Está en la página 1de 14

A pesquisa em cincias humanas: uma leitura bakhtiniana / Research in human sciences: a Bakhtinian reader

Solange Jobim e Souza Elaine Deccache Porto e Albuquerque

RESUMO Este texto aborda, com base na teoria de Mikhail Bakhtin, questes relativas especificidade do conhecimento produzido pelas cincias humanas e suas implicaes para a tarefa do pesquisador. O objetivo discutir momentos constitutivos do ato de pesquisar: o encontro do pesquisador e seu outro, durante o desenvolvimento da pesquisa de campo, e o compromisso que ele assume, posteriormente, com a escrita do texto, buscando dar forma e contedo, atravs da criao de conceitos, realidade pesquisada. Em cada um desses momentos destaca-se o compromisso tico do pesquisador na produo do slido entendimento humano no ato de pesquisar. PALAVRAS-CHAVE: Epistemologia; Cincias humanas; Linguagem; Pesquisa; tica

ABSTRACT This text approaches, based on the theoretical work of Mikhail Bakhtin, questions related to the specificity of the knowledge produced by Human Sciences and their implications for the researchers task. The text aims at discussing the constitutive moments of the act of researching, that is: the encounter between the researcher and his other, during the development of the field research, and the obligation which the researcher assumes later on, by writing his paper, in order to give form and content, through the creation of concepts, to the researched reality. In each one of these moments, what is pointed out is the ethical obligation of the researcher in the production of solid human understanding in the act of researching. KEYWORDS: Epistemology; Human Sciences; Language; Research; Ethics

Professora da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro PUCRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; pesquisadora do CNPq e da FAPERJ; soljobim@uol.com.br Professora da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro PUCRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; elaine@infolink.com.br Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 109

Por uma epistemologia das cincias humanas Refletir sobre a construo de uma epistemologia das cincias humanas a partir da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin exige do pesquisador desta rea enfrentar um desafio inicial, ou seja, a caracterizao do que conhecer um objeto, e o que conhecer um indivduo, outro sujeito cognoscente. Para Bakhtin, esta distino fundamental, pois permite ao pesquisador caracterizar cada elemento, objeto e sujeito, em suas especificidades, nos seus prprios limites. Ao pensarmos no conhecimento que pode ser elaborado quando o sujeito se depara com um objeto, desprovido de interioridade, observa-se que tal objeto pode se revelar por um ato unilateral do sujeito cognoscente e, portanto, tal conhecimento da ordem do interesse prtico. Em contrapartida, quando um determinado sujeito se abre para o conhecimento de outro indivduo, deve conservar certa distncia, pois, abrir-se para o outro , neste caso, permanecer tambm voltado para si. Esta duplicidade ser sujeito e, ao mesmo tempo, objeto de conhecimento exige que as cincias humanas se definam a partir de uma problemtica que lhes seja prpria e de um campo especfico de explorao. O critrio que orienta esse tipo de conhecimento a preocupao com a densidade e a profundidade do que revelado a partir do encontro do pesquisador e seu outro1. O pesquisador do campo das cincias humanas est, portanto, transitando no terreno das descobertas, das revelaes, das tomadas de conhecimento, das comunicaes, das produes de sentido entre o eu e o outro. Neste mbito, vale destacar a importncia dos segredos, das mentiras, das indiscries, das ofensas, dos confrontos de pontos de vistas que inevitavelmente acontecem nas relaes entre humanos. Bakhtin problematiza a oposio entre certo e errado, pois este critrio pertence ao registro da verdade universal, validada a partir de critrios que buscam a exatido. A exatido pressupe a coincidncia de um objeto consigo mesmo, sendo necessria e possvel em certas circunstncias. Contudo, conhecer implica aceitar o abalo de nossas certezas, problematizando, sempre que possvel, as explicaes que no comportam rplicas. Bakhtin, quando distingue o conhecimento produzido no interior das cincias exatas do conhecimento no mbito das cincias humanas, diz:

