Está en la página 1de 57

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

APRESENTAO
Caros concursandos de todo Brasil, sejam bem vindos! com grande felicidade que inicio mais este curso aqui no Ponto, com foco total no edital do concurso para Analista Judicirio do TRF da 2 Regio. Antes de tudo, para que me conheam um pouco melhor, farei minha apresentao. Meu nome Pedro Ivo, sou servidor pblico h 12 anos e, atualmente, exero o cargo de Auditor-Fiscal Tributrio no Municpio de So Paulo (ISS-SP). Iniciei meus trabalhos no servio pblico atuando na Administrao Federal, na qual, durante alguns anos, permaneci como Oficial da Marinha do Brasil. Por opo, comecei a estudar para a rea fiscal e, concomitantemente, fui aprendendo o que o verdadeiro esprito de concurseiro, qualidade que logo percebi ser to necessria para alcanar meu objetivo. Atualmente, aps a aprovao no cargo almejado, ministro aulas em diversos cursos do Rio de Janeiro e de So Paulo, sou ps-graduado em Auditoria Tributria, ps-graduado em Processo Penal e Direito Penal Especial e autor dos livros Direito Penal Questes comentadas da FCC, Direito Processual Penal Resumo dos tpicos mais importantes para concursos pblicos e 1001 Questes Comentadas Direito Penal CESPE, todos publicados pela Editora Mtodo. Agora que j me conhecem um pouco, posso, com certa tranquilidade, comear a falar de nosso curso. Em primeiro lugar importante que desde j firmemos uma parceria em busca dos 100% de acertos em sua PROVA. Digo isto porque espero, nas prximas semanas, poder estar conversando com vocs sobre o Direito Penal em suas casas, no trabalho, no metr, no nibus, enfim, em qualquer lugar em que vocs estiverem lendo as aulas. Trata-se efetivamente de uma conversa, sem formalismos desnecessrios e objetivando o maior grau de assimilao possvel. Nosso curso ser no mtodo QP, ou seja, Quase-Presencial. Mas professor... Eu nunca ouvi falar neste tal de QP, o que isso?

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

o mtodo atravs do qual eu apenas no estarei fisicamente na sua frente, mas buscarei com que se sintam em uma sala de aula, aprendendo a matria atravs de uma linguagem clara e objetiva, voltada para a sua aprovao. O curso ser composto das seguintes aulas:
.

AULA 01

APLICABILIDADE DA LEI PENAL

AULA 02

IMPUTABILIDADE PENAL / CONCURSOS DE PESSOAS / EXTINO DA PUNIBILIDADE

AULA 03

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA PARTE 01 Dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral; DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA PARTE 02 Dos crimes praticados por particular contra a administrao em geral; dos crimes contra a administrao da justia DOS CRIMES CONTRA A F PBLICA CRIMES CONTRA A HONRA. CRIMES HEDIONDOS. ABUSO DE AUTORIDADE. CRIMES AMBIENTAIS.

AULA 04

AULA 05 CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA. CRIMES CONTRA A ORDEM ECONMICA. DAS PENAS: ESPCIES DE PENA. APLICAO DA PENA. MEDIDAS DE SEGURANA.

Para finalizar essa nossa primeira conversa, lembro que todas as dvidas podero ser sanadas no frum e que qualquer crtica ou sugesto poder ser enviada para pedro@pontodosconcursos.com.br. Bom, agora que j estamos devidamente apresentados e voc j sabe como ser o nosso curso, vamos comear a subir mais um importante degrau rumo aprovao!!! Bons estudos!!!
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

AULA 01 APLICABILIDADE DA LEI PENAL


Futuros(as) Aprovados(as),

Hoje trataremos de um tema importantssimo que questo presente em praticamente todas as PROVAS de Direito Penal. Estudaremos como a lei penal aplicada e verificaremos como a FCC costuma exigir o assunto em prova.

Dito isto, MOTIVAO TOTAL, pois vamos comear!

