Está en la página 1de 21

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Astronomia na Pr-histria da Bahia


Fernando Bonetti Tavares1 Maria Beltro2
Resumo: Esta nota trata basicamente de arqueoastronomia, ramo da astronomia e da arqueologia que busca desvendar a funo que os astros desempenhavam no cotidiano dos povos antigos e prhistricos. A discusso se desenvolve a partir das consideraes sobre trs stios arqueolgicos com arte rupestre, localizados na Bahia: Toca do Tapuio, Toca dos ndios e Toca do Pintado. Os dois primeiros so raros exemplares de gravuras. Apenas a Toca do Pintado corresponde uma manifestao de pintura. H um grande descompasso na arte rupestre brasileira, de vez que muito maior o nmero de trabalhos relativos s pinturas rupestres do que s gravuras. As analogias entre os stios foram propostas por Fernando Bonetti Tavares, enquanto Maria Beltro apresenta argumentos em favor de sua autoria por ancestrais do tronco Macro J. Palavras-chave: Arqueoastronomia, Gravuras e Pinturas Rupestres, Macro J. Abstract: This note is basically about archaeoastronomy, a branch of Astronomy and Archaeology, which seeks to disclose the role of astros in the ancient and pre-historical people daily life. The discussion is developed from considerations about three archaeological sites, with Rupestrian Art, in Bahia: Toca do Tapuio, Toca dos ndios e Toca do Pintado. The first two are exceptional engraving manifestations. Only the third one corresponds to painting. A large unbalance can be observed in the Brazilian Rupestrian Art, once there are many more studies related to the Rupestrian painting than to Rupestrian engravings. The analogies comparing the sites were proposed by Fernando Bonetti Tavares. Maria Beltro presents arguments in favor of ancestors from the Macro J branch, as the authors of these Rupestrian Art manifestations. Keywords: Archaeoastronomy, Rupestrian Engravings and Paintings, Macro J.

Introduo A denominao arte rupestre corresponde a uma designao mais ou menos genrica de toda manifestao artstica que utiliza a rocha como suporte. Ela engloba desenhos, esculturas, pinturas e gravuras que, longe de uma arte pela arte, constitui, de fato, o instrumento das crenas mgicas na arte das cavernas, e o meio de registrar e comunicar realidades objetivas, nas manifestaes de cunho esquemtico concrecionadas ao ar livre. Em sua obra Ensaio de arqueologia, uma abordagem transdiscipli1 Pesquisador em arqueoastronomia. Pesquisador associado ao Projeto Central, BA. 2 Diretora de projetos especiais do IHGB. Professora-titular associada ao dept de Geologia e Paleontologia da UFRJ. Pesquisadora snior do CNPQ.

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

141

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

nar, Beltro prope uma srie de significados possveis, alm, claro, da concreo artstica em si. Segue-se a exposio, na forma de tpicos: - como forma de comunicao ideogrfica (atravs dos smbolos); - como regras ecolgicas (inferidas dos rituais ligados caa: animais que no deveriam ser caados); - como representativas de prescries e restries sociais e religiosas; - como conhecimentos astronmicos (complexos e insuspeitados); - como prticas mgico-religiosas; isto , como uma forma do homem ver o universo e nele se inserir; - como reveladoras de antigos movimentos migratrios. No presente trabalho, nos deteremos, em especial, nas imagens associadas observao dos cus e dos astros, e a eventos de ordem astronmica. Como elemento de importncia para a anlise do tema (astronomia), abordaremos contemporaneamente um possvel sistema de contagem presente nos trs stios citados. Arqueoastronomia Desde os tempos mais remotos, o ser humano vem experimentando uma irresistvel atrao pelos cus e pelos astros que neles habitam. E, assim, a princpio por curiosidade e, depois, motivados por uma razo de ordem prtica, dedicaram-se com tal afinco observao dos cus que nem uma s cultura, aparentemente, se eximiu desses registros. Ao contrrio, entre as comunidades primevas, a astronomia parece ter constitudo componente essencial da vida cotidiana, associando-se de forma indissolvel s tradies mticas e religiosas daquela gente. No mundo de hoje, um nmero cada vez mais expressivo de especialistas vem chamando a ateno para o surpreendente nvel de preciso verificado no registro de astros, ciclos e fenmenos astronmicos, no somente entre as civilizaes antigas, mas tambm no seio de comunidades grafas que, em certos casos, no haviam sequer emergido da condio de caadores e coletores, anrquicos predadores da natureza.

