos bancos comerciais e mltiplos, podendo captar depsitos vista, realizar operaes ativas e efetuar prestao de servios. Uma caracterstica distintiva da Caixa que ela prioriza a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crdito direto ao consumidor, financiando bens de consumo durveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e cauo de ttulos, bem como tem o monoplio do emprstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignao e tem o monoplio da venda de bilhetes de loteria federal. Alm de centralizar o recolhimento e posterior aplicao de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitao (SFH). Teste 9 - (CESPE CEF - Tcnico Bancrio 2010) A execuo de servios bancrios de interesse do governo federal, assim como de interesse de suas autarquias, cabe, principalmente a) CVM. b) aos bancos cooperativos. c) ao Bacen. d) ao Banco do Brasil S.A. e) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Tributrio e Financeiro.

Banco do Brasil Criado em 1808, o Banco do Brasil uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministrio da Fazenda, que at janeiro de 1986 assemelhava-se a uma autoridade monetria. O Banco do brasil , atualmente, um banco mltiplo (Resoluo CMN 2.099, de 1994), embora responsvel pela Cmara de Compensao de Cheques e atuando como agente financeiro do Tesouro Nacional. So atribuies do BB como agente financeiro do Tesouro Nacional: - receber, a crdito do Tesouro Nacional, as importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais e ainda o produto das operaes de crdito da Unio; So atribuies do BB como agente financeiro do Tesouro Nacional: - realizar os pagamentos e suprimentos necessrios execuo do oramento geral da Unio, vedada a concesso, pelo banco, de crditos de qualquer natureza ao Tesouro Nacional; So atribuies do BB como agente financeiro do Tesouro Nacional: - conceder aval, fiana e outras garantias, consoante expressa autorizao legal; - adquirir e financiar estoques de produo exportvel; ser agente pagador e recebedor fora do pas.

Caixa Econmica A Caixa Econmica Federal, criada em 1861, est regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda.

Bancos Comerciais Os bancos comerciais so instituies financeiras privadas ou pblicas que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

No quadro do sistema de intermediao financeira do pas, os bancos comerciais constituem a base do sistema monetrio. O sistema monetrio abrange o numerrio da nao, ou seja, todas as moedas (metlicas, papel-moeda e escritural). Os bancos comerciais so classificados como instituies monetrias por terem o poder de criao de moeda escritural. A captao de depsitos vista, livremente movimentveis, atividade tpica do banco comercial, o qual pode tambm captar depsitos a prazo. Os bancos comerciais devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima e na sua denominao social deve constar a expresso "Banco" (Resoluo CMN 2.099, de 1994).

As regras prudenciais so mais estritas para as cooperativas cujo quadro social mais heterogneo, como as cooperativas de livre admisso.

Bancos Comerciais Cooperativos Os bancos comerciais cooperativos so instituies financeiras homologadas pelo Banco Central do Brasil. So verdadeiros bancos comerciais surgidos a partir de cooperativas de crdito. Sua principal restrio limitar suas operaes em apenas uma UF, o que garante a permanncia dos recursos onde so gerados, impulsionando o desenvolvimento local. banco comercial ou banco mltiplo constitudo, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas controladores cooperativas centrais de crdito, as quais devem deter no mnimo 51% das aes com direito a voto. Deve fazer constar, obrigatoriamente, de sua denominao a expresso "Banco Cooperativo". Resoluo CMN 2.788/00 e Lei 5.764/71.

Cooperativas de Crdito As cooperativas de crdito se dividem em: A) singulares, que prestam servios financeiros de captao e de crdito apenas aos respectivos associados, podendo receber repasses de outras instituies financeiras e realizar aplicaes no mercado financeiro; B) centrais, que prestam servios s singulares filiadas, e so tambm responsveis auxiliares por sua superviso; e C) confederaes de cooperativas centrais, que prestam servios a centrais e suas filiadas. Observam, alm da legislao e normas gerais aplicveis ao sistema financeiro: - a Lei Complementar n 130, de 17 de abril de 2009, que institui o Sistema Nacional de Crdito Cooperativo; - a Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que institui o regime jurdico das sociedades cooperativas; e - a Resoluo n 3.859, de 27 de maio de 2010, que disciplina sua constituio e funcionamento.

Teste 10 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2011) As cooperativas de crdito se caracterizam por A) atuao exclusiva no setor rural. B) reteno obrigatria dos eventuais lucros auferidos com suas operaes. C) concesso de crdito a associados e ao pblico em geral, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos. D) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, somente de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras e de doaes. E) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, de associados, de entidades de

www.cers.com.br

10

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

previdncia complementar e de sociedades seguradoras. Fontes www.bb.com.br www.bcb.gov.br www.cvm.gov.br www.senado.gov.br/legislacao

www.cers.com.br

11

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

GABARITO 1. E 2. E 3. E 4. E 5. E 6. A 7. A 8. A 9. D 10. D

www.cers.com.br

12

También podría gustarte