Está en la página 1de 28

DODOS

ndice
Introduo Electres Livres e Lacunas. Conduo Dopagem Juno P-N Polarizao Directa Polarizao Inversa Comportamento do Dodo Caracterstica Folhas de Dados Circuitos com Dodos Recta de Carga Aproximaes Caracterstica Circuitos de Rectificao. Dimensionamentos 1. Rectificao de Meia Onda 2. Rectificao de Onda Completa (Ponte de Graetz) Filtragem da Onda de Sada Tenso de Ripple Outros Circuitos com Dodos 1. Limitadores 2. Fixadores 3. Multiplicadores Dodos Especiais 1. LED Light Emissor Diode 2. Fotododo 3. Dodo Zener Folha de Caractersticas de Dodos Zener ANEXO 2 3 4 4 5 5 5 6 7 9 9 10 12 12 13 14 15 17 17 18 19 20 20 21 22 23 28

Dodos

Introduo
Os materiais mais utilizados na Indstria Electrnica podem ser classificados, para alm de outras formas, de acordo com a facilidade com que conduzem a corrente elctrica. Assim temos: Materiais Bons Condutores os metais que, por os seus tomos apresentarem na ltima camada um ou dois electres que se libertam facilmente e se tornam susceptveis de conduzir a corrente elctrica, tm resistividades muito baixas, (da ordem dos 10-6 a 10-5 .cm), pelo que so utilizados com esse objectivo especfico; Materiais Maus Condutores ou Isoladores os que so utilizados como isolantes, por terem resistividades muito altas, de 106 a 1020 .cm, dado que, por os seus tomos terem as ltimas camadas atmicas preenchidas, ou quase, tm muito poucos electres livres; Ligas Resistivas so ligas metlicas, ainda consideradas condutoras mas, com resistividades superiores aos primeiros e que so utilizados no fabrico de resistncias de fio metlico; Materiais Semicondutores so materiais com resistividades de valores entre os Bons Condutores e os Maus Condutores. Os semicondutores no so nem bons condutores nem bons isoladores e isso levaria a pensar que so de pouco interesse do ponto de vista elctrico. Porm, a sua utilizao muito importante, no fabrico de componentes electrnicos, precisamente porque tm propriedades que nem os condutores nem os isoladores possuem. Os elementos semicondutores mais importantes so: o Silcio e o Germnio. Caracterizam-se por os seus tomos terem 4 electres na ltima camada, (o que uma situao intermdia entre os metais bons condutores e os isoladores). No caso dos semicondutores, a ligao entre os tomos de tipo covalente, (recordese que existem basicamente dois tipos de ligaes, a electrovalente, em que os tomos so atrados entre si, por foras electrostticas e a covalente): nesta, os tomos mantm-se ligados por interpenetrao das suas partes perifricas, isto , tomos vizinhos tomo de Silcio partilham, entre si, os referidos electres, dando origem a ligaes fortssimas. O silcio tem, no seu tomo, 14 electres: 2 + 8 + 4; o germnio tem 32: 2 + 8 + 18 + 4. Dado que os fenmenos que nos interessam do ponto de vista da electrnica, se passam a nvel da ltima camada electrnica, vamos passar a representar o tomo do semicondutor, de acordo com a seguinte figura, em que o ncleo e as camadas de electres, excepto a ltima so representados por uma circunferncia, com carga positiva, uma vez que lhes faltam os 4 electres da ltima camada e esta ltima camada representada mais em pormenor:

Pg. 2

Dodos

tomos vizinhos unem-se, como vimos, partilhando entre si os 4 electres da ltima camada, cada um dos quais fica a pertencer indiscriminadamente a dois tomos:

Ligao Covalente

Electres Livres e Lacunas. Conduo


Um pedao de semicondutor, temperatura ambiente, apresenta alguns electres livres que se libertaram das respectivas ligaes entre os tomos, o que explica a existncia de alguma condutividade do material. Em cada uma destas ligaes, fica a falta um electro, o que representa a existncia de uma carga positiva, a que se d o nome de Lacuna, (ver figura anterior). Se a temperatura aumentar, mais electres livres e lacunas aparecero, pelo que o aumento da temperatura faz baixar a resistividade do material: os semicondutores, ao contrrio dos bons condutores e tal como o carvo, apresentam coeficientes de temperatura negativos. A conduo, atravs de um material semicondutor, submetido a uma tenso elctrica, feita por dois mecanismos: os electres livres deslocam-se para o lado a potencial positivo, enquanto que outros vo preencher as lacunas mais prximas, deixando novas lacunas no seu lugar e aparentemente, haver um deslocamento de lacunas, por saltos, para o lado do potencial negativo. Assim, existem dois tipos de portadores de carga: os electres livres, como nos metais, a flurem para o terminal positivo, uma vez que so portadores negativos e as lacunas, deslocando-se para o lado do terminal negativo.

Pg. 3

Dodos

Dopagem
Se, ao semicondutor, no estado puro, (Semicondutor Intrnseco), se juntar uma pequena percentagem de impurezas de um elemento com 5 electres na ltima camada, por exemplo, o fsforo ou o arsnio, os tomos deste vo integrar a estrutura mas, como tm 5 electres de valncia, apenas quatro entram em ligaes covalentes, ficando o quinto, em liberdade, o que vai aumentar o nmero de electres livres. pelo que a este tipo de impurezas se d o nome de Impureza Dadora e ao material, assim obtido, Semicondutor de Tipo N. Notese que um semicondutor de tipo N tem uma carga total neutra, (as cargas positivas, todas somadas, continuam a equilibrar e a anular as cargas negativas), embora apresente mais electres livres do que lacunas. Se, pelo contrrio, se juntar um elemento que tenha 3 electres nas ltimas camadas dos seus tomos, como o glio ou o ndio, vo ficar ligaes incompletas, isto formadas por um electro e uma lacuna. Impurezas deste tipo chamam-se Impurezas Aceitadoras e do origem a Semicondutores de Tipo P, uma vez que apresentam mais lacunas positivas do que electres livres, embora, globalmente, continuem electricamente com carga neutra. Em qualquer dos casos, isto , quando o semicondutor contm impurezas, chama-se Semicondutor Extrnseco e apresenta resistividades centenas de vezes mais altas do que as dos semicondutores intrnsecos, dado o aumento de portadores de carga. Em resumo do que se disse, a introduo de certas impurezas, dopagem, d origem a semicondutores extrnsecos que podem ser de dois tipos: Tipo N: Nestes, a estrutura constituda por ies fixos positivos, constitudos pelos tomos da impureza dadora que perderam um electro e por portadores de carga de dois tipos, electres livres e lacunas, sendo os primeiros, maioritrios. Tipo P: Provenientes da juno de impurezas aceitadoras, so constitudos por ies fixos, negativos e cargas mveis dos dois tipos, em que as maioritrias, so as lacunas.

