Está en la página 1de 24

www.philips.

com/welcome
Type HD 8323 / HD 8325 / HD8327

INSTRUES DE USO INSTRUES PARA O USO

LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUES DE USO ANTES DE UTILIZAR A MQUINA.

Portugus

Portugus do Brasil

Registre o produto e solicite assistncia no site

11 7 8 9 10

14 15 16

12

13 17
40 cm 16 in

18 19 20
20 cm 8 in 20 cm 8 in 20 cm 8 in 20 cm 8 in

Fig.

(A)

Fig. (B)

Fig. (1)

Fig. (2)

Fig. (3)

Fig. (4)

Fig. (5)

Fig. (6)

Fig. (7)

Fig. (8)

Fig. (9)

Fig. (10)

Fig. (11)

Fig. (12)

Fig. (13)

Fig. (14)

Fig. (15)

Fig. (16)

Fig. (17)

Fig. (18)

Fig. (19)

Fig. (20)

Fig. (21)

Fig. (22)

Fig. (23)

Fig. (24)

Fig. (25)

Fig. (26)

Fig. (27)

Fig. (28)

Fig. (29)

Fig. (30)

Fig. (31)

Fig. (32)

Fig. (33)

Fig. (34)

Fig. (35)

Fig. (36)

ASPECTOS GERAIS

DADOS TCNICOS

A mquina de caf indicada para a preparao de 1 ou 2 xcaras de caf expresso e possui um tubo orientvel para fornecimento de vapor e gua quente. Os comandos na parte da frente do aparelho so marcados por smbolos de fcil interpretao. Ateno. No se assume qualquer tipo de responsabilidade por eventuais danos, no caso de: Utilizao errada e no conforme os objetivos previstos; Consertos no realizados em postos de assistncia autorizados; Adulterao do cabo de alimentao; Adulterao de qualquer outro componente da mquina; Utilizao de peas de reposio e acessrios no originais; Ausncia de descalcificao e armazenagem em locais abaixo de 0C.

O fabricante reserva-se o direito de modificar as caractersticas tcnicas do produto. Tenso nominal - Potncia nominal - Alimentao Consulte a etiqueta presente no aparelho Material do corpo Plstico Dimenses (c x a x p) (mm) 210 x 300 x 280 Peso 3,9 kg Comprimento do cabo 1,3 m Painel de comando Na parte da frente Porta-filtro Pressurizado Pannarello Especial para cappuccinos Reservatrio de gua 1,25 litri - Extravel Presso da bomba 15 bars Caldeira Inox Dispositivos de segurana Termofusvel

Nestes casos, a garantia deixa de existir.

1.1

Para facilitar a leitura

O tringulo de advertncia indica todas as instrues importantes para a segurana do usurio. Preste muita ateno nessas indicaes para evitar ferimentos graves! A referncia ilustraes, partes do aparelho ou elementos de comando etc., est indicada por nmeros ou letras; neste caso consulte a prpria ilustrao. Este smbolo destaca as informaes s quais se deve dar maior importncia para uma melhor utilizao da mquina. As ilustraes correspondentes ao texto encontram-se nas primeiras pginas do manual. Consulte essas pginas durante a leitura das instrues de uso.

NORMAS DE SEGURANA

Nunca coloque em contato com gua as partes eltricas do aparelho: perigo de curto-circuito! O vapor superaquecido e a gua quente podem provocar queimaduras! Nunca dirija o jato de vapor ou de gua quente para qualquer parte do corpo, tome precaues quando tocar no tubo de vapor/gua quente: perigo de queimaduras!

1.2 Aplicao destas instrues de uso


Guardar estas instrues de uso em lugar seguro e entreg-las com a mquina de caf caso outra pessoa venha a utiliz-la. Para mais informaes ou em caso de problemas, entre em contato os postos de assistncia autorizados.

Finalidade da utilizao
A mquina de caf indicada exclusivamente para o uso domstico. proibido efetuar modificaes tcnicas e qualquer utilizao ilcita, devido aos riscos que isso pode causar! O aparelho no deve ser usado por pessoas (incluindo crianas) com capacidades fsicas, mentais ou sensoriais reduzidas ou no suficientemente experientes e/ou competentes, a no ser que estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela

Tenso de alimentao
Antes de usar a mquina de caf, verifique a tenso da tomada. A tenso deve corresponder quela indicada na etiqueta do aparelho.

Espao para o uso e a manuteno


Para que a mquina de caf funcione bem e corretamente recomenda-se o seguinte: Escolher uma superfcie de apoio bem nivelada; Escolher um local bem iluminado, ventilado, limpo e com tomada de fcil acesso; Prever uma distncia mnima da parede, como indicado na figura (Fig.A).

Cabo de alimentao
Nunca use a mquina de caf se houver algum problema no cabo de alimentao. Se o cabo de alimentao estiver danificado, deve ser substitudo pelo fabricante ou pelo seu servio de assistncia aos clientes. No passe o cabo de alimentao por cantos e bordas pontiagudas, por cima de objetos muito quentes e proteja-o do leo. No desloque ou puxe a mquina de caf segurando-a pelo cabo. No remova o plugue da tomada puxando-o pelo cabo, nem o toque com as mos molhadas. Evite que o cabo de alimentao fique pendurado na beirada de mesas ou estantes.

Armazenamento da mquina
Quando a mquina permanecer sem uso por um longo perodo, deve ser desligada e seu plugue, retirado da tomada. Guarde-a num local seco e no acessvel a crianas. Proteja-a do p e da sujeira.

Reparaes / Manuteno
No caso de avarias, defeitos ou suspeita de defeito aps uma queda, retire imediatamente o plugue da tomada. Nunca ligue a mquina se esta apresentar algum defeito. S os Postos de Assistncia Autorizados podem efetuar consertos e reparos. No caso de consertos no realizados segundo as normas, isenta-se qualquer tipo de responsabilidade por eventuais danos.

Proteo de terceiros
Mantenha as crianas sob superviso para evitar que brinquem com o aparelho. As crianas no percebem o perigo associado aos eletrodomsticos. No deixe ao alcance das crianas os materiais utilizados para embalar a mquina.

Perigo de queimaduras
Evite direcionar contra si mesmo e/ou outros o jato de vapor superaquecido e/ou de gua quente. Utilize sempre as alavancas ou botes apropriados. Nunca tire o porta-filtro pressurizado durante o fornecimento de caf. Durante a fase de aquecimento do grupo de distribuio de caf podem sair gotas de gua quente. No prepare caf quando a mquina estiver superaquecida, ou seja, quando os leds e esto acesos ao mesmo tempo.

Preveno de incndio
Em caso de incndio, utilize extintores de dixido de carbono (CO2).No utilize gua ou extintores de p.

Legenda dos componentes da mquina (Pg.2)


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Painel de comando Tampa do reservatrio de gua Boto gua quente / vapor Porta-acessrios Reservatrio de gua Superfcie de apoio para xcaras Bandeja de recuperao de gua + grade Grupo de distribuio de caf Tubo de vapor (Pannarello) Cabo de alimentao Interruptor ON/OFF Porta-filtro pressurizado Medidor para caf modo Filtro para caf modo (nico para o fornecimento de 1 ou 2 cafs) Adaptador para filtro de caf em pastilhas Filtro para caf em pastilhas Boto de seleo Led de "mquina ligada" Led de "Vapor pronto" Led caf / gua - "Mquina pronta"

Localizao
Coloque a mquina de caf em local seguro, onde ningum poder derrub-la ou ser ferido por ela. Pode vazar gua quente ou vapor superaquecido: perigo de queimaduras! No mantenha a mquina em temperaturas inferiores a 0C; o gelo pode danificar a mquina. No use a mquina de caf ao ar livre. No coloque a mquina em superfcies muito quentes e perto de chamas livres, para evitar que a carcaa derreta ou sofra danos.