O termo outro tem, neste texto, o propsito de enfatizar a dimenso necessariamente dialgica, alteritria e polifnica da produo do conhecimento em cincias humanas, que pode, ou acontecer concretamente entre pessoas em uma pesquisa de campo, ou entre ideias reveladas em textos escritos atravs dos tempos. 110 Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

As cincias exatas so uma forma monolgica de saber: o intelecto contempla uma coisa e emite um enunciado sobre ela. A s h um sujeito: o cognoscente (contemplador) e falante (enunciador). A ele s se contrape a coisa muda. Qualquer objeto do saber (incluindo o homem) pode ser percebido e conhecido como coisa. Mas o sujeito como tal no pode ser percebido e estudado como coisa porque, como sujeito e permanecendo sujeito, no pode tornar-se mudo; consequentemente, o conhecimento que se tem dele s pode ser dialgico (2003, p.400).

A epistemologia das cincias humanas de Bakhtin, pautada em sua filosofia da linguagem, tem como premissa problematizar a forte presena do positivismo no pensamento ocidental moderno, criando outra possibilidade de se produzir conhecimento no interior das cincias humanas. O argumento para isso o de que o conhecimento que os homens podem ter do mundo natural diferente do conhecimento que os homens podem ter de si mesmos, sobre sua natureza, suas criaes e formas de vida. Ao levar em conta a particularidade do encontro do pesquisador com o seu outro e, consequentemente, a especificidade do conhecimento que pode ser gerado a partir dessa condio, o que se destaca a produo de um conhecimento inevitavelmente dialgico e alteritrio. Para Bakhtin, h que se considerar a complexidade do ato bilateral e da profundidade do conhecimento que se constitui e se revela na relao dialgica eu-outro. Dialogismo e alteridade, na obra de Bakhtin, so conceitos que no podem ser pensados separadamente. Alteridade, na sua concepo, no se limita conscincia da existncia do outro, nem tampouco se reduz ao diferente, mas comporta tambm o estranhamento e o pertencimento. O outro o lugar da busca de sentido, mas tambm, simultaneamente, da incompletude e da provisoriedade. Essa perspectiva apresenta a condio de inacabamento permanente do sujeito, o vir-a-ser da condio do homem no mundo, assim como tambm denuncia a precria condio das teorias que buscam, atravs de uma linguagem instrumental, representar a totalidade da experincia do homem no mundo. O mundo conhecido teoricamente no o mundo inteiro (BAKHTIN, 2010). A partir desta tenso entre as pretenses da teoria e a singularidade da existncia na vida, o filsofo elabora os conceitos fundamentais - dialogismo e alteridade - que nos permitem refletir sobre a relao do pesquisador e seu outro no mbito da pesquisa. Com base nas premissas do pensamento de Bakhtin, faz-se necessrio levar em conta que o ato de pesquisar um momento marcado pela excepcionalidade, ou seja, um acontecimento nico, e que deve ser entendido no mbito de tal dimenso singular.
Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 111

Nessa perspectiva o pesquisador rompe com a pretensa neutralidade na produo do conhecimento em cincias humanas, deixando-se afetar pelas circunstncias e pelo contexto em que a cena da pesquisa se desenrola. Na medida em que este fato inevitvel, a questo para o pesquisador no mais controlar a sua performance para minimizar ao mximo as consequncias de suas atitudes no campo, mas, ao contrrio, faz-se mister tornar explcito no seu relato o modo como as circunstncias o afetam. Em outros termos, o pesquisador se indaga sobre a especificidade do conhecimento que produzido de forma compartilhada, na tenso entre o eu e o outro, por meio de uma cumplicidade consentida entre ambos. Como veremos a seguir, problematizando a compreenso que o sujeito constri de si mesmo, na relao com os outros na vida, que Bakhtin lana as premissas que orientam nossa reflexo sobre a relao do pesquisador com os sujeitos no mbito da pesquisa.

