Está en la página 1de 9

Roma Antiga

Monarquia 753 a.C.

Repblica 509 a.C.

Imprio 27 a.C.

Monarquia: Regime poltico em que o poder exercido por uma e s uma pessoa que detm o poder por sucesso e primogenitura varonil, ou seja, filho mais velho homem. Repblica: Regime poltico em que o poder exercido por diversos rgos e os que exercem o poder so eleitos por um perodo limitado. Imprio: Regime poltico em que o magistrado supremo o imperador.
Nota: Um imprio tambm pode ser um Estado constitudo por vrios territrios e povos diferentes e dominados por um (povo).

A passagem da Repblica ao Imprio


A enorme extenso do imprio exigia um poder forte centralizado capaz de irradiar a autoridade mxima de Roma e, simultaneamente, assegurar a ordem e a paz nas provncias (regies em que o imprio estava dividido). Nos primeiros tempos (sc. VI a I a.C.), essa tarefa coube s instituies republicanas (as magistraturas, o senado e os comcios). Essas instituies eram prestigiadas e o seu bom funcionamento deu a Roma a ordem e a fora que necessitava. No sc. I a.C., porm, havia um grande desfasamento entre o imprio (que entretanto tinha crescido, tornando-se enorme) e as instituies que haviam sido formadas para administrar um pequeno territrio (Roma). Foi este desfasamento que originou uma profunda crise poltica:

1. 2.

O imprio crescera e muitos dos problemas de mbito militar, econmico, social e poltico j no eram resolvidos pelas instituies republicanas; Ambies polticas dos governadores, polticos e chefes de estado.

Eclodiram ento vrias guerras civis, a maior parte promovidas pelo Senado.

A partir de determinada altura, com o desejo de fomentar a paz, o senado foi fazendo concesses polticas, chegando at a dar vrios poderes a trs homens, reduzindo o poder das instituies republicanas. Surgiu assim o primeiro triunvirato (Jlio Csar, Pompeu e Crasso). Jlio Csar, porm, quis concentrar em si todo o poder e restaurar a Monarquia. Mas, acusado de pretender eliminar as instituies e liberdades da repblica romana, assassinado em pleno senado, em 44 a.C. A Repblica resistia ao poder autocrtico (poder concentrado em apenas uma pessoa). Contudo, a manuteno do imprio exigia a construo de um estado forte e unificado que centralizasse numa s pessoa todos os poderes. Esta pessoa foi o Octvio, o primeiro imperador de Roma. Octvio, poltico hbil e prudente, em poucos anos eliminou os seus rivais, conseguindo a paz e a administrao de todos. A sua aspirao era o poder pessoal, mas, sabendo o apego que os Romanos tinham pelas suas instituies polticas, no as eliminou. Conservou-as, conseguiu o seu apoio e construiu um poder quase divino o poder imperial.

Direito Romano

Direito pblico Direito privado

Senado -- Pessoas Pessoas -- Pessoas

Princpios bsicos do Direito Romano Viver honradamente Atribuir a cada um o que seu No prejudicar o outro

Direito consuetudinrio: Leis e regras transmitidas oralmente de gerao em gerao Primeiro Cdigo de Direito escrito: Lei das 12 Tbuas

Respeitadas e adoradas por todos Alunos tinham de decorar as 12 tbuas

medida que existiam problemas, tinham que ser adicionadas leis pelos pretores, pelos jurisconsultos, pelo Senado e pelo Imperador (atravs de decretos)

O Direito da Cidadania

Cidadania
Romana (Plena)
Extenso do direito da Cidadania

Latina (Com restries)

Cidadania reservada aos habitantes de Roma Cidadania extensiva a toda a Itlia Cidadania alargada a todo o Imprio

Ao contrrio do conceito restrito dos Gregos, os Romanos tinham um conceito mais abrangente de cidadania. Esta podia ser obtida no s pelo nascimento mas tambm pela concesso individual ou colectiva. O critrio determinante da obteno da cidadania era a adeso dos valores da Romanidade, o que levou a uma maior integrao dos povos do imprio Romano.

Elementos de integrao dos povos do imprio Romano:


Mare Nostrum Imperador Fronteiras e guarnies militares Lngua (Latim) Direito Romano Rede viria Atribuio da Cidadania Religio Rede escolar

Cultura
Caracter pragmtico e utilitrio, virado para a resoluo de problemas
concretos

Tendncia para a ordem, disciplina e poder Apetncia pela monumentalidade Sntese (inspirava-se noutras civilizaes)

Urbanismo: Cincia que estuda a planificao do meio urbano Duas ruas principais: Cardo: A verde Decumanos: A azul No centro das duas ruas principais estava o frum.

