Está en la página 1de 55

PROCESSO CIVIL III

SENTENA - conceito/natureza Lei 11.232/05 Art. 162, 1, CPC A redao do antigo conceito de sentena dava a entender que a sentena era o pronunciamento judicial que encerrava o processo de conhecimento, ou seja, para que houvesse a execuo da sentena era necessrio se abrir outro processo, o processo de execuo. A lei 11.232/05 acabou com o intervalo que existia entre o processo de conhecimento e de execuo, buscando assim a celeridade, ou seja, proferida a sentena pelo juiz no mais necessrio se abrir novo processo para se dar cumprimento a sentena. No tem mais o intervalo, o processo entra em nova etapa sem que este termine, sendo assim a sentena no encerra mais o processo, somente encerra a fase cognitiva (instruo, postularia e probatria) ganhando assim o conceito de ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 (extino sem resoluo de mrito) e 269 (extino com resoluo de mrito) desta Lei. A sentena agora classificada pelo seu contedo, sendo assim no proferida no ato final, mas o pronunciamento que encerra a fase de cognio, podendo ser no curso do processo, assim como as decises interlocutrias e os despachos. A sentena analisa o pedido do autor. A deciso interlocutria proferida pelo juiz para resolver uma questo incidente, no est analisando o pedido final e sim uma questo prejudicial, que se for decidida, no encerra a fase cognitiva. Ex: indeferimento do pedido em audincia de prova pericial. No necessariamente, sentena ser a que tem o contedo dos arts. 267 e 269. Despacho tambm um pronunciamento judicial e este no causa prejuzo, este pronunciamento s da seqncia/impulso ao processo, tem a inteno de fazer o processo andar. Para saber se deciso interlocutria, sentena ou despacho tem que se analisar o contedo, o que encerra a fase de cognio sentena. O pronunciamento que no trouxer prejuzo para a outra parte despacho, e o que resolve questo incidental deciso interlocutria. Para sentena se recorre com apelao, para deciso interlocutria se recorre com agravo.

- classificaes Processuais ou terminativas - art. 267, 268 - observa irregularidades no processo, as questes que no chegam a atingir o objeto material. A sentena

processual, em regra, no julga o mrito, por isso no impede a repropositura da mesma ao, pois esta no se exterioriza, fica dentro do processo. Em linhas gerais, uma sentena processual aquela que no analisa o mrito da questo pretendida, e sim os requisitos anteriores anlise do mrito (condies da ao, pressupostos processuais, pressupostos negativos).
Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V (quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada), a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado.

Obs: no novo CPC no se poder repropor a mesma ao que teve sentena processual, ter que concertar o erro ou vcio. De mrito ou definitivas - art. 269 - define o pedido formulado na petio inicial, resolveu a lide. Nesse caso, por causa da coisa julgada material, no possvel se repropor a mesma ao; o efeito da coisa julgada se exterioriza. Em regra, faz coisa julgada material, pois analisa o mrito, ou seja, faz que o provimento se torne imutvel.

- estrutura lgica 1 momento lgico: declarao de um direito da parte, a imperatividade, o que distingue a sentena judicial da palavra de qualquer outro cidado. 2 momento lgico: produo dos efeitos. - requisitos/estrutura formal Forma - art. 456, 164, CPC No adianta saber dos efeitos, do momento lgico da sentena se no se sabe os requisitos e a estrutura formal. A forma pode ser oralmente, por escrito, na audincia, um tempo depois, entre outras formas da sentena se exteriorizar. - fundo/contedo Essenciais - 458, 459, Lei 9099/95, art. 38 - mais do que a mera apresentao da sentena a justificativa, o fundamento, pois so estes requisitos que do legitimidade para a sentena. A ausncia de qualquer requisito causa a nulidade da sentena.

Requisitos essenciais 1) Relatrio - art. 458, I: por meio do relatrio que se v a ligao do juiz com o processo, pois neste que o juiz faz o resumo da inicial e de todos os atos que ocorreram durante o tramite do processo, para que assim possa proferir sua deciso. A sentena processual pode ser mais concisa. como o juiz mostra que leu todo o processo antes de julgar, sentena sem relatrio sentena nula, uma exceo o juizado especial, neste a sentena no precisa de relatrio. Tem que conter a identificao das partes, resumo da inicial, dos pedidos, da contestao, etc. requisito que visa garantir que o juiz deve conhecer aquilo que ele julga.

2) Fundamentao - art. 458, II, art. 131; art. 93, IV, CF Todas as decises devem ser fundamentadas sob pena de nulidade (art. 93, IV, CF). A fundamentao tem o papel de transparncia, de dar um certo controle. Preza pela garantia do controle das decises. Livre motivao do juiz - o juiz tem liberdade de analisar as provas, porm esta deve ser motivada, fundamentada. A fundamentao como se fosse o ncleo da sentena. Art. 285 - A - fundamentao per relationem - em processos repetitivos, os que tm questes unicamente de direito e j tenha tido total improcedncia de outros casos idnticos, permitido ao juiz fazer o julgamento prima facie e reproduzir a sentena dos julgamentos anteriores.
Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

3) Dispositivo - art. 458, III So os dispositivos legais que fundamentam sua deciso. o Dispositivo direto: quando no final da sentena, na concluso, o juiz insere o dispositivo. o Dispositivo indireto: quando o juiz julga e aponta ao longo da fundamentao os dispositivos, concluindo posteriormente (julgo o pedido com base na fundamentao).

OBS: Pesquisa: diferena entre questo preliminar - normalmente so argidas na conteno pelo ru e na inicial pelo autor, podem ser conhecidas pelo juiz de ofcio, no atingem o mrito, o juiz em sua sentena comenta sobre as questes preliminares, mas no as decide; est ligado ao processo propriamente dito, a forma e ao desenvolvimento vlido do processo, como as condies da ao e os pressupostos processuais - e questo prejudicial - impedem o julgamento do mrito pois prejudicam o prprio pedido do autor, no uma questo processual, mas do direito material; a prescrio e a decadncia determinam a perda de um direito, ou seja, impedem a analise do prprio pedido, sendo assim a sentena que reconhece a prescrio ou a decadncia uma sentena de mrito, pois esta no impede que o juiz analise o direito, mas faz que a parte perca o direito de pleitear seu direito prejudicado, prejudicando assim, o direito material.

Limites objetivos da demanda Art. 128 c/c 460, CPC Quando o juiz vai julgar ele tem que observar os limites da demanda, as partes, causa de pedir e pedidos do processo. Os princpios da adstrio, correlao e congruncia trazem os limites objetivos da demanda. O juiz no pode dizer alm ou

aqum do que consta no processo e nem coisa alheia/diversa ao processo; no pode dizer um fundamento que no foi objeto do debate e nem julgar concedendo mais um pedido se este no consta na lista de pedidos. o Principio dispositivo: Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito lei exige a iniciativa da parte. o Principio da congruncia: Art. 460. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado. Pargrafo nico. A sentena deve ser certa, ainda quando decida relao jurdica condicional. Sentena infra/citra petita (AQUM): quando o juiz deixa de julgar/apreciar uma das demandas. No se enquadra neste contexto quando o juiz no acolher totalmente ou julgar improcedente o seu pedido. Para correo entrase com embargos de declarao ( mais rpido, apreciado na prpria justia de base) e apelao (vai para o tribunal e tem custas). (art. 126 princpio do non liquet o juiz no pode deixar/se eximir de julgar a lide). Sentena extra petita (DIVERSO): deixa de analisar o que voc pediu e d outra coisa, diversa de tudo que foi pedido. Quando a sentena extrapola os limites objetivos da demanda. Esta sentena viola o Princpio do Contraditrio, pois o juiz condena o ru em um objeto/pedido que no foi feito pelo autor, logo, o ru no teve a oportunidade de se defender desse pedido, j que este no estava presente na inicial. Viola tambm o Princpio do Dispositivo (art. 128, CPC), pois a parte vai pleitear aquilo que ela quiser, no pode o juiz substituir a vontade da parte. O ru tem apenas uma oportunidade de se defender. Sentena ultra petita (ALM): quantidade ou pedidos a mais. o juiz majorar o que voc pediu. Aqui h um prejuzo menor para parte, porque aqui s anular o excesso ou anulando o direito material que no foi pedido. Viola tambm o Princpio do Contraditrio. A jurisprudncia trata de forma diferente este tipo de sentena, e considera nula apenas a parte que foi alm do que foi pedido. O que foi contraditado, provado, etc., ser considerado vlido.

Os embargos de declarao servem para corrigir qualquer vcio na sentena (relatrio, fundamentao ou pedidos - sentena extra, infra e ultra petita). Os embargos se aplicam inclusive para as decises interlocutrias.

Teoria de captulos de sentena Cada analise do juiz, de cada pedido, um capitulo da sentena Principio da unicidade da sentena - uma sentena s, mas que tem vrios captulos. Para agravar da sentena, faz-se um agravo, mas que ataque as unidades que se pretende apelar. s custas e os honorrios advocatcios tambm so captulos da sentena. Um

captulo dos pedidos e um das custas/despesas e honorrios advocatcios.

Requisitos de exteriorizao Clareza: no adianta o juiz proferir uma deciso rebuscada se a parte no ir entender o que o magistrado quis dizer. No adianta falar bonito se ningum entende. Se a deciso obscura pode interpor embargos de declarao. Preciso: tem que tratar de todos os limites da sentena anteriormente supracitada. Tem que haver respeito aos limites objetivos da demanda. A incompetncia do juzo no extingue o processo, mas o remete para o juzo competente.

Sentena ilquida - ( nico. Art. 459) Quando a sentena reconhece o direito, mas no d a este um valor certo, sendo este ilquido, o que gerar uma sentena ilquida. Art. 459, nico, CPC. Toda vez que for formulado pedido certo, o juiz no pode proferir sentena ilquida. H alguns casos em que o pedido pode ser ilquido. Ex.: Em caso de pedido de lucros cessantes quando uma pessoa est incapacitada de trabalhar por perodo indefinido, e a sentena pode ser ilquida. A fase de liquidao de sentena serve para traduzir em nmeros precisos aquilo que se tem direito, para se chegar neste valor necessrio se indicar vrios elementos. Pode haver uma sentena ilquida quando o pedido foi ilquido, pede-se que o juiz que determine este valor, porm o juiz reconhece o direito e arbitra o valor posteriormente. O momento que vai chegar ao valor final o momento posterior a sentena que a liquidao de sentena. Se o valor for determinado no meio do processo, por meio de pericia ou outro modo, este deve constar na sentena, o juiz no pode deixar para apreciar este valor depois.

Sentena condicional - ( nico. Art. 460, CPC) O juiz no pode condicionar a procedncia ou a improcedncia do pedido a um acontecimento futuro. O juiz tem que olhar para prova e determinar o direito, este no pode determinar o direito e depois apreciar provas. A sentena tem que apontar precisamente o direito do autor. vedado condicionar o direito da parte , por exemplo, a uma prova futura. condicional a sentena que condiciona o pedido a evento futuro, posterior sentena. vedada, porque no traz certeza ao processo, traz indefinio para a situao levada a juzo. permitido, por exemplo, o juiz condenar e determinar apurao posterior do valor, realizada por clculos, que caso diferente. No pode haver sentenas que no definem ou se apiem em acontecimentos futuros, mas pode haver sentenas que definem, mas trazem uma condio futura,

por exemplo: se descumprir vai haver multa. Fatos supervenientes - (Art. 462 c/c 303, I): so fatos que acontecem aps o ajuizamento da ao ou aps a defesa do ru. So fatos que surgem depois do momento de estabilizao da demanda ou inclusive aps a prolao da sentena. um fato que ainda no tinha acontecido e acontece em um momento inadequado do processo. Quando, aps o ajuizamento da demanda surgir um fato extintivo, modificativo ou constitutivo para o direito das partes cabe ao juiz, de oficio ou a requerimento das partes tom-los em considerao no momento da sentena. Caso o fato superveniente no seja usado naquele processo que est tramitando, pode a parte ajuizar nova ao com novos fundamentos na causa de pedir. O fato quando vem superveniente para o ru deve ser alegado naquele processo, no poder este ajuizar demanda posterior. Se o fato for anterior a apresentao da defesa do ru, e este no o apresentar no momento devido, perder a chance, pois seu direito precluir. Se aparecem antes da sentena os fatos supervenientes devem se apreciados pelo juiz.

EFEITOS: A tutela jurisdicional resolve uma crise. Os efeitos so divididos em duas teorias: Teoria ternria: adotada pela maior parte dos doutrinadores. A sentena jurisdicional produz os efeitos: declaratrio, constitutivo e condenatrio. Falam que a verdade que os efeitos mandamentais e o executivo lato sensu so um desdobramento do efeito condenatrio. Teoria quinaria: fala que alm dos efeitos produzidos pela teoria ternria a sentena ainda produz os efeitos mandamentais e o executivo lato senso. Esta corrente defendida por Pontes de Miranda, a doutrina minoritria.

(i) efeito declaratrio- quer assegurar uma crise de certeza. (ii) efeito constitutivo modifica, cria ou extingue uma situao/relao jurdica. Resolve a crise de situao jurdica. (iii) efeito condenatrio quer resolver a crise de adimplemento. Mais que uma condenao de valor, quer impor a parte uma prestao de fazer, dar, no fazer, entre outras que dedem ser adimplidas. (iv) efeito mandamental o juiz manda/determina alguma coisa. Normalmente se aplica em aes que deve ter o cumprimento personalssimo. Na maioria das vezes destinada a agente pblicos. A conseqncia desta sentena o crime de desobedincia. Traduz todos os desejos da parte. Resolve crise de adimplemento. (v) efeito executivo lato sensu a idia de auto-execuo, no precisa

inaugurar nenhuma fase para que o provimento seja cumprido. Traz em si toda a ordem que precisa ser feita, tal qual a mandamental, tudo que deve ser feito ser feito em um momento s. No se destina a entes pblicos, mas aos agentes particulares. Normalmente vem acompanhada com uma imposio de multa. Resolve crise de adimplemento. No provimento declaratrio e constitutivo a parte (condenada) no tem que fazer nada, sua vontade no relevante, ao contrrio da condenatria que preciso uma ao da parte, nesta a vontade da parte relevante. Todo provimento hoje encerra uma fase e inaugura outra fase, sem a necessidade de se ter outro/novo processo, sendo assim, a sentena mandamental e a executiva lato senso no tem grandes diferenas da condenatria, s uma forma mais clere de cumprir. Efeitos secundrios alguns autores do como sinnimos ao efeito secundrio os pedidos implcitos. Alguns exemplos so as custas e honorrios, estes so um dever do juiz, decorre da prpria atividade judicial, no sendo necessrio nenhuma ao das partes. Independe do pedido ou da vontade das partes. Hipoteca judiciria - (Art. 466) A hipoteca uma garantia, traz o direito de seqela, o direito de perseguir um bem estando ele com quem quer que esteja. Traz ainda a preferncia sobre qualquer outra garantia, menos a garantia trabalhista. A hipoteca judiciria d o direito da parte de pegar a sentena e levar at o cartrio de registro geral de imveis e registrar para que quem queira comprar o imvel saiba/esteja ciente de que existe uma lide. Funciona como uma espcie de garantia para o credor, este tem que requerer ao juiz que seja registrada a sentena na matricula do imvel no cartrio de registro de imveis. efeito secundrio que depende do pedido da parte e especfica da sentena condenatria. Deve ser requerida pelo credor que teve seu pedido julgado procedente. A hipoteca judiciria um gravame atribudo ao bem imvel, sendo enviada ao cartrio de registro de imveis a determinao para que conste esta observao. D ao credor o direito de sequela, ou seja, direito de seguir o bem onde o bem estiver ou com quem estiver. Com esse procedimento tenta-se evitar a fraude processual. A hipoteca Judiciria serve para impedir a fraude execuo. Sua finalidade a publicidade, pois no impede a venda/alienao do bem.

Momentos de produo de efeitos: o momento, aps o trnsito em julgado do processo, que a parte pode usufruir dos benefcios concedidos pela sentena. Acabados os recursos haver os efeitos. Declaratrios tem o poder de retroao, ex tunc. Quando se declara alguma coisa se declara desde o momento da formao. Constitutivos seu efeito ex nunc, produz efeitos dali para frente.

Condenatrios produz efeitos que so ex tunc, de acordo com o art. 219 o ru se constitui em mora a partir do momento da citao, sendo assim, se a sentena for procedente retroagir at a data da citao, incidindo sobre estes os juros e a mora. Aplica-se este artigo tambm para as prestaes vincendas (art. 290).

Por meio do dirio da justia pode haver a intimao da prolao da sentena. Pode ainda o oficial de justia ir cumprir a sentena, quando esta feita por mandado, o prazo s comea a fluir a partir do momento da juntada do mandado aos autos. A contagem se excluiu o dia do comeo e inclui-se o ultimo dia. Obs: o novo CPC vai trazer a contagem s incluindo os dias teis. Se o ru revel, no tendo advogado constitudo nos autos, a publicao para este ser diferente, sendo esta publicada em cartrio (juiz profere, assina a sentena e entrega para o escrivo), para o revel a partir deste momento que comea a se contar o prazo, o da sentena publicada em cartrio e no o da publicao no dirio. Correo e integrao da sentena art. 463 Erro material quando o erro material o juiz pode corrigi-lo de oficio, pois este erro um erro que no prejudicial, no um erro que comprometa o real direito que foi declarado na sentena. (ex: inexatides no calculo de valores) Embargos de declarao um recurso dirigido ao prprio juiz no qual se pede para alterar algo que esteja errado, omisso, obscuro ou contraditrio na sentena.

