Está en la página 1de 20

2- Laminao

1- No que Consiste?
A laminao um processo de conformao mecnica pelo qual um lingote de metal forado a passar por entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, com a mesma elocidade! Assim consegue-se a reduo da espessura do metal a cada passe de laminao, que como se c"ama cada passagem do metal pelos cilindros de laminao! Ao passar entre os cilindros, o material sofre deformao pl#stica! $or causa disso, ele tem uma reduo da espessura e um aumento na largura e no comprimento! Como a largura limitada pelo taman"o dos cilindros, o aumento do comprimento sempre maior do que o da largura!

1!1-%so e &antagens
' o processo de transformao mecnica de metais mais utili(ado pois, apresenta alta produti idade e um controle dimensional do produto aca)ado que pode ser )astante preciso!

2- Como pode ser feita*

A laminao pode ser feita a quente ou a frio.

2!1-+tapas*
A reduo ou des)aste inicial dos lingotes em )locos, tarugos ou placas so reali(ados normalmente por laminao a quente! ,epois dessa fase segue-se uma no a etapa de laminao a quente para transformar o produto em c"apas grossas, tiras a quente, ergal"-es, )arras, tu)os, tril"os ou perfis estruturais! A laminao a frio que ocorre ap.s a laminao de tiras a quente produ( tiras a frio de e/celente aca)amento superficial, com )oas propriedades mecnicas e controle dimensional do produto final )astante rigoroso! As ind0strias de transformao de no ferrosos operam com uma di ersidade muito grande de produtos, portanto os equipamentos utili(ados na laminao a quente desses materiais so muito menos especiali(ados do que os empregados na laminao a quente de aos! Os lingotes de materiais no ferrosos so menores e as tenses de escoamento so normalmente mais baixas do que as dos materiais ferrosos, o que permite o uso de laminadores de pequeno porte. Laminadores duos ou trios so normalmente usados para a maioria dos metais no ferrosos na laminao a quente , entretanto, laminadores qu#druos cont1nuos so usados para as ligas de alum1nio!

Material saindo do forno de reaquecimento e ser levado laminao

2.2- Porque Laminar a Quente ?


Ela feita a quente quando o material a ser conformado dif1cil de laminar a frio ou quando necessita de grandes redu-es de espessura! Assim, o ao, quando necessita de grandes redu-es, sempre laminado a quente porque, quando aquecido, sua estrutura cristalina apresenta a configurao C2C que, como 3# foi isto, se presta mel"or 4 laminao! Alm disso, nesse tipo de estrutura, as foras de coeso so menores, o que tam)m facilita a deformao! $or isso a laminao a quente muito usada como uma laminao de des)aste, ou se3a, uma das primeiras opera-es ap.s o lingotamento! Por exemplo: %m lingote que aca)ou de ser produ(ido necessita de grandes redu-es para se c"egar ao produto final, muito pro a elmente ai passar pelo processo de laminao a quente, e em casos como este pode se apro eitar 4 temperatura ele ada que o lingote que aca)ou de ser produ(ido

apresenta, para laminar a quente , e itando assim um no o aquecimento, com isso economi(a-se tempo e din"eiro! As placas so laminadas at c"apas grossas 5material mais espesso6 ou tiras a quente! Na laminao de c"apas grossas utili(am-se laminadores duos ou qu#druos re ers1 eis, sendo este 0ltimo o mais utili(ado! (tipos de laminadores sero vistos adiante) Na laminao de tiras, comumente utili(am laminadores duos ou qu#druos re ers1 eis numa etapa preparadora e um trem cont1nuo de laminadores qu#druos! 7 material, ap.s a laminao ento, )o)inado a quente, decapado e oleado indo a seguir para o mercado ou para a laminao a frio! ,e e-se o)ser ar que, com o lingotamento cont1nuo, produ(em-se placas e tarugos diretamente da m#quina de lingotar, e itando-se uma srie de opera-es de laminao, em especial a laminao des)astadora!

