Está en la página 1de 17

!

A ABORDAGEM DA MULTICULTURALIDADE EM EDUCAO PR-ESCOLAR

Ana Rita Matos Instituto Superior de Cincias Educativas ritamatos.91@gmail.com Rita Brito Instituto Superior de Cincias Educativas britoarita@gmail.com Resumo Se olharmos em nosso redor damos conta que a sociedade se transformou numa sociedade multicultural. Esta realidade est presente nas nossas escolas e deu origem a transformaes no sistema educativo. A escola multicultural aceita e defende o pluralismo das famlias e das comunidades dos alunos, estruturando-se para acolher crianas de todas as culturas, pressupondo a igualdade de oportunidades para todos. Sendo a Multiculturalidade o tema do Projeto Curricular da escola onde realizada a minha Prtica Pedaggica e tendo crianas em sala cujos pais so de vrias nacionalidades, decidi desenvolver mais aprofundadamente esta temtica, tendo como objetivo explorar os diferentes tipos de culturas de forma a demonstrar s crianas as diferenas tnicas e culturais que existem entre pessoas e que as devem respeitar. As atividades centraram-se na explorao de todos os continentes, especificando alguns pases destes e explorando as suas caractersticas, nomeadamente a gastronomia, a lngua, a habitao e o vesturio. Este projeto foi desenvolvido numa sala de educao pr-escolar constituda por vinte e duas crianas com idades entre os trs e os cinco anos, onde foram realizadas seis atividades. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, do tipo investigao-ao, tendo sido realizadas entrevistas, observaes e dirio de bordo como mtodos de recolha de dados. Para concluir importante abordar que todos os objetivos inicialmente pedidos foram conseguidos sendo que isso possvel de verificar aps as entrevistas direcionadas para a educadora e para as crianas. Palavras-chave: educao, multiculturalidade, pr-escolar.!

! !

Introduo O tema do Projeto Curricular de Instituio onde me encontro a realizar a Prtica Pedaggica A amizade no tem cor, tendo sido esta a razo que me levou a implementar o projeto. Antes de iniciar a implementao das atividades foi necessrio um perodo de observao para conhecer as crianas. Aps esse perodo delineei uma questo problemtica Conseguiro as crianas identificar os diferentes tipos de culturas e algumas caractersticas das mesmas? De modo a responder a esta questo foi concebido um objetivo principal, sendo este a realizao da atividades de modo a que as crianas percebam que existem diferenas entre pessoas de diferentes etnias e saber respeit-las. Os objetivos especficos so: perceber e reconhecer que existem diferentes lnguas para dizer as mesmas palavras; conhecer e distinguir os diferentes tipos de habitao de algumas culturas; conhecer, saborear e identificar os pratos tpicos de algumas culturas; e conhecer e identificar o vesturio tpico de algumas culturas. Aps esta parte de introduo, apresentado um enquadramento terico do tema e de seguida a metodologia de recolha de dados, anlise e sistematizao dos mesmos, assim como as concluses relevantes deste estudo.

1. Enquadramento Terico 1.1. Cultura e Relativismo Cultural A palavra cultura significa cultivar e vem do latim colere. Na filosofia o conjunto de manifestaes humanas que contrastam com a natureza e o comportamento natural. Em biologia a cultura uma criao de ordens para certos acabamentos. Em antropologia a cultura so os paradigmas compreendidos e amplificados pelo Ser Humano. A cultura corresponde a uma estrutura independente de conhecimentos, representaes, valores, regras formais e/ou informais, crenas, mitos e modelos de comportamento. Se tivssemos nascido noutro continente, ou h mais de duzentos anos, a nossa cultura seria diferente. A cultura muda no espao e no tempo e isso faz refletir sobre a relatividade de fenmenos naturais. A cultura restringe-se a duas concees, sendo que uma mais restrita que identifica a cultura com o saber transmitido pelas instituies e
! !

valorizado por um grupo particular, enquanto a outra conceo extensiva e entende a cultura como sendo um conjunto de produes humanas. Para Clanet a cultura :
Um conjunto de sistemas de significao prprios a um grupo ou a um subgrupo, conjunto de significaes preponderantes que apareceu como valores e do nascimento a regras e a normas que o grupo conserva e se esfora de transmitir e pelas quais ele se particulariza, se diferencia dos grupos vizinhos (1990, p.16).