COISA JULGADA Conceito e natureza jurdica, art. 467 c/c 5 XXXVI, CF: a eficcia de uma sentena de mrito. a impossibilidade da modificao da deciso, devido o esgotamento de todos os meios de recurso possveis. a impossibilidade de utilizar meios de impugnao. H trs correntes acerca da natureza jurdica da coisa julgada. Qualidade da sentena (Liebman): Pois a coisa julgada, na verdade, traz essa idia de imutabilidade na sentena, quando a coisa julgada incide sobre a sentena ela torna indiscutvel os seus efeitos. Esse conceito dominante na doutrina processual Situao jurdica (Barbosa Moreira): uma situao jurdica, o que instabilizado a sentena, propriamente dita, mas seus efeitos so mutveis. Para ele o efeito mutvel pelas partes, o que fica imutvel a nova situao jurdica criada pela sentena. Doutrina minoritria.

Coisa julgada formal e coisa julgada material: No existi coisa julgada material sem ter coisa julgada formal, o contrrio no verdade.

Formal: Esto diretamente ligadas a sentenas processuais/ terminativas; no impede a repropositura da demanda. No resolve o mrito. Material: Sentenas de mrito ou definitivas. Trata da imutabilizao dos efeitos, concretizao do direito material. No se pode ajuizar mesma demanda, pois ela se exterioriza, ou seja, produz efeitos para alm do processo.

Coisa julgada total e parcial Como o direito seu, voc pode recorrer de quais pedidos, que foram julgados improcedentes ou parcialmente procedentes, voc queira. Quando a coisa julgada incide em todo o processo porque j houveram todas as oportunidades de recurso, o exaurimento das possibilidades de modificaes e recursos, o final do processo. A coisa julgada parcial quando se recorre apenas de um pedido, no impugna todos os pedidos, mas somente um ou algum, impedindo que forme a coisa julgada sobre aquilo que est sendo recorrido. Sobre este(s) pedido(s) que esto sendo impugnados no se formam a coisa julgada ainda. Sobre o pedido que no foi impugnado a coisa julgada se opera. A idia de coisa julgada passa tanto pelo exaurimento, prazos e recursos, como pela inatividade do recurso de alguns pedidos ou um pedido, ou ainda do capitulo ou captulos de sentena. Captulos independentes significam que um no influencia os demais, o recurso de um no influencia os demais, sendo assim, s incide a coisa julgada sobre o que no est sendo recorrido. Uma coisa no influencia na outra. Se recorrer de um, mas no do outro, pela independncia deles, sobre um se forma a coisa julgada (o no recorrido) e sobre o outro no se forma (o que foi impugnado recurso). Recorrendo de um s faz coisa julgada parcial do que no foi recorrido. Captulos dependentes ou prejudiciais ocorrem quando o recurso de um captulo ou pedido influencia/tm relao direta com outros. Por exemplo: quando se impugna o valor da causa ou o valor dos honorrios advocatcios e custas processuais, acaba por influenciar outros valores; quando os honorrios so fixados sobre o valor da causa, mudar o valor da causa acaba por influenciar o valor dos honorrios. O desfecho de um influncia no desfecho do outro. S haver coisa julgada total quando acabarem os recursos.

Coisa julgada formal e material a) Coisa Julgada Formal: A maioria da doutrina compara ao trnsito em julgado da sentena, ou seja, no possvel mais a discusso acerca da sentena. Dizem, ainda que, ocorre a precluso mxima. A precluso pode ser temporal (pelo esgotamento do prazo), consumativa (pela prtica do ato) ou lgica (prtica de ato incompatvel que no permita mais impugnar a sentena. Ex. Cumprir a sentena e impetrar o recurso). Toda sentena faz coisa julgada formal, pois diz respeito quela

relao jurdica processual e tem efeito endoprocessual (apenas no processo a que diz respeito). b) Coisa Julgada Material: Ela produz efeito fora do processo, definindo aquela situao jurdica levada a juzo, interferindo na vida das partes do processo. Para que ela ocorra pressuposto que ocorra o trnsito em julgado, ou seja, a coisa julgada formal. Impede a discusso daquela situao jurdica novamente naquele processo ou em qualquer outro.

Funes da coisa julgada art. 467, CPC A coisa julgada extingue o poder de ao, torna a coisa imutvel e indiscutvel. Trs um aspecto negativo, a indiscutabilidade, ou seja, negativa porque impede/embarrera a repropositura daquela mesma ao para discutir aquele mesmo pedido.
Art. 467. Denomina-se coisa julgada material a eficcia, que torna imutvel (positivo) e indiscutvel (negativo) a sentena, no mais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio.

a) Negativa impede a repropositura daquela mesma ao para discutir aqueles mesmos pedidos. Impede o direito de ao, de rediscusso. b) Positiva imutabilidade que garante a segurana jurdica de que nada mais poder atingir aquilo que foi sentenciado. Vincula no s as partes do processo, mas tambm o juiz que fica impedido de modificar naquela coisa julgada. Trplice identidade: se as parte, causa de pedir e pedidos forem iguais, ai pode entrar com uma alegao de coisa julgada e pedir a extino/arquivamento do processo. Identidade da relao jurdica Nada do que foi dito na 1 coisa julgada pode ser mudado em um segundo processo. Aqui se prevalece a mesma relao jurdica, porm com pedidos e causas de pedir diferentes. Mesmo que os pedidos e a causa de pedir sejam diferentes entre uma ao e outra, a identidade da relao jurdica/material impede que a nova ao seja julgada j que o mrito j foi apreciado anteriormente. Obs: caso estas aes estivessem tramitando ao mesmo tempo se configuraria a conexidade, porm uma j houve coisa julgada e a outra ainda tramita.

Limites da coisa julgada Art. 468 e 469, CPC. Via de regra, a coisa julgada atingem as partes, porm podem atingir a terceiros. Pelo art. 468 a sentena j coberta pela coisa julgada ter fora de lei; como se o juiz ditasse uma regra para aquele caso. Limites da lide: o juiz no pode extrapolar aquilo que foi delimitado pelas partes na causa de pedir ou pedidos, no pode extrapolar os limites objetivos da demanda (pelo principio da adstrio, e da congruncia).

Questes decididas: so, na verdade, a causa de pedir daquele processo. A causa de pedir delimita o alcance da coisa julgada. Sendo assim, s o que faz coisa julgada so os pedidos julgados; a causa de pedir no sofre os efeitos da coisa julgada, mas delimita o seu alcance.

na concluso e no dispositivo que o juiz decide/define o seu pedido. O limite objetivo da coisa julgada se encontra na parte dispositiva da sentena. Para que seja julgado o pedido este tem que ter sido formulado expressamente. A idia de pedidos implcitos pouco aceita, no que tange aos direitos materiais, estes tm que ser formulados, primeiro porque a jurisdio inerte e, alm disso, tem a adstrio, o juiz tem restrio do poder de julgar aquilo que foi pedido. Em se tratando de custas e honorrios advocatcios, a prpria lei coloca como obrigatrio um captulo na sentena, sendo assim, estes no precisam ser expressamente pedidos. O pedido o reflexo do que a parte quer, o que ela quer que o judicirio tutele, e a sentena um reflexo disso.

Limites objetivos da coisa julgada So os itens que constam na motivao ou fundamentao, e nada disso atingido na coisa julgada, podendo assim, ser revista e ter um desfecho totalmente diferente. A coisa julgada no est preocupada com conflitos lgicos, mas com conflitos prticos. Art. 469, I motivos da sentena Art. 469, II verdade dos fatos aqui os fundamentos so os mesmos, os pedidos que no. Art. 469, III questes prejudiciais tem que se olhar se o juiz as usa como premissa para julgar outros pedidos, ou quando amplia aquela ao e transforma-se em pedido.

Obs: o novo CPC traz uma idia de acelerao, efetividade e economia, sendo assim, far coisa julgada para esses trs itens. Precluso art. 473 A coisa julgada abrange o que voc deduziu no processo e o que deveria ter. Precluso a perda da faculdade de fazer algo. A precluso pode ser consumativa, lgica ou temporal
Art. 473. defeso parte discutir, no curso do processo, as questes j decididas, a cujo respeito se operou a precluso.

Sentenas que no produzem coisa julgada material No basta s julgar o mrito, as sentenas tem que ter cognio exauriente, ou seja, tem que abranger/decidir/exaurir tudo aquilo que diz respeito ao direito material.

A coisa julgada formal se limita ao processo e pressuposto para a ocorrncia da coisa julgada material. Toda sentena faz coisa julgada formal, porm, em algumas no ocorrem coisa julgada material. Ex: pedido de alvar para menor no havendo uma controvrsia formada, no haver uma cognio exauriente; uma mera autorizao. Sentenas terminativas ou processuais Processos de jurisdio voluntria porque no tem lide Processos cautelares Processo de execuo no se discute o direito material, porque este est colocado em um titulo. J houve a cognio exauriente. A sentena no processo de execuo s serve para finalizar o processo, no fazendo coisa julgada material.

Cognio exauriente no vincula nem as parte e nem o juiz, podendo, em outro processo ter um desfecho diferente. Se no tem cognio exauriente, ento no produz coisa julgada material. Obs: a lei dos juizados especiais diz que tem sim fora de coisa julgada as decises, vinculando as partes. No processo cautelar no h a busca de certeza, mas sim um processo em que se busca uma verossimilhana. O processo de execuo no promove tambm cognio exauriente, pois a sentena neste processo apenas tem o condo de encerrar aquela relao, no fazendo anlises de mrito. No processo de jurisdio voluntria tambm no faz coisa julgada, pois no h jurisdio contenciosa. Ex.: requerimento de seguro DPVAT; concesso de alvar para menor; pedido de alterao de registro civil; etc. Obs.: No h nestes trs casos, cognio exauriente, mas sim uma cognio sumria. A cognio exauriente pressuposto para a coisa julgada material. Cognio exauriente diz respeito produo de provas, contraditrio, ampla defesa, influncia na deciso, etc. Coisa Julgada Formal sempre vai existir para todas as sentenas.

Eficcia preclusiva da coisa julgada Arts. 471, 474, 1 e 2 e 301 A deciso interlocutria proferida no curso do processo no faz coisa julgada. Proferida uma deciso interlocutria, se voc realizar ou no o ato ocorre precluso. Ex: ajuizar exceo de incompetncia, no apresentada no prazo determinado ocorrer precluso. Aqui a precluso ter efeito endoprocessual, somente ter efeitos dentro deste processo, sendo assim, dentro deste processo ningum mais poder rediscutir a exceo de incompetncia. Se a parte recorrer, ai impede a incidncia da precluso. Para impedir precluso a parte pode interpor um

agravo, no agravando incidir a precluso. Art. 471 no se pode rediscutir uma coisa j julgada. Impede/limita, a reapreciao das questes j definidas. Art. 474 eficcia preclusiva da coisa julgada: pan-processual abrangendo o que foi deduzido no processo e o que deveria ter sido. Por isso que a eficcia preclusiva da coisa julgada mais abrangente/extensiva, pois seus efeitos atingem todas as alegaes e defesas que a parte pode, e poderia ter alegado no processo, no podendo ser mais ser discutido (a no ser que sejam novos fatos). Porm, havendo novo fundamento, no haver demandas idnticas, no incidindo a eficcia preclusiva da coisa julgada. Havendo causa de pedir, pedidos ou fundamentos diversos dos trazidos na 1 ao, podero ser discutidos em nova ao. Corrente do Humberto Theodoro Jr. (corrente minoritria): para pedir indenizao pelo fato, tem que se tratar neste pedido tudo o que ela gerou. Sendo assim se a pessoa acha que uma agresso somente gerou dano moral, requerendo somente este pedido, posteriormente no poder requisitar mais alm disso, como dano material, lucros cessantes, entre outros pedidos. A sentena abrange os pedidos deduzidos e os dedutveis. Corrente de Barbosa Moreira (corrente majoritria): se houverem dois fundamentos do mesmo pedido, permitido ajuizar duas aes diferentes e uma delas for julgada improcedente, o autor poder ajuizar nova ao se trouxer uma causa de pedir diferente. O autor pode escolher uma das causas de pedir e ajuizar a ao, e havendo improcedncia deste pedido, pode ajuizar a nova ao com este outro pedido.

Para o ru diferente do autor, este deve trazer tudo que puder no momento da contestao, caso contrrio perder o seu direito. Somente se ajuizada nova demanda e a nova citao que o ru poder se manifestar novamente. (o que rege para o ru o principio da eventualidade). Art. 301 caso de litispendncia. Art. 301, 2 Para o ru, a eficcia preclusiva da coisa julgada mais grave que do que para o autor. No alegando o que este deveria no momento da contestao ou qualquer outro tipo de defesa que este deveria ter argido incidiro os efeitos da precluso. Em se tratando de fato superveniente no h divergncias, porque como este aparece posteriormente ao ajuizamento da ao, ento poder ser alegado.

O que tiver sido objeto do pedido e torne-se objeto da sentena vai se tornar indiscutvel. Pesquisa: duas coisas julgadas conflitantes, qual delas prevalece e como se resolve isso? De acordo com a doutrinadora Ada Pelegrine, o conflito entre coisas julgadas deve

ser resolvido com a prevalncia da segunda sobre a primeira, quando extinto o direito resciso da sentena. Como ressalta Barbosa Moreira, que acompanhamos: "Seria evidente contra-senso recusar-se eficcia segunda sentena, depois de consumada a decadncia, quando nem sequer antes disso era recusvel a eficcia. A passagem da sentena, da condio de rescindvel de irrescindvel, no pode, claro, diminuir-lhe o valor. Aberraria dos princpios tratar como inexistente ou como nula uma deciso que nem rescindvel mais, atribuindo ao vcio, agora, relevncia maior do que a que tinha durante o prazo decadencial. Da se infere que no h como obstar, s com a invocao da ofensa coisa julgada, produo de quaisquer efeitos, inclusive executrios, da segunda sentena, quer anteriormente, quer (a fortiori!) posteriormente ao tempo final do prazo extintivo". ( Comentrios..., cit., p. 222). O que se diz quanto eficcia natural da sentena, aplica-se autoridade da coisa julgada, a menos que o ordenamento expressamente regule a matria de outra forma (assim, o direito portugus vigente continua a fazer prevalecer a primeira sentena: art. 675, 1 alnea, CPC). Vale lembrar, alis, que os sistemas estrangeiros so, em geral, mais restritos do que o brasileiro na admissibilidade da rescisria da sentena proferida contra a coisa julgada: preciso que a alegao de coisa julgada, no segundo processo, no tenha sido formulada e rejeitada, para se abrirem as portas rescisria. De contrrio se a alegao de coisa julgada foi rejeitada, ou se o vencido no a fizera no segundo processo a rescisria no admitida (Ada Pellegrini Grinover, Direito processual civil, So Paulo: Bushatsky, 1974, p. 164-165). O que evidentemente multiplica aos casos de duplicidade de coisas julgadas contraditrias, resolvidas pela prevalncia da segunda sentena sobre a primeira. Tambm no Brasil prevalece a posio que d preferncia segunda coisa julgada, ora por equiparar a segunda sentena a uma deciso de procedncia no juizo rescindente (Pontes de Miranda, Comentrios ao CPC (de 1973), v. 6, p. 283-285; Tratado da ao rescisria, 5. ed., 1976, p. 250-251, 253-255); ora por dar prevalncia ao segundo ato autoritativo estatal, em relao ao primeiro, equiparando a situao revogao dos atos normativos anteriores, incompatveis, pelos posteriores (Cndido Dinamarco, Apontamentos do Curso de Ps-graduao da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo). A esses argumentos, acrescente-se outro: a prevalecer a primeira sentena, estaramos aceitando a hiptese de que a segunda realmente vulnerou a coisa julgada. E isso, sem ao rescisria, sem declarao judicial do Tribunal competente. De modo que mais acertada parece a posio da jurisprudncia que admite: "Havendo duas sentenas, ambas passadas em julgado, que se contradizem, prevalece a proferida afinal, no podendo o juiz negar-lhe cumprimento, at que se rescinda". (TJGB, 7.5.1974, Apelao Cvel n. 85.732, in DJU, de 22.8.1974, p. 310 do apenso). E, evidentemente, com maior razo quando se torne irrescindvel. Por isso, ainda em 1974, j escrevia no sentido da prevalncia da segunda sentena (Ada Pellegrini Grinover, Direito processual civil, So Paulo: Bushatsky, 1974, p. 85).

Limites subjetivos da coisa julgada Art. 472, CPC A coisa julgada sempre vai produzir efeito/ter fora de lei entre as partes do processo (intra partes), sendo assim, no atinge a terceiros que no participaram desta relao processual. - Eficcia natural da sentena todos sofrem a eficcia natural da sentena. Ex: divrcio, a mulher divorciada do marido entre eles e perante as demais pessoas. - Autoridade da coisa julgada quem tem que cumprir os deveres e obrigaes advindos da sentena e imutabilizados pela coisa julgada so as partes. - Liebman diz que terceiro nenhum deve sofrer os efeitos da coisa julgada, se este sofrer porque terceiro interessado.

Terceiros juridicamente indiferentes/desinteressados: No podem fazer nada com as aes que j tem coisas julgadas antes da sua. Desinteressados: Tem interesse ftico. Sofre os efeitos naturais da sentena. Todos so atingidos pela publicidade, mas s as partes sofrem os efeitos da sentena. Com interesse no fato: ex: marcela credora de caio e ajuza uma ao de cobrana. Enquanto tramita esta ao ajuizada por marcela, j tramitam outras contra caio dos demais credores o que gera algumas sentenas desfavorveis a ele, conseqentemente, os bens de caio vo sendo usados para pagar as dividas com os credores que j tem sentenas favorveis a eles. Marcela credora de caio e por isso tem interesse nas demais sentenas porque ela tambm precisa dos patrimnios de caio para adimplir com sua divida.