Gaiola de Laminao com material em processo

Laminao (setor com varios laminadores ou seja trem de laminao)

2!8-9ra)al"o a :uente das Ligas de Co)re


,efine-se como tra)al"o a quente a deformao 5el#stica e pl#stica6 reali(ada acima da temperatura de recristali(ao, que eralmente a primeira etapa no pro!esso de fa"ri!a#o de produtos $ "ase de li a de !o"re, por ser o mtodo mais econ;mico de redu(ir grandes espessuras! 7 tra)al"o a quente no resulta em encruamento no co)re ou nas ligas de co)re quando feito o resfriamento at a temperatura am)iente! +ntretanto, ocorrem algumas transforma-es de fase durante o tra)al"o a quente* alguns constituintes sofrem transformao trmica como conseq<=ncia do resfriamento e estas transforma-es podem produ(ir consider# el endurecimento, mas de um modo geral o tra)al"o a quente se diferencia do tra)al"o a frio por no en ol er encruamento! A dificuldade e/perimental de analisar metais em alta temperatura desfa orece o estudo das caracter1sticas do tra)al"o a quente, mas de um modo geral poss1 el di(er que grandes deforma-es podem ser o)tidas com o emprego de menores foras durante o processamento e sem encruamento significati o no metal ou liga! As deformaes que correm durante operaes como laminao a quente e extruso so to complicadas que o projeto de um equipamento para tais operaes mais uma arte do que uma ci!ncia"

2!>-9emperatura de 9ra)al"o a :uente e seus +feitos


+/iste um inter alo limitado de temperaturas no qual o metal ou liga apresenta as mel"ores caracter1sticas para o tra)al"o a quente em um equipamento, dependendo do tipo e processo de fa)ricao empregado! A ta)ela ?!1 mostra os inter alos de temperaturas adequados para a laminao a quente de certas ligas de co)re! &emper Li a % !o"re de atura (' () Co)re eletrol1tico Co)re deso/idado 9om)ac D @C-C 9om)acD 1A Lato ermel"o Lato BA-2A Lato para cartuc"os ?A-8A Fetal de Funt( Lato na al Gron(e fosforoso Gron(e de )ai/o sil1cio Gron(e EA E2 @B,? @?,? @E ?A B1E E?? ?BB E?? ?BB ?BB B?1 ?82 B>8 ?82 BC BA @A@@,@2 @@,@C @C ?A> B?1 ?A> B?1 ?EA B?1 ?EA B?1 ?BB B@@ ?BB B?1 ?82 ini!ial de lamina#o )esist* n!ia $ tra#o (+Pa) 22? 22? 2>B ,lon a mento per!entual em -. mm CA CA >C

@A

2>B

CA

2?E 81A

CA CC

881

CC

8?@ 8?@ 2?E 2?E 8?@

CA >C >C CA EA

de alto B>8 As temperaturas mostradas na ta)ela ?!1 ser em apenas como refer=ncia, 3# que foram o)tidas empiricamente na pr#tica industrial e no possuem car#ter cient1fico, podendo ariar at certo ponto em funo do tipo de equipamento utili(ado e das condi-es operacionais! :uando o co)re e suas ligas so aquecidos em fornos a g#s ou .leo o)t=m-se )oas com)ina-es de temperatura e de controle de atmosfera!

2!C-Caracter1sticas do $rocesso de Laminao a :uente


A maior parte dos produtos laminados a quente processada a partir de placas pesando entre 8AA Dg e 1 ton, apenas uma pequena parte do total laminada a partir de placas pesando at C ton! +/emplos de resumos de procedimentos operacionais de laminao a quente* (o"re !omer!ialmente puro: pla!as fundidas !om /.2 x 0/. x 121 mm2 pesando !er!a de 3-3 4 so redu5idas para !er!a de 670- mm de %em menor do que espessura em /2 passes de lamina#o. #omo a escala de produo das li$as de co%re a dos aos& para superar a limitao de n'mero de diferentes lar$uras de placas torna(se necessria a reali)ao de laminao cru)ada (laminar primeiro em uma direo e em se$uida na direo perpendicular) para o%ter uma maior variao de lar$uras de c*apas laminadas ! Ap.s o 0ltimo passe de laminao as c"apas so decapadas em soluo #cida, la adas em #gua e esco adas, sendo ento ni eladas em uma operao cont1nua, ap.s o que so en iadas para os equipamentos de laminao a frio!