A cultura um meio de comunicao e um elemento harmonizador entre as interaes concretas e o indivduo. Todos os indivduos so ensinados a pensar e a agir de forma idntica aos membros da comunidade a que pertencem, para que este possa formar uma identidade cultural. Simultaneamente, a cultura um elemento mediador e diferenciador do dilogo entre culturas. O significado de cultura um conjunto de crenas, conhecimentos e tradies compartilhados entre uma sociedade e difundidas atravs de geraes. O relativismo cultural uma teoria segundo a qual os diferentes tipos de culturas compem entidades separadas de contornos aceitveis, ou seja, desiguais e que no se comparam nem so proporcionais entre si. Este promove a coeso social e a tolerncia entre desiguais sociedades o que leva as pessoas a serem seres multiculturais.

1.2. Multiculturalidade A multiculturalidade reconhecida como sendo uma identidade cultural individual que se constri atravs de dilogos coletivos e atravs do respeito mesmo existindo diferenas culturais e/ou poltica, ou seja, a existncia de seres humanos com certas normas e hbitos culturais diversificados dentro do mesmo espao. A multiculturalidade o reconhecimento das diferenas de cada pessoa. Para Hall (2003) o termo multicultural qualificativo e descreve as caractersticas sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retm algo de sua identidade original (p.52). A multiculturalidade um termo que descreve a existncia de excessivas culturas numa cidade e/ou pas, sem que uma nenhuma delas seja predominante. Isto implica diferentes nveis de mudanas
! !

envolvendo assim toda a comunidade, para que se possa combater tanto o racismo como outras formas de discriminao na escola e/ou na sociedade. O principal objetivo da multiculturalidade conservar as caractersticas particulares de cada grupo, a promoo da interao e o respeito entre diferentes culturas garantindo assim a igualdade para todos.

1.3. Educao multicultural Corteso (1993) refere que a educao multicultural o conhecimento de diversas culturas num espao. J na opinio de Foral (1989) este tipo de educao esfora-se na criao de um meio onde possa existir grande diversidade de culturas e/ou etnias para que possa existir uma igualdade de direitos a nvel de educao. Para Cardoso (1996) o conceito de educao multicultural
um conjunto de estratgias organizacionais, curriculares e pedaggicas ao nvel do sistema, de escola e de classe, cujo objetivo promover a compreenso e tolerncia entre indivduos de origens tnicas diversas atravs da mudana de percees e atitudes com base em programas curriculares que expressem a diversidade de culturas e estilos de vida

(p.9). A educao multicultural implica o respeito pelo desenvolvimento pessoal das crianas, assim como a interveno dos pais nos programas escolares e a utilizao de vrios materiais e recursos educativos. A multiculturalidade educacional deve: proporcionar uma diversidade de conhecimentos e de processos de ensino adequados diversidade cultural, lingustica e de estilos de aprendizagem; ser antirracista; ter um ambiente fsico com estratgias e interaes que reflitam e acolham uma diversidade da opinies da comunidade; promover a qualidade de relaes multiculturais de forma a todas as crianas terem os mesmos direitos; ter como base uma pedagogia crtica que d voz aos alunos e os envolve nos processos de descoberta e aprendizagem; focar a mudana de atitudes; e ser um meio reflexivo de concretizao da justia social articulando a teoria, a reflexo e a prtica.

! !

1.4. Escola multicultural A escola deve organizar-se de forma multicultural, envolvendo nos seus rgos os pais e a comunidade educativa, criando assim projetos multiculturais que unam os esforos de todos os intervenientes importantes no processo educativo das crianas. Como referi anteriormente este tipo de educao implica a interveno, para alm das crianas e do educador, de outros agentes exteriores sala, tal como os pais. Implica que o ambiente da escola seja favorvel diversidade e que os currculos, as interaes e as estratgias sejam ajustados a todas as crianas, proporcionando-lhes assim uma igualdade de oportunidades educativas. Para Meirinho (2009) a multiculturalidade um tema muito atual na sociedade e no contexto escolar, nomeadamente na Europa. As turmas so, cada vez mais, compostas por elementos de culturas diversas, por isso interessa levantar problemas e procurar caminhos no sentido de que todos compreendam melhor os fenmenos educativos. A escola deve prevenir falhas de interpretao cultural ou manifestaes de racismo no contacto com as minorias tnicas. A escola o elemento fundamental na educao de comunidades, um centro comunitrio onde se desenvolvem planificaes futuras. na mistura de diversas culturas que se educa para uma educao multicultural diversificada e socialmente coesa. Quero com isto afirmar que necessrio existir uma escola multicultural para se formar uma educao multicultural. Para Cardoso (1996) a escola multicultural passa por quatro fases distintas: 1. Estabelecer e promover mudanas multiculturais; 2. Especificar os objetivos e as metodologias para o processo de mudana; 3. Divulgar o projeto da escola e procurar que os professores adiram; 4. Promover formaes no domnio da educao multicultural.

