Está en la página 1de 24

ASPECTOS EMOCIONAIS DO PUERPRIO

INTRODUO Durante a gravidez a mulher passa por certos movimentos especficos de incremento de ansiedade; no comeo da gestao, durante a formao da placenta (segundo e terceiro ms), ante a percepo dos movimentos fetais ( trs meses e meio), pela instalao franca dos movimentos ( quinto ms), pela verso interna ( do sexto ms em diante), no incio do nono ms e nos ltimos dias antes do parto! " profissional que conhece cada um desses acessos assim como as fantasias que geralmente o acompanham, esta mais possi#ilitado de realizar uma higiene mental adequada! $ pu%rpera na situao de internamento, ou se&a, estar em um meio desconhecido, entre pessoas estranhas, que devem atend'la ou divide o mesmo quarto com ela, os cuidados impostos pela assepsia, % induzida a um estado regressivo, no qual predomina a necessidade infantil de proteo e carinho, aguando'se como na inf(ncia, os temores em geral e as ansiedades ante a solido! )ecessitam assim de um acompanhamento em que este&a inserido seu aspecto emocional! $ gestante ao rece#er a ordem de internamento sente o parto como algo concreto, irreversvel! *urgem novamente todos os terrores, sendo o comum que se pro&etem so#re os mais variados elementos e situa+es, a famlia, a casa, a enfermeira, o veculo que transporta a paciente! O puerprio imediato traz enormes e rpidas transformaes de ajuste a uma nova realidade, em todos os nveis: expelida a placenta, continua a atividade contrtil do tero, no sentido do retorno s propores anteriores ravidez ! "ello, #sicossomtica $oje, pp%&%'(

2 Dentro deste contexto surgem os diferentes mecanismos de defesa que se erguem para resolver os pro#lemas! $s ansiedades depressivas e paran-ides, irrompem de modo ocasional ou em acessos como , choro, a#orrecimento, impacincia, ci mes, despotismos, ou de francas revela+es melanc-licas de auto'acusao, auto'depreciao, inclusive dos transtornos psicossom.ticos ( /aptulo 0)! O contato imediato entre m)e e *e*+ e o incio das mamadas lo o ap,s o parto estimulam o sur imento de interaes precoces c-eias de matizes e sutilezas .ue colocam em marc-a um complexo funcionamento *io.umico atravs do ol-ar, do contato da pele, do olfato, dos sons da comunica)o entre m)e e fil-o/! "ello, #sicossomtica $oje, pp %&%'( $ interao me'#e# e o incio dessas mamadas logo ap-s o parto nos comprovam a existncia de uma sintonia sutil entre a dupla! 1lauss e 1ennell (0234) relatam que o sentimento de apego na relao me'#e# comea num p-s'parto imediato chamando'o perodo sensvel!

3 5ol6#7 (0240) salienta que existem condi+es necess.rias para que o apego se d entre me e filho! 8ntre elas seria a sensi#ilidade da me frente aos sinais do #e#, como tam#%m a capacidade do #e# para sentir que suas iniciativas levam 9 troca afetiva com sua me (/aptulo :) ! $ssim a relao me'filho pode ser compreendida pelo investimento afetivo! ;artindo dessa viso surge a necessidade de se tra#alhar e organizar grupos de gestantes, cu&o o#&etivo % minimizar tais conflitos, utilizando o m%todo psicoprofil.tico na gravidez, parto e puerp%rio! ;ossi#ilitando o tratamento das ang stias, ansiedades e fantasias inerentes ao processo de mudana deste perodo de vida da mulher (/aptulo :)! ;erce#e'se que na instituio p #lica onde a pesquisa foi realizada, <ospital =egional de $rcoverde, a maioria das pu%rperas no teve acesso a um #om nvel de escolaridade, >? @ residem na zona rural do serto .rido da regio, o que contri#uiu para o no questionamento so#re a qualidade do servio prestado pela instituio, mesmo no rece#endo informa+es ou esclarecimentos so#re a situao de internamento (/aptulo A)! $ nvel mais glo#al, o parto s- deixaria de ser uma situao de risco de vida , sofrimento fsico e emocional , com a superao da situao de su#desenvolvimento econBmico, social e cultural do pas! Csso contudo , no significa que enquanto no forem superadas estas condi+es, nada possa ser feito para tornar o parto um acontecimento de vida feliz e no de dor e morte! "s aspectos emocionais do puerp%rio trata'se portanto, de um assunto de extrema import(ncia para quem dese&a atuar como profissional de psicologia hospitalar em uma maternidade! D imprescindvel conhecer os aspectos emocionais do puerp%rio para se tra#alhar terapeuticamente, preventivamente e pedagogicamente com a pu%rpera dentro da situao de internamento! $ssim como identificar o sutil limiar entre a sintomatologia normal e patol-gica apresentada pela pu%rpera!

