Está en la página 1de 5

4.

ATO JURDICO
SUJEITO DO DIREITO ------- VNCULO --------- OBJETO DO DIREITO PESSOAS ----- ATO JURDICO ---- BENS As relaes jurdicas tm como fonte geradora os fatos jurdicos. CONCEITOS: FATO JURDICO: o acontecimento que tem conseqncias jurdicas; qualquer acontecimento em virtude do qual nascem, subsistem ou se extinguem direitos. Ex.: nascimento de uma pessoa, confeco de algo, a maioridade, a morte, etc.

Podem ser: INVOLUNTRIOS (naturais): Fatos jurdicos em sentido estrito. Ocorrem independentemente da vontade do ser humano. Ocorrem pela ao da natureza. Ex.: a morte, uma inundao, o nascimento, etc. VOLUNTRIOS (humanos): Atos jurdicos em sentido amplo. Derivam da vontade direta do ser humano e podem ser: Lcitos: quando produzem efeitos legais, conforme a vontade de quem os pratica. Ex.: casamento, contrato de compra e venda; Ilcitos: quando produzem efeitos legais contrrios Lei; Ex.: o homicdio, o roubo, a agresso, etc.

ATO JURDICO:

todo acontecimento voluntrio e lcito que tenha conseqncias jurdicas. Tm por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

O ATO JURDICO poder ser: UNILATERAL - se existe apenas a manifestao de vontade de um agente. Ex.: declarao de nascimento de filho, emisso de NP, etc. BILATERAL - se existe a manifestao da vontade de dois agentes, criando entre eles uma relao jurdica. Ex.:contrato de compra e venda. Neste caso, o ato jurdico passa a chamar-se Negcio Jurdico. Ex.: todos os contratos, o emprstimo pessoal, etc.

VALIDADE DO ATO JURDICO A falta de algum elemento substancial do ato jurdico torna-o nulo(nulidade absoluta) ou anulvel (nulidade relativa). A diferena entre o nulo e o anulvel uma diferena de grau ou gravidade, a critrio da lei.
A nulidade absoluta pode ser argida a qualquer tempo por qualquer pessoa, pelo Ministrio Pblico e pelo Juiz, inclusive, no se admitindo convalidao nem ratificao. A nulidade relativa, ao contrrio, s pode ser argida dentro do prazo previsto (4 anos, em regra) - somente pelos interessados diretos, admitindo convalidao e ratificao. Ato jurdico inexistente o ato que contm um grau de nulidade to grande e visvel, que dispensa ao judicial para ser declarado sem efeito. Ato jurdico ineficaz o ato que vale plenamente entre as partes, mas no produz efeitos em relao a certa pessoa (ineficcia relativa) ou em relao a todas as outras pessoas (ineficcia absoluta). Exs.: alienao fiduciria no registrada, venda no registrada de automvel, bens alienados pelo falido aps a falncia.

4.1. Requisitos p/ um NEGCIO JURDICO ser VLIDO a) agente capaz - o agente deve estar apto a praticar os atos da vida civil. Os absolutamente incapazes devem ser representados e os relativamente incapazes devem ser assistidos; Objeto Lcito e possvel - o objeto do ato jurdico deve serpermitido pelo direito e possvel de ser efetivado; Forma Prescrita (estabelecida) ou no vedada em Lei - a forma dos atos jurdicos tem que ser a prevista em Lei, se houver esta previso, ou no proibida. nulo o ATO JURDICO Quando praticado por pessoa absolutamente incapaz ou quando no revestir a forma prescrita em lei ou quando o objeto for ilcito ou no possvel.

b)

c)

Os atos jurdicos a que no se impe forma especial prescrita em lei, podero provar-se mediante: confisso, atos processados em juzo, documentos pblicos e particulares, testemunhas, presuno, exames, vistorias e arbitramentos. Face ao exposto,no podem ser admitidas como testemunhas: os loucos de todo gnero, os cegos e surdos (quando a cincia do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos que lhes faltam), o interessado do objeto do litgio, bem como o ascendente e o descendente, ou o colateral, at 3 grau de alguma das partes, por consanginidade, ou

afinidade.
A nulidade um vcio intrnseco ou interno do ato jurdico. O Ato jurdico nulo quando: for preterida a forma que a lei considere essencial para a sua validade; for ilcito ou impossvel o seu objeto; for praticado por pessoa absolutamente incapaz. O ato jurdico anulvel quando: as declaraes de vontade emanarem de erro essencial, viciado por erro, dolo, coao ou simulao. A respeito da nulidade , pode-se afirmar que: opera de pleno direito; pode ser invocada por qualquer interessado e pelo Ministrio Pblico; o negcio no pode ser confirmado nem prevalece pela prescrio.

