Está en la página 1de 10

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

QUESTO 31 QUESTO 33

Antes de Taylor, trabalho era ao pura; trabalhava-se apenas. No havia metodologia, s fora bruta. Os gerentes limitavam-se a estabelecer cotas de produo, no se preocupavam com processos. Era s o qu, no como. O taylorismo o germe de todas as propostas que vieram depois para formatar racionalmente o ato de se produzir qualquer coisa. Gerar resultados por intermdio de pessoas. Administrar.
Clemente da Nbrega. Taylor superestar (com adaptaes).

Elton Mayo chefiou o clebre projeto de pesquisa da fbrica de Hawthorne. As concluses surgidas a partir dessa pesquisa foram decisivas para dar origem a uma das teorias da administrao. A respeito das idias de Mayo, das concluses da pesquisa de Hawthorne e da teoria de que Mayo representante, assinale a opo correta. A B C D E Mayo representante da teoria clssica. Segundo Mayo, a coeso do grupo de trabalho leva ao aumento da produtividade. Os experimentos realizados em Hawthorne enfatizam a necessidade de se preocupar com as tarefas, para o sucesso de uma organizao. Segundo Mayo, o mais importante para o sucesso da organizao so boas instalaes fsicas para o trabalho, o que proporciona o aumento da produtividade. Para a teoria de que Mayo representante, importante buscar a mxima especializao das tarefas desenvolvidas pelos empregados da fbrica.

Tomando como base o texto acima, assinale a opo correta no que tange s ideias propostas por Taylor e pela teoria da administrao, da qual ele representante. A Em virtude de buscar resultados por intermdio das pessoas, Taylor considerado representante da escola das relaes humanas. B Taylor defendia a manuteno e a divulgao dos mtodos de trabalho existentes, visando evitar, assim, que o trabalho fosse feito de forma heterognea pelos operrios. C Para Taylor, a responsabilidade pela elaborao do processo ideal de trabalho dos empregados. D Taylor defendia a especializao da tarefa, que deve ser encarada como o foco essencial do trabalho. E Segundo Taylor, a administrao deveria se pautar no pragmatismo, considerando a experincia pessoal do trabalhador o mais importante, afastando, desse modo, a cincia do trabalho.
QUESTO 32

QUESTO 34

Rensis Likert, conhecido por ter cunhado uma escala que recebe o seu nome e que varia desde concordo plenamente at discordo totalmente, escreveu novos padres de administrao que descrevem pressupostos da teoria de que faz parte. No que se refere a Likert e teoria de que ele representante, assinale a opo correta. A B C D E Likert representante da abordagem contingencial. O sistema 1 proposto por Likert consiste em um ambiente de confiana no subordinado. O sistema 2 proposto pelo autor pressupe total descentralizao das decises. O sistema 4 proposto por Likert refere-se a um ambiente de desconfiana no subordinado. Likert salienta a importncia da gesto participativa.

Fayol criou o sistema de administrao inserido em administrao industrial e geral. Segundo ele, a administrao representa parte muito importante no controle de empreendimentos; de todos os empreendimentos, grandes ou pequenos, industriais, comerciais, polticos, religiosos ou outros. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A Fayol o cone da teoria da administrao cientfica. B Fayol defende que os chefes devem se ater aos detalhes das tarefas desenvolvidas por seus empregados. C Segundo Fayol, o responsvel pelo resultado de uma operao deve ter autoridade suficiente para tomar as medidas necessrias para assegurar o sucesso dessa operao. D A teoria proposta por Fayol defende que cada setor da organizao deve propor seus prprios objetivos, atuando, desse modo, como unidades estratgicas de negcio, com atuao independente da organizao, devendo satisfao apenas quanto ao resultados financeiros obtidos. E Atualmente, equipes de projetos que possuem gerentes de projeto e gerentes funcionais orientando o andamento desses projetos esto se pautando nos princpios da teoria proposta por Fayol.
UnB/CESPE MCT/FINEP