1.5. Educadores multiculturais Nos princpios gerais das OCEPE (1997) esto consignados alguns dos objetivos da Educao Pr-Escolar consignados na Lei-Quadro da Educao Pr-Escola, Lei n5/97 de 10 de Fevereiro, sendo eles: promover o desenvolvimento pessoal e social da criana com base em experincias de vida democrtica numa perspetiva de educao para a
! !

cidadania; fomentar a insero das crianas em grupos sociais diversos no respeito pela pluralidade de culturas; incutir comportamentos que favoream aprendizagens significativas e diferenciadas; despertar o pensamento crtico; e incentivar a participao das famlias no processo educativo e estabelecer relaes de efetiva colaborao com a comunidade. O educador cultural incentiva as suas crianas a adquirir gosto pelo conhecimento, pela pesquisa e pelo belo. Um bom educador deve desenvolver prticas pedaggicas que possam sensibilizar as crianas para a multiculturalidade e para a reflexo atravs da observao dos diferentes mundos culturais. O educador multicultural deve ter esprito aberto e aceitar a complexidade; ser imparcial e no ter preconceitos; saber escutar e respeitar prespectivas distintas; ter em ateno as alternativas que existem; questionar-se quanto s possibilidades de erro e procurar razes para os problemas; e refletir sobre a forma de melhorar o que existe anteriormente.

1.6. A famlia e a comunidade educativa na educao multicultural Nos dias de hoje viver numa sociedade multicultural no basta, necessrio compreender este novo tipo de sociedade. preciso aprender a viver nela e a viver com ela. do interesse de todos que o ensino das diferentes culturas seja comum s crianas, ajudando-as a um alargar do universo cultural, pondo de lado o etnocentrismo que teima em manter-se na sociedade, nas nossas escolas e no jardim-de-infncia. A famlia um elemento principal para a educao das crianas, os pais tem de conhecer, selecionar e contribuir ativamente no que desejam para o futuro dos filhos. Para concluir pode afirmar-se que o papel fundamental dos educadores desenvolver a interao entre a escola e a famlia, tornando isso como um papel fundamental para o desenvolvimento e sucesso escolar das crianas. Segundo Chalita (2001), a famlia tem como responsabilidade formar o carter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores ticos e morais (p.14).

! !

2. Metodologia Durante o processo foi destinado recolha de dados para isso foram elaboradas diferentes tcnicas prprias da investigao qualitativa, nomeadamente entrevistas dirigidas, s crianas e educadora, observaes no estruturadas e dirio de bordo. Embora os mtodos de recolha de dados mais comuns sejam a observao e as entrevistas, nenhum mtodo pode ser rejeitado. A entrevista o principal mtodo de colheita de dados neste tipo de investigao, esta utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do prprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspetos do mundo (Bogdan e Biklen, 1994, p.134). As entrevistas que foram elaboradas foram dirigidas para a educadora e para as crianas. ! A observao caracterizada por no estruturada e recolhe informaes em momentos oportunos, flexvel, livre, de carcter pouco constrangedor e tem liberdade na sua interpretao. Uma das formas mais correntes dentro desta observao a observao participante, ou seja, o observador integra-se no grupo e passa a elaborar uma participao direta e pessoal. O observador determina quais os acontecimentos e a partir da que se comea a visualizar o comportamento das crianas, aps isso estes comportamentos so anotados em grelhas de avaliao e em dirios de bordo. O dirio de bordo um dos principais instrumentos da metodologia qualitativa e tem como objetivo ser um instrumento em que o investigador vai assentando as notas retiradas das observaes que faz. Bogdan e Bilken (1994) referem que o dirio o relato escrito daquilo que o investigador ouve, v, experincia e pensa no decurso da recolha e refletindo sobre os dados de um estudo qualitativo (p.150). Segundo Brunheira (s/d) a utilizao destes diferentes instrumentos constitui uma forma de obteno de dados de diferentes tipos, os quais proporcionam a possibilidade de triangulao de dados. A triangulao de dados um misto de diferentes mtodos que serve para validar os procedimentos e os resultados.

