Está en la página 1de 20

Biofsica

Perguntas de exame reviso e actualizao


FMUC 2011

4 grandes temas aulas tericas: A. biofsica das membranas B. biofsica dos fluidos C. fsica do tomo e do ncleo D. modelos de agresso celular

TOTAL: cerca de 85 perguntas NOTAS - as perguntas foram revistas segundo os seguintes critrios: os nmeros das perguntas foram mantidos conforme documento anterior (excepto a partir ~80), foram acrescentadas perguntas que no estavam no ltimo documento (a partir da ~80), foram eliminadas perguntas repetidas. Como consequncia, a numerao das perguntas no tem uma ordem sequencial. Tentou-se incluir uma referncia aula terica em todas as perguntas. Nem todas as perguntas sofreram reviso(as 14 perguntas que esto a vermelho no tiveram voluntrio so apresentadas as respostas pr-existentes. As ltimas 3 perguntas deste documento (76,78,68) no foram revistas nem tinham resposta no documento disponvel do ano passado) AGRADECIMENTOS sara cc; raquel gonalves; slvia sousa gomes; rita prata; sara pinheiro; soraia branco; sara filipa ferreira; vania pereira; rita cruz; tnia proena; vnia silva; ricardo sousa; sara mortgua; pedro gomes; simone oliveira; eduarda tinoco; pedro costa; tiago gomes; rben cardoso; sara gonalves; rafael dias; sara amaral; ndia marques; miguel maciel; nria santos; ana catarina xavier; ana isabel gonalves; ana filipa lopes

A. Membranas

38

DEFINA TENSO SUPERFICIAL. EXPLIQUE O QUE SUCEDE QUANDO O AR INTERIOR DE BOLAS DE SABO DE DIFERENTES RAIOS POSTO EM COMUNICAO.
R: Hora 17 e 18

1) Tenso Superficial a energia que necessrio fornecer ao sistema para criar 1 cm 2 de superfcie livre do lquido, em condies isotrmicas e reversveis. 2) Quando as duas bolas de sabo entram em contacto, o ar existente no interior da bola de menor raio (maior presso interna*) passa para a bola de maior raio (menor presso interna). Consequentemente, a bola de menor raio vai diminuindo de tamanho at colapsar. *NOTA: Lei de Laplace aplicada bola de sabo Sendo P0 a presso exterior (constante), a um maior raio corresponde menor presso no interior da bola de sabo.

B. RADIAES

45

EXPLIQUE POR QUE PROCESSOS UM NUCLDEO INSTVEL POR EXCESSO DE PROTES DECAI PREFERENCIALMENTE POR CAPTURA ELECTRNICA (EXPLIQUE DE QUE FORMA OS NUCLDEOS INSTVEIS POR EXECSSO DE PROTES ATINGEM A ESTABILIDADE).
R: Hora 23 e 24 (pag27 a 29) e hora 25 e 26

Os nucldeos instveis por excesso de protes podem atingir a estabilidade por dois processos: Converso de um proto num neutro com emisso de uma partcula + e de um neutrino. Se o ncleo ficar no estado excitado ir ainda emitir radiao para atingir o estado de repouso. Captura electrnica: o ncleo captura um dos electres orbitais que se vai unir com um proto para formar um neutro, emitindo tambm um neutrino e energia. Caso a diferena de energia entre os tomos pai e filho seja inferior a 1,02 MeV, no haver energia suficiente para a emisso do positro (+) pelo que o decaimento radioactivo acontecer por um processo alternativo de captura electrnica. Caso o ncleo tenha excesso de protes e diferena de energia entre os tomos pai e filho seja inferior a 1,02 MeV, este processo compete com o decaimento beta positivo (embora tambm possa ocorrer em outras situaes) mas, para obter o mesmo efeito de converter um dos protes do ncleo num neutro, o ncleo captura um dos seus electres orbitais (geralmente da camada mais interna). Assim pode-se dizer que o nucldeo instvel por excesso de protes decai preferencialmente por captura electrnica pois esta necessita de menos energia (diferena entre tomo pai e filho) para ocorrer que a emisso de um +.
[encontrei

isto numa tese de mestrado de engenharia biomdia da uc por isso penso que seja fivel. Na net no encontrei mais nada que explica-se ou dissesse o pq desta preferencial, por isso penso que seja isto]

Pag.1

46

EXPLIQUE O QUE UM ESTADO METAESTVEL E POR QUE QUE ESTES ESTADOS SO MUITO TEIS QUANDO PRETENDEMOS OBTER INFORMAO DIAGNOSTICA EM MEDICINA.
R: Hora 25 e 26

O estado metastvel ocorre quando o estado excitado do ncleo, aps transformao isobrica e devido a um estado energtico superior ao compatvel com o nmero de protes e neutres do ncleo, existe durante tempo suficiente, de tal modo que possvel medi-lo (>10-12 seg). O estado metastvel igual ao excitado mas ocorre durante um perodo de tempo mensurvel. A reaco d-se em dois passos: 1 o nucldeo pai emite radiao ( ou ) passando ao estado metastvel; 2 do estado metastvel origina-se o nucldeo filho (estado fundamental) por emisso de radiao EXEMPLO:

As tcnicas de Medicina Nuclear (de diagnstico) usam molculas semelhantes s biolgicas marcadas com istopos radioactivos, denominadas radiofrmacos. Estas comportam-se como traadores com a propriedade de incorporao nos sistemas biolgicos possibilitando o seu estudo. Este geralmente administrado atravs de injeco endo-venosa, embora tambm possa ser por via oral ou inalao, consoante o exame. Posteriormente o radiofrmaco acumula-se no rgo ou rea do corpo de interesse a ser examinada e emite energia, sob a forma radiao, que ser detectada por detectores. Assim um nucldeo no estado metastvel pode e usado para obter diagnosticos em medicina pois quando fixado ir emitir radiao (para se tornar estvel), que ser detectada por mquinas prprias.

