Está en la página 1de 14

1

O FIGURINO DE MARTIM GONALVES PARA VICTOR OU AS CRIANAS NO PODER ALUNO: CAIO FIGUEIREDO EDMUNDO (Graduando em Design de Moda, UVA) ORIENTADOR (A): JUSSILENE SANTANA (Doutorado em Artes Cnicas, UFBA)

RESUMO O seguinte artigo visa descrever e explicar o processo de criao e pesquisa dos figurinos teatrais e sua influncia em cena, dando foco nos trajes de cena da pea teatral Victor ou as Crianas no Poder de Roger Vitrac e executados pelo diretor cnico Eros Martins Gonalves Pereira, mais conhecido apenas por Martim Gonalves, em sua longa passagem pelo estado do Rio de Janeiro entre os anos 60 e 70. Palavras-chave: teatro, figurino, Martim Gonalves, figurinista, processo de criao.

ABSTRACT The following article aims to describe and to explain the process of creation and research of theatrical costumes and their influence on stage, giving focus on the costumes of the theatrical play Victor, or the Children Take Over by Roger Vitrac and executed by the theatrical director Eros Martins Gonalves Pereira in his long passage from the state of Rio de Janeiro between the years 60 and 70. Keywords: theatre, costume, Martim Gonalves, costume designer, creation process,

1. INTRODUO A faculdade de Design de Moda um curso de graduao, na modalidade bacharelado, que funciona na Escola do Design da Universidade Veiga de Almeida UVA. O curso tem em seu histrico, profissionais slidos no mercado e mais de 10 anos de existncia, sendo o primeiro da rea reconhecido pelo MEC no Rio de Janeiro. O referido curso tem em sua ementa de 2011 a finalidade de formar designers aptos a atuar em diversas reas da moda e do design, como produo de moda, modelistas,

estilistas, pesquisadores, gestores de marcas, programadores visuais, entre outras funes. Embora no tenha habilitao, em alguns casos, alunos formados em design de moda acabam por atuar no campo da indumentria. O artigo pretende explicar como feito o estudo da criao de trajes de cena e seus processos criativos e tambm abordar a vida e o trabalho de figurino do diretor teatral pernambucano Eros Martins Gonalves Pereira, de sua infncia em Recife, da fundao da Escola de Teatro da Bahia, at seu retorno para o Rio de Janeiro onde executou diversas peas teatrais, dando foco em Victor, ou as Crianas no Poder, de 1963. Alm disso, a pesquisa usa como base bibliogrfica autores da rea, como Rosane Muniz e Fausto Viana, Mary Louise Nery, Samuel Abrantes, entre outros. O esperado desse artigo acadmico expor tanto a importncia do figurino e do figurinista, como tambm a obra desenvolvida por Gonalves no teatro e sua influncia nos processos de criao de trajes de cena, j no Rio de Janeiro, tendo em vista que no h pesquisas acadmicas do supracitado teatrlogo nesse mbito.

2. A IMPORTNCIA DO FIGURINO E DO FIGURINISTA Com o passar da histria do teatro, vem-se notando a forte importncia que o figurino tem recebido. Nos dias atuais, em pleno sculo XXI, o figurino essencial para o bom funcionamento e entendimento do contexto histrico-social que a pea teatral prope, pois muitas vezes ele transporta o pblico para tempos passados. Alm de sua importncia para situar o momento em que se passa o acontecimento, tambm um forte suporte para o prprio ator. a mscara que esconde o indivduo-ator. Protegido por ela, pode-se despir a alma at o ltimo, o mais ntimo detalhe (STANISLAVSKI, 1983, p 53). Quando bem executado, o figurino expe parte da personagem apenas em sua esttica, ficando subentendida a personalidade das mesmas com o uso e mistura das cores, assim como o corte e montagem da modelagem das peas. Para isso, deve ser feita uma profunda pesquisa de materiais e testes de cartela de cor, fatores esses que ajudam a revelar em qual momento da vida, classe social, entre outros, a personagem se encontra. Sendo assim, sempre til a unio entre figurinistas e atores principalmente pela troca de experincias e informaes que essa parceria pode render. Ao vestir-se que o intrprete se paramenta para

