Está en la página 1de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS ICSA CURSO DE ADMINISTRAO Introduo filosofia (FIL 600)

0) Avaliao parcial / Valor: 40 pontos

Nomes:_______________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________ QUESTO 01 (OBRIGATRIA)- 8 pontos: Observando a citao, as tirinhas abaixo e levando em considerao o que foi dito em sala de aula sobre a filosofia, nas suas linhas ocidentais mais tradicionais, estar ligada busca pelo sentido da existncia, redija um pequeno comentrio sobre o porqu de podermos ligar a atividade racional procura por respostas sobre a vida e a morte. Ou em outras palavras: por que o ser humano o nico animal que questiona sobre o significado de sua existncia?

[...] o filsofo antes de tudo aquele que pensa que, se conhecemos o mundo, compreendendo a ns mesmos e compreendendo os outros, tanto quanto nossa inteligncia o permite, vamos conseguir, pela lucidez e no por uma f cega, vencer nossos medos. (FERRY, Luc. in Aprender a viver: filosofia para os novos tempos)

________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTO 02 (OBRIGATRIA) 8 pontos: A preguia e a covardia so as causas pelas quais uma to grande parte dos homens, depois que a natureza de h muito os libertou de uma direo estranha (naturaliter maiorennes), continuem, no entanto de bom grado menores durante toda vida. So tambm as causas que explicam por que to fcil que os outros se constituam em tutores deles. to cmodo ser menor. (KANT, Immanuel in Resposta pergunta: que esclarecimento?) Descreva qual o projeto de emancipao intelectual o Aufklrung (Esclarecimento) kantiano prope ao homem moderno e explique por que, segundo ele, as pessoas insistem em permanecer na chamada menoridade

________________________________________________________________________________________________________________________________ QUESTO 03 (ELETIVA) - 12 pontos:

A) Como Descartes passa da Dvida hiperblica ao reconhecimento do cogito como ponto arquimediano para a sustentao de toda sua teoria do conhecimento? Descreva o processo que parte da desconfiana dos sentidos, passa pela suposio da existncia de um gnio maligno e chega mxima: penso, logo existo. Enquanto assim rejeitamos tudo o de que possamos duvidar, e que fingimos at ser falso, imaginamos, com facilidade, que no existe Deus, nem cu, nem terra, e que no possumos corpo. No poderamos, contudo, supor do mesmo modo que no existimos, ao tempo em que duvidamos da verdade de todas as coisas: pois, efetivamente, temos tanta repugnncia em imaginar que o que pensa no existe realmente ao mesmo tempo que pensa que, no obstante as mais estapafrdias suposies, no poderamos obstar-nos de crer que esta inferncia EU PENSO, LOGO EXISTO, no seja exata e, consequentemente, a primeira e a mais verdadeira que se apresenta quele que encaminha os seus pensamentos por ordem (DESCARTES, Ren in Princpios da filosofia).

B) A alma para Plato puramente a razo humana, que tem em si a capacidade de conhecer, atravs da rememorao, a verdade que, por sua vez, no est no mundo sensvel, mas em um lugar diferente desse, denominado mundo inteligvel, ou mundo das ideias. Descreva, baseado em uma das trs metforas estudadas em sala de aula e usadas por Plato (a do olho, a da linha ou a da caverna) como o homem pode se libertar dos enganos da sensibilidade e alcanar a inteligibilidade fixa do mundo verdadeiro.