4 CAPTULO 1 - PUERPRIO: ENFOQUE PSICOLGICO ;ara Ealdonado (:FFF) o puerp%rio, assim como a gravidez, % um perodo #astante vulner.vel 9 ocorrncia de crises, devido 9s profundas mudanas intra e interpessoais desencadeadas pelo parto! "s primeiros dias ap-s o parto so carregados de emo+es internas e variadas! $lguns autores (5aGer, 02H3; 1ai& e )ilsson, 023:) acham que esses sintomas so devidos 9s mudanas #ioqumicas que se processam logo ap-s o parto, tais como o aumento da secreo de corticoster-ides e a s #ita queda dos nveis hormonais! $s implica+es psicol-gicas da pu%rpera apresentam um estado de confuso, com ansiedades de esvaziamento (perda de partes importantes de si mesmo), de castrao (perda de algo valioso) e de limitao pela necessidade de assumir novas tarefas e no poder realizar atividades anteriores! 1itzinger (0233) comenta que na gravidez, o filho % muitas vezes sentido como parte do corpo da me e, por essa razo, o nascimento pode ser vivido como uma amputao! *o comuns na gestao os sonhos em que h. perda de partes de si pr-pria (mem#ros, dentes, ca#elos, etc!) $p-s o parto, a mulher se d. conta de que o #e# % outra pessoa, torna'se necess.rio ela#orar a perda do #e# da fantasia para entrar em contato com o #e# real! 8ssa tarefa torna'se particularmente penosa no caso de crianas que nascem com pro#lemas graves a com malforma+es intensas! " perodo pu%rpero da mulher inicia com diferentes etapas, a I "s dias de permanncia no hospital; # I $ chegada a casa; c I " primeiro ms; d I " reatamento das rela+es sexuais; e I Do segundo ao sexto ms ap-s o parto!

1.1. Fases d P!e"#$"%

0!0!0! "s dias de permanncia no hospital $nsiedade de ter o #e# nos #raos e orgulhosamente exi#i'lo!

;assado o momento do parto, a pu%rpera sente um relaxamento psquico, promovido pelas atividades das pessoas que a cercam com reverncias e homenagens pela presente o#ra que ora exi#e! 8m geral, o am#iente capta devidamente essas necessidades, contri#uindo na reduo das ansiedades! $ situao de internamento % muitas vezes, estar s- no meio desconhecido, com pessoas estranhas que podem ou no dividir com ela todas as etapas do momento esperado, o parto! 8m tal estado depressivo, perce#e'se uma regresso! $ parturiente demonstra uma necessidade de proteo e carinho pelos termos e ansiedades ante a solido hospitalar!

0!0!:! $ chegada a casa " dese&o de voltar ao lar d. incio ao processo! D a expectativa de rece#er alta hospitalar! $s fantasias adquirem significado real! $ perda da proteo que o hospital significava com o perodo depressivo puerperal ainda presente! $l%m disso, diminuio os afagos e comemora+es, e adquirem relevo as o#riga+es e responsa#ilidades! )a primeira semana, o estado emocional da mulher apresenta'se confuso! *ente'se despersonalizada, fadigada, inferiorizada, in til e com sensa+es persecut-rias de agresso por parte das pessoas que a cercam! Jal estado pode iniciar o perodo da psicose puerperal, quando a me sente rep dio ao #e#, re&eita v'lo, aterroriza'se com ele, permanece triste, afastada torna'se ap.tica, a#andonada e sem nenhum interesse pelos pr-prios cuidados pessoais! ;ode sofrer insBnia, inapetncia! 8sse quadro pode associar'se 9s id%ias paran-ides de perseguio, de que algu%m vai introduzir'se na casa para pre&udicar ou rou#ar! De car.ter urgente se torna o tratamento neste caso! (captulo :)

0!0!A! " primeiro ms

6 " primeiro ms % o .pice de toda crise depressiva puerperal! K. visto no relato anterior, as ocorrncias da primeira semana, quando so instalados os primeiros sintomas depressivos! "utras situa+es vo surgindo no meio familiar! " ci me dos filhos maiores que afloram agressividades, o relacionamento entre o casal comea a apresentar algumas caractersticas de a#andono pelo falta de relao sexual! $ comunicao entre o casal tam#%m enfrenta dificuldades! " marido tam#%m sente'se maltratado, emocionalmente por se sentir impotente diante da situao da mulher! $ medida que passam os dias, vai'se tornando mais evidente a falta de di.logo e de sexualidade! )o final do primeiro ms do puerp%rio a mulher comea a normalizar seu estado depressivo, tendem a desaparecer os estados de confuso e despersonalizao, onde o ego, lentamente, volta a se integrar, recomodando'se 9 nova situao! 8ntre as ansiedades mais freqLentes, conv%m mencionar a #usca de carinho e proteo frente 9 sensao de perda de uma parte do corpo!

0!0!>! " reatamento das rela+es sexuais " temor torna'se outra ansiedade intensa da mulher! ;ensa estar pre&udicada ou rompida por dentro, ou de haver perdido os -rgos genitais internos! D somada a sensao dolorosa da cicatriz da episiotomia reforando a vivncia, que % em parte consciente e tem seu significado inconsciente!