entrar definitivamente na personagem e concretizar o mistrio do fazer teatral (MUNIZ, 2004, p 44). Essa importncia do figurino se d pelo fato do mesmo acabar se tornando metfora da personalidade das personagens, ou seja, muitas vezes identificvel qual a funo e jeito da personagem apenas por seus trajes, sendo que as roupas refletem suas aes e condies, mesmo aquelas que atuam como pano de fundo e que estabelecem um mundo povoado pelas personagens principais (LA MOTTE, 2010). No s no teatro, como na televiso e no cinema, a construo do figurino est intrinsicamente ligada com a histria, tendo peso no desenvolvimento do espetculo em todas as suas formas, como define LEITE e GUERRA (2002 p 76): O figurino representa um forte componente na construo do espetculo, seja no
cinema, no teatro ou na televiso. Alm de vestir os artistas, respalda a histria narrada como elemento comunicador, induz a roupa a ultrapassar o sentido apenas plstico e funcional, obtendo dela um estatuto de objeto animado. Percorre a cena no corpo do ator, ganha a necessria mobilidade, marca a poca dos eventos, o status, a profisso, a idade do personagem, sua personalidade e sua viso de mundo, ostentando caractersticas humanas essenciais e visando comunicao com o pblico.

Complementando a citao das autoras supracitadas, deve-se dar o crdito tambm ao criador e ao processo de criao dos trajes de cena: o figurinista. Ele a pea fundamental no processo de criao e confeco dos trajes de cena, e de acordo com VIANA (2010), fundamental do ponto de vista da execuo final porque vai fazer a traduo dos desejos do ator. O ator pode saber manifestar um desejo, mas no sabe, muitas vezes, realizar aquilo que prope. Cabe ao figurinista ter domnio do momento histrico que vai trabalhar, sendo necessrio no incio de toda produo cnica, um extenso trabalho de pesquisa para que no ocorram gafes de conotao histrica ou at mesmo por questes sazonais mal estudadas. Por conta desses erros, a crtica de teatro, Brbara Heliodora aborda justamente a falta de pesquisa e de referncias em trabalhos de pesquisa no Brasil quando se trata de estudo de trajes de cena em seu depoimento para MUNIZ (2004, p 33).
Ou frio ou no . Tem que saber que a coisa completa. Se o clima da pea de inverno, tem que o ser da cabea aos ps [...] No Brasil, monta-se uma pea do sculo XV e colocase uma cadeira de medalho. Se a pea no sculo XVI, XVII ou XVIII, l est a mesma cadeira de medalho no palco. Ningum sabe a diferena por aqui.

De acordo com o professor Marclio Vieira (2011, terceiro pargrafo), o ensino artstico no Brasil ainda carente, tanto de incentivo quanto de profissionais qualificados para ministrar aulas de artes, alm de no fazer parte da grade de aulas de muitas escolas Esse fato explicaria o desinteresse e, muitas vezes, a falta de conhecimento artstico-temporal. Ao contrrio do que acontece na Europa, onde o ensino de artes e arquitetura feito em todo o estgio escolar e no apenas realizado em universidades. Uma das grandes fontes de estudo para os figurinistas so os movimentos artsticos em todas as suas manifestaes, da poesia at a pintura, essa ltima tendo grande peso, pois nelas alm do vesturio so traduzidos os costumes, hbitos e diferenas entre classes sociais. A esse respeito, MOURA (2006, p 41) afirma que:
A moda, o vesturio, os ambientes e os objetos sempre foram registrados nas obras de arte de diversas civilizaes, nos diferentes tempos histricos. Portanto, so encontrados, podem estar presentes e ser estudados, resgatados e citados a partir do universo das artes.

Sendo assim, pode-se chegar concluso da grande utilidade que usar obras de artes na pesquisa de composio teatral e no processo de criao, o que vem sendo incentivado nas universidades de figurino e tem sua importncia definida por ABRANTES (2012 p 73):
Dialogar com o processo criativo reconhecer as suas ramificaes, os desdobramentos e associaes dos diversos momentos, do sentimento de memria, dos elementos grficos e estados emotivos, que experimento no exerccio de minha funo de figurinista, independente dos resultados plsticos e visuais que atinjo.