Limpeza
Antes de limpar a mquina, indispensvel deslig-la, usando a tecla ON/OFF, e depois tirar o plugue da tomada. Alm disso, deve-se esperar que a mquina esfrie. Nunca mergulhe a mquina na gua! rigorosamente proibido tentar modificar os componentes internos da mquina. No utilizar a gua que ficou no reserva-

Portugus do Brasil

sua segurana ou que sejam ensinados por essa mesma pessoa a utilizar o aparelho.

trio durante alguns dias para fins alimentares. Lave o reservatrio e encha-o com gua fresca potvel.

INSTALAO

Para a sua segurana e a de terceiros, siga rigorosamente as Normas de segurana indicadas no cap. 3.

(Fig.2) - Enxgue-o e encha-o com gua fresca potvel, evitando colocar uma quantidade excessiva.

4.1 Embalagem
A embalagem original foi projetada e produzida para proteger a mquina durante o transporte. Recomenda-se conserv-la para uma possvel necessidade de transporte no futuro.

Coloque no reservatrio sempre e unicamente gua fresca potvel sem gs. gua quente e outros lquidos podem danificar o reservatrio. No coloque a mquina para funcionar sem gua: certifique-se de que tenha gua suficiente dentro do reservatrio. (Fig.3A) - Introduza o reservatrio, certificando-se de posicion-lo corretamente em seu lugar e volte a colocar a tampa (2).

4.2 Advertncias de instalao


Antes de instalar a mquina, observe as seguintes indicaes de segurana: coloque a mquina em local seguro; certifique-se de que as crianas no tenham a possibilidade de brincar com a mquina; evite que a mquina seja colocada em cima de superfcies muito quentes ou perto de chamas livres. A mquina de caf agora est pronta para ser ligada rede eltrica. Nota: aconselha-se lavar os componentes antes da sua primeira utilizao e/ou depois de um perodo sem utilizao.

Certifique-se de que o reservatrio esteja bem inserido na mquina, pressionando cuidadosamente at a trava (DEVE SER TOTALMENTE VISVEL, DE ACORDO COM FIG.3B ) para evitar vazamentos de gua pelo fundo.

4.5 Carregamento do circuito


No incio, depois de ter distribudo vapor ou depois que gua no reservatrio terminar, o circuito da mquina deve ser recarregado. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I"; o Led (18) acende-se para indicar que a mquina est ligada. (Fig.4) - Coloque um recipiente embaixo do tubo de vapor (Pannarello). Abra o boto (3) gua quente/vapor girando-o no sentido anti-horrio. (Fig.5) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". Aguarde at que saia um jato regular de gua do tubo de vapor (Pannarello). (Fig.5) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". Feche o boto (3) gua quente/vapor girando-o no sentido horrio. Remova o recipiente.

4.3 Ligando a mquina


A corrente eltrica pode ser perigosa! Por isso, siga cuidadosamente as normas de segurana. Nunca use cabos com defeito! Os cabos e os plugues com defeito devem ser imediatamente substitudos pelos Postos de Assistncia Autorizados. A tenso do aparelho foi programada na fbrica. Certifique-se de que a tenso do local corresponde s indicaes apresentadas na etiqueta de identificao presente embaixo do aparelho. Certifique-se de que o interruptor ON/OFF (11) esteja na posio "0" antes de ligar a mquina rede eltrica. Coloque o plugue diretamente na tomada da rede com tenso adequada.

4.6 Primeira utilizao ou aps um perodo sem uso


Esta simples operao garante um fornecimento de qualidade e deve ser realizada: - na primeira utilizao; - quando a mquina permanecer sem uso por um longo perodo (por mais de 2 semanas). A gua fornecida deve ser despejada em local de descarga apropriado e no pode ser utilizada para a alimentao. Se o recipiente ficar cheio durante o ciclo, pare o fornecimento e esvazie-o antes de recomear a operao.

4.4 Reservatrio de gua


(Fig.1A) - Remova a tampa do reservatrio de gua (2) levantando-a. (Fig.1B) - Retire o reservatrio de gua (5).

(Fig. 2) - Enxgue o reservatrio e encha-o com gua fresca potvel. (Fig.4) - Coloque um recipiente embaixo do tubo de vapor (Pannarello). Abra a torneira (3) girando-a no sentido anti-horrio. (Fig.5) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". Elimine todo o contedo do reservatrio de gua pelo tubo de vapor/gua quente (Pannarello); para encerrar o fornecimento, coloque o boto de seleo (17) na posio " " e feche a torneira (3) girando-a no sentido horrio. (Fig. 2) - Encha o reservatrio com gua fresca potvel. (Fig.13-14) - Introduza de baixo para cima o porta-filtro no grupo de distribuio (8) e gire-o da esquerda para a direita at travar. (Fig.15) - Coloque um recipiente adequado embaixo do porta-filtro. (Fig.16) - Gire o boto de seleo (17) na posio " " e elimine toda a gua presente no reservatrio. (Fig.17) - Depois de terminada a gua, pare o fornecimento colocando o boto de seleo (17) na posio " ". Encha novamente o reservatrio e aguarde que o led de "mquina pronta" (20) se acenda. (Fig.19) - Remova o porta-filtro do grupo, girando-o da direita para a esquerda e enxgue-o com gua fresca potvel. Agora a mquina est pronta; os detalhes de funcionamento para a distribuio de caf e de vapor podem ser consultados nos respectivos captulos.

DISTRIBUIO DO CAF

Ateno! Durante o fornecimento de caf, proibido retirar o porta-filtro pressurizado girando-o manualmente no sentido horrio. Perigo de queimaduras. Durante esta operao o led (20) de "mquina pronta" poder acender-se e apagar-se; tal ocorrncia deve ser considerada normal e no um defeito. Antes de usar, certifique-se de que o boto (3) gua quente/vapor esteja fechado e que o reservatrio da mquina contenha uma quantidade suficiente de gua. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que o led (20) de "mquina pronta" se acenda, ento a mquina est pronta para fornecer o caf.

(Fig.7) - Introduza o filtro (14) no porta-filtro pressurizado (12); na primeira utilizao o filtro j se encontra introduzido. (Fig.13) - Introduza de baixo para cima o porta-filtro no grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Vire o porta-filtro da esquerda para a direita at travar. Solte a ala do porta-filtro pressurizado; a alavanca ir girar levemente para a esquerda. Este movimento garante que o porta-filtro funcione perfeitamente. (Fig.16) - Preaquea o porta-filtro pressurizado, colocando o boto de seleo (17) na posio " "; a gua comea a sair do porta-filtro pressurizado (esta operao ser necessria apenas para o primeiro caf). (Fig.17) - Depois de ter deixado escorrer 150ml de gua, coloque o boto de seleo (17) na posio " " para interromper o fornecimento. (Fig.19) - Tire o porta-filtro da mquina, girando-o da direita para a esquerda, e jogue fora a gua restante. Com o filtro especial (14) integrado mquina, no necessrio trocar o filtro para fazer um ou dois cafs. (Fig.35) - Retire o medidor da mquina. (Fig.8) - Coloque 1-1,5 medidores para um nico caf ou 2 medidores cheios at a borda para o caf duplo; limpe a borda do porta-filtro, retirando os resduos de caf. (Fig.13) - Introduza de baixo para cima o porta-filtro (12) no grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Gire o porta-filtro da esquerda para a direita at travar. (Fig.15) - Pegue 1 ou 2 xcaras pequenas pr-aquecidas e coloque-as embaixo do porta-filtro pressurizado; certifique-se de que esto colocadas corretamente sob os furos de sada do caf. (Fig.14) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". Depois de alcanada a quantidade de caf desejada, coloque o boto de seleo (17) na posio " " para parar o fornecimento de caf. Depois de terminado o fornecimento, aguarde alguns segundos; retire as xcaras com o caf (Fig.18) . (Fig.19) - Retire o porta-filtro pressurizado e o esvazie, eliminando as borras.

