Está en la página 1de 2

A alegoria da caverna e o dogmatismo religioso A religio, em diversas ocasies, traz dogmas padronizados, os quais so intitulados como verdade absoluta.

Nada alm daquele pensamento pode ser visto como verdadeiro, real e bom. Tudo o que confronta essa ideologia considerado um ultraje, ou melhor, uma "heresia".

Na alegoria, Plato fala sobre homens que vivem acorrentados no fundo de uma caverna. Tudo o que eles viam eram imagens feitas de sombras de objetos refletidos na parede atravs dos feixes de luz que adentravam na escurido. Para eles isso era real. Esse era o mundo concreto.

Alguns conceitos religiosos se assemelham a esse mito, pois fortalecem dogmas que geram fanatismo e induzem o indivduo a pensar que s aquele conceito o certo ou o nico caminho para a "salvao". Desta forma, ao indivduo no permitida a busca pelo o que verdadeiro para ele, mantendose de forma acorrentada a padres e princpios "inquestionveis". Por medo de ser julgado, ele nem sente vontade de questionar.

Ao se libertar ele descobre o verdadeiro. Seus olhos contemplam as imagens reais e vm o que real de fato. O mais interessante est por vir. Trata-se do indivduo que viu o bem retorna caverna para dizer aos outros habitantes sobre sua descoberta. Provavelmente para eles, esse indivduo havia corrompido sua viso e que era melhor nem correr o mesmo risco. Questionemos ento: quem seria a m influncia? O indivduo que foi l fora, viu a luz e voltou para avisar seus "colegas", ou esses "colegas de caverna"que desconhecem a luz e, portanto, no acreditaram e possivelmente o julgaram? Bem, no meio religioso existem muito desses "colegas de caverna" que julgam, apontam e criticam qualquer um que tente ver ou pensar de outra maneira que no seja a "verdade" deles. Esse indivduo simplesmente poderia nem ter retornado pra contar nada a ningum, j que enfrentou as dificuldades de chegar at l sozinho. No fcil se despir daquilo que sempre se acreditou, machuca os olhos enxergar a luz pela primeira vez

Dentro de um contexto religioso muito comum ocorrer tais limitaes, dado que seguir padres rgidos, tradicionais dogmticos so seguidos e, estes impedem que seus fiis pensem sozinhos ou questionem o que lhes ensinado. Se por ventura acontecer de algum seguidor buscar conhecimento ou alimentar sua alma em outra fonte que no seja a estabelecida, ele considerado como m influncia aos outros, assim como o indivduo da alegoria da caverna.

Contudo devemos nos ater ao que realmente puro, bom e verdadeiro. Faz parte da vida ajudar ao prximo compartilhando seu conhecimento. Se o mesmo no quiser concordar a escolha dele, mas essa uma funo essencial de quem descobre a verdade. A responsabilizao por doar e receber conhecimento.

También podría gustarte