Está en la página 1de 4

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

UNIDADE CURRICULAR: RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II

Interveno de Enfermagem: Alimentar a pessoa atravs de sonda nasogstrica


Definio: Interveno de enfermagem que consiste na administrao de dietas entricas, atravs da sonda nasogstrica com o objectivo de nutrir uma dada pessoa.

Material necessrio: Seringas de alimentao Estetoscpio Luvas limpas Compressas Resguardo Procedimento Actividades Ensinar a Pessoa Justificao A explicao do acto fundamental para que esta tcnica decorra com xito e com o menor desconforto possvel. Cuvete riniforme (facultativo) gua Dieta lquida ou suplemento alimentar Saco de sujos

Posicionar a Pessoa Fowler elevado Fowler Semi-fowler

A adopo desta posio previne a aspirao do vmito. No entanto esta deciso deve ter em conta a condio do doente a qual determinar a opo final, relativa posio (ex. AVC).

Colocar o resguardo sobre o trax

Lavar as mos

Esta tcnica uma norma limpa, j que o tubo digestivo est naturalmente colonizado. Justifica-se numa vertente higinica e como medida de controlo de infeco hospitalar.

Calar luvas (no estreis)

O uso de luvas fundamental, pelo risco de contacto com lquidos de secreo interna.

Confirmar o posicionamento da SNG Pode ocorrer deslocamento da sonda entre os Clampar a SNG (dobrando a prpria sonda na intervalos das refeies. Esta actividade previne a extremidade proximal) ainda com a tampa introduo de alimentos noutro local que no no colocada. estmago, e possibilita a avaliao da permeabilidade da sonda. Remover a tampa. Conectar a seringa de alimentao. Previne a introduo de ar no estmago. Aspirar o contedo gstrico [pelas caractersticas, o pH, ou introduzindo uma Por vezes a sonda est com os orifcios, da extremidade pequena quantidade de ar e auscultar, caso distal, encostados parede gstrica impossibilitando a no se verifique refluxo de contedo quando aspirao de contedo. exercida a fora de aspirao]

Revisto 09/2011

1/4

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II

Alimentar a pessoa atravs de sonda nasogstrica

Verificar resduo gstrico Quantidade de lquido aspirado se > da quantidade da ltima toma ponderar a possibilidade de reformulao do planeamento da dieta e/ou eventualmente a sua reintroduo ou rejeio tendo em conta para a deciso, um outro critrio caractersticas do aspirado Referir o aspecto do contedo gstrico (aquoso, alimentos ainda em fase de digesto, hemtico, biliar...) Alimentar a Pessoa Clampar novamente a SNG Retirar a seringa de alimentao e adaptar outra j com a dieta Controlar a temperatura da dieta a administrar Introduzir lentamente a dieta: Lactentes - 5ml/5-10 min Adultos - recomenda-se que a dieta (300400 ml) deve ser administrada em aproximadamente 20 min. Lavar a SNG Instilar 20 ml a 30 ml de gua Em funo desta avaliao o enfermeiro decidir proceder alimentao, conforme o planeado, alterar o planeado, interromper a alimentao, e/ou referir a situao ao mdico.

Evita a queimadura da mucosa gstrica. Previne alteraes digestivas e de absoro dos nutrientes.

Mantm a sonda permevel e/ou sem restos da dieta que possam secar dentro do lumn da sonda e a obstruam. A hidratao do doente deve ser programada para os perodos fora das refeies. Quando cessamos a administrao da dieta devemos, remover a seringa e adaptar a tampa.

Clampar a SNG (dobrando a prpria sonda na extremidade proximal); Previne a introduo de ar no estmago. Remover a seringa; Colocar a tampa. Aps a administrao da dieta entrica devemos: Manter a Pessoa em Semi-fowler durante mais 30 minutos. Salvo nas situaes em que o doente deve permanecer noutra posio. Registar o volume administrado. Observar possveis complicaes, nomeadamente se h diarreia (pode estar associada a administrao muito rpida). Verificar se a digesto se processa normalmente. Lavar a Boca - (devem ser feitas lavagens orais com frequncia afim de manter uma higiene adequada).

Revisto 09/2011

2/4

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II

Alimentar a pessoa atravs de sonda nasogstrica

Formas de administrao de alimentao entrica: 1. A administrao da alimentao pode ser em blus. Esta forma consiste na administrao da alimentao entrica 4 a 6 vezes por dia, sendo que o volume a administrar deve ser cerca de 200 a 400 ml. As dietas vo desde os alimentos utilizados no dia-a-dia, bem triturados com a varinha mgica, s dietas preparadas industrialmente. A administrao pode ainda ser feita em perfuso contnua durante 12 a 14 horas, preservando o perodo da noite para pausa alimentar. Ou ainda perfuso contnua sem pausa alimentar. Esta ltima permite administrar dbitos menores, o que leva a maior tolerncia.

2.

Alimentao entrica preparada laboratorialmente Se a administrao da dieta com recurso a alimentao entrica preparada laboratorialmente mantemos os passos da tcnica por blus ou gavagem integrando os seguintes aspectos: Verificar a validade da dieta Antes de conectar a dieta ao sistema devemos verificar a sua validade, certificando-nos de que se encontra dentro do prazo. Uma vez colocada a perfuso a dieta deve permanecer apenas por 24 horas. Salvo dietas cujas indicaes do fabricante contrariem este princpio. Infundir a alimentao entrica Preparar o sistema conectando-o embalagem da alimentao entrica. Remover o ar do sistema e adapt-lo bomba infusora ou ao regulador de fluxo. Ajustar o ritmo da perfuso e vigiar se a dieta administrada correctamente. Ajustar o dbito da perfuso O incio da perfuso deve ser lento (25 a 30 ml/h). Se ao fim de 12 a 24 horas no houver complicaes (diarreia, resduo gstrico superior a metade do volume administrado, nuseas) ajusta-se o dbito necessrio. O sistema de infuso deve ser mudado cada 24 horas ou em SOS. Vigiar sinais de intolerncia (diarreia, resduo gstrico se > da quantidade da ltima toma, nuseas). Devem ser feitas lavagens orais com frequncia a fim de manter uma higiene adequada.

Mudar o sistema de infuso Observar a Pessoa

Lavar a Boca

Alimentao entrica por gastrostomia ou jejunostomia


(PEG Percutaneous Endoscopic Gastrostomy / PEJ - Percutaneous Endoscopic Jejunostomy)

Se em vez de uma sonda nasogstrica tivermos uma ostomia de alimentao (gastrostomia, jejunostomia) os procedimentos so similares, temos que salvaguardar a vigilncia do estado da pele circundante ao cateter, de modo a prevenir irritaes causadas pelos sucos digestivos. Qualquer que seja a forma de alimentao entrica, devemos no final proceder aos registos relativos no s dieta administrada (composio e volume), como tambm s intercorrncias que estiveram presentes no decurso da mesma. Estes procedimentos esto fundamentados, entre outras, nas referncias bibliogrficas que se apresentam:

Revisto 09/2011

3/4

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II

Alimentar a pessoa atravs de sonda nasogstrica


DOCHTERMAN, Joanne McCloskey; BULECHEK, Gloria M., co-aut.- Classificao das intervenes de enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. ELKIN, Martha Keene - Intervenes de enfermagem e procedimentos clnicos. 2 ed. - Loures: Lusocincia, 2005. NETTINA, Sandra M - Prtica de enfermagem. 8 ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Revisto 09/2011

4/4

También podría gustarte