Bons estudos!!!

***************************************************************

1.1 LEI PENAL


1.1.1 CONCEITO A lei penal a fonte formal imediata do Direito Penal e classificada pela doutrina majoritria em incriminadora e no incriminadora. Dizemos incriminadoras aquelas que criam crimes e cominam penas como, por exemplo: Art. 121. Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Sua estrutura apresenta dois preceitos, um primrio (que expe a conduta) e um secundrio (que determina a pena):

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Diferentemente, as leis penais no incriminadoras so as que no criam delitos e nem cominam penas, e subdividem-se em (citarei s o que importa para sua PROVA): PERMISSIVAS Autorizam a prtica de condutas tpicas. Exemplo: Art. 23 do CP. Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. EXCULPANTES Estabelecem a no culpabilidade do agente ou caracteriza a impunidade de algum crime. Observe: Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. [...] 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. INTERPRETATIVAS Explicam determinado conceito, tornando clara a sua aplicabilidade. o caso do artigo 327 do CP, que explica o conceito de funcionrio pblico para fins penais: Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Resumindo:

INCRIMINADORA

PRECEITO PRIMRIO + PRECEITO SECUNDRIO

LEI PENAL

PERMISSIVA NO INCRIMINADORA EXCULPANTE INTERPRETATIVA

1.1.2 INTERPRETAO DA LEI PENAL A palavra interpretao no pertence exclusivamente aos estudiosos do direito. Ao contrrio, empregada com freqncia nos mltiplos ramos do conhecimento e na prpria vida comum. H sempre algum que traduz o pensamento de seus pares, de seus companheiros. E os homens parecem gostar da interpretao, porque mexe com o raciocnio, quebra a monotonia, empolga. fcil, pois, compreender que o significado trivial do termo no sofreria radicais transformaes no campo do direito. Interpretar explicar, precisar, revelar o sentido. E outra coisa no se faz ao se interpretar um preceito legal como medida indiscutivelmente til e necessria. Quando pegamos um livro de Direito Penal, verificamos que existem diversas formas de interpretao das leis penais, tais como: autntica, judicial, doutrinria, gramatical etc. Para a sua PROVA, no necessrio o conhecimento das formas interpretativas, mas ser imprescindvel que voc saiba o conceito e as caractersticas da ANALOGIA que, embora no seja uma forma interpretativa, funciona integrando a lei penal. Sendo assim, vamos estud-la: 1.1.2.1 ANALOGIA
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

A analogia jurdica consiste em aplicar a um caso no previsto pelo legislador a norma que rege caso anlogo, semelhante. Por exemplo, a aplicao de dispositivo referente empresa jornalstica a uma firma dedicada edio de livros e revistas. A analogia no diz respeito interpretao jurdica propriamente dita, mas integrao da lei, pois sua finalidade justamente SUPRIR LACUNAS DESTA. A analogia se apresenta nas seguintes espcies: Analogia in malam partem aquela em que se supre a lacuna legal com algum dispositivo prejudicial ao ru. Isto no possvel no nosso ordenamento jurdico e desta forma j se pronunciou o STJ e o STF. Observe:

STJ - REsp 956.876/RS - 2007/0124539-5 No cabe ao Julgador aplicar uma norma, por assemelhao, em substituio a outra validamente existente, simplesmente por entender que o legislador deveria ter regulado a situao de forma diversa da que adotou; no se pode, por analogia, criar sano que o sistema legal no haja determinado, sob pena de violao do princpio da reserva legal.

STF - INQURITO: Inq 1145 PB 19.12.2006 No possvel abranger como criminosas condutas que no tenham pertinncia em relao conformao estrita do enunciado penal. No se pode pretender a aplicao da analogia para abarcar hiptese no mencionada no dispositivo legal (analogia in malam partem). Deve-se adotar o fundamento constitucional do princpio da legalidade na esfera penal. Por mais reprovvel que seja a lamentvel prtica da "cola eletrnica", a persecuo penal no pode ser legitimamente instaurada sem o atendimento mnimo dos direitos e garantias constitucionais vigentes em nosso Estado Democrtico de Direito.

