Está en la página 1de 43

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula Demonstrativa
Prezados, alunos! Meu nome Rafael Encinas e eu gostaria de apresentar para vocs a aula demonstrativa do curso de Noes de Administrao Item 1 Teoria e Exerccios, para o concurso de Agente da Polcia Federal. Veremos apenas o item 1 da disciplina, os demais itens estaro com cursos separados. Este ser um curso de teoria e exerccios, o que significa que haver uma parte terica seguida de exerccios comentados. O curso buscar ser abrangente, trazendo desde os conceitos bsicos at tpicos mais aprofundados. Quem j possui algum conhecimento da disciplina e acha que no precisa ver os assuntos mais bsicos pode fazer o curso de exerccios. Este curso ser composto de quatro aulas, alm desta demonstrativa, e seguir o cronograma abaixo:
Aula Demonstrativa: 1. Noes de administrao. 1.1. Abordagem clssica. Aula 01 30/03: 1.1. Abordagens burocrtica e sistmica da administrao. Aula 02 06/04: 1.2. Evoluo da administrao pblica no Brasil aps 1930. Aula 03 13/04: 1.2. Reformas administrativas; a nova gesto pblica. Aula 04 17/04: 1.3 Princpios e sistemas de administrao federal.

Sempre que vocs tiverem dvidas, utilizem o frum no site do Ponto, pois ele uma das ferramentas mais importantes no aprendizado. Mesmo que no tenham uma dvida especfica, consultem ele periodicamente para darem uma olhada nas dvidas dos colegas, que muitas vezes podem ajudar vocs a entenderem melhor o assunto. Agora, vou me apresentar. Sou Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio. J fui Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil e escriturrio da Caixa Econmica Federal, alm de ter trabalhado em outras instituies financeiras da iniciativa privada. Sou formado em jornalismo, graduando em economia e tenho especializao em Oramento Pblico. Sou professor de cursinhos para concursos desde 2008, tendo dado

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS aulas em cursinhos de Braslia, Rio de Janeiro, So Paulo, Curitiba e Cuiab. Tambm dou aula em cursos de ps-graduao. Nesta aula demonstrativa, vocs podero ter uma ideia de como ser nosso curso. Espero que gostem e que possamos ter uma jornada proveitosa pela frente. Boa Aula!

Sumrio
1 NOES DE ADMINISTRAO .............................................................................. 3 1.1 1.2 1.3 1.4 2 ORGANIZAO ................................................................................................... 3 PROCESSO ORGANIZACIONAL .................................................................................. 5 EFICINCIA, EFICCIA E EFETIVIDADE ...................................................................... 11 ADMINISTRAO PBLICA X PRIVADA ...................................................................... 14

TEORIAS DAS ORGANIZAES ........................................................................... 21 2.1 PERSPECTIVA CLSSICA ...................................................................................... 23

QUESTES COMENTADAS ................................................................................... 32 3.1 3.2 LISTA DAS QUESTES ........................................................................................ 40 GABARITO ...................................................................................................... 43

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1 Noes de Administrao
Vamos ver algumas definies de Administrao.
Richard Daft: O alcance das metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio de planejamento, organizao, liderana e controle dos recursos organizacionais. Antonio Maximiano: o processo de tomar decises sobre objetivos e utilizao de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decises, tambm chamadas de processos ou funes: planejamento, organizao, liderana, execuo e controle. Chiavenato: Administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar objetivos. A tarefa bsica da Administrao a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz. James Stoner: A Administrao o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforos realizados pelos membros da organizao e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcanar os objetivos estabelecidos.

Podemos notar algumas coisas em comum nessas definies. Elas mencionam recursos e objetivos, os processos organizacionais, pessoas e eficincia e eficcia. Podemos represent-los assim:

Objetivos

Recursos Pessoas Informao e conhecimento Dinheiro Instalaes

Decises Planejamento Organizao Direo Controle

1.1 ORGANIZAO
O conceito de organizao:
Prof. Rafael Encinas

administrao

est

diretamente

relacionado

com

de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
Amitai Etzioni: especficos. Unidades socialmente construdas para atingir fins

Richard Daft: Organizao uma entidade social dirigida a metas e deliberadamente estruturada. Entidade social significa ser composta de duas ou mais pessoas. Dirigida a metas significa ser feita para alcanar algum resultado, como obter lucro, ganhar aumento de salrio para seus membros, satisfazer as necessidades espirituais ou proporcionar satisfao social. Deliberadamente estruturada significa que as tarefas so divididas e a responsabilidade pelo seu desempenho atribuda aos membros da organizao. Stephen Robbins: A organizao uma unidade social, coordenada conscientemente, composta de uma ou mais pessoas e que funciona numa base relativamente contnua para atingir objetivos. Antonio Maximiano: Uma organizao um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Chester Barnard: A existncia de uma organizao formal se d quando (1) h pessoas aptas a se comunicarem entre si; (2) que esto desejando contribuir com sua ao e, (3) para a realizao de um propsito comum.

Podemos perceber que todas essas definies dizem praticamente a mesma coisa. Temos alguns elementos essenciais nelas: relao social e objetivos. uma relao social porque preciso mais de uma pessoa, preciso algum tipo de interao. E nessa relao, preciso que existam objetivos comuns, as pessoas se unem para alcanar alguma meta compartilhada. Alguns autores vo alm desses dois elementos essenciais e agregam outras questes ao conceito, como Daft, que fala em deliberadamente estruturada. Maximiano afirma que, alm de objetivos e recursos, as organizaes tm dois outros componentes importantes: processos de transformao e diviso do trabalho. Objetivos so os resultados que a organizao espera alcanar. Recursos so pessoas, instalaes fsicas, computadores, mquinas, enfim, aquilo de que a organizao dispe para alcanar os objetivos. Processos de transformao so sequncias de aes ou eventos que levam a um determinado fim, resultado ou objetivo. Em uma organizao, temos processos de trabalho, que so conjuntos de atividades interrelacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (sadas), temos processos de produo, processos de gesto de pessoas (tais como seleo e recrutamento, desenvolvimento, remuneraes e recompensas).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A diviso do trabalho se relaciona com a ideia de especializao. Para que uma organizao de grande porte alcance seus objetivos, necessrio que sejam realizadas centenas de atividades diferentes, e uma das maneiras de racionalizar esta realizao por meio da especializao. Diferentes pessoas, reas ou grupos da organizao iro realizar diferentes tipos de tarefas.

1.2 PROCESSO ORGANIZACIONAL


No edital de vocs consta o item 2. Processo Administrativo, que ser estudado em outro curso. Porm, vamos ver os conceitos mais bsicos relacionados a eles. Henry Fayol foi um dos primeiros autores a elencar as funes administrativas: Planejamento: tentativa de se avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provises para realizar este plano; Organizao: mobilizao dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ao; Comando: estabelecimento de orientaes para os empregados e obteno das coisas feitas; Coordenao: obteno da unificao e harmonia de todas as atividades e esforos; Controle: verificao de que as coisas aconteam em conformidade com as regras estabelecidas e expressas pelo comando.

Luther Gullik, um dos seguidores de Fayol, ampliou os elementos da administrao e criou o POSDCORB, que formado pelas palavras: Planning planejamento; Organizing organizao; Staffing assessoria; Directing direo; Coordinating coordenao; Reporting informao; Budgeting oramento.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Maximiano segue Fayol e tambm cita essas cinco funes, s altera comando para liderana e coordenao por execuo. Chiavenatto fala em quatro funes: planejamento, organizao, direo e controle.

a)

Planejamento

Segundo Maximiano, o processo de planejamento a ferramenta para administrar as relaes com o futuro. As decises que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que sero colocadas em prtica no futuro, so decises de planejamento. Segundo o princpio da precedncia do planejamento, esta funo administrativa vem antes das outras. Na realidade, difcil separar e sequenciar as funes administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento aparece na ponta do processo. Como consequncia, ele assume uma situao de maior importncia no processo administrativo. Sem o planejamento no h base para a organizao e controle. O planejamento o alicerce sobre o qual operam as demais funes administrativas. Existem trs tipos de planejamento: Estratgico, Ttico e Operacional. A diferena entre eles se refere ao nvel hierrquico em que so elaborados, a abrangncia em relao s unidades e o perodo para o qual se referem, como est resumido na tabela a seguir:

Estratgico Prazo Amplitude Nvel Hierrquico Riscos Longo Toda a organizao Alta Cpula Maiores

