Está en la página 1de 50

Artes

Ensino Fundamental 6ano

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

O QUE A BAHIA TEM?

Neste captulo voc vai conhecer um pouco sobre o carnaval da Bahia, o Bloco Afro Olodum e o trio eltrico. Voc vai aprender caractersticas da Bahia, cantadas na msica Voc j foi Bahia? do compositor e msico: Dorival Caymmi. O carnaval uma das manifestaes importantes da nossa cultura popular. Voc sabia que o carnaval de rua em Salvador, a capital do estado da Bahia, diferente dos carnavais carioca e paulista? Na Bahia comum o uso de trio eltrico. Trata-se de um caminho repleto de equipamentos de som potentes, criando uma espcie de palco ambulante em que os artistas se apresentam e o povo os acompanha, danando e cantando junto. Do alto dos trios eltricos muitos artistas e grupos se projetaram em Toto o Brasil, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de guia e outros.

Cores do Olodum As cores do Olodum so compostas pelo verde, vermelho, amarelo, preto e branco. Cada cor possui uma simbologia: Verde: representa as florestas equatoriais africanas; Vermelho: simboliza o sangue da raa negra; Amarelo: reproduz o ouro da frica; Preto: simboliza o orgulho da raa negra; Branco: a paz mundial.

O bairro Pelourinho um dos mais conhecidos de Salvador e fica localizado no centro histrico da cidade. Ele conta com um conjunto arquitetnico colonial do barroco portugus e tombado pelo Patrimnio Histrico da Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (Unesco). Antes, o bairro era apenas uma coluna de pedra que ficava ao centro de uma praa pblica, de onde os criminosos recebiam castigos e eram exibidos. Tambm foi um lugar usado no perodo colonial para castigar os escravos. A partir de 1980, o bairro foi reconhecido como patrimnio da humanidade pela Unesco. Com toda a estrutura que recebeu, transformou-se em um centro de movimento cultural, em 1990.

Desfile de trios eltricos, seguidos pelos folies a p e assistido das arquibancadas.

Voc j ouviu falar do Bloco Afro Olodum? Em 1979, nos dias de carnaval, os moradores dos bairros Pelourinho e Maciel, da cidade de Salvador, criaram o Bloco Afro Olodum com o propsito de se divertirem organizadamente. Hoje o bloco tido como uma ONG do movimento negro brasileiro reconhecido como parte do patrimnio histrico brasileiro.
Bloco Olodum em frente ao Pelourinho, em Salvador, capital da Bahia.

Apostila de Arte - 6 ano

Voc j foi Bahia?

ele canta as belezas de sua terra. Comps muitas outras canes que falam da Bahia, sua culinria e suas igrejas.

Bairro Pelourinho, conhecido em Salvador como Pel.

Dorival Caymmi (1914 2008) foi um dos cantores e compositores mais importantes da msica popular brasileira. Voc j foi Bahia? uma das composies de Dorival Caymmi em que

Igreja do Bonfim, em Salvador, capital da Bahia.

Voc J Foi a Bahia? Dorival Caymmi Voc j foi Bahia, nga? No? Ento v! Quem vai ao "Bonfim", minha nga, Nunca mais quer voltar. Muita sorte teve, Muita sorte tem, Muita sorte ter Voc j foi Bahia, nga? No? Ento v! L tem vatap Ento v! L tem caruru, Ento v! L tem munguz, Ento v! Se "quiser sambar" Ento v! Nas sacadas dos sobrados Da velha So Salvador H lembranas de donzelas, Do tempo do Imperador. Tudo, tudo na Bahia Faz a gente querer bem A Bahia tem um jeito, Que nenhuma terra tem! L tem vatap, Ento v! L tem caruru, Ento v! L tem munguz, Ento v! Se "quiser sambar" Ento v! (3x) Ento v...!