7 8m seguida surge o medo de uma nova gravidez e as ansiedades pela ausncia da menstruao! Jodavia, se a mulher for preparada, pelo processo psicoprofil.tico da gravidez e se teve #oa experincia no parto, geralmente, dese&a outra gravidez, por necessidade inconsciente de repetir a experincia! 8sse dese&o do mesmo modo que aumenta o temor, aumenta a re&eio das rela+es sexuais! " o#stetra auxiliar. dando assistncia ao casal e assegurando com autorizao o reincio das rela+es sexuais!

0!0!?! Do segundo ao sexto ms p-s'parto $ partir do segundo ms, a mulher comea a se sentir mais leve, menos dependente, a#sorvida e escravizada! $ sensao de poder cumprir suas tarefas acrescenta uma fonte de alvio que vai diminuindo a depresso deste perodo! ;or%m a lactao torna'se outro pro#lema no sentido da me sa#er conciliar essa tarefa com a necessidade de se ausentar do lar! " temor, o sentimento de culpa so#re o que possa acontecer com a criana e a sensao de t'la a#andonada incrementa a depresso e refora a defesa contra tal estado! $s principais ansiedades nesse perodo se dividem entre o desenvolvimento sadio do #e# e o corpo da pu%rpera! *e modelou devidamente, se reco#rou as foras ou se recuperou o ciclo menstrual! K. no sexto ms, a introduo de alimentos s-lidos aparece como uma proi#io de lactar, em conseqLncia ao estado depressivo pode ocorrer a acelerao e a precipitao do desmame!

1.&. Me'a(%s) s Ma(*a' s $s vivncias depressivas inconscientes p+em em movimento os diversos mecanismos de defesa, que atuam segundo as caractersticas pessoais de cada mulher!

$ pu%rpera que desenvolve mecanismos manacos se apresenta euf-rica, falante, muito preocupada com o aspecto fsico, social, declara sentir'se muito #em! Muando este estado se intensifica, a inquietao torna'se visvel necessitando de medicamentos! $ falta de carinho e feste&o costuma produzir diversas somatiza+es, constipao, an ria, fe#re, dores intestinais, hemorragias, choque! Ns vezes, nem as homenagens familiares #astam para conter as fantasias inconscientes, e neste caso, irrompem as ansiedades depressivas e paran-ides, de modo ocasional ou em acessos!

9 "s acessos podem manifestar'se so# a forma de choro, a#orrecimento, impacincia, ci mes, despotismo, a francas revela+es melanc-licas de auto'acusao, autodepreciao, inclusive dos transtornos psicossom.ticos anteriormente indicados! "s mecanismos su#stitutivos dos manacos so, o ensimesmamento (retraimento narcisista esquiz-ide), a a#ulia, a ruminao o#sessiva, os mecanismos o#sessivos francos (assim chamada Oneurose de dona de casaP) com o#sesso pela limpeza e pela ordem! "s temores agarof-#icos e a ansiedade claustrof-#ica se expressam na vivncia de que tudo que existe no hospital % mau e daninho! Jodas essas situa+es podem gerar quadros paran-ides com pseudo'alucina+es e profundos estados esquiz-ides, marcando o incio da psicose puerperal com o sentimento de incapacidade de cuidar do #e#! D importante no confundir os epis-dios psic-ticos do puerp%rio com o estado mental presente nas primeiras semanas ap-s o parto, semelhante ao estados de retraimento e dissociao esquiz-ide, sendo uma manifestao normal nessa %poca! Qinnicott (023?) deu o nome de Opreocupao materna prim.riaP! 8sse estado possi#ilita 9 me ligar'se sensivelmente ao #e#, segundo ele! $ permanncia do rec%m'nascido &unto 9 me durante os dias de internamento pode trazer #enefcios na etapa do desenvolvimento da personalidade! "utra importante contri#uio para a reduo da ansiedade da ansiedade puerperal % a presena do pediatra frente 9 situao hospitalar desde a sala de parto ao atendimento imediato do #e# e orientao necess.ria 9 me quanto 9 amamentao e cuidados do #e#! $ import(ncia deste inserir a av- e cuidados como aliada e fazer o marido participar das responsa#ilidades e cuidados com o #e#!

1.+. C (se,-.('%as de !) )a! #!e"#$"% Ns vezes % difcil determinar a linha divis-ria entre a normalidade e a patologia, no caso da depresso p-s'parto segundo Ealdonado (:FFF)!

10

)a depresso que se prolonga pelos primeiros meses p-s'parto % comum persistir a sensao de decepo consigo mesma, desiluso e fracasso! )a sintomatologia do puerp%rio, a mulher torna'se ensimesmada, afastada, triste, re&eita o filho, sofre de insBnia, inapetncia, descuido consigo mesma! Euitas vezes faz referncias a alucina+es, geralmente auditivas, ou exprime id%ias delirantes! $s id%ias delirantes so do tipo paran-ide, algu%m vem rou#ar a paciente, mat.'la, envenen.'la! Jam#%m pode apresentar sentimentos de autodepreciao e autocensura com caractersticas melanc-licas, ela se v in til, imprest.vel, incapaz de criar seus filhos!