1 A construo da conscincia de si atravs do olhar e da palavra alheia A compreenso que o sujeito tem de si se constitui atravs do olhar e da palavra do outro. Cada um de ns ocupa um lugar espao-temporal determinado, e deste lugar nico revelamos o nosso modo de ver o outro e o mundo fsico que nos envolve. Nesta perspectiva de anlise, a nfase est no lugar ocupado pelo olhar e pela palavra na constituio do sentido que conferimos nossa experincia de estar no mundo, sentido este atravessado por valores que fazem parte da cultura de uma dada poca. Ao observarmos as interaes sociais e os enunciados que emergem na vida cotidiana, constatamos a nossa necessidade absoluta do outro. Nossa individualidade no teria existncia se o outro no a criasse. O territrio interno de cada um no soberano, como bem explicita Mikhail Bakhtin (2003, p.341), ser significa ser para o outro e, por meio do outro, para si prprio. com o olhar do outro, impregnado de valores, que me comunico com o meu interior. Tudo o que diz respeito a mim chega a minha conscincia atravs do olhar e da palavra do outro, ou seja, o despertar da minha conscincia se realiza na interao com a conscincia alheia, a qual est constituda por uma determinada dimenso axiolgica:
Tudo o que me diz respeito, a comear pelo meu nome, chega do mundo exterior minha conscincia pela boca dos outros (da minha me, etc.), com a sua entonao, em sua tonalidade valorativaemocional. A princpio eu tomo conscincia de mim atravs dos
112 Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

outros: deles eu recebo as palavras, as formas e a tonalidade para a formao da primeira noo de mim mesmo (BAKHTIN, 2003, p.373374).

Bakhtin recorre ao conceito de exotopia para explicitar o fato de uma conscincia estar fora de outra, de uma conscincia ver a outra como um todo, ou seja, o que ela, a conscincia, no pode fazer consigo prpria. Diz o autor que h uma limitao intransponvel no meu olhar que s o outro pode preencher. Cada um de ns se encontra na fronteira do mundo que v. Ao aproximar os conceitos de exotopia e dialogismo, ou seja, a experincia espao-temporal com a experincia vivida na linguagem, Bakhtin dir que do mesmo modo que a minha viso precisa do outro para eu me ver e me completar, minha palavra precisa do outro para significar:
Esse excedente da minha viso, do meu conhecimento, da minha posse excedente sempre presente em face de qualquer outro indivduo condicionado pela singularidade e pela insubstitutibilidade do meu lugar no mundo: porque nesse momento e nesse lugar, em que sou o nico a estar situado em dado conjunto de circunstncias, todos os outros esto fora de mim (2003, p.21).

Podemos constatar, com base nessas premissas, que a visibilidade do sujeito em relao ao seu lugar espacial e temporal no mundo se revela, para ele, pelo olhar e pelo discurso do outro. Uma dada pessoa, do seu ngulo de viso, pode mediar, com o seu olhar e com a sua fala, aquilo que em mim no pode ser visto por mim. Portanto, a construo da conscincia de si fruto do modo como compartilhamos nosso olhar com o olhar do outro, criando, desta forma, uma linguagem que permite decifrar mutuamente a conscincia de si e do outro no contexto das relaes sociais, histricas e culturais. Essa dimenso alteritria vivida pelo sujeito no mbito das interaes sociais serve como um espelho daquilo que em mim se esconde, e que s se revela a mim na relao com o outro. Nessa perspectiva, o outro ocupa o lugar da revelao daquilo que desconheo em mim e este fato, concreto e objetivo, nos enlaa em um mtuo compromisso tico. Sinto-me responsvel pela criao do meu semelhante, assim como dependo dele para dar forma e sentido a minha experincia interna. Podemos destacar trs momentos da tomada de conscincia do sujeito que se revelam no encontro na vida: o outro para mim; eu para o outro; eu para mim mesmo. Vale dizer que esses momentos no se evidenciam de forma estanque, mas so revelados simultaneamente no modo como o dilogo na vida vai se constituindo. Em sntese, o excedente de viso do
Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 113