47
Pag.2

DIGA O QUE ENTENDE POR ESPESSURA DE SEMI-ABSORO.


R: Hora 27 e 28 a partir da pg.29

Espessura de semi-absoro (X1/2) a espessura de um absorvente necessria para reduzir para metade a intensidade de um feixe incidente (raios-X e raios-).

NOTA: no confundir com percurso mdio(espessura necessria para q ue se verifique 50% da absoro.

48

COMPARE O MODO COMO A INTENSIDADE DE UM FEIXE DE RADIAO IONIZANTE VARIA EM FUNO DA ESPESSURA DE UMA DADO MATERIAL ABSORVENTE, PARA O CASO DE PARTCULAS , E . EXPLIQUE O CONCEITO DE STRAGGLING, COMPARANDO-O PARA PARTCULAS ALFA E BETA E APONTANDO SUCINTAMENTE RAZES QUE EXPLIQUEM AS DIFERENAS OBSERVADAS.
R: Hora 27 e 28, a partir da pag.26
Io intensidade feixe incidente I nmero de fotes absorvidos fraco de intensidade que absorvida por unidade de -1 comprimento (cgs: cm )

Vamos chegar a:

I=Io.e

- x

(ou seja, o nmero de fotes transmitidos a partir de um absorvente est na dependncia da espessura do absorvente e da intensidade do feixe de fotes incidente e do )

A radiao (electromagntica=foto)

A radiao viaja velocidade da luz, tem o maior poder de penetrao mas o menor poder ionizante e viaja SEMPRE EM FRENTE.

Pag.3

Ver pag 20: tipos de interaces da radiao electromagntica

B radiao (corpuscular; + pesada q a partcula ) A radiao viaja a menor velocidade que , tem o menor poder de penetrao mas o maior poder ionizante. Por ter maior massa, a partcula muda muito pouco o seu trajecto.

NOTA: toda a energia dissipada num percurso mt curto

C radiao (corpuscular) A radiao viaja a uma velocidade muito inferior da luz. Em contraste com as partculas , os electres (um um e- emitido pelo ncleo) tm trajectos muito variveis, variando de electro para electro quando atravessam um determinado material, mesmo para electres da mesma energia.

CONCLUSO: O fenmeno de straggling est relacionado com o percurso da partcula. As partculas mudam muito pouco o seu trajecto e por isso o seu percurso mdio no apresenta grandes flutuaes (fenmeno de straggling pouco acentuado). Contrariamente as partculas beta tm uma percurso muito sinuoso variando o seu percurso mdio de material para material. Apresentam por isso grandes variaes volta desse valor ( fenmeno de straggling acentuado).

Pag.4

49

EXPLIQUE O CONCEITO DE DEFEITO DE MASSA, RELACIONANDO-O COM A ESTABILIDADE DOS NUCLIDEOS ATMICOS.
R: Hora 23 e 24, pag8

O defeito de massa traduz que a massa do ncleo sempre inferior soma das massas dos constituintes do ncleo. 6 mp C tem 6 protes A do tomo defeito de massa (M) M caracterstico de cada ncleo A energia de ligao nuclear esta relacionada com o defeito de massa, pela equao de Einstein que permite transformar massa em energia (E=mc2). Assim, a massa de um ncleo menor que a soma das massas dos seus constituintes isoladamente, porque se trata de um sistema ligado. Para separar os constituintes deste sistema necessrio fornecer uma energia igual energia de ligao nuclear. o facto de existir esta ligao nuclear que torna os ncleos atmicos estveis. Dividindo a energia de ligao pelo nmero de massa obtm-se a energia de ligao por nucleo estando esta relacionada com o defeito de massa. O defeito de massa traduz a energia necessria para manter as partculas nucleares juntas

50

DISTINGA ENTRE PERODO E VIDA MDIA DE UM RDIONUCLDEO


R: Hora X

Perodo (T1/2) tempo necessrio para que uma dada quantidade de radionucldeo se reduza a metade por desintegrao (T1/2 = ln2/ comprimento de onda). Vida mdia (Tau) tempo mdio de vida provvel para um radionucldeo antes de sofrer desintegrao (Tau = 1/ T1/2) INDIQUE QANTOS PERODOS DE SEMIDESINTEGRAO SO NECESSRIOS PARA QUE UMA AMOSTRA REDUZA 1000 VEZES A SUA RADIOACTIVIDADE.
R: Hora 23 a 28

51

Suponhamos que uma amostra tem radioactividade A. O Perodo de semidesintegrao o tempo necessrio para a amostra reduzir a sua actividade a metade. Assim se queremos que a actividade seja A/1000 teremos: A x (1/2n) = A/1000 2n = 1000 n= log2 (1000) n=9,97 Logo t = 9,97

52

COMPARAO DAS CAPACIDADES DE PENETRAO DAS RADIAES


R: Hora 23 a 28

A - Radiao Alfa Fraco poder de penetrao:

- So em geral detidas por uma simples folha de papel - No ar atravessam alguns cm - No tecido atravessam fraco do m