11 )a psicose puerperal, ocorre uma exacer#ao dos sintomas da depresso p-s'parto! 8stas manifesta+es alarmantes, 9s vezes trazem tentativas de suicdios ou ataque direto ao #e#! Muando a situao real % muito conflitiva, por desavenas con&ugais, prec.ria situao econBmica, ou no caso de me solteira, desamparada, o dese&o de matar o rec%m' nascido pode adquirir grande intensidade! )esses casos, a din(mica inconsciente do infanticdio resulta da pro&eo na criana de uma parte do ego atacada e arruinada por um o#&eto interno implac.vel, a morte da criana, 9 luz dessa fantasia inconsciente, implica no modo de eliminar a dor e o terror, ao mesmo tempo o o#&etivo terrorfico! "utra forma de depresso anormal % a manaca! $ pu%rpera mostra'se alegre, vivaz e no se ocupa a#solutamente com o #e#, discorre como se nada tivesse acontecido e, a partir da segunda ou terceira semana procura permanecer o mais possvel afastada do filho, deixando'o aos cuidados de outrem! $ anormalidade se exprime por um estado de tenso permanente, irrita#ilidade e hiperatividade! $ agalactia favorece estas atitudes e a pu%rpera evita cuidar diretamente do #e#, al%m de ser considerada como o .pice da depresso p-s'parto! $ anorexia % presente, su#stituda pelas atividades hipomanacas, social ou de tra#alho! 8sses so os casos em que existe perigo para o futuro, pois a remisso se faz 9 #ase de uma profunda dissociao da personalidade! Cnstala'se mediante a negao e represso das vivncias persecut-rias e depressivas, na maioria das vezes, mesmo que a pu%rpera tenha assumido o papel materno, passa a faz'lo de modo parcial e incompleto!

12 CAPTULO & - /IGIENE MENTAL NO PUERPRIO Rm recurso #astante utilizado para promover a reduo da ansiedade % trazer a famlia a uma compreenso so#re o estado da pu%rpera, incentivando a um tra#alho afetivo no sentido de trazer segurana e harmonia ao lar! )a hist-ria clnica de pacientes femininas que procuram consultas por estado melanc-lico, verifica'se que a depresso puerperal cresce a cada parto! =ecomenda'se apoio psicoteraputico imediato! D de grande import(ncia que a preparao da mulher para o parto insira de forma integrada, os aspectos #iol-gicos, emocionais e s-cio'econBmico'culturais da vivncia de gestao, parto e maternidade, portanto, aspectos educacionais e teraputicos! $ metodologia empregada na preparao da mulher para o parto deve atender aos seguintes requisitos,

;roporcionar 9 mulher condi+es de questionar os mitos so#re a Onatureza femininaP e a OmaternidadeP! ;ermitir a ela#orao de quest+es do poder nas rela+es dominador S dominada e o questionamento da posio de dominada; Tornecer conhecimentos so#re o percurso da gestao, parto e p-s'parto, no s- nos seus aspectos an.tomo'fisiol-gicos como tam#%m quanto 9s rotinas m%dicas e hospitalares, pois o conhecimento gera poder, assim como o poder gera conhecimentos; ;ermitir a ela#orao, de forma profunda, das repress+es sexuais; ;ermitir a expresso de sentimentos e emo+es conscientes e inconscientes a respeito da gestao parto e maternidade!

&.1. M$0 d Ps%' #" 1%230%' $ educao especfica para o parto teve incio na d%cada de AF com o tra#alho do o#stetra ingls =8$D, que formulou a hip-tese de a dor no parto normal provir da ativao do sistema nervoso autBnomo, provocada pelo medo, que causaria excesso de tenso no tero! ;ara que#ra o ciclo medo'tenso'dor, criou um m%todo que consistia em fornecer 9s gestantes informa+es corretas so#re a gravidez e o parto e ensinar'lhes relaxamento muscular!

13 Ealdonado (:FFF) faz algumas crticas a =8$D! =elata que o m%todo psicoprofil.tico foi criado na = ssia em torno de 02>2! ;or U8VR"R*1C 8 ;V$J")"U, com #ase na teoria dos reflexos condicionados de ;avlov! $creditava ser a dor no parto fruto de condicionamento cultural, que &ulgavam poder ser desfeito e su#stitudo por condicionamentos positivos, atrav%s de uma a#ordagem educacional! 8m 02?0, V$E$W8, o#stetra francs, introduziu o m%todo russo na Trana e em v.rios outros pases!

14 8m 02?4, =8$D reconhecendo a semelhana entre o seu m%todo e o de V$E$W8 propBs a denominao m%todo psicoprofil.tico para todas as t%cnicas que visassem por meios psicol-gicos e fsicos, a diminuio ou eliminao da dor no parto, permitindo 9 mulher parir conscientemente, com o mnimo de analg%sico e anestesia!

