Está en la página 1de 46

O PAPEL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

O TCU e o Controle Externo


Marcos Bemquerer Costa Ministro-Substituto do TCU

CONSIDERAES INICIAIS

A sociedade indaga quais medidas devem ser implementadas para reduzir os nveis significativos de corrupo percebidos pelo senso comum. Surgem propostas de edio de leis mais rgidas ou de criao normativa de novos sistemas de controle. No h provas de que o endurecimento da legislao acarrete reduo dos comportamentos ilegais.

CONSIDERAES INICIAIS
A edio acelerada de normas causa a ineficcia do

sistema jurdico, caracterizada normatividade do Direito.

pela

perda

de

Mais eficaz do que criar novos entes e sistemas de

controle aperfeioar a forma de atuao dos entes j existentes.

CONSIDERAES INICIAIS A adoo tempestiva de medidas corretivas adequadas afasta a percepo de impunidade e colabora para reduzir a prtica de atos de corrupo. Dito de outra forma, quando a sociedade civil percebe o bom funcionamento dos sistemas de controle, ocorre uma natural inibio dos comportamentos desviantes.

CONSIDERAES INICIAIS

Um sistema de controle eficaz d a certeza de que as atividades so completadas de maneira que conduzam aos objetivos da organizao. (Decenzo Robbins)

O QUE O CONTROLE? O controle algo inerente atividade de todas as pessoas. a fiscalizao exercida sobre a atividade de pessoas, rgos, departamentos ou sobre produtos, para que tais atividades ou produtos no se desviem das normas preestabelecidas. A atividade controladora pressupe o monitoramento de determinada varivel com o intuito de compar-la a um dado padro e, a partir dos resultados, implementar as aes devidas.

Controle como uma das funes clssicas da administrao


Planejamento: determinar, antecipadamente, os objetivos a atingir e como fazer para alcan-los. Organizao: estruturar e integrar os recursos, os responsveis por sua gerncia e as atribuies de cada um. Direo: comandar, colocar em marcha e gerir pessoas e recursos. Controle: a quarta funo administrativa. Sua finalidade assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem ao que foi previamente estabelecido.

CONTROLE NA ADMINISTRAO PBLICA

Controle, em tema de administrao pblica, a faculdade de vigilncia, orientao e correo que um poder, rgo ou autoridade exerce sobre a conduta funcional do outro. (Hely Lopes Meirelles)

Elementos fundamentais do controle


H cinco elementos, inter-relacionados, presentes em todos os controles, fundamentais para que essa funo administrativa seja bem sucedida: Critrio e padro de controle Procedimento de controle Informao e comunicao Ao corretiva Monitoramento

Critrio e padro de controle

Os critrios representam as normas que guiam as decises. So balizamentos que proporcionam meios par se estabelecer o que se deve fazer. Os padres representam o desempenho desejado.

Procedimentos de controle

Procedimentos de controle so atividades realizadas com o intuito de verificar se a conduta do agente est em conformidade com os padres e critrios

predefinidos.

Informao e comunicao
o meio pelo qual as fatos relevantes apontados pelo sistema de controle so informados aos gerentes responsveis pelas aes corretivas.

Para um bom funcionamento do sistema de controle a informao em uma organizao deve ser clere e fluir em todas as direes.

Aes corretivas

Aes corretivas so as providncias adotadas pelos gerentes para corrigir, em tempo hbil, as falhas apontadas na informao fornecida pelo sistema de controle.

Monitoramento

O monitoramento avaliar se foram adotadas aes corretivas e, quando adotadas, se esto produzindo os efeitos desejados.

O controle quanto sua natureza:


Controle de legalidade: o que objetiva verificar a conformao do ato ou do procedimento administrativo com as leis e regulamentos que o regem. Controle de mrito: todo aquele que visa a comprovao da eficincia, eficcia, economicidade e efetividade da gesto, alm da convenincia e oportunidade dos atos ou procedimentos controlados.