142

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

De fato, j no causa surpresa constatar que a grande pirmide de Quops, orientada segundo a Estrela Polar, antes de se ver transformada em monumento funerrio pela soberba de algum fara pretensioso, consistia o suporte para registros de ordem matemtica e astronmica. A cada dia, no entanto, acrescem as notcias de registros similares no mbito de comunidades lticas. Estas notcias induzem constatao de que a construo das pirmides e do complexo de Stonehenge representavam a maturidade de um saber que tinha seus fundamentos num perodo at ento no vislumbrado pelos estudiosos. A prova mais antiga destes registros foi obtida pelo pesquisador americano Alexander Marshack, que identificou o registro de lunaes na superfcie de ossos colhidos na localidade de Blanchard, Frana. Ao analisar os ossos, que datavam de 30 mil anos, contou sessenta e nove sinais em espiral, entre os quais se distinguiam formas de foice, feijo e uma moeda. No foi difcil reconhecer na progresso espiralada das figuras a evoluo dos aspectos da Lua, ao longo de uns tantos meses. Fenmenos desta classe passaram a ser melhor identificados com o advento da arqueoastronomia, na dcada de 70. Em gnero, podemos dizer que, a princpio, a arqueoastronomia se preocupa em identificar os corpos celestes Sol, Lua, estrelas e constelaes, principalmente no mbito de desenhos, pinturas e gravuras concretizadas pelos grupos prhistricos que viveram nos stios em questo. E, num segundo momento, objetivava-se a relao destes astros com dados cclicos, como solstcios, equincios e demais fenmenos celestes. Em outras palavras, ela estuda a relao entre a posio dos astros e a disposio dos elementos de referncia, sejam eles o prtico de um templo, um pilar de pedra ou uma gravura. A propsito, o astrnomo Rundsthen Nader, do Observatrio do Valongo, Rio de Janeiro, expe que, entre as reas melhor estudadas na pesquisa arqueoastronmica, acham-se as estruturas megalticas e construes ritualsticas e seus aparentes alinhamentos ou associaes com fenmenos astronmicos. E um dos maiores complicadores na anlise da

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

143

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

arqueoastronomia, no Brasil, se deve ao fato de no termos construes como em outros pontos do planeta. O que temos resume-se, basicamente, a pinturas e gravaes feitas em rochas, o que dificulta a tentativa de compreenso do significado das imagens. Em vista destas condies, prope o citado astrnomo que tomemos todo cuidado ao oferecer uma interpretao para o objeto da nossa observao e que evitemos sempre nos mostrar taxativos sobre a anlise de uma pintura ou gravura. Foi em ateno a tal critrio que nos propusemos a oferecer a nossa contribuio em relao aos stios citados da Chapada Diamantina, Bahia. sua vez, prope a arqueloga Maria Beltro:
A arqueoastronomia um campo de estudo que tem oferecido significativas contribuies que permitem vislumbrar uma parcela da cultura imaterial dos indivduos que viveram no perodo pr-histrico. Assim sendo, representaes de fenmenos astronmicos podem estar associadas a signos que aparentemente tm sua origem em imagens tiradas do cu; porquanto mesmo que os sentidos respondam a fenmenos reais, as sensaes, sejam visuais e/ou auditivas, so transpostas do mundo real para o da mente.

At o momento, as figuras que melhor tm se prestado busca de uma identificao de conveno so as representaes de animais e as celestes, como Sol e Lua, talvez por serem de natureza e identificao mais fceis. Com imagens que vo da expresso naturalista esquemtica, passando por praticamente todos os estilos, inclusive o filiforme, as representaes de lagartos, por exemplo, so encontradas tambm em associaes regulares a imagens e ou eventos astronmicos.3 Gerardo4 descreve de forma fascinante o significado atribudo pelos nossos indgenas aos astros. Revela como estes tm influncia na sua or3 BELTRO, Maria. Ensaios de arqueologia: Uma abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Zit Grfica e Editora, 200, p. . 4 REICHEL-DOMATOFF, Gerardo. Desana: Simbolismo de los ndios Tukano del Vaups. Bogot: Procultura, 1986, p. 166.