Juno P-N
Juntando uma pastilha de semicondutor de tipo N, a outra de semicondutor do tipo P, ficamos com uma pastilha a que se costumam dar os nomes de Dodo ou Juno P-N. Na zona de fronteira, os electres livres, em grande nmero no lado N, tm tendncia a passar para o lado P, deixando lacunas novas, no lado de onde saram e preenchendo outras, no lado P, o que corresponde a que, tambm, a partir deste lado, algumas lacunas vo atravessar a fronteira, de acordo com um fenmeno de homogeneizao, em que os portadores maioritrios, de cada lado tendem a passar para o lado onde so minoritrios. Este fenmeno faz com que a camada de tipo N fique com uma carga global positiva e a de tipo P fique com uma carga negativa. Estas cargas elctricas de sinais contrrios concentram-se na zona da juno, dando origem a um campo elctrico que, a partir de certo valor, impede que o deslocamento de carga continue: os electres livres, vindos do lado N, ao aproximar-se da juno, passam a encontrar uma carga negativa que os repele, enquanto que as lacunas encontram, por sua vez, uma carga positiva, entrada do lado N, que produz o mesmo efeito.

Pg. 4

Dodos

Como consequncia deste facto, a zona da juno funciona, a partir de certo valor, como uma barreira de potencial que impede a continuao do deslocamento de cargas.

Dodo

Esta barreira de potencial traz, ao dodo um comportamento especfico: se lhe aplicarmos uma diferena de potencial entre os dois lados, ligando-o a uma fonte de energia exterior, assistimos a dois fenmenos diferentes, consoante a ligao que fizermos:

Polarizao Directa
Nesta situao, ligamos o terminal positivo da fonte ao lado P: a tenso aplicada diminui e, se for suficiente, anula a barreira de potencial, na zona da juno; os electres livres do lado N so atrados para o plo positivo e, no tendo nada a opor-se, atravessam a juno, enquanto que as lacunas do lado P so atradas para o plo negativo, atravessando, tambm elas, a juno. A fonte injecta novos electres no lado N e estes vo-se combinar com as lacunas que atravessaram a juno. Temos, assim, passagem de corrente elctrica, atravs do corpo do dodo.

Polarizao Inversa
Se ligarmos o terminal positivo da fonte ao lado N e o terminal negativo, ao lado P, a barreira de potencial da juno aumenta: alguns electres do lado N so atrados para o plo positivo da fonte e o plo negativo desta injecta electres que anulam lacunas do lado P, ficando o lado N com mais cargas positivas do que tinha e o lado P com mais cargas negativas e, portanto, o campo elctrico que existia, mais forte. Assim, no h possibilidades de as cargas elctricas maioritrias atravessarem a juno e no h corrente elctrica, atravs do dodo, a no ser uma pequenssima corrente de fuga, correspondente formao de mais alguns pares electro livre - lacuna, devida ao aumento de temperatura no dodo.

Comportamento do Dodo
Assim, um dodo conduz, (deixa-se percorrer por corrente), do lado P para o lado N, isto , a corrente em sentido convencional passa do lado P para o lado N, (o que corresponde, como j vimos, a dois fluxos de sentidos contrrios, de electres e de lacunas) e no conduz, no sentido inverso. Dado que para conduzir, preciso ligar o lado P ao plo positivo e o lado N, ao negativo da fonte, chama-se nodo ao primeiro e Ctodo ao segundo. O smbolo do dodo, utilizado em esquemas elctricos ilustra esta diferena de comportamento:

Smbolo do Dodo

Pg. 5

Dodos

Quanto ao material semicondutor de que so formados, existem dois tipos de dodos que para alm de outras diferenas, apresentam a seguinte: - Os de slicio que necessitam de uma diferena de potencial da ordem dos 0,7 V, no sentido directo, isto , do nodo para o ctodo, para conduzirem; - Os de germnio em que a tenso mnima de conduo de, cerca de, 0,2 V, no sentido directo. Existem, como veremos, dodos fabricados base de outros materiais, mas destinam-se a fins especficos. Os dodos de que temos vindo a tratar so destes dois tipos.

Caracterstica
D-se o nome de Caracterstica de Conduo de um componente, ao grfico da variao da corrente que o percorre, em funo da tenso que lhe aplicada aos terminais. No caso do dodo, a caracterstica de conduo tem a seguinte forma que vamos analisar: Caracterstica do Dodo A curva distribui-se pelos I e III Quadrantes do plano. No primeiro quadrante do grfico, em que a tenso e a corrente, do nodo para o ctodo, so positivas, verifica-se que, a partir de certa altura, (zona do joelho, que corresponde a tenses prximas dos 0,7 V, para os dodos de silcio e 0,2 V para os de germnio), a intensidade da corrente aumenta muito, com a tenso. A ligeira inclinao da curva, acima do joelho corresponde resistncia interna que o dodo apresenta; esta inclinao, abaixo do joelho muito maior e corresponde a uma resistncia muito maior. Assim, a resistncia do dodo depende, entre outros factores do valor da tenso aplicada, podendo ser calculada por:
RV = Em que I1, U1 correspondem a um ponto da caracU 2 U1 terstica e I2, U2, a outro ponto acima. I 2 I1