O controle quanto ao rgo controlador


Administrativo: exercido diretamente pelos responsveis pela execuo dos atos administrativos e pelos rgos de controle interno; Legislativo: exercido pelos rgos do Poder Legislativo na sua misso de mandatrios do povo. Por exemplo: CPIs, julgamento das contas do Presidente, Governadores e Prefeitos; e Judicirio: exercido pelo Poder Judicirio na resoluo de conflitos entre o interesse pblico e os atos praticados pela Administrao Pblica.

O controle quanto ao momento em que exercido


prvio: o controle que antecede a concluso ou operatividade do ato, como requisito para sua eficcia. concomitante: acompanha a realizao do ato para acompanhar a sua regularidade. posterior: efetuado aps a ocorrncia do ato visando corrigi-lo, declarar nulidade ou homolog-lo.

O controle quanto localizao do controlador


O controle interno aquele exercido pela prpria administrao sobre seus rgos e entidades descentralizadas que lhe esto vinculadas. O controle externo aquele efetuado por rgo, ente ou instituio exterior estrutura da Administrao ou externo ao poder do qual emanou o ato.

SISTEMA DE CONTROLE NO BRASIL

Sistema de Controle na CF/88


O art. 70 da Constituio Federal dispe que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da Administrao Indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercido pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. O art. 71 de nossa Lei Maior acrescenta que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio.

10

CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA FEDERAL


ESTADO

Congresso Nacional TCU Controle Externo

Executivo
Controle Interno

Legislativo

Judicirio

estados e municpios

Controle Interno

Controle Interno

Recursos federais

Sistema de Controle na CF/88


No h hierarquia entre os sistemas de controle externo e interno. H complementariedade. O controle externo, em decorrncia do aparato jurdico que o cerca, pode julgar contas, condenar os responsveis em dbito e aplicar sanes. J o controle interno possui a vantagem de ter um contato mais prximo com o controlado.

11

Sistema de Controle Interno


No caso do Poder Executivo Federal, o controle interno est a cargo da Secretaria Federal de Controle Interno e dos Ministrios (por meio da superviso ministerial e da autotutela). Atualmente, essa Secretaria integra a estrutura da Controladoria-Geral da Unio, a quem compete a orientao normativa e a superviso tcnica dos rgos que compem o sistema de controle interno (Decreto n 4.304/2002). Nos demais poderes, ele exercido pelos respectivos rgos de controle ou auditorias internas.

Sistema de Controle Interno


Nos termos do art. 74 da Constituio Federal, compete ao sistema de controle interno: a) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual e a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; c) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; d) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

12

Sistemas de Controle Interno


O Sistema de Controle Interno obrigatrio para todos os entes da Federao, em virtude do disposto no caput do art. 74 da Constituio Federal e do princpio da simetria.

Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: (...)

SISTEMAS DE CONTROLE EXTERNO

13

Sistemas de Controle Externo


A Administrao Pblica, a qual compreende os rgos e entidades que desempenham funo administrativa nos trs Poderes da Repblica, sujeita-se aos seguintes controles: do Judicirio do Ministrio Pblico do Legislativo da sociedade civil

Controle Judicial
Em conformidade com o disposto no art. 5, inciso XXXV, da Constituio Federal, a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Assim, caso provocado, o Judicirio apreciar a legalidade dos atos administrativos, invalidando-os se entender conveniente.

14

Controle do Ministrio Pblico


O Ministrio Pblico um agente importante do controle, pois, muitas vezes, ele quem provoca a interveno do Poder Judicirio. Nos temos do art. 127 da Carta Magna, o Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

Controle Social
A Constituio Federal e a legislao infraconstitucional dotaram os cidados de vrios remdios contra atos ilegais ou arbitrrios da Administrao Pblica. Dentre esses instrumentos, destacam-se: a) Habeas Corpus; b) Mandado de Segurana; c) Habeas Data; d) Mandado de Injuno; e) Ao Popular; f) Denncias e representaes aos Tribunais de Contas.