Pag.5

Este baixo poder de penetrao deve-se reduzida energia cintica e elevada carga da partcula e, consequentemente, do seu elevado poder ionizante (numero de pares de ies formados por unidade de comprimento do percurso, quando um feixe de electres percorre uma distancia X, no interior de um dado meio). Assim este elevado poder ionizante leva a um maior numero de ies formados e por isso a uma mais rpida perda de energia cintica por parte da partcula, justificando assim o seu baixo poder de penetrao. B - Radiao Beta Poder de Penetrao Mdio Penetram alguns mm no alumnio. - No ar penetram alguns cm - No Tecido penetram alguns mm A radiao beta um poder ionizante mais baixo do que a radiao alfa. Partculas provenientes duma mesma fonte podem ter diferentes valores de energia pelo que atingem diferentes distancias. As partculas que possurem valores de energia semelhantes a partculas iro provocar um nmero total de ionizaes semelhante antes de pararem. Mas as partculas provocaro essas ionizaes numa distancia mais curta, sendo por essa razo que se considera que a radiao tem um poder de ionizao maior e um poder de penetrao menor que a radiao C - Radiao gama Altamente penetrante, pode penetrar vrios centmetros no Chumbo (Pb) Os fotes com elevada quantidade de energia (Radiao gama) podem ter vrios comportamentos aquando da interaco com a matria: - Atravessar completamente a matria - Sofrer um desvio na trajectria - Ser totalmente absorvida
C. FLUIDOS

53

EXPLIQUE A IMPORTNCIA DA EQUAO DA CONTINUIDADE TENDO EM CONTA O SISTEMA HEMODINMICO HUMANO.


R: Hora X

54 55
56

EXPLIQUE OS PRINCPIOS FSICOS QUE ESTO NA BASE DA MEDIO DA PRESSO ARTERIAL COM UM ESFINGMOMANMETRO.
R: Hora X

DIGA O QUE COMPLACNCIA. NO CASO DE UM VASO SANGUNEO QUAL A SUA


R: Hora X

EXPLIQUE O QUE QUE O NMERO DE REYNOLDS E QUAL O SEU INTERESSE.


R: Hora X

57
Pag.6

DEDUZA A EXPRESSO DA POTNCIA DE ESCOAMENTO PARA UM TUBO HORIZONTAL CILNDRICO PERCORRIDO POR UM CAUDAL CONSTANTE DE UM LQUIDO REAL.
R: Hora X

58 59

EXPLIQUE O AUMENTO DA ESPESSURA DA PAREDE INFERIOR DA CROSSA DA AORTA EM COMPARAO COM A SUPERIOR.
R: Hora X

DEFINA RAIO DE EQUILBRIO DE UM VASO SANGUNEO E EXPLIQUE POR QUE RAZO QUE ESTE, PARA A MESMA PRESSO TRASMURAL, MENOR NUM VASO ELSTICO COM MSCULO DO QUE NUM VASO ELSTICO QUE NO TENHA MSCULO. & QUANDO TEMOS DOIS VASOS SANGUNEOS UM ELSTICO E OUTRO ELSTICO COM FIBRAS MUSCULARES, PARA A MESMA PRESSO TRANSMURAL, OS RAIOS DE CURVATURA NA SITUAO DE EQUILBRIO SO DIFERENTES. COMENTE.
R: Hora X

60 61 62 63

EXPLIQUE AS DIFERENAS ENTRE OS VALORES DAS MEDIES DE PRESSO COM CATETERES COM ABERTURA LATERAL E FRONTAL.
R: Hora X

EXPLIQUE A COEXISTNCIA DE ALVOLOS DE GRANDE E PEQUENO DIMETRO.


R: Hora X

NO SISTEMA CONSTITUDO PELA AORTA E ILACAS PRIMITIVAS DIGA, JUSTIFICANDO O QUE ACONTECE AO CAUDAL, CARGA LINEAR E RESISTNCIA HEMODINMICA.
R: Hora X

MOSTRE QUE A PRESSO MAIOR NA SECO DE MAIOR RAIO DE UM TUBO HORIZONTAL COM ESTRANGULAMENTO PERCORRIDO POR UM CAUDAL CONSTANTE DE UM LIQUIDO IDEAL. EXPLIQUE AS RAZOES PELAS QUAIS ESTA CONCLUSO PODER NO SER VALIDA NOS LQUIDOS REAIS.
R: Hora X 53 1. Explique a importncia da equao da continuidade tendo em conta o sistema hemodinmico humano. A partir da lei da conservao da massa (liquido ideal, tubo horizontal, c/ estrangulamento): Ma = PVR2 A massa que atravessa por unidade de tempo a seco A igual a massa que atravessa a seco B: Ma=Mb Ma= PVRa2 Mb= PVRb2 Igualando as duas obtemos a equao da continuidade: Va/Vb = Rb2/Ra2 ou Va/Vb = Sb/Sa As vrias divises da aorta do origem a uma rede capilar, cuja soma das seces rectas superior da aorta: Scapilares > Saorta, Apoiando-nos na equao da continuidade, podemos concluir que Vaorta > Vcapilares, ou seja o sangue encontra-se a menor velocidade nos capilares. 54 - 2. Explique os princpios fsicos que esto na base da medio da presso arterial com um esfingmomanmetro.

