Está en la página 1de 8

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria

Modelos de Programas de Auditoria


O programa de auditoria o plano de trabalho a ser executado em campo. O Plano de trabalho deve ser elaborado de acordo com os objetivos da auditoria. Nele deve ser definido o objetivo do exame, a extenso e a profundidade do exame, os pontos de controles internos, os procedimentos a serem adotados, o tempo gasto e o auditor responsvel pela execuo dos trabalhos.

Caixa, Bancos e Aplicaes Financeiras (disponvel)


Confirmao da Auditoria quanto a: Existncia Direitos Integridade Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos 1. Confirmao de saldos bancrios Circularizao. 2. Testes de conciliaes. 3. Reviso da movimentao bancria. 4. Procedimentos analticos. 1. Reviso das Demonstraes Financeiras em conformidade com os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFC). 2. Pesquisa de restries sobre as disponibilidades. 3. Confirmao de restries sobre valores em Caixa e Banco. 1

1. Os saldos de Caixa representam todos e somente itens de caixa, em mos, em trnsito ou em instituies financeiras e esto corretamente registrados.

Apresentao e Divulgao

2. Os saldos de Caixa, Banco e Aplicaes Financeiras esto corretamente classificados nas Demonstraes Financeiras e se esto sujeitos a saques imediatos.

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Contas a Receber de Clientes
Confirmao da Auditoria quanto a: Existncia Direitos Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos 1. Procedimentos analticos. 2. Circularizao de contas a receber.

Objetivos de Auditoria 1. As Contas a Receber representam os direitos vlidos da empresa e se foram corretamente registradas. 2. As Contas a Receber incluem todos os valores devidos pelos clientes na data do balano.

Integridade

1) Testes de corte de vendas e outras receitas e recebimentos de caixa. 2) Procedimentos analticos. 1. Avaliao de provises de valorizao

Valorizao

3. As provises para crdito em liquidao, devolues, abatimentos e descontos esto corretamente registradas. 4. As Contas a Receber esto corretamente descritas e classificadas, e as divulgaes relativas a ttulos caucionados, descontados esto corretamente nas notas explicativas.

Apresentao e Divulgao

1) Reviso das demonstraes financeiras e comparao das divulgaes feitas com os requisitos dos Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFC). 2) Confirmao dos principais termos de vendas e outros acordos comerciais.

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Contas de Estoques
Confirmao da Auditoria quanto a: Existncia Direitos Integridade Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos 1. Observao de contagens fsicas de estoques. 2. Confirmao de estoques em pode de terceiros. 3. Procedimentos analticos. 1. Confronto de contagens fsicas de estoque com as listagens de inventrio. 2. Testes de soma e clculos das listagens de inventrios. 3. Controle de todas as etiquetas de inventrio e das folhas de contagens usadas no inventrio 1. Reviso dos mtodos usados para determinar o inventrio final no que se refere consistncia. 1. Testes de custos registrados e comparao com os valores de mercado. 2. Procedimento analticos. 3

1. Os saldos de Estoque representam todos os estoques fsicos da empresa e so mantidos para venda dentro do ciclo normal de operaes e esto corretamente registrados. 2. As listagens de inventrio incluem todos os itens de estoques que so de propriedade da empresa, esto corretamente compiladas e os totais esto corretamente includos nas contas de estoques.

Integridade

Valorizao

3. O inventrio final foi apurado no que se refere a quantidade, preos, clculos, materiais em excesso etc., de forma consistente. 4. O estoque est demonstrado ao valor de custo ou mercado, dos dois o menor, e itens excessivos, obsoletos e movimen tao morosa foram reduzidos aos valo res lquidos realizveis em bases consis tentes.

Valorizao

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Continuao - Contas de Estoques
Confirmao da Auditoria quanto a: Apresentao e divulgao Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos 1. Reviso das demonstraes financeiras e comparao das divulgaes com os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFC).

5. O estoque est corretamente descrito e classificado nas demonstraes financeiras.

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Ativo Imobilizado
Confirmao da Auditoria quanto a:
Existncia Direitos Integridade Objetivos de Auditoria 1. O ativo imobilizado representa todos os ativos tangveis da empresa, utilizados nas atividades da empresa e/ou em construo, e est corretamente registrado pelo custo de aquisio.

Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos


1. Revisar as normas e procedimentos da empresa relativos ao ativo imobilizado e as correspondentes transaes 2. Procedimentos analticos. 1) Anlises de contas. 2) Procedimentos analticos. 3) Testes de existncia e propriedade.