O produto da intensidade da corrente pela tenso, directas, corresponde a uma potncia de perdas por efeito de Joule que corresponde a energia que libertada sob a forma de calor, o que vai aquecer o dodo e, em particular, a juno. Para evitar que a temperatura atinja valores perigosos, devemos ter o particular cuidado de no ultrapassar os valores mximos da corrente directa e da potncia dissipada, fornecidos pelos fabricantes e, os dodos em que a corrente elevada, devem ter dissipadores trmicos, em geral de alumnio. No terceiro quadrante, (em que as escalas dos eixos so muito maiores, para permitir visualizar a variao da corrente), a corrente e a tenso, do nodo para o ctodo, so negativas, isto , so corrente e tenso inversas. Nestas

Pg. 6

Dodos

condies, s comea a haver corrente significativa, para valores elevados da tenso, o que corresponde destruio do dodo. A corrente, para tenses inversas, abaixo do ponto de destruio, (zona do joelho, neste quadrante), da ordem dos A e uma corrente de fugas que j foi referida como correspondente formao de novos pares de electro livre lacuna, devido a aumento de temperatura. evidente que, para evitar a destruio do dodo, em situaes de polarizao inversa, se deve evitar ultrapassar a tenso indicada pelo fabricante como tenso de ruptura.

Folhas de Dados
As folhas de dados fornecidas pelos fabricantes so conhecidas pela designao de Datasheets. Ao dimensionarmos circuitos com dodos, temos de ter o cuidado de no ultrapassar os valores de algumas grandezas que constam dessas folhas, que so mximos. Para isso, importante conhecer o significado dessas grandezas. Na pgina seguinte, apresentado o exemplo de uma destas folhas cujos dados mais importantes iremos analisar.

Pg. 7

Dodos

Exemplo de Datasheet

Pg. 8

Dodos

As principais grandezas, a que devemos dar ateno, so as seguintes: VRRM e VR Tenses Inversas de Pico Repetitivo e Contnua, respectivamente: so valores que levam destruio do dodo, pelo que, ao dimensionar circuitos, deve utilizar-se um factor de segurana de 2, o que significa que o valor mximo da tenso inversa a aplicar ao dodo UR / 2. IF Corrente Contnua Directa: a corrente mxima que pode passar no dodo sem provocar aquecimento exagerado. Aconselha-se a utilizar um factor de segurana de 5, j que quanto mais elevada for a corrente maior o aquecimento. Ptot Potncia Dissipada: o valor mximo de PD = UD.ID. Quanto maior for um dos factores, menor ter de ser o outro, para que PD < Ptot. VF Tenso Directa: depende da corrente. Por exemplo, no caso do 1N4448, o fabricante garante que para I = 5 mA, a tenso pode variar entre 0,62 e 0,72 V; mas se I = 100 mA, a tenso pode ir at 1 V. IR Corrente Inversa: a corrente que aparece no III quadrante da caracterstica.

Circuitos com Dodos


Vamos analisar o seguinte circuito, em que o dodo de silcio

Existem duas hipteses: Se U < 0,7 V, o dodo est ao corte, no h corrente na resistncia e, nesse caso, UD = U. Se U 0,7 V, o dodo est conduo e nesse caso, U UD ID = R Mas, quanto UD? Sabemos que cerca de 0,7 V mas no sabemos exactamente. Vamos ver como se resolve este problema.

Recta de Carga
A equao de ID a equao de uma recta, chamada recta de carga, que podemos determinar, a partir de 2 pontos: Se fizermos UD = 0, vem ID = U / R e temos as coordenadas do primeiro ponto A = (0, U/R); se fizermos UD = U, fica ID = 0. Estas so as coordenadas do ponto B = (U, 0);. Por exemplo, se U = 3 V e R = 300 , as coordenadas so (3; 0), para o primeiro ponto e (0; 0,01), para o segundo.

Pg. 9

Dodos

Se desenharmos esta recta sobre a caracterstica do dodo, a interseco desta com a recta o ponto Q, cujas coordenadas, (UD, ID) do os valores que pretendemos determinar:

costume representar por Q, o ponto de funcionamento. Para uma anlise simples do grfico, assim, obtido, notem-se os seguintes pontos: Uma resistncia maior daria origem a que a ordenada do ponto A diminusse, o que "baixaria" o ponto Q: a corrente e a tenso no dodo baixavam; por outro lado, uma maior tenso da fonte, implicaria que a ordenada de A e a abcissa de B aumentassem, dando origem a uma recta paralela e fazendo com que o ponto Q se deslocasse para cima, o que corresponderia a um aumento da corrente e a uma queda de tenso, no dodo, tambm um pouco maior. A anlise da figura permite ainda verificar que, se o valor da resistncia fosse muito baixa, a ordenada do ponto A aumentaria muito, o que faria subir muito o ponto Q e a corrente, atravs do dodo seria muito elevada, podendo apresentar valores perigosos, em termos de aquecimento exagerado. Da que, em geral, associada a um dodo, aparea sempre uma resistncia em srie.

Aproximaes Caracterstica
Como a caracterstica do dodo uma curva, torna difcil a determinao de UD e ID. Mas podemos fazer aproximaes que facilitem o trabalho. Uma primeira aproximao consiste em considerar o dodo como um interruptor automtico que abre, quando no est polarizado directamente e fecha, no caso contrrio: o Dodo Ideal que conduz se UD 0 e bloqueia, se UD < 0. O esquema equivalente e a caracterstica esto representados, ao lado. Esta aproximao pode ser feita se U >> 0,7 V: se, por exemplo, na figura anterior, U = 50 V, a tenso na resistncia seria cerca de 49,3 V. Mas considerar 50 V cometer um erro relativamente pequeno, aceitvel na maior parte dos casos.