Obs.: no porta-filtro sobra uma pequena quantidade de gua; isto normal e ocorre em virtude das suas caractersticas. Nota importante: O filtro (14) deve ser mantido limpo para garantir um resultado perfeito. Lave diariamente aps a utilizao.

Os acessrios para o fornecimento do caf so guardados em um compartimento projetado para tornar estas operaes simples e imediatas. Para o medidor de caf modo e/ou os filtros necessrios, levante a tampa da mquina (2) e coloque a quantidade desejada (Fig.35 e Fig.36).

Portugus do Brasil

5.1

Com caf modo

5.2 Com caf em pastilhas


(Fig.9) - Utilizando uma colher de caf, tire o filtro para caf modo (14) do porta-filtro pressurizado (12). (Fig.10) - Introduza no porta-filtro pressurizado (12), o adaptador para as pastilhas (15), com a parte convexa virada para baixo. (Fig.11) - Depois, introduza o filtro para pastilhas (16) no porta-filtro pressurizado (12). (Fig.13) - Introduza de baixo para cima o porta-filtro no grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Gire o porta-filtro da esquerda para a direita at travar. Solte a ala do porta-filtro pressurizado. Um sistema automtico ir ento recolocar a alavanca levemente para a esquerda. Este movimento garante que o porta-filtro pressurizado funcione perfeitamente. (Fig.16) - Pr-aquea o porta-filtro pressurizado, colocando o boto de seleo (17) na posio " "; a gua comea a sair do porta-filtro pressurizado (esta operao ser necessria apenas para o primeiro caf). (Fig.17) - Depois de ter deixado escorrer 150 ml de gua, coloque o boto de seleo (17) na posio " " para interromper o fornecimento. (Fig.19) - Tire o porta-filtro pressurizado da mquina virando-o da direita para a esquerda e jogue fora a gua restante. (Fig.12) - Introduza a pastilha no porta-filtro; certifique-se de que o papel da pastilha no escape do porta-filtro. (Fig.13) - Coloque o porta-filtro no grupo de distribuio (8) a partir de baixo. (Fig.14) - Gire o porta-filtro da esquerda para a direita at travar. Pegue 1 xcara pr-aquecida e coloque-a embaixo do porta-filtro; certifique-se de que esteja colocada corretamente sob os furos de sada do caf. (Fig.16) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". (Fig.17) - Quando atingir a quantidade de caf desejada, coloque o boto de seleo (17) na posio " " para interromper o fornecimento de caf; retire a xcara com o caf. (Fig.19) - Ao final da distribuio, aguarde uns segundos, retire o porta-filtro e jogue fora a pastilha utilizada.

ESCOLHA DO TIPO DE CAF SUGESTES

Em linhas gerais, possvel utilizar todos os tipos de caf disponveis no mercado. Entretanto, o caf um produto natural e o seu gosto varia conforme a origem e a mistura; prefervel, portanto, experimentar vrios tipos para encontrar aquele que melhor se adapta ao gosto pessoal. Para um melhor resultado, aconselha-se utilizar misturas preparadas especialmente para mquinas de caf expresso. O caf deve sempre sair regularmente do porta-filtro pressurizado, sem gotejar. A velocidade de sada do caf pode ser modificada alterando levemente a dose de caf no filtro e/ou utilizando um caf com um grau de moagem diferente. Para obter um melhor resultado na xcara e para facilitar a limpeza e a preparao, a Saeco aconselha utilizar caf em pastilhas monodose da marca ESE.

ANTES DE REALIZAR QUALQUER OPERAO RELATIVA AO FORNECIMENTO DE VAPOR OU DE GUA QUENTE, CERTIFIQUE-SE DE QUE O TUBO DE VAPOR (PANNARELLO) ESTEJA DIRECIONADO SOBRE A BANDEJA DE RECUPERAO DE GUA.

GUA QUENTE

Perigo de queimaduras! Durante o incio do fornecimento podem ocorrer breves esguichos de gua quente. O tubo de distribuio pode alcanar temperaturas elevadas: evite toc-lo diretamente com as mos. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que seja aceso o led (20) de "mquina pronta"; agora a mquina est pronta. (Fig.21) - Coloque um recipiente ou uma xcara de ch embaixo do tubo de vapor (Pannarello). (Fig.21) - Gire o boto (3) no sentido anti-horrio. (Fig.22) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". (Fig.23) - Depois de retirada a quantidade desejada de gua quente, coloque o boto de seleo (17) na posio " ". (Fig.24) - Gire o boto (3) no sentido horrio. Retire o recipiente com a gua quente.

Nota importante: O filtro (16) e o adaptador (15) devem ser mantidos limpos para garantir um resultado perfeito. Lave diariamente aps a utilizao.

10

Perigo de queimaduras! No incio do fornecimento, podem ocorrer breves esguichos de gua quente. O tubo de distribuio pode alcanar temperaturas elevadas: evite toc-lo diretamente com as mos. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que o led (20) de "mquina pronta" se acenda. (Fig.25) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " "; o led (20) se apaga. Aguarde que o led (19) se acenda; neste ponto a mquina est pronta para fornecer o vapor. (Fig.26) - Coloque um recipiente embaixo do tubo do vapor. (Fig.26) - Gire o boto (3) durante alguns segundos, de modo que a gua restante saia do tubo de vapor (Pannarello); em pouco tempo comear a sair apenas vapor. (Fig.27) - Gire o boto (3) e retire o recipiente. Encha com leite frio 1/3 do recipiente que deseja utilizar para preparar o cappuccino. Para garantir um melhor resultado, utilize leite frio. (Fig.28) - Mergulhe o tubo de vapor no leite e gire o boto (3) no sentido anti-horrio; vire lentamente o recipiente com o leite de baixo para cima para tornar o aquecimento uniforme. Aconselha-se um fornecimento mximo de 60 segundos. Depois de terminada o fornecimento, gire o boto (3) no sentido horrio; retire a xcara com o leite batido. (Fig.30) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " ". Se ambos os leds " " e " " estiverem acesos, a temperatura da mquina est alta demais para fornecer o caf. Providencie o carregamento do circuito descrito no item 4.5 para utilizar novamente a mquina.

LIMPEZA

Nota: a mquina est em operao quando o led de "mquina pronta" estiver aceso de modo contnuo. Ateno: se no for possvel fornecer um cappuccino conforme descrito, necessrio recarregar o circuito de acordo com o item 4.5 e, em seguida, repetir as operaes. O mesmo sistema pode ser utilizado para o aquecimento de outras bebidas.

A manuteno e a limpeza s podem ser realizadas quando a mquina estiver fria e desligada da tomada. No mergulhe a mquina em gua e no coloque seus componentes na mquina de lavar loua. No utilize lcool etlico, solventes e/ou agentes qumicos agressivos. Aconselha-se limpar diariamente o reservatrio de gua e ench-lo com gua fresca. (Fig.31-33) - Diariamente, depois de aquecido o leite, desmonte a parte externa do Pannarello e lave-a com gua potvel fresca. (Fig.31-32-33) - Semanalmente ser preciso limpar o tubo de vapor. Para realizar essa operao, deve-se: - remover a parte externa do Pannarello (para a limpeza regular); - retirar do tubo de vapor a parte superior do Pannarello; - lavar a parte superior do Pannarello com gua fresca potvel; - limpar o tubo de vapor com um pano mido e remover eventuais resduos de leite; - reposicionar a parte superior no tubo de vapor (certifique-se de que est bem colocada); Monte novamente a parte externa do Pannarello. (Fig.34) - Esvazie e lave diariamente a bandeja de limpeza. Para a limpeza do aparelho utilize um pano macio umedecido com gua. (Fig.20) - Para a limpeza do porta-filtro pressurizado proceda da seguinte forma: - (Fig.9) - retire o filtro, lave-o cuidadosamente com gua quente. - retire o adaptador (quando presente), lave-o cuidadosamente com gua quente. - lave o interior do porta-filtro pressurizado. No seque a mquina e/ou os seus componentes utilizando um micro-ondas e/ou um forno convencional. (Fig.35-36) - Semanalmente limpe o compartimento dos acessrios com um pano mido para remover eventuais resduos de caf ou p em geral. Nota: no lave o porta-filtro pressurizado na mquina de lavar loua.