15

Controle Exercido Pelo Poder Legislativo


O Poder Legislativo exerce dois tipos de controle em relao Administrao Pblica: Controle Parlamentar Direto; Controle Parlamentar exercido com auxlio dos Tribunais de Contas (indireto).

Controle Exercido Pelo Poder Legislativo


O controle parlamentar direto
se d por meio do exerccio dos poderes controladores das Casas Legislativas. So exemplos desse controle, no mbito federal: a convocao de ministros esclarecimentos ou informaes; ou subordinados para prestar

o encaminhamento de pedidos de informao; as Comisses Parlamentares de Inqurito; as Comisses Tcnicas Permanentes ou Temporrias; e as autorizaes ou aprovaes de atos do Poder Executivo.

16

Controle Exercido Pelo Poder Legislativo

O controle parlamentar exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas Por fora do disposto no art. 71 da Constituio Federal, o controle externo exercido pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio.

O SISTEMA DE CONTROLE EXTERNO NO BRASIL

17

MODELOS DE ENTIDADES DE FISCALIZAO SUPERIOR (EFS)


1. Tribunais/Cortes

de Contas: Frana, Blgica, Alemanha, Espanha, Itlia, Holanda, Portugal, C. Europia, BRASIL; Irlanda, Austrlia, maioria dos pases da Amrica Latina (influncia britnica), Dinamarca, Sucia, Finlndia.

2. Auditorias/Controladorias Gerais: Reino Unido, EUA, Canad,

Comum: controle externo e a avaliao da gesto pblica. Diferenas: funes e atribuies da EFS, organizao, instrumentos de controle, abrangncia de atuao e grau de independncia em relao aos auditados.

O SISTEMA DE CONTROLE EXTERNO NO BRASIL


O Brasil adotou o Sistema de Tribunais de Contas, que atualmente organizado da seguinte maneira: - um Tribunal de Contas da Unio, com sede no Distrito Federal e representao em todas as Unidades da Federao; - vinte e seis Tribunais de Contas Estaduais, sendo um em cada Unidade da Federao; - quatro Tribunais de Contas dos Municpios, localizados nos Estados da Bahia, Cear, Par e Gois; e - dois Tribunais de Contas Municipais, localizados nos Municpios de So Paulo e Rio de Janeiro.

18

O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

O Tribunal de Contas da Unio exerce o denominado controle tcnico-operacional, tendo suas competncias institudas pela prpria Constituio Federal.

O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Misso: controlar a Administrao Pblica para contribuir com seu aperfeioamento em benefcio da sociedade.

19

Abrangncia Geogrfica da atuao do TCU


Escritrio Financeiro do MRE em Nova York

Municpio de Serra Nova Dourada - MT (562 hab.)

5.560 municpios; 26 estados e o Distrito Federal; 154 unidades gestoras no exterior; 2.123 rgos/entidades; 3.441 unidades gestoras no pas.

ART. 70 DA C0NSTITUIO FEDERAL


Contbil

Legalidade

Financeira FISCALIZAO EXERCIDA PELO CN (CONTROLE EXTERNO) E PELO SCI DE CADA PODER Legitimidade Oramentria Da Unio e das Entidades da Adm. Direta e Indireta

Economicidade

Patrimonial

Aplicao Subvenes

Operacional

Renncia de Receitas

20

TCU: JURISDIO E COMPOSIO

9 Ministros 4 Ministros-Substitutos Ministrio Pblico de Contas (7 membros) Secretaria

INSTRUMENTOS DE CONTROLE
Julgamento de Contas Apreciao de Denncia, Representao e Consulta Fiscalizao: Inspeo Levantamento Auditoria de conformidade e operacional Acompanhamento de atos de gesto Monitoramento de deliberaes do Tribunal Apreciao de atos de pessoal (admisses e concesses) Apreciao de desestatizaes Parecer prvio sobre as Contas do Governo