Pg. 10

Dodos

Uma segunda aproximao consiste em considerar que, desde que o dodo esteja conduo, a sua queda de tenso constante e igual a 0,7 V. Nesse caso, o esquema equivalente apresenta uma fonte de 0,7 V, em srie com o interruptor. a aproximao que se faz, na maior parte dos casos. Uma terceira aproximao, mais precisa, considerar, alm da fonte, a resistncia do dodo, responsvel pela ligeira inclinao da caracterstica:

A resistncia RD pode ser calculada por: Em que U1, I1 so as coordenadas de um ponto da caU 2 U1 RD = racterstica e U2, I2, as coordenadas de outro ponto, aciI 2 I1 ma. Por exemplo, a folha de dados do 1N4448 indica que para ID = 100 mA, a tenso UD de 1 V. Como o dodo de silcio, sabemos que comea a conduzir a 0,7 V e que com esta tenso, ID 0. Ento, podemos aplicar na frmula os seguintes valores: U2 = 1 V, I2 = 100 mA, U1 = 0,7 V e I1 = 0 e chegamos a RD 3 . Vamos aplicar estas aproximaes ao circuito anterior. Na Primeira Aproximao, os esquemas equivalentes so:

Como a tenso de 3 V, o interruptor est fechado e vem: ID = 3/300 = 10 mA e UD = 0 V Segunda Aproximao

ID =

3 0,7 = 7,67mA e UD = 0,7 V 300

Terceira Aproximao

ID =

3 0,7 = 7,59mA e UD = 0,7 + 3 0,00759 = 0,72 V 3 + 300

As duas ltimas aproximaes do praticamente o mesmo resultado, pelo que a segunda, que mais simples, a mais utilizada.

Pg. 11

Dodos

Circuitos de Rectificao. Dimensionamentos 1. Rectificao de Meia Onda


Uma aplicao importante dos dodos, relacionada directamente com o facto de conduzirem, apenas num sentido, na rectificao da corrente alternada. Vejamos o seguinte circuito, semelhante ao anterior, excepto em que a tenso aplicada alternada sinusoidal:

Numa primeira anlise, vemos que: nas alternncias positivas da tenso, o dodo fica polarizado directamente, a corrente passa e a tenso na resistncia, se considerarmos o dodo como ideal, isto sem queda de tenso e sem resistncia interna, apresenta, em cada instante, valores iguais aos da fonte; nas alternncias negativas, o dodo fica polarizado inversamente e corta a corrente, pelo que a tenso na resistncia se anula. Assim, teremos na fonte e na resistncia, tenses com as seguintes formas:

A corrente na carga nunca muda de sentido, pelo que se pode considerar contnua, embora no constante. Durante os intervalos de tempo, em que a tenso na fonte apresenta valores negativos, no existe corrente, (nem tenso), na carga e, por isso, este circuito chama-se de Rectificao de Meia Onda. O valor da tenso na carga o valor mdio dos valores instantneos de uo e pode ser calculado pela frmula seguinte, em que Ui o valor eficaz da tenso na fonte:
Uo = 2. Ui 0,45. Ui

Um problema que se costuma pr, nos circuitos de rectificao, o de saber qual a tenso a aplicar na entrada, que , geralmente, a tenso no secundrio de um transformador, para se obter uma dada tenso contnua, na carga. A equao acima, para alm de permitir determinar o valor da tenso na carga, sabendo a tenso entrada, pode ser alterada para determinar a tenso eficaz no secundrio do transformador. Durante os intervalos de tempo em que o dodo est ao corte, toda a tenso da fonte fica aplicada sobre ele, uma vez que no havendo corrente, no h

Pg. 12

Dodos

queda de tenso na carga. A tenso inversa, isto , a tenso positiva, aplicada no dodo, do ctodo para o nodo, designada por UR. O valor mximo desta tenso : 2. U i O dodo deve ser dimensionado para suportar tenses inversas, sem atingir a ruptura. As folhas de dados, fornecidas pelos fabricantes, do-nos o valor de VRRM, (valor de pico repetitivo da tenso inversa), para os diferentes dodos. Um outro cuidado a ter, na escolha do dodo determinar o valor mdio da corrente que o percorre e que pode ser calculado, dividindo a tenso mdia, na resistncia de carga, Uo, pelo valor desta. Para cada dodo, o limite deste valor designado, nas folhas de dados, por IF, (valor mdio da corrente directa). Utilizam-se factores de segurana de 2 e 5, respectivamente, para a tenso inversa e para a corrente directa. Em resumo, o dodo deve ser escolhido de modo a que: V R > 2. 2. U i 2. Ui R em que Ui o valor eficaz da tenso de entrada. IF > 5.

2. Rectificao de Onda Completa (Ponte de Graetz)


Um circuito muito vulgarizado para fazer a rectificao completa o de Ponte de Graetz. Nesta, temos quatro dodos que conduzem ou cortam a corrente, em grupos de dois, de cada vez, de modo a que a tenso aplicada na resistncia de carga vai corresponder s duas alternncias:

Observe-se que o perodo da onda de sada metade do da entrada, ou seja, a onda rectificada tem o dobro da frequncia da tenso aplicada. O esquema da ponte de Graetz o que se pode ver na seguinte figura:

Pg. 13

Dodos

Nas alternncias positivas, os dodos D1 e D3 ficam polarizados directamente e conduzem, enquanto que os outros dois esto ao corte. A corrente, na resistncia, passa da esquerda para a direita. Nas alternncias negativas, so os dodos D1 e D3 que ficam ao corte e os dodos D2 e D4 que conduzem a corrente que passa na resistncia, no mesmo sentido. Note-se que a cada um dos terminais da entrada, esto ligados o nodo e o ctodo de dois dodos, enquanto que ao terminal positivo da resistncia, por onde entra a corrente, esto ligados os ctodos de dois dodos; ao terminal negativo da resistncia, esto ligados os nodos dos dodos. Esta uma boa maneira de no nos esquecermos das ligaes deste circuito. Aqui, a tenso mdia na carga o dobro da anterior:

Uo =

2. 2. Ui

U I= o R A tenso mxima que cada dodo tem de suportar continua a ser igual ao valor mximo da tenso da fonte, pelo que o dodos devem ser escolhidos de modo que: V R > 2. 2. U i

Filtragem da Onda de Sada


Dado que, ao fazer a rectificao, de meia onda ou de onda completa, se pretende obter corrente contnua, interessa alisar o mais possvel, a onda de sada. Esse efeito , em geral, conseguido pela ligao de um condensador, em paralelo com a resistncia da carga, como mostrado na figura seguinte, em que o rectngulo com o dodo simboliza um circuito de rectificao qualquer.