Pag.7

Nos lquidos em equilbrio, e segundo o princpio fundamental da hidrosttica, a presso num ponto depende da massa de liquido por unidade de rea a uma dada altura. A presso em 2 pontos mesma altura, , portanto, semelhante (por isso se mede a presso arterial no brao). P1-P0 = pgh. Utiliza-se o esfigmomanmetro de Hg, colocando-se a braadeira 2cm acima do cotovelo e palpa-se o pulso radial. Depois, insufla-se a braadeira ate se deixar de sentir o pulso radial. Quando se comea a ouvir, temos a Pmx, quando se deixa de ouvir, temos a Pmin. A braadeira, o esfigmomanmetro e o reservatrio tm que estar mesma altura. 55 - 3. Diga o que complacncia. No caso de um vaso sanguneo qual a sua A complacncia trata-se de uma equao diferencial que traduz a variao de volume de um vaso como consequncia das variaes de PTM. C=2VR/E1-TA. A complacncia venosa muito menor que a arterial, logo as veias deformam-se mais facilmente que as artrias. A complacncia tanto maior quanto maior o raio do vaso, na medida em que possui um menor nmero de fibras pois tem um lmen maior. 56 - 4. Explique o que que o nmero de Reynolds e qual o seu interesse. O nmero de reynolds um valor adimensional que permite inferir se se est na presena de regime laminar ou turbulento. Para Re <2000 o regime laminar, para Re >2000 regime turbulento. O aumento do reynolds faz-se por: aumento velocidade de deslocamento do fluido, aumento de presso, aumento do raio do tubo na medida que a velocidade necessria para passar ao regime turbulento menor e diminuio do rendimento (p.e. aumento da T) 57 - 5. Deduza a expresso da potncia de escoamento para um tubo horizontal cilndrico percorrido por um caudal constante de um lquido real. PTM = Pint - Pext PTM = Tsup x (1/R1 + 1/R2) = Tsup x Asup PTM = Tinf x (1/R1 - 1/R2) = Tinf x Ainf PTM(sup) = PTM(inf) Tsup x Asup = Tinf x Ainf Como Asup > Ainf (porque a 1 resulta da soma das quantidades e a 2 resulta da diferena), ento Tsup < Tinf, ou seja, a tenso que a parede inferior da crossa da aorta esta sujeita superior tenso que a metade superior sofre. Estas diferenas de tenso esto associadas diferena de estrutura das duas metades: aguentar as tenses mais fortes de tantas tenses revela-se menos espessa. 58 - 6. Explique o aumento da espessura da parede inferior da crossa da aorta em comparao com a superior. A crossa da aorta tem maior espessura na parte inferior devido a um aumento na tenso elstica. Se cortarmos a crossa da aorta em 2 metades obtemos uma metade superior com raio de curvatura no mesmo lado de superfcie e uma metade inferior com raio de curvatura em diferentes lados da superfcie ou sinal contrrio. Atribuindo ao raio menor (r1) da metade inferior sinal negativo e ao maior positivo (r2) aplicando a formula de Laplace temos (Pi-Po) sendo Pi-pressao interior e Pe exterior. diferena de presses chamamos presso transmural. (P1 - P2) = PTM. PTM = Tsup (1/R1 + 1/R2) para a metade superior PTM = Tinf (1/R1 + 1/R2) para a metade inferior. Como PTM igual para ambas as metades e como 1/R1+1/R2 na metade superior > do que 1/R1+1/R2 da metade inferior (resulta da soma de 2 quantidades com o mesmo sinal ao contrario da metade inferior), a tenso elstica (T) maior na parte inferior, condicionando o aumento da espessura para compensar. 59 - 7. Defina raio de equilbrio de um vaso sanguneo e explique porque razo que este para a mesma presso trasmural, menor num vaso elstico com msculo do que num vaso elstico que no tenha musculo. & Quando temos dois vasos sanguneos um elstico e outro elstico com fibras musculares para a mesma presso transmural os raios de curvatura na situao de equilbrio so diferentes. Comente . Introduo:

Pag.8

Presso transmural (P) a presso do interior para o exterior do vaso P deve ser contrarida da com tenses (T) tangentes superfcie para que o vaso no rompa. Elastncia (E) a propriedade dos vasos que caracteriza o seu comportamento elstico. Quanto > a elastncia, < a deformao A elastncia est dependente da componente em colagnio (tem >E) e da componente em elastina (tem < E`). Na aorta proximal o componente dominante a o de elastina e na distal o de colagnio. Nas artrias perifricas o colagnio e as fibras muscularesb lisas predominam. Estas diferenas originam um comportamento elstico de perfis diferentes, pelo que os raios de equilbrio, para a mesma P so diferentes. Comportamento elstico de um vaso: As fibras de elastina so as primeiras que comeam a sofrer deformao, e s mais tarde, depois de se ter atingido um determinado dimetro que as de colagnio so mobilizadas para a deformao, com consequente aumento de elastncia do vaso e resistncia deformao. Assim diferentes contribuies relativas nas paredes dos vasos originam diferentes perfis de curvas de comportamento elstico, pelo que os raios de equilbrio so diferentes, para a mm P` . Comportamento elstico e muscular. Alm da tenso elstica (T) h que considerar a tenso activa/ muscular (TA) que permite variar o raio de equilbrio, sendo determinante no controlo do caudal sanguneo. Daqui resulta que, a) s verificamos um comportamento elstico do vaso para situaes em que a presso transmural ultrapassa o valor de tenso activa (TA) b) depois de ultrapassado o limite de TA, os raios de equillibro so menores aos verificados numa situao de comportamento elstico puro. P` 60 - 8. Explique as diferenas entre os valores das medies de presso com cateteres com abertura lateral e frontal. -se a presso transmural (lateral ou esttica), que corresponde presso hidrosttica. tura frontal): -se a presso hidrosttica e a presso cintica (energia cintica por unidade de volume). -se a presso hidrosttica e a presso no valor de 0,8 2. 61 - 9. Explique a coexistncia de alvolos de grande e pequeno dimetro. Teoricamente, como os alvolos esto todos em comunicao, o ar deveria passar dos mais pequenos para os maiores, como acontece nos bales. Mas isso no ocorre porque os alvolos so revestidos interiormente por uma fina camada de lquido que vai anular esse efeito. O papel dos fenmenos de superfcie no comportamento do alvolo vital. De um modo geral, podemos dizer que as propriedades da camada lquida superficial do alvolo (ou seja, a tenso superficial do liquido) impedem o colapso, facilitam a difuso do 02, aumentam a complacncia pulmonar, diminuem o trabalho respiratrio e contribuem para a estabilizao das trocas de fluidos no alvolo. Assim, quando se verifica diminuio do raio de 1 alvolo, a camada superficial como que estimula um aumento consequente do mesmo raio. 62 - 10. No sistema constitudo pela aorta e ilacas primitivas diga, justificando o que acontece ao caudal e resistncia hemodinmica. A soma do caudal das 2 ilacas ser igual ao caudal na aorta visto que o caudal da entrada tem que ser igual ao caudal de sada; supondo que o calibre das 2 ilacas igual, o caudal de cada uma ser metade do caudal da aorta. A resistencia dada pela expresso : Rh = 8L/ R4. A partir desta expresso, entre a aorta e cada uma das ilacas: assumindo que o raio diminui para metade, podemos deduzir que a resistncia aumenta 16 vezes (para um tubo com igual comprimento). -se para metade. Podemos constatar que a influncia do raio significativamente mais prepoderante que a do comprimento.