21

FOCO DO CONTROLE
CONFORMIDADE DESEMPENHO

Legalidade Legitimidade

Eficincia Eficcia
Atendimento de Metas
Boas Prticas

Economicidade
Conformidade Contbil-financeira
Qualidade

Efetividade
Custo

Procedimentos

Foco da fiscalizao pelo TCU

Verificar a:
legalidade; legitimidade; economicidade; eficincia; eficcia; economicidade.

22

LEGALIDADE

A legalidade a conformidade dos atos praticados e de toda a atividade administrativa com a legislao do pas.

LEGITIMIDADE

A legitimidade diz respeito quilo que se faz de acordo com as regras da sociedade. Decorre, portanto, de um consenso social. Muito embora no se confunda com a legalidade, no h como se negar que tudo que legal presumivelmente legtimo, pelo menos na democracia.

23

ECONOMICIDADE

A economicidade a minimizao dos custos dos recursos utilizados na consecuo de uma atividade, sem comprometimento dos padres de qualidade. Refere-se capacidade de uma instituio gerir adequadamente os recursos financeiros colocados sua disposio.

EFICINCIA
A eficincia medida de meios. A eficincia definida como a relao entre os produtos gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los, em um determinado perodo de tempo, mantidos os padres de qualidade.

24

EFICCIA
A eficcia medida de resultados. A eficcia definida como o grau de alcance das metas programadas (bens e servios) em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. O conceito de eficcia diz respeito capacidade de prover bens ou servios de acordo com o estabelecido no planejamento das aes.

EFETIVIDADE
A efetividade tambm uma medida de resultados, direcionada para os programas de governo. A efetividade refere-se relao entre os resultados de uma interveno ou programa, em termos de efeitos sobre a populao-alvo (impactos observados) e os objetivos pretendidos (impactos esperados).

25

Principais dimenses do desempenho

FUNES BSICAS EXERCIDAS PELO TCU


Fiscalizadora Judicante Sancionadora Corretiva Consultiva Ouvidoria Informativa Normativa

Diversidade e Complexidade da atuao do TCU

26

FUNO FISCALIZADORA Exemplos

registro de atos de admisso de pessoal e de

aposentadorias; convnios com estados, municpios, DF; acompanhamento de processos de desestatizao.

FUNO JUDICANTE Exemplos

julgamento de contas dos responsveis por bens e valores pblicos e dos responsveis por prejuzos ao errio.

27

FUNO SANCIONADORA Exemplos


condenao dos responsveis em dbitos;

aplicao de multa; declarao de inidoneidade para licitar; declarao de inabilitao para exerccio de funo comissionada.

FUNO CORRETIVA Exemplos

fixao de prazo para que rgos e entidades corrijam falhas e irregularidades;

fixao de prazo para a sustao de atos ilegais.

28

FUNO CONSULTIVA Exemplos

emisso de parecer prvio sobre as contas do Presidente da Repblica e de Governadores de Territrios (se houver) .

FUNO CONSULTIVA Exemplos resposta a consultas quanto dvida suscitada na aplicao de dispositivo legais e regulamentares matria de sua competncia, formuladas por autoridade competente (Presidente da Repblica, do SF, da CD e do STF; PGR; AGU; Presidente de comisso do CN ou de suas casas; Presidente dos tribunais superiores, ministros de Estado ou autoridades de nvel hierrquico equivalente, comandantes das Foras Armadas) Art. 264 do RI/TCU.

29

FUNO OUVIDORIA Exemplos

apurao de denncia feita por cidado, partido poltico, associao civil ou sindicato.