Terceiros juridicamente interessados: ex: Viniane dona de um imvel que aluga para caio. Caio por sua vez subloca este bem. Caso este imvel seja objeto de uma ao, Viniane terceira juridicamente interessada, pois esta pode perder um imvel que dela. um terceiro que pode sofrer as conseqncias/efeitos da coisa julgada. um terceiro que tem o seu interesse jurdico afetado sem ter participado de um processo. Este terceiro poder ajuizar uma ao para evitar os efeitos da coisa julgada, para se opor a coisa julgada para desconstitu-la. O terceiro desinteressado tem que suportar os efeitos jurdicos da coisa julgada, porm, o terceiro que tem interesse jurdico pode ajuizar outra ao. Ex.: imvel sublocado para terceiro. Por falta de pagamento do aluguel pelo sublocatrio, o locador ingressa com ao de despejo contra o locatrio. Neste caso, o sublocatrio no pode ingressar com ao, pois a relao jurdica que ele participa dependente de outra, que a locao. Ele tem que suportar os efeitos da sentena e a coisa julgada. Estes so chamados de terceiros dependentes (com interesse jurdico subordinado).

Terceiros com interesse jurdico subordinado: ex: marcela tem como locatria Las, que por sua vez subloca o imvel a kadija. Marcela ajuza ao de despejo em face de Las, porm, quem de fato ser despejada kadija que habita o imvel. No caso exposto a sublocao foi autorizada, e mesmo assim, sofre os efeitos da coisa julgada. Neste caso se o principal ficar (Las) o sublocatrio (kadija), tambm poder ficar. Obs: Eduardo Talamine fala que o sublocatrio poder ajuizar um manda do de segurana para se manter no imvel (a jurisprudncia no muito favorvel a essa idia de Tamaline). Excees: Sucessores: a sucesso ocorre com a morte do de cujos, sendo assim seus sucessores ficam responsveis por todos os bens, abrangendo estes os bens e as dividas. Se a divida j existia, com a incidncia da coisa julgada, estes herdeiros, mesmo que no tenham participado da ao tem que arcar com as dividas, no limite da herana! Estes tm que arcar com as dividas, se estas no forem personalssimas. Substitutos: quando a lei permitir, poder haver sujeitos que substituem os demais para ajuizar uma ao. Ex: sindicato substitui toda a categoria para o ajuizamento da ao; sendo assim, toda a categoria sofre os efeitos da coisa julgada. Os substitudos sofrem os efeitos da ao e devem respeit-la.

Coisa julgada nas relaes continuadas (sentenas determinativas) art. 471, I: diz respeito e define uma situao que projetada para o futuro/ continuativa, que mesmo que depois da coisa julgada continuar acontecendo. O CPC diz que poder haver alteraes na sentena mesmo que depois da coisa julgada. D-se o nome de rebus sic stantibus a esta sentena. Tem como pano de fundo a teoria da impreviso, permitindo assim, a reviso da sentena. Quando se apresenta uma nova situao de fato, ser esta apreciada e desaguar em nova sentena. Ex: sentena condena pai a pagar alimentos de mil reais por ms para o filho. Caso, aps a coisa julgada, o ru perca o emprego, ou consiga novo emprego com uma renda inferior, poder este ru ajuizar uma ao revisional, para que o juiz tome conhecimento de que a possibilidade de pagamento no mais a mesma, para que seja estabelecido novo valor.

Coisa julgada criminal e sua repercusso na jurisdio civil Art. 935 CC; 475 N, II, CPC Art. 91, I, CP; 387, IV, CPP A responsabilidade civil independente da criminal. Se no criminal o agente for condenado como autor do crime, este tem influncia na esfera cvel. Existe uma relao de interdependncia.

As sentenas que transitarem em julgado na esfera criminal viram ttulos executivos que podem ser cobrados no juzo cvel. Para que este ttulo tenha valor na esfera cvel, o processo penal tem que ter tido assegurado todos os direitos do ru. Ttulos executivos judiciais so sentenas condenatrias (fala-se em sentena condenatria porque esta a nica que precisa de uma nova fase, que no tem fim na sentena) que depois do transito em julgado, no cabendo mais recurso, podem ser cobradas na esfera cvel. Ttulos executivos extrajudiciais so documentos que no so sentenas, mas que tem a mesma fora de uma sentena condenatria, podendo tambm ser cobrados. Ex: nota promissria.

O juiz na esfera penal, ao proferir a sentena condenatria, tambm arbitra um valor a ttulo de indenizao para vtima. Esta indenizao mensurada com base no patrimnio do agente, devendo ser fixada na maioria das vezes, no valor mnimo. Toda a preciso do valor exato, do quantum, ser analisado na fase de liquidao de sentena. Se na esfera criminal o agente for absolvido, falando que ou o fato no crime ou que o agente no foi autor do crime, isso tambm reflete na esfera cvel, sendo assim, no poder haver discusso quanto a esse crime. Havendo uma sentena favorvel ao ru, e esta no sendo, por exemplo, uma excludente de ilicitude na esfera cvel, poder esta ser pleiteada na cvel. O Cdigo Civil diz que a responsabilidade civil independe da criminal, porm, se no processo penal for comprovada autoria e materialidade, o efeito no cvel ser condenatrio. Havendo condenao do ru no processo penal, cabe buscar a execuo da sentena no processo cvel. Se houver absolvio por negativa de autoria ou inexistncia do fato, no pode ser discutida no cvel uma indenizao.

Relativizao da coisa julgada Caindo a coisa julgada, o processo volta a ter mobilidade, podendo ser alterado. No cdigo no existe nenhuma ao, que no seja a ao rescisria, que servem para rediscutir a coisa julgada. A ao rescisria tem um prazo de 2 anos para poder ser ajuizada. Para entrar com esta relativizao no tem que seguir o prazo de 2 anos. 1) Ofensa a direito fundamental pode com base na doutrina e na jurisprudncia ajuizar nova ao para tentar desconstituir, anular ou relativizar a coisa julgada anterior. Obs: o projeto do novo CPC no fala nada, ainda, sobre a relativizao. 2) Art. 471, PU e art. 475 H, 1, CPC tem o mesmo efeito da ao rescisria. No precisa ser ajuizada nova ao, somente uma alegao na defesa pode desconstituir a coisa julgada de acordo com o posicionamento do STF. No se est falando de ao rescisria, que um meio legal de rediscusso da causa, em casos taxativamente previstos. A relativizao da coisa julgada foi algo

criado pela doutrina como uma forma de desconstituir a coisa julgada, sem utilizar a ao rescisria e at mesmo depois do prazo para ajuizar esta.

Exerccios: 1) Caso do despejo: se a ao foi ajuizada em face de Jos, Pedro que no participou do processo, no foi citado, no poder ser abrangido por aquela coisa julgada. Ter o autor que ajuizar outra inicial, pois somente Jos poderia ser atingido por aquela ordem de despejo. Caso no se consiga identificar todos que invadiram a terra, quando, por exemplo, houver uma invaso do MST, ai pode-se generalizar contra quem se ajuza a ao. No caso concreto analisado no exerccio, como se pode identificar os invasores, a ao deve ser ajuizada contra os dois juntos, ou contra cada um. 2) Caso da transportadora: no cabe a declaratria incidental, pois o rito sumrio veda. 3) Ao de despejo benfeitorias: eficcia preclusiva da coisa julgada. Art. 36 da lei de locao.

RECURSOS art. 496 Fundamentos do direito de recorrer: s vezes a sentena no justa, contm algum vcio ou algum problema. Em todos os sistemas existe a previso de recursos. A previso de recurso uma opo poltica/legislativa, porque leva em considerao a necessidade de um processo clere e que tenha um fim que seja justo (celeridade x efetividade). menos grave se ter um processo mais demorado, mas que tenha maior possibilidade de ter um direito material ou que seja mais clere, porm que venham com alguns vcios? O legislador disse que melhor ter um processo menos clere, mas que seja mais justo, podendo caber recursos. 1) Insurgncia da parte: a parte no se conforma facilmente com uma sentena desfavorvel, principalmente quando a deciso vem com um vcio/erro. Por isso o sistema prev os recursos como uma forma de sanar os vcios e uma forma de demonstrar, dar corroborao (ou no) a 1 sentena. Aqui, a parte acha que a sentena injusta, esta no tm, necessariamente, vcios. 2) Falibilidade: quem julga o processo, o juiz, tambm passive de erro. Este pode falhar voluntria ou involuntariamente. Conceito: o ato que pretende reformar, anular, uma deciso judicial. O recurso um ato voluntrio da parte e no pode ser feito por meio de uma ao ou processo diferente. Tem que ocorrer no mesmo processo em que a deciso foi proferida. PARA MOREIRA: Recurso, no direito processual civil brasileiro, como o remdio voluntrio idneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao de deciso judicial que se impugna.

Recurso o remdio voluntrio idneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao de deciso judicial que se impugna. A interposio de recurso um ato de vontade. Recorre de deciso judicial aquele que v seus interesses lesados/contrariados pelo provimento. No se pode atribuir natureza de recurso ao reexame necessrio, tambm chamado de duplo grau de jurisdio obrigatrio (art. 475, CPC), exatamente porque este no se trata de um remdio voluntrio, mas sim necessrio.

Reexame x meios autnomos de impugnao: Ao rescisria, como ajuizada aps a coisa julgada, no um meio de recurso. Recursos so os meios que so interpostos antes da coisa julgada, que podem at impedir a formao da coisa julgada e da precluso. Porm, ambos tm a mesma finalidade, qual seja o reexame da coisa julgada. O reexame ocorre por meio de recursos, j os meios autnomos de impugnao por meio de ao rescisria. Esta ultima, pode ser ajuizada at mesmo no momento da execuo. O recurso interposto na mesma relao processual. J a ao rescisria ajuizada em novo processo, porque posterior a coisa julgada. A principal diferena entre os recursos e os meios autnomos que no recurso existe a mesma relao, j nos meios necessria a instaurao de novo processo, outra relao processual diferente da 1. Recurso impede a coisa julgada ou a precluso, por isso que devem ser interpostos durante o curso do processo. O recurso, ao contrrio da ao autnoma de impugnao, no d origem ao aparecimento de um novo processo, sendo, em verdade, um incidente do mesmo processo em que prolatado o pronunciamento impugnado. O agravo de instrumento formado em autos apartados, os quais so enviados ao tribunal, enquanto o processo principal permanece no juzo de 1 instancia; a formao de novos autos no implica em processo novo. O recurso pode permitir que sejam alcanados 4 resultados, quais sejam: a reforma, invalidao, esclarecimento e integrao da deciso judicial impugnada. Sucedneos recursais: Existem casos em que o sistema no prev recursos, a so inventados alguns meios. O art. 496 fala que os recursos so taxativos, ou seja, s so recursos o que constam no rol deste artigo. Alm disso, a legislao especial trata de algumas medidas especiais. Se a legislao prev recurso, caso contrrio no . A lei 9.099/95 prev alguns recursos, tal qual o embargo de declarao inominado. So algumas figuras que apesar de no serem previstas, no estarem taxadas em

nenhum tipo de legislao, atuam como recurso. No tem prazo definido para pedir o reexame ou a correio parcial, porm, tem que ser at antes do tribunal julgar o seu recurso. A pessoa pode ajuizar o recurso e ao mesmo tempo pedir o pedido de reexame, tendo o tribunal decidido antes do juiz, ser esta a deciso que vale. Tendo o juiz decidido antes da deciso do tribunal, o que valer a deciso do juiz (nesta hiptese o TJ nem precisar mais julgar o recurso). Caso a parte pea ao juiz o reexame, mas no entre com o recurso e este obtenha uma manifestao do juiz desfavorvel, no poder esta interpor mais o recurso, a partir do momento que ela pede o reexame e no interpe ao mesmo tempo o recurso, este seu direito preclui. Existem algumas hipteses que no esto previstas nestes dispositivos que fazem as vezes dos recursos: Pedido de reconsiderao: usado quando, por exemplo, o juiz indefere o pedido de produo de provas da parte. dirigido ao prprio juiz que indeferiu o pedido em deciso interlocutria. Quando o prprio juiz rev como se este tivesse revendo a sua deciso. Se, caso o juiz reanalise aquele pedido de reexame, ento no ser necessrio interps o recurso (agravo). Correio parcial: foi criada ainda na vigncia do cdigo de 39, nesta, esta era cabvel nas hipteses em que o cdigo no cabia recursos. Hoje usada nas hipteses em que o funcionrio do cartrio ou o juiz tumultuam o processo. S geram uma sano administrativa. Ex: quando o cartrio some com alguma petio ou esquece-se de dar andamento.

Desfecho dos recursos: a) Reforma: quando se interpe um recurso com o intuito de reforma se quer que aquela deciso seja modificada, podendo ser pedido a modificao de uma parte ou de toda a sentena. No est se falando que a deciso tem vcios, mas que esta injusta, tendo o juiz julgado mal, julgado errado (o juiz error in judicando). b) Invalidao: quando se pede a invalidao ou anulao est se dizendo que aquela deciso no vlida e no se quer a reforma da deciso j proferida, mas se quer uma nova deciso. Diz-se aqui que o juiz errou no procedimento (error in procedendo). Ex: quando o juiz deixa o processo tramitar com uma citao nula e ao proferir a sentena desconsidera este fato. c) Esclarecimento/integrao: quando o advogado pede ao juiz que este esclarea qual o contedo da sentena. Ex: quando o juiz julga aqum dos pedidos, esquecendo de julgar um deles, pode-se recorrer com este tipo de recurso, para pedir que o juiz integre aquele pedido que no foi julgado sentena. Os recursos nem sempre invalidam ou reformam, mas tambm podem ser interpostos para pedir para constar ou esclarecer alguma coisa. O recurso um ato voluntrio da parte ( nus da parte), pois tendo esta o direito de interps, mas no o faz, no poder depois reclamar dos prejuzos. Ningum

obrigado a interps o recurso, porm quem no o faz deve arcar com este prejuzo, preclui e recai sobre esta o nus processual.

Pronunciamentos judiciais recorrveis: Despachos no podem causar prejuzos. Sentena ato que pe fim a parte cognitiva do processo. Os pronunciamentos que causam prejuzo so passiveis de recurso. Somente os pronunciamentos que causam prejuzos so passveis de recurso, conforme art. 162 (Sentena, Deciso Interlocutria e despacho); art. 163 (acrdo). Os atos do juiz que causam prejuzo so passveis de recursos. Verificar, se houve prejuzo, pode ser sentena ou deciso interlocutria. Despachos, art. 162, 3, normalmente, no causam prejuzo. S caber recurso contra sentenas, decises interlocutrias e acrdos. Os despachos de mero expediente, provimentos desprovidos de qualquer contedo decisrio, so irrecorrveis (art. 504, CPC).

Princpios da correspondncia Para cada pronunciamento, s poder ser interposto recurso, previsto na lei. Disto deriva a idia de irrecorribilidade. Ex.: Apelao contra sentena e Agravo contra deciso interlocutria. Art. 162 e art. 504 CPC: O art. 162 traz os pronunciamentos (apesar do CPC se referir a atos) do juiz (sentena, deciso interlocutria e despachos). Os recursos podero incidir sobre os pronunciamentos, mas no contra todos os pronunciamentos. Apenas os pronunciamentos que trouxerem prejuzos a uma das partes poder ser alvo de recurso. A denominao dada pelo magistrado ao ato no define sua natureza, apenas o seu contedo, pois muitas vezes, decises interlocutrias so chamadas de despacho. Recorribilidade sucumbncia A sucumbncia est ligada a um prejuzo, uma perda. Caso a deciso venha e no cause prejuzos, no tendo a parte o que reclamar/invalidar/esclarecer, no tendo nenhum tipo de interesse que permita recorrer, impugnar a sentena, ai no precisa a parte entrar com algum recurso. A sucumbncia tambm aquilo que voc pediu e deixou de ganhar, no s o que o juiz julgou improcedente. Sucumbncia no s a idia de perda efetiva, mas tambm o que voc poderia ter ganhado. Pronunciamentos proferidos pelos tribunais: Decises colegiadas (acrdos) so proferidos pelo TJ, 2 instncia, e so sempre pronunciamentos posteriores a sentena. o pronunciamento que mais caracteriza o tribunal, so as atuaes conjuntas. So as cmaras cveis. Quando um tribunal confere um pronunciamento colegiado quer dizer que toda a cmara cvel analisou e julgou o seu recurso. So compostas sempre por um nmero impar de julgadores. (art. 163, CPC). Pode ser

proferido por unanimidade ou por maioria de votos. tem fora de sentena Decises monocrticas o relator, sozinho, decide o seu recurso. O relator quem recebe o recurso e verifica se est tudo correto, fazendo esse um juzo de admissibilidade. Pode este levar o recurso para ser julgado pela cmara, ou decidir/definir sozinho aquele recurso. Este pode julgar procedente, improcedente ou at mesmo no analisar por falta de algum elemento. (art. 557). Esta tem natureza de deciso interlocutria, cabendo como recurso o agravo. A tendncia de que cada vez mais o relator profira a deciso, para evitar que os recursos tenham que ir para cmara o que demora mais para a deciso. Se o relator julgar baseado em uma smula, este no precisar fundamentar.