2!E-$orque Laminar a 2rio?


2!E!1 - aplica a metais de f#cil conformao em temperatura am)iente, o que mais econ;mico! ' o caso do co)re, do alum1nio e de algumas de suas ligas!

2!E!2 - feita em metais cu3a resist=ncia 4 deformao maior! Ho passes r#pidos e )randos cu3a finalidade o)ter maior preciso nas dimens-es das c"apas! +m alguns casos, a dure(a e a resist=ncia do material mel"oram 3# que, nesse caso, ele fica IencruadoJ! :uando se necessita de preciso dimensional e ductilidade, a c"apa laminada a frio passa por um tratamento trmico c"amado reco(imento! 2!E!8 ( empre$ada para produ)ir fol*as e tiras com aca%amento superficial e com toler+ncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produ)idas por laminao a quente . Alm disso, o en!ruamento resultante da reduo a frio pode ser apro eitado para dar maior resist=ncia ao produto final! 7s materiais de partida para a produo de tiras de ao laminadas a frio so as )o)inas a quente decapadas! 2!E!> - A laminao a frio de metais no ferrosos pode ser reali)ada a partir de tiras a quente ou& como no caso de certas li$as de co%re& diretamente de peas fundidas" :uando se analisa a possi)ilidade de tra)al"ar a frio um determinado metal ou liga, de e-se le ar em conta os efeitos do tra)al"o a frio em sua dutilidade e resist=ncia mecnica, "a endo uma correlao entre as aria-es de cada propriedade mecnica! +m geral as propriedades diretamente relacionadas com a resist=ncia mecnica, como a dure(a, a resist=ncia 4 trao e a resist=ncia ao escoamento, aumentam com o aumento do grau de deformao a frio, ao passo que diminuem as propriedades diretamente relacionadas com a utilidade, como a reduo em #rea e o alongamento! 9rens de laminadores qu#druos de alta elocidade com tr=s a cinco

cadeiras so utili(ados para a laminao a frio do ao, alum1nio e li as de !o"re! Normalmente esses trens de laminao so conce)idos para terem trao a ante e a r! A laminao cont1nua tem alta capacidade de produo, o que resulta num custo de produo )ai/o! , redu#o total atin ida por lamina#o a frio eralmente varia de -. a 6.%. Quando se esta"ele!e o rau de redu#o em !ada passe ou em

!ada !adeira de lamina#o7 dese8a-se uma distri"ui#o to uniforme quanto poss9vel nos diversos passes sem :aver uma queda a!entuada em rela#o $ redu#o m;xima em !ada passe. <ormalmente7 a por!enta em de redu#o menor feita no =ltimo passe para permitir um mel:or !ontrole do aplainamento7 "itola e a!a"amento superfi!ial.

8-+ncruamento
' o resultado de uma mudana na estrutura do metal, associada a uma deformao permanente dos gros do material, quando este su)metido 4 deformao a frio! 7 encruamento aumenta a dure(a e a resist=ncia mecnica! Hendo a quente ou a frio, a laminao parte dos lingotes que, passando pelos laminadores, pode se transformar em produtos de uso imediato como tril"os, igas e perfis! $ode se transformar tam)m em produtos intermedi#rios que sero usados em outros processos de conformao mecnica!

' o caso de tarugos que passaro por for3amento, e/truso e trefilao e das c"apas que sero estampadas para a fa)ricao de autom. eis, ;ni)us, fog-es, geladeiras, etc!

>-:uanto ao equipamento*

>!1 - Laminador
7 laminador o principal equipamento que reali(a a laminao! No s. de laminadores que a laminao composta! %m setor de laminao organi(ado de tal modo que a produo seriada e os equipamentos so dispostos de acordo com a seq<=ncia de opera-es de produo, na qual os lingotes entram e, ao sa1rem, 3# esto com o formato final dese3ado se3a como produto final, se3a como produto intermedi#rio! As instala-es de uma laminao so compostas por fornos de aquecimento e reaquecimento de lingotes, placas e tarugos, sistemas de roletes para deslocar os produtos, mesas de ele ao e )asculamento, tesouras de corte e, principalmente 7 o laminador!