Analogia in bonam partem Neste caso, aplica-se ao caso omisso uma norma favorvel ao ru. Este tipo de analogia aceito em nosso ordenamento jurdico e desta forma j se posicionou o STF em diversos julgados. Observe:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

HC/97676 - HABEAS CORPUS 03/08/2009 Assim, perfeitamente aplicvel a analogia in bonam partem, a fim de extinguir a punibilidade do ru, garantindo-se a aplicao do princpio da isonomia, pois defeso ao julgador conferir tratamento diverso a situaes equivalentes.

1.2 LEI PENAL NO TEMPO


A lei penal, assim como qualquer outro dispositivo legal, passa por um processo legislativo, ingressa no nosso ordenamento jurdico e vigora at a sua revogao, que nada mais do que a retirada da vigncia de uma lei. Entretanto, mais propriamente na esfera do Direito Penal, temos diversas situaes em que a revogao de uma lei instaura uma situao de claro conflito que, obviamente, precisa ser sanado. Antes de verificarmos estes conflitos importante, mas MUITO IMPORTANTE MESMO, que tenhamos em mente que a regra geral no Direito Penal a da prevalncia da lei que se encontrava em vigor quando da prtica do fato, ou seja, aplica-se a LEI VIGENTE quando da prtica da conduta Princpio do TEMPUS REGIT ACTUM Sendo assim, devemos sempre lembrar que:

REGRA GERAL: A LEI PENAL INCIDE SOBRE FATOS OCORRIDOS DURANTE A SUA VIGNCIA (TEMPUS REGIT ACTUM). TEMPUS REGIT ACTUM: O NOME DO PRINCPIO QUE REGE A APLICAO DA LEI PENAL NO TEMPO. ENUNCIADO: A LEI PENAL INCIDE SOBRE FATOS OCORRIDOS DURANTE A SUA VIGNCIA.

Mas professooor... Eu escuto falar tanto em retroagir para beneficiar o ru... No esta a regra geral???
A resposta NEGATIVA e na pergunta acima temos uma das vrias excees que, a partir de agora, vamos tratar:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.2.1 NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA Novatio legis incriminadora ocorre quando um indiferente penal (conduta considerada lcita frente legislao penal) passa a ser considerado crime pela lei posterior. Neste caso, a lei que incrimina novos fatos IR RRET TROAT TIVA A, uma vez que prejudica o sujeito. Para exemplificar, imaginemos que criada uma lei para criminalizar o fato de concurseiros ficarem vendo o BBB 12 ao invs de estudar para a PROVA. Essa lei vai poder atingir a minha poca de estudos para concursos? Claro que no, pois, com base na Constituio Federal, no retroagir. Art. 5 [...] XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; 1.2.2 LEI PENAL MAIS GRAVE LEX GRAVIOR Aqui no temos a tipificao de uma conduta antes descriminalizada, mas sim a aplicao de tratamento mais rigoroso a um fato j constante como delito. Para esta situao tambm no h que se falar em retroatividade, pois, conforme j tratamos:
SE A NOVA LEI FOR MAIS GRAVE TER APLICAO APENAS A FATOS POSTERIORES SUA ENTRADA EM VIGOR. JAMAIS RETROAGIR, CONFORME DETERMINAO CONSTITUCIONAL.

1.2.3 ABOLITIO CRIMINIS O instituto da abolitio criminis ocorre quando uma lei nova trata como lcito fato anteriormente tido como criminoso, ou melhor, quando a lei nova descriminaliza fato que era considerado infrao penal. Encontra embasamento no artigo 2 do Cdigo Penal, que dispe da seguinte forma: Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

No se confunde a descriminalizao com a despenalizao, haja vista a primeira delas (descriminalizao) retirar o carter ilcito do fato, enquanto que a outra o conjunto de medidas que visam eliminar ou suavizar a pena de priso. Assim, na despenalizao a conduta ainda considerada um crime. Segundo os princpios que regem a lei penal no tempo, a lei abolicionista NORMA A PE ENAL L RE ETROA ATIV VA, atingindo fatos pretritos, ainda que acobertados pelo manto da coisa julgada. Isto porque o respeito coisa julgada uma garantia do cidado em face do Estado. Logo, a lei posterior s no pode retroagir se for prejudicial ao ru.