Classificao dos recursos: Totais quando o ru recorre todo o contedo da deciso. Quando ataca-se todo o contedo impugnvel da deciso. Parciais quando o ru recorre apenas de alguns pedidos. Quando se deixa inclume parte do contedo impugnvel. PARA MOREIRA: A varivel extenso da matria impugnada permite distinguir entre recurso total e recurso parcial. Deve considerar-se total o recurso que abrange todo o contedo impugnvel da deciso recorrida (no necessariamente o seu contedo integral). Classificar-se- como parcial o recurso que, em virtude de limitao voluntria, no compreenda a totalidade do contedo impugnvel da deciso. Quando o juiz julga procedente o 1 pedido e improcedente o 2 pedido, s h a sucumbncia para o 2 pedido, s podendo a parte recorrer desta que foi julgada improcedente. Tem que se analisar que pedidos a parte pode recorrer. No se olha s a deciso, mas se o a parte pode recorrer de tudo ou faz uma opo de recorrer somente de uma parte, ai seria parcial. Caso a parte s tenha um captulo da deciso que esta pode recorrer, este recurso ser total, j que aquela era a nica parte que poderia ser interposta um recurso. Daquilo que se pode recorrer, se recorrer de tudo total, recorrendo apenas de parte parcial. Ordinrios (467) so os recursos mais comuns. Pode-se por meio deste dizer ao juiz que a sua deciso injusta. Permite que o juiz no julgamento do recurso reanalise/reveja a prova, para que este d nova valorao a estas. Primeiro a justia e depois o direito bem aplicado. Recurso no qual a interposio obsta a formao da coisa julgada. So ordinrios os recursos cujo objeto imediato a tutela do direito subjetivo. Extraordinrios (467): um recurso pouco comum, porque o seu uso extraordinrio, no um uso facilitado como a apelao. incomum. A lei fixa para este vrios requisitos. Neste no se pode dizer que a deciso injusta, para se valer deste preciso atender ao esgotamento de todos os demais recursos. Para se interposto esse necessrio que no seja mais possvel interps outro recurso. Alega-se o descumprimento da lei ou da CF. Aqui se visa primeiro o direito bem aplicado, que tem por conseqncia a justia. No servem de obstculo formao da coisa julgada, mas ao contrrio, a

pressupem, s sendo interponveis depois de transitada em julgado a deciso. Buscam a tutela do direito objetivo. Este dividi-se em: o Extraordinrio propriamente dito: visa proteger a CF. a alegao de que feriu a CF. o Recurso especial: quando viola uma norma infraconstitucional.

Fundamentao: Livres/simples: os recursos ordinrios normalmente tm fundamentao livre. Quando se pode alegar qualquer fundamento. Ex: deciso injusta, nula ou ambas. D uma liberdade para a argumentao. Aqui pode haver a escolha e a cumulao dos argumentos. Ex: apelao e agravo. Cuidado: nem sempre os recursos ordinrios so de fundamentao livre. Ex: embargos de declarao um recurso no qual se pode verificar a justia da deciso, mas s por meio de alguns argumentos. (art. 535, CPC), s pode ser apresentado se alegar omisso, obscuridade. Vinculada: quando no se tem liberdade de argumentao. Quando o fundamento est vinculado. Quando a lei diz o que pode ser argumentado no recurso. ex: embargos de declarao.

Julgamento dos recursos: Juzo a quo naturalmente se pensa em juzo de 1 grau, aquele que proferiu a sentena e a deciso interlocutria, porm o TJ tambm pode atuar como juzo a quo. Juzo que profere a deciso. Aquele juzo que proferiu a deciso que voc quer impugnar, independente do grau hierrquico. Juzo ad quem: aquele juzo que voc quer que julgue, normalmente, so os rgos de 2 instancia, so os superiores. O juiz de 1 grau tambm pode ser o juzo ad quem, porque pode ser o prprio juiz que proferiu a deciso ou, ainda, aquele que julgar o seu recurso (podendo ser as instncias superiores). aquele juzo que analisa o mrito do seu recurso, independente do grau hierrquico. Ex: a deciso foi proferida na 6 vara cvel, este juzo atuou como a quo. A parte recorre para o TJ, o tribunal atua como juzo ad quem. Juzo de admissibilidade: Via de regra, o juzo a quo, faz o primeiro juzo admissibilidade. O juzo de admissibilidade dos recursos traz as mesmas ideias de admissibilidade da petio em 1 grau. H requisitos que devem ser preenchidos. Ele provisrio e processual. PARA MOREIRA: Chama-se juzo de admissibilidade quele em que se declara a presena ou a ausncia de semelhantes requisitos; juzo de mrito quele em que se apura a existncia ou inexistncia de fundamento para o que se postula, tirandose da as conseqncias cabveis, isto , acolhendo-se ou rejeitando-se a postulao. No primeiro, julga-se esta admissvel ou inadmissvel; no segundo, procedente ou improcedente. Funo: Os requisitos de admissibilidade tm a funo de permitir a anlise do mrito. Se cumpridos os requisitos, o mrito pode ser analisado. A provisoriedade

refere-se ao fato de que o juzo de admissibilidade pode ser revisto no juzo ad quem. Competncia: Juzo a quo e Juzo ad quem. a) Juzo a quo: o juiz monocrtico; juiz de 1 grau; de1 instncia. Via de regra, a interposio do recurso feita no juzo a quo (exceo: agravo de instrumento, que interposto perante rgo ad quem). Este juzo analisar os requisitos de admissibilidade, e se presentes, o recurso ser conhecido/admitido, sendo remetido ao juzo ad quem. A deciso do juzo a quo no vincula o juzo ad quem. Mesmo que o rgo a quo tenha admitido o recurso, poder o rgo ad quem rever.
Obs.: Os requisitos de admissibilidade podem ser revistos em qualquer grau de jurisdio, por se tratarem de questes de ordem pblica.

b) Juzo ad quem: o juzo colegiado (via de regra com hierarquia superior ao juzo singular). Mesmo as decises monocrticas proferidas em 2 instncia, referem-se ao juzo ad quem.

Juzo de admissibilidade: Antes de o juiz julgar o seu processo este tm que fazer uma anlise prvia, tais quais: as condies da ao, os pressupostos processuais, a competncia, dentre todos os aspectos que so requisitos processuais. Os recursos tambm tm requisitos prprios de admissibilidade, que precisam ser analisados antes do rgo ad quem julgar o seu recurso. Deixando de contemplar um requisito que seja, seu recurso no passar para a apreciao do mrito. A admissibilidade pode impedir a sua via recursal, o recurso tem que estar apto. O recurso tem que ser tempestivo, ou seja, interposto dentro do prazo. Aps a interposio do recurso vem o juzo de admissibilidade, este ocorre ainda do rgo a quo [que proferiu a deciso recorrida], h uma analisa dos requisitos de admissibilidade, verificando a presena ou no destes, para assim, declarar se recebe ou no aquele recurso. Tendo sido recebido o recurso, abre-se vista para o recorrido, a fim de que este possa oferecer suas contrarrazes [impugnao ao recurso interposto]. Aps a manifestao do recorrido, pela segunda vez o rgo a quo aprecia a admissibilidade do recurso, dando a este seguimento ou no. Sendo este positivo, remete-se os autos para o rgo ad quem, que ir apreciar o mrito do recurso. No tribunal [rgo colegiado], ser sorteado um relator, para que este faa um terceiro juzo de admissibilidade, podendo este dar seguimento ao recurso, ou o negar liminarmente (557). Tendo o relator dado seguimento aquele recurso, este vai para o colegiado, ocorrendo aqui o quarto momento da admissibilidade do recurso, estando este apto, profere-se ento o acrdo, constando nesse a presena dos requisitos da admissibilidade. Se o recurso chega at este quarto momento, e aqui lhe negado a admissibilidade, no ter chegado o recurso no momento do juzo de mrito. Passadas todas as hipteses de juzo de admissibilidade, o recurso chega ao momento de anlise do mrito, no qual ser apreciado a pretenso manifesta do recorrente em sua petio de interposio do recurso. Funo: observar os requisitos do recurso, para ou trancar a via recursal ou permitir que o recurso siga para anlise do mrito.

Admissibilidade: Positiva: quando todos os requisitos esto presentes e o recurso pode seguir para a fase do julgamento de mrito do recurso. quando o rgo julgador diz que o seu recurso ser conhecido/admitido, sendo dado conhecimento. Negativa (art. 522): quando o recurso intempestivo, sendo assim no se poder prosseguir com este recurso, no sendo analisado o mrito deste. Quando o recurso no conhecido/admitido, se nega o seguimento deste. Caso o sistema no te d nenhuma alternativa, quer dizer que a ordem deve ser acatada e as coisas devem ficar como esto, o mesmo efeito de no ter recurso nenhum. Porm, como no nosso sistema nenhuma deciso fica sem recurso, o art. 522 fala em algumas hipteses como a de inadmissibilidade a apelao, o agravo de instrumento. Se a admissibilidade por negativa, pode-se entrar com o recurso de agravo de apelao. Ex: quando a parte interpe recurso aps o feriado porque o prazo devido ao feriado foi postergado para o 1 dia aps o feriado e o juzo ad quem no recebe o seu recurso falando que este intempestivo. Ai cabe o agravo de instrumento para dizer que o recurso era sim tempestivo, foi sim interposto dentro do prazo.

A apelao contra uma sentena do juiz protocolada no mesmo grau em que foi proferida a deciso, este recurso sobre para o mesmo juiz que proferiu a deciso, sendo o recurso recebido pelo juiz a quo. Quando a apelao no admitida recorre-se para o rgo ad quem, para que este refaa o juzo de admissibilidade. A apelao interposta no juzo a quo, aquele que proferiu a 1 deciso. J o agravo interposto no juzo ad quem. Competncia: A quo: provisria, no vincula. Se este juzo fizer a admissibilidade negativa, pode ser pedido que o juzo ad quem receba este recurso. Ad quem: no se vincula o juzo a quo, no deve se prender a deciso deste. o definitivo. Os requisitos de admissibilidade devem ser revisto sempre, e pode ser conhecido sempre em qualquer grau de jurisdio. Interpe-se recurso no juzo a quo, se este for positivo, passa para o ad quem, caso seja negativo o juzo, caber novo recurso. (1, 557) Pode-se interpor recurso no rgo a quo para que este seja julgado pelo ad quem apelao. E ainda pode-se interpor o recurso diretamente no juzo ad quem. Relao com a coisa julgada: recurso no conhecido igual a recurso no interposto, tem-se ai a incidncia da coisa julgada ou da precluso. Ter natureza declaratria, tendo o efeito ex tunc.

Julgamento dos recursos - Juzo de mrito: aquilo que vai ser devolvido para o rgo ad quem julgar a matria impugnada. Pode-se devolver parte de uma sentena, ou ainda toda aquela sentena, cabendo as partes verem o que estas querem impugnar. Efeito devolutivo do recurso. Submeter a matria impugnada ao rgo que vai julgar o seu recurso. O objetivo principal dos embargos de declarao esclarecer/integrar alguma parte da deciso judicial. Sanas a obscuridade de uma sentena. - contedo: o que vai ser devolvido para o rgo ad quem julgar. No juzo de mrito a idia que a admissibilidade j foi feita, ficando designado para este julgar o mrito do recurso. Error in judicando: so os vcios que vo apontar/direcionar o que deve ser julgado no seu recurso. O erro in judicando o erro da valorao na hora de aplicar o direito ou interpretar uma norma. Ex: erro na valorao das provas juntadas aos autos tem um vicio no prprio contedo, um vicio substancial, o que teve por conseqncia uma deciso injusta. Sendo assim, no pedido recursal ser pedida uma reforma daquela deciso, vez que a deciso foi boa do ponto de vista do procedimento e das garantias do processo, porm foi injusta devido m valorao das provas. Deciso injusta gerar reforma da mesma. GERA REFORMA. O erro in judicando ocorre quando o juiz aplica erroneamente o direito, interpreta erroneamente a norma ou avalia mal os contedos fticos da demanda. Ocorre error in judicando, ensejando a reforma da deciso judicial quando o magistrado atribuiu ao direito positivo uma vontade que no a sua verdadeira, ou seja, quando o juiz profere uma declarao errnea da vontade concreta da lei. O error in judicando no ocorre somente sobre as regras de direito material, mas tambm de direito processual. Vcio de contedo.

Error in procedendo: injusta de uma forma geral, mas no injusta de uma forma processual. Em algum momento, no tramite do processo, ou at mesmo na prpria exteriorizao da deciso acaba imaculando ela, gerando um vicio. Ex: quando o juiz esquece a fundamentao ou o relatrio, ou ainda a parte dispositiva da deciso, sendo esta uma deciso nula. Acontece sempre quando houver a supresso, o desvio de uma etapa do procedimento, e, este princpio dever gerar prejuzo, pois se aplica aqui o principio do prejuzo (lembrando que caso o desvio no gere nenhum prejuzo, aplica-se o principio da instrumentalidade das formas). O vicio no procedimento acaba viciando os atos subseqentes. Ex: quando o ru citado por edital, sendo que esta tinha endereo fixo h anos. GERA NULIDADE. um vcio de forma, est sempre ligado ao descumprimento de norma de direito processual e consiste em vcio formal da deciso, que acarretara a sua nulidade.

- competncia: pode-se devolver para o tribunal a matria de uma sentena terminativa e de uma sentena que julgou o mrito. O juzo de admissibilidade deste recurso ser aquilo que a lei diz que o recurso deve ter para que este seja conhecido. O mrito da sua ao, porque no coincidir com o mrito do seu recurso. S quem tem competncia para julgar o seu recurso o rgo ad quem, este ir julgar o mrito do seu recurso. o Excees: existe exceo quanto a quem julga o seu recurso, qual seja: Juzo retratao (art. 296) indeferida a inicial, por sentena, o autor poder apelar, via de regra, quem iria julgar era o rgo ad quem, porm pode este apelar diretamente para o a quo, para que este se retrate daquela deciso. Caso este se retrate, no ser necessrio enviar este recurso para o rgo ad quem. Reconsiderao (art. 523, 2): no recurso de agravo possvel que o prprio rgo a quo, que proferiu a deciso, volte atrs, reveja o seu posicionamento, atuando assim como um rgo ad quem. Aqui j h um recurso tramitando no tribunal e, caso o juzo a quo reconsidere aquela deciso, no ser mais necessrio que o rgo ad quem aprecie aquele recurso. Mrito dos recursos x mrito da demanda Desfechos Toda vez que for verificado: Improvimento negou provimento mantida Provimento reforma. Juzo de mrito pode negar o provimento. Anulao O relator poder fazer o recurso de admissibilidade, podendo no conhecer do seu recurso. Pode este negar provimento, no conhecer e no deixar ir adiante o seu recurso. - art. 557

Requisitos de admissibilidade o relator, sozinho ir analisar os requisitos de admissibilidade. Todos os requisitos devero estar presentes para ser a admissibilidade positiva. Faltando um deles ser negativo, no sendo admitido. Requisitos intrnsecos dizem respeito ao poder de recorrer. So situaes que te do a legitimidade/a autorizao de recorrer. Para poder recorrer tem que preencher estes requisitos. So estes: o Cabimento: a recorribilidade. Idia de sucumbncia, se no tem prejuzo, no em sucumbncia. o Recorribilidade o Adequao ou propriedade no sentido de um recurso que seja destinado para aquela finalidade. Principio da correspondncia, no qual, para cada provimento/pronunciamento jurisdicional existe um recurso adequado/correspondente/cabvel. No sendo o recurso cabvel, ocorrer o juzo negativo de admissibilidade. Oba: pela fungibilidade poder ser possvel receber uma apelao como se fosse um agravo, o que fere o princpio da correspondncia.

As condies do recurso nada mais so do que as condies da ao, aplicadas a este especial ato de exerccio do poder de ao que o recurso, quais sejam: a legitimidade das partes, interesse de agir e a possibilidade jurdica do recurso. os pressupostos recursais nada mais so do que a aplicao dos pressupostos processuais.

Legitimidade Art. 499, CPC limita o poder das partes de recorrer. Limita quem pode recorrer. O legislador limitou com a idia do beneficio que aquela pessoa pode ter. Quem diretamente se beneficia da deciso judicial, ao ponto de ser legitimo para recorrer. Segundo o art. 499, os legitimados so as partes, o 3 prejudicado, MP. Parte quem parte na ao, parte no recurso. Ex: chamado na ao, nomeado a autoria - pode interpor recurso. at 3 que integrou na relao processual, mesmo que continue na qualidade de 3, pode interpor recurso. ex: denunciado a lide. Se a parte for declarada ilegtima tambm, pode recorrer desta deciso. Litisconsorte tambm poder recorrer. O conceito de partes aqui o mesmo empregado nas partes do processo, mais amplo que o de partes da demanda. Sendo assim, no apenas demandante e demandado, mas todos aqueles que participaram do procedimento contraditrio. 3 prejudicado embora no participe da relao jurdica, pode interpor recurso. pode desconstituir a coisa julgada. Ex: sublocatrio: mesmo se no for parte do processo. O sublocatrio no pode defender o seu prprio interesse, mas o interesse da parte. Ex: sublocatrio tem que dizer que o contrato tem que permanecer entre o locatrio e o locador. como se este defendesse o interesse da parte. Se o 3 pleitear em direito prprio este acaba perdendo a qualidade de 3, passando a ser parte. A mesma coisa para o fiador e o avalista, esto vo para o processo ajudar o devedor, porque se este perde estes sofrero a conseqncia. Trata-se de interveno de terceiro. Ministrio pblico a smula 99 do STJ diz que o MP tem legitimidade para recorrer no processo que atuou como fiscal da lei, ainda que no haja recurso da parte. Quando este atua como parte, interpe recurso como parte; quando atua como custus legis (fiscal da lei), ai recorre como fiscal da lei. Pode recorrer quando atua como parte, bem como fiscal da lei. Auxiliares da justia perito este imparcial, no pode ter interesse na sua causa, no pode interps recurso. Oficial de justia, escrivo, escrevente, qualquer auxiliar da justia que tenha que guardar a sua imparcialidade no tem legitimidade, no pode se manifestar, no poder interps recurso. Advogado s o advogado tem capacidade postulatria. No parte. No tem capacidade para ser parte, afinal, so posies incompatveis. E no caso de honorrios? Art. 23 e 24 e estatuto da OAB (lei 8.906/95) os honorrios so do advogado. Se prejudicado, poder este recorrer em nome prprio. Flvio fala que o CPC no legitima outras pessoas se no o MP, parte e 3 prejudicado, sendo assim

os advogados a ser enquadrados como 3 interessado, podendo estes recorrer.