,rem de laminao (conjunto de varias cadeiras de laminadores)

%m laminador consiste )asicamente de cilindros 5ou rolos6, mancais, uma carcaa c"amada de gaiola ou quadro para fi/ar estas partes e um motor para fornecer pot=ncia aos cilindros e controlar a elocidade de rotao! As foras en ol idas na laminao podem facilmente atingir mil"ares de toneladas, portanto necess#ria uma construo )astante r1gida, alm de motores muito potentes para fornecer a pot=ncia necess#ria! 7 custo, portanto

de uma moderna instalao de laminao da ordem de mil"-es de d.lares e consomem-se muitas "oras de pro3etos uma millJ6! >s !ilindros so as pe#as-!:ave dos laminadores7 porque so eles que apli!am os esfor#os para deformar o metal. Eles podem ser fundidos ou for8ados? so fa"ri!ados em ferro fundido ou a#o espe!ial7 dependendo das !ondi#@es de tra"al:o a que eles so su"metidos. Podem ser lisos7 para a produ#o de pla!as e !:apas7 ou !om !anais7 para a produ#o de perfis. e( que esses requisitos so multiplicados para as sucessi as cadeiras de laminao cont1nua 5Itandem

7s laminadores podem ser montados isoladamente ou em grupos, formando uma seq<=ncia de #rios laminadores em srie! +sse con3unto rece)e o nome de trem de laminao" Kunto a esse con3unto, tra)al"am os equipamentos au/iliares, ou se3a, os empurradores, as mesas transportadoras, as tesouras, as mesas de ele ao, etc!

7s laminadores podem ser classificados quanto ao n0mero de cilindros que eles apresentam! Assim tem-se* 3.2 - Auo - composto de dois cilindros de mesmo dimetro, que giram em sentidos opostos, na mesma elocidade!

3.2 - &rio -tr*s cilindros dispostos uns so)re os outros! :uando o material passa pela primeira e(, ele passa entre o cilindro inferior e mdio! :uando ele retorna, passa pelo cilindro mdio e superior!

3.3 - Qu;druo -apresenta quatro cilindros* dois internos 5de tra)al"o6 e dois e/ternos 5de apoio6!

3.- - Bniversal L apresenta quatro cilindros com)inados* dois "ori(ontais e dois erticais! +le utili(ado para a laminao de tril"os!

3.0 - Cend5imir L Apresenta seis cilindros dos quais dois so de tra)al"o e quatro so de apoio!

A laminao nunca feita de uma s. e(! 7 metal passado di ersas e(es pelo laminador a fim de que o perfil ou a c"apa adquiram ou o formato, ou a espessura adequada para o pr./imo uso! Nessas passagens, tem-se inicialmente a laminao de des)aste, cu3a funo transformar os lingotes de metal em produtos intermedi#rios ou semiaca)ados como )locos, placas e tarugos! +sses produtos passam depois pelos laminadores aca)adores onde so transformados em produtos aca)ados como perfilados, tril"os, c"apas, tiras!

>!1-,etal"amento de um laminador ,%7


A figura 5a6 a)ai/o mostra uma ista esquem#tica de um laminador duo, constitu1do por um quadro, dois cilindros de tra)al"o e os mancais nos quais

giram os cilindros! Neste laminador o cilindro inferior fi/o e o cilindro superior pode mo er-se, durante a operao, atra s de um sistema de parafusos! +ste mo imento tam)m pode ter acionamento "idr#ulico! 7s quadros so constru1dos de ao ou ferro fundido e podem ser do tipo a)erto ou fec"ado! 7 quadro fec"ado constitu1do por uma pea inteiria e os cilindros de em ser colocados ou retirados por um mo imento paralelo ao seu ei/o! A parte superior do quadro a)erto remo 1 el e denomina-se c"apuM neste caso, os cilindros so retirados por um mo imento ertical, ap.s a remoo do c"apu, figura 5)6! 7 quadro fec"ado mais resistente que o a)erto, mas apresenta maiores pro)lemas para troca de cilindros!