outro em relao a mim e de mim em relao a ele cria uma cumplicidade responsvel entre ns, uma vez que nem a minha existncia nem a existncia dele so soberanas, mas interdependentes. Como dito anteriormente, o discurso na vida atravessado por julgamentos de valor e a compreenso de qualquer ato de fala no pode descartar as avaliaes que inevitavelmente esto presentes nas interaes sociais. Pensar pesquisa em cincias humanas como um modo especial de acontecimento na vida implica levar em considerao que a compreenso dos temas que se quer investigar se d a partir de confrontos de ideias e negociao de sentidos possveis entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Esta abordagem, ao admitir a impossibilidade de qualquer compreenso sem julgamento de valor, coloca em questo o lugar de neutralidade do pesquisador. Deste modo, se o pesquisador busca compreender uma dada realidade, seu modo de compreender no se separa do seu modo de avaliar, pois ambos, compreenso e avaliao, se constituem como momentos simultneos de um ato integral nico. Entretanto, como o pesquisador no esta s na cena da pesquisa, o grande desafio diz respeito a sua disponibilidade de se deixar surpreender pelo encontro/confronto que acontece no campo com os sujeitos da pesquisa.
o sujeito da compreenso no pode excluir a possibilidade de mudana e at de renncia aos seus pontos de vista e posies j prontos. No ato de compreenso desenvolve-se uma luta cujo resultado a mudana mtua e o enriquecimento (BAKHTIN, 2003, p.378).

Portanto, o lugar ocupado pelo pesquisador marcado pela experincia singular, nica e irrepetvel do encontro do pesquisador e seu outro, na busca de produzir textos que revelem compreenses, ainda que provisrias, para dar sentido aos acontecimentos na vida. Bakhtin afirma (2003):
estamos interessados na especificidade do pensamento das cincias humanas, voltado para pensamentos, sentidos e significados dos outros, etc., realizados e dados ao pesquisador apenas sob a forma de texto. Independentemente de quais sejam os objetivos de uma pesquisa, s o texto pode ser o ponto de partida (p.308). Onde no h texto no h objeto de pesquisa e pensamento (p.307). O texto o dado (realidade) primrio e o ponto de partida de qualquer disciplina nas cincias humanas (p.319).

114

Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

Os textos so mltiplos e variados, da a necessria contribuio de uma teoria da linguagem que discuta os gneros discursivos2 e suas funes. Porm, como nos diz Geraldi (2010), a exigncia em relao produo de um discurso (ou texto) vai muito alm do conhecimento das formas relativamente estveis dos gneros discursivos: preciso assumir o papel de sujeito discursivo, ou seja, constituir-se como locutor, o que implica necessariamente uma relao com a alteridade, com o outro. E uma relao com o outro no se constri sem sua participao, sem sua presena, sem que ambos saiam modificados desta relao. Os discursos na vida se apresentam em sua forma ordinria, ininterrupta e nica. Os discursos nas teorias promovem pausas e ganham mais estabilidade com a manifesta pretenso de alcanar generalizaes e elaborar verdades que constituem os conhecimentos filosfico, cientfico ou esttico, ainda que estas permaneam provisrias.

2 Dialogismo e alteridade na pesquisa em cincias humanas Ao assumirmos a teoria da linguagem que nos prope Bakhtin como fundamento de nossas preocupaes metodolgicas para a pesquisa em cincias humanas, a interlocuo entre o pesquisador e seu outro ganha uma especificidade que precisa ser caracterizada. Aqui, o foco no est na fala do sujeito da pesquisa tomada isoladamente, mas a cena dialgica que se estabelece entre o pesquisador e seu outro, produzindo sentidos, acordos e negociaes sobre o que pensam sobre um determinado assunto, em um contexto definido por atos de falas recprocas. Na perspectiva bakhtiniana, a verdade no se encontra no interior de uma nica pessoa, mas est na interao dialgica entre pessoas que a procuram coletivamente. O mundo em que vivemos fala de diversas maneiras, e essas vozes formam o cenrio onde contracenam a ambiguidade e a contradio, certezas e incertezas. Somente a tenso entre as mltiplas vozes que participam do dilogo da vida pode dar conta da integridade e da complexidade do real.