&.&. As T$'(%'as de I(0e"4e(56 e) C"%se e Ps%' 0e"a#%a 7"e4e ;or crise compreende'se momento de grandes transforma+es da situao vital, previsveis, como a adolescncia, ou imprevisveis, como a perda s #ita de um ente querido! $ gravidez e o parto definem'nas como crise, pois implicam nela reestruturao da identidade, da relao familiar, da situao s-cio'econBmica! "s tra#alhos de interveno em crise partem do pressuposto de que estando num estado moment(neo de equil#rio inst.vel, #uscando solu+es, a pessoa em crise % menos acessvel 9 a&uda e aproveita melhor o auxlio oferecido! /om #ase nesta teoria, criaram'se diversos tipos de atendimento grupal a gestante, com varia+es t%cnicas quanto a aspectos tais como quantidade de material informativo a ser transmitido, durao e perodo gestacional em que a interveno pode ocorrer, participao de profissionais diversos, presena do pai etc!!! ;or%m visando todos 9 preparao para a maternidade, Oatrav%s do fortalecimento dos mecanismos adaptativos de ego e da reduo da ansiedade e do domnio cognitivo da situaoP, com nfase na discusso em grupo! " material trazido pelo grupo % ela#orado a partir de trs t%cnicas, 0! =eflexo de sentimentos (expresso clara e aceitao, por parte do profissional, dos sentimentos da cliente)! :! "rientao antecipat-ria (fornecimento de informa+es o#&etivas so#re os possveis acontecimentos com que a pessoa se de defrontar.); A! =easseguramento (assinalamento, pelo profissional dos aspectos positivos da realidade)! 8ssas t%cnicas voltam'se para a ela#orao da situao presente, independentemente de suas liga+es com pro#lemas passados! $ssim, tam#%m, as psicoterapias #reves I individuais ou em grupo I voltam'se para um atendimento local, isto %, com o tempo e o#&etivos limitados! D dada nfase 9 an.lise dos conflitos e das inter'rela+es pessoais presentes e das resistncias circunscritas 9s defesas mais superficiais! $s rea+es transferncias so analisadas apenas quando muito evidentes e

15 impeditivas do #om andamento da terapia! D considerada uma terapia de apoio, superficial, em oposio 9 psican.lise, que seria uma terapia OprofundaP, do OinconscienteP! <. um elevado grau de efic.cia nas psicoterapias #reves e tam#%m nos tra#alhos de interveno, em crise, na ela#orao de conflitos infantis so facilmente mo#iliz.veis pela vivncia da gravidez principalmente em primparas, pois a mulher passar. a ser me, a ocupar em relao ao ser que gesta o lugar que ser. me ocupava em relao a si, na inf(ncia! $ssim, torna'se freqLentemente difcil tratar seus conflitos atuais circunscrevendo'os s- os presente, pois a imagem de me estrutura'se desde a inf(ncia ao longo das vivncias de adolescente e de toda a hist-ria pessoal inserida na hist-ria mais ampla da mulher! " tra#alho de interveno em crise % realizado por diversos profissionais, denominamos de OmultiP ou Ointerdisciplinares e consiste, na realidade, em atendimentos sucessivos, efetuados pelos diversos especialistas (ginecologista, fisiologista, prof! de gin.stica ou fisioterapeuta, etc!) Muanto a mudana da est%tica do corpo ela se manifesta visivelmente do >X ao ?X ms, mais ou menos, a pr.tica sistem.tica da gin.stica para a mulher gr.vida! ;or%m, % importante o#servar que segundo nossa experincia, a gin.stica iniciada mais tarde % igualmente eficaz, pode'se mesmo dizer que nunca % tarde demais para inicia'la! Eesmo > a H semanas antes do parto tem #oa influncia so#re as contra+es musculares e os dist r#ios circulat-rios, dando condi+es para cola#orao eficiente durante o parte! $trav%s do tra#alho corporal as gestantes fazem comparao com o tamanho do a#dBmen, surgem ansiedades so#re o desenvolvimento do feto, que no podiam ser expressas e tra#alhadas no momento, pois a transmisso de conhecimento, so#re o desenvolvimento fetal estava a cargo do m%dico e a investigao e ela#orao das fantasias a cargo do psic-logo!

&.+. A)a)e(0a56 e 8*('!2 $p-s o parto os pais se defrontam com a percepo das diferenas entre o O#e# imagin.rioP (gestao), e o O#e# realP com suas caractersticas e peculiaridades particulares!