Ttico Mdio Determinado Setor Gerncias Setoriais Intermedirios

Operacional Curto Determinada Atividade Operacional Menores

Aqui podemos identificar algumas das caractersticas que diferenciam o planejamento estratgico do ttico e do operacional: responsabilidade da cpula da organizao; Envolve a organizao como um todo; Planejamento de longo prazo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS J o Planejamento Ttico ser uma setorizao do planejamento estratgico. Se este envolvia a organizao como um todo, aquele vai fazer um planejamento para um setor da organizao. Ele trabalha com decomposies dos objetivos, estratgias e polticas estabelecidos no planejamento estratgico. Ele desenvolvido em nveis organizacionais intermedirios, como as gerncias de recursos humanos, de marketing, financeira, etc., tendo como principal funo a utilizao eficiente dos recursos disponveis para a consecuo de objetivos previamente fixados. O planejamento ttico tipicamente tem um horizonte de tempo mais curto do que o planejamento estratgico. Segundo Chiavenatto, os planos tticos referem-se a cada departamento ou unidade da organizao e seu foco no mdio prazo, isto , no exerccio anual. O Planejamento Operacional o desdobramento do planejamento ttico. Pode ser considerado como a formalizao, principalmente atravs de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantao estabelecidos. neste nvel que so estabelecidos os objetivos e estratgias operacionais, que definem as aes especficas que permitem realizar os objetivos dos nveis anteriores. So planos desenvolvidos nos nveis mais baixos da organizao para especificar as etapas de ao para realizao das metas operacionais e para sustentar os planos tticos. O planejamento operacional a ferramenta do gerente de departamento para as operaes dirias e semanais. Seu horizonte de tempo o curto prazo.

b)

Organizao

A segunda funo administrativa elencada por Fayol Organizao. Segundo Maximiano: organizar o processo de dispor de qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realizao dos planos. praticamente a mesma definio de Daft: disposio de recursos organizacionais para alcanar as metas estratgicas. A organizao est relacionada ao desenho da estrutura organizacional. A disposio dos recursos refletida na diviso de mo-de-obra da organizao em departamentos especficos e empregos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as tarefas organizacionais diversas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) Direo

Vimos que Fayol falava em comando, enquanto Maximiano usou liderana. Portanto, os diversos autores do nomes diferentes, mas que na realidade a mesma coisa. Chiavenatto conceitua direo como a funo administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que o planejamento e organizao possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientao e apoio s pessoas, atravs de uma adequada comunicao, liderana e motivao. Para McGregor, toda deciso administrativa tem consequncias sobre o comportamento dos indivduos. A administrao bem-sucedida depende no s, mas bastante da capacidade para predizer e controlar o comportamento humano. O autor diferenciou dois estilos extremos de direo: a Teoria X e a Teoria Y. A Teoria X uma teoria tradicional, mecanicista e pragmtica, segundo a qual: O ser humano mdio tem um desgaste inerente pelo trabalho e o evitar, se possvel; Por causa da caracterstica humana de desgosto pelo trabalho, a maioria das pessoas precisa ser coagida, controlada, dirigida ou ameaada com punio para que se esforcem para o alcance dos objetivos organizacionais; O ser humano mdio prefere ser controlado, deseja evitar a responsabilidade, tem relativamente pouca ambio e quer, acima de tudo, segurana.

McGregor props a Teoria Y como uma nova viso mais realista dos trabalhadores para direcionar o pensamento administrativo. Segundo esta teoria: O desgaste de esforo fsico e mental to natural quanto brinca ou descansar. O desgosto pelo trabalho no uma coisa inerente do ser humano mdio; O controle externo e a ameaa de punio no so os nicos meios de realizar os esforos para atingir os objetivos organizacionais. Uma pessoa exercer autodireo e autocontrole a servio dos objetivos com os quais ela est comprometida;
www.pontodosconcursos.com.br 8

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O ser humano mdio aprende, sob condies adequadas, no apenas a aceitar, mas a buscar responsabilidade; A capacidade de exercitar um grau relativamente alto de imaginao, engenhosidade e criatividade na soluo de problemas organizacionais largamente, no estreitamente, distribuda na populao; Sob condies da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano mdio so apenas parcialmente usadas.

Com base nestas suposies, so defendidas medidas como: descentralizao e delegao, diminuindo o controle excessivo e transferindo responsabilidades; ampliao do cargo e maior significao do trabalho, encorajando a inovao e a aceitao de responsabilidades; participao e administrao consultiva, permitindo maior participao nas decises; auto-avaliao de desempenho, em que os funcionrios estabelecem seus alvos e objetivos e controlam seu desempenho. A liderana definida como a habilidade de influenciar pessoas no sentido da realizao das metas organizacionais.

d)

Comunicao

Um professor em Harvard uma vez pediu classe que, por meio de desenhos, definisse comunicao. A maioria dos alunos desenhou um gerente falando ou escrevendo. Alguns colocaram bales de fala perto de seus personagens; outros mostraram pginas voando de uma impressora a laser. No, disse o professor, nenhum de vocs conseguiu captar a essncia da comunicao. Ele continuou a explicar que comunicao significa compartilhar no falar ou escrever. Richard Daft define comunicao como:
Processo pelo qual as informaes so transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a inteno de motivar ou influenciar o comportamento.

O CESPE j apresentou a seguinte definio:


O processo de comunicao a base do atendimento. A comunicao pode ser definida como o processo de passar informao e compreenso de uma pessoa para outra. Toda comunicao envolve pelo menos duas pessoas: a Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
que envia e a que recebe. Para que haja comunicao utiliza-se um processo que contm no mnimo quatro elementos:

emissor ou fonte de comunicao pessoa que elabora a mensagem, tendo como objetivo atingir o receptor; mensagem o que se quer transmitir; canal meio utilizado para transmitir a mensagem; receptor ou destino da mensagem pessoa para quem enviada a mensagem. No entanto, estes quatro componentes no so os nicos no processo de comunicao. O processo de Comunicao ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), atravs de um canal (ou meio). O receptor interpretar a mensagem que pode ter chegado at ele com algum tipo de barreira (rudo, bloqueio, filtragem) e, a partir da, dar o feedback ou resposta, completando o processo de comunicao.

e)

Controle e Avaliao

O controle est ligado realizao dos objetivos. Para alcan-los, preciso dispor de informaes sobre os prprios objetivos e sobre as atividades que procuram realiz-lo. Controlar um processo de tomar decises que tem por finalidade manter um sistema na direo de um objetivo. Para Chiavenatto representa o acompanhamento, a monitorao e a avaliao do desempenho organizacional para verificar se tudo est acontecendo de acordo com o planejado. Podemos resumir como Monitorar as atividades e corrigir os desvios. Para Richard Daft, controle a funo administrativa que envolve monitorar as atividades dos funcionrios, mantendo a organizao no trilho, em direo s suas metas, e fazer as correes necessrias. Ainda segundo o autor:
Controle organizacional o processo sistemtico pelo qual os gerentes regulam as atividades organizacionais para torn-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padres de desempenho.

Maximiano define controle como:


Um processo de tomar decises que tem por finalidade manter um sistema na direo de um objetivo, com base em informaes contnuas sobre as atividades do prprio sistema e sobre o objetivo. O objetivo torna-se o

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
critrio ou padro de avaliao do desempenho do sistema, ou seja, o objetivo torna-se o padro de controle.

Assim, o processo de controle informa: Quais os objetivos devem ser atingidos; O desempenho da organizao em comparao com os objetivos; O que deve ser feito para assegurar a realizao dos objetivos.

Djalma de Oliveira afirma que controlar comparar o resultado das aes com padres previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessrio. A comparao um termo muito importante dentro do conceito de controle. preciso que haja um padro a ser seguido para que possa haver controle.

1.3 EFICINCIA, EFICCIA E EFETIVIDADE


Para Maximiano: Eficcia a palavra usada para indicar que a organizao realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realizao dos objetivos, mais a organizao eficaz. Eficincia a palavra usada para indicar que a organizao utiliza produtivamente, ou de maneira econmica, seus recursos. Isso significa uma menor quantidade de recursos para produzir mais

A eficcia sempre est associada com o alcance de metas, com o alcance de objetivos. Para Richard Daft: A eficcia organizacional o grau no qual a administrao alcana uma meta declarada. Isso significa que a organizao tem sucesso em alcanar o que ela tenta fazer. Eficcia organizacional significa proporcionar um produto que os clientes valorizem. Eficincia organizacional se refere quantidade de recursos usados para alcanar a meta organizacional. Pode ser calculada como a quantia de recursos usados para produzir um produto ou servio.

Essas foram definies mais usadas no setor privado. Vamos ver agora sua aplicao na gesto pblica. Segundo o Ministrio do Planejamento:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Eficincia: uso otimizado, com economia e qualidade, dos bens e recursos empregados na implementao das aes. Eficcia: capacidade de alcance das metas previstas; Efetividade: correspondncia entre os resultados da implantao de um programa e o alcance dos seus objetivos, tendo como referncia os impactos na sociedade;

Assim, podemos dizer que a EFICINCIA a racionalizao no uso dos insumos. A eficincia alcanada quando os insumos so manipulados de forma adequada para atingir os produtos. A EFICCIA consiste no grau de alcance das METAS programadas em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. Quanto mais alto o grau de realizao dos objetivos e metas, mais a organizao eficaz. A EFETIVIDADE observa se houve algum IMPACTO resultante da ao governamental. No basta chegar ao produto, alcanando as metas, preciso que ele produza alguma alterao na sociedade. Podemos observar melhor estas dimenses no quadro abaixo:
Efetividade Eficincia