11

Portugus do Brasil

VAPOR/ CAPPUCCINO

Aps esta operao, limpe o tubo de vapor com um pano mido.

10

DESCALCIFICAO
11

A formao de calcrio acontece com o uso do aparelho; preciso realizar a descalcificao a cada 1-2 meses de utilizao da mquina e/ou quando houver uma reduo da vazo da gua. Utilize exclusivamente o produto descalcificante Saeco. O que est indicado no manual de uso e manuteno prevalece em relao s indicaes descritas nos acessrios e/ou materiais de uso vendidos separadamente, se houver conflito. Utilize o produto descalcificante Saeco (Fig.B). Foi concebido especificamente para manter o melhor do desempenho e a funcionalidade da mquina durante toda a sua vida til, assim como para evitar, se for utilizado corretamente, qualquer alterao do produto fornecido. Antes de iniciar o ciclo de descalcificao assegure-se que: O FILTRO DA GUA TENHA SIDO REMOVIDO, caso tenha sido utilizado. No beba a soluo descalcificante nem os produtos fornecidos at a concluso do ciclo. Nunca utilize, de modo algum, vinagre ou outros lquidos como descalcificante. 1 (Fig.13-14) - Introduza o porta-filtro no grupo de distribuio (8) debaixo para cima e gire-o da esquerda direita at travar. 2 (Fig.1B) - Remova e esvazie o reservatrio de gua. 3 (Fig.2) - Coloque METADE do contedo da garrafa de descalcificante concentrado Saeco no reservatrio de gua do aparelho e encha-o com gua fresca potvel at alcanar o nvel MX. 4 Ligue a mquina, pressionando o interruptor ON/OFF (11) colocando-o na posio "I". (Fig.21) - Retire (como descrito no captulo 7 do manual) pelo tubo de vapor/gua quente 2 xcaras (aproximadamente 150 ml. cada uma) de gua; depois disso, desligue a mquina pelo interruptor ON/OFF (11), colocando-o na posio "0". 5 Deixe o descalcificante atuar por cerca de 15-20 minutos com a mquina desligada. 6 Ligue a mquina, pressionando o interruptor ON/OFF (11). (Fig.21) - Retire (como descrito no captulo 7 do manual) pelo tubo de vapor/gua quente 2 xcaras (aproximadamente 150 ml cada uma) de gua. Em seguida, desligue a mquina com o interruptor ON/OFF (11) e deixe-a desligada durante 3 minutos. 7 Repita as operaes descritas no ponto 6 at o completo esvaziamento do reservatrio de gua. 8 (Fig.2) - Enxgue o reservatrio com gua fresca potvel e encha-o completamente. 9 Coloque um recipiente embaixo do porta-filtro. 10 Ligue a mquina, pressionando o interruptor ON/OFF (11); vire o boto de seleo (17) na posio " " e pelo porta-filtro

12

13 14

retire todo o contedo do reservatrio. Para interromper a distribuio, coloque o boto de seleo (17) na posio " ". (Fig.2) - Encha novamente o reservatrio com gua fresca. (Fig.21) - Coloque um recipiente adequado embaixo do tubo de vapor (Pannarello). Abra a torneira de distribuio de gua (3) rodando-a no sentido anti-horrio. (Fig.22) - Coloque o boto de seleo (17) na posio " " e retire todo o contedo do reservatrio, usando o tubo de vapor/gua quente. (Fig.23) - Ao terminar a retirada de gua, coloque o boto de seleo (17) na posio " " para interromper o fornecimento. (Fig.24) - Feche a torneira de distribuio de gua (3), girando-a no sentido horrio. Repita mais uma vez as operaes a partir do ponto (8) para um total de 4 reservatrios de gua. (Fig.19) - Remova o porta-filtro do grupo girando-o da direita para a esquerda e enxgue-o com gua fresca potvel.

O ciclo de descalcificao est concludo. (Fig.2) - Encha novamente o reservatrio com gua. Se for necessrio, realize o carregamento do circuito conforme descrito no item 4.5. A soluo descalcificante dever ser descartada de acordo com o previsto pelo fabricante e/ou pelas normas vigentes no pas de utilizao.

11

DESCARTE

INFORMAES PARA O USURIO: nos termos do art. 13 do Decreto Legislativo italiano de 25 de Julho de 2005, n. 151 Aplicao das Diretivas 2002/95/CE, 2002/96/CE e 2003/108/CE, relativas reduo da utilizao de substncias perigosas nos aparelhos eltricos e eletrnicos, assim como a eliminao dos resduos

O smbolo do lixo cruzado, presente no aparelho ou na sua embalagem, indica que o produto no final de sua vida til deve ser eliminado separadamente dos outros resduos. O usurio dever entregar o aparelho no final de sua vida til aos postos apropriados de coleta diferenciada de resduos eltricos ou eletrnicos ou ento devolv-lo ao revendedor no momento da compra de um novo aparelho semelhante, na razo de um para um. A coleta diferenciada adequada do aparelho desativado para reciclagem, tratamento e eliminao compatvel com o meio ambiente contribui para evitar possveis efeitos negativos ao ambiente e sade, e possibilita a reutilizao e/ou reciclagem dos materiais que constituem o aparelho. A eliminao abusiva do produto por parte do usurio implica na aplicao das sanes administrativas previstas pela legislao vigente.

12

A mquina no liga. A bomba faz muito barulho.

A mquina no est ligada rede eltrica. Ligue a mquina rede eltrica. Falta gua no reservatrio Encha com gua (item 4.4).

O led (20) de "mquina pronta" estava apagado quando o boto de seleo (17) Aguarde o led (20) se acender. foi colocado na posio " ". O caf est muito frio. Porta-filtro no colocado para o prPr-aquea o porta-filtro. -aquecimento (cap. 5). Xcaras frias. No se forma espuma do leite. Pr-aquea as xcaras com gua quente. Leite inadequado: leite em p, leite desUtilize leite integral. natado. Limpe o Pannarello como descrito no cap.9. Recarregue o circuito (item 4.5) e repita as operaes descritas no cap.8. Acrescente caf (cap. 5). Utilize um tipo de caf diferente (cap.6). Utilize um tipo de caf diferente (cap.6). Troque a pastilha utilizada. Certifique-se de que todos os componentes esto presentes e montados corretamente. Encha com gua (parg.4.4). Utilize um tipo de caf diferente (cap.6). Mexa o caf modo. Diminua a quantidade de caf no porta-filtro. Gire o boto (3) para a posio fechado. Descalcifique a mquina (cap.10). Limpe o filtro (cap.9). Mude o tipo de pastilha.

No possvel preparar um ca- Pannarello sujo. ppuccino. No h mais vapor na caldeira. Pouco caf no porta-filtro. Moagem grossa demais. O caf sai rpido demais, no Caf velho ou inapropriado. forma creme. Pastilha velha ou inapropriada. Falta um componente no porta-filtro. Falta de gua. Moagem fina demais. Caf comprimido no porta-filtro. O caf no sai ou sai s em gotas. Caf demais no porta-filtro. Boto (3) na posio aberto. Mquina calcificada. Filtro entupido no porta-filtro. Pastilha inapropriada.