Para Bakhtin, as formas de uso da lngua so to mltiplas como as esferas da atividade humana. Assim, para ele, o uso da lngua se mostra na forma de enunciados, que podem ser orais ou escritos, concretos e singulares, que pertencem a sujeitos que participam de vrios contextos da prxis social humana. Se, por um lado, cada enunciado tomado isoladamente individual, por outro, cada esfera de uso da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, aos quais Bakhtin d o nome de gneros discursivos. Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 115

Vale enfatizar que nesta abordagem terica o outro, para o pesquisador, no uma realidade abstrata, um objeto de pesquisa, mas visto como algum, cuja palavra confronta-se com a do pesquisador, refratando-a e exigindo-lhe resposta. Em contrapartida, a palavra do pesquisador recusa-se a assumir a aura de neutralidade imposta por uma determinada concepo de mtodo cientfico e integra-se vida, participando das relaes e das experincias, muitas vezes contraditrias, que o encontro com o outro proporciona. Assim, vale destacar que entendemos, com base nesta abordagem, que qualquer pesquisa que envolva um encontro entre pessoas, que buscam produzir conhecimento sobre uma dada realidade, se d em um contexto marcado por um processo de alteridade mtua, em que o pesquisador e seus outros negociam modos como cada um define, por assim dizer, suas experincias na busca de dar sentido vida. No dilogo entre o pesquisador e seu outro, a alternncia de perguntas e respostas, a perplexidade diante dos atos e discursos alheios, assim como os pontos de vista e valores em jogo, fazem da pesquisa um processo vivo de produo de sentidos sobre os modos de perceber e significar os acontecimentos na vida. O pesquisador, nesse contexto, no apenas pergunta para obter respostas que atendam aos objetivos definidos de antemo, mas, ao perguntar e tambm responder, se posiciona como um sujeito, que, do lugar de pesquisador, traz perspectivas e valores diversos sobre as experincias compartilhadas com os sujeitos da pesquisa. Mas a pesquisa no se esgota no encontro entre o pesquisador e seu outro. necessrio dar forma e contedo ao acontecimento vivido no campo da pesquisa, e neste momento que o texto escrito entra em cena. A escrita do pesquisador consolida a criao de conceitos cuja pretenso criar zonas provisoriamente estveis de pensamento sobre uma dada realidade. Como caracterizar a especificidade deste momento em que o pesquisador se retira do campo, onde se deu o dilogo vivo com o sujeito da pesquisa, para o momento do relato escrito deste acontecimento? Em outras palavras, estamos nos interrogando sobre as consequncias epistemolgicas da pesquisa em cincias humanas, a partir desse enfoque, em seus dois momentos constitutivos: o encontro do pesquisador e seu outro, e o encontro do pesquisador e o texto. Em cada um destes momentos, de produo de conhecimento no mbito das cincias humanas, o que se coloca em destaque o compromisso tico de construir o slido entendimento humano da experincia vivida.

116

Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

3 O texto na vida e a escrita do texto: ajustes do pesquisador com a tica No encontro do pesquisador e seu outro o desafio maior o de assumir o compromisso tico com a produo de um conhecimento desinteressado3. Bakhtin, ao apontar para esta necessria condio de produo de conhecimento nas cincias humanas, traz tona o tema da tica na pesquisa. importante sublinhar que o filsofo mostra, em sua obra, sua crena na singularidade da experincia subjetiva e nos convida a perceber que ela se nutre no campo da vida, dos acontecimentos, em que somos habitados pelas vozes de muitos outros. a que ele convoca o Ser a viver sua existncia sem escapar da responsabilidade que lhe cabe na unicidade de sua vida. A inteno, assim, pensar a tica na pesquisa centrada na responsabilidade do pesquisador, uma vez que o ato de pesquisar pode ser entendido como um acontecimento nico: inicialmente a partir do ato singular entre o pesquisador e seu outro e, em seguida, consolidando-se no ato da escrita do texto. Nesses dois momentos o que est em jogo a responsabilidade do pesquisador por aquilo que pensa em um dado momento, ou seja, a assinatura do seu ato de pensar. Aqui, nossa inteno problematizar o prprio ato de pesquisar, ao entender que o acontecimento da pesquisa abarca, simultaneamente, um pensamento sobre o mundo e um pensamento no mundo, na medida em que admitimos esses momentos diferenciados na produo do conhecimento. Por um lado, temos o pensamento que procura abarcar o mundo o pensamento terico -, por outro, o pensamento que sente a si mesmo no mundo (como parte dele). Com isso, a pesquisa pode ser tomada em sua dupla contribuio: quer seja como acontecimento com a pretenso de abarcar o mundo, atravs da elaborao de conceitos, ou como criao de um determinado modo de participao no mundo, o qual, por sua vez, se transforma ao incorporar novos conceitos, compreenses e formas de agir.
3