Requisitos intrnsecos Todos os requisitos devem estar presentes, pois por comporem o juzo de admissibilidade devem estar presentes desde a interposio do recurso at o seu trmino. Interesse: Necessidade: o nico meio de modificar a sentena a parte ter te procurado, caso contrrio h a necessidade de se interpor o recurso para se obter uma reforma/modificao, a nulidade ou algum tipo de situao diferente que no seja por meio do recurso. Caso haja a possibilidade de se modificar sem o recurso, este no ser cabvel. modificar uma sentena judicial. Utilidade: aqui se retoma a idia de sucumbncia, pois no adiante se interpor o recurso sem que haja prejuzo. As sucumbncias so: - sucumbncia formal a propriamente dita, voc fez um pedido e o juiz julgou improcedente o seu pedido, a perda clara. visvel que houve um prejuzo com aquela sentena. - sucumbncia material: menos evidente. Ex: pedido condenatrio para o ru pagar 100 reais; juiz julga procedente em parte, e condena o ru a pagar 80 reais. Embora a parte no tenha ganho tudo, este teve o seu pedido como procedente, um valor que no traz a sucumbncia to evidente quanto quando o juiz julga totalmente improcedente o seu pedido. Aqui se projeta o futuro, o que voc poderia ter ganho, para assim verificar se dali para a frente ter algum resultado prtico que modifique a sua situao e te tire da situao de sucumbncia. O pedido no foi totalmente atendido, ento, o seu recurso busca somente um resultado prtico maior, de obter algo que voc no obteve que poderia ter obtido. No houve o pedido atendido em um patamar justo. Parte dispositiva o recurso s til quando interposto sobre a parte dispositiva da sentena. No se recorre dos fundamentos, uma vez que a coisa julgada s incidir sobre a parte dispositiva. Pelo art. 469, o que faz a coisa julgada a parte dispositiva da sentena. Ex: quando uma deciso judicial a fundamentao vem toda dando a entender que o seu pedido vai ser improcedente, porm, chegando na parte dispositiva o juiz julga o seu pedido totalmente procedente. Neste caso no haver a sucumbncia, porque, na parte dispositiva houve a procedncia. S caber a interposio de recurso quando a parte dispositiva mostrar alguma contradio. Para o autor no ser necessrio haver o recurso, porm, para o ru caber a interposio dos embargos de declarao, para que o juiz sane aquela contradio entre fundamentao e parte dispositiva. Sentena terminativa em termos de interesse recursal o recurso ser til e necessrio. Uma sentena terminativa nem sempre ter um vicio de procedimento. s vezes, mesmo o juiz agindo corretamente, este poder acarretar algum prejuzo.

Inexistncia de fatos impeditivos e extintivos

Sendo diagnosticado algum destes requisitos negativos, no poder se recorrer. Configurado algum fato impeditivo ou extintivos no caber a interposio de recurso. Impeditivos incompatibilidade lgica: ex: parte que em audincia, em sua livre vontade homologa acordo com a parte contrria, no poder posteriormente recorrer deste acordo; s caber o recurso se houver algum vicio, como por exemplo, se o advogado desta parte no esteja presente, se o juiz tiver insistido no acordo, entre outros. H um comportamento contraditrio da parte, uma incompatibilidade lgica. Aqui h uma precluso lgica. Extintivos desistncia (501, CPC): de certa forma tambm impedem o seu recurso de ser analisado. Estes foram contemplados pelo CPC como a renuncia, desistncia e a aquiescncia. o Desistncia: no depende da aquiescncia de ningum, basta parte demonstrar a sua vontade. No depende da manifestao da parte contrria. Pressupor somente um recurso interposto, mas no a concordncia da parte contrria. Difere da renncia, essencialmente, por ser posterior a interposio do recurso j interposto, enquanto a renncia se d, necessariamente, antes de o mesmo ser oferecido. Independe de aceitao da parte contrria. o Renncia (502, CPC): no pressupe um recurso interposto, um momento anterior a interposio do recurso. Caso tenha havido a interposio de recurso ser caso de desistncia. Pode ser manifestada no momento da sentena, pode ainda peticionar que voc est abrindo mo do seu prazo recursal. No porque no houve a interposio, porque esta pode ser por casos externos, como o advogado no ter conseguido chegar no frum para protocolar o recurso. Permite-se as partes que renunciem faculdade de recorrer contra determinada deciso judicial j proferida. um ato unilateral, ou seja, independe de aceitao da parte contrria. o Aquiescncia (503, CPC): quando se passa o prazo recursal e no houve a interposio de recurso, no implica dizer que as partes aquiesceram na sentena, mas que o advogado pode ter perdido o prazo. Assim como na renncia no pode ser presumida. A aceitao da deciso pode ser expressa ou tcita, quando a parte pratica ato incompatvel com a vontade de impugn-la. ato unilateral, independendo do consentimento da pare adversria. Pode, porm, ocorrer antes da interposio do recurso, ou mesmo aps, enquanto a impugnao estiver pendente de julgamento.

Requisitos extrnsecos Para se interpor corretamente o recurso tem que se atender aos requisitos extrnsecos, dizem respeito ao modo/forma de recorrer. Todos tm que estar presentes. Tempestividade: diz respeito ao prazo. Interposto dentro do prazo este ser tempestivo. Caso seja interposto fora do prazo ser intempestivo. As partes no podem modificar prazos peremptrios, o autor e ru no podero acordar

quanto ao prazo. A tempestividade fixado na prpria lei. Fluncia do prazo art. 506 c/c 184, 242, CPC : o juiz poder proferir uma sentena, na qual a parte ser avisada por mandado, por dirio oficial, por oficial de justia, na audincia, tomar cincia antecipada em cartrio, dentre outros casos. A fluncia do prazo a parte tomar cincia para que o prazo comece a fluir. Como o estagirio no tem prerrogativa de advogado, a jurisprudncia est se direcionando para no aceitar que este tome cincia para que comece a fluir o prazo.

Interrupo (507) ex: a sentena foi publicada no dirio, e passou o prazo recursal e ningum recorreu. Aps o prazo chega uma petio que prova que o advogado morreu no curso do prazo. O cdigo fala que mesmo se tenha comeado a fluir, o prazo interrompido e devolvido para aquela parte que o advogado tenha falecido. Mesmo se o advogado tenha morrido no 15 dia de interpor o recurso, em razo da interrupo todo o prazo ser devolvido. A doutrina se posiciona defendendo que caso a procurao outorgue poderes para mais de um advogado, como em caso de um escritrio, ai no se interrompe o prazo. Suspenso (179/180) no gera total devoluo do prazo. Quando o prazo suspenso, este voltar a fluir da onde parou. Para de contar e quando comear a contar comear a partir do dia em que parou. A suspenso do prazo muito comum quando tem frias forenses. Art. 538, CPC os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outro recurso para qualquer das partes. Na justia comum ningum fica esperando a outra parte recorrer, uma vez que o prazo destas j esto correndo, quando ambas as partes protocolam apelao, o que julgado primeiro so os embargos, o que interrompe o prazo, depois podero as partes complementar ou aditar aquela apelao interposta. Nos juizados especiais cveis diferente, os embargos suspendem o prazo recursal art. 50 da lei 9099/95. O prazo no devolvido, mas somente suspenso. Preparo do recurso (511, CPC) o pagamento de uma taxa para a interposio do recurso. Via de regra, os recursos tem que ser preparados. uma taxa que indispensvel para a maioria dos recursos. Este tem que ser comprovado e feito concomitantemente ao protocolo do recurso. J est se aceitando que, encerrado o expediente bancrio as 18h, poder protocolar o recurso no dia subseqente, em razo do TJ funcionar at as 19h e o banco at as 18h, havendo uma incompatibilidade de horrios. O preparo pela internet no est sendo muito aceito porque complicado. No poder protocolar o recurso em um dia e no ltimo dia do prazo fazer o preparo. O preparo tem que ser feito concomitantemente ao protocolo do recurso, a precluso consumativa. O professor Bedaque (corrente minoritria) o nico que aceita que o protocolo do recurso seja em dia diverso do preparo, porm, ambos tm que ser dentro do prazo para recorrer. Feito o preparo, porm sendo este de valor inferior ao devido, no poder o juiz o

declarar deserto, mas, deve este intimar o recorrente, para que, em 05 dias, complete o recolhimento do preparo. Passados os 05 dias, ai sim poder ser declarada a desero. Porte de remessa e retorno faz parte do preparo. So taxas judiciais exigidas para o preparo dos recursos para os tribunais superiores. Tem que ser pagos quando se interpe um recurso extraordinrio, um recurso especial. So as taxas para que haja a remessa para p STJ e STF. Sano pela falta de preparo quando deixa de pagar, de recolher o preparo, o recurso considerado deserto. Quando houver algum problema com o preparo haver a desero como sano para o recurso. Dispensa do preparo - 1, 511 os embargos de declarao e o agravo retido no precisam de preparo para a interposio de recurso. So isentos de preparo tambm o MP, unio e suas autarquias, estados, municpios, estados, defensoria publica, uma liberao legal.

Excees ao preparo: - Lei 90999/95, art. 42, 1 - uma exceo. Aqui interpe-se o recurso e tem 48h para fazer o preparo. O preparo no concomitante como recurso. O pagamento pode ser posteriormente. - Lei 9289/96, art. 14, II tem at 5 dias para efetuar o pagamento na justia federal. Insuficincia do preparo (2, 511) a insuficincia do valor do preparo implicar desero, se o recorrente intimado no vier a complement-lo. A insuficincia do valor um valor prximo do total. Ex: tem que recolher 50 reais, mas recolhe 48, dependendo poder deixar passar. Justo impedimento 519, CPC tem o juzo a quo considerado justo o impedimento, poder o ad quem rever esse impedimento. O impedimento tem que ser justo.

Regularidade formal tem que estar regular, tem que conter os requisitos do recurso. aqui que se aponta o vicio da deciso, faz o pedido, tem que conter p preparo, dentre outros aspectos necessrios para a interposio do recurso.

Princpios recursais Voluntariedade um principio fundamental, e esta voluntariedade que diferencia da remessa necessria. A voluntariedade o nus da parte, esta s recorrer se quiser, um ato prprio da vontade da parte. Se a parte perde um prazo no quer dizer que esta renunciou ao direito de recorrer, mas porque por alguma circunstncia no

conseguiu protocolar o recurso. A remessa necessria no voluntria, por isso no recurso. Para ser caracterizado como recurso o ato tem que ser voluntrio. Dialeticidade um recurso que combata/impugne a deciso recorrida. No adianta s trazer um recurso que se preste a insultar a outra parte, mas que traga as razes, os fundamentos recursais que sejam suficientes e dialticos, que impugnem aquele ato. a literal impugnao da deciso. Unirrecorribilidade/singularidade/correspondncia Para cada pronunciamento tem o seu recurso cabvel. A sentena regida pela unicidade, ento, mesmo que nesta tenha uma deciso preliminar e do prprio pedido da parte, da sentena tem que se interpor o recurso necessrio, o correspondente, no caso, a apelao. Tem que olhar qual foi o pronunciamento, para ver qual ser o recurso adequado. Duplo grau a idia de que sempre um rgo hierarquicamente superior que vai julgar o recurso. um princpio constitucional, pois erigido a uma garantia de um reexame. um recurso no sentido de dar o acesso justia e tambm da dialeticidade, de recorrer daquela deciso judicial proferida. a reviso daquela deciso judicial por um rgo hierarquicamente superior. Casos em que so recursos, porm no se tem o duplo grau: Ex1: embargos de declarao h uma reviso pelo prprio juiz que proferiu aquela deciso, no sendo um rgo diferente ou hierarquicamente superior. Ex2: juizados especiais cveis o juiz profere a sentena e feito um recurso inominado que vai para um colegiado recursal, so vrios juzes, porm, estes s so um conjunto, mas tem a mesma hierarquia do juiz que proferiu a sentena. O recurso tem inerente a idia de reviso, seja por quem for, em qualquer das hipteses, indo ou no para um rgo superior haver o reexame, a reanalise. No importa quem vai rever desde que seja revisto. Duas correntes: Uma corrente diz que duplo grau, tendo este que ser por um rgo superior. Outra corrente defende que o duplo grau a possibilidade de reviso, no tendo que ser necessariamente pelo rgo superior, o reexame. Dispositivo No est ligado ao dispositivo legal, mas ao poder da parte de dispor de alguma coisa, disposio do prprio direito material. Est ligado ao princpio da congruncia e a adstrio. a parte que fixa o limite da atuao do Judicirio/jurisdicional, ela que coloca o limite objetivo da demanda. No que tange ao recurso o limite que se d ao julgador de rever aquela deciso judicial. Na esfera recursal se trabalha com aquilo que voc pode dispor, voc quem vai devolver ao tribunal o material que ele ter que reexaminar. O poder de disposio do recurso parcial voc poder recorrer daqueles captulos da sentena que lhe foram prejudiciais, s naquilo em que voc foi sucumbente. Proibio de reformatio in pejus: reforma para pior. Esta decorre do princpio

dispositivo, que ao recorrer o tribunal no poder piorar a situao do recorrente, uma vez que quando a parte recorre porque ela quer melhorar a sua situao, sanar aquele prejuzo. Como o limite fixado pelo princpio dispositivo quer dizer que no se pode piorar a situao atual do recorrente. Ocorre no prprio recurso da parte. No caso de haver uma deciso parcialmente procedente, sendo uma dupla sucumbncia, e ambas as partes recorre, inevitvel que uma das partes tenha a sua situao alterada. Um dos recursos pode ser provido e o outro improvido, sendo assim, o provimento de um poder causar prejuzo para o que foi negado o provimento. No se pode agravar a situao de quem recorreu em face daquele que no recorreu. Proibio reformatio in melius: reforma para melhor. defeso ao tribunal ultrapassar o limite fixado pela parte recorrente, uma vez que foi a parte que deu aquele limite que submeteu no recurso ao tribunal. No poder ser infra, citra ou extra petita. O tribunal tem que se ater aos princpios, nem para melhor e nem para pior. Viola o princpio do contraditrio e da ampla defesa, a parte precisa ter a oportunidade de se defender. So vcios que maculam esse julgamento, devendo ser pedido a anulao daquela sentena. O julgado ser nulo na parte que excede.

Inquisitivo o principio oposto ao principio do dispositivo. Est ligado as questes de ordem pblica e as nulidades absolutas do processo. Significa que est regido por questes que no so da vontade da parte, quem fixa o mbito do julgamento so as questes que podem ser conhecidas de oficio, sem que a parte precise argir, tais quais as condies da ao, pressupostos processuais, nulidade da citao, so vcios que maculam o processo, podendo ser alegadas a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio. Aqui a parte no tem vez.

Fungibilidade recursal No existe previso expressa. Buzagi quis simplificar o sistema recursal e disse que da sentena cabe apelao e da deciso interlocutria cabe agravo, sendo assim, no haveria duvidas de qual recurso seria cabvel. A fungibilidade ocorre quando voc olha para o pronunciamento e consegue identificar qual o recurso cabvel. O tribunal, achando que aquele recurso agravo pode pegar a sua apelao e receber como agravo. Quando se h a duvida de qual o pronunciamento que est sendo impugnado, aplica-se este princpio, para que seja admitido o recurso como se fosse adequado para aquela situao. A aplicao deste princpio leva a que se admita a via utilizada, desde que presentes os seus prprios requisitos de admissibilidade. A idia voc receber um recurso como se fosse outro. Existem requisitos: Inexistncia de erro grosseiro: identificado quando, no pode se observar dvidas. Ainda trata da m-f, a parte pode tentar interpor o recuso no lugar de outro. Se a lei diz expressamente que caber um recurso para aquele pronunciamento, interpor recurso diverso um erro grosseiro. Ocorrncia de dvida objetiva: quando houver divergncias jurisprudenciais

fortes e atuais. Alm da divergncia jurisprudencial tem que ter a doutrinria (todas fortes, firmes e atuais). Prazo: apelao 10 dias e agravo 15 dias. Havendo duvidas deve ser escolhido o menor prazo, pois sendo um prazo menor que outro, achando que seja um agravo, mas sendo uma apelao, deve ser interposto em 10 dias, porque estes outros 5 dias o direito poderia ter precluido. A posio do STJ a de que deve prevalecer o menor prazo, de 10 dias. Procedimento Art. 17 da lei 1060/50 diz que da deciso interlocutria que defere a assistncia judiciria gratuita caber apelao. Pesquisa: acrdos que apliquem ou no a fungibilidade recursal.

