Está en la página 1de 2

Filosofia Francisca Rodrigues n9 108

Introduo Na disciplina de filosofia foi-nos proposta a realizao de um trabalho que abordasse um dos temas dados nas aulas. Dentro dos temas propostos eu escolhi O objeto e mtodo da filosofia. O objeto e mtodo da filosofia A filosofia, como todas as reas, tm um objeto de estudo e o seu prprio mtodo. Hoje, a filosofia pode ser entendida como uma atitude intelectual que, atravs da reflexo crtica e problemtica, procura fundamentar e justificar o conhecimento. O objeto de estudo da filosofia ainda no pde ser definido por completo, so muito variados os temas e questes com que se depara, a prpria filosofia ainda no tem um significado definido. O filsofo questiona as mais diversas coisas, temas que as pessoas comuns no achavam necessrio questionar. O objeto da filosofia vago simultaneamente um propsito : saber o que o mundo e como devo conduzir-me nele. A histria da filosofia defende que todo e qualquer tema susceptvel a uma abordagem filosfica. Assim, genericamente, podemos dizer que o objeto da filosofia a totalidade do real. Relativamente ao mtodo filosfico resume-se na capacidade de interpretar e refletir do Homem que o leva abstrao, sendo esta a sntese do que essencial e comum. Ao contrrio da cincia e da matemtica, a filosofia no recorre experimentao ou observao dos fenmenos e no possui qualquer meio de prova que justifique ou demonstre o resultado da sua ao. A filosofia visa, atravs da argumentao, aprofundar e questionar os diversos problemas e fenmenos que ocorrem com o ser humano. Generalizado, as questes estudadas em filosofia so discutidas atravs de mtodos dialcticos de argumentao e contra-argumentao. a filosofia destaca e privilegia a argumentao lgica, em linguagem natural ou em linguagem simblica, como a ferramenta por excelncia da apresentao e discusso de teorias filosficas. A meu crer a filosofia aborda os mais diversos temas com que o ser humano se depara, desde assuntos acerca da vida do quotidiano, at assuntos relacionados com a cincia e com a arte. Genericamente a filosofia baseia-se na interpretao de problemas e questes e consecutivamente da procura e fundamentao da sua resposta atravs da argumentao, ou seja atravs de um discurso cuidado que defenda o seu ponto de vista, a sua concluso.

Filosofia Francisca Rodrigues n9 108

Concluso Com este trabalho pude concluir que como todas as outras reas a filosofia tm o seu prprio objeto e mtodo de estudo, diferenciando se pelo facto do mtodo se basear na interpretao, critica e argumentao dos mais diversificados assuntos, desde as cincias, as artes, a religio , e at fenmenos do dia-a-dia, ao contrrio das outras reas que recorrem experimentao e observao e que tm um objeto de estudo bem definido e especifico. Este pequeno trabalho foi-me muito til na compreenso deste assunto abordado na aula.

Bibliografia / Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia http://ideias-em-movimento.blogs.sapo.pt/1072.html http://filosofiavivapro.blogs.sapo.pt/938.html Essencial. Filosofia 10ano Amndio Fontoura e Mafalda Afonso

También podría gustarte