Porta-filtro mal colocado no grupo de disColoque corretamente o porta-filtro (cap.5). tribuio do caf. Borda superior do porta-filtro suja. O caf vaza pelas bordas. Pastilha colocada de modo errado. Caf demais no porta-filtro. Limpe a borda do porta-filtro. Coloque corretamente a pastilha, de modo que no saia do porta-filtro. Diminua a quantidade de caf, utilizando o medidor.

Para os problemas no previstos na tabela acima ou se as solues sugeridas no resolverem o problema, entre em contato com um posto de assistncia.

13

Portugus do Brasil

Problema

Causas possveis

Soluo

GENERALIDADES

DADOS TCNICOS

A mquina de caf indicada para a preparao de 1 ou 2 chvenas de caf expresso e equipada com um tubo orientvel para a distribuio de vapor e de gua quente. Os comandos na parte frontal do aparelho so marcados com smbolos de fcil interpretao. Ateno. No se assume qualquer tipo de responsabilidade por eventuais danos, no caso de: Utilizao errada e no conforme com os objectivos previstos; Reparaes no realizadas em centros de assistncia autorizados; Alterao do cabo de alimentao; Alterao de qualquer componente da mquina; Utilizao de peas sobressalentes e acessrios no originais; Falta de descalcificao e armazenagem em lugares com temperatura abaixo de 0C. Nestes casos pena a decadncia da garantia.

O fabricante reserva o direito de modificar as caractersticas tcnicas do produto. Tenso nominal - Potncia nominal - Alimentao Veja placa posicionada no aparelho Material do corpo Plstico Dimenses (l x a x p) (mm) 210 x 300 x 280 Peso 3,9 kg Comprimento do cabo 1,3 m Painel de comando Na parte frontal Porta-filtro Pressurizado Pannarello Especial para cappuccinos Reservatrio de gua 1,25 litros - Extravel Presso da bomba 15 bar Caldeira Inox Dispositivos de segurana Termofusvel

1.1

Para facilitar a leitura

O tringulo de advertncia indica todas as instrues importantes para a segurana do utilizador. Preste muita ateno a essas indicaes para evitar ferimentos graves! A referncia a ilustraes, partes do aparelho ou elementos de comando, etc., est indicada mediante nmeros ou letras; neste caso refira-se prpria ilustrao. Este smbolo evidencia as informaes que se devem ter em considerao, para uma melhor utilizao da mquina. As ilustraes correspondentes ao texto encontram-se nas primeiras pginas do manual. Consulte essas pginas durante a leitura das instrues de utilizao.

NORMAS DE SEGURANA

1.2 Aplicao destas instrues de utilizao


Guarde estas instrues de utilizao em lugar seguro e anexeas mquina de caf se por acaso uma outra pessoa precisar utiliz-la. Para mais informaes ou em caso de problemas, contacte os centros de assistncia autorizados.

Nunca coloque as peas que esto ligadas corrente em contacto com gua: perigo de curto-circuito! O vapor sobreaquecido e a gua quente podem provocar queimaduras! Nunca dirija o jacto de vapor ou de gua quente para as partes do corpo, toque com cuidado no tubo de vapor/gua quente: perigo de queimaduras!

Utilizao prevista
proibido efectuar modificaes tcnicas e qualquer utilizao ilcita, devido aos riscos que pode causar! O aparelho no se destina a ser utilizado por pessoas (incluindo crianas) com reduzidas capacidades fsicas, mentais ou sensoriais ou com experincia e/ou competncias insuficientes, a no ser que estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana ou que sejam ensinados por essa mesma pessoa a utilizar o aparelho.

14

Alimentao de corrente
Ligue a mquina de caf somente numa tomada de corrente adequada. A tenso deve corresponder indicada na placa do aparelho.

Espao para a utilizao e manuteno


Para o correcto e bom funcionamento da mquina de caf recomenda-se o seguinte: Escolher uma superfcie de apoio bem nivelada; Escolher um ambiente suficientemente iluminado, higinico e com uma ficha de corrente facilmente alcanvel; Prever uma distncia mnima das paredes da mquina como indicado na figura (Fig.A).

Cabo de alimentao
Nunca utilize a mquina de caf se o cabo de alimentao estiver defeituoso. Se o cabo de alimentao estiver danificado, deve ser substitudo pelo produtor ou pelo seu servio de assistncia a clientes. No passe o cabo de alimentao por ngulos e sob arestas vivas e nem por cima de objectos muito quentes e proteja-o do leo. No ande com a mquina de caf nem a puxe pelo cabo. No extraia a ficha puxando-a pelo cabo, nem toque nela com as mos molhadas. Evite que o cabo de alimentao caia livremente de mesas ou estantes.

Armazenagem da mquina
Quando a mquina permanecer inutilizada por um longo perodo de tempo, dever deslig-la e retirar a ficha da tomada. Guarde-a num local seco e no acessvel a crianas. Proteja-a do p e da sujidade.

Reparaes / Manuteno
No caso de avarias, defeitos ou suspeita de defeito aps uma queda, retire imediatamente a ficha da tomada. Nunca coloque em funcionamento uma mquina defeituosa. Somente os Centros de Assistncia Autorizados podem realizar intervenes e reparaes. No caso de intervenes no realizadas segundo as normas, rejeita-se qualquer tipo de responsabilidade por eventuais danos.

Proteco de outras pessoas


Mantenha as crianas sob superviso, para evitar que brinquem com o aparelho. As crianas no se apercebem do perigo associado aos electrodomsticos. No deixe ao alcance das crianas os materiais utilizados para embalar a mquina.

Perigo de queimaduras
Evite dirigir contra si mesmo e/ou outras pessoas o jacto de vapor sobreaquecido e/ou gua quente. Utilize sempre as adequadas pegas ou botes. Nunca tire o porta-filtro pressurizado durante a distribuio do caf. Durante a fase de aquecimento podem sair gotas de gua quente do grupo de distribuio do caf. No distribua caf quando a mquina est em sobreaquecimento, ou seja, quando os indicadores luminosos e esto acesos ao mesmo tempo.

Anti-incndio
No caso de incndio, utilize extintores de dixido de carbono (CO2). No utilize gua ou extintores de p.

Legenda dos componentes da mquina (Pg.2)


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Painel de comando Tampa do reservatrio de gua Boto gua quente / vapor Sede para acessrios Reservatrio de gua Suporte de apoio para chvenas Depsito de recuperao da gua + grelha Grupo de distribuio de caf Tubo de vapor (Pannarello) Cabo de alimentao Interruptor ON/OFF Porta-filtro pressurizado Medidor para caf modo Filtro para caf modo (nico para a distribuio de 1 ou 2 cafs) Adaptador para filtro de caf em pastilhas Filtro para caf em pastilhas Boto de seleco Indicador luminoso de "mquina ligada" Indicador luminoso "Vapor pronto" Indicador luminoso caf / gua - "Mquina pronta"

Local
Coloque a mquina de caf num local seguro, onde ningum possa vir-la ou ser ferido por ela. A gua quente ou vapor sobreaquecido podero sair: perigo de queimaduras! No mantenha a mquina a temperaturas inferiores a 0C; o gelo poderia danificar a mquina. No utilize a mquina de caf ao ar livre. No pouse a mquina em superfcies muito quentes e perto de chamas livres, para evitar que a carcaa se funda ou fique danificada.

Limpeza
Antes de limpar a mquina, indispensvel desligar a mquina com a tecla ON/OFF e depois retirar a ficha da tomada de corrente. Alm disso, deve esperar que a mquina arrefea. Nunca mergulhe a mquina em gua! rigorosamente proibido tentar intervir no interior da mquina. No utilize, para fins alimentares, a gua restante no reservatrio durante alguns dias, lave o reservatrio e encha com gua fresca potvel.

15

Portugus

INSTALAO

Para a sua segurana e a de terceiros, siga escrupulosamente as Normas de segurana indicadas no cap. 3.

4.1 Embalagem
A embalagem original foi projectada e realizada para proteger a mquina durante o transporte. Recomenda-se conserv-la para uma eventual necessidade de transporte no futuro.