OBJETIVO

INSUMO Eficcia

AO

PRODUTO

RESULTADO

Alm desses trs conceitos, outro que tambm importante o de economicidade, que est relacionada com os custos dos insumos. Quando avaliamos o desempenho em termos de economicidade, queremos saber o preo dos insumos usados na produo. A economicidade a minimizao dos custos dos recursos utilizados na consecuo de uma atividade, sem comprometimento dos padres de qualidade. Refere-se capacidade de uma instituio gerir adequadamente os recursos financeiros colocados sua disposio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS No entanto, em vrios momentos vemos a economicidade dentro da eficincia. Nos concursos, quando eles falam em custos esto se referindo eficincia. Esta envolveria otimizar a produo quanto reduzir o custo dos insumos. Assim, a eficincia observa a relao entre PRODUTOS (bens e servios) gerados por uma atividade e os CUSTOS dos insumos empregados, em um determinado perodo de tempo. Uma organizao eficiente quando utiliza seus recursos da forma mais produtiva e econmica possvel, tambm conhecida como forma racional de utilizao. A eficincia definida como a relao entre os produtos (bens e servios) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzilos em um determinado perodo de tempo, mantidos os padres de qualidade. Essa dimenso refere-se ao esforo do processo de transformao de insumos em produtos. Pode ser examinada sob duas perspectivas: minimizao do custo total ou dos meios necessrios para obter a mesma quantidade e qualidade de produto; ou otimizao da combinao de insumos para maximizar o produto quando o gasto total est previamente fixado. Nesse caso, a anlise do tempo necessrio para execuo das tarefas uma varivel a ser considerada . A eficincia pode ser medida calculando-se e comparandose o custo unitrio da produo de um bem ou servio. Portanto, podemos considerar que o conceito de eficincia est relacionado ao de economicidade. A eficcia definida como o grau de alcance das metas programadas (de bens e servios) em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. O conceito de eficcia diz respeito capacidade da gesto de cumprir objetivos imediatos traduzidos em metas de produo ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou servios de acordo com o estabelecido no planejamento das aes. importante observar que a anlise de eficcia deve considerar os critrios adotados para fixao da meta a ser alcanada. Uma meta subestimada pode levar a concluses equivocadas a respeito da eficcia do programa ou da atividade sob exame. Alm disso, fatores externos como restries oramentrias podem comprometer o alcance das metas planejadas e devem ser levados em conta durante a anlise da eficcia. A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a mdio e longo prazo. Refere-se relao entre os resultados de uma interveno ou programa, em termos de efeitos sobre a populao-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalsticos da interveno. Trata-se de verificar a ocorrncia de
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mudanas na populao-alvo que se poderia razoavelmente atribuir s aes do programa avaliado. Portanto, ao examinar a efetividade de uma interveno governamental, pretende-se ir alm do cumprimento de objetivos imediatos ou especficos, em geral consubstanciados em metas de produo ou de atendimento (exame da eficcia da gesto). Trata-se de verificar se os resultados observados foram realmente causados pelas aes desenvolvidas e no por outros fatores. A avaliao da efetividade pressupe que bens e/ou servios foram ofertados de acordo com o previsto. O exame da efetividade ou avaliao de impacto requer tratamento metodolgico especfico que busca estabelecer a relao de causalidade entre as variveis do programa e os efeitos observados, comparando-os com uma estimativa do que aconteceria caso o programa no existisse. Vamos analisar um exemplo. Num programa do governo de distribuio de culos para crianas do ensino fundamental, o objetivo melhorar a educao, j que as crianas estaro enxergando melhor e podero se concentrar mais. Entende-se que os pais no apresentam condies financeiras de levar a criana a um oftalmologista e de comprar os culos, por isso seria importante que o Estado desempenhasse esse papel. A economicidade significa que os culos foram comprados a um preo baixo. A eficincia refere-se ao governo entregar um nmero maior de culos com os mesmos recursos, o mesmo nmero de pessoas, de carros, etc. A eficcia corresponde ao alcance de metas. Assim, se o objetivo era entregar 20.000 culos e foi entregue um nmero maior, o programa eficaz. Por fim, a efetividade se refere ao resultado da ao governamental na sociedade. No exemplo, corresponde a melhora no ndice de educao. Alguns autores conceituam efetividade como a soma da eficincia e da eficcia ao longo do tempo. No concordo com esta viso, mas importante conhecermos, pois a ESAF j deu ele como certa.

1.4 ADMINISTRAO PBLICA X PRIVADA


A comparao entre a gesto pblica e a privada no algo recente. Frank J. Goodnow, ainda em 1893, afirmou que ao realizar seu negcio, o objeto do governo no costuma ser a obteno do ganho, mas a promoo do bem-estar da comunidade. Essa a grande distino entre o negcio pblico e o privado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Realmente, a maior diferena entre os dois tipos de gesto: a privada busca o lucro; a pblica, o interesse pblico. Podemos resumir da seguinte forma: Enquanto as empresas se motivam pelo lucro, a gesto pblica tem como motivao a consecuo do interesse pblico. Os principais argumentos de que a gesto pblica difere de maneira fundamental da privada em todos os aspectos relevantes so: O interesse pblico difere do privado; As autoridades pblicas, por exercerem o poder soberano do Estado, devem necessariamente atender aos valores democrticos em detrimento dos interesses de qualquer grupo ou material em particular; A Constituio exige o tratamento igualitrio das pessoas e descarta o tipo de seletividade que essencial para sustentar a lucratividade.

Todavia, alguns autores entendem que a enumerao de tais diferenas enganosa porque oculta importantes semelhanas. Como o desenvolvimento da Administrao Gerencial, houve uma aproximao grande entre a gesto pblica e a gesto privada, pois as tcnicas desta comearam a ser usadas naquela. O mundo entrou num grave perodo de recesso na dcada de 1970 devido s duas crises do petrleo, que fizeram com que os juros dos financiamentos externos subissem para a estratosfera. Ficou muito difcil para os pases conseguirem recursos, resultando numa grave crise fiscal. Os governos tinham que produzir uma srie de servios e bens exigidos pela sociedade, mas no possuam recursos suficientes. Eles precisavam, ento, de eficincia, o que estava longe de ser proporcionado pelo modelo burocrtico, que era rgido, lento, caro e no dava ateno s necessidades da populao. Essa insatisfao da sociedade ir levar ao poder governos conservadores como o de Ronald Reagan, nos EUA, e de Margareth Thatcher, na Inglaterra, no incio dos anos 1980, que iro adotar reformas segundo os princpios do Neoliberalismo. Para dar uma resposta sociedade, que exigia servios pblicos de qualidade, passaram a ser adotadas tcnicas da gesto privada. Os conceitos de eficincia, eficcia e efetividade passaram a fazer parte do vocabulrio de todo administrador pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Muitas questes cobram este aspecto da aplicao das tcnicas de gesto privada no setor pblico. Na esmagadora maioria das vezes, elas so sim aplicveis bvio que devem haver algumas adaptaes. Assim, pode-se aplicar no setor pblica a reengenharia, a qualidade total, a gesto por competncias, o planejamento estratgico, os investimentos sob uma perspectiva de custo-benefcio, o benchmarking, a anlise SWOT, entre outras. Entre as teorias que buscaram estudar as mudanas da administrao pblica com a crise fiscal chamam-se de Empreendedorismo Governamental, de David Osborne e Ted Gaebler. Eles buscaram analisar as diversas iniciativas de administraes pblicas dos EUA, principalmente municipais, que demonstram que o Estado poderia eliminar a burocracia, superando a crise que se instalara em todo o mundo. Uma coisa importante em relao ao conceito de governo empreendedor no confundir com governo empresrio. O verdadeiro significado da palavra empreendedor bem mais amplo. Segundo os autores, ela foi usada inicialmente por volta do ano 1800, para se referir quele que movimenta recursos econmicos de um setor de menor produtividade para um outro de maior produtividade e melhor rendimento. Em outras palavras, o empreendedor emprega recursos de novas formas, para maximizar a produtividade e a eficincia. Esta definio se aplica igualmente ao setor privado, ao setor pblico e ao setor voluntrio. Superintendentes e diretores escolares dinmicos usam recursos de novas formas para maximizar a produtividade e a eficincia das escolas. Os gerentes de aeroportos inventivos fazem o mesmo. Quando queremos identificar instituies do setor pblico que sejam empreendedoras, olhamos para as que usam constantemente seus recursos de novos modos, para aumentar sua eficincia e sua efetividade. A partir desta noo de que empreendedor no a mesma coisa que empresrio, os autores defendem que no se pode governar como quem administra uma empresa. Segundo os autores: Assim, quando os autores defendem um governo empreendedor, no esto dizendo que o Estado deve ser administrado como uma empresa. Eles afirmam que:
O governo uma instituio fundamentalmente diferente da empresa. Os empresrios so movidos pela busca do lucro; as autoridades governamentais se orientam pelo desejo de serem reeleitas. As empresas recebem dos clientes a maior parte dos seus recursos; os governos so Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
custeados pelos contribuintes. As empresas normalmente trabalham em regime de competio; os governos usam habitualmente o sistema do monoplio.