QUESTO 35

Quanto evoluo histrica do pensamento administrativo, assinale a opo correta. A B Weber prope que uma das principais vantagens da burocracia consiste em conferir rapidez tomada de decises. A organizao que busca mensurar e analisar as atitudes de seus empregados de modo a conseguir a sua satisfao no trabalho est alinhada aos pressupostos da administrao cientfica. A organizao que ressalta o papel dos gerentes como conhecedores dos detalhes das tarefas desenvolvidas por seus empregados alinha-se aos pressupostos da teoria clssica. A abordagem contingencial se preocupa em analisar as funes da organizao, dividindo-as em seis funes clssicas, que incluem as comerciais, as financeiras e as contbeis. A teoria de sistemas adota uma viso reducionista e analtica da administrao.

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

QUESTO 36

QUESTO 39

No que concerne a processo administrativo e habilidades do administrador, assinale a opo correta. A Mais conhecimentos tcnicos so demandados do administrador, medida que ele sobe na hierarquia da organizao. B O administrador que desenvolva aes de dividir o trabalho e alocar recursos exerce a funo administrativa de controle. C O administrador que desenvolva aes de coordenar esforos e comunicar exerce a funo administrativa de direo. D O administrador que define a misso da organizao realiza a funo de organizao. E O administrador que monitora o desempenho exerce a funo administrativa de planejamento.
QUESTO 37

Quanto a administrao e controle de estoques, assinale a opo correta. A B C Na busca por melhorar o servio oferecido, o administrador deve reduzir o nvel de estoque. O controle de estoques com demanda irregular est ligado a uma previso genrica de vendas. O sistema de empurrar o estoque particularmente vantajoso quando os lotes econmicos de produo ou compra so maiores que as necessidades de curto prazo dos depsitos. O mtodo de estoque para demanda um dos sistemas de empurrar estoques. A curva ABC considera igualmente todos os produtos, para fins de controle de estoque.

D E

QUESTO 40

Acerca da anlise SWOT, assinale a opo correta. A A tendncia de restringir o oramento pblico a ser previsto pelo governo para determinado rgo pblico por ele administrado configura o que se denomina oportunidade. B A inexistncia de servidores capacitados em determinada rea de interesse de uma organizao pblica configura uma oportunidade. C A falta de controle interno para acesso a informaes organizacionais relevantes configura uma ameaa. D A possibilidade de que organizaes estrangeiras se interessem em apoiar atividades estratgicas de determinada organizao configura o que se denomina fora. E A existncia de problemas na gesto dos processos internos das organizaes configura uma fraqueza.
QUESTO 38

Com relao a logstica e cadeia de suprimento, assinale a opo correta. A B Na cadeia de suprimento tpica, diversos fornecedores entregam um mesmo tipo de matria-prima para uma fbrica. Em uma cadeia de suprimento, os ganhos que podem ser obtidos por meio da integrao igual soma dos possveis ganhos individuais de cada um dos participantes da cadeia. O atual conceito de gerenciamento de cadeia de suprimento focaliza com grande destaque o fornecedor. O ECR (eficient consumer response) um exemplo tpico de gerenciamento de cadeia de suprimento. Atualmente, o que sustenta o gerenciamento da cadeia de suprimento a existncia de estoques que servem como pulmes entre os subsistemas otimizados separadamente.

C D E

QUESTO 41

No que tange a gesto da qualidade, assinale a opo incorreta. A Feigenbaun, que criou o termo total quality control (TQC), enfatiza que a responsabilidade pela qualidade em uma organizao deve ser de um setor especfico especializado em controle da qualidade. B Deming baseia a sua abordagem no uso de tcnicas estatsticas para reduzir custos e aumentar a produtividade e a qualidade. C Juran prope uma trilogia de atividades planejamento, controle e melhoria para garantir que a funo da qualidade seja executada de modo a se atingirem os melhores resultado. D Crosby considera que a qualidade estar assegurada se todos se esforarem em fazer seu trabalho corretamente desde a primeira vez. E Ishikawa enfatiza a participao dos empregados nos crculos de controle da qualidade.
UnB/CESPE MCT/FINEP