No incio de cada alternncia, a tenso comea a subir, sada do rectificador e, at ao momento em que atinge o valor mximo, vai carregar o condensador. Depois de atingido o mximo, a tenso comea a descer e o condensador, carregado, vai manter a tenso do lado do(s) ctodo(s), o que mantm o(s) dodo(s) ao corte, durante mais alguns instantes. Entretanto, o condensador comea a descarregar-se sobre a resistncia, com uma dada constante de tempo, at que a tenso do nodo volta a ser superior do ctodo e o dodo volta a conduzir. A descarga do condensador feita segundo uma curva como a da figura:

Pg. 14

Dodos

Se a constante de tempo, que dada por: em que C o valor da capacidade do condensador = R.C for suficientemente maior do que o perodo, a tenso aplicada resistncia da carga no chega nunca a ter valores instantneos prximos de zero. Numa rectificao de onda completa, a tenso que aparece na resistncia representada, a cheio, na seguinte figura, em que a ponteado, se representa a tenso, sem filtragem.

Como se pode ver, a tenso mais estvel e o seu valor mdio aumenta, uma vez que os mnimos sobem. Para se obter um maior alisamento, pode utilizar-se um condensador com maior Capacidade, o que, aumentando a constante de tempo, faz com que a descarga demore mais tempo. Mas, como a constante de tempo tambm proporcional resistncia de carga, se esta pequena, ser necessrio um condensador muito grande.

Tenso de Ripple
Numa rectificao, com filtro, d-se o nome de tenso de Ripple, (URip), diferena entre os valores mximo e mnimo da tenso na carga. evidente que o seu valor deve ser o menor possvel, o que sinal de que a tenso de sada apresenta o mnimo de variao. Vejamos as seguintes figuras, referentes tenso de sada de uma rectificao de meia onda, depois de filtrada:

Se >> T, a tenso aplicada pode ser aproximada a uma linha recta.

Pg. 15

Dodos

Com esta aproximao, podemos dizer que o tempo que demoraria a descarregar-se completamente, , est para a tenso UMax, assim como o tempo de descarga, (t2-t1 T), est para a descarga efectuada (UMax-Umin = URip):

UMax

T URip

pelo que a tenso de ripple dada por: URip T . UMax = T . 2.U = 2.U f .R.C

Como se v, URip tanto menor quanto maior for a constante de tempo, isto , o produto RC, o que se compreende, uma vez que quanto mais tempo o condensador levar a descarregar, mais alta a tenso mnima e, portanto menor a diferena para a mxima. No caso de uma rectificao de onda completa, o numerador da fraco T/2, o que faz diminuir para metade, a tenso de ripple, para os mesmos valores de R e de C. Para obter uma dada tenso de ripple, devemos dimensionar o condensador, a partir da equao anterior: 2.U C= f .R. URip

A tenso mdia na carga, pode ser calculada por: Uo = UMax URip 2

Exemplo de Clculo Como exemplo e para verificar, a melhoria, podemos calcular a tenso mdia de uma rectificao de onda completa, com e sem filtragem: Supondo uma tenso de entrada no rectificador de 12 V, 50 Hz e uma resistncia de carga de 3000 , de acordo com o esquema,

temos, para valor mdio da tenso de sada, sem rectificao: Uo 0,9 12 = 10,8 V Neste caso, a tenso de ripple ser igual tenso mxima, uma vez que no filtrada.

Pg. 16

Dodos

A frequncia da onda rectificada o dobro da tenso aplicada, portanto 100 Hz. O condensador para o filtro, de modo a que a tenso de ripple no exceda, por exemplo, 0,5 V, ser: 2 12 C> = 113,1F 100 3000 0,5 Podemos utilizar, por exemplo, um condensador de 150 F. A tenso de ripple , de acordo com a condio imposta, inferior a 0,5 V, pelo que o valor da tenso mdia, na carga ser: Uo > 2 12 0,5 = 16,7V 2

Outros Circuitos com Dodos


Para alm da rectificao, existem muitas outras aplicaes para os dodos. Vamos ver algumas, analisando outros tipos de circuitos que incluem dodos.

1. Limitadores
Um tipo de circuitos que envolve Dodos os chamados Limitadores. Eles cortam pedaos de alternncias, limitando os valores mximos das ondas, nas resistncias de carga. Vejamos um primeiro exemplo:

Supe-se que o valor mximo da tenso alternada, entrada do circuito maior do que a tenso de referncia, fornecida pela fonte CC e que a resistncia R2 muito maior do que R1, de modo que a corrente que vai para a carga seja desprezvel, face que sai da fonte CA. A equao da primeira malha do circuito : Ui = R1.I + UD + URef De onde se pode tirar a expresso de UD: UD = Ui R1.I URef Por outro lado, a tenso na carga dada por: Uo = UD + URef = Ui R1.I Como sabemos, para o dodo comear a conduzir, necessrio que tenha uma tenso directa prxima dos 0,7 V. Por isso, enquanto a tenso alternada,