144

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

ganizao social e no seu imaginrio:


Aquelas facetas do espao celeste que so de imediata importncia para os ndios referem-se tanto a relaes estveis, tais como os contornos de certas constelaes, quanto a relaes dinmicas, como aquelas que existem entre os corpos celestes. Estas referemse principalmente a relaes de mudana entre o Sol, a Lua e os planetas maiores e s mudanas de posies da Via Lctea. Esses espaos fixos e rbitas fixas so muito importantes para os ndios que vem neles um conjunto de princpios de ordem, de organizao. Pela mesma razo, qualquer dissonncia nessa harmonia celeste pensada como nociva. Eclipses, cometas, meteoritos, estrelas cadentes e conjunes planetrias so muito temidos porque so pensados como um espelho de condies calamitosas que existem em algum lugar dessa Terra. Dissonncias no predizem eventos que viro, ao invs, elas apontam para disfunes que de fato estejam ocorrendo na sociedade humana ou na natureza. A observao de disfunes celestes , portanto, um procedimento de diagnstico. Astronomia nativa no muito envolvida com predio astrolgica, mas sim com o aprendizado de leitura do cu que espelha esse mundo; o cu deve ser escrutado em todo detalhe porque ele um mapa e um espelho da natureza. O que importa a leitura correta, uma vez que o cu no somente um modelo para a tenacidade do homem dessa terra, mas tambm um guia para o desenvolvimento espiritual e a integrao moral.

Festas tapuias O importante papel da astronomia no cotidiano dos nossos indgenas, mostrando como realizavam estas observaes, que influenciavam a sociedade, materializando tais observaes de modo a deixar vestgios na prpria organizao social, pode ser aquilatado, de certa forma, atravs do relato que se segue. Depois de um sculo de catequese com os tupi do litoral, jesutas e capuchinhos chegaram entre os tapuia do serto, no sc. XVII, esperando um conhecimento vago e confuso de Deus, a poderosa ao de sat, mediante os rituais gentlicos e a presena de feiticeiros, os maiores
R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009 145

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

contrrios dos padres, conforme expresso de Nbrega. Segundo a Carta do P. Jacobus Cocleus ao p. Geral Oliva, datada de 1673, os feiticeiros eram principalmente adivinhos e profetas, prognosticando boa ou m caa, chuva ou estiagem, morte e vida; mais do que objeto de crena, Varakidzan (Varakidran, Arachiz, Erachisam, conforme fontes) objeto de culto: ele o grande protagonista da maior festa celebrada pelos tapuia. Segundo tais fontes estas celebraes relacionavam-se a uma festa de renovao ligada aos ciclos astrais determinados por rion e as Pliades. Chamam um outro filho de deus Ken BaBar e outro Varikidzan, que festejam (solemnem faciunt) todo ano, ou a cada seis meses com um rito ou jogos de oito dias.5 Sobre etnoastronomia Mostra-se igualmente ilustrativo o relato do capuchinho francs Claude DAbbeville (1614), que participou da frustrada tentativa de se criar uma Frana equinocial no Norte do pas. Com relao aos indgenas que habitavam a Ilha do Maranho e suas adjacncias, ele esclarece que:
Poucos entre eles desconhecem a maioria dos astros e estrelas de seu hemisfrio; chamam-nos a todos por seus nomes prprios, criados pelos seus antepassados (...). Observam tambm o curso do Sol, a rota que segue entre os dois trpicos, como seus limites e suas fronteiras que jamais ultrapassa; e sabem que quando o Sol vem do plo rtico traz ventos e brisas e que, ao contrrio, traz chuvas quando vem do outro lado, em sua ascenso para ns. Contam perfeitamente os anos com doze meses como ns fazemos, pelo curso do Sol indo e vindo de um trpico a outro. Eles os reconhecem tambm pela estao das chuvas e pela estao das brisas e dos ventos.6
5 POMPA, Cristina. Cartas do Serto: a catequese entre os Kariri no sculo XVII. In: Revista ANTHROPOLGICAS, 2003, vol. 14. 6 DABBEVILLE, Claude. Histria da Misso dos padres capuchinhos na ilha do Maranho e terras circunvizinhas. Trad. Srgio Milliet. So Paulo: Livraria Martins, ed., 1945.