16

$ interao me'#e# e o incio dessas mamadas logo ap-s o parto nos comprovam a existncia de v.rias sutilezas entre a dupla! Muando existe um entendimento e harmonia entre a me e seu filho no momento da amamentao, o leite flui normalmente e vai acontecendo uma regulao entre a suco da criana e a li#erao do leite produzido! ;or outro lado, quando h. desarmonia no contato da mamada, surgem v.rias dificuldades e pro#lemas que #loqueiam a lactao, ini#indo a produo eSou a li#erao do leite de acordo com Jroucharte (022>)! " que contri#ui para aumentar as dificuldades deste perodo al%m da falta de sintonia entre #oca e mamilo, inexperincia da me, da criana, e #oicotes familiares, a instituio hospitalar com sua rotina rgida e falta de alo&amento con&unto! "utra questo importante % que o leite % um produto interior do corpo, assim como a menstruao e o gozo sexual! $ssim, se predomina uma auto'imagem de que o interior do corpo % ruim e seus produtos contaminados (essa auto'imagem % oriunda de vivncias relativas a culpa sexual, doenas, infertilidade, a#ortos, etc), a amamentao pode ser sa#otada desde o incio! D muito importante ressaltar que nas mulheres, onde o Ono quererP amamentar torna' se uma escolha, a possi#ilidade de ser #oa me no se esgota no ato de amamentar, mas so#retudo na intimidade e em favorecer o desa#rochar de seu filho!

17 D imprescindvel perce#er a diferena da escolha de no'amamentar e da impossi#ilidade de amamentar constituda e caracterizada pelo .pice da depresso puerperal! $ escolha por no amamentar e usar a alimentao expressa, nessa deciso, influncias do seu estilo de vida, da hist-ria pessoal, de sua personalidade e da sociedade em que vive! *egundo Ealdonado (:FFF), a maior incidncia da alimentao artificial e a altssima percentagem de fracasso nas tentativas de amamentar refletem no s- mudanas tecnol-gicas e sociais, mas tam#%m o car.ter antiinstintivo e esquiz-ide da nossa %poca, em que os afetos e a proximidade emocional so to temidos! D nessa tendncia que se inserem o parto so# anestesia, a ces.ria a pedido e a secagem artificial do leite! $s emo+es afetam a lactao por meio de mecanismos psicossom.ticos especficos, alguns dos quais &. foram identificados, calma, confiana e tranqLilidade favorecem #om aleitamento; por outro lado, medo, depresso, tenso, dor fadiga e ansiedade tendem a provocar o fracasso da amamentao! Ealdonado citando )eston (02??) comenta que as emo+es podem influenciar a secreo l.ctea de v.rias maneiras, reduzindo diretamente o fluxo de sangue para os seios, reduzindo a suco do #e#, que estimula a produo de leite, e favorecendo o esta#elecimento de Orituais de amamentaoP pre&udiciais, tais como, por exemplo, o uso de sa#o ou outros adstringentes, para limpar os mamilos, que provocam ressecamento da pele, e, conseqLentemente, aumentam a pro#a#ilidade de mamilos doloridos ou fissurados (Ealdonado citando )e6ton 02?:), que limitam a suco e, portanto, contri#uem para o fracasso da amamentao! )o entanto, como &. foi colocado acima, o vnculo afetivo e o sentimento de apego entre me e filho iro depender de algumas condi+es, independente de se amamentar artificialmente ou no, que segundo 5o6l#7 (0240) estaria entre elas, a sensi#ilidade da me frente aos sinais do #e#, como tam#%m a capacidade do #e# para sentir que suas iniciativas sociais levam 9 troca afetiva com sua me! " comportamento do vnculo esta#elece'se seguindo > fases segundo 5o6l#7 (0234)! )a primeira, ocorrem orientao e sinais sem discriminao de figura e, em condi+es favor.veis, os comportamentos tpicos dessa fase (voltar'se para uma pessoa, seguir o#&etos

18 com os olhos, sorrir e #al#uciar, sem ser para uma pessoa especfica) so acrescidos, por volta da d%cima segunda semana de vida, dos comportamentos da segunda fase, caracterizada por orienta+es e sinais dirigidos a uma ou mais figuras discriminadas! "u se&a, o #e# acentua sua orientao para a figura materna (me ou su#stituta)! $ sua resposta ao estmulo auditivo tem incio na d%cima semana! 8ssa fase se estende at% por volta dos seis meses, ou mais, de acordo com as circunst(ncias! )a terceira fase, d.'se por meio da locomoo ou de sinais! Dessa forma o #e# tem a figura materna como seu ponto de referncia, segue'a quando se afasta, sa da'a quando se aproxima e considera'a a #ase a partir da qual faz suas explora+es! D evidente para todos que h. uma ligao vincular entre o #e# e a figura materna, ao mesmo tempo em que estranhos so considerados com cautela ou mesmo afastamento!

8sta fase se inicia aos seis ou sete meses de idade, continua pelo segundo ou at% terceiro ano de vida! 8m #e#s que tiveram pouco contato com uma figura materna permanente, o incio da terceira fase pode ser retardado para depois do 0X anivers.rio! )a quarta fase, d.'se a formao de uma parceria definida por meio de padr+es de previsi#ilidade de comportamento da figura materna, que no permitiu ao #e# assegurar'se do vnculo com ela! $ qualidade do vnculo esta#elecido primariamente determinar., ento, os vnculos futuros e os recursos disponveis para enfrentamento e ela#orao de rompimentos e perdas! 5o6l#7 (0234#) descreveu o vnculo ansioso causado por uma s%rie de separa+es e como provocador de rela+es de dependncia! Jam#%m rea+es de fo#ias encontradas em crianas esto relacionadas a vnculos ansiosos esta#elecidos como padro de no disponi#ilidade de figuras de vnculo! ;or outro lado, um vnculo seguro permite o desenvolvimento de auto'estima e da autoconfiana! 8m um estudo de =osen#erg (02H?), os resultados mostram que a medida de auto'estima % negativamente correlacionada com tendncia a depresso, sentir'se isolado e solit.rio e com susceti#ilidade a sintomas som.ticos!

