Está en la página 1de 9

DESCARTES E O RACIONALISMO

http://fil11.blogspot.com/2008_02_26_archive.html

O RACIONALISMO -O Racionalismo uma corrente que defende que a origem do conhecimento a razo. -Os racionalistas acreditam que s a razo pode levar a um conhecimento rigoroso. -Os racionalistas desvalorizam os sentidos e a experincia devido sua falta de rigor. -Os racionalistas possuem uma viso optimista da razo porque acreditam que ela possibilita o conhecimento humano.

DESCARTES (1596-1650) -Sendo um racionalista convicto, Descartes procurou combater os cpticos e reabilitar a razo. -Os cpticos duvidavam ou negavam mesmo que a razo pudesse conduzir ao conhecimento. -Descartes vai procurar demonstrar que a razo a origem do conhecimento humano.

DESCARTES E O MTODO -Para mostrar que a razo pode atingir um conhecimento verdadeiro, Descartes vai criar um mtodo. -Este mtodo tem como objectivo a obteno de uma verdade indiscutvel. -De entre as regras do mtodo, pode destacar-se a regra da evidncia. -Esta regra diz-nos para no aceitarmos como verdadeiro tudo que possa deixar dvidas. -A dvida , portanto, um elemento muito importante do mtodo.

A DVIDA -Recusando tudo que possa suscitar incerteza, a dvida afirma-se como um modo de evitar o erro. -A dvida um instrumento da razo na busca da verdade. -A dvida procura impedir a razo de considerar verdadeiros conhecimentos que no merecem esse nome.

CARACTERSTICAS DA DVIDA -A dvida : metdica (faz parte de um mtodo que procura o conhecimento verdadeiro); provisria ( temporria, isto , pretende-se ultrapass-la e chegar verdade); hiperblica (exagerada propositadamente, para que nada lhe escape); universal (aplica-se a todo o conhecimento em geral); radical (incide sobre os fundamentos, as bases de todo o conhecimento); uma suspenso do juzo (ao duvidar evitam-se os erros e os enganos); catrtica (purifica e liberta a mente de falsos conhecimentos); um exerccio voluntrio e autnomo (no imposta, uma iniciativa pessoal); uma prova rigorosa (nada ser aceite como verdadeiro sem ser posto em dvida); um exame rigoroso (que afasta tudo que possa ser minimamente duvidoso). NVEIS DE APLICAO DA DVIDA -Descartes vai aplicar a dvida a tudo que possa causar incerteza, nomeadamente: as informaes dos sentidos; as nossas opinies, crenas e juzos precipitados; as realidades fsicas e corpreas e, duma maneira geral, tudo que julgamos real; os conhecimentos matemticos; tambm Deus submetido prova rigorosa da dvida, uma vez que Descartes coloca a hiptese de Deus poder ser enganador ou um gnio do mal.

-A dvida hiperblica e radical e a possibilidade de Deus ser enganador parecem levar a um beco sem sada. Quer dizer, torna-se quase impossvel acreditar que a razo humana pode alcanar conhecimentos verdadeiros. No entanto, h uma sada.

O COGITO (PENSO, LOGO, EXISTO) -A dvida ir conduzir a razo a uma primeira verdade incontestvel. -Mesmo que se duvide ao mximo, no se pode duvidar da existncia daquele que duvida. -A dvida um acto do pensamento e no pode acontecer sem um autor. -Chegamos ento primeira verdade: penso, logo, existo (cogito ergo sum). -Toda a mente humana sabe de forma clara e distinta que, para duvidar, tem que existir. -A verdade, para Descartes, deve obedecer aos critrios da clareza e distino. -A verdade eu penso, logo, existo uma evidncia. Trata-se de um conhecimento claro e distinto que ir servir de modelo para todas as verdades que a razo possa alcanar. -Este tipo de conhecimento deve-se exclusivamente ao exerccio da razo e no dos sentidos. -Descartes mostrou que a razo, s por si, capaz de produzir conhecimentos verdadeiros, pois ela alcanou uma verdade inquestionvel. -Mas apesar da razo ter chegado ao conhecimento verdadeiro, ainda no est excluda a hiptese do Deus enganador. -Descartes considera fundamental demonstrar a existncia de Deus, um Deus que traga segurana e seja garantia das verdades.