Remessa necessria art. 475, CPC No recurso porque no tem a voluntariedade, obrigatrio. Alm disso, no tem prazo fixado, no tem contrarrazes, sendo assim no tem contraditrio. No tem a fundamentao da parte para justificar o recurso. um reexame necessrio. uma condio de eficcia da sentena. Art. 475, I s sero eficazes, passiveis de serem cumpridas aps a remessa necessria. Nem todas as sentenas tm essa remessa necessria, como as sentenas da fazenda pblica (tem uma srie de prerrogativas que os particulares no tem no processo). As sentenas proferidas contra a fazenda pblica no produzem efeitos antes da remessa necessria, requisito ter a confirmao dessa sentena pelo TJ. Desde que contrria aos interesses da fazenda, esta sentena ser submetida ao duplo grau pela remessa necessria. O STJ diz que havendo erro e no sendo submetido o processo a remessa necessria, haver um vicio. A remessa necessria no impede que a prpria fazenda recorra/interponha recurso de apelao. E assim, o tribunal tem toda a liberdade de reformar aquela sentena. Para que haja a reforma a fazenda tem que recorrer. O objetivo da remessa confirmar essa sentena contrria aos interesses da fazenda. O transito em julgado comea a contar depois do tribunal julgar essa remessa necessria, depois de todos os recursos cabveis e as contrarrazes. Embora a remessa necessria no seja um recurso, um novo julgamento, podendo as partes recorrer. Smula 45, STJ se o TJ identificar que a fazenda deveria ter sido condenada a mais do que foi, no poder agravar essa condenao/situao da fazenda.

Efeitos dos recursos

So as conseqncias da interposio do recurso. a interposio do recurso existe por alguma razo, normalmente a parte tem que aguardar o transito em julgado para poder efetivar aquela sentena, cobrar da parte contrria o que lhe devido. a prpria parte que fixa o que o TJ vai julgar. Efeito obstativo significa que o recurso obsta/impede alguma coisa, que a formao da coisa julgada. Interposto um recurso este obsta a coisa julgada, pelo menos imediatamente. Enquanto houver recurso no haver a incidncia da coisa julgada material. Mesmo que o seu recurso tenha sido intempestivo, at a declarao dessa intempestividade no h a formao da coisa julgada.

Efeito substitutivo est previsto no art. 512, CPC. Sempre que houver a interposio de um recurso o que vai prevalecer o julgamento do tribunal superior. Sempre que houver recurso para uma instancia superior, sempre haver a substituio daquela deciso, sendo que prevalece o do ultimo rgo competente. Ex: juiz de 1 grau profere uma sentena totalmente procedente. Ru recorre. TJ nega o provimento desse recurso. O que acontece que o tribunal confirma aquela sentena de 1 grau. Mesmo nos casos de confirmao da sentena proferida anteriormente, para os efeitos do transito em julgado, a sentena que prevalece a do ultimo rgo julgador, a substituio ocorre. Aqui no exemplo ocorreu error in judicando. Error in judicando a substituio ocorre quando o acrdo daquele tribunal confirma aquela sentena proferida pela justia de base ou de hierarquia inferior a sua. H a efetiva substituio do julgado. Error in procedendo quando o TJ anula aquela sentena e remete o processo para o rgo ad quo para que este profira uma sentena. No o tribunal que continua realizando a atividade de julgamento, ele se limita apenas a cassar aquela deciso. Aps cassar essa sentena viciada ele manda aquele processo para que o juiz profira outra sentena ou deciso. Quando h error in procedendo pede-se a anulao daquele pronunciamento. A regra geral a de que aqui no h a substituio. Para saber quando ocorreu o transito em julgado tem que olhar onde ocorreu a substituio. Efeito devolutivo a prpria parte que fixa a matria que diz para o julgador, que fixa o que ser recorrido. Deixando de fora alguma hiptese esta se valeu do seu poder de disposio e fixou a matria que esta quis devolver para o tribunal, a matria que ser apreciada pelo tribunal. - H um recurso parcial quando a parte perdeu tudo, podendo recorrer de tudo, e esta opta por no recorrer de tudo. H recurso total quando a parte recorre de todos aqueles pontos em que esta foi sucumbente, todos aqueles pontos que lhe foi desfavorvel. Na apelao o efeito devolutivo ganha uma amplitude diferente dos demais recursos.

Tantum devolutum quantum apellatum a parte devolve somente aquilo que consta no recurso, somente o que o recurso fixou. Voc remete para o rgo julgador aquilo

que voc quer seja julgado por este. S se devolve aquilo que se apela. o efeito devolutivo a manifestao do principio dispositivo, j que permite a parte estabelecer os limites dentro dos quais o rgo ad quem poder apreciar a pretenso manifestada. Sendo assim, o rgo ad quem est adstrito aquilo que lhe foi submetido, no podendo julgar extra, citra ou ultra petita. O rgo ad quem s poder conhecer daquilo que lhe foi levado a conhecimento, salvo, obviamente, as questes que pode conhecer de oficio questes de ordem pblica. No se tem efeito devolutivo quando o prprio rgo que proferiu a deciso analisa o mrito do seu recurso, o que ocorre no caso dos embargos de declarao. Efeito suspensivo art. 520, CPC ex: juiz profere uma sentena que condenou o ru a pagar 10 mil reais. O ru tem 15 dias para recorrer, mas no se sabe se ele vai recorrer. A parte autora nesses 15 dias comea a cobrar este valor do ru. Isso no pode ocorrer, pois o ru tem a faculdade de recurso, e s poder ser cobrado aps o transito em julgado. Alguns pronunciamentos judiciais j nascem sem poder produzir efeito nenhum. As decises, via de regra, nascem sem poder produzir efeitos, o que impede a produo de efeitos a prpria lei e no o recurso. A lei diz que a sentena no poder produzir efeitos at o transito em julgado. Antes da interposio da apelao aquele pronunciamento no poder produzir efeitos. 2 pat do art. 520 nas hipteses enumeradas nos incisos do art. 520 a sentena vai produzir efeitos imediatamente. Aqui a sentena nasce e j produz efeitos, mesmo que houver a interposio de recurso. O II, que condena ao pagamento de alimentos e o VII que falam da antecipao de tutela, so os incisos mais importantes, pois caso houvesse esse efeito suspensivo poderia trazer um prejuzo irreversvel para a parte.

Ex: parte ajuza ao com pedido de antecipao de tutela. O juiz, por meio de deciso interlocutria concede esta antecipao. O ru inconformado com esta deciso interpe agravo. Poder este ainda suspender o cumprimento desta deciso (art. 558 pedir ao relator que este suspenda os efeitos, se no o ru, que agora o agravante, poder tambm ter prejuzos). Aqui a deciso j nasce produzindo efeitos, porm, poder haver a suspenso desses efeitos. Critrios ope legis a sentena nasce e no produz efeitos, ou ento, a sentena nasce e produz efeitos, isso dito pelo legislador. Aqui o legislador diz expressamente quando h e quando no h efeitos. o critrio legal. Critrio ope judicis art. 558 CPC em algumas situaes o juiz tem uma margem de atuao, ele pode variar e decidir de forma diversa da prevista na lei. Esses casos ocorrem quando, verificando o recurso a parte, o juiz verificar que a produo dos efeitos daquela deciso podem trazer prejuzos para este, podendo este ento suspend-los. O sistema permite que a parte mais uma vez equilibre a celeridade e a segurana. Antecipao de tutela recursal ex: parte ajuza a inicial com pedido de antecipao de tutela, liminar, em razo de cirurgia na UNIMED. O juiz analisa a inicial e no estando convencido da necessidade imediata daquela cirurgia nega/indefere esse procedimento. Autor recorre para o TJ, interpondo agravo, que no ter o poder de suspender ou impedir os efeitos dessa deciso, uma vez que os

efeitos so negativos. No adianta para o autor pedir os afeitos suspensivos, pois no lhe foi concedido o pedido. O que o autor precisa que o tribunal conceda a ele o que o juiz de base lhe negou. Quando se tem deferimento outra parte poder pedir a suspenso dos efeitos, porm houve o indeferimento. O efeito ativo em oposio ao afeito suspensivo. aplicado quando h o indeferimento da deciso e voc quer que o tribunal defira aquilo que lhe foi negado anteriormente. Efeito ativo o pedido para o TJ da antecipao da tutela recursal em face do indeferimento deste pelo juzo de 1 grau, de base. o efeito contrrio ao efeito suspensivo. como se repesasse o pedido de antecipao de tutela da ao para o recurso. Usa o art. 558 por analogia diz que o relator poder suspender os efeitos da deciso, que poder ser aplicado para conceder o efeito ativo. No s a interposio do agravo por si s que vai alterar os efeitos, mas o pedido. Tem que demonstrar o porqu deste pedido. Execuo provisria - em regra a parte no poder cobrar nada at o transito, por outro lado, nas sentenas que no tem os efeitos suspensivos, esta nascer e produzir os efeitos. Se o recurso poder mudar a situao da parte a execuo tem que ser provisria. Se o recurso da parte no tem o poder de impedir essa produo dos efeitos, nas sentenas que no tem efeitos suspensivos, a execuo vai ser provisria. Esta est diretamente ligada ao efeito suspensivo, na ausncia deste poder haver a execuo. A execuo ser provisria, pois como o processo ainda est tramitando, no sendo findo, o recurso ainda poder alterar aquela situao. Concesso ex oficio s se d quando o legislador assim disser que tem que ser. S se tem o efeito suspensivo concedido independentemente de pedido, ex oficio, quando for pelo critrio ope legis. No tem possibilidade no nosso sistema a concesso do efeito ativo, s dos efeitos suspensivos. O art. 558 fala que a requerimento da parte poder ser concedido os efeitos ativos. No cabe concesso ex oficio de efeito ativo, sempre ter que ser requerido. Caber a concesso ex oficio dos efeitos suspensivos (uma vez que a regra a sentena nasce sem produzir efeitos, s produzir aps o transito em julgado), mas excepcionalmente ser necessrio o pedido de suspenso (sero os casos do art. 520, no qual a sentena j nasce e produz efeitos). Ex: deciso interlocutria querendo o efeito suspensivo tem que ser pedido.

Recurso adesivo (art. 500, CPC) ex: ajuizada a ao tem-se o pedido A e o B. ganha o pedido B e perde A, houve uma sucumbncia recproca, ambas as partes saram vencedoras e perdedoras. O legislador pensou na hiptese de mesmo tendo sido sucumbente com um dos pedidos, esta pode ter ficado satisfeita com este, uma das as partes deixa que o prazo recursal da sentena passe. Quando uma parte recorre, sendo a outra intimada para contrarrazoar aquele recurso, poder a parte que deixou de recorrer, recorrer daquele recurso. Isso ocorre sempre na hiptese de sucumbncia recproca. Ex: h a sucumbncia recproca, mas o autor recorre e o ru no. O ru intimado para contrarazes daquele recurso, tendo este uma nova oportunidade para este recorrer (com o recurso adesivo). Poder a parte apresentar as contrarazes e o recurso adesivo. Nas contrarazes o ru ir tentar impugnar aquilo contido no

recurso do autor, j no recurso ir impugnar aquilo que ele foi sucumbente, que poderia ter sido alegado no prazo do recurso quando ele foi intimado da sentena. um recurso subordinado ao principal, o que significa dizer que um recurso acessrio. Assim sendo, aplica-se a regra de que o acessrio segue o principal, no sendo aceito o recurso principal, tambm no ser aceito o adesivo. Isso no prejudica aquele que recorreu adesivamente, vez que, esta parte somente interps o recurso em razo da interposio pela parte contrria. No tivesse este recorrido e a deciso transitaria em julgado, que exatamente o que se d na hiptese de o recurso adesivo no ser apreciado por ter sido julgado inadmissvel o principal. O recurso adesivo e as contrarrazes tem finalidades distintas, sendo assim, o oferecimento de um no torna dispensvel o oferecimento do outro. Acontece em um momento posterior, pois se uma das partes no recorre, esta tambm no iria recorrer. Em se tratando de sucumbncias recprocas, tendo uma das parte recorrendo poder tambm esta recorrer.

O recurso adesivo tem todas as caractersticas do recurso regular. Ex: autor faz recurso de apelao e ru faz recurso adesivo. Autor, quando o processo j est no tribunal desiste daquela apelao. Sendo assim, o recurso adesivo tambm ser desconsiderado. Admissibilidade - nico, 500, CPC o recurso adesivo est ligado ao principal, caindo o recurso principal tambm cair o adesivo. O recurso adesivo est subordinado ao principal. O recurso adesivo subordinado ao principal e regido por todas as normas do recuso. No que tange ao mrito dos recursos no h subordinao, poder ser indeferido o recurso principal e deferido o adesivo, e viceversa. Cabimento s cabvel na declarao, nos embargos infringentes, no recurso especial e nos extraordinrios. Interesse o recuso adesivo depende da iniciativa de uma das partes, pois este subordinado ao recurso. devolver com o seu recuso adesivo aquilo que voc foi sucumbente. Tempestividade ex: as duas partes interpem apelao. Uma delas considerada intempestiva. Uma parte intimada para contrarrazoar aquele recurso. Havendo a precluso consumativa para a interposio do recurso, no poder ser interposto o recuso adesivo. Se a parte interps o recurso e este est intempestivo, no poder esta interpor o recurso adesivo sobre o recurso da parte que esteja tempestivo. Preparo o prazo o de 15 dias. O recurso adesivo tem que seguir todas as regras do recurso. Se todos os recursos no qual cabem recurso adesivo so de 15 dias, ento tambm se tem 15 dias para interpor o recurso adesivo. Tem que ser protocolado as contrarazes e o recurso adesivo. Tem que haver o preparo para que o recurso no seja considerado deserto. Tem que ser pago as custas. Procedimento tem que seguir o procedimento do recurso.

RECURSO DE APELAO Cabimento art. 513 cabvel contra qualquer tipo de sentena. Pode-se ter uma sentena que tenha vicio de forma (error in procedendo), e o erro de fundo (error in judicando), pode ainda se ter uma sentena que contenha ambos os vcios. A apelao pode tratar de ambos os vcios. A apelao como se fosse a rainha dos recursos. Por conta da sua amplitude largamente utilizado. D a possibilidade de um reexame amplo. O nosso sistema recursal um sistema de reviso, sendo assim no se cabe tratar as matrias que ficara fora do limite objetivo da demanda. Para o nosso sistema preciso que primeiro haja um julgamento para depois haver a reviso. Regularidade formal art. 514 Maneira pela qual o recurso de apelao deve ser apresentava, tais quais, qualificao das partes, fatos e fundamentos jurdicos e pedidos que sejam os correspondentes ao vicio alegado. Como o juiz fica adstrito ao pedido da parte este continua sendo um fator de extrema importncia no recurso. Deve ser interposto como petio escrita e deve conter: nomes e qualificaes das partes, os fundamentos e fatos de direito, o pedido de nova deciso (a reforma ou a invalidao daquela deciso que est sendo recorrida). Tempestividade art. 508, CPC Prazo de 15 dias para se interpor a apelao, a partir da intimao da sentena. Este prazo tambm o mesmo para contrarrazes, sendo de 15 dias. O MP tem prazo em dobro para recorrer, porm, o cidado particular simples no ter o prazo em dobro para responder. O MP tambm no tem prazo em dobro para responder a apelao de particular, ser o prazo simples. Preparo Recurso sem preparo recurso deserto, portanto quando se for interpor a apelao tem que ir anexo a guia do preparo paga. Juzo de mrito (296) x admissibilidade art. 518 Interpe-se a apelao no juzo no qual o processo tramita. Qualificam-se as partes dizendo quem o apelante e quem o apelado, anexa o preparo (guia do pagamento que tem que ser anexada e protocolada concomitantemente a apelao). Essa a folha de apresentao da sua apelao. O rgo a quo s faz a admissibilidade para poder remeter a apelao para o ad quem. Via de regra, interpe-se a apelao no rgo a quo e este o remete ao ad quem, porm, pode existir a possibilidade de o prprio rgo a quo e reexaminar o seu recurso. Anexo a esta folha de apresentao que se est o mrito do seu recurso. Quem julgar a apelao ser o rgo ad quem.

O tribunal poder conhecer do mrito da causa toda vez que a sentena recorrida o tiver apreciado. No necessrio que o juzo a quo tenha se pronunciado sobre todas as questes de mrito para que o tribunal tambm possa faz-lo. Extinto o processo sem o julgamento de mrito [sentena terminativa], o tribunal pode desde j julgar a lide, se a causa versar sobre questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. O que ocorre aqui uma supresso de instancias, excepcionando-se a incidncia do duplo grau de jurisdio. Isso seria a aplicao da teoria da causa madura.

Smula impeditiva de recursos - 1, 518 Tem que verifica se a sentena do juiz se baseou em um entendimento sumulado (qualquer tipo de smula, no precisa ser necessariamente a vinculante) pelo STJ ou pelo STF, o rgo a quo no ir reconhecer o seu recurso. A sentena que se espelha no entendimento dos tribunais superiores sentena correta que no ser reconhecida, que no ser admitida; o juiz no reconhecer aquela apelao. O efeito de trancar a via recursal. O juiz que no reconhece o seu recurso por ele est em conformidade com alguma smula acaba por verificar o mrito do seu recurso. um filtro que o legislador colocou para evitar recursos desnecessrios, para impedir que recursos que no alterem a situao da parte cheguem ao TJ. Quando o juiz no admite o seu recurso de apelao este profere uma deciso interlocutria, cabendo assim, agravo. No ser recebida a apelao se a sentena tiver sido proferida em conformidade com smula da jurisprudncia dominante do STJ e STF. A deciso que deixa de receber a apelao em funo de smula impeditiva impugnvel por agravo de instrumento. Isto pode tornar a smula um instrumento incuo, j que atravs do agravo sempre se chegaria ao tribunal ad quem, no obstante o no-recebimento da apelao.

