Está en la página 1de 4

22/1/2014

Materiais Didticos

Material Didtico para o Ensino de Filosofia


Para solicitar informaes ou comprar os materiais CLIQUE AQUI Informe-se sobre cursos que orientam a utilizao do material.

Filosofar:pensar os caminhos do conceito


Autor: Darcsio N Muraro Editora: IFEP O livro indicado para o trabalho com Filosofia no Ensino Fundamental I. O livro est organizado em 4 captulos que tratam dos seguintes temas de tica : identidade, justia, solidariedade e crescimento . A proposta investigar esses conceitos proporcionando uma Educao para valores ticos na sala de aula.

DADEDIDODVIDA! Surpresas da Filosofia!


Autores: Flaviana de Lima, Andrea Prendin, Michele Czaikoski e Darcsio Muraro. Ed. Vozes. Histria criada com o objetivo de oferecer s escolas (e suas crianas) uma alternativa para se discutir questes de filosofia e contribuir com o trabalho do filosofar com crianas, vindo ao encontro de uma nova concepo de filosofia que a de fomentar a criao de novas histrias e materiais alternativos. Trata-se de um texto curto, leve, com personagens que questionam e investigam curiosos para descobrir o que a VIDA: Luzia, Ovaldo, Sementina, C orina, John C hip e Sophia. O dilogo aborda valores ticos e questes ecolgicas. Para o trabalho pdedaggico com a histria oferecemos uma apostila com roteiro didtico sobre alguns temas conforme mencionados no quadro a seguir.

A iniciao filosfica das crianas comea quando elas tm a oportunidade questionar e compreender o significado dos conceitos que utilizam em sua experincia cotidiana. Certamente um dos conceitos mais utilizado VIDA, pois tudo remete a esta idia: o corpo, as emoes, o pensamento, a brincadeira, o mundo natural, social e cultural. Mas VIDA um conceito complexo que abre um leque infinito de outros conceitos e problemas. E o que a filosofia ou criana seno esta curiosidade pelas descobertas?! A histria Dadedidodvida! Surpresas da Filosofia! aborda o filosofar sobre a vida de uma forma alegre, tocando nos conceitos mais centrais da experincia das crianas a comear pela prpria vida, pelo brincar e pelo perguntar. A histria tem como foco temtico a VIDA. Conceitos abordados: identidade, diferenas, sentimento, pensamento, percepo (olhar), criatividade, liberdade, transformao, planejamento, convivncia, brincadeira, salvar, cuidado, respeito, preservao, felicidade, justia, solidariedade, amizade, natureza, tcnica.

Filosofar, tecer conceitos


Autor: Muraro, Darcsio N. (IFEP, 64 pginas) O livro desenvolve uma proposta de ensino de filosofia como experincia de tecer conceitos.
http://www.philosletera.org.br/index.php?view=article&catid=35%3Asobre-a-fundacao&id=67%3Amateriais-didaticos&tmpl=component&print=1&layout=def 1/4

22/1/2014

Materiais Didticos

Oferece orientaes tericas e metodolgicas para professores e proposta de atividades para os alunos do Ensino Fundamental. O livro tem foco nas seguintes temticas da tica: pessoa, diferenas, liberdade e comunicao. Leia Mais

Rebeca
Livro escrito por Ronald Reed, colaborador de Matthew Lipman, utilizado para a iniciao filosfica com crianas da Educao Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental. O texto ilustrado e possui trinta e sete captulos. O foco do programa de Rebeca a pergunta como forma de iniciao na reflexo filosfica.

Prope o desenvolvimento de habilidades como detectar semelhanas e diferenas, raciocnio hipottico, critrios de classificao, relao de causa e efeito, relao parte e todo, esclarecimento de conceitos. Ao longo da narrativa as crianas so convidadas a pensar sobre o prprio pensar e se envolvendo com problemas presentes na filosofia. Alguns temas: percepo, identidade, imaginao, realidade, aparncia, verdade, conhecimento, probabilidade e possibilidade, perguntas, pensamento, diferenas, medo, segredo, cor, felicidade.

Issao e Guga Maravilhando-se com o Mundo


Livro para os alunos com idade entre 8 e 9 anos. O texto completo de Issao e Guga possui introduo e dez captulos. Este material tem contedos para dois anos, ou seja, para o 2 e 3 anos do Ensino Fundamental.

O foco do trabalho a preocupao com a percepo e processos do conhecimento, propondo o desenvolvimento de habilidades bsicas de pensamento para esta faixa etria. Aborda temticas da filosofia linguagem, teoria do conhecimento, ontologia, tica e esttica. Alguns temas: animais, realidade, natureza, gua, ecologia, poluio, guerras, trabalhar, brincar, verdade, beleza, sentidos, amizade, pensar, etc.

Pimpa Em busca de significado

Novela escrita por Matthew Lipman, indicada para crianas de 9 a 10 anos. O texto possui 11 captulos e indicado para dois anos letivos de trabalho, geralmente utilizado no 4 e 5 anos do Ensino Fundamental.

O foco do trabalho a Filosofia da Linguagem, antropologia, tica e fenomenologia. um programa de raciocnio, comunicao e expresso. Estimula a criana a escrever. Prope o aperfeioamento de um conjunto de habilidades prprias para este nvel de ensino. Alguns temas: identidade, corpos e mentes, partes e todo; idias e coisas, justia,
http://www.philosletera.org.br/index.php?view=article&catid=35%3Asobre-a-fundacao&id=67%3Amateriais-didaticos&tmpl=component&print=1&layout=def 2/4

22/1/2014

Materiais Didticos

direito, dever, necessidades, regras de conduta, histria, espao, tempo, famlia, relao, ambigidades, analogias, etc.

