Está en la página 1de 2

Agresses 26/12/2013 05:55

Como se defender do assdio moral no trabalho


O que as vtimas de assdio moral podem fazer para evitar que a situao chegue a um ponto extremo
Elisa Tozzi, da

So Paulo - Por 11 anos, o engenheiro de alimentos Ricardo Martinez, de 47 anos, foi executivo da DSM, empresa de produtos nutricionais de Campinas, em So Paulo. Ingressou como gerente, manteve o cargo durante uma fuso, chegou a diretor primeiro no Brasil, depois na Amrica Latina e, por fim, tornou-se responsvel tambm pela operao da sia. Durante sete anos, foi o emprego ideal. Vieram ento uma expatriao frustrada e uma chefe tirana, e a carreira desabou. Primeiro, diz Ricardo, a empresa o transferiu para Singapura, o que obrigou sua esposa, dentista, a desmontar o consultrio e fez seu filho perder um ano escolar. A experincia no Oriente durou poucos dias. Mal havia chegado, Ricardo foi comunicado que tinha uma nova chefe e que deveria voltar ao Brasil. A frustrao trouxe danos para a famlia. Meses depois, o casamento acabou e Ricardo atribui expatriao malsucedida a culpa pelo divrcio. A relao com a chefe foi mais danosa. Em trs anos, o executivo narra um histrico de confitos, objetivos irrealizveis, ameaas e uma promoo a diretor que no foi registrada em sua carteira de trabalho. O resultado um processo de assdio moral que Ricardo move contra a empresa. Depois de trs anos sendo ameaado, Ricardo tentou se defender. Terminado um ano fiscal em que conseguiu atingir os resultados, ele foi reclamar com o presidente da empresa das ameaas que recebia. Se a queixa surtiu algum efeito, foi o contrrio do esperado. A empresa decidiu rebaix-lo: deixaria de ser diretor e voltaria a gerente. J prevendo o desfecho, resolveu pegar pesado na avaliao anual. "Registrei que vinha sendo assediado e que a empresa no havia se posicionado sobre o assunto", diz Ricardo. Finalmente, a demisso ocorreu.

No processo que corre em primeira instncia, Martinez acusa a DSM de: 1) Prejuzos psicolgicos, com depresso diagnosticada. 2) Rebaixamento de cargo. 3) Ausncia de registro de promoo a diretor na carteira profissional. 4) Ameaas constantes de demisso. "Por todo o estresse que passei e pelas ameaas, decidi processar a empresa", diz Ricardo. A DSM informou que no se manifesta sobre processos em trmite. De quem a responsabilidade? De acordo com a Organizao Internacional do Trabalho, 42% dos brasileiros j sofreram assdio moral no trabalho. Em qualquer caso, o culpado quem pratica. Pode ser uma pessoa ou um grupo, mas sempre h um responsvel. Nessa discusso, existe um aspecto menos discutido: at que ponto as vtimas relaxam a guarda e permitem que o ataque ocorra. Atribuir qualquer responsabilidade vtima seria uma segunda injustia. Mas, sem querer punir novamente quem j sofreu demais, preciso avanar na questo e verifcar que precaues podem ser tomadas para evitar situaes de assdio. A primeira atitude defensiva conhecer a cabea de quem pratica assdio. Como na selva, predadores tm critrios para defnir suas vtimas. "Os assediadores costumam mirar quem est mais frgil ou quem aparece como ameaa", diz Pamela Magalhes, psicloga clnica de So Paulo. A estratgia de proteo contra o assdio passa, portanto, por adotar uma postura confiante e otimista e reagir de maneira firme diante da primeira agresso moral. "Muita gente incapaz de se impor, mesmo que seja competente", diz Pamela. Muitos casos de assdio moral levam tempo para ser percebidos. comum uma vtima considerar que os maustratos fazem parte de um jogo e demorar a pedir ajuda.

