Está en la página 1de 5

Fsica II Profa. Luciana V.

Rizzo 2 semestre/2013
O relatrio completo dever ser entregue em pdf uma semana aps a realizao do experimento, at as 23:59. As figuras originais feitas a mo devem ser digitalizadas e includas no arquivo pdf. O endereo para entrega do relatrio luvarizzo@gmail.com.

Experimento 1 Hidrosttica 1. Introduo


Neste experimento vamos estudar alguns aspectos da hidrosttica, parte da fsica que trata das propriedades de fludos em repouso. No total, faremos duas atividades. Na primeira atividade, ser utilizada uma mangueira transparente preenchida com gua, e determinaremos a presso causada pelo sopro de cada aluno. Na segunda atividade, vamos medir o efeito da fora de empuxo sobre um cilindro mergulhado em dois lquidos com densidades diferentes: a gua e o lcool. A realizao dessas medidas relativamente simples e levar pouco tempo para que as atividades sejam completadas. Porm, a interpretao dos dados experimentais exigir a deduo de frmulas tericas, sua relao com as medidas realizadas, aplicao de conceitos fsicos relacionados hidrosttica, e utilizao de frmulas de propagao de erros (ver apndice). Dois conceitos fsicos sero utilizados para interpretar as observaes deste experimento. O primeiro o conceito de presso, definida como fora aplicada por unidade de rea. Em uma coluna de lquido, a presso varia linearmente com a profundidade: (1) onde Pext a presso externa exercida sobre a coluna de gua (por exemplo, a presso atmosfrica), a densidade do lquido, g a acelerao da gravidade, e h a profundidade (Fig 1a). O segundo conceito a ser utilizado o conceito de empuxo. O princpio de Arquimedes estabelece que um corpo total ou parcialmente submerso em um fluido sofre um empuxo de baixo para cima com mdulo igual ao peso do fluido por ele deslocado: (2) onde E representa o empuxo e V o volume de fluido deslocado (Figura 1b). Assim, quando um objeto total ou parcialmente imerso em um lquido, este ajuda a sustentar o objeto atravs da fora de empuxo. Se o peso deste objeto imerso for medido, este peso aparente ser menor do que o peso do objeto fora do lquido. Alternativamente, o empuxo pode ser calculado atravs da diferena entre o peso real (fora gravitacional) e o peso aparente (submerso): (3) Aps completar as medidas, certifiquem-se de ter compreendido cada item requerido na parte 3 deste roteiro. Em caso de dvidas, procure a professora.

a)

b)

Figura 1: a) presso em uma coluna de lquido; b) fora de empuxo em um corpo parcialmente submerso.

2. Procedimento Experimental
Um experimento deve ser cuidadosamente planejado para minimizar erros sistemticos e estatsticos. Medidas exploratrias podem ser realizadas antes do experimento propriamente dito, para que os observadores se familiarizem com os instrumentos de medida. Siga atentamente os passos a seguir para o bom andamento do experimento. Se tiver sugestes para aprimorar o processo de medida, no hesite em apresent-las ao professor. Atividade 1: Determinao da presso causada pelo sopro, utilizando um tubo em U. Material: mangueira transparente fixada na parede no formato de um U, fita adesiva, Becker, cerca de 100 mL de gua com azul de metileno, rgua e trena. I. Utilizando fitas adesivas, fixar a mangueira na parede de modo similar ao que mostra a Fig 2a. II. Utilizando um Becker, inserir gua na mangueira aos poucos (o volume de 100 mL apenas uma estimativa!), at que a altura do nvel da gua seja de cerca de 30 cm (Fig. 2a). Evitar a formao de bolhas de ar. III. Para medida do desnvel, pode ser utilizado rgua, trena ou fita mtrica. IV. Cada aluno do grupo dever soprar o mais forte possvel em uma das extremidades da mangueira. Enquanto isso, os outros colegas do grupo devem medir o desnvel h entre os pontos B e C (Fig 2b). Este procedimento deve ser repetido 5 vezes para cada aluno do grupo, e os valores medidos anotados na Tabela 1. V. Estimar a incerteza da medida de h (a incerteza instrumental geralmente equivale metade da menor diviso da escala do instrumento, mas pode ser maior em alguns casos).

Sopro

B
~1m

A
~ 30 cm

Figura 2a: Mangueira em formato de U preenchido com gua. Observe que o nvel da gua nas duas extremidades encontra-se na mesma linha horizontal, e, portanto pA=pB.

Figura 2b: Soprando constantemente em uma das extremidades, observa-se um desnvel h entre as interfaces gua-ar A e B. Ainda assim, a presso em uma mesma linha horizontal equivalente nas duas extremidades do tubo, isto , pA=pC.