19 CAPTULO + 9 MTODO E AN:LISE DE DADOS

+.1. M$0 d $ an.lise dos resultados o#tidos a partir dos dados coletados, teve como tema central, os aspectos emocionais do puerp%rio! =evelou de forma significativa a intensidade do medo experienciado na hora do parto com as principais dificuldades vividas, as dores! "s question.rios foram analisados de forma quantitativa e qualitativamente! )a an.lise quantitativa, considerou'se os itens que o#tiveram a maioria das respostas, uma vez que determinadas quest+es poderiam o#ter mais de uma resposta! ;osteriormente, confrontou'se os resultados usando como m%todo estatstico o tratamento de porcentagem!

A!0!0! $mostra (ta#ela 0) $ amostra foi o#tida com A pacientes da instituio p #lica do <ospital =egional de $rcoverde I ;8! 8specificamente internadas na maternidade ap-s realizao do parto! Uerificou'se que houve uma predomin(ncia das entrevistadas de >4@ de agricultoras, A?@ dom%sticas, 3@ professoras e >@ ca#eleireira! )o que diz respeito a escolaridade a maioria pertencia ao ensino fundamental A4@, enquanto A?@ estavam entre a 0Y a >Y s%rie, apenas A@ tinham nvel superior completo e A@ no sa#ia ler ou escrever! 8m relao a idade, a maioria pertencia a faixa et.ria de A0 a >: anos, >?@! ;erce#eu' se a presena de adolescentes no puerp%rio :F@ das entrevistadas tinham de 0> a :0 anos! 8 os A?@ restantes pertenciam, a faixa et.ria de :: a AF anos! Uerificou'se o car.ter de vigncia dos internamentos, onde 33@ chegavam em urgncia e :A@ apenas havia programado o parto! " fato de >?@ das entrevistadas

20 pertencerem a zona rural, demonstra que o <ospital =egional de $rcoverde atende a toda regio rural circunvizinha!

A!0!:! Cnstrumento Uisando atingir o o#&etivo proposto pela pesquisa e garantia de clareza no entendimento das quest+es, foi realizado um pr%'teste com ? amostras, colhidas aleatoriamente! =ealizado o pr%'teste, houve necessidade de reformulao em algumas quest+es que se apresentaram com entendimento d #io, #em como, alterao na ordem do question.rio para o#teno de raciocnio seqLencial dos entrevistados! /onstituiu'se em um question.rio contendo 0F perguntas fechadas e semi'a#ertas, onde as perguntas ?, H, 3, 3!0, 3!: e 0F poderiam ser respondidas por mais de uma alternativa! $s demais quest+es s- poderiam ser respondidas com uma nica alternativa!

A!0!A! ;rocedimento $ realizao e correo do pr%'teste se deu ao longo de : semanas! "s resultados foram desprezados na an.lise quantitativa, onde s- foram considerados os A0 question.rios distri#udos posteriormente! " contato com as entrevistadas se deu de maneira direta, onde os question.rios foram respondidos imediatamente!

+.&. D%s'!ss6 d s Res!20ad s )o discurso do tra#alho realizado o#servou'se que a maioria das pacientes eram receptivas a dar respostas! Demonstraram satisfao em poder a&udar e de alguma forma poderem ser ouvidas!

21

A!:!0! *entimentos experienciados durante o parto e no p-s'parto ;G"31%' s das ,!es0<es += >= ? e @A Uerificou'se a predomin(ncia do medo, >:@ a ansiedade, :A@; 0H@ apresentaram ang stia e insegurana os 0H@ restantes! (questo A) 8m relao as dificuldades experienciadas durante o parto, houve a predomin(ncia de ?4@ alegarem ter sentido muitas dores, 0H@ negaram a existncia de dificuldades, a mesma quantidade expressou a necessidade de ter algu%m conhecido por perto e 0F@ reclamaram da relao com a equipe de sa de! (Muesto >)! 8ntre as principais preocupa+es sentidas durante o parto, a maioria de >H@ expressa o medo do #e# nascer com pro#lemas, :H@ medo de no conseguir ler o #e# a mesma quantidade revelou o medo de morrer (tinham sido su#metidas 9 cesariana) e :@ revelou o medo de ficar sozinha! $p-s o parto os sentimentos experienciados que predominaram foram os de alvio, ?H@ e de alegria, A4@! Rma pequena porcentagem de A@ alegou sentir tristeza e preocupao, nesses casos os #e#s haviam nascido a #aixo do peso e estavam na incu#adora, em o#servao! (Muesto H)!