DICIONRIO DO CONCURSEIRO Coisa julgada a qualidade conferida sentena judicial contra a qual no cabem mais recursos, tornando-a imutvel e indiscutvel.

Entende a maioria da doutrina, inclusive o Supremo Tribunal Federal, que perfeitamente possvel abolitio criminis por meio de medida provisria. Cite-se como exemplo o seguinte julgado do STF:
STF - AI 680.361/SC - DJ 9.03.2010 Medida provisria: sua inadmissibilidade em matria penal - extrada pela doutrina consensual - da interpretao sistemtica da Constituio -, no compreende a de normas penais benficas, assim, as que abolem crimes ou lhes restringem o alcance, extingam ou abrandem penas ou ampliam os casos de iseno de pena ou de extino de punibilidade.

Para finalizar, exemplo claro de abolitio criminis em nosso ordenamento jurdico foi o que aconteceu com o adultrio, que desde 2005 no mais considerado crime. 1.2.4 LEI PENAL MAIS BENFICA Imaginemos que Tcio cometeu um delito. Meses depois, aps sua condenao transitada em julgado, a lei penal modificada, tornando-se mais benfica. Para este caso, ela retroagir? Para obter a resposta voc deve verificar o pargrafo nico do artigo 2 do Cdigo Penal, que dispe:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 2[...] Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Para ficar bem claro, vamos aplicar o regramento legal em um caso prtico: Em 2006 tivemos o advento da lei n. 11.343, conhecida como Lei de Drogas. At ento, caso determinado indivduo fosse encontrado com drogas, mesmo para consumo prprio, estaria cometendo um crime e poderia, inclusive, ser preso. A nova lei veio despenalizar a conduta, ou seja, hoje, se um indivduo estiver com drogas para consumo pessoal, no pode ser preso. O que fazer ento com aqueles que haviam sido presos? Exatamente isso, ou seja... Abrir as portas para todos eles!!!
A RETROATIVIDADE AUTOMTICA, DISPENSA CLUSULA EXPRESSA E ALCANA INCLUSIVE OS FATOS DEFINITIVAMENTE JULGADOS!

Ateno, agora, para um importante detalhe: Tratamos que a lei mais favorvel RETROATIVA. Sendo assim, somente podemos falar em RETROATIVIDADE quando lei posterior for mais benfica ao agente, em comparao quela que estava em vigor quando o crime foi praticado. Observe:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Mas imaginemos que Mvio comete um delito sob a gide de uma LEI A. Meses depois uma LEI B revoga a LEI A, trazendo regras mais gravosas ao crime cometido por Mvio. O que fazer neste caso? Para esta situao, em que um delito praticado durante a vigncia de uma lei que posteriormente revogada por outra prejudicial ao agente, ocorrer a ULTRATIVIDADE da lei. Quando se diz que uma lei penal dotada de ultratividade, quer-se afirmar que ela, apesar de no mais vigente, continua a vincular os fatos anteriores sua sada do sistema.

Do exposto, podemos resumir:

RETROATIVIDADE Fenmeno jurdico em que se aplica uma norma a fato ocorrido antes do incio da vigncia da nova lei.