FUNO INFORMATIVA Exemplos manuteno de pgina da internet a respeito da Administrao Pblica; encaminhamento ao Ministrio Pblico Eleitoral da lista de gestores que tiveram contas julgadas irregulares para fins de inelegibilidade; Envio de informaes ao Congresso Nacional.

30

FUNO NORMATIVA Exemplos

fixao de coeficientes do FPE, do FPM e da CIDE; edio de normas relativas as suas atribuies.

INOVAES NA ATUAO DO TCU NO SENTIDO DE TORNAR MAIS EFICAZ O CONTROLE EXTERNO

31

Inovaes na atuao do TCU


A partir da Constituio de 1988, o TCU viu sua competncia significativamente ampliada, especialmente no que concerne possibilidade de realizar fiscalizaes. Contudo, a atividade predominante nesta Corte

continuou a ser o julgamento de contas, no mbito do qual era conferida nfase conformidade contbil e ao controle da legalidade estrita dos atos administrativos.

Inovaes na atuao do TCU

Posteriormente, a constatao da necessidade de aprimorar a ao governamental, bem como a incluso do princpio da eficincia no rol daqueles que devem ser obrigatoriamente observados pela Administrao Pblica (art. 37, caput, da Constituio Federal), ensejaram mudanas nos procedimentos adotados pelo TCU.

32

Inovaes na atuao do TCU


Auditorias Operacionais A par do controle de legalidade, o TCU passou a conferir especial ateno ao controle da economicidade, da legitimidade e da eficcia da ao administrativa. Uma das vertentes de sua atuao a realizao de auditorias operacionais. Esse tipo de fiscalizao visa contribuir para a melhoria do desempenho de programas de governo e, ainda, aumentar a efetividade do controle, por meio da mobilizao de atores sociais no acompanhamento e na avaliao dos objetivos, da implementao e dos resultados das polticas pblicas.

Inovaes na atuao do TCU


Auditorias Operacionais Benefcios da auditoria operacional para a Administrao Pblica: - Disseminao de boas prticas de gesto; - Melhoria da gesto e do desempenho dos programas; - Aumento da transparncia das aes governamentais; - Identificao e reduo dos desperdcios de recursos pblicos.

33

Inovaes na atuao do TCU


Auditorias Operacionais

O TCU preside o subcomit de auditoria de desempenho da INTOSAI desde set/2005; Membros: Inglaterra, Dinamarca, ustria, Canad, Sucia, Holanda, Noruega, Austrlia e frica do Sul.

Inovaes na atuao do TCU


Rede de Controle

Instituda pelo TCU, a Rede de Controle da Gesto Pblica foi lanada em 25 de maro de 2009. Consiste na articulao de vrios rgos e entidades com a finalidade de promover aes de capacitao e compartilhamento de informaes com vistas melhoria do controle. Ela formada mediante a assinatura de acordos de cooperao entre rgos que atuam no controle e na fiscalizao do uso de recursos pblicos, priorizando a atuao estratgica e coordenada.

34

Inovaes na atuao do TCU


Rede de Controle

A atuao coordenada visa definir diretrizes comuns e aes conjuntas. A cooperao deve evitar aes repetitivas, desperdcio de recursos humanos e materiais, alm de aumentar a probabilidade de atingir objetivos em comum.

Inovaes na atuao do TCU


Capacitao de Gestores

Com relao capacitao de gestores, o TCU procura disponibilizar cursos de capacitao distancia e presencial, em reas como licitaes, contratos e prestao de contas, diversos pblicos alvos. para

35

Inovaes na atuao do TCU


Atividade de Inteligncia OBJETIVO DA ATIVIDADE DE INTELIGNCIA Produzir conhecimentos que permitam s autoridades competentes, nos nveis estratgico, ttico e operacional, adotar decises que resultem em aumento de eficincia, eficcia, efetividade, economicidade, tempestividade e oportunidade das aes de controle externo.

Atividade de Inteligncia
Processos Decisrios no Controle
Quem fiscalizar ?