Pag.9

63 - 11.Mostre que a presso maior na seco de maior raio de um tubo horizontal com estrangulamento percorrido por um caudal constante de um liquido ideal. Explique as razoes pelas quais esta concluso poder no ser vlida nos lquidos reais. sistema horizontal. Pela lei da continuidade podeos verificar que a velocidade do caudal varia inversamente com a rea da seco recta, (e inversamente com o R2). Assim Va/Vb = Sa/Sa ou Va/Vb=Rb2/Ra2. Deste modo, se Ra>Rb (e consequentemente Sa>Sb), ento Vb>Va. Isto significa que Ecb>Eca. Assim para que haja conservao da energia mecnica, este aumento ter de ser compensado pela diminuio da energia potencial de presso (Eppb<Eppa). Logo, Pb < Pa. Podemos verificar ento que com Ra>Rb, Pa>Pb Lquido real Para efectuar este raciocinio dever-se- ter em conta a energia dissipada sob a forma de calor, j que o atrito no desprezvel.

69

NUM SISTEMA CONSTITUDO POR UM RESERVATRIO E UM ESCOAMENTO DE SADA PERCORRIDO POR UM LQUIDO REAL DE CAUDAL CONSTANTE EXPLIQUE O QUE ACONTECE EM TERMOS ENERGTICOS. R: Hora 11 e 12 sistemas constitudos por um reservatrio e um escoamento de sada, pg.31 Em termos totais sabe-se que h conservao de energia. Sendo o fluido real (=0), h uma resistncia ao movimento, pelo que necessrio dispender energia para manter o caudal constante (raio constante e Ec constante). Como o tubo de escoamento horizontal, no h variao da Epg, logo a energia necessria para vencer o atrito vem da Epp. Assim, a presso ao longo do tubo de escoamento diminui com a distncia percorrida.

64

CONSIDERANDO O VENTRCULO ESQUERDO E A AORTA EXPLIQUE O QUE OCORRE EM TERMOS ENERGTICOS DURANTE A SSTOLE VENTRICULAR. PORQUE QUE A PRESSO NO INTERIOR DO VENTRCULO ESQUERDO E NA CROSSA DA AORTA NO SO MUITO SEMELHANTES. R: Hora 11 e 12 sistemas constitudos por um reservatrio e um escoamento de sada, pg.31 Como o sangue um fluido real (=0), ocorre dissipao de energia sob a forma de calor ao longo do seu movimento. Durante a sstole ventricular esquerda, o sangue enviado atravs da aorta para as outras artrias e depois para os capilares. Tendo em conta o teorema de Bernoulli e as condies anatmicas em que se encontram as estruturas em causa, do ventrculo (reservatrio) para a crossa aorta, ocorre aumento da Ec e ligeiro aumento da Epg. A perda de energia sob a forma de calor e o aumento das outras formas de energia, so compensados pela diminuio da Epp. por isso que a presso na aorta e no ventrculo esquerdo no so muito semelhantes.

65

DISCUTA AS SEMELHANAS E DIFERENAS ENTRE OS FENMENOS DE TROCAS DE FLUIDOS A NVEL DA CIRCULAO CAPILAR E A NVEL DA CIRCULAO GLOMERULAR.
R: Hora 5 e 6 Propriedades das solues- Ultrafiltrao e Fenmeno de Starling A corrente de arrastamento de gua definida por: Jw(total)=Jw(onc).Jw(hidrosttica) Jw(total)=Lp(-P+ ) Para se verificar o fenmeno de Starling e ultrafiltrao dentro dos vasos temos que ter P>. Ultrafiltrao Renal- Processo de filtrao glomerular no rim, com formao da urina primitiva. dependente dos movimentos do solvente. Presso Onctica- Presso osmtica realizada pelas protenas no plasma sanguneo. Presso Hidrosttica- Presso exercida pelo peso de uma coluna de lquido em equilbrio.