[...] o nosso argumento mostra que o poder e a capacidade de aprender j existem na alma; e que, assim como o olho incapaz de voltar-se das trevas para a luz sem ser acompanhado do corpo inteiro, tambm a faculdade de conhecer s pode apartar-se do mundo das coisas contingentes por meio de um movimento da alma inteira, at que esteja em condies de enfrentar a contemplao do ser, inclusive da parte mais brilhante do ser, que o que chamamos a ideia do bem. [...] enquanto as outras virtudes, chamadas virtudes da alma, parecem assemelhar-se s qualidades do corpo, pois mesmo quando no inatas podem ser implantadas mais tarde pelo hbito e pelo exerccio... a do conhecimento, mais que qualquer outra coisa, contm por certo um elemento divino que jamais perde o seu poder e que, conforme a direo para que se volte, pode revelar-se til e vantajoso ou, pelo contrrio, intil e nocivo. (PLATO in A Repblica). ________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTO 04 (ELETIVA) 12 pontos: A) Como, de certa maneira, podemos dizer que o criticismo kantiano resolveu a problemtica da verdade disputada entre os racionalistas e os empiristas em relao ao processo de conhecimento na idade moderna?? Que todo o nosso conhecimento comea com a experincia, no h dvida alguma, pois, do contrrio, por meio do que a faculdade de conhecimento deveria ser despertada para o exerccio seno atravs de objetos que tocam nossos sentidos e em arte produzem por si prprios representaes, em parte pem em movimento a atividade do nosso entendimento para compar-las, conect-las ou separ-las e, desse modo, assimilar a matria bruta das impresses sensveis a um conhecimento dos objetos que se chama experincia? Segundo o tempo, portanto, nenhum conhecimento em ns precede a experincia, e todo ele comea com ela. Mas embora todo o nosso conhecimento comece com a experincia, nem por isso todo ele se origina justamente da experincia. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experincia seja um composto daquilo que recebemos por impresses e daquilo que a nossa prpria faculdade de conhecimento (apenas provocada por impresses sensveis) fornece de si mesma, cujo aditamento no distinguimos daquela matria-prima antes que um longo exerccio nos tenha tornado atentos a ele e nos tenha tornado aptos sua abstrao. (KANT, 1987, p. 1. Grifo no original)

B) Inspirado na mxima a verdade a adequao da mente coisa, Toms de Aquino cristianizou a teoria do conhecimento grega colocando em Deus a verdade original e originria do mundo dos entes. Levando isso em considerao responda como, no processo de conhecimento, o ser humano pode reconhecer a verdade de Deus nas coisas do mundo que o cerca. A verdade de qualquer coisa a propriedade de seu ser que lhe foi assinalado; porm, quanto a sua adequao ao intelecto humano, uma coisa diz-se verdadeira enquanto capaz de dar de si uma verdadeira estimativa, como pelo contrrio dizem-se falsas aquelas coisas capazes de parecer o que no so ou como no so, como se diz em V Metaph. [29]. [...] Portanto, a verdade est primeira e propriamente no intelecto divino; prpria mas secundariamente no intelecto humano; nas coisas, todavia, imprpria e secundariamente, porquanto se encontra somente por relao a uma das duas verdades. Porquanto a verdade do intelecto divino uma apenas, mas derivam no intelecto humano muitas verdades, como de um nico semblante do homem resultam muitos smiles no espelho [...] As verdades ento que esto nas coisas so mltiplas como as entidades das coisas. A verdade pois que se diz das coisas em comparao com o intelecto humano de certo modo acidental s prprias coisas: supondo que o intelecto humano de certo modo acidental s prprias coisas: supondo que o intelecto humano no existisse nem pudesse existir, as coisas permaneceriam em sua essncia; entretanto, a verdade que delas se diz em comparao com o intelecto divino acompanha-as inseparavelmente, posto que estas s podem existir pelo intelecto divino que as produz no ser. Ademais, a verdade mais inere coisa em comparao com o intelecto divino do que com o humano, posto que com o intelecto divino compara-se como a sua causa, com o humano, porm de certo modo, como a seu efeito enquanto o intelecto humano recebe a cincia das coisas: assim pois uma certa coisa diz-se verdadeira primeiro em relao verdade do intelecto divino, depois em relao verdade do intelecto humano. Se pois se considera a verdade propriamente dita, segundo a qual todas as coisas so principalmente verdadeiras, ento todas as coisas so verdadeiras por uma nica verdade, a saber, a do intelecto divino [...]. As coisas se dizem verdadeiras pela verdade que est no intelecto divino ou no intelecto humano [...]. (TOMS DE AQUINO in Sobre verdade)

También podría gustarte