Está en la página 1de 3

Prof.

Marcello Leal Direito Tributrio Imunidade x Iseno x No incidncia Amigos, vamos abordar aqui a diferena entre IMUNIDADE, ISENO, INCIDNCIA e NO-INCIDNCIA. So conceitos que muitas das vezes nos confundem, principalmente em razo da falta de tcnica empregada na prpria Constituio, segundo nos alertam a doutrina, que insiste em chama de no incidncia ou iseno verdadeiras hipteses de imunidade. Incidncia X No incidncia Teremos incidncia tributria quando vislumbrarmos fatos que, por relacionarem-se a eventos juridicamente relevantes e apresentarem contedo econmico, signos de riqueza e capacidade contributiva eleitos pelo legislador, enquadram-se no modelo abstrato previsto em lei (hiptese de incidncia), dando nascimento obrigao tributria. Em outras palavras, incidncia tributria quando ocorre no mundo dos fatos aquilo que fora previsto de forma abstrata em lei, em todos os aspectos necessrios ocorrncia do fato gerador do tributo em questo. Os fatos que no sejam juridicamente relevantes ou no possuam contedo econmico encontram-se fora da esfera da incidncia tributria, ou seja, trata-se da no-incidncia. Tais fatos no foram previsto em lei como aptos a gerar a obrigao de pagar tributos. Se o aspecto material de um tributo for a propriedade de veculo automotores (IPVA), ser proprietria de uma bicicleta praticar um fato fora do campo de incidncia deste tributo. Instala-se aqui uma divergncia na doutrina que importante ser apontada. Segundo alguns doutrinadores, dentro do campo da no incidncia podem ser colocados os fatos que, embora pudessem integrar o rol das situaes tributveis, o legislador constituinte ou ordinrio preferiu excluir (imunidades ou isenes, nas quais os tributos no incidem). Para estes doutrinadores, as imunidades e iseno seriam tambm situaes especficas dentro do conceito de no incidncia. A matria, contudo, no pacfica na doutrina, e a parte desta, na qual se filiam as bancas examinadoras de concursos pblicos, entende que tais institutos encontram-se na esfera da incidncia, mas foram deliberadamente excludas por uma opo do legislador: estaremos diante de imunidades quando tratar-se de regras constitucionais de no competncia; e de isenes quando criadas por norma infraconstitucional, tendo natureza tambm divergente na doutrina - para alguns dispensa legal do pagamento e para outros derrogao legal de incidncia. Isenes X imunidades A imunidade norma de no-competncia, instituda constitucionalmente, donde resulta a impossibilidade de sua revogao, at mesmo por emenda constitucional, como ocorreu com o julgamento do STF no caso do IPMF EC n 3/93 na qual estava

Prof. Marcello Leal Direito Tributrio autorizada a incidncia do imposto sobre entes pblicos (ADIN n 939-7, Rel. Min. Sidney Sanches, RTJ 151/755), ferindo a imunidade recproca. Assim, as imunidades tambm funcionam como limitao ao poder de tributar. H autores que falam em princpio da imunidade, mas a imunidade no princpio e sim norma de no competncia ou proibio de competncia, como nos ensinou Aliomar Baleeiro (Limitaes Constitucionais ao Poder de Tributar, Ed. Forense). Existem vrias classificaes possveis de imunidades. A imunidade pode ser genrica (abrangendo vrios impostos art. 150, VI) ou especfica (atingindo um tributo especfico como, por exemplo, o art. 149, 2, inciso I (EC 33/2001); o art. 195, 7; art. 155, 3 (EC 33/2001); art. 5, XXXIV. As imunidades genricas so: a) imunidade recproca; b) dos templos; c) dos partidos polticos, entidades sindicais, instituies de educao e assistncia social (ver, quanto s duas ltimas, o art. 14 do CTN); d) livro, jornal, peridico. Quanto imunidade recproca, importante ressaltar que o Supremo Tribunal Federal tem entendido que ela alcana as empresas pblicas e sociedades de economia mista prestadoras de servios pblicos obrigatrios. Vale mencionar que as empresas pblicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica em sentido estrito no esto abrangidas pela imunidade (art. 173 da CF). A imunidade pode ser, ainda, objetiva (sobre bens ou operaes art. 150, VI, d livros, jornais e peridicos) ou subjetiva (pessoas art. 150, VI, b e c templos). As isenes, conforme vimos, possuem tambm natureza jurdica controversa. Para alguns doutrinadora e para o STF, so dispensa legal de pagamento, ocorrendo, portanto, a formao da obrigao tributria. A norma isentiva incide sobre tributo devido, logo, a regra que com a sua revogao o tributo pode ser cobrado de imediato. Para outros doutrinadores a iseno hiptese de derrogao legal de competncia, ou seja, no se forma a obrigao tributria. Para estes, a consequencia de sua revogao a necessidade de se observar as anterioridades quando da cobrana de tributo novo.

SMULAS DO STF sobre imunidades Smula 583 - Promitente comprador de imvel residencial transcrito em nome de autarquia contribuinte do imposto predial territorial urbano. Smula 591 - A imunidade ou a iseno tributria do comprador no se estende ao produtor, contribuinte do imposto sobre produtos industrializados. Smula 657 A imunidade prevista no art. 150, VI, d, da CF, abrange os filmes e papis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos.

Prof. Marcello Leal Direito Tributrio Smula 724 Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da Constituio, desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades. Smula 730 A imunidade tributria conferida a instituies de assistncia social sem fins lucrativos pelo art. 150, VI, c, da Constituio, somente alcana as entidades fechadas de previdncia social privada se no houver contribuio dos beneficirios.

Bons estudos!

Contatos: marcello@enfaseinstituto.com.br Prof. Marcello Leal @Prof_Leal http://www.tributarioeconcursos.com

También podría gustarte