Está en la página 1de 14

Pgina 1 de 14

Assine 0800 703 3000

SAC

Bate-papo E-mail E-mail Grtis Notcias Esporte Entretenimento

Dicionrios

Onde estudar

Pais e professores Enem por Escola

Pesquisa escolar Ensino a Distncia

Testes e simulados Intercmbio

Vestibular

Enem

de Redaes

Bullying

Ideb por Estado

Nova ortografia

PESQUISA ESCOLAR

BUSCAR

Estrutura da narrativa: O percurso gerativo do sentido


Jorge Viana de Moraes, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Alm dos j conhecidos elementos estruturais da narrativa, tais como o narrador, as personagens (principal, auxiliar, antagonista), o espao, o tempo, o enredo etc., os textos narrativos tambm se estruturam em quatro fases distintas ao longo de seu desenvolvimento, isto , do seu percurso: a manipulao, a competncia, a performance e a sano. Para entender cada uma dessas fases, tomemos como exemplo a famosa fbula "O lobo e cordeiro", de La Fontaine (http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u587.jhtm):
O LOBO E O CORDEIRO Na gua limpa de um regato, matava a sede um cordeiro, quando, saindo do mato, veio um lobo carniceiro. Tinha a barriga vazia, no comera o dia inteiro. - Como tu ousas sujar a gua que estou bebendo? - rosnou o Lobo a antegozar o almoo. - Fica sabendo que caro vais me pagar!

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 2 de 14

- Senhor - falou o Cordeiro encareo Vossa Alteza que me desculpeis mas acho que vos enganais: bebendo, quase dez braas abaixo de vs, nesta correnteza, no posso sujar-vos a gua. - No importa. Guardo mgoa de ti, que ano passado, me destrataste, fingido! - Mas eu nem tinha nascido. - Pois ento foi teu irmo. - No tenho irmo, Excelncia. - Chega de argumentao. Estou perdendo a pacincia! - No vos zangueis, desculpai! - No foi teu irmo? Foi o teu pai ou seno foi teu av. Disse o Lobo carniceiro. E ao Cordeiro devorou. Onde a lei no existe, ao que parece, a razo do mais forte prevalece.
La Fontaine. "O lobo e o cordeiro". In: Fbulas. Trad. Ferreira Gullar. Rio de Janeiro, Revan, 1997, p. 12.

Existem vrios elementos concretos que compem esta narrativa (cordeiro, lobo, regato, gua etc). No entanto, por baixo desses elementos poderamos imaginar uma representao de nvel mais abstrato: o texto relata uma transformao, ou seja, a passagem de um estado inicial para um estado final. Vejamos como isso ocorre.

Manipulao Nas duas primeiras linhas do texto est explcito que o que levou a personagem cordeiro a beber gua no regato foi a sede: esta a manipulao. A manipulao consiste em uma personagem induzir outra a fazer alguma coisa. O manipulador pode usar de vrios expedientes para induzir uma personagem a agir: um pedido, uma ordem, uma provocao, uma seduo, um tentao, uma intimidao, etc. Mas pode-se dizer, numa instncia mais abstrata, que a manipulao nessa fbula a manuteno, por parte do cordeiro, de sua prpria vida. Como se v, o manipulador no precisa necessariamente ser uma personagem isolada (o prncipe, por exemplo), ou uma personagem coletiva (o povo, a ptria, um grupo de pessoas, etc), ou um ser animado (o cachorro fez o gato

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 3 de 14

correr); inanimado (a ponte caiu, o que nos levou a procurar outro caminho) ou uma personagem que imponha a si mesma uma obrigao. Todavia, para que a manipulao seja eficiente, necessrio que a personagem manipulada queira ou deva fazer (podendo querer e fazer ao mesmo tempo). No caso do cordeiro, ele queria matar a sede e manter-se vivo.

Competncia A prxima fase seria a competncia. Para agir, no basta que a personagem queira ou deva, mas tambm que saiba e possa. Ilustrando com o exemplo da fbula, podemos dizer que o cordeiro, naturalmente, presa do lobo na cadeia alimentar. Sendo assim, para desempenhar a funo de saciar a prpria sede (e de manter-se vivo), o cordeiro deveria livrar-se do lobo, quando este surgiu do mato. Como vimos, o cordeiro tenta argumentar contra o lobo na tentativa de escapar com vida. Esta parte da fbula pode ser considerada como a competncia.

Performance No entanto, a performance, isto , o fazer persuasivo do cordeiro para com o lobo, no surte efeito, pois o lobo queria mesmo era devor-lo, no importando o argumento que o cordeiro usasse. Tendo em vista que, nessa fase do percurso narrativo, geralmente, h sempre uma relao de perda e ganho, o lobo ganhou, o cordeiro perdeu.