Pg. 17

Dodos

depois de passar por zero, comea a subir e, antes de atingir o valor de referncia, o dodo fica polarizado inversamente: no havendo queda de tenso em R1, toda a tenso alternada aparece em R2. Depois de a tenso alternada atingir um valor maior ou igual a 0,7 + URef, o dodo comea a conduzir e a tenso na carga de URef + 0,7 V. Neste caso, o resto da tenso alternada fica na resistncia R1. Se desprezarmos os 0,7 V, face s tenses de referncia e alternada, as curvas das tenses de entrada e de sada so:

Existem muitas outras configuraes para este tipo de circuitos, consoante o que se pretende cortar das ondas de entrada. Como exemplos, prope-se a anlise dos seguintes:

2. Fixadores
So circuitos em que, ao dodo associado um elemento que pode armazenar energia, como o condensador. Nesse caso, a sada depende, em cada instante da entrada e do seu prprio valor anterior. Chamam-se fixadores porque a tenso de sada fixada num dado valor, a partir do qual no lhe permitido subir, ou descer, conforme os casos. Vejamos o seguinte exemplo, em que R.C >> T:

A equao da malha : ui = -uc + uo, ou seja: uc = uo ui. Durante a primeira alternncia positiva, a corrente passa pelo condensador e pela resistncia; durante a primeira alternncia negativa, a corrente passa pelo condensador e pelo dodo e o condensador carrega no sentido indicado, at ao valor mximo de ui: o dodo est conduo com uma tenso de 0,7 V.

Pg. 18

Dodos

Depois, quando a tenso ui comea a subir, como a tenso do condensador maior, o dodo vai ficar polarizado inversamente e o condensador no tem tempo de descarregar sobre R. A tenso uo = uc + ui, acaba por ter o aspecto indicado.

3. Multiplicadores
Multiplicador um circuito que, a partir de uma tenso alternada, fornece sada uma tenso contnua que um mltiplo do valor mximo da entrada. Um exemplo de circuito multiplicador o seguinte:

Neste caso, a tenso do primeiro dodo, semelhante do primeiro circuito fixador analisado, vai ser aplicada segunda malha, rectificadora com filtragem. S que agora, o condensador desta vai-se carregar at uma tenso que o dobro da tenso mxima da fonte de entrada. A tenso de sada deste circuito uma tenso contnua, igual ao dobro da do condensador da primeira malha: Uo = 2.UiMax Para obter tenses tripla, qudrupla, etc., basta ir acrescentando malhas iguais segunda. Um outro circuito que multiplica o valor mximo da entrada por dois o seguinte, em que o dodo D1 conduz, durante as alternncias positivas, permitindo a carga do condensador C1. O outro dodo conduz nas negativas, enquanto C2 se carrega. As tenses dos condensadores somam-se, para dar a tenso de sada:

Pg. 19

Dodos

Dodos Especiais
Para alm dos dodos que temos vinda a referir, existem outros com finalidades especficas. Vamos ver dois deles que tm uma aplicao generalizada: os LEDs e os Zeners.

1. LED Light Emissor Diode


O LED um dodo que tem a particularidade de, transformar a energia necessria para conduzir, em luz, em vez de calor, como os outros dodos. O LED foi construdo, exactamente, para isso e, enquanto que os outros dodos so de silcio ou de germnio, os LEDs utilizam materiais como o glio, o arsnio e o fsforo, apresentando um invlucro, em plstico, que pode ter diversas cores, sendo as mais comuns em verde, amarelo ou vermelho. A tenso de conduo deste tipo de dodos, est entre 1,5 e 2,5 V, (dependendo da cor), em vez dos 0,7 V dos dodos normais de silcio. O brilho da luz emitida depende da intensidade da corrente que pode ir de 10 a 50 mA. Estes valores dependem do dodo e devem ser escolhidos com base em dados dos fabricantes. No caso de no se ter acesso a esses dados, pode-se apontar para 2 V e 15 mA. Dado que o brilho depende muito da intensidade da corrente, os circuitos que alimentam os LEDs devem ser dimensionados de modo a garantir uma corrente praticamente constante. Vejamos o caso do seguinte circuito para alimentar um LED:

Para este circuito, podemos determinar o valor da Resistncia, em funo da tenso de alimentao e da tenso que queremos, no LED, por:

R =

U Uo I

Podemos colocar uma fonte de, por exemplo 3 V e, supondo que a tenso do LED de 2 V, para obter uma intensidade de 15 mA, a resistncia ser de 200 . Agora, se colocarmos um LED que tenha a tenso de conduo mais baixa, 1,5 V, a corrente ser de 17,5 mA; se a tenso do LED for de 2,5 V, teremos uma corrente de 12,5 mA. A diferena de 5 mA, o que significa que o brilho varia muito, em funo do LED montado. Vejamos os mesmos clculos para uma tenso de alimentao de 20 V. A resistncia ser de 1,2 k e nas duas situaes limite, teremos correntes de 15,8 e 14,6 mA, o que corresponde a uma diferena de 1,2 mA, insuficiente para se notar diferena de brilho. Concluso: A tenso da fonte e a resistncia devem ser o maior possvel, j que isso minimiza possveis variaes da tenso de conduo do dodo a alimentar.

Pg. 20

Dodos

Para alm de inmeros aparelhos que utilizam LEDs, como sinalizadores luminosos, uma aplicao muito comum, sobretudo em electrnica digital, o display de 7 segmentos, que constitudo por LEDs rectangulares, (sete, referenciados pelas letras de a a g, e um oitavo que representa o ponto decimal, p), cada um dos quais pode acender independentemente, dos outros. Existem displays em que todos os LEDs esto ligados pelos ctodos e outros que tm ligados em comum, os nodos. Estes dispositivos podem representar todos os 16 algarismos do sistema hexadecimal. A seguinte figura representa um display de 7 segmentos, com os ctodos, K, em comum: para acender, cada um dos segmentos precisa de ser alimentado com cerca de 1,8 V e absorve uma corrente de 15 a 20 mA.

Como se pode ver, para representar, por exemplo, o nmero 2, alimentam-se os LEDs: a, b, d, e e g. A tenso, que no caso da seguinte figura, de 5 V, deve ser aplicada atravs de resistncias de 220 , de modo a limitar a intensidade da corrente.