22 A!:!:! 8stado emocional e amamentao ;G"31%' s das Q!es0<es B= B.1 e B.&A 8m relao a amamentao, pode'se o#servar que >>@ sentia prazer no ato de amamentar, :?@ alegaram ser uma tarefa tranqLila, por%m 0H@ sentem muita dificuldade, 0:@ dores e ?@ no sou#e responder! Muando questionadas so#re o que facilitava a amamentao, A0@ alegou que estar tranqLila na fundamental, :2@ o fato de ter amamentado antes a&udava muito, :F@ ter cuidado dos seios no pr%'natal e 0?@, ter pessoas que a&udam e incentivam! *o#re o que dificulta a amamentao, A0@ responderam no sentir dificuldades, :4@ alegou o fato de no ter #ico formado nos seios, 02@ nunca ter amamentado, o equivalente alegou o fato de estar nervosa e A@ a falta de experincia, por nunca ter amamentado! ;ode'se perce#er a import(ncia do pr%'natal do cuidado com os seios! " fato da amostra ser constituda em >4,A@ por agricultoras, a facilidade em amamentar poder estar relacionada ao meio cultural onde vivem, sem tanta influncia tecnol-gica e artificial dos grandes centros ur#anos!

A!:!A! ;-s'parto e repercuss+es do internamento ;Q!es0<es &.+= &.+.1= C e 1DA )o item 4, so#re o que gostariam que mudasse no seu atendimento ??@ alega que nada, :?@ gostariam de rece#er mais ateno e :F@ mais companhia! Muanto ao dese&o de ter outro #e#, 4>@ revelaram que no pretendiam ter outro filho enquanto 0H@ alegaram que sim, os 0H@ que dese&avam outro filho &. tinham tido mais de ? filhos e cursavam da 0Y a >Y s%rie! (Muesto 0F)

23 " fato do medo apresentado em evidncia durante o parto pode ser relacionado com a falta de informa+es rece#idas onde H0@ alegam no ter rece#ido, 0H@ no lem#ra e apenas :A@ alegam ter rece#ido informa+es superficiais so#re o tipo de parto que iria se su#meter! $l%m do medo, pode'se relacionar a dor evidenciada como conseqLncia do medo segundo =8$D e a falta de esclarecimento so#re os procedimentos!

+.+. S!Ees06 #a"a !) F ) #!e"#$"% $ntes de tudo, pode'se comprovar a necessidade e urgncia do m%todo psicoprofil.tico como forma de dar instrumentos a gestantes de sa#er lidar com seus sentimentos e vivenciar de forma plena e consciente o momento do parto, encarado pelas entrevistadas como momento de muito medo e muita dor! $ import(ncia das orienta+es na situao de internamento, assim como o clima de festa e alegria com a chegada do #e# so imprescindveis! $ realizao do pr%'natal e o apoio da equipe de sa de mostraram'se como facilitadores do processo de amamentao e de preveno nesta fase to complexa e delicada que % o puerp%rio!

CONCLUSO ;ode'se verificar atrav%s do tra#alho os principais sintomas que geram ansiedades no perodo do puerp%rio e a import(ncia de se rece#er o apoio da equipe assim como orienta+es dos profissionais de sa de, ateno e aceitao por parte dos familiares! $ nvel mais glo#al, o parto s- deixaria de ser uma situao de risco de vida e sofrimento fsico e emocional com a superao da situao de su#desenvolvimento econBmico, social e cultural do pas! Csso, contudo, no significa que enquanto no forem superadas estas condi+es, nada possa ser feito para tornar o parto um acontecimento de vida feliz e no de dor e morte!

24 $ import(ncia de se realizarem novas pesquisas a cerca do puerp%rio do ponto de vista do homem e da famlia, assim como o processo de paternidade est. sendo alterado e suas repercuss+es no exercer a funo materna!

REFERGNCIAS 7I7LIOGR:FICAS $)Z8=$EC, Ualdemar $ugusto I /$E") ("rganizador)! ;sicologia <ospitalar, Jeoria e ;r.tica! *o ;aulo, ;C")8C=$, 022>! 5"QV5[, Kohn! /uidados Eaternos e *a de Eental! *o ;aulo, Eartins Tontes, 0240! E8VV" TCV<", Kulio de, e /ola#oradores! ;sicossom.tica <o&e! ;orto $legre, 8ditora $rtes E%dicas, 022:! 1V$R*, 1ennell! Va =elaci-n Eadre I <i&o ! 5uenos $ires, 8ditora Vosada *!$!, ?Y ed, 02HF! E$VD")$D", Earia Jeresa! ;sicologia da Zravidez! ;etr-polis, 8ditora Uozes, 3Y ed, :FFF! *"CT8=, =aquel! ;sicologia da Zravidez, ;arto e ;uerp%rio! ;orto $legre, 8ditora $rtes E%dicas, 024F! QC))C/"JJ, D!Q! "s #e#s e suas Ees! /oleo ;sicologia e ;edagogia! *o ;aulo, Eartins Tontes, 0244!

También podría gustarte