O fenmeno de Starling consiste na entrada de solvente para os capilares venosos. Contudo, esta entrada precedida por um extravasamento do solvente na poro arterial dos capilares sistmicos. Tanto a entrada como a sada de solvente resultam da diferena das somas das presses que agem sobre o plasma sanguneo

Pag.10

nos dois momentos distintos: no primeiro (extravasamento do solvente) a soma da presso hidrosttica capilar com a presso osmtica extravascular superior soma da presso hidrosttica externa com a presso onctica do sangue, o que resulta numa densidade de corrente do solvente positiva *Jw = Lp(P -) > 0+ e consequente sada do solvente para o espao extravascular; no segundo (entrada do solvente), a situao inverte-se, sendo a soma da presso hidrosttica capilar com a presso osmtica extracelular inferior soma da presso hidrosttica externa com a presso onctica do sangue, resultando numa densidade de corrente do solvente negativa *Jw = Lp(P-) < 0+ e consequente entrada do solvente para o espao extravascular. Neste processo, existe um transporte efectivo de catablitos existentes no tecido extravascular para a corrente sangunea. No caso da ultrafiltrao, os movimentos do solvente ocorrem em sentido contrrio ao da presso osmtica, devido presso hidrosttica que, no s anula as foras de difuso (onctica, neste caso), como fornece uma fora de presso adicional que faz deslocar solvente atravs da membrana para o lado do solvente puro. No caso do glomrulo, a aco mecnica do corao provoca a superioridade da presso hidrosttica que vai resultar numa corrente de solvente (com pequenas molculas e ies para os quais a membrana permevel) atravs da parede dos capilares, sendo esta correspondente ao caudal de urina primitiva. Neste caso, o retorno do solvente ao sangue faz-se por vrios processos sequenciais e interligados de difuso resultante da presso osmtica e bombeamento activo de protes (Na+), sendo que estes no se realizam no glomrulo, mas j na ansa de Henle e tubos colectores. Assim, ambos os mecanismos discutidos so semelhantes na medida em que esto dependentes de factores como a funo cardaca (presso hidrosttica), proteinmia (presso onctica) e permeabilidade das respectivas membranas. Contudo, enquanto o primeiro processo visa a captao de catabolitos para a corrente sangunea, a partir dos tecidos perifricos, o segundo visa a eliminao destes catabolitos.

71

COMPARE O COMPORTAMENTO DA VELOCIDADE RADIAL COM A SUA DERIVADA EM ORDEM AO RAIO NUM TUBO CILNDRICO DE REGIME LAMINAR
R: Hora 13 e 14 Lquidos Reais Regime Laminar Regime Laminar- As camadas de lquido vizinhas que se movimentam em tubos cilndricos e uniformes, deslocam-se paralelamente umas s outras (no h cruzamento das linhas de corrente do campo de velocidade das partculas do lquido), quando a velocidade do deslocamento pequena. O fluido pode ser considerado, no seu deslocamento, como constitudo por um nmero infinito de lminas lquidas muito finas, cilndricas e concntricas, deslizando umas sobre as outras.

Equao que traduz a velocidade do deslocamento do lquido que se movimenta em regime laminar completamente estabilizado, em tubos cilndricos, horizontais e rectos.

A variao da velocidade das partculas em funo da distncia radial (v r) tem a representao grfica de uma parbola. Quando R=r, Vr=0. Isto significa que periferia de um tubo cilndrico percorrido por um lquido real em regime laminar X, existe uma camada lquida infinitamente fina, para a qual a velocidade de deslocamento nula. Esta camada na qual a velocidade nula vai produzir efeito de retardamento sobre a camada adjacente,

Pag.11

devido viscosidade. Como a velocidade nula, no haver movimento, logo tambm no ocorre atrito de lquido com as paredes do tubo. Quando r=0, Vr= . Este valor da velocidade corresponde ao valor mximo

que a velocidade pode ter. Esta situao ocorre quando o raio da camada que se est a considerar coincide com o eixo do tubo. Nesta situao tambm no ocorre atrito com as paredes do tubo.

Clculo da derivada de Vr em ordem a r

A derivada da velocidade o gradiente de velocidade distncia r. Comparando a variao da velocidade de deslocamento com o comportamento da sua derivada, em ordem ao raio, podemos perceber (at mesmo com a ajuda do grfico ao lado) que estas duas grandezas variam inversamente, isto , relativamente velocidade de deslocamento, quando o valor do raio R (ou R), a velocidade nula, pelo que no ocorre movimento do fluido real, verificando-se esta situao ao nvel das paredes do tubo cilndrico em regime laminar X. Quando o raio zero, ento a velocidade atinge o seu valor mximo, no eixo do tudo. Por outro e contrariamente ao anteriormente referido, o gradiente de velocidade (corresponde derivada da velocidade de deslocamento) distncia R mximo, ou seja, ao nvel das paredes do tubo (nas mesmas condies anteriormente mencionadas cilndrico e em regime laminar X). Pelo contrrio, no eixo do tubo, a derivada da velocidade toma um valor nulo, para um valor tambm nulo do raio, variando sempre linearmente em funo do raio.

D. Outras perguntas que faltam...

67

EXPLIQUE A IMPORTNCIA DO CONCEITO DE DIPOLO EM BIOFSICA E NEUROFISIOLOGIA.


R: Hora 9/10 Um dipolo elctrico um conjunto de duas cargas elctricas pontuais de igual valor, mas de sinal contrrio e separadas a uma distncia muito pequena.