Se o display for de nodos comuns, o respectivo pino ligado alimentao e as resistncias so ligadas entre os ctodos correspondentes e a terra.

2. Fotododo
Outro dodo relacionado com efeitos luminosos o fotododo. Num dodo normal, o aumento de temperatura faz com que alguns electres se libertem das respectivas ligaes, dando origem a lacunas, o que tem como efeito, o aumento da corrente inversa que uma corrente de fugas, com base nos portadores minoritrios, (lacunas, no lado N e electres livres, no lado P). Nos fotododos, a recepo de luz que fornece energia para a formao de pares electro lacuna. Assim, nestes dodos, a luz que recebem do exterior, permite controlar a intensidade da corrente inversa: o fotododo capaz de detectar variaes da intensidade luminosa.

Pg. 21

Dodos

fotododo
Um componente electrnico que aplica o fotododo o optoacoplador. Nele existem um LED e um fotododo. Um opto-acoplador tem 4 terminais, dois dos quais, (as entradas), so ligados alimentao e os outros dois carga. Quando o LED est apagado, o fotododo corta a corrente a uma resistncia de carga; alimentando o LED, este acende e coloca o outro conduo:

Opto-Acoplador
A principal vantagem isolar, do ponto de vista elctrico, um circuito do outro, visto que o nico contacto entre eles a luz emitida pelo LED. Apesar de no haver ligao elctrica, o interruptor permite comandar a corrente na resistncia de carga.

3. Dodo Zener
O dodo Zener um tipo de dodo de silcio, construdo especialmente para trabalhar em polarizao inversa. Por isso, a tenso inversa de ruptura no o destri, se no se ultrapassarem determinados valores de corrente. Existem dodos Zener para vrios valores desta tenso, assim como para vrias potncias de dissipao, sendo as mais comuns: 0,25, 0,5 e 1 W. A tabela da pgina seguinte refere-se a dodos Zener com a potncia de dissipao de 1 W. A sua caracterstica directa dos dodos Zener semelhante dos dodos normais, pelo que, quando directamente polarizado, apresenta o mesmo funcionamento. No terceiro quadrante da caracterstica, a curva, depois do joelho quase uma recta vertical, o que permite dizer que para uma certa gama permitida de correntes inversas, a tenso de sada praticamente constante, pelo que os dodos Zener so utilizados em circuitos estabilizadores de tenso. A figura seguinte mostra o smbolo e a caracterstica de um Zener:

Pg. 22

Dodos

Folha de Caractersticas de Dodos Zener

A referida gama de correntes vai desde um valor mnimo, que garante a tenso de Zener, (valor necessrio para se ultrapassar a zona do joelho), at um valor mximo (IZM), a partir do qual, a potncia dissipada se torna perigosa para o dodo. O seguinte circuito em que se pretende que a tenso de sada, (Uo) seja constante, independentemente das variaes de Ro ou da tenso de entrada, um exemplo de utilizao do dodo Zener. Vamos analis-lo para compreender melhor o funcionamento deste tipo de dodos.

Pg. 23

Dodos

Se Ui ou a resistncia de carga, Ro variarem, a tenso Uo, tambm ter tendncia para variar, devido queda de tenso em R. Mas o dodo Zener garante que a tenso na carga permanece constante, desde que IZ seja maior do que o valor mnimo.

Consideremos as seguintes equaes do circuito: Ui = R.Ii + UZ Ii = IZ + Io Uo Io = Ro


Vejamos o que acontece se Ui variar: se aumentar, como UZ constante, assiste-se a uma maior queda de tenso em R, por aumento de Ii e, dado que Io constante, conclui-se que IZ aumenta. Se diminuir, a corrente no Zener diminui: Ui IZ Por outro lado, suponhamos que o dodo no est no circuito e que Ro aumenta. A corrente, (neste caso s h uma), diminui e a queda de tenso em R ser menor, pelo que a tenso Uo aumenta. No caso de Ro diminuir, passa-se o contrrio e a tenso de sada diminui. A presena do Zener altera tudo isto: ao garantir UZ constante, a corrente Ii tambm permanece constante e um aumento de Ro que faz diminuir Io, implica que IZ vai aumentar (Ii = IZ + Io); se Ro diminuir, a corrente que nela passa aumenta e IZ diminui: Ro IZ Para que tudo isto se verifique necessrio garantir as seguintes condies: 1 Ui tem de ser sempre maior do que a tenso aplicada ao Zener; 2 A corrente IZ deve ser sempre menor do que a corrente mxima indicada pelo fabricante, IZ, de modo a no destruir o dodo, por excesso de temperatura. Vamos ver exemplos dos trs casos possveis: a) Tenso de entrada varivel e resistncia de carga fixa Vejamos como dimensionar a resistncia R, para um caso concreto: Vamos supor que se pretende obter a tenso Uo = 12 V, para uma resistncia de carga de 1 k, o que d uma corrente Io = 12 mA, uma vez que a tenso na resistncia de carga, como est em paralelo com o dodo, igual deste, e que a tenso de entrada varia entre 20 e 25 V. Temos de utilizar um dodo com UZ = 12 V. Na folha de dados, vemos que: IZT = 21 mA e IZM = 76 mA. Das equaes acima, podemos tirar as seguintes:

Pg. 24

Dodos

IZ =

Ui Uz Io R

R= e

Ui Uz IZ + Io

J vimos que IZ tem uma variao no mesmo sentido que Ui. Assim, se Ui aumentar, temos de garantir que, para o valor mximo de Ui, IZ < 0,5IZM, (considerando um factor de segurana de 0,5 para o valor mximo de IZ), o que nos d o limite mnimo de R:

Uz Uz UiMax Uz U U Io < 0,5 IZM iMax < 0,5 IZM + Io R > iMax R R 0,5 IZM + Io R> 25 12 = 0,26k 38 + 12