A Descoberta de Ari dos Telles Investigao Filosfica


Livro indicado para adolescentes de 11 a 13 anos. O texto completo de A Descoberta de Ari dos Telles possui 17 captulos. Material para ser trabalhado com os alunos durante dois anos, ou seja, indicado para os 6 e 7 anos do Ensino Fundamental.

O foco do programa Ari aprender a pensar e a pensar sobre o pensar. Por isso, Ari prope princpios e prticas que propiciam o raciocnio estruturado e busca oferecer aos alunos familiaridade com a sequncia de idias lgicas. Sua nfase est na lgica formal, na lgica das boas razes e na lgica do agir. Esta novela nos apresenta uma introduo investigao filosfica, problematizando temas de Ontologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento, tica, Esttica, Fenomenologia, Poltica, Linguagem e Educao. Alguns temas: pensar, investigar, esteretipos, conhecimento de si, induo, deduo, raciocnio hipottico, percepo, morte, mente, cultura, gneros, smbolo, costumes, liberdade, razes, generalizao, confiana, empatia, contradio, possibilidades, amizade, arte, sentimentos, hbito, hipteses, incoerncia, verdade.

Lusa Investigao tica

Livro indicado para adolescentes de 13 a 15 anos. O texto completo de Lusa possui 11 captulos, subdivididos em 29 episdios. O trabalho com este livro previsto para dois anos, ou seja, indicado para o 8 e 9 anos.

O foco do programa de Lusa a Investigao dos problemas da tica e da moral, propondo a reflexo rigorosa sobre valores. Trabalha-se com a argumentao lgica e construo de critrios e conceitos fundamentais para o autoconhecimento e a to mada de decises, contribuindo para a formao da autonomia moral e da convivncia com as diferenas. Retoma alguns temas e problemas das Antropologia, Teoria do Conhecimento, tica, Esttica, Fenomenologia, Poltica, Linguagem e Educao. Alguns temas: tica e moral, direito e dever, hbitos, fatos e valores, coerncia e consistncia, indivduo e identidade, o certo e o justo, perfeito e certo, livre arbtrio e determinismo, natural, verdade, padres e regras, leis e regras, inteno e conseqncia, conscincia e deciso, entre outros. O programa de Lusa prope o desenvolvimento de habilidades como: considerar relaes de parte / todo, meios e fins, regras e princpios, dar razes, contextualizar, abrangncia, universalizar, projetar um ideal de mundo e pessoa, etc.

Materiais Complementares

A CAIXA MGICA
um material desenvolvido para se transformar em Teatro de Fantoches. O material composto por uma CAIXA compacta com 20 peas de madeira e de 4 cortinas que encaixadas formam a estrutura do teatro de fantoches. A CAIXA MGICA foi elaborada com a finalidade de dinamizar os trabalhos com histrias e contedos de literatura, filosofia, arte e cincia para crianas. Contribui para criar um ambiente ldico, alm de proporcionar a concentrao. As prprias crianas podem interagir na sua montagem, conforme orientaes do material, bem como participar na apresentao de seus trabalhos e histrias. O material extremamente verstil, de fcil transporte, montagem e desmontagem e utilizvel nos mais diversos ambientes escolares e extra-escolares. Composio da Caixa Mgica: 1. KIT BSICO: contm as 20 peas de madeira e o conjunto de cortinas. 2. KIT REBECA: contm o Kit Bsico, sete fantoches do livro Rebeca (Ronald Reed). 3. KIT A TELEVISO DA BICHARADA: contm o Kit Bsico, sete fantoches do livro A Televiso
http://www.philosletera.org.br/index.php?view=article&catid=35%3Asobre-a-fundacao&id=67%3Amateriais-didaticos&tmpl=component&print=1&layout=def 3/4

22/1/2014

Materiais Didticos

da Bicharada, um microfone, um telefone, um estojo com 4 cores p/ maquiagem, um leno e um envelope multiuso. 4. KIT O STIO DO PICA-PAU AMARELO: contm o Kit Bsico e dez fantoches do Stio do PicaPau Amarelo. 5. KIT CRIANA FELIZ: inclui os itens 1, 2 e 3. 6. KIT COMPLETO: inclui todos os materiais.

CUBO FILOSFICO PARA DINAMIZAR AS AULAS


Utilidades: adequado para trabalhar com habilidades de pensamento e sociais, avaliao das aulas, leitura de imagens, orientao para leitura de textos, e jogos diversos.

JOGO DE CARTES PARA DINAMIZAR AS DISCUSSES FILOSFICAS

Conjunto com quarenta cartes que permite dinamizar o trabalho em duplas e/ou grupos (trs, quatro, cinco alunos) usando como critrios formas, figuras e cores. Foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a fala dos alunos, agilizar o processo de formao e orientao dos trabalhos em grupos e desenvolver habilidades de anlise, sntese, relaes parte-todo, etc, bem como atitudes como ouvir, falar, decidir.

Fantoches:
1. KIT O STIO DO PICA-PAU AMARELO: contm dez fantoches do Stio do Pica-Pau Amarelo.
2. KIT FILOSOFIA: Contm os seguintes materiais: Ponto de interrogao, a letra grega phi, uma coruja, um microfone, um dado pequeno. 3. KIT DO LIVRO "A TELEVISO DA BICHARADA": um elefante, 2 peixes, dedoches de 5 gatinhos, dois tatus, duas girafas. 4. KIT REBECA: duas meninas, um menino, prncipe, sapo, canchorro, elefante, girassis.
LA ST_UPDA TED2

http://www.philosletera.org.br/index.php?view=article&catid=35%3Asobre-a-fundacao&id=67%3Amateriais-didaticos&tmpl=component&print=1&layout=def

4/4

También podría gustarte