Pag.12

O potencial criado por um dipolo num ponto distncia r do centro do dipolo directamente proporcional ao mdulo do momento dipolar e inversamente proporcional ao quadrado da distncia r. Momento dipolar elctrico do dipolo vector dirigido da carga negativa para a positiva, assente sobre o eixo do dipolo.

Nas membranas celulares, a carga elctrica distribui-se de forma semelhante a um dipolo, numa dupla camada elctrica separada por um meio isolador de espessura muito pequena. Em cada instante, durante a despolarizao, existe como que um dipolo (dipolo fictcio) que corresponde dupla camada elctrica fictcia. Esta dupla camada elctrica imaginria normal ao eixo da fibra e corresponde a uma distribuio de cargas elctricas na seco normal da fibra, que separa a zona de repouso na zona activa. O momento dipolar elctrico do plo fictcio aponta no sentido da propagao da onda de despolarizao.

70

EXPLIQUE SUCINTAMENTE AS CURVAS DE BRAGG NA RADIOTERAPIA.


R: Hora 26/27

As Curvas de Bragg traduzem a variao a ionizao em funo da distncia percorrida

medida que uma partcula se afasta do ncleo, perde velocidade e, portanto, perde energia cintica. A energia de ionizao especfica aumenta lentamente e, depois, mais rapidamente, at atingir o pico de ionizao mxima.

Depois de atingir o pico de ionizao mxima, a curva diminui bruscamente pelo facto da Ec ser muito baixa at que atinge o eixo do x num ponto Ri (especfico para cada partcula) que traduz a distncia a partir da qual j no h ionizao especfica.

A curva de Bragg constitui a BASE DA RADIOTERAPIA: a ionizao varia em funo da distncia percorrida, sendo que o pico de ionizao mxima, num corpo, ocorre em profundidade e no nos tecidos perifricos condio essencial no tratamento de um tumor.

79

DIFERENCIE O ESPECTRO DE ENERGIA DAS PARTCULAS + E R: Hora X

Pag.13

Tanto as partculas + como as partculas - possuem espectros contnuos de energia. Contudo, no caso da partcula -, esta e o antineutrino partilham energia sendo a soma das suas energias sempre um valor constante. J a partcula + partilha a sua energia com o neutrino, sendo este o responsvel pelo transporte do excesso de energia entre a energia esperada (Emax) e a observada em cada processo de decaimento isolado.

80

DISCUTA A POSSIBILIDADE DE EMISSO DE UM PROTO NUM NCLEO INSTVEL POR EXCESSO DE PROTES
R: Hora X

O nucldeo instvel por excesso de protes pode decair por emisso de partculas + (e por isso um proto convertido em um neutro) ou por captura electrnica (o ncleo captura um dos electres orbitais, ocorrendo a unio entre um proto e um electro para formar um neutro).

81

UM DOENTE HIPERTENSO DESENVOLVE UM ANEURISMA NA AORTA DESCENDENTE. TENDO EM CONTA A EQUAO DE LAPLACE EXPLIQUE OS RISCOS ENVOLVIDOS NA SITUAO ANTERIOR. R: Hora 17 e 18, 19 e 20 A dilatao causada por um aneurisma na aorta leva a um aumento da tenso na parede da mesma. Isto pode facilmente ser explicado pela lei de Laplace: esta explica que a tenso da parede (arterial, neste caso) igual presso transmural (diferena de presso entre o interior e o exterior do vaso) vezes o raio do cilindro (neste caso, a aorta descendente), T = P x R. Ora se existe um aneurisma existe um aumento do raio, o que logicamente induz um aumento da tenso sobre a parede da aorta se a presso de sangue se mantiver. Isto aumenta os riscos de ruptura da aorta e muito provavelmente de morte. Um risco acrescido no caso deste aneurisma a hipertenso arterial, que faz aumentar a presso do sangue alm do aumento do raio, o que leva a uma ainda maior tenso sobre a parede da aorta e consequentemente um aumento do risco de ruptura e morte. EXPLIQUE, EM TERMOS ENERGTICOS, QUANDO PRA DE SUBIR UM LQUIDO NUM TUBO CAPILAR. DISCUTA A ALTURA QUE A GUA ATINGE NUM TUBO CAPILAR R: Hora 17 e 18 A elevao do lquido e a disponibilizao da energia que o lquido ganha ao subir no tubo resultam da tendncia espontnea da energia livre da superfcie de contacto slido-ar (a rea do tubo capilar de vidro-ar dentro do tubo) para se minimizar. Ou seja, o lquido pra de subir num tubo capilar quando a diferena de energia livre de superfcie contacto slido-ar e slido-lquido (tubo-ar dentro do tubo menos e tubo-lquido se preferirem) transformada na energia necessria para vencer o atrito e depois fazer subir o lquido no tubo. A altura fica estaganada portanto quando se atinge este equilbrio. A altura que o lquido atinge num tubo capilar varia directamente com a tenso superficial do lquido e o co-seno do ngulo de contacto e inversamente com o raio do tubo e a massa especfica do lquido (lei de Jurin).

82

Pag.14

83

ENUNCIE O TEOREMA DE BERNOULLI E CONSIDERE A SUA APLICAO A LQUIDOS REAIS.


R: Hora X

O Teorema de Bernoulli traduz a aplicao do princpio da conservao de energia a lquidos ideais em movimento. A soma das energias potenciais e cintica de um lquido ideal em movimento constante, sendo a diminuio de uma forma de energia sempre acompanhada de um correspondente aumento de outra.