Considerando a anlise de cenrios no mbito da anlise SWOT, assinale a opo que apresenta associao correta entre o tipo de cenrio e seus fatores predominantes. A B C D E cenrio de sobrevivncia / ameaas e pontos fortes cenrio de manuteno / ameaas e pontos fracos cenrio de manuteno / oportunidades e pontos fracos cenrio de crescimento / ameaas e pontos fracos cenrio de desenvolvimento / oportunidades e pontos fortes

QUESTO 42

Assinale a opo que apresenta um exemplo tpico de produto do planejamento no nvel estratgico. A B C D E plano de cargos e salrios viso de futuro plano de treinamento rotinas administrativas plano de controle de qualidade

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

QUESTO 43

QUESTO 47

Assinale a opo que contm um exemplo clssico de produto do planejamento no nvel operacional. A B C D E diagnstico do ambiente externo e dos stakeholders valores organizacionais procedimento padro misso organizacional plano diretor

Em relao aos institutos da administrao pblica, assinale a opo incorreta. A inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prvia aprovao em concurso pblico destinado ao seu provimento, em cargo que no integra a carreira na qual foi anteriormente investido. Aps a CF de 1988, nula a contratao para a investidura em cargo ou emprego pblico sem prvia aprovao em concurso pblico, at mesmo para as empresas pblicas e sociedades de economia mista. Para preservar-lhes o poder aquisitivo, admissvel a vinculao do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a ndices federais de correo monetria. Apesar de haver previso constitucional para o exerccio do direito de greve, a fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. Comprovada a necessidade de contratao de pessoal, devese nomear os candidatos aprovados no concurso em vigor em detrimento da renovao de contrato temporrio.

QUESTO 44

No processo decisrio, o decisor para a tomada de deciso A deve decidir apenas quando possuir todas as informaes sobre variveis do assunto. B deve decidir prontamente ao receber a demanda, independentemente do momento. C no deve decidir ao receber a demanda, a despeito de ter todas as informaes. D pode decidir sem todas as informaes sobre o assunto. E independe do tempo e da quantidade de informaes disponveis, no que concerne qualidade da deciso.
QUESTO 45

Acerca da gesto da mudana, assinale a opo incorreta. A O conhecimento prvio acerca dos aspectos da mudana tende a facilitar o processo de implementao dessa mudana. B A anlise da situao vigente significativa para o sucesso do processo de mudana. C A equipe gestora da mudana deve possuir uma viso sistmica desse processo. D A participao, na equipe gestora da mudana, de atores de diversos setores da organizao envolvida no processo tende a minimizar reaes adversas. E A gesto da mudana independe da cultura organizacional vigente na organizao.
QUESTO 46

QUESTO 48

Quanto estrutura da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo incorreta. A Pela teoria da representao, a vontade das pessoas fsicas, em virtude de lei, exprime a vontade da pessoa jurdica, suprindo-se a ausncia, momentnea ou perene, da vontade. O representante legal desenvolve uma srie de atos em nome da pessoa jurdica representada, como ocorre na tutela ou curatela. Segundo a teoria do mandato, os atos dos agentes so atos da pessoa jurdica estatal que delegou poderes gerais ou especiais para que o indivduo atue em seu nome ou administre seus interesses, o que assegura que o Estado responda pelos atos praticados em excesso dos poderes outorgados. De acordo com a teoria do rgo, h uma imputao direta dos atos dos agentes ao Estado, com a vontade havida como sendo prpria do Estado e no, de algum dele distinto, de forma que o que o agente queira ou faa, no exerccio do seu ofcio, o que o Estado quer ou faz. Na chamada desconcentrao administrativa, no ocorre a criao de outras pessoas jurdicas diversas do Estado, mas h atribuio de determinadas competncias a serem exercidas no mbito da mesma pessoa jurdica. No ordenamento jurdico brasileiro, h rgos que governam e administram, rgos que s administram, rgos que legislam e rgos que julgam. Segundo a doutrina, o sistema de rgos converge para a mesma funo geral, que o aparelho.