A EXISTNCIA DE DEUS -Descartes considera que termos a percepo que existimos no chega para a fundamentao do conhecimento. -Para Descartes, essencial descobrir a causa de o nosso pensamento funcionar como funciona e explicar a causa da existncia do sujeito pensante. -Descartes parte das ideias que esto presentes no sujeito para provar a existncia de Deus. -As ideias que qualquer indivduo possui so de trs tipos: adventcias, factcias e inatas. -Uma das ideias inatas que todos ns temos na mente a ideia de perfeio. esta ideia que Descartes vai usar como ponto de partida para as provas da existncia de Deus.

PROVAS DA EXISTNCIA DE DEUS -Descartes apresenta trs provas: 1 prova: sendo Deus perfeito, tem que existir. No possvel conceber Deus como perfeio e no existente. 2 prova: a causa da ideia de perfeito no pode ser o ser pensante porque este imperfeito. A ideia de perfeio s pode ter sido criada por algo perfeito, Deus. 3 prova: o ser pensante no pode ter sido o criador de si prprio, pois se tivesse sido ter-se-ia criado perfeito. S a perfeio divina pode ter sido a criadora dor ser imperfeito e finito que o homem e de toda a realidade. A IMPORTNCIA DE DEUS NO SISTEMA CARTESIANO E A QUESTO DOS ERROS DO SER HUMANO -Deus, sendo perfeito, no pode ser enganador. Enquanto perfeio, Deus garantia da verdade das nossas ideias claras e distintas (por exemplo: 2+2=4 ou penso,logo, existo). -Se Deus perfeito e criador do homem e da realidade, ento tambm o criador das verdades incontestveis e o fundamento da certeza. -Segundo Descartes, Deus que garante a adequao entre o pensamento evidente (verdadeiro) e a realidade, conferindo assim validade ao conhecimento. -Deus a perfeio, ou seja, o bem, a virtude, a eternidade, logo, no poder ser o autor do mal nem responsvel pelos nossos erros. -Se Deus no existisse e no fosse perfeito, no teramos a garantia da verdade dos conhecimentos produzidos pela razo, nem teramos a garantia de que um pensamento claro e distinto corresponde a uma evidncia, isto , a uma verdade incontestvel. Se Deus no enganador, ento as nossas evidncias racionais so absolutamente verdadeiras. -Se Deus no existisse, para Descartes, seria o caos e nunca poderamos ter a garantia do funcionamento coerente da nossa razo nem ter noo de como se tornou possvel a nossa existncia.

-Os erros do ser humano resultam de um uso descontrolado da vontade, quando esta se sobrepe razo. -Erramos quando usamos mal a nossa liberdade e quando aceitamos como evidentes afirmaes que o no so, logo, Deus no responsvel pelos nossos erros mas garantia das verdades alcanadas pela razo humana.

DAVID HUME E O EMPIRISMO

DAVID HUME (1711-1776) -Hume realizou uma investigao sobre a origem, possibilidade e limites do conhecimento. -Este autor pensa que a capacidade cognitiva da razo humana limitada e que no existe nenhum fundamento objectivo para o conhecimento. -O empirismo de David Hume ope-se, portanto, ao racionalismo de Descartes. -Segundo Hume, todo o conhecimento deriva da experincia. -Para este filsofo escocs, todas as nossas ideias tm origem nas impresses dos sentidos.

IMPRESSES E IDEIAS -Segundo Hume, o conhecimento constitudo por impresses e ideias. -As impresses englobam as sensaes, as emoes e as paixes. -As impresses possuem um elevado grau de fora e vivacidade, porque correspondem a uma experincia presente ou actual. -As impresses so a base, a origem, o ponto de partida dos conhecimentos. -As ideias so as representaes ou imagens das impresses no pensamento. -As ideias so memrias ou imagens enfraquecidas das impresses no pensamento. -As ideias so menos vivas e intensas do que as impresses, j que estas so a causa das ideias. -No pode existir ideia sem uma impresso prvia. -No h conhecimento fora dos limites impostos pelas impresses.