A figura do profissional que lida apenas com o figurino o figurinista relativamente jovem, s comeou a aparecer por volta de 1940. Antes desta data a maioria das peas eram encenadas com trajes dos acervos pessoais de cada ator. O figurino s adquiriu relevncia com a consolidao, nos anos 1950 e 60, da figura do encenador. (MUNIZ, 2004, p 36). Ainda assim com toda a evoluo atual e com a importncia que levam os trajes de cena, a indumentria na maioria das vezes apenas pensada depois de definido o cenrio, iluminao, e outros elementos. Aps todo o perodo de criao, pesquisa e trocas de informao com direo e atores, o figurinista pode enfim passar as ideias finais para o papel em forma de croquis e desenhos tcnicos que sero os principais guias para a confeco dos figurinos. IGLECIO e ITALIANO (2012, p 10) defendem que esse processo de criao bem distinto de uma criao de moda: A criao de trajes de cena se diferencia da criao de vesturio de moda,

uma vez que existe uma completa liberdade de criao, independente de estilo, tendncias ou aspectos sociais impostos pelo produto de moda.. Embora para certos figurinistas um profissional de moda no esteja totalmente apto a fazer um trabalho de figurino, nota-se um crescimento do trabalho desses profissionais na rea. Fause Haten com O Mgico de Oz, Samuel Abrantes que formado em moda com a Escola de Bufes e at mesmo o francs Christian Lacroix com seus exuberantes trajes de ballet para a pera de Paris, so grandes exemplos que designers de moda esto cada vez mais aptos para fazerem essa integrao entre moda e figurino. O figurino e o figurinista que no passado eram substitudos por roupas e profissionais no especializados, hoje so de vital importncia para o funcionamento do teatro. Alm de se provar necessrio, o figurinista um exmio pesquisador e o profissional que deve estar sempre em comunicao com os atores e diretores, para que tenha um bom funcionamento no meio cnico. O interesse por pesquisas cientficas e estudos na rea da indumentria teatral vem aumentando, da mesma forma que o prprio figurinista tambm est sendo mais valorizado. No Brasil esse profissional est saindo do estgio de engatinhar para comear a dar passos mais seguros, impulsionados pelos gnios e percursores da indumentria brasileira, Pode-se citar ento: Gianni Ratto, italiano que veio ao Brasil em meados dos anos 50 e ficou; Kalma Murtinho que junto de Maria Clara Machado e Eros Martins Gonalves Pereira formaram o teatro O Tablado em 1951. Martim Gonalves, pernambucano que dentre vrios ofcios foi artista plstico, diretor teatral, cengrafo e figurinista, tendo sido o responsvel pela formao do curso de Artes Cnicas na Faculdade Federal da Bahia (UFBA) e o teatro do mesmo.

Foto 1: Maria Clara Machado na porta dO Tablado em 1951

3. MARTIM, A ESCOLA DE TEATRO DA UFBA E O RETORNO AO RIO Nascido como Eros Martins Gonalves Pereira no dia 14 de setembro de 1919, em Recife, Pernambuco, ficou conhecido posteriormente simplesmente como Martim Gonalves. Em sua infncia, cresceu em um ambiente onde as artes em todas as suas formas eram totalmente incentivadas, seu pai possua interesse em teatro, enquanto sua me estudou pintura. Foi ela quem incentivou Martim a desenhar, posteriormente contratando Odilon Tucuman renomado paisagista pernambucano da poca para ser o tutor particular de Gonalves. (SANTANA, 2011, p 51). Anos depois, em 1941, Martim j formado em medicina resolve partir para o Rio de Janeiro sem pretenso de voltar. De tantas visitas ao poeta Anbal Machado, pai de Maria Clara Machado que viria a se tornar sua grande amiga, e juntos viriam a fundar o grupo teatral O Tablado em 1951 cogita deixar de ser mdico. Frequentar a casa da famlia Machado fora importante para Gonalves, pois nas frequentes reunies que Anbal dava em sua casa, pode conhecer nomes influentes da cena cultural carioca, como Cndido Portinari, Lasar Segall e Alberto da Veiga Guinard. (SANTANA, 2011, p 71).