ULTRATIVIDADE Fenmeno jurdico pelo qual h a aplicao da norma aps a sua revogao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.3 APLICABILIDADE DA LEI PENAL


1.3.1 LEI PENAL TEMPORRIA E LEI PENAL EXCEPCIONAL Caro (a) aluno (a), vimos at agora que a lei penal retroage para beneficiar o ru. Mas imagine a seguinte situao: uma lei editada atribuindo penalizao de recluso de 5 a 8 anos para os indivduos que gastem uma quantidade de gua superior a 300 litros por ms durante certo perodo de racionamento. Esta lei entra em vigor em 01 de janeiro de 2010 e termina em 31 de dezembro do mesmo ano. Tcio, no ms de outubro do supracitado ano, durante a vigncia da lei, gasta 500 litros de gua e tal fato s descoberto no dia 29 de dezembro, ou seja, dois dias antes da retirada da lei de nosso ordenamento jurdico. Pergunto: Para este caso, dar tempo de ele ser condenado? Caso seja condenado, podemos dizer que no dia 1 de janeiro teremos a abolitio criminis? Para responder a estas perguntas e evitar situaes absurdas que tirariam o sentido de determinadas leis, dispe o Cdigo Penal da seguinte forma: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

LEIS TEMPORRIAS SO AQUELAS QUE TRAZEM EM SEU TEXTO O TEMPO DETERMINADO DE SUA VALIDADE. POR EXEMPLO, A LEI TER VALIDADE AT 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - UM PERODO CERTO. LEIS EXCEPCIONAIS SO AS QUE TM SUA EFICCIA VINCULADA A UM ACONTECIMENTO DO MUNDO FTICO, COMO, POR EXEMPLO, UMA GUERRA. NELSON HUNGRIA CITA A LEI QUE ORDENAVA QUE, EM TEMPO DE GUERRA, TODAS AS PORTAS DEVERIAM SER PINTADAS DE PRETO, OU SEJA, A GUERRA UM PERODO INDETERMINADO, MAS, DURANTE O SEU TEMPO, CONSTITUA CRIME DEIXAR DE PINTAR A PORTA. AO TRMINO DA GUERRA, A LEI PERDERIA EFICCIA.

As leis excepcionais e temporrias so auto-revogveis, ou seja, no h necessidade da edio de outra lei para retir-las do ordenamento jurdico. suficiente para tal o decurso do prazo ou mesmo o trmino de determinada situao.
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Para que sua aplicabilidade seja plena, o legislador percebeu ser necessria a manuteno de seus efeitos punitivos aps sua vigncia aos que afrontaram a norma quando vigorava. Desta forma, podemos afirmar que as LEIS EXCEPCIONAIS E TEMPORRIAS POSSUEM ULTRATIVIDADE, pois, conforme exposto, aplicam-se sempre ao fato praticado durante sua vigncia. O fundamento da ultratividade claro e a explicao est prevista na Exposio de Motivos do Cdigo Penal, nos seguintes termos: especialmente decidida a hiptese da lei excepcional ou temporria, reconhecendo-se a sua ultra-atividade. Esta ressalva visa impedir que, tratando-se de leis previamente limitadas no tempo, possam ser frustradas as suas sanes por expedientes astuciosos no sentido do retardamento dos processos penais. Esquematizando:

INCIO DA VIGNCIA

ATO CONTRRIO LEI

TRMINO DA VIGNCIA

LEI TEMPORRIA PERODO DE VIGNCIA DEFINIDO LEI EXCEPCIONAL SITUAO DE ANORMALIDADE

1.3.2 LEIS PENAIS EM BRANCO Para tratarmos deste tema, antes de tudo, cabe um importante questionamento: O que uma lei penal em branco?. Vamos entender: Normas penais em branco so disposies cuja sano determinada, permanecendo indeterminado o seu contedo; sua exequibilidade depende do complemento de outras normas jurdicas ou da futura expedio de certos atos administrativos; classificam-se em:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

A) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO LATO So aquelas em que o complemento determinado pela mesma fonte formal da norma incriminadora, ou seja, o complemento tem a mesma natureza jurdica e provm do mesmo rgo que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Observe o art. 169, pargrafo nico, I, do Cdigo Penal: Art. 169 - Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre: I - quem acha tesouro em prdio alheio e se apropria, no todo ou em parte, da quota a que tem direito o proprietrio do prdio; (grifei). Mas o que tesouro? Para a correta complementao do art. 169, pargrafo nico, I, do CP (norma penal em branco), devemos recorrer ao Cdigo Civil que em seu art. 1264 leciona que tesouro : Art. 1.264. O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria [...]. Neste exemplo, temos uma LEI, editada complementando norma de mesma especificao. pelo LEGISLATIVO,

B) NORMAS PENAIS EM BRANCO EM SENTIDO ESTRITO So aquelas cujo complemento est contido em norma procedente de outra instncia legislativa, ou seja, o complemento tem natureza jurdica diversa e emana de rgo distinto daquele que elaborou a lei penal incriminadora. Exemplo: Um exemplo claro so os delitos relacionados com drogas (Lei n 11.343/2006). Pergunto: quais so as drogas que se estiverem na mochila de um indivduo so passveis de caracterizao de crime? Para responder a esta pergunta, ser necessrio consultar a portaria SVS/MS 344/1998, editada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. L esto dispostas as drogas proibidas em nosso pas. Neste caso, temos uma portaria do executivo complementando lei editada pelo legislativo. Por fim, observe o elucidativo julgado do STJ:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

STJ, HC 98113/MS, DJ 15.06.2009 O art. 1, I, da Lei 8.176/91, ao proibir o comrcio de combustveis em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei, norma penal em branco em sentido estrito, porque no exige a complementao mediante lei formal, podendo s-lo por normas administrativas infralegais, estas sim, estabelecidas "na forma da lei".

OBSERVAO Alguns autores referem-se chamada lei penal em branco inversa ou ao avesso. Trata-se de situao em que o preceito primrio completo, mas o secundrio necessita de complementao. Neste caso, o complemento s pode ocorrer por lei sob pena de afronta ao princpio da reserva legal. Trata-se de uma situao bem particular e sem grande importncia para sua PROVA.

Bom, agora que voc j sabe o que uma norma penal em branco, podemos passar a um ponto que muito discutido na doutrina. Imagine que Tcio comete um delito cuja tipificao se enquadra no conceito de norma penal em branco. Pergunto: Uma vez alterado o complemento da lei penal em branco, posteriormente realizao da conduta criminosa e beneficiando o ru, deve operar-se a retroatividade? Seria o caso, por exemplo, do indivduo que preso por estar com drogas e, dois meses depois, a substncia, at ento proibida, retirada da portaria da ANS. Sem entrar em divergncias, vou tratar do que voc deve saber para a sua PROVA, ok? O entendimento majoritrio o de que DEVE HAVER A RETROAO DA LEI PENAL EM BRANCO, tal qual ocorre com as demais normas. Cabe, entretanto, ressaltar que quando o complemento se inserir em um contexto de excepcionalidade, a sua modificao, ainda que benfica ao ru, no pode retroagir. Trata-se, simplesmente, da aplicao do disposto no art. 3 do Cdigo Penal que, como vimos, garante a ultratividade das leis penais excepcionais. Observe o pronunciamento do STF sobre o tema:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

STF, HC 73.168-6/SP Em princpio, o artigo 3 do Cdigo Penal se aplica a norma penal em branco, na hiptese de o ato normativo que a integra ser revogado ou substitudo por outro mais benfico ao infrator, no se dando, portanto, a retroatividade. - Essa aplicao s no se faz quando a norma, que complementa o preceito penal em branco, importa real modificao da figura abstrata nele prevista ou se assenta em motivo permanente, insusceptvel de modificar-se por circunstancias temporrias ou excepcionais, como sucede quando do elenco de doenas contagiosas se retira uma por se haver demonstrado que no tem ela tal caracterstica.