Introduza no reservatrio sempre e unicamente gua fresca potvel sem gs. gua quente e tambm outros lquidos podem danificar o reservatrio. No coloque a mquina em funcionamento sem gua: assegure-se de que h gua suficiente dentro do reservatrio. (Fig.3A) - Introduza o reservatrio certificando-se de reposicion-lo correctamente na sua sede e colocar a tampa (2).

4.2 Advertncias de instalao


Antes de instalar a mquina, observe as seguintes indicaes de segurana: coloque a mquina num lugar seguro; certifique-se de que as crianas no tm a possibilidade de brincar com a mquina; no coloque a mquina acima de superfcies muito quentes ou perto de chamas livres. A mquina de caf agora est pronta para ser ligada rede elctrica. Obs.: aconselha-se lavar os componentes antes da sua primeira utilizao e/ou depois de um perodo de inutilizao.

Depois de encher o reservatrio de gua, volte a coloc-lo na mquina. Certifique-se de que o reservatrio est bem inserido na mquina pressionando-o devidamente at ao fim para evitar a sada de gua do fundo (A REFERNCIA INDICADA NA FIG. 3B DEVE SER TOTALMENTE VISVEL).

4.5 Carregamento do circuito


No incio, depois de ter distribudo vapor ou aps a finalizao da gua no reservatrio, o circuito da mquina deve ser recarregado. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I"; o indicador luminoso (18) se acende para indicar que a mquina est ligada. (Fig.4) - Coloque um recipiente abaixo do tubo de vapor (Pannarello). Abra o boto (3) gua quente/vapor virando-o no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. (Fig.5) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " ". Aguarde que saa um jacto regular de gua do tubo de vapor (Pannarello). (Fig.5) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " ". Feche o boto (3) gua quente/vapor virando-o no sentido dos ponteiros do relgio. Remova o recipiente.

4.3 Ligar a mquina


A corrente elctrica pode ser perigosa! Por conseguinte, siga escrupulosamente as normas de segurana. Nunca utilize cabos defeituosos! Os cabos e as fichas defeituosos devem ser imediatamente substitudos pelos Centros de Assistncia Autorizados. A tenso do aparelho foi programada na fbrica. Certifique-se de que a tenso de rede corresponde s indicaes apresentadas na placa de identificao posicionada no fundo do aparelho. Certifique-se de que o interruptor ON/OFF (11) esteja na posio "0" antes de ligar a mquina rede elctrica. Introduza a ficha numa tomada de parede de tenso adequada.

4.6 Primeira utilizao ou aps um perodo de inutilizao


Esta simples operao assegura-lhe uma ptima distribuio e deve ser realizada: - na primeira utilizao; - quando a mquina permanecer inutilizada por um longo perodo de tempo (por mais de 2 semanas). A gua distribuda deve ser esvaziada em uma apropriada descarga e no pode ser utilizada para a alimentao. Se o recipiente se enche, durante o ciclo, pare a distribuio e esvazie-o antes de recomear a operao. (Fig.2) - Enxage o reservatrio e encha-o com gua fresca potvel. (Fig.4) - Coloque um recipiente abaixo do tubo de vapor

4.4 Reservatrio de gua


(Fig.1A) - Remova a tampa do reservatrio de gua (2) levantando-a. (Fig.1B) - Retire o reservatrio de gua (5). (Fig.2) - Enxage-o e encha-o com gua fresca potvel evitando introduzir uma quantidade excessiva.

16

(Pannarello). Abra a torneira (3) rodando-a no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. (Fig.5) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " ". Distribua todo o contedo do reservatrio de gua pelo tubo de vapor/gua quente (Pannarello); para finalizar a distribuio coloque o boto de seleco (17) na posio " " e feche a torneira (3) virando-a no sentido dos ponteiros do relgio. (Fig.2) - Encha o reservatrio com gua fresca potvel. (Fig.13-14) - Introduza o porta-filtro abaixo do grupo de distribuio (8), virando-o da esquerda direita at se bloquear. (Fig.15) - Introduza um recipiente adequado abaixo do porta-filtro. (Fig.16) - Vire o boto de seleco (17) na posio " " e distribua toda a gua presente no reservatrio. (Fig.17) - Depois de terminada a gua, pare a distribuio e coloque o boto de seleco (17) na posio " ". Encha novamente o reservatrio e aguarde que o indicador luminoso de "mquina pronta" (20) se acenda. (Fig.19) - Remova o porta-filtro do grupo virando-o da direita esquerda e enxage-o com gua fresca potvel.

5.1

Com caf modo

Agora a mquina est pronta; os detalhes de funcionamento para a distribuio de caf e de vapor podem ser consultados nos respectivos captulos.

DISTRIBUIO DO CAF

Ateno! Durante a distribuio do caf proibido desligar o porta-filtro pressurizado virando-o manualmente no sentido dos ponteiros do relgio. Perigo de queimaduras. Durante esta operao o indicador luminoso (20) de "mquina pronta" poder acender-se e apagar-se; este funcionamento deve ser considerado normal e no uma anomalia. Antes do uso, certifique-se de que o boto (3) gua quente/vapor esteja fechado e que o reservatrio da mquina contenha uma quantidade suficiente de gua. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que o indicador luminoso (20) de "mquina pronta" se acenda, ento a mquina est pronta para distribuir o caf.

(Fig.7) - Introduza o filtro (14) no porta-filtro pressurizado (12); na primeira utilizao o filtro j se encontra introduzido. (Fig.13) - Introduza o porta-filtro debaixo do grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Vire o porta-filtro da esquerda para a direita at se bloquear. Solte a pega do porta-filtro pressurizado, a prpria pega virar ligeiramente para a esquerda. Este movimento garante o perfeito funcionamento do portafiltro. (Fig.16) - Pr-aquea o porta-filtro pressurizado colocando o boto de seleco (17) na posio " "; a gua comear a sair do porta-filtro pressurizado (esta operao tornar-se- necessria apenas para o primeiro caf). (Fig.17) -Depois de ter distribudo 150cc de gua, coloque o boto de seleco (17) na posio " " para interromper a distribuio. (Fig.19) - Tire o porta-filtro da mquina, virando-o da direita esquerda, e deite fora a gua residual. Graas ao filtro especial (14) fornecido com mquina, no precisa trocar o filtro para obter um ou dois cafs. (Fig.35) - Retire o medidor da mquina. (Fig.8) - Deite 1-1,5 medidores para um nico caf ou 2 medidores cheios at borda para o caf duplo; limpe a borda do porta-filtro dos resduos de caf. (Fig.13) - Introduza o porta-filtro (12) debaixo do grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Vire o porta-filtro da esquerda para a direita at se bloquear. (Fig.15) - Pegue 1 ou 2 chvenas pequenas pr-aquecidas e coloque-as debaixo do porta-filtro pressurizado; certifique-se de que esto colocadas correctamente debaixo dos furos de sada do caf. (Fig.14) - Vire o boto de seleco (17) para a posio " ". Depois de alcanada a quantidade de caf desejada, vire o boto de seleco (17) para a posio " " para interromper a distribuio de caf. Depois de terminada a distribuio, aguarde alguns segundos; retire as chvenas com o caf (Fig.18). (Fig.19) - Retire o porta-filtro pressurizado e esvazie-o das borras residuais.

Obs.: no porta-filtro permanece uma pequena quantidade de gua; isto normal e devido s caractersticas do porta-filtro. Obs. importante: O filtro (14) deve estar sempre limpo para garantir um resultado perfeito. Lave diariamente aps a utilizao.

Os acessrios para a distribuio do caf so guardados numa sede estudada especificamente para tornar estas operaes simples e imediatas. Com relao ao medidor para o caf modo e/ou os filtros necessrios, levante a tampa (2) e retire o quanto desejado (Fig.35 e Fig.36).