Pelo contrrio, o limite mnimo de IZ (vamos considerar metade da IZT, indicada pelo fabricante) deve ser definido para a tenso mnima da entrada. Isso permite-nos determinar o valor mximo de R: R< 20 12 UiMin Uz = = 0,356k 0,5 IZT + Io 10,5 + 12

Logo, a resistncia ter de ser escolhida entre 260 e 356 . Podemos utilizar uma com valor normalizado de 330 . Mesmo com a tenso de entrada mais baixa, a tenso aplicada ao Zener maior que UZ: 1 Ro Ui = 20 = 15V UTh = R + Ro 0,330 + 1 b) Tenso de entrada fixa e resistncia de carga varivel Pensando em termos da variao de Ro, (que supomos poder variar entre 1 e 2 k), fixemos a tenso de entrada em 20 V. J vimos que, com o valor mximo de Ro (2k) teremos o valor mnimo de Io e o valor mximo de IZ, que deve ser menor que 0,5IZM. Assim, 12 = 6mA RoMax 2 20 12 Ui Uz R> = = 0,182k 0,5 IZM + IoMin 38 + 6 IoMin = Uo
=

Com o valor mnimo de Ro, temos que garantir que IZ > 0,5IZT: IoMax = Uo = 12 =12mA R oMin 1 20 12 Ui Uz R< = = 0,355k 0,5 IZT + IoMax 10,5 + 12

Pg. 25

Dodos

Entre estes valores (182 e 355 ), temos como resistncias normalizadas, 220 e 330 . Poderamos escolher qualquer uma, por exemplo, a de 220 . c) Tenso de entrada e resistncia de carga variveis Vamos ver as diferentes hipteses: - Se Ro for baixo, Io elevada e IZ ser baixa. Como Ii = IZ + Io, para garantir que IZ no se desa abaixo de metade de IZT, teremos de ter: Ii > IZt + IoMax. Mas, para isso: R< Ui Uz 0,5 IZT + IoMax

Por outro lado, o maior valor de R ser, como vimos em a), com UiMin, por isso, a equao anterior fica: R< UiMin Uz 0,5 IZT + IoMax

- O caso contrrio (Ro elevado) implica Io alto e IZ baixo e, neste caso, temos de garantir que Ii < 0,5IZM + IoMin, mesmo para UiMax e, para isso: R> UiMax Uz 0,5 IZM + IoMin

J estamos a ver que os dois casos limites so: - Tenso de entrada baixa e Resistncia de carga baixa, dando origem a Io elevado: nesse caso, a corrente Ii baixa, porque Ui UZ tambm o e corre-se o risco de ter IZ < IZT; - Tenso de entrada alta e grande Resistncia de carga, o que pode levar a IZ > IZM. Vamos ento ver agora a soluo global, para um circuito em que, por hiptese temos uma fonte, cuja tenso varia entre 15 e 20 V e uma resistncia de carga que pode variar entre 4 e 5 k e onde se pretende uma tenso de 10 V, com um Zener em que: Uz = 10 V IZM = 91 mA e IZT = 25 mA. Com UiMin e RoMin, temos: 10 = 2,5mA IoMax = 4 Aplicando a frmula, para este caso, R< 15 10 UiMin Uz = = 0,333k 0,5 IZT + IoMax 12,5 + 2,5

E para a segunda hiptese, em que IoMin = 10 / 5 = 2 mA:

Pg. 26

Dodos

R>

20 10 UiMax Uz = = 0,210k 0,5 IZM + IoMin 45,5 + 2

Valores normalizados possveis para a resistncia: 220 e 330 . Pode-se escolher 330 . Vamos verificar os valores de Ii e de IZ, para os diferentes casos: UiMin: Ii = Ui UZ 15 10 = = 15,2mA R 0,33 Para RoMin (Ro=4 k e Io= 2,5 mA), IZ = Ii Io = 15,2 2,5 = 12,7 mA

Se, com esta tenso de entrada, tivermos o valor mximo de Resistncia de carga (Ro = 5 k, com Io = 2 mA), IZ = Ii Io = 15,2 2 = 13,2 mA UiMax: Ii = Ui Uz 20 10 = = 30,3mA R 0,33

Para RoMax, IZ = Ii Io = 30,3 2 = 28,3 mA

Para RoMin, IZ = Ii Io = 30,3 2,5 = 27,8 mA

Vemos que, de facto, os valores limites de IZ aparecem com: UiMin e RoMin e que, neste caso, IZ = 12,7 mA > 0,5IZT = 12,5 mA e com UiMax e RoMax: IZ = 28,3 mA < 0,5IZM = 45,5 mA.

Pg. 27

Dodos

ANEXO Resistncias de Electrnica 1. Cdigo de Cores


Cor Prateado Dourado Preto Castanho Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinzento Branco Se a resistncia no apresentar a 4 cor, tem uma Exemplo A resistncia ao lado tem o valor nominal de: RN = 47102 = 4,7 k Apresentando a tolerncia de 10%, o seu valor real pode ir de 4700-470 a 4700+470, ou seja, de 4230 a 5170 Multip. Toler. 0,01 10% 0,1 5% 0 1 1 10 2 100 3 103 4 104 105 5 106 6 7 107 8 108 9 109 tolerncia de 20% Alg. Signif.

2. Valores Normalizados
Existem vrias sries de valores normalizados, cada uma correspondendo a uma dada tolerncia. As mais importantes so as sries E12 e E24, a que correspondem as tolerncias de 10 e 5% A srie E12 tem 12 nmeros e a srie E24, 24, a partir dos quais, se obtm os valores normalizados multiplicandoos por potncias de 10.
10 18 33 56 E12 12 22 39 68 E24 15 27 47 82 10 18 33 56 11 20 36 62 12 22 39 68 13 24 43 75 15 27 47 82 16 30 51 91

Na srie E12, alm da resistncia de 33 , existem resistncias com 330 , 3,3 k, 33 k, 330 k, etc.

Pg. 28

También podría gustarte