(quais rgos e entidades devem ser fiscalizados);


Por que fiscalizar ?

(a relevncia, a materialidade, o risco de realizar uma fiscalizao);

Quando fiscalizar ?

(o momento mais oportuno para a realizao da fiscalizao);


O que fiscalizar ?

Como fiscalizar ?

(elaborao de Procedimentos de Auditoria)

(despesa com sade, educao, pessoal, obras pblicas, licitaes, contratos, concesses, convnios, ...)

36

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio

O art. 71 da Constituio Federal colocou sob a jurisdio do TCU aqueles que derem causa perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio federal.

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio

A condenao de responsveis ao ressarcimento de danos causados ao errio ocorre nos processos de tomada ou prestao de contas.

37

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


A IN 57/2008 - que estabelecia normas de organizao e de apresentao dos processos de contas da administrao pblica federal - falava em tomada de contas (para administrao direta) e prestao de contas (para administrao indireta), que poderiam ser ordinrias ou extraordinrias. A partir da IN 63/2010, o termo tomada de contas ficou reservado apenas para as tomadas de contas especiais.

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


Tomada de Contas Especial Diante da omisso no dever de prestar contas, da nocomprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio na forma prevista no inciso VIII do art. 5, da ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores pblicos, ou, ainda, da prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano ao errio, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidria, dever imediatamente adotar providncias com vistas instaurao de tomada de contas especial para apurao dos fatos, identificao dos responsveis e quantificao do dano. (art. 8, caput, da Lei 8.443/1992 e art. 197, caput, do RI/TCU)

38

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


A IN 56/2007, que dispe sobre os processos de tomada de contas especial, estabelece que a instaurao da TCE somente deve ocorrer aps esgotadas as providncias administrativas internas necessrias com vistas a apurao dos fatos, identificao dos responsveis, quantificao do dano e obteno do ressarcimento (Art. 1, caput e 3, da IN 56/2007 e Acrdo n. 1.580/2008 1 Cmara, entre outros)

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


A ausncia de adoo das providncias devidas no prazo de 180 dias caracteriza grave infrao a norma legal e sujeita a autoridade administrativa federal omissa responsabilizao solidria e s sanes cabveis. (art. 1, 1 da IN 56/2007)

39

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


O prazo de 180 dias para a adoo de medidas pela autoridade competente deve ser contado: nos casos de omisso no dever de prestar contas e da no comprovao da aplicao de recursos repassados, da data fixada para apresentao da prestao de contas; nos demais casos, da data do evento, quando conhecida, ou da data de cincia do fato pela Administrao.

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


De acordo com o 3 do art. 71 da Constituio Federal, as decises do Tribunal de Contas da Unio de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. A produo desse ttulo, ainda no mbito administrativo, confere celeridade ao processo de ressarcimento dos prejuzos sofridos pela Unio. Alm disso, vige no processo de prestao de contas a inverso do nus da prova, que tambm colabora para a agilidade de sua atuao, por consequncia, das aes de reparao de danos causados ao errio federal.

40

A atuao do TCU voltada para o ressarcimento dos danos causados ao errio


A combinao dessas caractersticas tende a tornar o processo no mbito da Corte de Contas mais rpido. Por via de consequncia, as anlises empreendidas e as provas colidas no mbito do TCU servem, com frequncia, de subsdios para inquritos policiais ou civis do Ministrio Pblico e para a propositura de aes judiciais.

Inovaes na atuao do TCU


Poder Geral de Cautela Nos ltimos anos, o TCU tem adotado medidas com vistas a aprimorar sua atuao, no sentido de minimizar a ocorrncia de danos sofridos pela Unio. Com esse desiderato, a Corte de Contas tem procurado atuar de maneira mais tempestiva. O melhor exemplo dessa nova forma de atuao a adoo de medidas cautelares.