Atividade 2: Determinao da fora de empuxo sobre um cilindro mergulhado em gua e em lcool, e determinao da densidade do lcool Material: painel hidrosttico, dinammetro, cilindro branco e seu recipiente (Fig. 3), 250 mL de gua, 250 mL de lcool, um copo de vidro. I. II. Verifique o zero do dinammetro. Pendure o dinammetro no painel, e pese o conjunto formado pelo cilindro branco e seu recipiente, de acordo com a Figura 3. Se necessrio, ajuste a altura do manpulo para que a base do cilindro branco fique a alguns milmetros acima da mesa. Anote o valor do peso na Tabela 2, e respectiva incerteza (metade da menor diviso da escala de leitura). Encha o copo com gua e mergulhe o cilindro branco. Verifique se o cilindro fica totalmente imerso. Caso contrrio, ajuste a altura do manpulo ou adicione mais gua ao copo. Faa uma nova leitura do peso indicado pelo dinammetro, e anote na Tabela 2 junto com a respectiva incerteza. Esta medida corresponde ao peso aparente do cilindro imerso em gua. Jogue a gua do copo na pia, e encha o copo com lcool. Mergulhe o cilindro branco, verificando novamente se este fica completamente submerso. Faa uma nova leitura do peso indicado pelo dinammetro, e anote na Tabela 2 junto com a respectiva incerteza. Esta medida corresponde ao peso aparente do cilindro imerso em lcool.

III. IV. V. VI.

Figura 3: Detalhe do painel hidrosttico mostrando como fazer a medida do peso do conjunto formado pelo cilindro branco e seu recipiente

3. Anlise de dados
Atividade 1: Determinao da presso causada pelo sopro, utilizando um tubo em U. Escreva equaes para a presso nos pontos A e C em funo da presso atmosfrica (P atm), da presso causada pelo sopro (Psopro), da densidade da gua (), da acelerao da gravidade (g), e da altura h. Sabendo que os pontos A e C possuem a mesma presso, escreva uma equao para determinar Psopro em funo de , g e h.

Utilizando o valor mdio de h para cada aluno, calcule Psopro. Considere = 1,000 g/cm3 e g = 9,8 m/s2. Ateno: converter todas as unidades para o SI! Calcule a incerteza na presso causada pelo sopro, considerando a incerteza total em h. Discuta qual tipo de incerteza mais relevante neste caso, a estatstica ou a instrumental. Discuta como variou Psopro entre os alunos do grupo. Compare os valores obtidos para Psopro com a presso atmosfrica ao nvel do mar (Patm = 101325 Pa). Calcule a porcentagem de Psopro em relao a Patm.

Atividade 2: Determinao da fora de empuxo sobre um cilindro mergulhado em gua e em lcool, e determinao da densidade do lcool Com base nas medidas de peso e peso aparente, calcule a fora de empuxo que atuou sobre o cilindro quando mergulhado em gua (Egua) e em lcool (Elcool). Utilize o mtodo de propagao de incertezas para calcular os erros em Egua e em lcool Elcool. Escreva uma equao para Egua em funo da densidade da gua (gua), da acelerao da gravidade (g), e volume do cilindro imerso no lquido (V). Faa o mesmo para Elcool em funo da densidade do lcool (lcool), da acelerao da gravidade (g), e volume do cilindro imerso no lquido (V). Eliminando g e V das equaes acima, calcule o valor da densidade do lcool, assumindo gua = 1,000 g/cm3. Atravs do mtodo de propagao de incertezas, calcule a incerteza no valor da densidade do lcool considerando os erros em E gua e Elcool. Compare o valor obtido para a densidade do lcool com valores tabelados. Discuta as principais fontes de incerteza na determinao experimental da densidade do lcool.

Apndice exemplo de propagao de incertezas


Se uma grandeza w depende de outras grandezas x, y, z, ..., que por sua vez possuem incertezas (x, y, z, ...), o erro na grandeza w dado em primeira aproximao por: , onde O smbolo indica derivada parcial. Por exemplo, ao calcular , fazemos a derivada de w em relao

a x como se todas as outras variveis (y, z, ...) fossem constantes. Como exemplo, vamos considerar que a grandeza w seja funo de duas variveis x e y, da seguinte forma: . O erro em w pode ser calculado da seguinte forma:

Pois

. Rearranjando a equao acima:

Folha de dados
Atividade 1: Determinao da presso causada pelo sopro, utilizando um tubo em U.
Tabela 1: Desnveis hi medidos para cada aluno; mdia e incertezas de h; presso do sopro e respectiva incerteza.

Aluno#1 Nome do aluno h1 (cm) h2 (cm) h3 (cm) h4 (cm) h5 (cm) (cm) hestatstica hinstrumental htotal Psopro (Pa) Psopro

Aluno#2

Aluno#3

Aluno#4

Aluno#5

Atividade 2: Determinao da fora de empuxo sobre um cilindro mergulhado em gua e em lcool, e determinao da densidade do lcool
Tabela 2: Peso do cilindro e seu recipiente (P) e respectiva incerteza (metade da menor diviso da escala do instrumento); peso aparente com o cilindro completamente imerso em gua (P gua) e respectiva incerteza; peso aparente com o cilindro completamente imerso em lcool (P lcool) e respectiva incerteza; fora de empuxo que atuou sobre o cilindro quando mergulhado em gua (E gua) e em lcool (Elcool) e respectivas incertezas (calculadas por propagao de erros).

P (N)

Pgua (N)

P gua

Plcool (N)

P lcool

Egua (N)

E gua

Elcool (N)

E lcool

También podría gustarte