Está en la página 1de 3

O Avesso da Psicanlise de Jacques Lacan, em quatro conferncias de Alain Grosrichard, no IPLA, em So Paulo.

Minhas impresses sobre o curso

O toque do analista: no uma interpretao, mas uma injeo Escrevo este resumo sob o impacto do que foram essas quatro conferncias de Alain Grosrichard no IPLA (de 5 a 7 de maro). Grosrichard havia anunciado que suas conferncias teriam como tema O avesso e suas surpresas e mesmo anunciado, esse encontro nos surpreendeu a ponto de tocar o Corpo de Formao em Psicanlise do IPLA. Para ser tocado no preciso compreender a compreenso especular nos fala Alain. Para ele, o leitor tem que colocar no texto algo de si e encontrar uma parte perdida de si mesmo no texto. Ele nos prope uma viagem pelo seminrio XVII atravs de suas lentes, de uma parte do seu saber universitrio, que sua forma de gozo. E convida para essa viagem conosco as referncias de Lacan: Diderot, Sade, Rousseau, Rimbaud, Hegel, Aristteles, Descartes, Plato, Kant, Voltaire, Foucault, Spinoza, etc. Impossvel ler Lacan sem buscar suas referncias !

Os deslocamentos como locais de enunciao Grosrichard lembra os deslocamentos de Lacan, que determinam seus discursos: Hospital Sainte-Anne fala aos mdicos de 1953 a 1963 cole Normale Suprieure fala aos filsofos de 1964 a 1969 Faculdade de Direito de 1969 a 1981 onde o Seminrio ministrado a toda a opinio esclarecida.

Quando inicia o Seminrio XVII O Avesso da Psicanlise Lacan est em seu terceiro deslocamento. Sob o impacto de maio de 68 e de sua sada da Rue dUlm decide fazer uma releitura da obra de Freud pelo avesso, um projeto anunciado em 1966 no texto De Nossos Antecedentes, publicado nos Escritos. Como numa mgica Alain nos transporta para as escadas do Panteo e para o Bosque de Vincennes onde Lacan fala aos universitrios. L encontramos Diderot, Rousseau e o Marqus de Sade. Com eles descobrimos que os desenvolvimentos das cincias e das artes s nos aprisionaram dando-nos a iluso de nos libertar; que o conhecimento aumenta a cegueira 1

humana, pois no fundo somos cegos frente ao Real e tapamos o buraco com um saber; que o verdadeiro cego pode nos tirar dessa iluso imaginria fazendo com que nos confrontemos com esse Real insuportvel; que a verdade um encontro que se revela atravs de um lapso.

As quatro patas dos discursos Lacan fala de sua teoria dos discursos uma mquina de transformao do gozo como algo de quatro patas, uma aluso carta de Voltaire sobre o discurso da desigualdade de Rousseau: Sente-se vontade de andar de quatro patas quando se l sua obra. Para construir sua teoria, principalmente o discurso do mestre, Lacan se apia em Hegel, nas relaes entre o Mestre e o Escravo. So quatro letras S, S, $, a, ocupando quatro posies: agente, outro, verdade e produo. O discurso do mestre o discurso do inconsciente. O mestre opera sobre S, o saber do escravo e produz o objeto a, a causa do desejo ou o mais de gozar, segundo a teoria de Marx. No discurso da histrica, a partir do fato de ser sujeito barrado, a histrica questiona o mestre colocando-o para trabalhar e produzir um saber. No discurso do analista, a partir do seu desejo, escondendo seu saber, o analista questiona o sujeito dividido para produzir o significante da sua singularidade. Discurso da universidade: meu saber, no reconhecendo a dvida que tenho ao saber do mestre interpela o desejo de saber do aluno produzindo o sujeito barrado que fica sempre devendo ao saber. Ao apresentar sua teoria dos discursos aos estudantes em Vincennes Lacan diz que a universidade indestrutvel porque um discurso, embora ache que esse seja o discurso da imbecilidade. Ele provoca esses jovens dizendo que o discurso da universidade ir transformlos em unidades de valor (crditos). Para Lacan, o discurso universitrio uma maneira de apresentar toda a histria das idias. Para discutir O Avesso da Psicanlise, Grosrichard faz apelo a algumas obras da literatura, tais como: Jacques, o fatalista (Diderot); Os 120 dias de Sodoma (Marqus de Sade); O adormecido do vale (poema de Rimbaud); O sobrinho de Rameau (Diderot); Carta Sophie Volland, de 15/10/1759 (Diderot); As jias indiscretas (Diderot) e As confisses (Rousseau).

Sade e a economia do gozo O sujeito barrado vai se identificar ao significante que o marca, ao seu trao unrio. Grosrichard cita o texto de Freud Bate-se numa criana a criana espancada pelo pai que lhe deixa uma marca, um gozo masoquista, um gozo original que se constitui na sua singularidade. A repetio busca sempre o reencontro com esse gozo original perdido. O fantasma o que permite que se goze o necessrio sem correr o risco de morte, pois a morte 2

o limite do gozo. O que interessa a Lacan essa verdade que se esconde atravs dessa marca no corpo, a marca da palmada que a criana recebe do pai, essa verdade que irm do gozo, nos afirma Grosrichard. Lacan fala desse trao unrio, a mo da me que bate essa repetio jamais resultar na satisfao e para ilustrar essa afirmao Grosrichard nos fala de uma passagem das Confisses de Rousseau. O movimento do desejo um movimento sem fim. No h um gozo plenamente satisfatrio para o sujeito, o parltre, porque no h relao sexual; isto , nenhum parltre pode encontrar um objeto que o satisfaa plenamente. No h relao sexual, mas h amor. O amor o que vem suprir essa ausncia, o que faz com que mesmo assim acreditemos na relao sexual.

A Vergonha e a Honra Lacan termina seu seminrio XVII falando da vergonha. H uma vergonha original misturada culpa. O ponto de origem da vergonha um significante. Trata-se da vergonha fundamental, relacionada marca que se fez (ou no) na pele de cada um. Quando o sujeito evoca seu fantasma, ele nunca o faz sem vergonha, diz Grosrichard. Morrer de vergonha um efeito raramente conseguido. Sempre se tem vergonha de se falar sobre as fantasias, mas, do sintoma no temos vergonha. Rousseau, ao escrever suas Confisses ousa expor sua prpria vergonha aos olhos do leitor e faz de sua vergonha a sua glria. Diz ele: ... a minha vergonha sou eu mesmo na minha singularidade absoluta. Vou mostrar a vocs minha marca de gozo: meu valor absoluto ser outro. Grosrichard conclui sua conferncia com uma citao de Spinoza que Lacan coloca em epgrafe em sua tese: Uma afeco qualquer de cada individuo difere da afeco de um outro individuo, tanto quanto a essncia de um difere da essncia do outro. O efeito produzido por essas conferncias no algo que possa ser compreendido nem interpretado so como os sulcos que se formam nas pedras pela passagem das guas no fundo do rio. O silncio se faz necessrio uma pausa de mil compassos.

So Paulo, 8 de maro de 2010. Teresa Genesini

También podría gustarte