Está en la página 1de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE FSICA DISCIPLINA: FSICA EXPERIMENTAL I PROFESSOR: IZAEL ARAJO LIMA

Ttulo: Determinao do g no plano inclinado.

Autor: Luiz Paulo Oliveira Pinheiro

Resumo:

Neste experimento, a gravidade que age numa bola rolando sobre um plano inclinado ser calculada para diferentes inclinaes do plano, comparando os valores para cada ngulo do plano.

Introduo:

Com a necessidade de provar suas teorias, Galileu, usando a comparao entre os tempos de queda de uma bola num plano inclinado e na vertical, afirmou que a acelerao da gravidade constante, uma vez que a acelerao no plano inclinado, que uma componente da acelerao na vertical, se manteve constante. Fazendo este experimento para inclinaes diferentes do plano, ser provado que a acelerao da bola depende do ngulo de inclinao da rampa.

Objetivo:

Provar que a acelerao de uma bola descendo sobre um plano inclinado depende do ngulo de inclinao.

Procedimento Experimental:

Materiais Utilizados: Uma calha, uma haste de 0,5m, uma garra de mesa, um trip, uma bola de sinuca, interface serial, Program LOGGER PRO, PC Windows, detector de movimento, Software Graphical Analysis. Conectar o detector de movimento na porta 2 da interface;

Colocar uma rampa de 1,00 m de comprimento, de forma que forme um pequeno ngulo. Fixe o comprimento para todas as medidas. Colocar o detector de movimento no topo da rampa e ponha uma marca para base de lanamento da bola a cerce de 0,4m de distncia. Preparar o computador para coleta de dados abrindo o exp 4 da pasta fsica para computador do arquivo Logger Pro. Sero exibidos dois grficos: distancia vs tempo, velocidade vs tempo. Segurar a bola a aproximadamente 0,5m do detector de movimento; clicar em collect para comear a coletar os dados; liberar a bola depois que o detector comear a funcionar; Selecionar a inclinao do grfico do inicio ao fim, clique no boto estatstica esta ferramenta determinar a inclinao do grfico da velocidade (acelerao). Em seguida clicar em regresso para obter a reta que melhor se ajusta ao grfico. Repetir os passos anteriores de acordo com a tabela abaixo: Altura da rampa h(m) 0,06 0,08 0,10 0,13 0,15 Comprimento Seno da inclinao () x(m) Acelerao Acelerao Acelerao Acelerao 1 (m/s) 2 (m/s) 3(m/s) mdia (m/s)

Resultado e discurso:

Aps a concluso do experimento os resultados foram os seguintes: Altura da rampa h(m) 0,06 0,08 0,10 0,13 0,15 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 0,06 0,08 0,10 0,13 0,15 0,304 0,899 0,796 1,292 1,323 0,428 0,685 0,975 1,172 1,373 0,286 0,689 0,871 1,456 1,450 0,339 0,758 0,881 1,307 1,382 Comprimento Seno da inclinao () x(m) Acelerao Acelerao Acelerao Acelerao 1 (m/s) 2 (m/s) 3(m/s) mdia (m/s)

Como pode ser visto na tabela, os valores da acelerao da bola no correspondem com o valor proposto pela teoria, porm a experincia cumpriu com o seu principal objetivo, provar que o valor de g depende do ngulo de inclinao do plano, comprovando tambm que quanto maior a inclinao maior o valor da gravidade que age sobre a bola como proposto na teoria. O fato dos valores da acelerao mdia estarem diferentes do esperado pode ser explicado por vrios fatores, como por exemplo, a posio do detector de movimento durante o experimento, isso interfere diretamente nos dados passados para o computador, alterando por consequncia o resultado final da experincia, outro fator que pode ter alterado os valores a posio do plano inclinado no experimento, durante a mudana nas alturas do mesmo, ele pode ter sido movido para um dos lados o que alteraria na hora de coletar os dados. Concluso:

Conforme a teoria, a experincia foi capaz de provar que o ngulo de inclinao do plano interfere diretamente no valor da gravidade que age sobre um objeto que percorre este plano, afirmando ainda que quanto maior a inclinao, maior ser o valor da gravidade.

Bibliografia

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeh_8AE/fisica-1-cinematica-sobre-plano-inclinado http://pt.scribd.com/doc/94855312/Relatorio-de-Fisica-Cinematica-no-plano-inclinado HALLIDAY, David, Robert, Resnick; Fsica 1 Livro tcnico e cientifico, Editora SA, Rio de janeiro. SILVEIRA, Marcelo Moura e Silva, Nilson Canisan; Experimentos Virtuais de Fsica H. Moyss. Questionrio

1. Comparar o resultado obtido com outros valores de g. Os valores de g deram diferentes dos valores esperados pela teoria, no caso da primeira inclinao o esperado que fosse 0,588 m/s, mas no experimento deu 0,339, valores prximos porem diferentes. 2. Investigar como a altitude afeta o valor de g. A altitude afeta na hora de calcular o seno do ngulo da componente vertical da gravidade, uma vez que as componentes dependem do seno e do cosseno do ngulo entre elas e a resultante.

3. O que voc atribui ao erro cometido neste experimento. Justifique Pode ser atribudo ao fato da rampa ter se movido vrias vezes durante a experincia, precisando ser movida para sua posio correta vrias vezes durante o experimento.

También podría gustarte