Aqui j podemos enumerar algumas diferenas entre a gesto pblica e a gesto privada. A primeira delas a motivao daqueles que definem as diretrizes. A motivao das autoridades pblicas a reeleio, dos empresrios o lucro. Podemos ver que eles reformularam um pouco a principal diferena entre a gesto pblica e a privada. Aqui, o governo no busca o interesse pblico, mas sim a reeleio. Isto faz com que os investimentos da gesto pblica sigam uma lgica diferente da gesto privada, inclusive no que se refere ao risco. Outra diferena entre a gesto pblica e a privada citada pelos autores que: As empresas recebem seus recursos dos clientes, enquanto o governo recebe por meio de impostos. Assim, enquanto nas empresas os clientes tm a possibilidade de se retirarem no momento que quiserem, os contribuintes continuam pagando impostos mesmo que insatisfeitos. Os governos so pouco orientados pelos seus clientes, enquanto as empresas focam suas energias em tentar satisfaz-los. A Gesto da Qualidade Total, que ganhou muita fora na gesto privada na segunda metade do Sculo passado, tem como uma das suas maiores inovaes a mudana no conceito de qualidade, que deixou de ser a conformidade com o projeto, o produto sem defeitos, para ser considerada como aquilo que o cliente enxerga no produto, se ele fica satisfeito ou no. Assim, um produto sem defeitos no significa que ser um produto de qualidade. A razo pela qual os rgos pblicos no so orientados pelos clientes est justamente no fato de no receberem seus recursos diretamente dos clientes, mas sim do Executivo e do Legislativo. A consequncia que os gestores pblicos se preocupam em agradar mais a estes entes do que aos seus verdadeiros clientes, a populao. Soma-se a isso o fato de no haver alternativas a que a sociedade possa recorrer quando estiver insatisfeita com determinado servio. Se algum no gostar do servio do DETRAN, no h

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS nenhum outro rgo ou empresa que emite carteiras de motoristas. Esta outra diferena colocada pelos autores: As empresas normalmente trabalham em regime de competio; os governos usam habitualmente o sistema do monoplio. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado tambm traa algumas diferenas entre a administrao gerencial e a administrao de empresas:
A administrao pblica gerencial inspira-se na administrao de empresas, mas no pode ser confundida com esta ltima. Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e servios, a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, de contribuies obrigatrias, sem contrapartida direta. Enquanto o mercado controla a administrao das empresas, a sociedade por meio de polticos eleitos - controla a administrao pblica. Enquanto a administrao de empresas est voltada para o lucro privado, para a maximizao dos interesses dos acionistas, esperando-se que, atravs do mercado, o interesse coletivo seja atendido, a administrao pblica gerencial est explcita e diretamente voltada para o interesse pblico.

A primeira diferena a que o PDRAE se refere a mesma que vimos acima: as empresas recebem seus recursos dos clientes e os governos dos impostos. A terceira diferena tambm j foi vista, que o fato de a motivao das empresas ser o lucro e da administrao pblica o interesse pblico. H uma diferena que no foi falada antes: O controle das empresas feito pelo mercado; o da administrao pblica feito pela sociedade mediante polticos eleitos; Podemos dizer at que o controle da administrao pblica no passa necessariamente pelos polticos. O controle social uma das bandeiras da administrao gerencial. Atualmente existem diversos instrumentos que permitem que a sociedade realize o controle social da administrao pblica, como os conselhos gestores, as aes judiciais como a ao popular e o mandado de segurana coletivo, as ouvidorias, etc. Esta necessidade de controle implica em outra diferena, que o rigor com que se devem tratar questes como a transparncia na administrao pblica. A administrao privada, fora as sociedades annimas e outros tipos de sociedades que devem obedecer a regras de governana corporativa, no precisar motivar nem divulgar que medidas adota para atingir seus objetivos. Os princpios constitucionais da administrao pblica, assim como outros
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS princpios administrativos, so bastante cobrados quando falamos em diferenas entre a gesto pblica e a gesto privada, j que eles determinam limites para a atuao dos gestores pblicos. O atual programa de qualidade do governo brasileiro, Gespblica, afirma que:
O Modelo de Excelncia em Gesto Pblica foi concebido a partir da premissa de que a administrao pblica tem que ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes sua natureza pblica.

As organizaes do mercado so conduzidas pela autonomia da vontade privada; as organizaes pblicas so regidas pela supremacia do interesse pblico e pela obrigao da continuidade da prestao do servio pblico. O controle social requisito essencial para a administrao pblica contempornea em regimes democrticos, o que implica em garantia de transparncia de suas aes e atos e na institucionalizao de canais de participao social, enquanto as organizaes privadas esto fortemente orientadas para a preservao e proteo dos interesses corporativos. A administrao pblica no pode fazer acepo de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizaes privadas utilizam estratgias de segmentao de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais. As organizaes privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negcio. A administrao pblica busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentvel, sem perder de vista a obrigao de utilizar os recursos de forma eficiente. A atividade pblica financiada com recursos pblicos, oriundos de contribuies compulsrias de cidados e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestao de servios pblicos e a produo do bem comum. A atividade privada financiada com recursos de particulares que tm legtimos interesses capitalistas. A administrao pblica tem como destinatrios de suas aes os cidados, sujeitos de direitos, e a sociedade, demandante da produo do bem comum e do desenvolvimento sustentvel. A iniciativa privada tem como destinatrios de suas aes os clientes atuais e os potenciais. O conceito de partes interessadas no mbito da administrao pblica ampliado em relao ao utilizado pela iniciativa privada, pois as decises
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS pblicas devem considerar no apenas os interesses dos grupos mais diretamente afetados, mas, tambm, o valor final agregado para a sociedade. A administrao pblica tem o poder de regular e gerar obrigaes e deveres para a sociedade, assim, as suas decises e aes normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em reas sensveis. O Estado a nica organizao que, de forma legtima, detm este poder de constituir unilateralmente obrigaes em relao a terceiros. A administrao pblica s pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que no estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parmetros de controle da administrao e do administrador, para evitar desviosde conduta. Podemos ver nesta ltima diferena o princpio da legalidade. Ele muito importante na distino entre a gesto pblica e a privada. Segundo o princpio da legalidade, a Administrao s pode fazer o que a lei permite. Este conceito diverge da aplicao do princpio da legalidade na relao entre particulares (princpio da autonomia das vontades), que podem fazer tudo aquilo que a lei no probe, segundo o inciso II do art. 5 da CF:
II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

Aqui temos uma das diferenas mais importantes da gesto pblica para a gesto privada. Segundo Hely Lopes Meirelles:
A eficcia de toda atividade administrativa est condicionada ao atendimento da lei. Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administrao particular lcito fazer tudo que a lei no probe, na Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza.

Assim, para os administrados, o princpio da legalidade possui uma conotao negativa, j que os particulares so autorizados desempenhar todos os comportamentos para os quais no exista expressa proibio em lei. No caso da Administrao Pblica, o princpio tem uma conotao positiva, pois a ausncia de norma proibitiva no suficiente para que determinados comportamentos possam ser exercidos, preciso que haja uma lei que a autorize a agir (nas competncias discricionrias) ou que determine que o faa (nas competncias vinculadas).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Toda ao administrativa apresenta-se como exerccio de um poder atribudo previamente pela lei e por ela construdo e delimitado. O que legitima a ao administrativa retirar seu fundamento de uma lei anterior. O pessoal do Direito gosta muito dos termos em latim.

2 Teorias das Organizaes


Ao longo de toda a histria, podemos observar que o desenvolvimento da Administrao ocorreu de forma muito lenta. Foi somente no Sculo XX que recebeu maior ateno dos pensadores e apresentou uma evoluo acentuada. No Sculo XIX, a sociedade ainda era composta por poucas organizaes, que eram na maioria das vezes pequenas, como oficinas, escolas, artesos independentes, os armazns, etc. Os profissionais autnomos, como mdicos e advogados, trabalhavam de forma muito independente. Atualmente, a realidade totalmente diferente. As sociedades so compostas por uma srie de organizaes, onde a maior parte das obrigaes sociais (como a produo de bens ou servios em geral) confiada a organizaes (como indstrias, universidades e escolas, hospitais, comrcio, comunicaes, servios pblicos, etc.), que so administradas por dirigentes para se tornar mais eficientes e eficazes. Apesar do desenvolvimento das organizaes serem um fenmeno bastante recente, elas estavam presentes anteriormente e, inclusive, tiveram uma grande influncia na formao das organizaes atuais. o caso da Organizao da Igreja Catlica e da Organizao Militar. A Igreja Catlica se estruturou como uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenao funcional para assegurar a integrao. uma estrutura bastante simples, mas eficiente; proporciona uma enorme organizao mundial sob o comando de uma s pessoa: o Papa. J a Organizao Militar, desde os temos da Roma Antiga, tambm influenciou fortemente as teorias da Administrao. Alm da influncia da Igreja e das Foras Armadas, as organizaes tambm foram influenciadas por foras sociais, polticas e econmicas: Foras Sociais: referem-se aos aspectos de uma cultura que direcionam e influenciam os relacionamentos entre as pessoas. Compreende aquilo que as pessoas valorizam, que elas precisam, os padres de comportamento;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Foras Polticas: referem-se influncia das instituies legais e polticas sobre as pessoas e as organizaes. Incluem as suposies bsicas subjacentes ao sistema poltico, como a necessidade de autonomia, direitos de propriedade, direitos contratuais, a definio de justia, etc; Foras Econmicas: pertencem disponibilidade, produo e distribuio dos recursos em uma sociedade. Os governos, igrejas, escolas e organizaes comerciais exigem recursos para alcanar suas metas, e as foras econmicas influenciam a alocao dos recursos escassos. As prticas administrativas e perspectivas variam em resposta a estas foras sociais, polticas e econmicas na sociedade. Abaixo, temos uma figura de Richard Daft que mostra a evoluo das teorias administrativas.

