Está en la página 1de 3

Agrupamento de Escolas de Ral Proena

Ano letivo 2012/2013

EBI Santo Onofre Turmas com Percursos Curriculares Alternativos


se a prestar algumas informaes sobre as turmas de Percursos Percurso Curriculares Este documento destina-se Alternativos (PCA) previstas para terem incio no ano letivo 2012/2013. Os elementos aqui apresentados no dispensam a consulta dos rgos de gesto respetivos para a eventual clarificao de aspetos aqui ausentes ou que possam ter sido alvo de modificaes ao longo do decorrer do processo. Para o presente ano letivo est prevista a abertura de trs turmas PCA (5., 5., 6. e 7. ano). ano O seu funcionamento est dependente do cumprimento de todos os requisitos legais, estando ainda sujeito a deciso final por parte do agrupamento agrupamento, de acordo com as condies reunidas. Para informaes adicionais aconselha aconselha-se a leitura da legislao respetiva: Despacho Normativo n. 1/2006, de 6 de Janeiro.

Perguntas e respostas
O que uma turma com Percurso Curricular Alternativo (PCA)? Uma turma com PCA uma estratgia definida pelo Ministrio da Educao para o Ensino Bsico, com o objetivo de superar situaes de insucesso escolar repetido ou problemas de integrao na comunidade educativa, atravs da criao de grupos de trabalho mais reduzidos com uma oferta curricular prpria, adequada s necessidades diagnosticadas.

Qual a diferena entre uma turma com PCA e uma turma com currculo regular? Uma turma com PCA segue um currculo prprio, formulado com base nas caractersticas do grupo de alunos que o vai frequentar, nas suas habilitaes de ingresso e no d diagnstico iagnstico das competncias petncias essenciais a desenvolver para o cumprimento do ciclo de escolaridade do ensino bsico. Os alunos frequentam as mesmas disciplinas propostas para cada ano de escolaridade, mas efetuado um ajustamento das estratgias com vista aquisio das competncias essenciais definidas, usufruindo igualmente de formao artstica, vocacional, pr-profissional profissional ou profissional no domnio das artes tes e ofcios, das tcnicas e das tecnologias em geral.
EBI Sto. Onofre | Turmas urmas PCA | Setembro 2012 | Pg. 1 de 3

Quais as condies necessrias para integrar uma turma com PCA? Podem integrar estas turmas alunos at aos 15 anos de idade, inclusive, que se apresentem em qualquer das seguintes condies: a) b) c) d) Ocorrncia de insucesso escolar repetido; Existncia de problemas de integrao na comunidade escolar; Ameaa de risco de marginalizao, de excluso social ou abandono escolar; Registo de dificuldades condicionantes da aprendizagem, nomeadamente: forte desmotivao, elevado ndice de absteno, baixa autoestima e falta de expectativas relativamente aprendizagem e ao futuro, bem como o desencontro entre a cultura escolar e a sua cultura de origem.

Quais as vantagens de integrar uma turma com PCA? As vantagens de integrar uma turma com PCA so: Turma com nmero de alunos reduzido (com um mnimo de 10), que permite um melhor acompanhamento por parte do diretor de turma e restantes professores. Estrutura curricular diferenciada centrada nos interesses e capacidades dos alunos e ajustada obteno das competncias essenciais do Ensino Bsico. Aposta em estratgias disciplinares com uma componente prtica acentuada. Corpo de docentes selecionado com base num perfil adequado ao trabalho e motivao de alunos com percursos escolares inconstantes. O projeto exige a monitorizao permanente dos resultados das aprendizagens e, logo, dos alunos, permitindo mais informao e melhor interao com os Encarregados de Educao.

Existe algum regulamento especfico para o funcionamento destas turmas? No. exceo das eventuais diferenas curriculares e distribuio dos tempos letivos, tudo o resto (faltas, avaliao, regras, etc.) funciona da mesma forma que no currculo regular.

Como efetuada a avaliao dos alunos? Os alunos so avaliados por disciplina ou rea curricular, da mesma forma que nas turmas com currculo regular, mas tendo em ateno as metas de aprendizagem definidas para o currculo que lhes foi proposto.

EBI Sto. Onofre | Turmas PCA | Setembro 2012 | Pg. 2 de 3

Um aluno a frequentar uma turma com PCA pode transitar para uma turma com currculo regular? Sim e em qualquer momento do ano letivo. O currculo de uma turma com PCA tem obrigatoriamente de garantir a aquisio de competncias essenciais que permitam ao aluno completar com sucesso o Ensino Bsico.

Terminado o ano letivo, o que acontece ao aluno? Caso tenha concludo com aproveitamento, alm do registo de avaliao, -lhe atribudo um certificado comprovativo, do qual constaro as disciplinas e reas curriculares frequentadas. O aluno pode ento optar por integrar uma turma com currculo regular ou continuar numa turma com PCA, caso nesse ano letivo exista uma para o seu ano de escolaridade (e desde que no passe o limite de idade). Se concluir com sucesso o 3. ciclo -lhe atribudo o diploma de Ensino Bsico.

Um aluno a frequentar uma turma com PCA pode seguir estudos para o Secundrio? Sim, desde que conclua com aproveitamento o 3. ciclo e realize os Exames Nacionais do Ensino Bsico.

EBI Sto. Onofre | Turmas PCA | Setembro 2012 | Pg. 3 de 3

También podría gustarte