Figura 2: Martim Gonalves formado em medicina

Em maro 1944 ganhou o primeiro lugar no Concurso Garcia Lorca, evento criado pela Companhia Dulcina de Morais, com sete cenrios desenhados e trajes de cena desenvolvidos para a pea Bodas de Sangue, texto de Federico Garcia Lorca. Tambm nesse mesmo ano, Gonalves ganha uma bolsa de estudos do Conselho Britnico na Inglaterra para cursar Cenografia na Slade School of Fine Arts em Londres e o Ruskin College de Oxford, voltando dois anos depois com seu curso completo e cheio de mritos. Em seu retorno para o Brasil, Martim se engajou em diversos trabalhos cnicos, atuando em companhias teatrais em diversos estados, sendo colunista teatral de O Jornal no Rio de Janeiro e professor do curso de Decorao Teatral na Unio Nacional dos Estudantes (UNE). J com vrios trabalhos realizados, Martim ganha a oportunidade de estudar no Institut des Hautes tudes Ceinmatographiques (Ihdec) em Paris, do Governo Francs em 1949, retornando em 1950 e fundando no ano seguinte com Maria Clara Machado o grupo de teatro O Tablado.

Figura 3: Cenrios e figurinos de Bodas de Sangue, de Garcia Lorca

Martim colecionou diversas vitrias em sua slida carreira como diretor teatral, porm seu maior desafio comearia no final de 1955, como retrata SANTANA (2011 p 120).
No final de 1955, Martim Gonalves era um homem profundamente bem formado. Culto, poliglota, viajado, premiado. Passados nove anos do regresso da Inglaterra, tinha conseguido construir um slido currculo feito em trs reas: Artes Plsticas, cinema e teatro. (...) No obstante, sua fora potica e talento criativo como que aguardavam o verdadeiro momento de expanso. E este viria ao aceitar o convite para a maior oportunidade de sua carreira: organizar e dirigir uma escola de teatro, a primeira no Brasil a existir dentro de uma estrutura universitria, a Universidade da Bahia.

A criao de uma escola de teatro em uma universidade federal foi algo decisivo para que fossem divididas opinies sobre Martim. Antes mesmo de aceitar a proposta, Gonalves passou por um processo de reflexo e por conta disso, desenvolveu um curso intensivo sobre a histria do teatro, para que assim pudesse estar em contato com o ambiente que viria se tornar a escola de teatro. Aps o tempo de expectativa, em 1956 finalmente criada a Escola de Teatro da Bahia, onde alm de criador, Martim Gonalves foi o gestor at 1961. Nesse ano, enquanto estava nos Estados Unidos, Gonalves teve uma exposio negativa na imprensa baiana, que o acusavam de ser um gestor displicente sem ao menos ouvirem a sua verso da histria e por esse fato ele afastado definitivamente da escola de teatro que ele mesmo fundara. Em seu retorno para o Rio de Janeiro, recebe o prmio de Diretor Revelao pela Sociedade de Crticos de Teatro do Rio de Janeiro por todo o seu trabalho realizado na Bahia. Em sua trajetria entre os anos de 1960 e 1970, executa pelo menos 16 peas teatrais, estando entre elas: Bonitinha, mas Ordinria de Nelson Rodrigues, A Histria do Zoolgico do americano Edward Albee, A Noite dos Assassinos, do cubano Jos Triana, Victor, ou as Crianas no Poder e vrias outras.

4. A ANLISE DOS TRAJES DE VICTOR OU AS CRIANAS NO PODER Victor ou as crianas no poder uma pea surrealista escrita pelo francs Roger Vitrac (1899-1952) que conta a histria de um menino sensvel e puro chamado Victor, que no seu aniversrio de 9 anos recusa a fazer parte do mundo dos adultos, pois v em sua casa c um mundo perversamente duro, incestuoso e cheio de mentiras. Sua famlia de burgueses logo fica afrontada com a recusa do garoto em amadurecer, porm Victor inflexvel e no quer perder tudo que sente de melhor. A pea foi dirigida pela primeira vez no Brasil por Martim Gonalves em 1963, e encenada pelo Grupo Teatro Novo no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. Vale dizer que a cenografia e os trajes de cena tambm foram executados por Martim. O Teatro Maison de France foi inaugurado nos anos de 1950, no centro do Rio de Janeiro e serviu de palco para peas teatrais grandes, mas ficou conhecido por sediar o Prmio Molire de Teatro durante 27 anos.