Tecnologia Aprendizagem Qual. Total

Contingenciais Sistemas Pesquisa Operacional Humanista Clssica

1890

1900

1910

1920

1930

1940

1950

1960

1970

1980

1990

2000

2010

Um dos maiores problemas relacionados com a disciplina da Administrao em concursos que ela no uma cincia exata, e os conceitos variam muito de autor para autor, assim como as classificaes. Assim, em determinados casos estudamos por um autor, e a banca cobra outro que fala algo diferente. Muitas vezes no chega nem a ser diferente, mas possui nomenclatura diferente. O nosso edital fala em Abordagens clssica, burocrtica e sistmica. uma descrio mais especfica, em que eles enumeram algumas das escolas.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Portanto, vamos ver essas trs vises principais. Porm, possvel que eles cobrem algumas outras dentro delas, por isso vamos ver tambm um pouco das demais. Vamos ver uma questo do CESPE.

1. (CESPE/INCA/2009) As escolas de pensamento, em termos de gesto, so agrupadas em trs grandes categorias: perspectivas estrutural, humanstica e integrativa.

Essa questo certa, foi copiada de Victor Cludio Paradela Ferreira, no livro Modelos de Gesto. A abordagem estruturalista, considerada o incio da administrao moderna, surgiu no sculo XIX, com Taylor, Fayol e Ford, aplicando as teorias cientfica e clssica. Foram teorias que revelaram uma viso mecanicista de mundo e uma forte influncia das ideologias racionalistas que marcaram a revoluo Industrial. A abordagem humanstica visa um homem integrado, harmonizado com todos os aspectos de sua vida. As organizaes precisam ter em seus quadros pessoas que gostem do que fazem, sendo capazes de manter a harmonia entre os ambientes de trabalho e de sua vida social e familiar. Enquanto a estruturalista via o homem como uma mquina, a humanstica busca entender sua individualidade e necessidades. Ela verificou a importncia do componente humano sobre a tica de seus aspectos de satisfao as necessidades organizacionais e individuais. Ambas apresentaram algumas fraquezas semelhantes, entre as quais se destaca a falta de foco na integrao entre a organizao e o meio ambiente na qual est inserida. Por causa do crescimento e da complexidade das organizaes e a sociedade, a partir da segunda metade do sculo XX, foi necessrio o surgimento de modelos de gesto que superassem essa limitao, a Perspectiva Integrativa.

2.1 PERSPECTIVA CLSSICA


A abordagem clssica da administrao emergiu durante o Sculo XIX e incio do Sculo XX, motivada pelo sistema de fbrica, que comeou a aparecer nos anos de 1800 e que apresentava novos desafios que as primeiras organizaes no haviam encontrado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Comearam a surgir problemas na escolha dos equipamentos das fbricas, na estruturao administrativa, no treinamento dos funcionrios, na programao das operaes de manufatura e na insatisfao trabalhista e greves da decorrentes. Nasceu uma nova figura nas organizaes: o gerente. A perspectiva clssica foi a primeira a elaborar uma teoria formal para as modernas organizaes industriais. Para Chiavenato, ela se desdobra em duas orientaes diferentes e, at certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerncia: De uma lado estaria a Administrao Cientfica, que teve como base os trabalhos de Taylor. Suas principais caractersticas: se preocuparia com a eficincia no nvel operacional, por isso dava muita ateno para a diviso do trabalho dos operrios, predominando a ateno para o mtodo do trabalho, para os movimentos necessrios a execuo de uma tarefa; Do outro estaria a Teoria Clssica, corrente dos anatomistas e fisiologistas, que teve como base os trabalhos de Fayol. A preocupao era aumentar a eficincia da empresa por meio da forma e disposio dos rgos componentes da organizao e de suas inter-relaes estruturais.

Enquanto a Administrao Cientfica seria uma abordagem de baixo para cima, do operrio para o gerente, a Teoria Clssica seria o inverso, de cima para baixo, da direo para a execuo, do todo a organizao para suas partes os departamentos. Enquanto a Administrao Cientfica focava as tarefas, a Teoria Clssica olhava para a estrutura. J Daft afirma que a abordagem clssica tem trs subcampos, sendo que cada um apresenta uma nfase diferente: administrao cientfica, organizaes burocrticas e princpios administrativos..

a)

Administrao Cientfica

O bero da administrao cientfica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecnicos, fundada em 1880, da qual Frederick Winslow Taylor era scio e chegou a presidente. Taylor, estudando a dificuldade das organizaes em alcanarem melhorias na produtividade, alegou que o problema estava mais nas prticas administrativas do que na mo-de-obra. Ele insistia que a gerncia em si teria que mudar e
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS que o modo da mudana deveria ser determinado apenas pelo estudo cientfico da porque o nome administrao cientfica. Esta escola enfatiza as mudanas cientificamente determinadas nas prticas administrativas como a soluo para melhorar a produtividade da mo-deobra. Taylor estimou que a produo de cada operrio era somente um tero do que poderia ser e afirmava que a causa disso era a vadiagem sistemtica, que, segundo Taylor, era consequncia de: Os operrios acreditavam que, trabalhando mais depressa, faziam com que um grande nmero de outros trabalhadores perdesse o emprego; Os sistemas administrativos defeituosos da poca foravam os operrios a trabalhar mais lentamente, para proteger seus interesses; Os mtodos de trabalho empricos vinham passando de uma gerao para outra de trabalhadores.

Contudo, Taylor culpou a administrao, e no os operrios, uma vez que era funo dos gerentes projetar as atividades de maneira adequada e oferecer incentivos adequados para estimular a produo dos operrios. Podemos dizer que os estudos de Taylor se dividem em duas fases. O primeiro perodo corresponde poca de publicao de seu livro Administrao de Oficinas, em 1903, que abordava tcnicas de racionalizao do trabalho do operrio, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos, em que analisava as tarefas de cada empregado, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeioando-os e racionalizando-os gradativamente. J o segundo perodo corresponde poca de publicao do livro Princpios de Administrao Cientfica, de 1911. Taylor chegou concluso de que a racionalizao do trabalho do operrio no suficiente, ela deve estar acompanhada de uma estruturao geral da empresa para tornar coerente a aplicao de seus princpios. Nesse perodo que foram desenvolvidos os estudos sobre a Administrao Geral, a qual denominou de Administrao Cientfica. Segundo Taylor:
Administrao cientfica consiste fundamentalmente de certos princpios gerais amplos, uma certa filosofia, que pode ser aplicada de muitos modos, e uma descrio do que qualquer homem ou homens podem acreditar ser o melhor mecanismo para aplicao destes princpios gerais, o que de modo algum pode ser confundido com os prprios princpios.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS J Maximiano afirma que a Administrao Cientfica desenvolveu-se em trs momentos:

PRIMEIRA FASE

SEGUNDA FASE

TERCEIRA FASE

Ataque ao problema dos salrios Estudo sistemtico do tempo Definio de tempos-padro Sistema de administrao de tarefas

Ampliao de escopo, da tarefa para a administrao Definio de princpios de administrao do trabalho

Consolidao dos princpios Proposio de diviso de autoridade e responsabilidades dentro da empresa Distino entre tcnicas e princpios

O sistema de pagamento da poca (pagamento por dia de trabalho e pagamento por pea produzida) tinham o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seu esforo beneficiava apenas o patro. De acordo com Taylor o caminho para resolver o problema dos salrios era descobrir de maneira cientfica e exata, quanto tempo levaria para que um homem dando o melhor de si, completasse uma tarefa, ou seja, qual a velocidade mxima em que o trabalho poderia ser feito. Sua resposta para esse problema foi o que ele chamou de estudo sistemtico e cientfico do tempo, que consistia em dividir cada tarefa em seus elementos bsicos e com a colaborao dos trabalhadores cronometr-las e registra-las. Em seguida eram definidos tempos-padro para os elementos bsicos. Esse procedimento era a base para o sistema de administrao de tarefas que compreendia ainda a seleo de trabalhadores e o pagamento de incentivos. O sistema de administrao de tarefas permitia que a administrao controlasse todos os aspectos da produo e dispusesse do trabalho padronizado que era essencial para a eficincia. A principal razo para o estudo dos tempos foi busca da preciso para definir o valor dos salrios. Posteriormente percebeu-se que o estudo de tempos (e em seguida, tempos e movimentos) era um processo que tinha o valor intrnseco de permitir o aprimoramento do trabalho operacional, por meio da racionalizao dos movimentos, criando-se assim a base do estudo de tempos e movimentos. Na segunda fase do movimento da administrao cientfica, a nfase deslocouse da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos mtodos de