146

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

O padre capuchinho quantifica em trinta e dois o nmero de astros e constelaes que habitavam os cus da cosmologia daqueles antigos habitantes da regio. A ttulo de fonte referencial, analisaremos, nesta breve nota, apenas trs constelaes citadas por vrias etnias indgenas: Cri, que significava Cruz constelao por ns conhecida como Cruzeiro do Sul, que costumavam representar com apenas quatro estrelas, excluindo a nossa Intrometida. Entretanto, ela se fazia acompanhar sempre das estrelas e de Centauro; Unhomu, que correspondia a uma constelao cuja forma recordava o Guaiamun ou Lagostim, e que se identifica com o nosso Escorpio; Nhandutim, que correspondia na forma ao Nhand, mais conhecido por Ema, a maior das aves brasileiras. Na representao da constelao, a Ema vem sempre acompanhada dos dois ovos (duas estrelas) por eles chamados de Uir-upi. A constelao da Ema no tem correspondente no nosso zodaco. Toca do Tapuio e Toca dos ndios No caso especfico das tocas do Tapuio e dos ndios, parece haver um complexo cultural organicamente inter-relacionado (uma cosmologia prpria e comum). Uma das caractersticas marcantes a existncia, em ambos os stios, do que aparenta ser uma escrita numrica ou um sistema de contagem. O dado leva-nos a concluir por uma forma de escrita linear concatenada com o fluxo temtico de forma aparentemente lgica. Sobretudo na Toca do Tapuio, observamos um registro bastante distinto de outros remanescentes de arte rupestre. Diferente dos demais, em que visualizamos figuras isoladas, dispostas aleatoriamente num painel ou por vezes pequenas cenas, a impresso que permanece que na Toca do Tapuio houve um planejamento para a composio de todo o ambiente. Em poucas palavras, o que o stio nos mostra a cobertura de toda a

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

147

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

gruta, de cima a baixo, de um lado a outro, como se estivssemos diante de uma narrativa com comeo, meio e fim; uma linguagem regida por uma lgica prpria. Os dois stios esto localizados no municpio de Caetit (BA), mais exatamente na bacia hidrogrfica do rio do Gentio ou Grande, bacia formada pelas serras de Santa Isabel e do Ouro; a distncia entre os dois stios de aproximadamente quatro quilmetros. Abaixo uma tabela comparativa das caractersticas dos stios:
Toca do Tapuio Toca dos ndios Caatinga e caatinga arbustiva (Gerais)
Microbacia hidrogrfica do rio do Gentio ou Grande Gruta meia encosta, com crrego nas proximidades, na plancie. Gravuras em baixo-relevo, pintadas em vermelho conservado em pequena parte da gruta. Grau de integridade em cerca de 40% No h sedimentos do piso recobrindo as gravuras Amplitude visual em relao ao cu: horizontal = 180, vertical = 90. Gruta voltada para o norte Abrigo em cnion estreito, hoje pouco iluminado e com crrego seco. Gravuras em baixo-relevo, profusamente pintadas, com sobreposio do vermelho sobre o preto. Grau de integridade em cerca de 90% Sedimentos do piso recobrem algumas das gravuras Amplitude visual em relao ao cu: Horizontal = 160, vertical = 45 Abrigo voltado para sudoeste

Formao arentica Serra do Espinhao

Toca do Tapuio
Altitude 910 m. Gruta com 14,4 metros de profundidade, em forma de corredor, painel principal com 7,1 m de extenso A vegetao no impede o acesso ao stio (pouco ngreme).

Toca dos ndios


Altitude 875 m. Abrigo com 9,00 metros, painel principal em concavidade com 6,00 m Acesso ngreme dificultado pela vegetao nativa.