Figura 4: Martim Gonalves (centro) e atores

Como visto em seu histrico, Martim Gonalves no tinha como principal funo a de figurinista, antes de tudo ele era diretor teatral e cengrafo. Independente deste fato e tambm por conta de seus vrios anos de pintura e desenho, ele tinha conhecimento sobre anatomia corporal. Como a pea se passa na passagem da Revoluo Industrial para a ascenso da burguesia, Gonalves usou de elementos presentes no vesturio do Sculo XIX para compor a criao dos trajes de cena, so eles: O uso do preto e de cores escuras para compor o figurino masculino, vestidos femininos com bons tecidos e cortes bem aprumados como resultado da solidificao da indstria txtil e o uso do branco no vesturio infantil. O uso de pesquisas histricas para a composio do figurino notado na anlise de imagens pelo zelo que o diretor teve na concepo dos trajes e pela fidelidade com que ele procurou manter no conceito da pea. Ao examinar a fotografia com o elenco de atores, facilmente distinguvel a classe social das personagens, perceptvel a diferena da qualidade do tecido das roupas da famlia burguesa que vestem roupas com cortes bem feitos com o tpico ar de elegncia comprada, que no natural e a de outros personagens, como o policial usando a austera farda escura de tecido grosso, passando assim uma sensao de pessoa severa e a empregada que traja o tpico vestido preto de cortes retos e o avental branco

10

sobreposto ao mesmo, sendo uma mensagem visual que comunica o lugar em que ela pertence socialmente.

Figura 5: Atores de Victor ou as Crianas no Poder

Por consequncia do estudo de poca, houve um trabalho primoroso em questes de caracterizao de personagem. Levando em considerao que no haviam os subsdios que existem hoje h 40 anos atrs, Martim Gonalves e seu perfeccionismo conseguem situar bem a composio completa das personagens, fatores que ficam bem claros na anlise do figurino feminino da Figura 5: o penteado bem pensado e feito, a luva cobrindo todos os dedos da mo em um tecido mais escuro que o vestido, os detalhes delicados costurados no decote do vestido, joias exuberantes e ostentativas alm do detalhe mais chamativo que o uso do chapu de aba larga com uma nica pluma larga e branca, fazendo contraste com o resto do vestido escuro. Esse tipo de vesturio o tpico traje de passeio das mulheres da Era Industrial, nesse caso pelo generoso decote uma mulher ousada, que usa um colar grande cravejado de pedras para no deixar o colo inteiramente desnudo. O vesturio infantil da personagem masculina j o oposto do da mulher, comeando pelo fato de ser um figurino infantil. Os itens que ficam mais claros quanto s formas e detalhes da roupa da criana do sculo situado so os pequenos babados e franzidos tanto nas mangas, quanto na gola da camisa. Mary Louise Nery (2003) explica o uso dessas

11

aplicaes nos costumes infantis pelo fato de que embora a indumentria adulta e a infantil no fossem mais idnticas desde a Era Medieval, ainda possuem muitas semelhanas. Outro fator que desmascara o figurino infantil o uso do branco. As crianas tinham liberdade para usar o branco sem a necessidade de outro costume escuro cobrindo, pois uma cor que remete a pureza e a inocncia infantil e Martim usou com maestria esse fato.

Figura 6: Atores de Victor ou as Crianas no Poder posando para foto

Como a Figura 6 mostra, o figurino infantil da pea distinto em diversos pontos do figurino adulto, sempre necessrio um estudo especfico em cima da indumentria infantil, questes como comprimento de vestido, o uso de bermudas e comprimento de mangas difere totalmente nessa questo do figurino tradicional. No caso da personagem feminina, notada uma sobreposio de saias que foram costuradas junto parte superior do vestido, como resultado obtido um volume extra na saia god. Os bordados com razes infantis na barra da saia e no babado costurado junto gola passam um ar de graciosidade e leveza na composio final, assim como a jovialidade da personagem revelada tambm pelo uso dos cabelos curtos e dos laos.

12

J no figurino da personagem masculina, como dito anteriormente, aparecem referncias infncia nas mangas e na gola, porm agora com um novo elemento: o lao de veludo amarrado ao colarinho. Um elemento destacvel tambm o uso da bermuda pouco abaixo do joelho. De acordo com Harvey (2003 p 30), para os homens adultos, no era socialmente aceito fugir dos padres da poca, e definitivamente o uso de bermudas fugiam desses padres. A falta da cor preta na indumentria infantil pode significar que a criana ainda no est psicologicamente preparada para suportar o peso dessa cor, que vem a funcionar no sculo XIX quase como um rito de passagem entre a juventude e a vida adulta.