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS trabalho. Nesta segunda fase Taylor desenvolve uma teoria que compreendia o aumento do escopo da administrao, tornando est um sistema mais abrangente de administrao. Neste estudo (Administrao de operaes fabris) Taylor fez o que tornaria a caracterstica distino entre o homem mdio e o homem de primeira classe. Segundo ele, o homem de primeira classe altamente motivado e realiza seu trabalho sem desperdiar tempo nem restringir sua produo. Idealmente tal pessoa deveria ser selecionada para a tarefa que lhe fosse mais apropriada e incentivada financeiramente. Segundo ele, mesmo um homem de primeira classe pode-se tornar altamente ineficiente se lhe faltassem incentivos ou se houvesse presso do grupo de trabalho para diminuir a produo. Nesta fase Taylor ainda tratou de outros aspectos entre outros, padronizao de ferramentas e equipamentos, sequenciamento e programao de operaes e estudo de movimentos, assim como tambm sua concepo dos princpios da administrao de uma empresa. Na terceira obra (Princpios da administrao cientfica) Taylor sintetiza os objetivos e princpios da administrao cientfica. Taylor identificou as seguintes caractersticas da administrao: Cincia em lugar do empirismo; Harmonia em vez de discrdia; Cooperao, no-individualismo; Mxima produo e no-restrio de produo; Desenvolvimento de cada homem para a sua mxima eficincia e prosperidade. estudos, Taylor definiu quatro princpios da

Como resultado de seus administrao cientfica:

1) Princpio do Planejamento: desenvolvimento de um mtodo cientfico para o trabalho dos operrios, o que substituiria empirismo, em que os empregados transmitiam o conhecimento de uma gerao a outra sem nenhuma base cientfica; 2) Princpio do Preparo: estabelecimento de uma mtodo cientfico de seleo e treinamento do funcionrio, para evitar a escolha do trabalho sem critrio e o autotreinamento. Preparar tambm as mquinas e equipamentos atravs do arranjo fsico e disposio racional das ferramentas e materiais;
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 3) Princpio do Controle: cooperao entre as gerncias e os operrios, de modo a garantir que o trabalho fosse feito de acordo com os princpios cientficos desenvolvidos; 4) Princpio da Execuo: diviso do trabalho dos operrios em funo da sua especializao para a implementao da cooperao no processo de produo. Alm desses princpios, uma dos mais importantes era o Princpio da Exceo, segundo o qual a administrao deveria se concentrar nas tarefas estratgicas e de grande importncia, deixando as tarefas padronizadas e de rotina para o pessoal operacional. Tudo o que ocorrer na rea da normalidade no deve ser objeto de preocupao da alta administrao. As ideias da administrao cientfica aumentaram significativamente a produtividade em todas as indstrias, sendo importantes at hoje. Contudo, ao ignorar o contexto social e as necessidades dos trabalhadores , ela levava a um aumento nos conflitos e choques entre operrios e administradores. Segundo Silva (2002), as crticas ao sistema de Taylor podem ser agrupadas em dois grupos: Mecanizao: que desestimula a iniciativa pessoal do operrio, tornandoo parte da mquina, no considerando os seus aspectos psico-sociais. Esgotamento fsico: resultado frequente da nsia do operrio em realizar mais do que o previsto, para aumentar o seu pagamento.

Como consequncia, este sistema tende a: Especializar demasiadamente a produo do operrio; Destruir a iniciativa prpria e o relacionamento interpessoal; Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptides dos operrios.

Taylor no foi o nico autor da Administrao Cientfica. Henry Gantt, uma associado de Taylor, desenvolveu o Grfico de Gantt, que mede o trabalho planejado e concludo ao longo de cada estgio de produo por tempo decorrido. Ainda podemos citar o casal Frank B. e Lilian M. Gilbreth. Ele foi pioneiro no estudo de tempos e movimentos, enquanto ela estava mais interessada no aspecto humano do trabalho.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) Teoria Administrativa

Esta vertente chamada por alguns autores de Teoria Clssica, enquanto outros denominam de Teoria Administrativa. Enquanto nos EUA era desenvolvida a Administrao Cientfica, na Frana ganhava fora a Teoria Administrativa, principalmente com Henry Fayol, o fundador da Teoria Administrativa. Segundo Chiavenato, enquanto a administrao cientfica enfatizava a tarefa, a teoria administrativa focava a estrutura. Enquanto a administrao cientfica foca na produtividade do trabalhador individual, a abordagem dos princpios administrativos foca na organizao total. Parece que os elementos da Teoria Administrativa foram projetados para organizar coisas, principalmente com o objetivo de se obter vantagens com a especializao e de se evitar o caos. Os elementos da Teoria Administrativa incluem: Princpios, conceitos de linha e staff, comisses e funes de administrao. Fayol estabeleceu que todas as atividades de uma organizao poderiam ser divididas em seis grupos:
Funes Administrativas

Funes Tcnicas

Funes Comerciais

Funes Financeiras

Funes de Segurana

Funes Contbeis

Para Fayol, as funes administrativas seriam as mais importantes. So elas: Previso: tentativa de se avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provises para realizar este plano (deu origem a funo de planejamento) Organizao: mobilizao dos transformar o plano em ao; Comando: estabelecimento obteno das coisas feitas; de recursos humanos para e os materiais para e

orientaes

empregados

Coordenao: obteno da unificao e harmonia de todas as atividades e esforos; Controle: verificao de que as coisas aconteam em conformidade com as regras estabelecidas e expressas pelo comando.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Em 1916, Fayol publicou os 14 Princpios Gerais da Administrao, que, poderiam ser aplicados em qualquer ambiente organizacional.
Equilbrio entre a Designao de tarefas concentrao de poderes especficas para cada de deciso no chefe, sua indivduo, resultando na 8. CENTRALIZAO capacidade de enfrentar especializao das suas responsabilidades e funes e separao dos a iniciativa dos poderes subordinados. Hierarquia, a srie dos chefes do primeiro ao ltimo escalo, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relaes diretas (a ponte de Fayol). Um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. Tratamento das pessoas com benevolncia e justia, no excluindo a energia e o rigor quando necessrios. Manuteno das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.

1. DIVISO DO TRABALHO

A primeira o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. A 9. CADEIA 2. AUTORIDADE E segunda, a sano ESXCALAR (LINHA RESPONSBILIDADE recompensa ou DE UTORIDADE) penalidade que acompanha o exerccio do poder. Respeito aos acordos estabelecidos entre a 10. ORDEM empresa e seus agentes. De forma que cada indivduo tenha apenas um superior. Um s chefe e um s programa para um conjunto de operaes que visam ao mesmo objetivo. Subordinao do interesse individual ao interesse geral.

3. DISCIPLINA

4. UNIDADE DE COMANDO

11. EQUIDADE

5. UNIDADE DE DIREO

12. ESTBILIDADE DO PESSOAL

6. INTERESSE GERAL

13. INICIATIVA

Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes. Desenvolvimento e manuteno da harmonia dentro da fora de trabalho. Fayol condenou o estilo de administrao que se baseia na poltica para governar. Em suas palavras: No h nenhum mrito em criar intriga entre os funcionrios.

7. REMUNERAO DO PESSOAL

De forma equitativa, e com base tanto em fatores externos quanto internos.

14. ESPRITO DE EQUIPE

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Luther Gullik ampliou os elementos da administrao elencados por Fayol e criou o POSDCORB, que formado pelas palavras: Planning planejamento; Organizing organizao; Staffing assessoria; Directing direo; Coordinating coordenao; Reporting informao; Budgeting oramento.

J Urwick prope quatro princpios de Administrao: 1. Princpio da Especializao: cada pessoa deve preencher uma s funo, o que determina uma diviso especializada do trabalho; 2. Princpio da Autoridade: deve haver uma linha de autoridade claramente definida, conhecida e reconhecida por todos, desde o topo da organizao at cada indivduo de base; 3. Princpio da Amplitude Administrativa: cada superior deve ter certo nmero de subordinados. O nmero timo de subordinados varia segundo o nvel e a natureza dos cargos, complexidade do trabalho e preparo dos subordinados; 4. Princpio da Definio: os deveres, autoridade e responsabilidade de cada cargo e suas relaes com os outros cargos devem ser definidos por escrito e comunicados a todos. Entre as crticas Teoria Clssica podemos citar o fato dela conceber a organizao em termos lgicos, se considerar o seu contedo psicolgico e social. O que importa apenas a estrutura formal. Havia uma excessiva valorizao do racionalismo, em que o abstracionismo e o formalismo so criticados por tornarem a anlise superficial. Alm disso, como se acreditava que os princpios gerais poderiam ser aplicados em qualquer situao, a Teoria Clssica recebeu o nome tambm de Escola Universalista. Esta posio seria muito criticada, principalmente pela Teoria Contingencial, que vem defender que no existem princpios que sejam aplicados em qualquer situao, vai depender das variveis ambientais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3 Questes Comentadas
1. (CESPE/TRE-BA/2009) Enquanto a gesto privada, visando o interesse da sociedade, procura satisfazer os interesses de indivduos e grupos que consomem seus produtos e(ou) servios, a gesto pblica, em uma concepo ps-burocrtica, busca o lucro em suas atividades para que possa obter recursos para satisfazer o interesse e promover o bem-estar geral dos cidados por meio da prestao de servios pblicos de qualidade. A questo errada, ela claramente inverteu, essa no podia errar. Gabarito: E.