Sano Na ltima linha da fbula narra-se que o cordeiro devorado pelo lobo. H aqui a sano negativa do cordeiro, que se d com a sua morte. Em resumo, a personagem cordeiro manipulada pela vontade de beber gua. Esse sujeito (cordeiro) do fazer (beber gua/ manter-se vivo) ao se deparar com o lobo (personagem antagonista), precisa adquirir uma competncia (tentar persuadir o lobo a no mat-lo). O cordeiro, ento, tenta desempenhar essa competncia apelando para o bom senso (personagem auxiliar). Cria-se um conflito (o instinto predador do lobo), que no importando qual fosse o argumento usado pelo cordeiro (performance), devora-o. Chega-se, assim, a uma sano que negativa para o cordeiro: sua morte; e positiva para o lobo: sua refeio. Esquematicamente, teramos:

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. professor universitrio em cursos de graduao e ps-graduao.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 4 de 14

COMENTRIOS

0 Imprimir Comunicar erro (http://ia.nspmotion.com/click/? cap=103552&c=1005&r=1350568466636&t=true)

Essa discusso est encerrada


No possvel enviar novos comentrios

LINKS PATROCINADOS (http://linkspatrocinados.uol.com.br/)

Anuncie aqui (http://linkspatrocinados.uol.com.br/)

Vestibular IBMR Inscries Online para o Vestibular IBMR: sua Carreira Comea Aqui!
www.IBMR.com.br/Vestibular
(http://click.siga.uol.com.br/LINKS? id=3dfaf04e084f4d52b42bf7bc44121517&msg=kqaKrFgcRO85IcNXPRc2zGZ2dG1X4yqVyPsX% 2FkBs9kZ7WhcJWKhzCzPYk4J7pXmOFf0X9SMU4D2v16B4Cp8eWB2abz82N3vsUfrsJY77I1p7RHq59p%

Graduao na FECAP Formao Focada no Mercado de Trabalho. Inscries Abertas!


www.fecap.br/Vestibular2013
(http://click.siga.uol.com.br/LINKS? id=3dfaf04e084f4d52b42bf7bc44121517&msg=kqaKrFgcRO85IcNXPRc2zGZ2dG1X4yqVyPsX% 2FkBs9kZ7WhcJWKhzCzPYk4J7pXmOFf0X9SMU4D2v16B4Cp8eWB2abz82N3vsUfrsJY77I1p7RHq59p%

Livros Usados em Oferta Romance, Aventura, Policial, Esprita, Colees. Confira


www.jrlivros.com
(http://click.siga.uol.com.br/LINKS? id=3dfaf04e084f4d52b42bf7bc44121517&msg=kqaKrFgcRO85IcNXPRc2zGZ2dG1X4yqVyPsX%

LTIMAS DE EDUCAO(/ultimas/)

14/10 Paraguai: Pas 22h11 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/paraguai -pais.htm)

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 5 de 14

14/10 Peru: Pas (http://click.uol.com.br/? 22h01 rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/peru -pais.htm)

14/10 Guiana Francesa: Pas 21h45 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/guiana -francesa-pais.htm)

14/10 Equador: Pas 21h28 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/equador -pais.htm)

14/10 Colmbia: Pas 00h05 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/colombia -pais.htm)

13/10 Honduras: Pas 15h57 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/honduras -pais.htm)

12/10 Repblica do Congo: Pas 13h28 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/senegal -pais.htm)

12/10 Sudo do Sul: Pas 13h16 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/sudao -do-sul-pais.htm)

12/10 Ilhas Canrias: Pas 12h55 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ilhas -canarias-pais.htm)

Eleies na Venezuela: Chvez pode ficar 20 anos no poder (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/eleicoes -na-venezuela-chavez-pode-ficar-20-anos-no-poder.htm)

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 6 de 14

11/10

05/10
07h51

Impeachment de Collor - 20 anos: Corrupo e plano econmico derrubaram presidente (http://click.uol.com.br/?

rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/impeachment -de-collor--20-anos-corrupcao-e-plano-economico-derrubaram-presidente.htm)

28/09
09h40

Bullying: Brasil no possui lei nacional contra a prtica (http://click.uol.com.br/?

rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/bullying -brasil-nao-possui-lei-nacional-contra-a-pratica.htm)

24/09
07h11

Mundo islmico: Filme gera tumultos antiamericanos (http://click.uol.com.br/?

rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/mundo -islamico-filme-gera-tumultos-antiamericanos.htm)

14/09 Dficit habitacional: Brasil precisa de quase 8 milhes de moradias 15h05 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/deficit -habitacional-brasil-precisa-de-quase-8-milhoes-de-moradias.htm)