Ponzio (2008) prope um estudo comparativo das posies filosficas de Bakhtin e Lvinas por considerar que este, como autor comprometido no mbito da filosofia, leva a compreender mais profundamente a consistncia terica da reflexo bakhtiniana. O conceito de des-interesse (ds-interessement) torna-se muito importante na obra de Lvinas, pois coloca o indivduo em uma situao de compromisso ilimitado, de responsabilidade absoluta como indivduo, como nico, um indivduo ao qual o outro no pode substituir em sua responsabilidade. Tambm Bakhtin, desde seus primeiros ensaios, estabelece uma relao de recproco compromisso entre unidade, singularidade, no intercambialidade e responsabilidade, entendida como absoluta, como sem libis. Assim, o que de fato organiza o que est em volta de modo unitrio e nico no uma conscincia que tematiza, ou seja, no se encontra na relao cognoscitiva sujeito-objeto, mas d-se, para Bakhtin, na individualidade de minha responsabilidade, pela qual nenhum outro pode ocupar meu lugar, e determina que eu no tenha libis para viver. Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 117

Em Para uma Filosofia do Ato4, Bakhtin constata uma ciso entre o pensamento terico discursivo (das cincias, da filosofia e da arte) e a experincia histrica do ser humano no acontecimento real de sua existncia, expressa num conjunto de atos ou aes no campo da vida. No entendimento do filsofo, a vida de algum, como um conjunto singular de pensamentos e atos realizados, compe uma experincia que escapa pretenso de um juzo universalmente vlido5, pois este, em sua imaterialidade, completamente impenetrvel materialidade da existncia situada e responsvel de algum. Nesse sentido, o pensamento de Bakhtin postula a existncia de dois mundos que se confrontam: o mundo da vida, sendo o nico em que ns criamos, conhecemos, contemplamos, vivemos e morremos, tambm o mundo que oferece um lugar para os nossos atos, os quais so realizados uma nica vez no decorrer singular e irrepetvel da nossa vida realmente vivida e experimentada; e o mundo da cultura, aquele no qual os atos da nossa atividade so objetivados ou representados. Buscando uma aproximao com a pesquisa, podemos dizer que o campo da investigao tambm um espao onde h lugar para a singularidade, onde as trocas entre o pesquisador e seu outro se realizam de maneira mpar e irrepetvel. Contudo, mais adiante, no momento em que os acontecimentos do campo precisam ser registrados, objetivados em forma de texto, passa-se para o momento de sistematizao da existncia vivida no mundo da cultura. Bakhtin deixa claro que no h um plano unitrio e nico que possa determinar, entre esses dois mundos, o mundo da vida e o mundo da cultura, uma relao de unidade: pelo contrrio, o mundo da vida e o mundo da cultura so impenetrveis. De acordo com o filsofo, o mundo conhecido teoricamente um mundo autnomo que tem leis prprias, pois refere-se ao universo das generalizaes e abstraes. Na medida em que ele permanece em seus prprios limites, a autonomia do mundo abstratamente terico justificvel e inviolvel. Em contrapartida, dir Bakhtin,
4