Reexame de admissibilidade - 2, 518 Interposta apelao, antes de fazer qualquer anlise, poder o juiz, no prazo de 05 dias, dar vista ao apelado, para que este tambm interponha recurso. Tendo ambas as partes se pronunciando, apelante com apelao e apelado com contrarrazes, o juiz poder o juiz fazer o reexame da sua apelao. s vezes, s depois das contrarrazes que o juiz ir analisar o seu recurso (pressupostos e requisitos de admissibilidade), vendo se este est tempestivo, o admitindo ou no.

Vista de apelao Esta vista de apelao d a parte a possibilidade de recurso adesivo ou contrarrazes; isso, quando o juiz d vista ao apelado, ele acaba que implicitamente o juiz acaba aceitando o seu recurso. O juzo a quo, que faz o juzo de admissibilidade tem a possibilidade de reexaminar.

Efeito devolutivo art. 515 por meio da devoluo que o recorrente fixa a matria que ser devolvida ao rgo ad quem para este julgar. o principio dispositivo. o apelante que determina o que o rgo ad quem ir julgar. o quantum apellatum e o devolutum Extenso (dimenso horizontal) a extenso para ser trabalhada nessa linha horizontal, significa que voc vai devolver aquilo que diz respeito aos seus pedidos e que a sentena julgou desfavorvel a voc. Voc vai recorrer dos pedidos que voc teve prejuzo ou foi sucumbente. Tendo devolvido todos os seus pedidos no qual foi sucumbente, a extenso da devoluo foi total. Tendo este se limitado a devolver apenas alguns dos pedidos em que teve prejuzo a extenso da devoluo ser parcial; neste caso, os pedidos que no foram recorridos transitam em julgado. Voc delimita o rgo julgador, pois voc que remete quais pedidos quer recorrer. Profundidade (dimenso vertical) a parte fixa na extenso o que ela quer que o rgo ad quem julgue. Serve para colocar no mesmo patamar o juzo de 1 grau com o tribunal. Por conta da atividade jurisdicional de 1 grau a profundidade serve para colocar o rgo de 2 grau no mesmo patamar que aquele, pois para que o Tribunal julgue o seu recurso este precisa descer em profundidade, analisando tudo aquilo que concerne ao seu recurso, analisando todo aquele material probatrio do processo. Se o tribunal no pudesse fazer isso haveria uma diferena muito grande com a atividade do juiz e do tribunal. O tribunal analisa tudo aquilo que diz respeito aos pedidos. Tudo que o juiz utilizou para julgar na sentena, o tribunal ir utiliza para avaliar o recurso. O que no est no mbito de anlise submetido ao ad quem no deve ser reexaminado e deve transitar em julgado. O problema do apelante que no recorreu daqueles pedidos. Questes de ordem pblica entram na profundidade. Extenso x profundidade A profundidade sempre medida pela extenso, sendo esta sempre total, ao contrrio da extenso que poder ser total ou parcial. Dentro do que voc delimitou na extenso, a profundidade total. O tribunal no poder ultrapassar e julgar pedidos diversos (sentena extra, infra ou ultra petita) dos que esto presentes no recurso, o que iria ferir o efeito devolutivo, pois o tribunal est adstrito aquilo que voc fixou no recurso. Primeiro fixa-se a extenso (princpio dispositivo) para depois se fixar a profundidade. Para se julgar estes recursos, poder o rgo ad quem verificar se existem questes de ordem pblicas, ou ainda, nulidades absolutas. O tribunal verifica que h uma incompetncia absoluta do juzo, sendo este incompetente para julgar aquele processo. Segundo Barbosa Moreira o que vai anular so os pedidos que foram alvo do recurso, pois is demais transitaram em julgado. O que pode acontecer com os demais pedidos voc entrar com uma ao rescisria. A corrente de Nelson Neri, que aplicada pelo STJ, na verdade ao invs de tratar da idia de profundidade, trata-se o efeito devolutivo na sua extenso e do efeito translativo. Este permite que ao invs da incompetncia somente

abarcar os pedidos que esto sendo recorridos, abarca todos os pedidos, pois uma situao que causaria menos prejuzo para as partes. Quando houverem questes de ordem pblica ou nulidades absolutas e o processo tiver que ser anulado em razo dessas questes, o processo ser todo anulado, mesmo que a parte no tenha recorrido daqueles pedidos. Profundidade 1, 2, 515 questes (de ordem pblica e nulidades absolutas) e fundamentos a profundidade do efeito devolutivo diz respeito s questes e aos fundamentos. As questes so as que podem ser conhecidas de oficio, todas as nulidades absolutas, ningum precisa alegar, basta que elas existam no processo, basta que o juiz de 1 grau no tenha se atentado a estas. Sero analisadas mesmo que o juiz no tenha nem percebido a existncia delas. O Barbosa Moreira diz que o pedido A e B, que esto sendo alvos do recurso, sero estes abrangidos pela nulidade, o pedido C que no foi submetido ao recurso, ir transitar em julgado, e contra ele poder se entrar com uma ao rescisria. Nelson Neli trata a questo da nulidade absoluta e de ordem publica de uma forma diferente, diz que tem o efeito translativo, sendo todo o processo abrangido, sendo todos os pedidos alvos. As questes podem ser ainda: nada mais do que um ponto controvertido que est sendo alegado pela parte. Se apesar das partes terem controvertido sobre uma questo, e mesmo assim no teve pronunciamento pelo juiz acerca delas, podero estas serem alvo de recurso para manifestao do tribunal. Ex: parte requereu uma prova e o juiz indeferiu esse pedido. Poder aquela apelar dessa prova indeferida? Seria este um caso de agravo, pois foi proferida uma deciso interlocutria. As questes que sobem na profundidade so as questes no decididas, que no foram alvos de pronunciamento do juiz. Caso no se interponha o recurso certo haver a precluso. Questes preclusas no so devolvidas na profundidade. (1, 515 sobres estas ainda no incidiu precluso). Qualquer fundamento (os fundamentos so acessrios) que seja utilizado para fundamentar o seu pedido/sua defesa devolvido na profundidade da sua defesa (2, 515). Ex: ao de despejo por falta de pagamento, danos causados ao imvel e uso indevido do imvel. O juiz poder despejar o inquilino s por falta de pagamento, somente um fundamento foi suficiente. O locatrio apela, fundamenta que o fundamento de falta de pagamento que foi utilizado na sentena est incorreto, pois este pagou. O tribunal poder apreciar os demais fundamentos (danos e uso indevido do imvel)? Todos os fundamentos do pedido e da defesa entram na profundidade do efeito devolutivo, ento poder o tribunal analisar os demais pedidos. O tribunal poder apreciar os demais pedidos e manter ou no aquela sentena com base nestes (desde que alegados como fundamento do pedido na inicial). Nulidades sanveis - 4, 515 ex: est faltando procurao do autor. O processo chegou a tribunal completo, s faltando procurao. Neste caso, o vcio sanvel, e permitido pelo artigo a correo, ou seja, d para aproveitar aquele ato, poder o tribunal intimar o autor para que ele sane, regularize a sua situao. Isso

busca a economia processual. As nulidades graves, absolutas, podem acarretar a extino do processo. - O nosso sistema de reviso, primeiro h a sentena, o que d a parte a faculdade do recurso, neste o tribunal ir reexaminar aquela deciso do juiz de 1 grau. Para que isso ocorra necessrio haver uma sentena de mrito. No se pode ter uma sentena terminativa substituda por um acrdo. O que ocorre o tribunal cassar aquela sentena e devolve para o juiz para que este julgue o mrito, havendo essa nova sentena, poder haver nova apelao. O sistema recursal serve para rever o pedido que teve uma sentena de mrito no 1 grau. Causa madura - 3, 515 Ex: juiz extingue o seu processo sem julgamento de mrito, caso de sentena terminativa. O 3 autoriza que a parte apele e que o tribunal casse aquela sentena terminativa, podendo ele mesmo ficar com o processo para que ele mesmo julgue o seu pedido. Em algumas hipteses o tribunal ao invs de devolver o processo para que o juiz de base julgue, pula uma etapa e ele mesmo faz o julgamento do seu pedido. Tem que ser caso de questo unicamente de direito e estiverem em condies de imediato julgamento: so aquelas causas em que todas as provas que tinham que ser produzidas j foram produzidas (so os processos j instrudos). Ex: ao ordinria de cobrana, o processo corre todo segundo o tramite normal, com contestao, produo de provas, testemunhas. O juiz na hora da sentena v que caso de ilegitimidade passiva, extinguindo o processo sem julgamento de mrito. O autor apela. O tribunal entendendo que o autor est correto retira dos autos a sentena e ele mesmo analisa o pedido do autor. Neste caso o nico pronunciamento de mrito ser o do tribunal (este atua como tribunal do recurso e ainda como o juiz de 1 grau). Novo judicium quando o tribunal julga pela 1 vez o mrito, fazendo s vezes do juiz de 1 grau, acaba que no h o reexame. Aqui o tribunal vai alm, ultrapassando a extenso do seu pedido, do efeito devolutivo, alm de cassar aquela sentena ele ainda julga. A causa madura amplia a extenso, pois no h a reviso e ela ainda vai alm da fixao do pedido, pois o tribunal julga o mrito. A causa madura quebra as regras que foram vistas at agora, quebra a regra da reviso e da fixao da extenso. Atuao do tribunal cassa a sentena e julga o mrito. Reformatio in pejus o ru tinha uma sentena terminativa para ele, na qual no houve nenhum prejuzo, agora quando a sentena cassada e o tribunal a julga poder este sofrer os efeitos da posterior sucumbncia. Por isso que o autor que apela deve pedir, expressamente, que o tribunal julgue o mrito. A necessidade de pedido vai ser avaliada no caso concreto. A necessidade de pedidos para proteger o apelado. Necessidade de pedido para proteger e alertar a parte contrria (apelado). O STJ no se decidiu ainda, j a maioria da doutrina tende a achar que o pedido no necessrio. Obs: a professora discorda disso, defende que o pedido desnecessrio. Quando o

recorrido for intimado, ele tem que analisar isso. para haver a economia da atividade, celeridade. Obs: no haver efeito suspensivo quando uma deciso interlocutria antecipar os efeitos da sentena, ou seja, conceder a antecipao de tutela. Neste caso a apelao s ser recebida nos efeitos devolutivos.

AGRAVO Agravos interpostos contra decises proferidas em 1 grau de jurisdio, das decises proferidas pelo juiz singular. O nosso processo marcado pela precluso, pois esta que permite o andamento do processo, permite que uma fase se finalize e passe para outra fase, no se pode mais discutir aquilo que est precluso, s sobe aquelas questes j suscitadas e discutidas, porm no decididas. Recorribilidade em separado das interlocutrias Toda vez que proferida uma deciso interlocutria proferida, seja ela em 1 ou em 2 grau, caber conta esta p recurso de agravo. Obs: no processo que tramita na justia do trabalho no h o recurso cabvel, esta no precisa ser recorrida imediatamente, elas ficam esperando a deciso final, sendo assim, depois da sentena poder haver algum recurso (recurso ordinrio). Na justia do trabalho no tem agravo, tem o recurso ordinrio que equivalente a apelao, porm, os prazos e a interposio so diferentes. Cabimento art. 522 o recurso cabvel para atacar decises interlocutrias, no prazo de 10 dias. Prazo para interposio 10 dias fora de audincia tem-se o prazo de 10 dias para se interpor agravo. Imediatamente toda deciso interlocutria que proferida em audincia, a interposio do agravo deve ser imediata, e, alm disso, oral, tambm em audincia. Efeitos art. 497, 2 parte As decises interlocutrias nascem e j produzem efeito, para que esta no produza efeitos tem que se pedir o efeito suspensivo. A interposio do agravo de instrumento no obsta o andamento do processo, ressalvado quando houver o requerimento do efeito suspensivo com base no art. 558. O feito suspensivo no existe para o agravo, somente o efeito devolutivo, uma vez que ele devolve aquela questo que est sendo impugnada. O efeito devolutivo do agravo muito mais restrito do que a da apelao, pois o apelante s recorre daquilo que est lhe causando prejuzo, no submete aqueles pedidos que ainda no foram julgados. As questes de ordem pblicas podem ser conhecidas pelo agravo.

Modalidades: de 1 grau de jurisdio.

Agravo retido art. 522/523

Cabimento a regra geral do nosso cdigo. 10 dias para interpor o agravo na forma retira. Este interposto contra decises interlocutrias na qual voc no consegue mensurar exatamente o seu prejuzo. O agravo retido exatamente porque fica ali no processo, e s depois da sentena, que vai caracterizar o prejuzo ou no, que aquele agravo ser analisado. O objetivo do agravo retido evitar a precluso, ou seja, permitir que depois, ao final do processo, se a parte ainda se sinta prejudicada com aquela deciso interlocutria, que esta, mediante recurso de apelao, pede ao rgo ad quem aprecie aquele agravo. A finalidade do agravo impedir a precluso. Sendo o agravo em audincia, ou seja, oral, o advogado tem que apresentar a sua impugnao, o agravo no ter protocolo ou o preparo necessrio que tem aquele agravo que ser interposto em um prazo de at 10 dias. Em audincia o advogado ir expor oralmente os seus fundamentos do recurso. Ex: autor pede o a produo de prova testemunhal, voc arrola 4 testemunhas, o juiz ouve 3 testemunhas e dispensa a oitiva da 4 testemunha porque no precisa mais ouvir, j est convencido. O autor no sabe se a oitiva daquela testemunha mudaria ou no a opinio do juiz, aquele: ser que mudaria alguma coisa? Por isso a parte interpe o agravo para que no preclua a discusso daquela questo, na hiptese de no saber se o seu prejuzo iminente ou no, pois s vir com a sentena. O agravo se manifesta para no haver a incidncia da precluso e s depois decidir se precisava ou no ter tido a oitiva daquela testemunha. O agravo retido s vai ser julgado se na sua apelao voc requerer este julgamento. Sendo assim, aps a sentena, se voc ainda se sentir prejudicado, voc apela e pede que o tribunal julgue aquele agravo retido. Caso contrrio, no sendo a parte sucumbente, no havendo prejuzo, esta se silencia e o tribunal no parecia aquele agravo retido. Procedimento O juiz, recebendo o agravo retido, dever abrir vista ao agravado para oferecer contrarrazes no prazo de 10 dias, em seguida, dever o magistrado exercer o juzo de retratao. Este nada mais do que uma nova oportunidade para que o juiz aprecie a matria decidida pelo provimento do agravo. Tendo o juiz acolhido este agravo, modificando, se retratando da sua deciso, esta nova deciso poder ser atacada por recurso prprio. Negando o juiz a reformar, o processo segue normalmente o seu curso, ficando retido nos autos. Proferida a sentena, caber ao agravante, na apelao que venha interpor, ou nas contrarrazes, requerer expressamente a apreciao, pelo tribunal do agravo retido. A ausncia desta manifestao aps a sentena configura desistncia tcita, no sendo apreciado o agravo pelo tribunal. Pode o agravo ser oral, quando interposto em audincia de instruo e julgamento. Sendo a deciso oral em audincia, s se permite a interposio do agravo retido oral em audincia, no sendo possvel depois se interpor por escrito no prazo de at 10 dias.

Preparo - nico, 522 No depende de preparo, pois existe a hiptese deste ser interposto durante a audincia oralmente. O agravo retido independe de preparo. Retratao - 2, 523 Toda a deciso interlocutria d ao juiz uma prerrogativa deste se retratar. Interposto o agravo e ouvido o agravado no prazo de 10 dias, o juiz poder reformar a sua deciso. Via de regra, o agravo retido no se d vista para outra parte para as contrarrazes. Antes do juiz se retratar poder este dar vista a outra parte para que ele se manifeste, para que o juiz tenha mais embasamento para a sua retratao. Sempre que houver a possibilidade de retratao pelo juiz, este obrigatoriamente abrir prazo para que a outra parte se manifeste; este caso ocorre quando a parte agravar durante a audincia.

Destino - 1, 523 Aps a sentena, antes de ser discutido propriamente o fundamento da apelao daquela sentena, o apelante coloca uma preliminar na apelao que pede o julgamento daquele agravo retido antes da apreciao da preliminar. No se conhecer do agravo retido se a parte no requerer expressamente; no requerer significa a desistncia deste. Admissibilidade Para julgar o agravo retido o tribunal tem que analisar a admissibilidade daquela apelao. Tendo a sentena, interpe-se recuso de apelao, tendo o juiz de 1 grau admitido aquele recurso, remete este para o tribunal, se este admitir a apelao, ai ir apreci-la e por conseqncia analisar o agravo retido. Quando o tribunal for analisar o agravo retido este tambm far a admissibilidade do agravo retido. No mrito do agravo retido, poder o tribunal falar ao juiz que ele devia ter decidido de forma diversa. Ato contnuo, o tribunal devolve o processo para o juzo de primeiro grau, que pode (no correr sempre) anular aquela sentena proferida, para tomar uma providencia que seja anterior aquela sentena. Para saber at que ponto o acolhimento daquele agravo retido ir interferir no processo, ter que ser analisado cada caso concreto. Ex: trazendo para o exemplo citado do juiz ter dispensado a oitiva da 4 testemunha, o tribunal devolvendo o processo com o acolhimento do agravo retido, por conseqncia a sentena ser anulada e a testemunha ser ouvida.