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

Apostila de Arte - 6 ano

10

Apostila de Arte - 6 ano

11

Apostila de Arte - 6 ano

12

Apostila de Arte - 6 ano

13

Apostila de Arte - 6 ano

14

Apostila de Arte - 6 ano

15

Apostila de Arte - 6 ano

16

Apostila de Arte - 6 ano

17

Apostila de Arte - 6 ano

18

Apostila de Arte - 6 ano

19

Apostila de Arte - 6 ano

20

Apostila de Arte - 6 ano

21

Apostila de Arte - 6 ano

ORIGEM DO TEATRO

comum ouvirmos dizer que o teatro comeou na Grcia, h muitos sculos atrs. No entanto, existem outros exemplos de manifestaes teatrais anteriores aos gregos. Por exemplo, na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de expresso religiosa. No Egito, um grande espetculo popular contava a histria da ressurreio de Osris e da morte de Hrus. Na ndia, se acreditava que o teatro tenha surgido com Brama. fcil perceber atravs destes poucos exemplos, uma origem religiosa para as manifestaes teatrais.

A arte teatral na Grcia Antiga O teatro grego surge dos coros trgicos, em que indivduos se reuniam, em perodos determinados, para cantar os feitos e sofrimentos de um heri dos grandes ciclos de lendas. Essas reunies festivas, regadas a muito vinho, davam em homenagem ao deus Dionsio, deus da colheita, da fatura e do vinho. Consideravam-se esses rituais dionisacos como os primrdios das manifestaes dramticas, j que os participantes entoavam em coro canes que narravam as faanhas de seus heris lendrios. No difcil compreender porque Dionsio se tornou um deus to popular, to querido e com o qual os gregos se identificaram to fortemente: Dos grandes deuses, ele foi um os primeiros a nascer de uma mortal e a habitar junto aos humanos e no o Olimpo e a preferir o vinho ao nctar.

Dionsio Deus da colheita, do vinho e da fartura, era homenageado pelos gregos antigos, atravs de procisses que procuravam relembrar a sua vida. Estes cortejos reuniam toda a populao e eram realizados na poca da colheita da uva, como uma forma de agradecimento pela abundncia da vegetao. Os homens daquela poca creditavam que esta homenagem ao deus garantia sempre uma colheita abundante. Nestas procisses dionisacas contava-se a histria de Dionsio, de uma forma anloga s procisses da Semana Santa Crist, onde a vida, paixo, morte e ressurreio de Jesus Cristo so relembradas. Estas procisses fazem parte de uma tradio muito antiga dos povos primitivos gregos, e aos poucos, ao longo de centenas de anos, vo se organizando melhor, e adquirindo contornos mais definidos. Ento, o que inicialmente era um bando de gente cantando e danando, com o passar do tempo vai se transformando em grandiosas representaes da vida do deus, que reunia toda a comunidade. Porm, mesmo com todas as inovaes, a histria do deus continuava sendo narrada sempre na terceira pessoa, com muito respeito e distanciamento. At que em 534 a.C., um homem chamado Tspis, resolveu encarnar o personagem Dionsio,e transforma a narrao em um discurso proferido na primeira pessoa: - Eu sou Dionsio diz Tespis, considerado historicamente como o primeiro ator.