(L,+D<,A>) AB> &EPD(>7 !om !ilindro re ul;vel durante a opera#o (a)).

(L,+D<,A>) AB> &FPD(>7 Gista lateral de quadros fe!:ados e a"ertos ("))

Laminador -uo de .erfil

-- Quanto as (ara!ter9sti!as e Aefeitos dos Produtos Laminados:


Cada produto industrial tem caracter1sticas que o diferenciam dos outros! No diferente com relao aos produtos laminados! .or exemplo& as formas desses produtos so muito simples/ %arras& perfis& c*apas" 0eu comprimento sempre muito maior que sua lar$ura e& na maioria dos casos& as espessuras tam% m so redu)idas" 7s produtos laminados so empregados tanto na !onstru#o !ivil 5casas, apartamentos, prdios industriais, pontes, iadutos6, quanto na randes fresadas, ind=stria me!Hni!a7 na usina em para a produ#o em srie de se-es di ersas e c"apas tra)al"adas 5furadas, cortadas,

quantidades de pe#as como parafusos, )rocas, pinos, ei/os, )arras de retificadas6!

+m geral, o formato adequado do produto laminado, pr./imo do produto final usinado, aumenta muito a produti idade dos setores de usinagem! Apesar do grande a ano nos processo de laminao tanto a quente quanto a frio, os produtos laminados ainda apresentam defeitos que, geralmente, originam-se dos defeitos de fa)ricao do pr.prio lingote! Assim, os defeitos mais comuns dos produtos laminados so* I Ga5ios - podem ter origem nos rec"upes ou nos gases retidos durante a solidificao do lingote! +les causam tanto defeitos de superf1cie quanto enfraquecimento da resist=ncia mecnica do produto! I Jotas frias - so respingos de metal que se solidificam nas paredes da lingoteira durante o a(amento! $osteriormente, eles se agregam ao lingote e permanecem no material at o produto aca)ado na forma de defeitos na superf1cie! I &rin!as - aparecem no pr.prio lingote ou durante as opera-es de reduo que acontecem em temperaturas inadequadas! I Ao"ras - so pro enientes de redu-es e/cessi as em que um e/cesso de massa met#lica ultrapassa os limites do canal e sofre recalque no passe seguinte! I Dn!lus@es - so part1culas resultantes da com)inao de elementos presentes na composio qu1mica do lingote, ou do desgaste de refrat#rios e cu3a presena pode tanto fragili(ar o material durante a laminao, quanto causar defeitos na superf1cie! I Ce re a#@es - acontecem pela concentrao de alguns elementos nas partes mais quentes do lingote, as 0ltimas a se solidificarem! +las podem acarretar "eterogeneidades nas propriedades como tam)m fragili(ao e enfraquecimento de se-es dos produtos laminados! Alm disso, o produto pode ficar empenado, retorcido, ou fora de seo, em conseq<=ncia de defici=ncias no equipamento, e nas condi-es de temperatura sem uniformidade ao longo do processo!

0-Quanto ao Produto Kinal e suas ,pli!a#@es:


-efine(se como tira o material laminado com at espessura e at 345 mm de lar$ura" #*apa de espessura e lar$ura superior a 345 mm" 6arra espessura acima de 1&223 mm e lar$ura at mm" 1&223 mm de o material com o

o material com at 1&223 mm 741& 5 mm" 8 placa

material com mais de 1&2223 mm de espessura e lar$ura superior a 741&5

0aida do fio maquina& que depois passara pela trefilao para virar fio

0./-,pli!a#@es
O Cobre e suas ligas encontram aplicaes nos mais diversos setores: construo civil, el trica, automobil!stica, arquitetura, eletro"eletr#nica, mec$nica, ob%etos decorativos, b lica, minerao, construo naval e explorao petrol!fera, entre outras.

0.2-Produto Kinal

También podría gustarte