11/09 Preposies: Usando as preposies corretamente 12h36 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/preposicoes -usando-as-preposicoes-corretamente.htm)

Massacre de Munique - 40 anos: Ataque marcou Olimpadas de 1972

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 7 de 14

06/09 (http://click.uol.com.br/? 16h17 rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/massacre -de-munique--40-anos-ataque-marcou-olimpiadas-de-1972.htm)

31/08 Eleies 2012: Voto antecede a democracia no pas 07h46 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/eleicoes -2012-voto-antecede-a-democracia-no-pais.htm)

24/08 Pussy Riot: Rock contra o Kremlin 09h16 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/pussy -riot-rock-contra-o-kremlin.htm)

21/08 Modernismo portugus: As trs vertentes da literatura moderna em Portugal 09h50 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modernismo -portugues-as-tres-vertentes-da-literatura-moderna-em-portugal.htm)

21/08 Fernando Pessoa: Ortnimo e heternimos 09h49 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fernando -pessoa-ortonimo-e-heteronimos.htm)

21/08 Descrio: Fazendo retratos com as palavras 09h47 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/descricao -fazendo-retratos-com-as-palavras.htm)

21/08 Sentimento do mundo: Poeta canta o desespero de um mundo em guerra, certo de 09h45 que o homem pode mudar (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/sentimento -do-mundo-poeta-canta-o-desespero-de-um-mundo-em-guerra-certo-de-que-ohomem-pode-mudar.htm)

21/08 Til: Ambientado no interior de SP, romance integra fase regionalista de Jos de 09h42 Alencar (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/tilambientado-no-interior-de-sp-romance-integra-fase-regionalista-de-jose-dealencar.htm)

Viagens na minha terra: Garrett mescla estilos, gneros e linguagens em obra inovadora para a literatura portuguesa

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 8 de 14

21/08 09h41 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/viagens -na-minha-terra-garrett-mescla-estilos-generos-e-linguagens-em-obra-inovadorapara-a-literatura-portuguesa.htm)

21/08 Jorge Amado: Sntese da obra literria do autor 09h38 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/jorge -amado-sintese-da-obra-literaria-do-autor.htm)

21/08 Quincas Berro Dgua: Sntese da obra 09h35 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/quincas -berro-dagua-sintese-da-obra.htm)

21/08 Gabriela Cravo e Canela: Sntese da obra 09h29 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/gabriela -cravo-e-canela-sintese-da-obra.htm)

21/08 Tenda dos milagres: Sntese da obra 09h27 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/tenda -dos-milagres-sintese-da-obra.htm)

17/08 Jogos Olmpicos 2012/2016: O valor da medalha 10h42 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/jogos -olimpicos-20122014-o-valor-da-medalha.htm)

13/08 Explorao espacial: Misso procura vida em Marte 14h05 (http://click.uol.com.br/? rf=educacao_disciplinas_&u=http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/exploracao -espacial-missao-procura-vida-em-marte.htm)

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 9 de 14

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 10 de 14

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 11 de 14

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 12 de 14

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 13 de 14

Fale com o UOL

FICO NA FICO

EXEMPLOS

Quais so os livros prediletos dos personagens de novela? Tufo, de Avenida Brasil, j leu Kafka

Conhea histrias de quem se superou, como Luma, primeira travesti a apresentar tese de doutorado

Shopping UOL

Home Theater Som de cinema a partir de 10x de R$ 14,99 Notebook Tnis

Suplementos Diversas marcas a partir de R$ 15,21 Cmera digital

Samsung Galaxy Imperdvel: a partir de 10x de R$ 39,99 Relgios GPS

Console A partir de 12x de R$ 20,75. Confira! Tv LCD Ar Condicionado

HOME UOL

ENTRETENIMENTO

NOTCIAS

MULHER

ESPORTES

RDIO UOL

ESPECIAIS

Eleies 2012

Brasileiro 2012

Avenida Brasil

So Paulo Fashion Week

VESTIBULAR
Aprovados Enade Enem Fies Guia de profisses

ROTEIRO DE ESTUDOS
Atualidades Banco de Redaes Biografia Dicas de portugus Ditados

FACULDADES
Uerj UFBA UFF UFG UFMG

ONDE ESTUDAR
Cursos Online EAD Faculdades Faculdades Faculdades

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

Pgina 14 de 14

Inscries Prouni Provas e gabaritos Relao candidato/vaga Trote universitrio

Operaes matemticas Quizzes Resumos de Livros Reviso de disciplinas Simulados

UFRJ UnB Unesp USP Mais faculdades

Faculdades Faculdades Faculdades Intercmbio Ranking

SIGA UOL EDUCAO

1996-2012 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/estrutura-da-narrativa-o-percurso-ger... 18/10/2012

También podría gustarte