Está en la página 1de 3

Variao do consumo

Grfico 1

O consumo privado per capita foi muito intenso at 1993, tendo sofrido uma quebra neste ano devido crise. De modo geral aps esse ano o consumo continuou a aumentar s se verificando diminuies (variaes negativas) nas ressees econmicas de 2003 e 2009. Assim o nvel de consumo dos portugueses influenciado pelos ciclos da economia. O crescente consumo dos portugueses foi auxiliado ao longo dos anos pelo acesso crescente e generalizado ao mercado de crdito ao consumo.

Grfico 2, 3 Relativamente UE, Portugal apresenta uma percentagem de consumo cada vez maior face ao rendimento disponvel, sobretudo desde a crise de 2003. Porm verificamos que as famlias gastam mais em servios (como a sade e transportes) e em bens alimentares do que em bens duradouros (cujo consumo tem diminudo muito nos ltimos 3 anos) e lazer.

Produtividade
Grfico 12 e quadro 1 At 1999 Portugal apresentou uma diferena positiva face UE15 mas a partir da Portugal ficou abaixo da mdia da UE27. Este facto deveu-se criao de moeda nica e fraco desenvolvimento tecnolgico. Mais recentemente, nos ltimos 3 anos, verificou-se um crescimento da taxa de variao da produtividade, apesar de ser muito dbil. Grfico 13

Portugal encontra-se muito aqum dos valores de produtividade por trabalhador, produtividade por hora trabalhada e PIB per capita dos da UE15 e UE27. Porm supera-os nas horas de trabalho e taxa de utilizao dos recursos humanos. Isto implica que a produtividade por hora trabalhada cerca de metade da mdia europeia. Algumas causas desta apontadas para esta falha na produtividade so: a organizao do trabalho, falta de formao, fraca tecnologia, a fuga ao fisco, a burocracia e o deficiente funcionamento dos servios pblicos.

I&D
Grfico 14 Como se pode verificar no grfico Portugal fez uma aposta na investigaes e desenvolvimento desde a segunda metade dos anos 90, isto para se aproximar da mdia da UE para a poder integrar. Este esforo de aproximao representou um aumento da despesa em I&D (medida em & do PIB) de quase 4 vezes mais nos ltimos 25 anos. Grfico 15 Apesar dos esforos feitos anteriormente para investir mais na investigao e desenvolvimento, desde 2009 voltou-se a verificar um decrscimo na despesa em I&D causada pelo menor investimento por parte das empresas e ensino superior (que eram os que mais contribuam) devido crise que se instalou e menor disponibilizao de capital para tais investimentos. Grfico 16 Em Portugal verifica-se uma maior aposta na I&D na rea dos servios, onde h um grande investimento na banca e seguros e telecomunicaes, em detrimento de outros setores de atividade.

Financiamento e endividamento das empresas


Grfico 17 e 18

O investimento empresarial em Portugal maioritariamente financiado pelas prprias empresas e pelo crdito bancrio tendo estas uma autonomia financeira que rondava os 30% at 2005. Aps uma brusca quebra as empresas voltam a ganhar autonomia financeira. Visto que h facilitao do crdito bancrio s empresas e estas so maioritariamente autofinanciadas, o obstculo ao investimento empresarial no se encontra no financiamento mas sim na deteriorao das perspetivas de vendas e da incerteza quanto prpria rendibilidade do investimento. Grfico 19 O endividamento das empresas em Portugal muito superior mdia europeia e no tem parado de aumentar nos ltimos 25 anos. Ao mesmo tempo a formao bruta de capital e a poupana bruta das empresas tem diminudo cada vez mais. Com o acesso ao crdito mais facilitado as empresas privilegiaram o seu endividamento e reduziram assim a sua necessidade de poupar para investir.

Quadro 2 ( importante mas no fao a mnima ideia do que dizer) Tem vindo a verificar-se, nos ltimos anos, um aumento das empresas em incumprimento, isto , no conseguem pagar os emprstimos contrados. A dificuldade de pagamento dos emprstimos acentuou-se muito na crise financeira atual.

Taxa de cmbio e rendibilidade


Grfico 20 Tendo como referencia a UE15, verificamos que em Portugal os custos em trabalho por unidade produzida (desde 1986 at hoje) aumentaram significativamente, tendo sido acompanhados de uma ligeira diminuio dos preos das exportaes portuguesas at 2007, em que a partir daqui voltaram a aumentar. Estes factos levaram a uma progressiva diminuio da competitividade-custo de Portugal relativamente aos seus concorrentes visto que no consegue exportar a preos suficientemente competitivos devido aos elevados custos de produo. Grfico 21 Tendo novamente como referencia a UE15, verifica-se que a rendibilidade das atividades econmicas portuguesas muito menor e esta quase continua diminuio (verifica-se um aumento progressivo e ligeiro da rendibilidade a partir de 2005) tem por base a reduo competitividade-custo, vista no grfico anterior. Porm pode-se aferir que a deteriorao da rendibilidade foi maior na indstria transformadora dada a maior exposio concorrncia internacional.

También podría gustarte