Suporte do painel originalmente preparado Sulcos feitos por abraso. Profundidade dos sulcos = 0,5 >1,5 cm.

148

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Em ambas as tocas, fica evidente que o suporte foi previamente preparado (alisado) antes de receber as incises, que foram promovidas por uma tcnica de frico, delineando os sulcos em perfil de meia-cana. A caracterstica porosa da rocha arentica deve ter orientado a opo do artista pelas gravuras, que foram realadas, sua vez, com a aplicao de tinta mineral, denotando, possivelmente, a sua preocupao com a perpetuao dos grafismos. O sistema de contagem Uma das caractersticas marcantes verificadas nos stios pesquisados a frequente presena de trs signos principais: o bastonete, o ponto e o semicrculo. - O bastonete apresentado em sequncias horizontais, nas quais a verticalidade praticamente constante. Verifica-se, tambm, a presena do registro na contagem de intervalos, quando aparece associado ao semicrculo emborcado (pente), possvel referncia contagem de lunaes. - O ponto apresentado isoladamente ou em sequncias agrupadas, frequentemente horizontais, frao mnima, um dia, uma fase da lua etc. - O semicrculo, simples e duplo, emborcado ou no, como um U, e raramente na vertical, ou como um C, constituiria, possivelmente, a representao grfica da Lua como referncia temporal.

Toca dos ndios Detalhe contagem

Fig. 1

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

149

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

Toca do Tapuio - Detalhe contagem

Fig. 2

As afinidades e at similaridades entre as gravuras da Toca do Tapuio e a Toca dos ndios so variadas. Em ambos os stios, por exemplo, os grafismos assemelhados contagem so idnticos, tanto na forma sua individual quanto no sentido coletivo, caracterizado por suas repeties agrupadas em alinhamentos. J nas pinturas da Toca do Pintado, os mesmos grafismos representativos desse sistema de contagem aparecem isolados, no agrupados, embora dispostos em forma linear. As referncias temporais Em ambos os stios observam-se registros com identidade comum: a presena da referncia solar como demarcador temporal, atravs de smbolo identificador de solstcio. Esta conveno, em forma de tridtilo, seria um ideograma convertido da observao das retas projetadas pelo Sol, no horizonte, na ocasio dos solstcios e equincios, e suas derivaes grficas. Esta famlia de smbolos corresponde a figuras recorrentes na maioria dos painis de grafismos rupestres existentes no serto baiano.

150

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Fig. 3

Toca dos ndios Perodo intersolsticial, cinco lunaes, 21 fases da Lua

Fig. 4

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

151

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

Toca do Tapuio Perodo intersolsticial, interceptado pela representao do lagarto (Sol).

Fig. 5

O calendrio lunissolar A presena de elementos astronmicos nos painis dos stios analisados caracteriza a necessidade dos artistas pr-histricos de identificar, atravs de suas gravuras e pinturas, um sincronismo temporal entre o Sol, as fases da Lua, a Via Lctea, constelaes e estrelas, estabelecendo com isso um calendrio anual de atividades relacionadas. Toca do Tapuio A gruta apresenta excelente amplitude visual, favorecendo a observao dos cus. Em seu painel principal encontram-se vrios smbolos de referencial astronmico: representaes de constelaes, estrelas e acontecimentos celestes. Ao longo do painel pode ser observada uma linha do tempo e um sistema de contagem agregado, acoplados a representaes grficas de acontecimentos e de constelaes aparentes. O desenho das constelaes, assim como seu transcurso no painel, acompanha uma sequncia visvel atualmente. A primeira representao de constelao observada no painel no ca-