! !

2.1. Amostra Esta amostra pertence a uma sala de educao pr-escolar de um jardim-de-infncia situada no distrito de Lisboa. Como possvel verificar no Grfico 1 este grupo constitudo por idades heterogneas e composto por 22 crianas, sendo 10 do sexo masculino e12 do sexo feminino.
Grfico 1 Gnero e idades das crianas pertencentes amostra do estudo
6 5 5 4

Masculino
1 1

Feminino

3 anos

4 anos

5 anos

Para este trabalho escolhi apenas 6 crianas para avaliar. Para escolher estas crianas foi utilizado o mtodo de amostragem estratificada, ou seja, foram escolhidas duas crianas de cada grupo etrio dos dois sexos e cujo ms de nascimento fosse prximo uma da outra (Grfico 2).
Grfico 2 Gnero e idades das crianas avaliadas
2 2 2 2 2 2

Masculino Feminino
3 anos 4 anos 5 anos

3. Apresentao e anlise de dados Conforme j foi referido inicialmente, o objetivo principal das atividades dar a conhecer s crianas a existncia de pessoas com diferentes etnias e a importncia de
! !

saber respeit-las. Os objetivos especficos das atividades centram-se em perceber e reconhecer que existem diferentes maneiras para dizer as mesmas palavras, atravs de diferentes idiomas; conhecer e distinguir os diferentes tipos de habitao de algumas culturas; conhecer e identificar os pratos tpicos de algumas culturas; e conhecer e identificar o vesturio tpico de algumas culturas. Durante todo o trabalho foram elaboradas doze atividades, cada uma dizendo respeito a uma atividade especfica, embora estejam todas articuladas entre si: 1 Atividade: Mscaras de carnaval multicultural 2 Atividade: Prenda do dia do Pai Marcador de livros multicultural 3 Atividade: A D. Terra e os Continentes 4 Atividade: Ocenia 5 Atividade: Amrica do Sul 6 Atividade: Amrica do Norte 7 Atividade: sia 8 Atividade: Europa 9 Atividade: Bandeira de Portugal 10 Atividade: frica 11 Atividade: A famlia e a multiculturalidade 12 Atividade: Teia multicultural Neste artigo iro ser apenas abordadas duas dessas atividades, nomeadamente a atividade "A D. Terra e os Continentes" e "A Europa", a 3 e 8 atividades. importante referir que antes de iniciar as atividades as crianas j tinham noes de que existiam vrios continentes e de algumas das suas caractersticas. De seguida irei descrever a primeira atividade realizada.
! ! ! ! ! !

Primeira atividade: "A D. Terra e os Continentes" Objetivos: ! Conhecer os nomes dos diferentes continentes e identificar alguns pases dos continentes; ! Quantificar o nmero de continentes existentes; ! Identificar os nomes dos continentes; ! Reconhecer as diversas caractersticas fsicas de pessoas de diferentes culturas. Descrio da atividade: Expliquei s crianas que iria contar uma histria sobre o planeta Terra e depois as crianas iam pintar o desenho que eu tinha trazido sobre o mapa do mundo. Comecei por ler a histria A Dona Terra. De um modo resumido, a histria fala-nos de quem a terra e do que bom e mau para a mesma. Fala-nos tambm que existem continentes e oceanos e a forma como estes devem de ser tratados. Posteriormente questionei as crianas sobre aspetos da histria: A dona Terra tinha amigos bons e amigos maus? Quais eram? Algum se lembra?. As crianas enumeraram quais tinham sido os amigos: os amigos bons eram as flores, os pssaros e as rvores e os amigos maus eram o homem, o gasleo e a gasolina e o fumo. Coloquei tambm outras questes j relacionadas com os continentes Vocs sabem quantos continentes existiam? e Quais so os tons de pele dos meninos que moram em cada continente?. Aps esta abordagem algumas crianas perguntaram porque que os meninos da frica tinham a pele escura ao qual eu respondi que como na frica estava sempre muito calor as pessoas tinham a pele escura, pois esta ajuda a protegerem-se do mesmo e tambm do sol. Depois disso expliquei que nos pases onde estava sempre frio, como nos pases do Norte, as pessoas eram muito branquinhas porque quase no havia sol. A abordagem histria acabou por aqui. Posteriormente pedi ao grupo de crianas mais novas para se sentarem em redor de uma mesa. Cada criana do grupo dos trs e quatro anos pintou o desenho com aguarelas, enquanto as crianas do grupo dos cinco anos pintaram o trabalho com lpis de cor (Imagem 1). A escolha do material foi facultativa. Quando as crianas terminavam de pintar eu colocava o desenho no placar de cortia da sala a secar. No perodo da tarde trabalharam apenas as crianas que no tinham feito o trabalho. No dia seguinte falei novamente em grande grupo sobre a histria e sobre quais os continentes que existiam, quantos eram e algumas diferenas fsicas das
! !