Num fluido real: A conservao de energia tem que considerar a dissipao de energia mecnica, isto , a energia calorfica libertada vai correspondee ao trabalho realizado pelas foras de resistncia ao movimento.

Q A-B - energia mecnica transformada de A-B Q A-C - energia mecnica transformada de A-C

84

DEFINA VISCOSIDADE EM TERMOS DE TENSO DE CORTE


R: Hora X

Em termos de tenso de corte, a viscosidade a rigidez do material (quanto maior a deformao produzida quanto maior o ngulo de corte menor a rigidez do material). Se o material no oferecer nenhuma resistncia s tenses de corte porque tem uma rigidez nula e, portanto, viscosidade nula. Assim, um fluido ideal (rigidez nula) sofre grandes variaes na forma por aco de foras tangenciais externas enquanto que um fluido real (rigidez prxima de 0) vai apresentar reaces tangenciais devido ao atrito entre molculas do prprio fluido resultante da viscosidade.

85

MOSTRE QUE NUM VASO ELSTICO CILNDRICO, SUJEITO A PRESSO TRANSMURAL APROPRIADA, EXISTE UM RAIO DE EQUILBRIO R: Hora 19 e 20: Deformaes Elsticas Tubo Elstico Homogneo No caso dos vasos elsticos vamos ter duas leias a aplicar: - Lei de Hook: - devido tenso elstica (uma vez que se trata de um vaso elstico) - Lei de Laplace: - uma vez que o vaso est sujeito a uma presso transmural (diferena de presso entre o interior e o exterior de um vaso) Para aplicarmos a Lei de Hook a este tipo de estruturas imaginamos um anel do tubo, de largura unitria e comprimento igual ao permetro da circunferncia do tubo. Se exercermos fora nas suas extremidades (fora de traco) o comprimento vai aumentar. Ou seja: I0 = 2r0 comprimento do tubo inicial

Pag.15

I = 2r comprimento do tubo aps sofrer a aco da fora Assim, a expresso que traduz a Lei de Hook torna-se:

Podendo ter a seguinte representao grfica:

Mas uma vez que o vaso est sujeito a uma presso transmural, podemos aplicar a Lei de Laplace. Nesta o vai ser substitudo por T (Tenso Mdia da Parede). Vamos ter a seguinte expresso e a seguinte representao grfica:

Combinando as duas rectas corresponde ao raio de Este raio corresponde ao foras

vamos ter, onde o ponto de cruzamento equilbrio, como queramos demonstrar. nico valor onde as duas leis so simultaneamente satisfeitas e, nesta situao, as tenses compensam as de presso.

86

DISTINGA UMA SUBSTNCIA TENSIOACTIVA E UM SURFACTANTE R: Hora 17 e 18: Aplicaes da Lei de Laplace Sistema Respiratrio. Substncia Tensioactiva: A maioria das molculas orgnicas, quando dissolvidas em gua pura, produzem uma soluo com um ligeiro aumento da tenso superficial em relao gua pura. Porm, existem compostos qumicos orgnicos que diminuim a tenso superficial da solues aquosa onde esto dissolvidos, pelo que tm larga aplicao tcnica como componentes de detergentes e produtos de limpeza. (p. 376 e 377 do livro Biofsica Mdica). Surfractante: uma substncia tensioactiva especfica dos alvolos pulmonares. produzia pelos pneumcitos tipo II a partir das 24 semanas de vida intra-uterina, tratando-se de um complexo lipoproteico. graas a esta substncia que existem alvolos pulmonares de diferentes tamanhos. Se ela no existisse, os alvolos mais pequenos esvaziavam-se nos maiores. Demonstrao aplicando a Lei de Laplace: Se P1 = P2

Pag.16

para esta igualdade se verificar e r1<r2 (ou seja, para termos alvolos com diferentes tamanhos) a nica hiptese que 1>2!

87

EXPLIQUE QUAL O INTERESSE DA ANALOGIA ELCTRICA DA LEI DE OHM PARA O SISTEMA CIRCULATRIO HUMANO.
R: Hora 13 e 14, pg24 No nosso sistema circulatrio, verifica-se a equao da continuidade (caudal constante). No entanto, a rede vascular e a prpria viscosidade do sangue oferecem resitncia ao caudal sanguneo.

88

DISCUTA A COMPETIO ENTRE DECAIMENTO + E A CAPTURA ELECTRNICA


R: Hora 25 e 26 pg10 e 16

Pag.17

89

EXPLIQUE A INTERACO DA RADIAO ELECTROMAGNTICA COM O NCLEO


R: Hora 27 e 28 pg24 e 25 Os tipos de inteco da radiao electromagntica com o ncleo so: 1. Materializao ou produo de pares (inverso da aniquilao); 2. Reaces fotonucleares

Pag.18

Fico com o ncleo instvel por excesso de protes Fico com o ncleo instvel por excesso de neutres

No tm resposta no documento do ano passado:

76 78 68

DESCREVA O PROCESSO DE INTERACO GAMA COM A MATRIA.


R: Hora X - no tem resposta no documento anterior

CARACTERIZE A TRAJECTRIA DA MATRIA, O PODER IONIZANTE E O PODER DE PENETRAO DOS DIFERENTES TIPOS DE RADIAO IONIZANTE QUE CONHECE
R: Hora X - no tem resposta no documento anterior

TENDO EM CONTA A RVORE RESPIRATRIA HUMANA DURANTE A EXPIRAO DISCUTA AS VARIAES DE RESISTNCIA E DE CAUDAL.
R: Hora X - no tem resposta no documento anterior

Pag.19

También podría gustarte