17

Portugus

5.2 Com caf em pastilhas


(Fig.9) - Tire, utilizando uma colher (ch), o filtro para caf modo (14) do porta-filtro pressurizado (12). (Fig.10) - Introduza no porta-filtro pressurizado (12), o adaptador para as pastilhas (15), com a parte convexa virada para baixo. (Fig.11) - Depois, introduza o filtro para pastilhas (16) no porta-filtro pressurizado (12). (Fig.13) - Introduza o porta-filtro pressurizado debaixo do grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Vire o porta-filtro da esquerda para a direita at se bloquear. Solte a pega do porta-filtro pressurizado. Um sistema automtico agora recolocar ligeiramente a pega para esquerda. Este movimento garante o perfeito funcionamento do porta-filtro pressurizado. (Fig.16) - Pr-aquea o porta-filtro pressurizado colocando o boto de seleco (17) na posio " "; a gua comear a sair do porta-filtro pressurizado (esta operao tornar-se- necessria apenas para o primeiro caf). (Fig.17) -Depois de ter distribudo 150cc de gua, coloque o boto de seleco (17) na posio " " para interromper a distribuio. (Fig.19) - Tire o porta-filtro pressurizado da mquina virando-o da direita esquerda, e deite fora a gua residual. (Fig.12) - Introduza a pastilha no porta-filtro; certifiquese de que o papel da pastilha no sai do porta-filtro. (Fig.13) - Introduza o porta-filtro pressurizado debaixo do grupo de distribuio (8). (Fig.14) - Vire o porta-filtro da esquerda para a direita at se bloquear. Pegue 1 chvena pequena pr-aquecida e posicione-a debaixo do porta-filtro; certifique-se de que est colocada correctamente debaixo dos furos de sada do caf. (Fig.16) - Vire o boto de seleco (17) para a posio " ". (Fig.17) - Depois de alcanada a quantidade de caf desejada, vire o boto de seleco (17) na posio " " para interromper a distribuio de caf; retire a chvena com o caf. (Fig.19) - No fim da distribuio aguarde uns segundos, retire o porta-filtro e deite fora a pastilha utilizada.

ESCOLHA DO TIPO DE CAF SUGESTES

Em linhas gerais possvel utilizar todos os tipos de caf existentes venda. Todavia, o caf um produto natural e o seu gosto muda conforme a origem e a mistura; prefervel portanto experimentar vrios tipos de caf, para encontrar o que satisfaz da melhor maneira os gostos pessoais. Para um melhor resultado, aconselha-se utilizar misturas preparadas especialmente para mquinas de caf expresso. O caf deveria sair sempre regularmente do porta-filtro pressurizado, sem gotejar. A velocidade de sada do caf pode ser modificada mudando levemente a dose de caf no filtro e/ou utilizando um caf com um grau de moagem diferente. Para obter um melhor resultado na chvena e para facilitar a limpeza e a preparao, a Saeco aconselha a utilizar caf em pastilhas monodose da marca ESE.

ANTES DE REALIZAR QUALQUER OPERAO RELATIVA DISTRIBUIO DO VAPOR OU DA GUA QUENTE, CERTIFIQUE-SE DE QUE O TUBO DE VAPOR (PANNARELLO) ESTEJA ORIENTADO SOBRE O DEPSITO DE RECUPERAO DE GUA.

GUA QUENTE

Perigo de queimaduras! No incio da distribuio podem verificar-se breves jactos de gua quente. O tubo de distribuio pode alcanar temperaturas elevadas: evite toc-lo directamente com as mos. Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que o indicador luminoso (20) de "mquina pronta" se acenda; agora a mquina est pronta. (Fig.21) - Coloque um recipiente ou um copo (ch) debaixo do tubo de vapor (Pannarello). (Fig.21) - Abra o boto (3) virando-o no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. (Fig.22) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " ". (Fig.23) - Depois de retirada a quantidade desejada de gua quente, coloque o boto de seleco (17) na posio " ". (Fig.24) - Feche o boto (3) virando-o no sentido dos ponteiros do relgio. Retire o recipiente com a gua quente.

Obs. importante: O filtro (16) e o adaptador (15) devem estar sempre limpos para garantir um resultado perfeito. Lave diariamente aps a utilizao.

18

VAPOR / CAPPUCCINO

Pressione o interruptor ON/OFF (11) e coloque-o na posio "I". Aguarde que o indicador luminoso (20) de "mquina pronta" se acenda. (Fig.25) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " "; o indicador luminoso (20) se apaga. Aguarde que o indicador luminoso (19) se acenda; neste ponto a mquina est pronta para distribuir o vapor. (Fig.26) - Introduza um recipiente abaixo do tubo do vapor. (Fig.26) - Abra o boto (3) durante alguns segundos, de modo a fazer sair a gua residual do tubo de vapor (Pannarello); em pouco tempo comear a sair apenas vapor. (Fig.27) - Feche o boto (3) e tire o recipiente. Encha com leite frio 1/3 do recipiente que deseja utilizar para preparar o cappuccino. Para garantir um melhor resultado utilize leite frio

LIMPEZA

(Fig.28) - Mergulhe o tubo de vapor no leite e abra o boto (3) virando-o no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio; vire lentamente o recipiente com o leite, de baixo para cima para tornar o aquecimento uniforme. Aconselha-se uma distribuio mxima de 60 segundos.

Depois de terminada a distribuio, feche o boto (3) virando no sentido dos ponteiros do relgio; retire a chvena com o leite batido. (Fig.30) - Coloque o boto de seleco (17) na posio " ". Se ambos os indicadores luminosos " " e " " estiverem acesos, a temperatura da mquina ser demasiado elevada para distribuir o caf. Providencie o carregamento do circuito descrito no par.4.5 para tornar a mquina operativa.

Obs.: a mquina estar operativa quando o indicador luminoso " de "mquina pronta" estiver aceso de modo fixo. Note bem: se no conseguir distribuir um cap-puccino como descrito anteriormente, ser preciso recarregar o circuito como apresentado no par. 4.5 e sucessivamente repetir as operaes.

A manuteno e a limpeza s podem ser realizadas quando a mquina estiver fria e desligada da corrente elctrica. No mergulhe a mquina na gua e no introduza os componentes na mquina de lavar loua. No utilize lcool etlico, solventes e/ou agentes qumicos agressivos. Aconselha-se limpar diariamente o reservatrio de gua e ench-lo com gua fresca. (Fig.31-33) - Diariamente, depois de aquecido o leite, desmonte a parte externa do Pannarello e lave-a com gua potvel fresca. (Fig.31-32-33) - Semanalmente ser preciso limpar o tubo de vapor. Para realizar esta operao, deve-se: - remover a parte externa do Pannarello (para a limpeza regular); - tirar a parte superior do Pannarello do tubo de vapor; - lavar a parte superior do Pannarello com gua fresca potvel; - lavar o tubo de vapor com um pano hmido e remover eventuais resduos de leite; - reposicionar a parte superior no tubo de vapor (certifiquese de que est completamente introduzida). Monte novamente a parte externa do Pannarello. (Fig.34) - Esvazie e lave diariamente a bandeja de limpeza. Para a limpeza do aparelho utilize um pano macio humedecido com gua. (Fig.20) - Para a limpeza do porta-filtro pressurizado proceda da seguinte forma: - (Fig.9) - retire o filtro, lave-o cuidadosamente com gua quente. - retire o adaptador (se existente), lave-o cuidadosamente com gua quente. - lave o interior do porta-filtro pressurizado. No seque a mquina e/ou os seus componentes utilizando um microondas e/ou um forno convencional. (Fig.35-36) - Semanalmente limpe a sede dos acessrios com um pano hmido para remover eventuais resduos de caf ou p em geral. Obs.: no lave o porta-filtro pressurizado na mquina de lavar loua.