Acerca da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo correta. A Veda-se a prtica de nepotismo em todas as esferas da administrao pblica, federal, estadual e municipal, razo pela qual um governador no pode nomear o seu irmo para o cargo de secretrio estadual de transporte. B Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF). C A administrao pode anular os prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. A anulao ou a revogao do ato pela administrao impede a apreciao judicial da situao por falta de interesse do administrado. D Cabe ao Poder Judicirio verificar a regularidade dos atos normativos e de administrao do poder pblico em relao s causas, aos motivos e finalidade que os ensejam. E A CF prev que os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros e aos estrangeiros, independentemente de regulamentao legal.
UnB/CESPE MCT/FINEP

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

QUESTO 49

QUESTO 51

Com relao aos princpios do direito administrativo, assinale a opo correta. A Clusula que determina que conste nos comunicados oficiais o custo da publicidade veiculada no desproporcional e desarrazoada, e atende ao princpio da economicidade. B De acordo com o princpio da indisponibilidade do interesse pblico, aos agentes administrativos, no desempenho de suas funes, no lcito fazer prevalecer a sua vontade psicolgica, apesar de esses agentes deterem a guarda e a titularidade do interesse pblico. C A administrao est autorizada, aps a efetivao do contrato e a prestao dos servios, a reter o pagamento ao fundamento de a empresa contratada no ter comprovado regularidade fiscal. Tal exigncia coaduna-se com os princpios da moralidade administrativa e da legalidade. D O princpio do controle jurisdicional da administrao no tem fundamento constitucional, sendo uma criao doutrinria. E Os princpios da legalidade e da supremacia do interesse pblico informam todos os demais, incluindo-se os expressos na CF.
QUESTO 50

A respeito da modalidade de licitao denominada prego, assinale a opo correta. A B Tal modalidade de licitao somente aplicvel no mbito da Unio. O prego destina-se aquisio pela administrao de bens e servios comuns, assim considerados aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. Por existir norma especfica regulando essa modalidade de licitao, resta inaplicvel a ela a lei que institui normas gerais para licitaes e contratos da administrao pblica. A norma aplicvel espcie determina limites de valor, mnimo e mximo, para essa modalidade de licitao. Para a realizao da licitao, a autoridade competente designa equipe de apoio, que deve ser integrada apenas por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administrao, obrigatoriamente pertencentes ao quadro permanente do rgo ou entidade promotora do evento.

D E

QUESTO 52

Ainda em relao ao prego e s disposies Lei n. 10.520/2002, assinale a opo correta. A

da

No que concerne ao conceito e s fontes do direito administrativo, assinale a opo correta. A O costume e a praxe administrativa so fontes inorganizadas do direito administrativo, que s indiretamente influenciam na produo do direito positivo. B Por ser um ramo do direito pblico, o direito administrativo no se utiliza de institutos do direito privado. C Em sentido amplo, normas jurdicas administrativas correspondem noo de atos administrativos. D Em sentido estrito, normas jurdicas administrativas so todas aquelas legais, constitucionais ou regulamentares, editadas pelo Estado em matria administrativa. E A doutrina a atividade intelectual que, sobre os fenmenos que focaliza, aponta os princpios cientficos do direito administrativo, no se constituindo, contudo, em fonte dessa disciplina.
UnB/CESPE MCT/FINEP

Veda-se a exigncia de garantia de proposta e a aquisio do edital pelos licitantes, como condio para participao no certame, sendo certo que, para julgamento e classificao das propostas, deve ser adotado o critrio de menor preo. S admitida a apresentao de proposta de licitante que previamente comprovar situao regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia e Tempo de Servio, que deve ser verificada pelo pregoeiro antes da etapa competitiva. O licitante declarado vencedor do certame, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, que no celebrar o contrato no sofre qualquer sano, devendo o pregoeiro examinar as ofertas subsequentes. As compras e contrataes da administrao pblica, quando efetuadas pelo sistema de registro de preos, no podem adotar a modalidade de prego. O prego desenvolve-se em duas fases, preparatria e externa. Na fase externa, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at dez por cento superiores quela podem fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor. No havendo pelo menos trs ofertas nessas condies, todo o procedimento licitatrio deve ser refeito.