O algoz tambm joga com o medo do alvo de perder o emprego. "Quem tem dificuldade de lidar com a possibilidade de demisso est mais exposto manipulao, diz Waleska Farias, coach do Rio de Janeiro. Em qualquer caso, no h soluo sem prejuzo. Permanecer no emprego deixa de ser uma opo.

Ser visto como ameaa outra situao que provoca assdio. So chefes e colegas que invejam a vtima por alguma razo. Mostrar bons resultados fundamental para crescer. Mas preciso tratar chefes e colegas com delicadeza. necessrio ter tato com chefes inseguros, diz Pamela. Nesses casos, o melhor fcar na sua e demonstrar que voc um bom profissional, mas sem deixar que o chefe morra de medo de perder o emprego por sua causa. Ambientes txicos Qualquer ambiente pode ter o vrus do assdio moral, mas em alguns a proliferao mais rpida. "Empresas que estimulam a competitividade e departamentos em que os resultados so mais imediatos, como vendas, tm mais problemas", diz Celso Bazzola, consultor de RH, de So Paulo. Duas condenaes recentes por danos morais aconteceram em empresas em que essas reas so fortes. A Brasil Kirin, fabricante de bebidas, foi processada em agosto de 2013 por assdio moral coletivo, ao ameaar demitir funcionrios da rea de vendas que no cumprissem as metas. A indenizao foi de 700.000 reais. A rede de supermercados Walmart tambm foi condenada, em outubro deste ano, a pagar 22,3 milhes de reais por dano moral coletivo aos promotores de vendas, que alegam jornada excessiva de trabalho e humilhaes. Ambos os casos so condenaes em primeira instncia e cabem recursos.

Alm dos locais com metas competitivas, ambientes informais, como agncias de publicidade ou startups de tecnologia, tambm propiciam o assdio. "O que costuma acontecer so brincadeiras excessivas entre colegas", diz Waleska. Quando informalidade e agressividade se misturam, os problemas aparecem. Situaes insustentveis Por mais que um profssional se proteja, s vezes o assdio moral extrapola o limite do suportvel. H sinais que mostram que a situao extrema: sensao de impotncia, estresse alto, depresso, absentesmo elevado, produtividade em queda e isolamento no ambiente de trabalho. "Se um bom profssional comea a ter problemas com o trabalho, h altas chances de descobrir uma situao de assdio moral", diz Waleska. Quando isso acontece, muitos costumam se fechar, escondendo o problema dos colegas e dos familiares. um erro. A primeira coisa a ser feita falar sobre o assunto com algum de confiana. "Verbalizar a situao ajuda o profssional a se sentir querido e a entender se est mesmo sob ataque ou se s impresso pessoal", diz Waleska. Uma vez identifcado o assdio, hora de tentar conversar sobre o problema na empresa seja com quem pratica, seja com reas de apoio, como o RH. " importante reunir uma testemunha", diz Bazzola. Falar sobre o assunto diretamente com quem est causando o dano importante, porque nem sempre o assediador se d conta. "As ofensas so muito pessoais, e cada um sabe qual o seu limite", diz Andrea Bucharles, advogada do Mattos Filho Advogados, de So Paulo. Embora as empresas estejam aumentando o cerco ao dano moral para no manchar sua imagem, nem sempre a conversa adianta. "Em empresas familiares, por exemplo, o dono quem provoca o assdio moral, e os funcionrios simplesmente no tm o que fazer sobre o assunto", diz Remo Higashi Battaglia, advogado do escritrio Battaglia, Lourenzon & Pedrosa, de So Paulo. A hora de reunir provas sobre o assdio valem e-mails de cobranas indevidas, testemunhas que ouviram o chefe destratando o profissional em diversos momentos ou crticas pesadas e infundadas na avaliao de desempenho. Laudos mdicos atestando estresse e depresso causados pelo trabalho tambm entram na lista. "Os juzes costumam ser favorveis a processos em que h vasta documentao provando que o assdio moral era recorrente", diz Andrea. "Mas as provas precisam ser concretas, pois 30% dos processos vm com pedidos de danos morais, e poucos tm fundamento", afirma.

También podría gustarte