Agravo de instrumento art. 524/529

Cabimento 522, final Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 dias, na forma retida, SALVO, quando se tratar de deciso suscetvel de causar a parte leso grave e de

difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao .e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento. Aqui, independente do final do processo a parte j tem a certeza daquele prejuzo, este iminente. A principal diferena do agravo retido para o de instrumento, alm de evitar a precluso, tambm, evitar um prejuzo iminente. Ex: ao com a finalidade de realizao de cirurgia. As vezes taxativo, o prprio legislador diz quando cabe; nos casos de leso grave de difcil reparao, uma leso mais iminente, mais palpvel, que a parte pode mesurar o prejuzo. Ex: interpe-se a apelao contra a sentena, o juzo de 1 grau no admite o recurso, se isso no for comunicado ao 2 grau estes nem vo saber, no tem como o juiz ao proferir a sentena no pode fazer mais nada, por isso no adianta mais atacar essa deciso no 1 grau, mas no 2 mediante agravo de instrumento. No cabe agravo retido porque o prprio legislador disse que nesse caso caber o de instrumento. Procedimento interposto em 2 grau, no prprio rgo ad quem. Poder ser pedido no agravo de instrumento a suspenso do processo quando este lhe faltar. Ex: quando o juiz nega seguimento a apelao da parte; ai esta vai e interpe recurso diretamente no tribunal para que este tome conhecimento desta apelao. Poder ainda a parte peticionar ao juiz para que este se retrate, sendo assim, o agravo no ser mais necessrio. O agravo de instrumento ser dirigido diretamente no tribunal, ao contrrio da apelao que interposta no juzo de 1 grau. Para isso tem que estar tempestivo e tem que ter o preparo. O juzo a quo no v o agravo, este no faz a admissibilidade. O processo continua tramitando no juzo de 1 grau. Requisitos da petio (art. 524): alm dos requisitos normais tem que ter a exposio do fato do direito, razo dos pedidos, nome e endereo completo dos advogados que atuam no processo para que o tribunal possa intimar o agravante na pessoa de seu advogado. Peas obrigatrias para compor o agravo de instrumento (525): tem que ter a cpia de algumas peas do processo. A petio do agravo ser instruda obrigatoriamente com cpias da deciso agravada, procuraes outorgadas do advogado do agravante e agravado e a cpia da certido da intimao. Facultativamente pode-se instruir o agravo com outras peas. Normalmente os advogados colocam na petio do agravo a cpia integral do processo que deu causa ao agravo. Comunicao interposio 526, nico Depois de interposto o agravo no tribunal, tem o agravante 3 dias para juntar a cpia do agravo no juzo de 1 grau para que o juiz tenha cincia de que existe um agravo tramitando. Pode ser juntada a cpia da petio agravada, aquela que est com o protocolo. H essa juntada para que haja a comunicao para o juiz e ainda para dar

a oportunidade de o juiz se retratar daquela deciso. Se o agravante interpe o agravo e no junta a cpia no 1 grau, caso a parte agravada faa essa comunicao, este agravo poder no ser conhecido pelo tribunal, porque requisito, um meio de facilitar a defesa do agravado. Quando o agravado for intimado para contrarrazes este tem que identificar se o agravo interposto pelo agravante preenche os requisitos, em caso negativo, dever na preliminar de suas contrarrazes informar isso ao juiz. O prazo para agravar de 10 dias e para contrarrazes tambm de 10 dias. Providencias do relator 527/528 c/c 557, 1 - A/558 (i) Negar seguimento fazer a admissibilidade do seu recurso, podendo este negar o provimento do mesmo. O relator negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel (intempestivo, sem preparo...), improcedente ou que a deciso esteja em consonncia com smula ou a jurisprudncia dominante do STJ ou STF. O relator poder olhar o mrito do seu recurso e negar diretamente. Essas decises do relator so interlocutrias e podem ser atacadas pelos agravos internos ou inominados. (ii) Converter em retido: quando o relator analisa o agravo e o converte em agravo retido, sendo assim devolve o agravo para o juzo de 1 grau, e este ficar aguardando a sentena para se depois a parte alegar algum prejuzo ser analisado. O relator converte e determina a remessa do agravo para o 1 grau, porm esse s retorna ao juzo de base quando a cmara (por meio de acrdo) confirmar essa converso. (iii)Atribuir efeito suspensivo/ativo: contra esses efeitos concedidos no caber nenhum recurso (PU do art. 527). Se o relator suspende os efeitos o autor do agravo no poder atacar por meio de recurso. o relator atribui os efeitos que deve ser posteriormente confirmado pela cmara. (iv) Requisitar informaes: poder o relator requisitar informaes ao juzo de 1 grau, para saber como est o andamento do processo. (v) Intimar o agravado: intima-se para que este apresente as contrarrazes. neste momento que ele pode falar que o agravante no juntou no juzo de 1 grau as cpias do agravo e ainda se este preenche os requisitos necessrios. Antes do processo ir para a cmara, depois que sai das mos do relator, tem que ser intimado o agravado. a cmara cvel que vai analisar o mrito do seu recurso. o relator tem um poder porque este pode barrar o seguimento do seu recurso, se ele no barrar, este julgamento tem que ser confirmado pela cmara cvel. Para as hipteses se converso do agrado de instrumento e retido e na atribuio dos efeitos suspensivos e ativos no caber recurso! Mesmo causando prejuzo a parte, o art. 527, PU diz que a deciso liminar, que monocrtica, proferida pelo relator no comeo do processo, somente passvel de reforma no momento do julgamento do agravo (no momento da deciso do rgo colegiado), salvo se o relator reconsiderar. Nessas duas hipteses de converter e atribuir efeitos permite ao relator o direito a retratao.

Retratao art. 529 Como as decises interlocutrias so proferidas no curso do processo estas podem ser retratadas pelo juiz. Se o juiz comunicar que este reformou totalmente a deciso (se retratou) o relator considerar prejudicado o agravo; o agravo nem precisa ir mais a julgamento pela cmara. Deciso interlocutria de mrito/sentena parcial? Art. 273, 3 Em caso de antecipao de tutela existem divergncias quanto a qual o tipo de pronunciamento. Considerando que sentena caber recurso e apelao; considerando que deciso interlocutria de mrito caber agravo. Como existe essa divergncia Bedaque e Dinamarco defendem que uma deciso interlocutria de mrito porque no por fim a parte cognitiva do processo (professora defende este argumento). Didier defende que uma sentena parcial e sendo assim cabe apelao por instrumento.

Agravo regimental e agravo interno (inominado)

Atacam decises interlocutrias discutidas no tribunal de justia. O relator monocraticamente profere decises, seria esta uma deciso interlocutria que pode trancar a sua via recursal, esta que poder ser impugnada com o agravo. Dois so os casos que no podero ser impugnados com recurso, qual seja: quando o relator converte o agravo de instrumento em retido e quando concede a antecipao de tutela ou o efeito suspensivo. 1, 557 da deciso caber agravo interno, num prazo previsto em lei (05, 03 dias). Est previsto especificamente para se atacar decises monocrticas de 2 grau. O procedimento desde agravo est previsto neste artigo. Ataca a deciso proferida pelo relator. (545 e 544, CPP) Existem decises que o legislador no consegue prever, sendo assim, nem todas as decises proferidas em 2 grau sero passiveis de agravo interno. Ex: ao rescisria ajuizada no TJ, distribuda para um relator que ir verificar se todos os requisitos esto presentes, no estando, poder este indeferir. O cdigo no disciplina a possibilidade de indeferimento da ao rescisria pelo relator. Quando no h nenhuma previso os regulamentos internos do Tribunal de Justia disciplinam mais uma modalidade de agravo contra estas decises. Seria esta ento atacada com o agravo regimental. Agravo regimental cabvel contra as decises monocrticas de 2 grau no qual o CPC se silencia acerca do procedimento deste agravo. Cada regimento interno dos tribunais regulamentam o procedimento e a forma. O prazo o mesmo que consta no art. 557, 1. As decises irrecorrveis, tambm o so nos regimentos internos dos tribunais [o que no poderia ser diferente].

Quando o relator indefere o seu agravo interno, ensejando a parte interpor o agravo regimental e o relator no reconsiderar aquela deciso, obrigatoriamente ter este que submeter aquele o agravo regimental e o interno ao colegiado, para a cmara julgar. RITJ/ES art. 201 d o procedimento e a forma do agravo interno.

Embargos de declarao Art. 535, CPC Funo no busca a reforma ou a anulao, mas o esclarecimento ou integrao. Embora no tenha a caracterstica de anulao ou reforma considerado um recurso, tem a idia da reviso, permite uma nova manifestao. um recurso que no tem efeito evolutivo, um recurso de reconsiderao, porque quando se interpe os embargos se interpe para o prprio julgador daquela deciso, para o prprio juiz que proferiu aquele pronunciamento. Isso pode acontecer contra qualquer deciso judicial proferida, em qualquer grau de jurisdio. No caso de pedido de integrao, os julgamentos dos embargos de declarao integram a sentena. A reviso gera a integrao. A funo dos embargos declaratrios esclarecer ou integrar um pronunciamento. O art. 535 fala da interposio dos embargos contra sentenas ou acrdos, porm, se aceita que seja contra decises interlocutrias. Cabimento 535, CPC 1. Obscuridade - o juiz julga e esclarece essa deciso. 2. Contradio pede para o juiz esclarecer aquela contradio, e dependendo pode ter ainda uma integrao. Pode gerar uma alterao que ir integrar a sentena. 3. Omisso quando o juiz se cala sobre um dos pedidos e a parte pede que este juiz se manifeste acerca da omisso. O pedido que o juiz ir se manifestar vai integrar aquele pronunciamento anterior no qual este era omisso. Os juizados especiais (lei 9099/95) traz a previso, em seu art. 48, de mais uma possibilidade de embargos de declarao, quando gere dvida. Todos esses vcios so de procedimento (error in procedendo), porque o juiz se desvia daquele procedimento, da deciso/sentena certa e faz de forma diversa, causando uma obscuridade, contradio ou omisso. Procedimento 536: prazo e preparo sero opostos no prazo de 05 dias, com petio direcionada ao juiz ou relator, contendo o pedido, no sendo necessrio o preparo. Admissibilidade est ligada a simples alegao do vcio. Para se ter o embargo

admitido tem que alegar o vcio. Ex: estando na justia comum e se alegar dvida, no ser o embargo admitido, porque este s cabvel nos juizados especiais. Mrito para se ter o julgamento do mrito tem que ficar demonstrado existncia do vcio. Efeitos: Devolutivo: Barbosa Moreira (corrente majoritria e mais clssica) considera que os embargos de declarao no tem efeito devolutivo, no h transferncia da matria impugnada pelos embargos nem para outro rgo julgador de outra hierarquia. Considera que um recurso de reconsiderao, que o prprio prolator da deciso que ao proferir a deciso tem a oportunidade de reexaminar. Flvio Chein (corrente minoritria) considera que tem efeito devolutivo sim, para ele no importa se o mesmo rgo que vai julgar, o que importa a possibilidade de reviso. Suspensivo: sentenas; interlocutrias: os embargos de declarao so os que tm mais possibilidades de cabimento no nosso sistema; tem uma amplitude quanto ao cabimento que muito grande. O efeito suspensivo se d quando impede a operao dos efeitos do pronunciamento. Interpostos os embargos contra qualquer deciso opera-se o efeito suspensivo, porque os embargos tm o condo de suspender esses efeitos (Barbosa Moreira). Flvio Chein e Cssio Scarpinela tm uma posio contrria ao do Barbosa Moreira, dizem este que para saber se os embargos tm efeitos suspensivos tem que se olhar o contedo da deciso embargada; se a deciso nasce e produz efeitos os embargos no tm o condo de suspender os efeitos; se uma sentena que j nasce sem produzir efeitos os embargos no mudam essa idia; para esses autores tem que olhar a natureza de deciso proferida, os embargos no tm o condo de dar o efeito suspensivo como acha a corrente majoritria. A teoria majoritria a do Barbosa Moreira a que defende que os embargos tm efeito suspensivo; que os embargos tem o condo de dar o efeito suspensivo. Leonardo Greco o nico doutrinador que acha que no cabe embargos de declarao contra decises interlocutrias. Integrativo/ modificativo/ infringente: o efeito integrativo diz que na verdade no existe uma prpria sentena, mas faz que a deciso dos embargos sejam integradas na sentena anterior (ex1: teve uma sentena, entrou com embargos de declarao e foi proferida uma deciso acerca dos embargos, essa nova deciso integrada quela primeira sentena). No que tange a modificao esta tambm integra aquela deciso ou sentena anteriormente proferida. Quando se recorre, no se recorre apenas dessa deciso dos embargos, mas de toda aquela sentena que teve integrada a ela aquela deciso. Existem modificaes nas decises que podem ser muito grandes, que podem mudar o rumo do processo, o que acontece so os efeitos infringentes, que quando h uma mudana total; nesses casos a jurisprudncia vem decidindo que antes do juiz decidir ter que abrir vista para a parte contrria contrarrazoar (prazo de 05 dias para embargar e para contrarrazoar). A modificao pode ser para integrar ou para infringir.

Interrupo art. 538, CPC o juiz proferiu uma sentena e observado algum vcio interpe-se embargos de declarao, o juiz julga este embargo e depois deste julgamento o embargante ser intimado daquela deciso. O prazo para entrada com a apelao ser iniciado (todos devolvidos) depois desta intimao da deciso dos embargos, porque a interposio do embargo interrompe a contagem do prazo da apelao. - art. 50, lei 9099/95 no h a interrupo da contagem do prazo para a interposio dos recursos, s a h suspenso. Nos juizados interposto embargos no prazo de 05 dias, e depois da intimao da deciso s se tem mais 05 dias para interpor o recurso inominado. E quando uma parte embarga e uma parte apela? o STJ e a doutrina dizem que quando se tem uma sentena proferida e o autor interpe embargo de declarao e o ru apela, necessrio que se espere a deciso dos embargos de declarao para depois apreciar aquela sentena, pois a deciso dos embargos podem influenciar na anlise daquela apelao. A parte embargada, que tambm apelante, pode aditar o recurso de apelao para inserir nele aquilo que foi decidido nos embargos de declarao, no prazo de 15 dias. Quando o embargo tem efeito infringente, mudando totalmente aquela sentena, poder a apelante interpor nova apelao. Embargos intempestivos: o STJ e STF vm dizendo que os embargos intempestivos no interrompem o prazo. Quando se apresenta recurso fora do prazo a mesma coisa de no ter interposto recurso nenhum, sendo assim, a sentena faz coisa julgada/transita em julgado. Existe uma corrente minoritria de Alexandre cmara e Daniel Assuno que dizem que mesmo intempestivos os declaratrios interrompem o prazo. Embargos protelatrios - nico, art. 538 quando a parte usa dos embargos s para protelar, para que a deciso preclua ou a sentena transite em julgado. Quando manifestamente protelatrios os embargos o juiz ou o tribunal condenar o embargado a pagar multa de 1% sobre o valor da causa. Se a parte embargar essa condenao s para litigar de m-f, para protelar, poder ser condenada para at 10% sobre o valor da causa de multa (se no depositar o valor da multa, o seu outro recurso no ser conhecido). Embargos de embargos: possvel que haja a interposio dos embargos de declarao na deciso dos embargos de declarao. Pode ser que nos embargos voc se manifesta sobre 2 pontos e o juiz pode se manifestar sobre somente um, cabendo assim embargos. aqui que o juiz tem que estar atento para ver se a interposio deste embargo ser meramente protelatria.

OBS: Pedido de antecipao de tutela: os efeitos tm que ser pedidos!! Art. 558 Efeito suspensivo quando o tribunal concede liminar Efeito ativo quando o tribunal nega a liminar.

DVIDAS!!!
Decises interlocutrias proferidas depois de sentenas podem entrar com agravo de instrumento ou retido? Scarpinela Bueno diz que s em casos de urgncia poder ser interposto o agravo de instrumento, caso contrrio o agravo ser retido. Mas como assim retido? Porque o agravo retido no aquele que fica nos autos e s depois da sentena, se houver prejuzo que na apelao vai ser pedido a sua anlise?

PESQUISA: Caso: voc, concessionria de veculos ajuza ao contra voc, ao de resciso contratual cumulada com reintegrao de posse. Processo correu normalmente. O juiz de 1 grau na sentena julgou improcedente o pedido de resciso contratual, e no analisou a reintegrao de posse, pois o pedido era sucessivo e dependente. A concessionria apela dessa sentena de mrito. O TJ d provimento apelao para julgar procedente a resciso do contrato, poder o tribunal julgar pela 1 vez sobre a reintegrao de posse? Pode aplicar o 515 nas sentenas definitivas?

PESQUISA! Caso: ajuizou a ao. O juiz mandou voc emendar a inicial e corrigir o valor da causa. Parte corrige. Vem outra intimao mandando corrigir adequadamente o valor da causa. O autor no entendo o porqu, e no achando que este deve ser corrigida, peticiona ao juiz mostrando suas justificativas quanto ao valor da causa. Juiz extingue o seu processo sem o julgamento do mrito sentena terminativa, com base no art. 267, CPC falando que falta um pressuposto. O autor quer recorrer, este vai recorrer dizendo que esta sentena injusta ou nula? No necessariamente uma sentena terminativa ser nula, ser quando faltar o fundamento, ou o juiz errar e faltar algum requisito. Quando o juiz diz que a parte ilegtima e extingue o processo sem a resoluo do mrito este pode ter valorado

mal. Para se saber qual ser o fundamento do recurso tem que se olhar qual era o momento do processo. No caso em tela, como o juiz extinguiu seu processo sem ter analisado os pedidos, extinguindo baseado apenas no valor da causa aspecto processual. O que deveria ocorrer o tribunal pedir a cassao daquela sentena, permitindo assim que o processo siga o seu curso normal. Em uma sentena terminativa, o juiz no analisou o seu pedido, ento, o que vai ser pedido para reformar? Sendo assim, este caso no caso de error in judicando. No tem como reformar uma sentena terminativa porque esta s analisou os requisitos processuais.

También podría gustarte