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

QUESTO 53

QUESTO 55

No que se refere ao disposto no Decreto n. 5.450/2005, que regulamenta o prego na forma eletrnica, assinale a opo correta. A Empresas pblicas e sociedades de economia mista no se subordinam s disposies do referido decreto. B O prego, na forma eletrnica, deve ser conduzido diretamente pela Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, no mbito da administrao pblica federal. C O prego, na modalidade eletrnica, s deve ser utilizado pela administrao pblica de forma subsidiria, ou seja, quando no houver outra forma de se conduzir o processo licitatrio. D O prego, na forma eletrnica, como modalidade de licitao do tipo menor preo, realiza-se quando a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns for feita distncia em sesso pblica, por meio de sistema que promova a comunicao pela Internet. E A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, pode ser aplicada s contrataes de obras de engenharia, bem como s locaes imobilirias e alienaes em geral.
QUESTO 54

Em relao s licitaes e aos contratos, assinale a opo correta. A Em regra, o agente pblico est autorizado a estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista e previdenciria, entre empresas brasileiras e estrangeiras, at mesmo no que se refere a moeda, para fins de proteo da indstria nacional. Para preservar-lhe o carter competitivo, a licitao deve ser sigilosa, sendo inacessveis ao pblico os atos de seu procedimento, at mesmo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura. Os contratos para a prestao de servios tcnicos profissionais especializados devem, obrigatoriamente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, com estipulao prvia de prmio ou remunerao. Tomada de preos a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. Em matria de licitaes, contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da administrao pblica e particulares em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada.

QUESTO 56

De acordo com a CF, compete privativamente Unio legislar sobre normas gerais de licitao. A partir desse preceito constitucional e das disposies da Lei n. 8.666/1993, assinale a opo correta. A Lei estadual que instituir, no mbito da respectiva administrao pblica, a utilizao preferencial de softwares livres ou sem restries proprietrias no invade a competncia legiferante reservada Unio para produzir normas gerais em tema de licitao. B Lei do Distrito Federal que crie restries licitatrias a empresas em que haja algum tipo de discriminao social na contratao de mo de obra no ofende competncia privativa da Unio para legislar sobre normas gerais de licitao. C Em regra, a legislao autoriza a administrao a doar bens imveis exclusivamente para outro rgo ou entidade da prpria administrao. Tal restrio no se impe aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, uma vez que a vedao tem aplicao apenas no mbito da Unio. D Os tribunais de contas estaduais esto autorizados a emitir resolues determinando o controle prvio de todos os procedimentos licitatrios, ainda que sem solicitao expressa em cada caso, devendo o agente pblico responsvel pelo certame encaminhar automaticamente corte de contas cpia do edital para anlise e aprovao, sob pena de multa pessoal. E de competncia privativa da Unio legislar sobre normas gerais de licitao, mas, em matria de simples contratao, a competncia concorrente com os estados e o Distrito Federal.
UnB/CESPE MCT/FINEP

Acerca das modalidades e das hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao, assinale a opo correta. A B vedada a utilizao das modalidades tomada de preos e convite para as licitaes internacionais. inexigvel a licitao quando houver possibilidade de comprometimento da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. dispensvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. permitida a utilizao da modalidade convite ou tomada de preos, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou servio, ou para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local, que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, ainda que o somatrio de seus valores caracterize o caso de tomada de preos ou concorrncia, exceto para as parcelas de natureza especfica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou servio. Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, podendo ainda ser utilizada para a alienao de bens imveis, em determinadas situaes, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