Casas de habitao

Domus Insulae

Casas dos ricos


Casas dos pobres

Muito boas condies


Ms condies

Circos

Corridas de cavalos Comdias

Espectculos

Teatros

Tragdias Entre gladiadores


Anfiteatros lutas Gladiadores e animais

A Arte Romana: Arquitectura

Religiosas Construes

Templos Fruns

Urbanas

Termas
Etc ...

Influncia Helnica:
Templos, colunas, simplicidade da planta Sistema trlitico e utilizao de mrmore Trs ordens gregas, criando ordens compositrias

Inovaes
Apostaram na grandiosidade dos templos Criaram de um podium, plataforma elevada para a base do templo Subverteram a ordem grega Encostaram as colunas, tornando-se lisas (pilastras) Retiraram os relevos dos frisos e escrevem os objectivos e as circunstncias da criao dos templos Utilizao de novos materiais, mais resistentes e baratos (cimento e tijolo) Utilizao de outros materiais para revestir os materiais feios (cimento, p.e.) Novas tcnicas de construo (arco de volta perfeita, abboda de bero)

Escultura
A escultura romana diferente da Grega, uma vez que os romanos preferiram o realismo da representao. uma escultura centrada na personalidade do indivduo e muitas vezes notam-se rugas e traos anatmicos imperfeitos. Objectivo da escultura romana: Eternizar a memria dos homens, atravs de imagens que evidenciam o seu carcter, glria e honra. Porm, quando os imperadores morriam e se tornavam divinos, os bustos tornavam-se um pouco mais clssicos e perfeitos.

Equestres

Funes comemorativas / pblicas


Funes narrativas / ornamentais

Esttuas
Relevos

A narrao dizia respeito a acontecimentos histricos e decorria em cenas contnuas e em que a personagem principal se encontrava repetida. As personagens secundrias apareciam ao lado e as personagens menos importantes ficavam em planos recuados/ mais profundos.

O ensino no Imprio Romano


7 11 Anos Ensino Secundrio (apenas transitavam os que tinham mais posses) Aperfeioavam os conhecimentos da lngua Estudavam as principais obras literrias (Ccero, Tito Lvio, Salstio e Virglio) Ensino Superior (apenas rapazes) Centrava-se na aprendizagem de Retrica e de Direito Destinavam-se ao desempenho de cargos polticos

Aprendiam a Ler Aprendiam a Escrever Estudavam Clculo Decoravam trechos poticos

Difuso da rede escolar


Insistiu com as autoridades municipais para que criassem escolas e suportassem os seus custos

Imperador

Concedeu proteo aos professores e isentou-os de impostos

Custeou a atividade de alguns gramticos e de retricos para que ensinassem de graa

A Romanizao da Pennsula Ibrica


O mundo romano atingiu um notvel grau de uniformidade cultural. Passadas as violncias da conquista, enquanto o tempo passava e sarava as feridas e a vida regressava rotina do quotidiano, os povos submetidos deixavam-se cativar pela superioridade cultural e civilizacional dos romanos e adoptavam, de bom grado, os seus costumes e os seus valores. A esta integrao d-se, vulgarmente, o nome de Romanizao. Os romanos chegaram pela primeira vez Pennsula Ibrica em 218 d.C. e, no Sudoeste, no encontraram grandes dificuldades. O mesmo no se passou na zona Norte e Central. Tribos como a dos Lusitanos lutaram tenazmente contra o domnio estrangeiro. A conquista da Pennsula foi difcil e atribulada, prolongando-se por cerca de dois sculos. Mas, muito antes de estar terminada os Romanos j tinham iniciado o processo de Romanizao em vrios territrios de seu domnio.

Exrcito e imigrao

Veiculos de Romanizao

Ao das autoridades provinciais

Lngua, Religio e Direito


Rede de cidades

Exrcito: portadores da cultura romana que interagiam com os povos Imigrao: aumento do nmero de verdadeiros romanos nas povoaes Ao das autoridades provinciais: mostraram uma atitude de tolerncia com os costumes e hbitos das populaes Lngua, Direito e Religio: a partilha destes trs fazia aumentar o sentimento de pertena

También podría gustarte