pessoas dos cinco continentes. Para dar continuidade atividade solicitei s crianas individualmente que se sentassem em redor de uma mesa comigo e que me dissessem qual era o nome do continente que eu apontava. Para terminar cada criana desenhou uma pessoa em cada continente, de acordo com as caractersticas fsicas da mesma (Imagem 2 e 3). Pedi que as crianas do grupo dos cinco anos escrevessem os nomes dos continentes, enquanto no trabalho das restantes crianas fui eu que escrevi.

Imagem 1 Pintura do mapa

Imagem 2 Escrita do nome do continente

Imagem 3 Desenho do menino do respetivo continente

Reflexo da atividade: importante que as crianas tenham uma noo dos continentes existentes na Terra e principalmente qual o continente onde habitam. relevante que as crianas saibam onde esto espacialmente para se organizarem mentalmente. Em todos os continentes existem diferenas entre as pessoas que habitam no mesmo, diferenas culturais, tnicas e fsicas. Todas as crianas devem ser despertadas para a discriminao racial de modo a
! !

que no existam momentos de racismo. Segundo Bobo e Fox (2003) racismo um conjunto de condies institucionais de desigualdade e uma ideologia de dominao racial, sendo esta ltima caracterizada por um conjunto de crenas que sustentam que o grupo racial subordinado biolgica ou culturalmente inferior ao grupo racial dominante. A escola e toda a comunidade escolar tm como funo principal desenvolver as crianas para um contexto multicultural o que mais tarde favorece para um desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianas. Quando estava a apresentar o mapa do mundo, uma criana questionou-me onde era a Esttua da Liberdade, apontei e disse que se localizava no norte do continente americano, visto que o continente americano poderia ser subdivido em trs partes. Todas as crianas se mostraram interessadas na tarefa e na explicao anteriormente dada, algumas captaram informao enquanto outras, passado algum tempo, se dispersaram um pouco. Durante a atividade final, a elaborao dos meninos de cada continente, foi interessante visualizar que todas as crianas sabiam que existiam diferentes meninos e sabiam tambm algumas das diferenas de cada menino, nomeadamente a nvel do tom de pele e de algumas caractersticas prprias. Conforme se pode verificar no Tabela 1, todas as crianas foram capazes de dizer que existiam cinco continentes, sendo que as crianas do grupo dos cinco anos disseram os nomes corretos e de todos os continentes.

! !

! Tabela 1: Entrevistas de avaliao relativas atividade A D. Terra e os Continentes

Nota:
1 2

- A Jael uma menina com cor de pele castanha, pois a me angolana. A Carolina uma menina com os olhos amendoados, pois a me chinesa.

Segunda atividade: "A Europa" Objetivos: ! Reconhecer que existem diferentes lnguas para dizer as mesmas palavras; ! Conhecer e identificar o vesturio tpico de Portugal;
! !

! Conhecer e distinguir os diferentes tipos de habitao de Portugal; ! Conhecer e identificar os pratos tpicos de Portugal. Descrio da atividade: Iniciou-se a atividade com a leitura da histria A Rita de Portugal. De um modo sucinto a histria consistia em apresentar a cultura de Portugal, nomeadamente a gastronomia, o vesturio de vero e de inverno e o tipo de habitao. Posteriormente fiz algumas perguntas relacionadas com a mesma, nomeadamente: Qual era a comida que a Rita costumava comer?, O que costumava fazer a menina durante o dia?, Onde morava? e Qual era o vesturio tpico daquele pas?. Algumas crianas responderam corretamente enquanto outras confundiam com a histria da sia. Aps isto distribu por cada criana um desenho sobre a menina e pedia-lhes para pintarem. Aps todas as crianas pintarem sentei-me em redor de uma mesa, com cada criana, individualmente, e fiz um pequeno questionrio. medida que a criana me ia respondendo eu ia escrevendo ao lado do desenho. Isto foi feito com todas as crianas (Imagem 4 e 5).