OS TIPOS DE CONHECIMENTO: CONHECIMENTO DE RELAOES DE IDEIAS E CONHECIMENTO DE FACTOS -Para Hume, o conhecimento de relao de ideias consiste em estabelecer relaes entre as ideias que fazem parte de uma afirmao ou de um pensamento. -Podemos relacionar ideias sem recorrer experincia, embora todas as ideias derivem das impresses sensveis. -O conhecimento de relaes de ideias independente dos factos e, segundo Hume, no nos d novas informaes. -Este tipo de conhecimento est principalmente ligado lgica e matemtica. -Trata-se de um conhecimento que relaciona conceitos ou ideias e que se baseia no princpio de no contradio. -Segundo Hume, o conhecimento humano tambm se refere a factos, experincia. -Este conhecimento relativo aos factos baseia-se na experincia sensvel e -nos proporcionado pelas nossas impresses. -O conhecimento de factos no se baseia no princpio de no contradio, j que possvel afirmar o contrrio de um facto. -A verdade ou falsidade de um conhecimento de factos s pode ser determinada atravs do confronto com a experincia, isto , a posteriori.

O PROBLEMA DA CAUSALIDADE -Hume diz-nos que todas as ideias derivam de impresses sensveis. -Assim, do que no h impresso sensvel no h conhecimento. -Deste modo, no podemos dizer que tenhamos conhecimento a priori da causa de um acontecimento, ou de um facto. -Embora tendo conscincia da importncia que o princpio de causalidade teve na histria da humanidade, Hume vai submet-la a uma crtica rigorosa. -Segundo David Hume, o nosso conhecimento dos factos restringe-se s impresses actuais e s recordaes de impresses passadas. -Assim, se no dispomos de impresses relativas ao que acontecer no futuro, tambm no possumos o conhecimento dos factos futuros.

-No podemos dizer o que acontece no futuro porque um facto futuro ainda no aconteceu. -Contudo, h muitos factos que esperamos que se verifiquem no futuro. Por exemplo, esperamos que um papel se queime se o atirarmos ao fogo. -Esta certeza que julgamos ter (que o papel se queima), tem por base a noo de causa (ns realizamos uma inferncia causal), ou seja, atribumos ao fogo a causa de o papel se queimar. -Sucede que, segundo Hume, no dispomos de qualquer impresso da ideia de causalidade necessria entre os fenmenos. -Hume afirma que s a partir da experincia que se pode conhecer a relao entre a causa e o efeito. -Para o autor escocs, no se pode ultrapassar o que a experincia nos permite. -A experincia , pois, a nica fonte de validade dos conhecimentos de factos. Quer dizer que s podemos ter um conhecimento a posteriori. -A nica coisa que sabemos que entre dois fenmenos se verificou, no passado, uma sucesso constante, ou seja, que a seguir a um determinado facto ocorreu sempre um mesmo facto.

CONCLUSES -Para D. Hume, o hbito que nos leva a inferir uma relao de causa e efeito entre dois fenmenos. -Se no passado ocorreu sempre um determinado facto a seguir a outro, ento ns esperamos que no presente e no futuro tambm ocorra assim. -O hbito e o costume permitem-nos partir de experincias passadas e presentes em direco ao futuro. -Por isso, o nosso conhecimento de factos futuros no um conhecimento rigoroso, apenas uma convico que se baseia num princpio psicolgico: o hbito. -O hbito , no entanto, um guia importante na vida prtica e no dia-a-dia. -Uma vez que ainda no vivemos o futuro, o hbito permite-nos esperar o que poder acontecer e leva-nos a ter prudncia e cuidado, ou boas expectativas. -Enquanto seres humanos, temos vontade (e adaptamo-nos ideia) de que o futuro seja previsvel e, portanto, controlvel.
http://www.slideshare.net/AnaKlein1/ppt-o-racionalismo-de-descartes

También podría gustarte