Integridade

2. As adies ao ativo imobilizado durante o perodo auditado foram registradas corretamente e representam itens fisicamente instalados ou em construo. 3. Os custos e respectivas depreciao, exausto e amortizao, aplicveis a todos os itens fora de uso e vendidos, foram corretamente baixados das contas. 4. As contas de depreciao, exausto e amortizao acumuladas so razoveis, considerando-se a expectativa de vida til dos bens.

Integridade

1. Anlises das contas. 2. Procedimentos analticos.

Valorizao

1. Anlises das contas de depreciao e amortizao acumulada e exausto. 2. Procedimentos analticos. 1) Reviso das demonstraes financei ras esto de acordo com os PFC. 2) Confirmao dos termos de contra tos de hipotecas e outros nus. 5

Apresentao e divulgao

5. O ativo imobilizado e respectivas contas de depre ciao, exausto e amortizao esto corretamente descritos e classificados e as divulgaes em notas explicativas esto claramente demonstrados.

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


As obrigaes representam fontes de recursos aplicados no patrimnio da Entidade. O auditor estabelece a importncia das contas passivas a serem testadas, verificando se todas as dvidas da entidade esto devidamente contabilizadas.

Contas a Pagar - Fornecedores


Confirmao da Auditoria quanto a: Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos

Existncia Obrigaes

1. As contas a pagar representam passi vos relacionados aquisio de mate riais e servios, so obrigaes reconhe cidas pela empresa e foram correta mente registradas.
2. As contas a pagar incluem todas as importncias a pagar pela empresa e so decorrentes de aquisies de mate riais e servios na data do balano.

1. Circularizao de fornecedores. 2. Anlises de contas.

Integridade

1. Anlises de contas. 2. Testes de desembolsos subsequen tes.

Apresentao e divulgao

3. As contas a pagar esto corretamente descritas e classificadas e devidamente divulgadas em notas explicativas.

1. Reviso das demonstraes finan ceiras e comparao com os Princpios Fundamentais de Con tabilidade (PFC). 6

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Emprstimos Bancrios e Outras Obrigaes
Confirmao da Auditoria quanto a: Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos

Existncia Obrigaes

1. Os emprstimos e outras obrigaes representam passivos da empresa e foram corretamente registrados. 2. Todos os emprstimos e outras obrigaes esto includos nas contas, na data do balano. 3. As operaes de emprs timos foram formalizadas de acordo com as negociaes acordadas entre as partes. 4. Os emprstimos e outras obrigaes esto corretamente descritos e classificados nas demonstraes financeiras e nas notas explicativas.

1. Circularizao com bancos. 2. Anlises de contas. 3. Exames de documentos . 1. Confirmao de saldos. 2. Anlises de contas. 3. Exames de documentos 1. Reviso das clusulas e acordos. 2. Parecer jurdico sobre os acordos.

Integridade

Existncia Integridade

Apresentao e divulgao

1. Reviso das demonstraes finan ceiras e comparao com os Princpios Fundamentais de Con tabilidade (PFC). 2. Reviso para determinar o cumpri mento das obrigaes contratuais.

Auditoria Interna e Externa Planejamento de Auditoria


Contas do Patrimnio Capital Social e outros
Confirmao da Auditoria quanto a: Objetivos de Auditoria Exemplos de testes Substantivos de Auditoria para Alcanar os Objetivos

Existncia Direitos e Obrigaes Integridade

1. Capital e outros itens patrimoniais representam valores pagos na subscri o de aes ordinrias e/ou preferen ciais, valores pagos como prmio (gio) na subscrio de aes, lucros no distribudos, inclusive reservas e valores pagos pela empresa referente a compra de suas prprias aes aes em tesouraria. 2. Todos os emprstimos e outras obrigaes esto includos nas contas, na data do balano. 4. Os emprstimos e outras obrigaes esto corretamente descritos e classificados nas demonstraes financeiras e nas notas explicativas.

1. Confirmao do capital social com Atas de Assembleia Geral dos Acionistas, registro de acionista. 2. Anlises de contas. 3. Exames de documentos .

Integridade

1. Confirmao de saldos. 2. Anlises de contas. 3. Exames de documentos 1. Reviso das demonstraes finan ceiras e comparao com os Princpios Fundamentais de Con tabilidade (PFC). 2. Reviso para determinar o cumpri mento das obrigaes contratuais.

Apresentao e divulgao

También podría gustarte