Formas prescritas nos Atos Jurdicos

Locao, Mtuo, Comodato, Depsito, Fiana (Escrita ou verbal); Testamento (Escrita e exige cinco testemunhas); Pacto Antenupcial e Doao de Imveis (s podem ser feitos por escritura pblica); Procurao (Escrita e exige o reconhecimento de firma p/validade perante 3s).

Se houver FORMA PREVISTA EM LEI, a desobedinciaANULA o Ato.

Os ATOS JURDICOS podem ser: formais ou solares - casamento, testamento, compra/venda de imveis, etc. no formais ou consensuais locao, comodato, etc.

V CIOS OU DEFEIT OS DOS NEGCIOS JURDICOS

Os Atos ou Negcios Jurdicos podem apresentar-se com vcios ou defeitos, que provocando a sua ineficcia tornam NULO o Negcio Jurdico.

VCIOS DE CONSENTIMENTO: ocorrem da prpria vontade. Ex.: erro, dolo, coao. Podem ser objeto de ao anulatria; so prescritveis aps 4 anos;

ERRO:

a FALSA noo que se tem de um objeto ou de um a pessoa. Ocorre quando o agente pratica o ato

baseando-se em falso juzo ou engano. A pessoa se engana sozinha, ningum a induz a erro. Pode ser com etido por conta prpria.

S anula o ato jurdico o erro SUBSTANCIAL ouessencial. Ex.: compra de um quadro de um autor como se fosse de outro. No acarreta nulidade de um ato o erro acidental ousecundrio. Ex.: comprar uma casa com seis janelas, pensando que tinha sete.

DOLO:

o artifcio em pregado pelo agente para enganar outra pessoa. O agente em prega artifcio para lev ar algum a pratica de um ato que o prejudica, sendo por ele beneficiado ou m esm o beneficiando um terceiro.

Dolo Bom , em pregado para beneficiar o autor do ato, no ANULVEL. Quando houv er dolo de terceiros, se as partes contratantes no souberem , o ato jurdico no anulvel.

Dolo Mal , que prejudica o autor do ato, passv el de ANULAO.

O Dolo Mal pressupe:


COAO:

prejuzo para o autor do ato; benefcio para o autor do dolo ou terceiro Pode ser praticado pelo silncio. No se admite invocao do Dolo para se anular casamento.

a presso psicolgica exercida sobre algum para obrig-lo a praticar determ inado ato. Para que a coao v icie o ato necessrio que se incuta m edo de dano pessoa do coagido, sua fam lia ou a seus bens e que o dano objeto da am eaa seja prov idncia fsica ou m oral.

VCIOS SOCIAIS:

so decorrentes da malcia humana. Ex.:simulao, fraude contra

credores, reserva mental e leso.


Podem ser objeto de ao anulatria; so prescritveis aps 4 anos;

SIMULAO:

a declarao enganosa da vontade, visando obter resultado diverso do que aparece, para iludir terceiros ou burlar a lei. A Simulao no ser um defeito do ato jurdico se no houver prejuzo a algum ou violao da lei. S terceiros lesados pela simulao que podem demandar a nulidade dos atos simulados. Ex.: fao contrato de compra e venda objetivando, na verdade, fazer uma doao. H um desacordo entre a vontade declarada e a vontade interna e no manifestada. Podero demandar a nulidade dos atos SIMULADOS: os terceiros lesados pela simulao e os representantes do poder pblico (a bem da lei ou da Fazenda)

FRAUDE CONTRA CREDORES:

a m anobra ardilosa para prejudicar terceiros. utilizada pelo dev edor para prejudicar o credor; a v enda do patrim nio em prejuzo dos credores. Ocorre quando o dev edor atinge um estado de insolv ncia (aum ento de dv idas com conseqente dim inuio do patrim nio)

Elemento Objetivo = dano, prejuzo; Elemento Subjetivo = conluio (acordo) Pode ser objeto de ao anulatria, tambm chamada Ao Pauliana;

RESERVA MENTAL (Simulao Inocente): A pessoa que oculta de forma deliberada sua verdadeira inteno com o objetivo de prejudicar terceiros; Ex.: Uma pessoa escreve um livro e marca noite de autgrafos. Diz que destinar 10 % da arrecadao para a rea social de uma fundao pblica. A verdade que os 10 % vo para o bolso dele . LESO: quando uma pessoa obtm um lucro exagerado se aproveitando da imaturidade / necessidade / inexperincia de algum. Ex.: agiotagem

Lucro exagerado - considerado quando o valor de venda atinge 5 x o valor de mercado ou quando o valor de compra atinge1/5 do valor de mercado. Elemento objetivo - lucro exagerado; Elemento subjetivo - imaturidade, necessidade, inexperincia; gera ao de nulidade absoluta; que pode ser pleiteada a qualquer momento imprescritvel;

También podría gustarte