Este um escrito da juventude de Bakhtin, desconhecido quase at o fim de sua longa vida. Tendo nascido na Rssia, em 1895 e morrido em 1975, o filsofo viveu sob o regime sovitico e sofreu o choque de sua priso durante o regime de terror de Stalin. Nos anos trinta, chegou a viver exilado na fronteira da Sibria e do Cazaquisto. impressionante constatar o fato de que o nome de Bakhtin desapareceu da imprensa russa por quase um quarto de sculo, at, mais ou menos, 1963. S quase no fim da vida, mais livre da extrema cautela que sempre precisou ter, ele confessou a alguns amigos e admiradores a existncia de um esconderijo em que guardava seus escritos (ALBUQUERQUE, 2008). 5 Segundo Holquist, no prefcio de Para uma filosofia do ato (1993), por esse tempo, enquanto Bakhtin escrevia, ele lia Kant em profundidade, bem como debatia e dava aulas sobre o filsofo. Assim, talvez possamos considerar que esse texto foi uma espcie de rplica mobilizao que o pensamento de Kant operou no prprio Bakhtin, ou seja, uma expresso do dialogismo na construo do conhecimento, uma ideia que Bakhtin veio a desenvolver mais tarde. 118 Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

o mundo terico est suscetvel de ser indiferente singularidade da vida de cada um, ou seja, as teorizaes so incapazes de apreender a eventicidade do Ser e o devir. Carregado de tenso, o argumento de Bakhtin avana na direo de re-colocar a questo da tica na pesquisa, pois neste preciso momento que a tenso entre os dois mundos encontra uma soluo possvel com a autoria de pensamento do pesquisador. Deste modo, argumentamos junto com o filsofo que o ato responsvel do pesquisador instaura um plano unitrio e singular que se abre em duas direes: na construo de seu sentido ou contedo e na construo do seu prprio Ser como evento nico. Na singularidade do seu ato de pensar se unificam o mundo da cultura e o mundo da vida, sendo, assim, a responsabilidade desse ato de pensamento, a nica via pela qual a perniciosa diviso entre a cultura e a vida poderia ser superada (BAKHTIN, 1993, p.20). Para situar-se no debate literrio e esttico de seu tempo, Bakhtin precisou situar-se, por exemplo, em relao aos formalistas, para quem a arte e a literatura se definem por no servirem a fins externos, encontrando, nelas mesmas, sua justificao. O filsofo faz sua censura aos formalistas por encontrar traos comuns entre estes e os positivistas, que acreditam estar fazendo cincia e buscando a verdade sem considerar a base arbitrria de seus pressupostos. Ele vai explicit-la, ao dizer que a doutrina formalista uma esttica do material, pois reduz os problemas da criao literria a questes da lngua, considerando-a na relao de seus prprios elementos constitutivos entre si. No entanto, essa doutrina menospreza os outros componentes do ato de criao, quais sejam, o contedo ou a relao com o mundo, e a forma, compreendida como a construo do autor que expressa sua singularidade na escolha que faz entre os elementos impessoais e genricos da linguagem. Desse modo, para Bakhtin, o material no deve guiar a pesquisa esttica, mas sim, a arquitetnica, sua construo, entendida como ponto de encontro entre material, forma e contedo. Ser que, nessa crtica, as ideias do filsofo no tocam em questes que aproximam a autoria da criao artstica com a autoria da criao do texto do pesquisador no campo das cincias humanas? Poderamos, ento, ousadamente, a partir do pressuposto da arquitetnica, assumir a singularidade da autoria do pesquisador na construo de sua metodologia de pesquisa? O conhecimento que se revela a partir do encontro do pesquisador com o outro no pode, ele mesmo, ser forado a um enquadramento que o limite, mas deve manterse livre. As cincias exatas, em contrapartida, buscam explicar o que permanece
Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. 119