Imagem 4 A Europa

Imagem 5 A Europa

Reflexo da atividade: Na semana anterior a falar sobre esta atividade perguntei s crianas onde era a Europa e se algum conhecia algum pas. As suas respostas foram: M.B. - A Europa onde ns estamos. A.D. - No tu ests na escola, em Odivelas.
! !

M. - A minha me trabalha em Lisboa e sai cedo de casa porque longe o hospital. (a me desta criana enfermeira). Rita: Esto todos certos. Vivemos no continente Europeu, a Europa. Estamos em Portugal e a nossa escola em Odivelas. Tantos stios no so? M.B. - Sim. O nosso pas Portugal. C. - A Blgica tambm na Europa? Rita - Sim. A Europa tem muitos pases. A Blgica, a Ucrnia, a Romnia, a Frana, a Espanha. Muitos pases. Mas ser que o Brasil e a China tambm so da Europa? F.P. - No, porque tu disseste que a China era da sia e o Brasil era daquele grande. J.F. - Da Amrica no ? Rita - Sim. A China da sia e o Brasil da Amrica. (Dirio de bordo, 30 de abril de 2013)

Com este dilogo fiquei a entender que algumas crianas conheciam alguns pases no s da Europa como tambm dos outros continentes que j tinham sido falados anteriormente. Nesta atividade a escolha do nome da personagem da histria no foi ao acaso, escolhi o meu nome visto ser algum prximo das crianas, ou seja, de modo as crianas poderem identificar melhor. Todas se mostraram muito interessadas e muito empenhadas durante o desenrolar de todo o trabalho. Atravs da avaliao da Tabela 2 possvel verificar que nem todas as crianas conseguiram atingir a totalidade dos objetivos. Assim sendo, os objetivos que foram alcanados por todos foram: reconhecer que existem diferentes lnguas para dizer as mesmas palavras; identificar o continente a que pertence Portugal; e identificar o prato tpico de Portugal. O objetivo relativo roupa foi alcanado apenas por duas crianas sendo que estas disseram que existia roupa para as diferentes estaes do anos e as restantes crianas assemelharam a roupa imagem do desenho.

! !

! Tabela 2: Entrevistas de avaliao relativas atividade A Europa

4. Concluses As crianas mostraram-se muito participativas e empenhadas em todas as atividades querendo sempre elaborar mais atividades relacionadas com o tema. Foi notria a facilidade com que algumas crianas do grupo dos cinco anos conseguiram realizar os trabalhos, enquanto as crianas do grupo dos trs anos se mostraram com mais dificuldades. Verifica-se que as crianas aps a realizao de todas as atividades demonstram conhecimento dos vrios continentes, pois no dia-a-dia j abordam em dilogos uns com os outros os temas sobre os diferentes continentes. Para concluir importante salientar que todos os objetivos foram bem conseguidos e que o objetivo principal foi conseguido atravs de todas as atividades. Todos os projetos curriculares consideram bem o meio social onde est includa a escola. A colaborao no s dos pais mas tambm de alguns membros da comunidade em redor da escola, isso importante pois fundamental a partilha de informaes entre todos para que exista trabalho cooperativo e educativo.

! !

5. Referncias Bibliogrficas
Cardoso, C. (1996). Educao multicultural: percursos e prticas reflexivas. Lisboa: Texto Editora. Cardoso, C. (1998). Gesto intercultural do currculo. 1Ciclo. LuviPrinte: Lisboa Chalita, G. (2001) Educao: A soluo est no afeto. So Paulo: Gente. Hall, S. (2003). A questo multicultural. In: Da dispora. Belo Horizonte: Editora Jordn, J. (1996). Propostas de educacin intercultural para profesores. Barcelona: Editorial C.E.A.C. Meirinhos M. (2009) Retrato de uma escola multicultural: Estudo de Caso. Universidade de Lisboa: Faculdade de Cincias. Ministrio da Educao. OCEPE Despacho n 5220/97 de 10 de Julho Stoer, S., Corteso, L. (1999). Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural s polticas educativas da poca de transnacionalizao. Porto: Edies Afrontamento.

! !

También podría gustarte