19

Portugus

Perigo de queimaduras! No incio da distribuio podem verificar-se breves jactos de gua quente. O tubo de distribuio pode alcanar temperaturas elevadas: evite toc-lo directamente com as mos.

O mesmo sistema pode ser utilizado para o aquecimento de outras bebidas. Limpe, aps esta operao, o tubo de vapor com um pano hmido.

10

DESCALCIFICAO

A formao de calcrio acontece com o uso do aparelho; preciso realizar a descalcificao a cada 1-2 meses de utilizao da mquina e/ou quando houver uma reduo da capacidade da gua. Utilize exclusivamente o produto descalcificante Saeco. O indicado no manual de uso e manuteno tem prioridade com relao s indicaes descritas nos acessrios e/ou materiais de uso vendidos separadamente, onde exista um problema. Utilize o produto descalcificante Saeco (Fig.B). Foi concebido especificamente para manter da melhor forma o desempenho e a funcionalidade da mquina durante toda a sua vida til, assim como para evitar, se for utilizado correctamente, qualquer alterao do produto distribudo. Antes de iniciar o ciclo de descalcificao assegure-se que: O FILTRO DA GUA TENHA SIDO REMOVIDO, se utilizado. No beba a soluo descalcificante e os produtos distribudos at a concluso do ciclo. Nunca utilize, baixo nenhuma circunstncia, o vinagre como descalcificante. 1 (Fig.13-14) - Introduza o porta-filtro abaixo do grupo de distribuio (8), virando-o da esquerda direita at se bloquear. 2 (Fig.1B) - Remova e esvazie o reservatrio de gua. 3 (Fig.2) - Deite METADE do contedo da garrafa de descalcificante concentrado Saeco no reservatrio de gua do aparelho e encha-o com gua fresca potvel at alcanar o nvel MX. 4 Ligue a mquina pressionando o interruptor ON/OFF (11) colocando-o na posio "I". (Fig.21) - Retire (como descrito no captulo 7 do manual) pelo tubo de vapor/gua quente 2 chvenas (aproximadamente 150 ml cada uma) de gua; depois disso desligue a mquina pelo interruptor ON/OFF (11) colocando-o na posio "0". 5 Deixe o descalcificante actuar por aproximadamente 15-20 minutos com a mquina desligada. 6 Ligue a mquina pressionando o interruptor ON/OFF (11). (Fig.21) - Retire (como descrito no captulo 7 do manual) pelo tubo de vapor/gua quente 2 chvenas (aproximadamente 150 ml cada uma) de gua. Sucessivamente desligue a mquina pelo interruptor ON/OFF (11) e deixe-a desligada durante 3 minutos. 7 Repita as operaes descritas no ponto 6 at o completo esvaziamento do reservatrio de gua. 8 (Fig.2) - Enxage o reservatrio com gua fresca potvel e encha-o completamente com gua. 9 Posicionar um recipiente debaixo do porta-filtro.

10 Ligue a mquina pressionando o interruptor ON/OFF (11); vire o boto de seleco (17) na posio " " e pelo porta-filtro retire todo o contedo do reservatrio. Para interromper a distribuio coloque o boto de seleco (17) na posio " ". 11 (Fig.2) - Encha novamente o reservatrio com gua fresca. (Fig.21) - Posicione um recipiente grande abaixo do tubo de vapor (Pannarello). Abra a torneira de distribuio de gua (3) virando-a no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. (Fig.22) - Vire o boto de seleco (17) na posio " " e retire todo o contedo do reservatrio usando o tubo de vapor/gua quente. 12 (Fig.23) - Depois de finalizar a retirada de gua, para interromper a distribuio coloque o boto de seleco (17) na posio " ". (Fig.24) - Feche a torneira de distribuio de gua (3) virando-a no sentido dos ponteiros do relgio. 13 Repita mais uma vez as operaes do ponto (8) num total de 4 reservatrios de gua. 14 (Fig.19) - Remova o porta-filtro do grupo virando-o da direita esquerda e enxage-o com gua fresca potvel. O ciclo de descalcificao est concludo. (Fig.2) - Encha novamente o reservatrio com gua fresca. Se for necessrio realize o carregamento do circuito conforme descrito no par. 4.5. A soluo descalcificante dever ser eliminada de acordo com o previsto pelo fabricante e/ou pelas normas vigentes no pas de utilizao.

11

ELIMINAO

Este produto est conforme a directiva EU 2002/96/EC.

O simbolo impresso no produto ou na sua embalagem indica que este produto no se pode tratar como lixo domstico normal. Este produto deve ser entregue num ponto de recolha de equipamentos elctricos e electrnicos para reciclagem. Ao assegurar-se que este produto eliminado correctamente, estar a ajudar a evitar possiveis consequncias negativas para o ambiente e sade pblica que resultariam se este produto no fosse manipulado de forma adquada. Para obter informaes mais detalhadas sobre a reciclagem deste produto, por favor contacte o gabinete da cmara municipal da sua cidade ou a loja onde comprou o produto.

20

Avaria
A mquina no liga. A bomba muito ruidosa.

Causas possveis
Mquina no ligada rede elctrica. Falta gua no reservatrio.

Soluo
Ligue a mquina rede elctrica.
Portugus

Reabastea com gua. (par.4.4).

O indicador luminoso (20) de "mquina pronta" estava apagado quando o boto de Aguarde que o indicador luminoso (20) se acenda. seleco (17) foi colocado na posio " ". O caf muito frio. Porta-filtro no introduzido para o prPr-aquea o porta-filtro. -aquecimento (Cap. 5). Chvenas frias. Pr-aquea as chvenas com gua quente.

No possvel obter a espuma Leite inapropriado: leite em p, leite ma- Utilize leite inteiro. gro. do leite. Pannarello sujo. Limpe o Pannarello como descrito no Cap.9. No possvel preparar um capRecarregue o circuito (par. 4.5) e repita as opera-puccino. No h mais vapor na caldeira. es descritas no Cap.8. Pouco caf no porta-filtro. Moagem demasiado grossa. O caf sai demasiado rpido, no Caf velho ou inapropriado. possvel obter o creme. Pastilha velha ou inapropriada. Falta um componente no porta-filtro. Falta de gua. Moagem demasiado fina. Caf comprimido no porta-filtro. O caf no sai ou sai s s pingas. Demasiado caf no porta-filtro. Boto (3) aberto. Mquina calcificada. Filtro entupido no porta-filtro. Pastilha inapropriada. Adicione o caf (Cap. 5). Utilize uma mistura diferente (Cap.6). Utilize uma mistura diferente (Cap.6). Troque a pastilha utilizada. Certifique-se de que todos os componentes esto presentes e montados correctamente. Reabastea com gua (par.4.4). Utilize uma mistura diferente (Cap.6). Mexa o caf modo. Diminua a quantidade de caf no porta-filtro. Feche o boto (3). Descalcifique a mquina (Cap.10). Limpe o filtro (Cap.9). Mude o tipo de pastilha.

Porta-filtro mal introduzido no grupo de Introduza correctamente o porta-filtro (Cap.5). distribuio do caf. Borda superior do porta-filtro suja. O caf jorra das bordas. Pastilha introduzida de modo incorrecto. Demasiado caf no porta-filtro. Limpe a borda do porta-filtro. Introduza correctamente a pastilha de modo a no sair do porta-filtro. Diminua a quantidade de caf utilizando o medidor.

Para as avarias que no esto includas na tabela supracitada ou no caso das solues sugeridas no resolverem o problema, contacte um centro de assistncia.

21

22

23
Portugus

O fabricante reserva-se o direito de efetuar qualquer alterao sem prvio aviso. O fabricante reserva-se o direito de efectuar qualquer alterao sem aviso prvio.

www.philips.com/saeco

Type HD 8323 / HD 8325 / HD8327

Rev.02 del 15-10-11

También podría gustarte