imutvel em todas as mudanas. Em sntese, buscam encontrar um acabamento, ou seja, finalizar uma determinada anlise em um dado texto. Mas a formao do Ser no pode ser engessada, capturada por um ato de conhecimento que transforme o Ser em um nico texto. A formao do Ser deve estar livre para correlacionar um dado texto com outros textos possveis. Cabe s cincias humanas encontrar as estratgias metodolgicas que deem conta dessa dimenso de liberdade que deve ser a principal garantia para nos mantermos, como pesquisadores, fiis especificidade das cincias que estudam o homem e seu permanente vir-a-ser. De forma singular, Bakhtin, como um autor que se interessou pela arte, particularmente pela literatura, mostra, em sua compreenso da experincia esttica, a fora de uma proposta tica no que se refere ao possvel conhecimento que podemos ter de ns mesmos e construo de um modo de nos relacionarmos com os outros. Em Esttica da criao verbal, Bakhtin menciona o princpio da distncia para falar da complexa relao entre os sujeitos interpretados e o sujeito interpretador, este, criativamente renovador. Nesse sentido, nas cincias humanas a preciso a superao da alteridade do alheio, sem que este se transforme no que pertence ao pesquisador. Dito de outro modo, a palavra do outro convida o indivduo tarefa especial de compreendlaaceit-la. (Em relao s prprias palavras essa tarefa no necessria). O filsofo nos alerta para a questo de que:
A metodologia da explicao e da interpretao se reduz com muita frequncia a essa descoberta do repetvel, ao conhecimento do j conhecido, e se percebe o novo o faz apenas de forma extremamente empobrecida e abstrata. Neste caso, evidentemente, desaparece por completo a personalidade individual do criador (falante). Todo o repetvel e reconhecido se dissolve completamente e assimilado pela conscincia de um sujeito da compreenso; na conscincia do outro ele capaz de ver e compreender apenas a sua prpria conscincia. (BAKHTIN, 2003, p.378-379).

Ao problematizar o modelo de razo absoluta e atemporal, Bakhtin nos libertou dos discursos que correm na frente das particularidades possveis e desejveis da nossa prpria experincia. Como j dissemos, neste debate se explicita o compromisso tico do pesquisador com a sua tarefa, na qual pensar se transforma numa extraordinria ateno para o mundo que se encontra diante de ns. Tambm requer despojamento, disponibilidade, alm da recusa a esquemas interpretativos preparados a priori.

120

Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

A veracidade o dever do pensamento, e a tarefa do pesquisador obrigar-se a persegui-la, mesmo sabendo da impossibilidade de alcan-la em sua plenitude. O compromisso do pesquisador com a densidade e a profundidade do que possvel ser revelado com a pesquisa, e para dar conta dessa tarefa necessria a cumplicidade dos sujeitos da pesquisa como coautores na incessante busca de sentidos para a condio humana.

REFERNCIAS ALBUQUERQUE, E. Linguagem e experincia: a singularidade do olhar para o contexto da escola a partir das contribuies de Wittgenstein e Bakhtin. 2008. 225f. Tese. (Doutorado em Psicologia) Pontifcia Universidade Catlica, Rio de Janeiro. AMORIM, M. Ato versus objetivao e outras fundamentais no pensamento bakhtiniano. In: FARACO, C.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrpolis: Vozes, 2006, p.17-24. BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade esttica In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.3192. _______. O problema do texto na lingustica, filologia e em outras cincias humanas. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.307-336. _______. Reformulao do livro sobre Dostoivski. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.337-358. _______. Metodologia das cincias humanas. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.393-410. _______. Apontamentos de 1970-1971 In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003, p.359-362. _______. Para uma filosofia do ato. Traduo de Carlos Alberto Faraco e Cristvo Tezza da edio americana Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas press, 1993. (Traduo destinada exclusivamente para uso didtico e acadmico) _______. Para uma filosofia do ato responsvel. Traduo aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2010. EMERSON, C. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Traduo de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003. GERALDI, J. W. Ancoragens - estudos bakhtinianos. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2010. JOBIM e SOUZA, S. Mikahil Bakhtin e Walter Benjamin: polifonia, alegoria e o conceito de verdade no discurso da cincia contempornea. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. Campinas: Editora Unicamp, 1997.

Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

121

PONZIO, A. A revoluo bakhtinana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contempornea. Traduo coordenada por Valdemir Miotello. So Paulo: Contexto, 2008.

Recebido em 04/01/2012 Aprovado em 19/05/2012

122

Bakhtiniana, So Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012.

También podría gustarte