41

Inovaes na atuao do TCU


Poder Geral de Cautela

O exerccio do Poder Geral de Cautela visa resguardar a efetividade das deliberaes finais do Tribunal e neutralizar situaes de lesividade ao errio. Tais medidas se justificam diante da presena de dois requisitos: o periculum in mora e do fumus boni juris.

Inovaes na atuao do TCU


Poder Geral de Cautela Entendimento do STF sobre a matria O TCU tem competncia para fiscalizar procedimentos de licitao, determinar suspenso cautelar (arts. 4 e 113, 1 e 2, da Lei n 8.666/93), examinar editais de licitao publicados e, nos termos do artigo 276 do Regimento Interno, possui legitimidade para a expedio de medidas cautelares para prevenir leso ao errio e garantir a efetividade de suas decises (MS n 24.510-7 STF Relatora Ministra Ellen Gracie).

42

Inovaes na atuao do TCU


Fixao de Prazos, Determinaes e Recomendaes

Outra forma de o Tribunal exercer suas funes constitucionais com um carter pedaggico e preventivo por meio da fixao de prazo para adoo de providncias tendentes ao cumprimento da lei e da expedio de determinaes e recomendaes aos rgos e entes a eles jurisdicionados.

FIXAO DE PRAZOS A fixao de prazos ocorre quando o Tribunal se depara com alguma ilegalidade pontual que enseja a sua atuao imediata, sendo a sua deliberao no sentido de assinar prazo para que o responsvel adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sob pena de sofrer as sanes previstas em lei.

43

DETERMINAES
A expedio de determinaes, por sua vez, se d quando so constatadas ilegalidades ou irregularidades de carter genrico, ocasio em que o TCU faz determinaes ao rgo ou entidade, com vistas a corrigir o procedimento e evitar a reincidncia das mesmas ilegalidades e irregularidades. Tais determinaes tm carter impositivo. O descumprimento dessas determinaes sujeita o gestor a ser penalizado com multa.

RECOMENDAES
As recomendaes, de seu turno, visam a corrigir falhas, aperfeioar a gesto das entidades e aumentar a efetividade dos programas de governo.

Em regra no tm carter impositivo, contudo, para abster-se de cumpri-las o gestor deve justificar o seu procedimento com elas desconforme.

44

Inovaes na atuao do TCU


Ampliao do Escopo do Controle Externo Alm da necessidade de ampliar o foco de seus trabalhos, do exame da legalidade estrita para o da efetividade da ao estatal, as atividades do TCU tm sofrido o impacto da ampliao das competncias dessa Corte, que no foram atribudas de forma exaustiva pela Constituio.

Inovaes na atuao do TCU


Ampliao do Escopo do Controle Externo Como exemplos dessa ampliao podem ser citados: o controle das declaraes de bens e rendas; atribuies cometidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (fiscalizar o cumprimento das normas, metas, limites e condies advindas dessa lei); controle das concesses de servios pblicos (respeito competncia discricionria dos entes reguladores); controle de obras previstas na LDO (Fiscobras).

45

CONCLUSES
O TCU deve enfrentar um desafio fundamental: a harmonizao entre o controle tradicional, que enfatiza aspectos de legalidade, com as novas perspectivas de controle, atreladas mensurao das aes governamentais, sob o prisma da economicidade, eficincia, eficcia e efetividade da gesto. A eficcia do controle exercido pelo TCU depende da tempestividade de suas aes, razo pela qual o Tribunal tem implementado medidas visando conferir maior celeridade tramitao dos seus processos e atuar de forma articulada com os demais entes de controle.

Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Costa Tribunal de Contas da Unio TCU Setor de Administrao Federal Sul - SAFS, Quadra 4 Lote 1 CEP 70042-900, Braslia / DF Anexo III Sala 332 Telefones: 3316-7474 Fax: 3316 7676 E-mail: min-mbc@tcu.gov.br

46

También podría gustarte