5. CONCLUSES FINAIS Ao longo da histria do teatro, os trajes de cena deixaram de ser apenas roupas e passaram a ter grande valor e representao no espetculo. O processo de criao de um profissional que trabalhasse exclusivamente com o figurino comeou a ser mais respeitado e valorizado, o personagem figurinista deixou de ser dispensvel para se tornar fundamental na montagem de uma dramaturgia. No Brasil, essa viso foi se estabelecendo pelo trabalho de profissionais como Gianni Ratto e Kalma Murtinho, que ao longo de suas carreiras ganharam o respeito merecido no meio das artes cnicas e foram os percursores desse tipo de profissional. Eros Martins Gonalves Pereira, que adotou o nome profissional de Martim Gonalves, foi de uma gerao que no teatro todos tinham funes acumuladas. O diretor era cengrafo e figurinista ao mesmo tempo, exercia 3 ou mais ofcios para a montagem de uma pea. Foi um homem admirvel, que soube explorar as maiores potncias que tinha a oferecer, impulsionou a situao cnica na Bahia e no Rio de Janeiro, e mesmo no tendo o figurino como funo primordial, tambm pode ser enquadrado nas funes desse profissional, afinal alm de executar de forma bem sucedida o trabalho com indumentria teatral, ele soube como fazer uma pesquisa de figurino, o que viria a ser o processo de criao contemporneo. Justamente por ser um estudioso por natureza, tinha o conhecimento de como explorar bem os roteiros que dirigia e acima de tudo, foi um nome que deve ser usado como referncia no teatro por todos os seus profissionais.

13

LISTA DE FIGURAS Figura 1: Maria Clara Machado na porta dO Tablado (acervo de fotos dO Tablado).............5 Figura 2: Martim Gonalves (AMG/AHG)................................................................................6 Figura 3: Cenrios e trajes de cena de Bodas de Sangue (AMG/AHG).....................................7 Figura 4: Martim Gonalves e a equipe de atores de Victor ou as Crianas no Poder (acervo de Jussilene Santana)..................................................................................................................9 Figura 5: Atores encenando Victor ou as Crianas no Poder (acervo de Jussilene Santana).10 Figura 6: Atores de Victor ou as Crianas no Poder posando para foto (acervo de Jussilene Santana).....................................................................................................................................11

REFERNCIAS ABRANTES, Samuel. In: VIANA, Fausto. MUNIZ, Rosane (Org.). Dirio de Pesquisadores: Traje de Cena. So Paulo: Estao de Letras e Cores, 2012.

HARVEY, John. Homens de Preto. So Paulo: Editora UNESP, 2003.

IGLECIO, Paula. ITALIANO, Isabel. O figurinista e o processo de criao de figurino. Anais do 8 Colquio de Moda. Rio de Janeiro, 2012.

LA MOTTE, Richard. Costume Design: The Business and Art of creating costumes for film and television. Michigan: McNughton & Gunn, Estados Unidos, 2010.

LEITE, Adriana. GUERRA, Lisette. Figurino, uma experincia na televiso. So Paulo: Paz e Terra, 2002.

14

MOURA, Monica. In: PIRES, Dorotia (Org.). Design de Moda: Olhares diversos. So Paulo: Estao das Letras e Cores, 2008.

MUNIZ, Rosane. Vestindo os Nus: O Figurino em Cena. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.

NERY, Marie Louise. A evoluo da indumentria: Subsdios para criao de figurinos. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2003.

SANTANA, Jussilene. Martim Gonalves: Uma escola de teatro contra a provncia. Tese de Doutorado, Bahia, 2011.

STANISLAVSKI, Konstantin. A Construo do Ator. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983.

VIANA, Fausto. Figurino Teatral e as Renovaes do sculo XX. So Paulo: Estao das Letras e Cores, 2010.

VIEIRA,

Marclio.

Desafios

do

Ensino

de

Arte.

Disponvel

em:

<http://www.mundojovem.com.br/artigos/desafios-do-ensino-de-arte>. Acesso em: 07 out. 2013.

_____

Teatro

Maison

de

France.

Disponvel

em:

<http://teatromaisondefrance.com.br/index.php/o-teatro>. Acesso em: 18 out. 2013.

También podría gustarte