(CESPE/TRE-MA/2009) Julgue os itens abaixo: 2. Diferentemente da gesto de um negcio privado, a gesto caracteristicamente pblica incapaz de funcionar sem alto nvel de desperdcio de recursos, pois isso inerente s grandes dimenses e complexidade da sua mquina administrativa. 3. A gesto pblica, da mesma forma que a gesto privada, pode priorizar os resultados e a excelncia da prestao dos seus servios, independentemente das regras anteriormente institudas. A questo 02 errada, a gesto pblica no s pode como deve funcionar sem desperdcios, na CF88 temos o princpio da eficincia e o da economicidade. A questo 03 errada, as regras e as leis devem ser obedecidas. Gabarito: E, E.

4. (CESPE/MDS/2006) A administrao pblica gerencial incorporou, a exemplo do setor privado, os conceitos de eficincia, eficcia e efetividade na avaliao de seu desempenho. A eficincia caracteriza-se pelo uso racional dos recursos disponveis; a eficcia, pelos resultados obtidos pela ao governamental e a efetividade, pelo alcance dos objetivos e metas previamente estipulados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada. A eficincia realmente caracteriza-se pelo uso racional dos recursos disponveis. fazer mais com o menos. Os resultados obtidos pela ao governamental constituem a efetividade e no a eficcia, ou seja, so os efeitos sobre a sociedade, como a melhora na educao, a reduo da mortalidade infantil. O alcance de metas e objetivos geralmente est associado eficcia, apesar de eu considerar que no estaria errado associ-lo a efetividade tambm. Gabarito: E.

5. (CESPE/HCGV/2004) A avaliao da eficcia visa aferir os custos e recursos empregados em uma poltica ou programa e os resultados alcanados. A questo errada. A aferio dos custos e recursos empregados, comparados com os resultados alcanados, caracteriza a eficincia, e no a eficcia. Gabarito: E.

(CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) organizacional, julgue os seguintes itens.

Com

relao

ao

processo

6. O processo de planejamento contempla a definio dos meios de acompanhamento e avaliao dos resultados. 7. A distribuio do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle. A questo 06 certa. Para Richard Daft, o planejamento o ato de determinar as metas da organizao e os meios para alcan-los. A princpio, poderamos pensar que a avaliao dos resultados no faz parte do planejamento, mas preciso entender que as organizaes trabalham em ciclos, em que h um constante planejamento das aes, com base no que j vem ocorrendo. Assim, a avaliao dos resultados alimenta o prprio planejamento. A questo 07 errada. A distribuio do trabalho entre os departamentos faz parte da organizao, e no do controle. Gabarito: C, E.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

(CESPE/TJRR/Administrador/2006) Acerca do planejamento no processo organizacional, julgue os itens a seguir: 8. Previso, resoluo planejamento. de problemas e plano so sinnimos de

9. Para que o processo de planejamento tenha foco claro nas necessidades da organizao, deve-se restringir ao mximo a participao de unidades organizacionais de nveis hierrquicos inferiores. A questo 08 errada. Planejar um processo. O plano o documento resultante do planejamento. Resoluo de problemas o objetivo do planejamento. Previso a anlise do comportamento das variveis no futuro. A questo 09 errada. Deve-se permitir ao mximo a participao das unidades. Gabarito: E, E.

(CESPE/UAB/2010) Um grande expoente da teoria da administrao cientfica foi Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Acerca dessa corrente, julgue os seguintes itens. 10. De acordo com a administrao cientfica, bom operrio aquele com iniciativa de aes. 11. Taylor, que era contra a especializao do operrio, defendia o perfil generalista como ponto principal para o desenvolvimento do processo de produo. Taylor estimou que a produo de cada operrio era somente um tero do que poderia ser e afirmava que a causa disso era a vadiagem sistemtica, que, segundo Taylor, era consequncia de: Os operrios acreditavam que, trabalhando mais depressa, faziam com que um grande nmero de outros trabalhadores perdesse o emprego; Os sistemas administrativos defeituosos da poca foravam os operrios a trabalhar mais lentamente, para proteger seus interesses;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Os mtodos de trabalho empricos vinham passando de uma gerao para outra de trabalhadores.

Contudo, Taylor culpou a administrao, e no os operrios, uma vez que era funo dos gerentes projetar as atividades de maneira adequada e oferecer incentivos adequados para estimular a produo dos operrios. Assim, a questo 10 errada porque a iniciativa no era dos operrios, mas sim dos administradores, que deveriam controlar e supervisor seus funcionrios. A questo 11 errada porque um dos maiores princpios da administrao cientfica era a especializao. Ao se especializar, o funcionrio faria suas tarefas de forma mais rpida e eficiente, alm de resultar em menos erros. Gabarito: E, E.

CESPE/PETROBRAS/2001) Na ltima dcada do sculo XIX e nas primeiras duas dcadas do sculo XX, alguns pensadores gerenciais desenvolveram ideias e princpios de projeto de trabalho e negcio que, coletivamente, ficaram conhecidos como administrao cientfica. Frederick Winslow Taylor destacou-se entre esses pensadores: em seu livro Administrao Cientfica, ele identificou o que entendia como sendo a doutrina bsica da administrao cientfica. De acordo com a doutrina taylorista, 12. Todos os aspectos do trabalho devem ser investigados de forma cientfica, para que sejam estabelecidas as leis, regras e frmulas que regem os melhores mtodos de trabalho. 13. Todo o conhecimento tradicional, julgamento e habilidades trabalhadores devem ser transferidos para a administrao. dos

14. Os trabalhadores devem ser selecionados, treinados e desenvolvidos metodicamente para desempenhar suas tarefas. 15. Os administradores devem agir como os planejadores do trabalho, enquanto os trabalhadores devem ser responsveis por executar seu trabalho nos padres estabelecidos. 16. As tendncias modernas de especializao do trabalho e das tarefas devem ser seguidas e intensificadas. A questo 12 certa, traz a racionalizao do trabalho defendido pela administrao cientfica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo 13 errada, Taylor defendia a capacitao dos trabalhadores para que desempenhassem as tarefas da melhor forma possvel. A questo 14 certa. Tudo deve ser feito de forma racional, cientfica, inclusive a seleo e treinamento dos funcionrios. A questo 15 certa. Vimos que a administrao cientfica defendia a separao entre planejamento e execuo. Porm, esse era uma viso simplista do funcionamento das organizaes e do comportamento das pessoas. as crticas ao sistema de Taylor podem ser agrupadas em dois grupos: Mecanizao: que desestimula a iniciativa pessoal do operrio, tornandoo parte da mquina, no considerando os seus aspectos psico-sociais. Esgotamento fsico: resultado frequente da nsia do operrio em realizar mais do que o previsto, para aumentar o seu pagamento.

Como consequncia, este sistema tende a: Especializar demasiadamente a produo do operrio; Destruir a iniciativa prpria, e de algum modo o relacionamento interpessoal; Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptides dos operrios.

A questo 16 errada porque as tendncias atuais so de reduo da especializao, buscando permitir a funcionrio ter uma viso mais abrangente da organizao, inclusive com o chamado job enrichment, ou enriquecimento do trabalho, que significa uma ampliao tanto horizontal tarefas de mesmo nvel de complexidade quanto vertical maior complexidade. Tambm se fala muito em empowerment, que dar mais poderes aos funcionrios. Gabarito: C, E, C, C, E.

(CESPE/ANATEL/2004) Considerando as teorias administrativas, julgue os itens que se seguem. 17. A abordagem tpica da escola da administrao cientfica a nfase nas tarefas. Seu nome deve-se a uma tentativa de aplicao dos mtodos da cincia aos problemas da administrao, a fim de alcanar elevada eficincia

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS industrial. Os principais mtodos utilizados pela teoria so a observao e a mensurao. 18. Para Fayol, a funo administrativa privativa da alta cpula da empresa; isto , concentra-se exclusivamente no topo da organizao. 19. A abordagem clssica caracteriza-se pela preocupao com o todo e com o relacionamento entre as partes na constituio do todo. A totalidade, a interdependncia das partes e o fato de que o todo maior do que a simples soma das partes so as caractersticas bsicas do estruturalismo. A questo 17 certa. Segundo Chiavenato:
A abordagem bsica da Escola da Administrao Cientfica se baseia na nfase colocada nas tarefas. O nome Administrao Cientfica devido tentativa de aplicao dos mtodos da cincia aos problemas da Administrao a fim de aumentar a eficincia industrial. Os principais mtodos cientficos aplicveis aos problemas da Administrao so a observao e a mensurao.

A questo 18 errada. Chiavenato destaca alguns pontos da obra de Fayol. Um deles a Proporcionalidade das funes administrativas. Segundo Chiavenato:
Para Fayol existe uma proporcionalidade da funo administrativa: ela se reparte por todos os nveis da hierarquia da empresa e no privativa da alta cpula. A funo administrativa no se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem privilgio dos diretores, mas distribuda proporcionalmente entre os nveis hierrquicos. Na medida em que se desce na escala hierrquica, mais aumenta a proporo das outras funes da empresa e na medida em que se sobe na escala hierrquica mais aumenta a extenso e o volume das funes administrativas.

A questo 19 errada. No faz parte da abordagem clssica. Segundo Chiavenato:


O estruturalismo est voltado para o todo e para o relacionamento das partes na constituio do todo. A totalidade, a interdependncia das partes e o fato de que o todo maior do que a simples soma das partes so as caractersticas bsicas do estruturalismo.