22

Apostila de Arte - 6 ano

23

Apostila de Arte - 6 ano

24

Apostila de Arte - 6 ano

PANTOMIMA

Pantomima um teatro gestual que faz o menor uso possvel de palavras e o maior uso de gestos atravs da mmica, portanto, podemos dizer que a pantomima um gnero dentro da Arte da Mmica. a arte de narrar com o corpo! um excelente artifcio para comediantes, palhaos, atores, bailarinos, enfim, os intrpretes. A pessoa que faz teatro com o uso da pantomima chamado de pantommico. Nesta modalidade, os pantommicos precisam buscar a forma perfeita, pois atravs do gesto tudo ser dito. Uma boa pantomima est na habilidade adquirida pelo pantommico em se transfigurar no ato da interpretao, passando para a platia todas as aes e mensagens pelos gestos. uma das artes que exige o mximo do artista para que este receba o mximo de retorno do pblico, ou seja, a ateno da platia para que a mensagem seja passada devidamente. Na pantomima, o ator silencioso, com rosto pintado de branco, luvas, executando iluses no espao, normalmente com carter cmico. Mos e rosto so os pontos centrais da expresso. A pantomima costuma impressionar e chamar a ateno da platia; por ser de fcil assimilao, por chamar a ateno, por ser praticamente universal, ela bastante utilizada. Na poca do cinema mudo a comunicao entre os atores e o pblico era feita inteiramente com mmica. Um dentre muitos talentos que fizeram sucesso nessa poca foi Charles Chaplin com o inesquecvel Carlitos, que estrelou no filme Tempos modernos.

Charles Chaplin
Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mmico, fazendo excurses para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York (Estados Unidos), que o contratou para estrelar seus filmes. Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraado, este personagem denunciava as injustias sociais. De forma inteligente e engraada, este grande artista sabia como fazer rir e tambm chorar. Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua prpria empresa cinematogrfica, e, a partir da, fazia seus prprios roteiros e dirigia seus filmes. Crtico ferrenho da sociedade, ele no se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a misria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade. Pelo filme O Circo, Chaplin ganhou em 1929 seu primeiro Oscar Honorrio. Adepto ao cinema mudo, o tambm cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador (crtica ao fascismo), Tempos Modernos e Luzes da Ribalta. Na dcada de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrrios a moral e aos bons costumes. Porm, na verdade, representavam uma crtica ao sistema capitalista, represso, ditadura e ao sistema autoritrio que vigorava na Alemanha no perodo. Mas o sucesso dos filmes foi grande em outros pases, sendo traduzido para diversos idiomas (francs, alemo, espanhol, portugus). Em 1977, o mundo perdeu um dos grandes representantes da histria do cinema.

25

Apostila de Arte - 6 ano

Sobre o Filme...
Tempos Modernos um filme de 1936 do cineasta britnico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. considerado uma forte crtica ao capitalismo, militarismo, fascismo e nazismo, bem como uma crtica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revoluo Industrial. Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: mquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravido.

Pantomima nos dias de hoje...


Hoje, essa tcnica identificvel como uma linguagem de acessrio nos trabalhos de vrios artistas. Por exemplo, nas coreografias de Michael Jackson com seus passos de dana sem sair do lugar. Nas performances dos shows de ilusionismo dos mgicos, como David Cooperfield ou nas performances cinematogrficas do clown ingls Mr. Bean. Essa a pantomima moderna, a pantomima como se conhece atualmente. At em Chaplin, a pantomima era apenas o pantommico e o palco vazio, tudo dependia da expresso, mas graas a ele hoje se pode utilizar cenrio, objetos e figurino, pois era impossvel fazer uma pantomima cinematogrfica sem recursos cnicos.

26

Apostila de Arte - 6 ano

27

Apostila de Arte - 6 ano

28

Apostila de Arte - 6 ano

29

Apostila de Arte - 6 ano

30

Apostila de Arte - 6 ano

31

Apostila de Arte - 6 ano

32

Apostila de Arte - 6 ano

33

Apostila de Arte - 6 ano

34

Apostila de Arte - 6 ano

35

Apostila de Arte - 6 ano

36

Apostila de Arte - 6 ano

37

Apostila de Arte - 6 ano

38

Apostila de Arte - 6 ano

39

Apostila de Arte - 6 ano

40

Apostila de Arte - 6 ano

41

Apostila de Arte - 6 ano

42

Apostila de Arte - 6 ano

43

Apostila de Arte - 6 ano

44

Apostila de Arte - 6 ano

45

Apostila de Arte - 6 ano

46

Apostila de Arte - 6 ano

47

Apostila de Arte - 6 ano

48

Apostila de Arte - 6 ano

49

Apostila de Arte - 6 ano

50

También podría gustarte