152

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

minho ao interior da gruta seria uma representao esquemtica da atual constelao de Escorpio, representada em formato de remo, encimado por um tridente. Na parte inferior desta representao h um grafismo de contagem, um pente emborcado de seis dentes e cinco espaos internos, que parece dar incio uma contagem/intervalo. A seguinte constelao perceptvel representada pelo conjunto de trs estrelas dispostas em tringulo. Devido sua proximidade da constelao subsequente (Cruzeiro), pode-se afirmar que se trata de e de Centauro sobreposicionadas por terceira estrela, possivelmente Lupus (Lebre). A constelao seguinte corresponde Ema (sempre associada aos dois ovos), caracterstica do cu de inverno, cujo desenho formado provavelmente por estrelas das constelaes de Carina e Vela. Outro destaque no painel a representao de Januare* (estrela Vsper/Vnus) e a Lua (minguante) que, segundo as tradies indgenas (DAbbeville), equivale ao co querendo devorar a Lua. A partir deste ponto, na parte superior do painel, inicia-se a representao da constelao da Grande Serpente, desenho interceptado pela representao de um cometa, provavelmente o Halley, cujo perodo orbital de 76 anos. Este cometa, devido sua regularidade orbital, prxima ao ciclo de vida humana, faz parte da sabedoria csmica e da transmisso oral desses povos. Da constituir fato natural os registros esquemticos dessa representao em stios da rea pesquisada, o que de resto ocorre praticamente em todo o territrio brasileiro.

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

153

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

Toca do Tapuio Perodo intersolsticial, interceptado pela representao do lagarto (Sol). Fig. 6

154

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Alfa e beta de Centauro e Cruz

Fig. 8

Ema e os dois ovos (Uir-upi)

Fig. 9

Fig. 7 Escorpio e contagem

Januare Lua minguante e Vsper (Vnus)Fig. 10

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

155

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

A grande serpente

Fig. 11

Cometa

Fig.12

Cu Toca do Tapuio em 21/7/08

Fig.13

156

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Toca dos ndios O abrigo situa-se na vertente superior de um cnion, acessado atualmente pelo leito de crrego seco, atravs de ngreme escarpa; seu excelente estado de conservao deve-se vegetao nativa existente no seu entorno, que obstruiu a insolao direta e a ausncia de contato antrpico no perodo histrico. O abrigo voltado para sudoeste, pr do sol, e possivelmente foi utilizado para cerimoniais noturnos, restritos a um pequeno nmero de participantes. Devido sua provvel utilizao noturna, os grafismos representativos da Lua aparecem registrados em suas formas peculiares, suas fases, com destaque na instncia superior do painel, estando associadas ou no a elementos caractersticos de contagem como pontos, bastonetes e pentes. Na concavidade (instncia) central do painel onde se encontra a maior concentrao de grafismos, com destaque para uma linha dupla paralela que traceja horizontalmente toda a extenso da concavidade. Seria uma linha do tempo, a Via Lctea? Em toda sua extenso, as linhas so interceptadas por grafismos com orientao (movimento) vertical, predominando, na parte superior, a representao do U emborcado, simples ou duplo e pontos sequenciais. Representaes de lagarto, estrelas e constelaes so perceptveis nas trs instncias do painel. Pela posio da linha dupla em relao ao painel, podemos concluir que o mesmo deve ter sido utilizado para cerimnias poca da posio horizontal da Via Lctea e constelaes pertinentes, atualmente, ao nosso inverno.

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

157

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

Toca dos ndios Representao de constelao, estrelas e lua.

Fig.14

A questo da autoria A identificao da autoria destas ocorrncias constitui, ainda, um desafio. Esta , realmente, uma das maiores dificuldades do arquelogo. Quase tudo que sabemos que esses conjuntos de arte rupestre no so obras dos indgenas aqui encontrados pelos descobridores europeus. De maneira geral, j foi proposta a hiptese de que os autores dessas projees, incluindo-se aquelas de carter astronmico em que predominam motivos geomtricos, constituiria a obra ancestral do tronco macro-j (Beltro, 2000). Da a especificar o exato grupo lingustico responsvel pela autoria, o problema mais profundo. A representao de um plano de aldeia J, com a superposio intencional de vrios eventos astronmicos, provavelmente de carter mgicoreligioso, na Toca do Pintado (BA), bem como a presena da cermica J junto toca e a total ausncia de animais parecem contar como argumento