Gabarito: C, E, E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 20. (CESPE/INCA/2009) Os princpios de administrao cientfica de intensificao, de economicidade e da produtividade so os princpios destacados por Taylor. A questo errada. Esses princpios foram defendidos por Henry Ford. Segundo Chiavenato:
Para obter um esquema caracterizado pela acelerao da produo por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econmico, Ford adotou trs princpios bsicos:

Princpio de intensificao. Diminuir o tempo de durao com a utilizao imediata dos equipamentos e matria-prima e a rpida colocao do produto no mercado. Princpio de economicidade. Reduzir ao mnimo o volume do estoque da matria-prima em transformao, fazendo com que o automvel fosse pago empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salrios e da matria-prima adquirida. A velocidade de produo deve ser rpida: "o minrio sai da mina no sbado e entregue sob a forma de um carro ao consumidor, na tera-feira, tarde". Princpio de produtividade. Aumentar a capacidade de produo do homem no mesmo perodo (produtividade) por meio da especializao e da linha de montagem. O operrio ganha mais e o empresrio tem maior produo.

Gabarito: E.

(CESPE/CEHAP/2008) Com respeito aos tipos de teorias clssicas das organizaes, julgue os itens a seguir. 21. A escola anatmico-descritiva de Henry Fayol prope a seleo e treinamento dos trabalhadores de modo cientfico para alcanar melhor desempenho na tarefa. 22. A administrao cientfica de Taylor apresenta entre seus princpios gerais de gesto a autoridade, a disciplina e a centralizao. A questo 21 errada. A Teoria Clssica, de Fayol, realmente se enquadrava na escola anatmica, em que o foco estava sobre a estrutura, como as
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS organizaes eram desenhadas. Porm, a seleo de acordo com critrios cientficos estava na teoria de Taylor. A questo 22 errada porque so princpios de Fayol. Gabarito: E, E.

(CESPE/BB/2009) Uma anlise das teorias da administrao permite que se compreendam, do ponto de vista histrico, as perspectivas priorizadas e a viso predominante em relao ao trabalho, em cada poca. Acerca dessas teorias, julgue os itens abaixo. 23. A administrao cientfica pressupe mudanas frequentes na tecnologia e que no h estabilidade dos produtos. 24. A teoria clssica apresenta um modelo de administrao no qual todos os gestores devem estabelecer metas para suas administraes. 25. A diviso e a especializao do trabalho surgiram desenvolvimento da teoria humanstica na administrao. com o

A questo 23 errada. Segundo a justificativa de manuteno do gabarito do CESPE:


A administrao cientfica pressupunha que a tecnologia no mudaria muito e que haveria estabilidade dos produtos.

A questo 24 errada. Segundo a justificativa de manuteno do gabarito do CESPE:


A administrao por objetivos que trouxe um modelo de administrao no qual todos os gestores devem estabelecer metas para suas administraes

A expresso Administrao por Objetivos foi desenvolvida por Peter Druker em 1954. Ele defendia a descentralizao da autoridade para as unidades de negcio das empresas, conferindo maior autonomia de gesto s unidades descentralizadas. Para isso, necessrio definir objetivos e metas precisos e estabelecer diretrizes claras que orientem os administradores no atingimento dos objetivos. A questo 25 errada. Segundo a justificativa de manuteno do gabarito:
A diviso e a especializao do trabalho surgiram na teoria clssica.

Gabarito: E, E, E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3.1 LISTA DAS QUESTES


1. (CESPE/TRE-BA/2009) Enquanto a gesto privada, visando o interesse da sociedade, procura satisfazer os interesses de indivduos e grupos que consomem seus produtos e(ou) servios, a gesto pblica, em uma concepo ps-burocrtica, busca o lucro em suas atividades para que possa obter recursos para satisfazer o interesse e promover o bem-estar geral dos cidados por meio da prestao de servios pblicos de qualidade.

(CESPE/TRE-MA/2009) Julgue os itens abaixo: 2. Diferentemente da gesto de um negcio privado, a gesto caracteristicamente pblica incapaz de funcionar sem alto nvel de desperdcio de recursos, pois isso inerente s grandes dimenses e complexidade da sua mquina administrativa. 3. A gesto pblica, da mesma forma que a gesto privada, pode priorizar os resultados e a excelncia da prestao dos seus servios, independentemente das regras anteriormente institudas.

4. (CESPE/MDS/2006) A administrao pblica gerencial incorporou, a exemplo do setor privado, os conceitos de eficincia, eficcia e efetividade na avaliao de seu desempenho. A eficincia caracteriza-se pelo uso racional dos recursos disponveis; a eficcia, pelos resultados obtidos pela ao governamental e a efetividade, pelo alcance dos objetivos e metas previamente estipulados.

5. (CESPE/HCGV/2004) A avaliao da eficcia visa aferir os custos e recursos empregados em uma poltica ou programa e os resultados alcanados.

(CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) organizacional, julgue os seguintes itens.

Com

relao

ao

processo

6. O processo de planejamento contempla a definio dos meios de acompanhamento e avaliao dos resultados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 7. A distribuio do trabalho entre os departamentos faz parte do processo de controle.

(CESPE/TJRR/Administrador/2006) Acerca organizacional, julgue os itens a seguir: 8.

do

planejamento

no

processo

Previso, resoluo de problemas e plano so sinnimos de planejamento.

9. Para que o processo de planejamento tenha foco claro nas necessidades da organizao, deve-se restringir ao mximo a participao de unidades organizacionais de nveis hierrquicos inferiores.

(CESPE/UAB/2010) Um grande expoente da teoria da administrao cientfica foi Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Acerca dessa corrente, julgue os seguintes itens. 10. De acordo com a administrao cientfica, bom operrio aquele com iniciativa de aes. 11. Taylor, que era contra a especializao do operrio, defendia o perfil generalista como ponto principal para o desenvolvimento do processo de produo.

(CESPE/PETROBRAS/2001) Na ltima dcada do sculo XIX e nas primeiras duas dcadas do sculo XX, alguns pensadores gerenciais desenvolveram ideias e princpios de projeto de trabalho e negcio que, coletivamente, ficaram conhecidos como administrao cientfica. Frederick Winslow Taylor destacouse entre esses pensadores: em seu livro Administrao Cientfica, ele identificou o que entendia como sendo a doutrina bsica da administrao cientfica. De acordo com a doutrina taylorista, 12. Todos os aspectos do trabalho devem ser investigados de forma cientfica, para que sejam estabelecidas as leis, regras e frmulas que regem os melhores mtodos de trabalho. 13. Todo o conhecimento tradicional, julgamento e trabalhadores devem ser transferidos para a administrao. habilidades dos

14. Os trabalhadores devem ser selecionados, treinados e desenvolvidos metodicamente para desempenhar suas tarefas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 15. Os administradores devem agir como os planejadores do trabalho, enquanto os trabalhadores devem ser responsveis por executar seu trabalho nos padres estabelecidos. 16. As tendncias modernas de especializao do trabalho e das tarefas devem ser seguidas e intensificadas.

(CESPE/ANATEL/2004) Considerando as teorias administrativas, julgue os itens que se seguem. 17. A abordagem tpica da escola da administrao cientfica a nfase nas tarefas. Seu nome deve-se a uma tentativa de aplicao dos mtodos da cincia aos problemas da administrao, a fim de alcanar elevada eficincia industrial. Os principais mtodos utilizados pela teoria so a observao e a mensurao. 18. Para Fayol, a funo administrativa privativa da alta cpula da empresa; isto , concentra-se exclusivamente no topo da organizao. 19. A abordagem clssica caracteriza-se pela preocupao com o todo e com o relacionamento entre as partes na constituio do todo. A totalidade, a interdependncia das partes e o fato de que o todo maior do que a simples soma das partes so as caractersticas bsicas do estruturalismo.

20. (CESPE/INCA/2009) Os princpios de administrao cientfica de intensificao, de economicidade e da produtividade so os princpios destacados por Taylor.

(CESPE/CEHAP/2008) Com respeito aos organizaes, julgue os itens a seguir.

tipos

de

teorias

clssicas

das

21. A escola anatmico-descritiva de Henry Fayol prope a seleo e treinamento dos trabalhadores de modo cientfico para alcanar melhor desempenho na tarefa. 22. A administrao cientfica de Taylor apresenta entre seus princpios gerais de gesto a autoridade, a disciplina e a centralizao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINISTRAO ITEM 1 TEORIA E EXERCCIOS PARA AGENTE DE POLCIA FEDERAL PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (CESPE/BB/2009) Uma anlise das teorias da administrao permite que se compreendam, do ponto de vista histrico, as perspectivas priorizadas e a viso predominante em relao ao trabalho, em cada poca. Acerca dessas teorias, julgue os itens abaixo. 23. A administrao cientfica pressupe mudanas frequentes na tecnologia e que no h estabilidade dos produtos. 24. A teoria clssica apresenta um modelo de administrao no qual todos os gestores devem estabelecer metas para suas administraes. 25. A diviso e a especializao do trabalho surgiram com o desenvolvimento da teoria humanstica na administrao.

3.2 GABARITO
1. E 2. E 3. E 4. E 5. E 6. C 7. E 8. E 9. E 10. E 11. E 12. C 13. E 14. C 15. C 16. E 17. C 18. E 19. E 20. E 21. E 22. E 23. E 24. E 25. E

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

43

También podría gustarte