Está en la página 1de 3

Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador

Carlos Gabriel Santos Nunes

RESUMO: A insero das TICS (Tecnologias de Informao e Comunicao) exerce um grande papel, de forma didtica, na formao cognitiva dos aprendizes e da comunidade acadmica. A Aprendizagem Colaborativa engloba a unio das partes, professores e alunos, no objetivo de trabalhar na interao entre cada um dos componentes, correlacionando entre o estado de emissor e o estado receptor. Atento a possibilidade de um suporte que gere maior interao no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a utilizao de ferramentas tecnolgicas, como ambientes virtuais, para dar suportar e facilitar nos processos e as dinmicas em grupo. Este artigo tem como cunho apresentar a caracterstica da CSCL aplicadas como suporte ao desenvolvimento cognitivo e no planejamento de estratgias pedaggicas de interao. Palavras-chave: TICS, Ambientes virtuais, Aprendizagem colaborativa, CSCL.

INTRODUO A comunicao sofreu grandes mudanas na sua forma de serem transmitidos, novos meios de comunicao em massa trouxeram melhorias na disseminao da informao. Meios esses que mudaram a forma de se interagir transformaram-se em um fator indispensvel na sociedade globalizada. O fluxo de informao tende-se a cada vez mais crescer e com isso mudar o processo de ensino adotado na Educao. Na sala de aula o professor passa a no ser mais o detentor da informao. A disponibilidade da informao rpida e acessvel, a forma como os livros e documentos so digitalizados e transmitidos pela Internet demonstra isso. Com o surgimento da Internet e a popularizao dos computadores propuseram um grande avano e transformao na sociedade. A forma como a sociedade interage com as novas culturas, como definido por Pierre Lvy por Cibercultura, uma realidade e deve ser transportada ao contexto educacional.

Aprendizagem colaborativa tem como base a construo coletiva do conhecimento, onde os participantes trabalham juntamente para alcanar um conhecimento compartilhado (TORRES, 2004). Cada participante possui o papel de emissor/receptor onde um busca ajudar a atingir o objetivo. A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas ideias, defend-las e redefini-las... o que contribui para a construo do conhecimento (NUNES, 2000, p.2). Com isso as possibilidades de insero de novos recursos, em ambientes de aprendizagem colaborativa, e de formas de utilizao dos mesmos, levam professores e alunos a reavaliarem seus papis e a promoverem novas relaes de interaes. A afetividade fundamental no processo colaborativo, pois traz liberdade ao aluno em interagir com o problema propondo sua opinio ao grupo. Assim o desenvolvimento cognitivo no acontece sozinho, ele ocorre por meio da interatividade social. A criao de ambientes colaborativos aliados s novas tecnolgicas procura modos de aprimorar a antiga modalidade de ensino, tornando possvel trabalhar efetivamente a construo do conhecimento, criando condies favorveis para a construo do ensino e da aprendizagem. Tais condies so demostradas nos recursos oferecidos pela tecnologia, o uso das redes sociais um grande exemplo, dentre outras meios de comunicao gerados na internet. As redes scias descontroem as barreiras de tempo e espao, a comunicao no passa a ser somente sncrona, e sim assncrona entres pares de usurio ou entre grupos. Esse cenrio traz possibilidades de usar a comunicao on-line em ambientes de ensinoaprendizagem colaborativos. A escola ou universidades, no passam mais a serem somente o local de encontro de professores e alunos. necessrio que o professor procure analisar criticamente as vantagens e desvantagens de cada ferramenta pedaggica disponibilizadas pelas TICS, especialmente se ele j est comprometido com a aprendizagem construcionista e encontra-se consciente de que o ensino baseado na informao unilateral, o instrucional, tornou-se obsoleto. Convm lembrar que do profeto organizado pelo professor, da metodologia utilizada e do direcionamento pedaggico dado ao curso com o auxilio da tecnologia, porque tal tecnologia por si s, no garantir a inovao nem a qualidade de ensino.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BASQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto na sociedade da informao. A constituio de um modo de enunciao digital. Campinas: Tese de doutorado indita, 2002. SANTOS, Edma Oliveira dos. Ambientes de Aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Disponvel em: < http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf>. Acesso em: 6 de Dezembro de 2013. LVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed So Paulo, SP: Ed. 34, 2008. 260 p. (Tran) ISBN 8573261269. LVY, Pierre; NEVES, Paulo (Trad.). O que e virtual. 2. ed. So Paulo: Ed. 34, 2011. 157 p. (Trans) ISBN 9788573260366

También podría gustarte