QUESTO 57

QUESTO 59

A respeito de recursos administrativos nas licitaes, assinale a opo correta. A Em respeito ao princpio da supremacia do interesse pblico, qualquer cidado parte legtima para apresentar recurso no mbito dos procedimentos licitatrios. B Os recursos interpostos contra deciso de habilitao ou inabilitao de licitante e contra o julgamento das propostas tm efeito suspensivo. C Nas hipteses de revogao ou anulao da licitao, por ato da administrao, no cabe recurso administrativo, ressalvada a via judicial para a soluo de eventual controvrsia. D O recurso deve ser dirigido autoridade superior, por intermdio daquela que praticou o ato recorrido, no existindo previso legal para a reconsiderao da deciso proferida e publicada. E Exceto na hiptese de licitao na modalidade concorrncia, nenhum prazo de recurso se inicia ou corre sem que os autos do processo estejam com vista franqueada ao interessado.
QUESTO 58

Assinale a opo correta acerca das disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A B C Todas as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendem devem constar da lei oramentria anual. vedado consignar, na lei oramentria, crdito com finalidade imprecisa, sendo admitidas, no entanto, dotaes ilimitadas. Com exceo das prestaes destinadas aos idosos, nenhum benefcio ou servio relativo seguridade social pode ser criado, majorado ou estendido sem a indicao da fonte de custeio total. Entende-se por transferncia voluntria a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao, a ttulo de repasse determinado na CF ou em lei. Nas suas relaes com ente da Federao, o Banco Central do Brasil no est sujeito a vedaes, pois a entidade responsvel por regular o mercado, devendo atuar livremente.

D E

QUESTO 60

Quanto a contratos administrativos, assinale a opo correta. A Os contratos administrativos regulam-se pelas suas clusulas e pelos preceitos de direito pblico, sendo vedado aplicarlhes as disposies de direito privado. B A obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao no uma clusula necessria ao contrato pblico. Essa obrigao decorre do dever moral do contratado, que pode ser exigido pela administrao mesmo sem previso expressa. C Nos contratos celebrados pela administrao pblica, exceto aqueles firmados com pessoas fsicas, deve constar necessariamente clusula que declare competente o foro da sede da administrao para dirimir qualquer questo contratual. D A nulidade no exonera a administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. E nulo e de nenhum efeito todo contrato verbal com a administrao.
UnB/CESPE MCT/FINEP

Art. 9. Se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no anexo de metas fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subsequentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. 3. No caso de os Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico no promoverem a limitao no prazo estabelecido no caput, o Poder Executivo autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. A partir do texto da Lei Complementar n. 101/2000 transcrito acima, assinale a opo correta acerca da execuo oramentria, do cumprimento das metas e da lei oramentria anual. A Os recursos legalmente vinculados finalidade especfica so utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao e no podem ser empregados em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. No so objeto de limitao as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, exceto aquelas destinadas ao pagamento do servio da dvida. O texto do 3., acima transcrito, viabiliza interferncia inconstitucional do Poder Executivo em domnio reservado pela CF atuao autnoma dos Poderes Legislativo e Judicirio. No prazo de noventa dias aps o encerramento de cada semestre, o ministro da Fazenda deve apresentar avaliao do cumprimento dos objetivos e das metas das polticas monetria, creditcia e cambial, evidenciando o impacto e o custo fiscal de suas operaes e os resultados demonstrados nos balanos. Integram as despesas da Unio e so includas na lei oramentria as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais e custeio administrativo, excludas as destinadas a benefcios e assistncia aos servidores.

B C

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Nos anos 80 do sculo passado, um livro, hoje clssico, tornou-se popular na rea de administrao: O Gerente Minuto. Blanchard e Johnson, os autores, partem do pressuposto de que a profisso do administrador no to complicada como parece e sinalizam algumas caractersticas e habilidades que deve possuir um administrador bem-sucedido.

Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, acerca das habilidades necessrias ao administrador. Em seu texto aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< <

tipos de habilidades do administrador; aplicao e importncia dessas habilidades nos diversos nveis da organizao.

UnB/CESPE MCT/FINEP

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE MCT/FINEP

Cargo 1: Analista rea: Administrao Geral Subrea: Administrao de Materiais e Licitaes

También podría gustarte