Está en la página 1de 2

HISTRICO

O stio que abriga o restaurante A FLORESTA e as RUNAS DO MIDOSI o prximo atrativo do circuito que merece destaque. O Stio da Floresta foi construdo pelo cafeicultor francs Guillaume Midosi e foi a propriedade cafeeira que durante mais tempo produziu caf nas reas do atual Parque Nacional da Tijuca. Desapropriado pelo governo Imperial em 1856, o stio do Midosi foi ocupado pelo Major Archer a partir de 1862, ano em que teve incio de fato o processo de reflorestamento. Archer criou aqui o primeiro horto florestal para a produo das mudas a serem utilizadas no reflorestamento. A casa senhorial j no mais existe. Alguns vestgios da casa, as muralhas e o largo para secagem dos gros de caf ainda podem ser observados nessa rea. A senzala, que abrigou os escravos do cafeicultor Midosi e do Major Archer hoje, aps reforma realizada por Wladimir Alves de Souza em 1944, o Restaurante A Floresta. O CIRCUITO DAS GRUTAS rene interessantes cavidades de gnaisse, incluindo, entre outras, as Grutas do Belmiro e Luis Fernandes, que homenageiam dois homens que atuaram no reflorestamento da regio em diferentes pocas. A caverna dos Morcegos, formada por uma imensa fratura, tem profundidade de mais de 100m e considerada das maiores cavernas de gnaisse do Brasil. O STIO HUMAIT, hoje em runas, foi comprado em 1850 pelo Baro de Bom Retiro para seu nico filho homem, que ali viveu por alguns anos. Quando eclodiu a Guerra do Paraguai, o filho de Bom Retiro alistou-se nas tropas brasileiras e partiu para o combate, vindo a falecer na Batalha do Humait. O episdio afetou profundamente o Baro que, em homenagem ao filho morto, conseguiu mudar o nome do Stio, j ento desapropriado para o reflorestamento. O local conhecido como A FAZENDA pertenceu ao Visconde de Asseca do incio do sculo XIX at 1867, quando foi desapropriada pela Fazenda Nacional para fins de reflorestamento. A a casa serviu, no final do sculo XIX, de moradia a Luis Fernandes,
Foto: Thiago Hussaig

Tijuca
Trilhas de Longo Curso nos Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional da

Travess as

Projeto

Trilha Circular Interna - I dia

Castro Maya

funcionrio que muito auxiliou Magalhes Castro na administrao da Floresta. Magalhes Castro era sobrinho e afilhado do Baro de Bom Retiro, mas tambm mantinha boas relaes com os Marechais Deodoro e Floriano. Com o advento da Repblica, foi convidado a Administrar a Floresta e, entre 1890 e 1894, deu continuidade ao reflorestamento do Alto da Tijuca.
Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro - RJ - CEP 20531-590 Tel/Fax: (21) 2492.2252 - 2492.2253 - 2491.1700 E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br Site: www.icmbio.gov.br/parnatijuca Blog: www.parnatijuca.blogspot.com

Mantenha a trilha limpa.

Parque Nacional da Tijuca


As trilhas destacadas nesse folheto correspondem ao primeiro dia de caminhada da Trilha Circular Interna Castro Maya. O objetivo do circuito levar o caminhante a visitar locais, edificaes, fontes e monumentos de interesse histrico-cultural, a partir de um conjunto de trilhas interligadas de grande beleza. Voc comear a caminhada no Playground e seguir por uma trilha paralela a um riozinho at o Centro de Visitantes. Da continuar at uma praa localizada prximo Administrao (Barraco), e entrar na trilha que sai dessa praa e segue paralela estrada do Excelsior. Mais adiante, voc percorrer um pequeno trecho da Estrada do Excelsior, entrando em seguida nas ngremes trilhas da Lagartixa e do Vale da Caveira, passando depois pela Cachoeira das Almas e chegando s runas do Stio do Midosi e ao restaurante A Floresta.

Aps cruzar a estrada, voc percorrer o Caminho das Grutas, passar pelas Grutas do Belmiro, Luiz Fernandes, dos Morcegos e Bernardo de Oliveira, dentre outras, e visitar, por um ramal, a Gruta Paulo e Virgnia. Nesse local voc poder aproveitar para descansar observando um belo complexo de cascatas que inclui a Cascata Diamantina, a Cascata Gabriela e a Cascata Glaziou. Voltando trilha circular, voc visitar as runas da Fazenda Humait e o stio histrico A Fazenda, seguindo finalmente at o restaurante Os Esquilos, onde termina esse primeiro dia de caminhada.

Barraco

También podría gustarte