158

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

a favor da hiptese acima proposta. Entre os desafios que tivemos de enfrentar nesta tarefa, dedicamonos interpretao das pinturas e gravuras rupestres dos stios baianos mencionados, como forma de tentar chegar aos seus possveis autores em pocas pretritas. E tambm nesta proposta partimos de um posicionamento estabelecido pela arqueloga Maria Beltro. Alm da autoria macro-j, a arqueloga do Museu Nacional do Rio de Janeiro fixou-se, aps uma srie de levantamentos, no grupo tukno, que habita, atualmente, a regio do rio Uaups. Na verdade, os ndios tukno vivem nos dois lados da linha do Equador; os tukno ocidentais, na Colmbia; e os tukno orientais na Amaznia brasileira. Estes tukno esto de alguma forma relacionados em origem e um argumento em favor disso reside no fato de que os nomes Uaups, Uaup e Bop significam caminho da migrao. Uma possvel prova da presena de ndios tukno fora da Amaznia pode ser encontrada na obra de Ferno Cardim7 datado de 1587. Em referncia aos tupi-guaranis, ele comenta: ... alm destes, para os sertes e campos da Catinga, vivem muitas naes tapuias que se chamam de tucanou, que vivem no serto do Rio Grande8 pelo direito de Porto Seguro9. Alm disso, existe hoje o municpio de tucano, na Bahia, cujo nome tem sua origem numa possvel aldeia de ndios tukno existente na regio. Est claro que existe uma distncia enorme do Uaups at a Chapada Diamantina, mas no deixa de ser um comeo.

7 CARDIM, Ferno. Tratado da Terra e gente do Brasil. So Paulo: Ed. USP, 1980. 8 Rio Grande = Rio So Francisco. 9 Pelo direito de Porto Seguro = indo em linha reta em direo a Porto Seguro, segundo Aryon dellInha Rodrigues.

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

159

Fernando Bonetti Tavares Maria Beltro

Concluso Conforme mencionado nos trs exemplares analisados, os sistemas de contagem, embora lineares, no se assemelham. Esta constatao implica no questionamento da existncia de uma escrita numrica para eventos astronmicos de cunho mgico-religioso ou cosmolgico e uma outra escrita numrica para contabilizar colheitas, caa etc. O estudo das pinturas e gravuras rupestres demonstra claramente o constante interesse do homem pelos smbolos. Da a necessidade de se firmar um conceito de conveno a partir dos dados arqueolgicos. Assim, ao nosso entender, a ideia de conveno implica a utilizao de imagens que podem ser signos, smbolos ou imagens esquemticas, pois o que importa a inteno subjacente de comunicar dada informao. No caso em questo, as imagens e sinais examinados se situam em um patamar de representao onde as convenes foram usadas para comunicar uma quantidade limitada de informaes, no necessariamente ligadas linguagem falada. At o momento, as figuras que melhor indicam a existncia de conveno so as representaes de animais como a ema e o lagarto, entre outros; do Sol, da Lua e da Via Lctea. Para ns, no entanto, o desafio de descobrir o significado dessas manifestaes pr-histricas continua to grande quanto o de estabelecer uma autoria para estas representaes, filiando-as a grupos existentes na atualidade. Neste sentido, Beltro parece ter levantado uma pista confivel que, comentamos, aponta para uma ancestralidade macro-j.

160

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

Astronomia na Pr-histria da Bahia

Referncias bibliogrficas BELTRO, Maria. Ensaio de arqueogeologia: uma transdisciplinar. Rio de Janeiro: Zit Grfica e Editora, 2000.

abordagem

CARDIN, Ferno. Tratado da terra e gente do Brasil.So Paulo: Ed. USP, 1980. DABBEVILLE, Claude. Histria da misso dos padres capuchinhos na Ilha do Maranho e terras circunvizinhas. Traduo: Srgio Milliet. Introduo e notas: Rodolfo Garcia. So Paulo: Livraria Martins Ed., 1945. GALDINO, Luiz. Itacoatiaras. uma Pr-histria da arte no Brasil. So Paulo: Editora Rios, 1988. MARSHACK, A. Lunar Notation on Upper Paleolithic Remains. Washington: vl. 146, n. 3608, 1964, p. 743-5. REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Desana: Simbolismo de los indios tukano del Vaups. Bogot: Procultura, 1986.

R IHGB, Rio de Janeiro, a. 170 (442):141-161, jan./mar. 2009

161

También podría gustarte