1.4 CONFLITO APARENTE DE LEIS


Segundo o autor Cssio Juvenal Faria em seu estudo: "Ocorre o conflito aparente de normas penais quando o mesmo fato se amolda a duas ou mais normas incriminadoras. A conduta, nica, parece subsumir-se em diversas normas penais. Ou seja, h uma unidade de fato e uma pluralidade de normas contemporneas identificando aquele fato como criminoso." Resumindo, o conflito aparente de leis penais ocorre quando a um s fato, aparentemente, duas ou mais leis so aplicveis, ou seja, o fato nico, no entanto, existe uma pluralidade de normas a ele aplicveis. Como diz a prpria expresso, o conflito aparente, pois se resolve com a correta interpretao da lei. Para Nlson Hungria: No admissvel que duas ou mais leis penais ou dois ou mais dispositivos da mesma lei penal se disputem, com igual autoridade, exclusiva aplicao ao mesmo fato. Para evitar a perplexidade ou a intolervel soluo pelo bis in idem, o direito penal (como o direito em geral) dispe de regras, explcitas ou implcitas, que previnem a possibilidade de competio em seu seio. A doutrina, regra geral, indica 04 princpios a serem aplicados a fim de solucionar o conflito aparente de leis penais, so eles:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1. SUBSIDIARIEDADE; 2. ESPECIALIDADE; 3. CONSUNO; 4. ALTERNATIVIDADE O conhecimento destes 04 princpios importante para a sua PROVA e, para lembr-los, observe que juntos formam a palavra SECA!!!

Vamos conhec-los: 1.4.1 PRINCPIO DA ESPECIALIDADE Estabelece que a lei especial prevalece sobre a geral. Considera-se lei especial aquela que contm todos os requisitos da lei geral e mais alguns chamados especializantes. Exemplo: O crime de infanticdio, previsto no artigo 123 do Cdigo Penal, tem um ncleo idntico ao do crime de homicdio, tipificado pelo artigo 121, qual seja, matar algum. Torna-se figura especial, ao exigir elementos diferenciadores: A autora deve ser a me e a vtima deve ser o prprio filho, nascente ou neonato, cometendo-se o delito durante o parto ou logo aps, sob influncia do estado puerperal.

ELEMENTOS COMUNS Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.4.2 PRINCPIO DA SUBSIDIARIEDADE Subdivide-se em expresso e tcito. Ocorre a subsidiariedade expressa, quando a prpria norma reconhecer seu carter subsidirio, admitindo incidir somente se no ficar caracterizado o fato de maior gravidade. Como exemplo, compete citar o crime de perigo para a vida ou sade de outrem (art. 132, CP): "Art. 132. Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, se o fato no constituir crime mais grave". (grifei) Como se retira do preceito secundrio do artigo transcrito, somente "se o fato no constituir crime mais grave" que a pena relativa ao delito descrito no art. 132 ser aplicada ao agente. No caso da subsidiariedade tcita a norma nada diz, mas, diante do caso concreto, verifica-se seu carter secundrio. Exemplo claro o do crime de roubo em que a vtima, mediante emprego de violncia, constrangida a entregar a sua bolsa ao agente. Aparentemente, incidem o tipo definidor do roubo (norma primria) e o do constrangimento ilegal (norma subsidiria), sendo que o constrangimento ilegal, no caso, foi apenas uma fase do roubo, alm do fato de este ser mais grave. 1.4.3 PRINCPIO DA CONSUNO Conhecido tambm como PRINCPIO DA ABSORO, um princpio aplicvel nos casos em que h uma sucesso de condutas com existncia de um nexo de dependncia. De acordo com tal princpio, o crime mais grave absorve o crime menos grave. Ao contrrio do que ocorre no princpio da especialidade, aqui no se reclama a comparao abstrata entre as leis penais. Comparam-se os fatos, inferindo-se que o mais grave consome os demais, sobrando apenas a lei penal que o disciplina. Mas como assim? Para uma melhor compreenso, pensemos, por exemplo, no crime de furto qualificado (art. 155, 4, do Cdigo Penal). Veja:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: [...] Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. Simplesmente olhando para o tipo penal, no posso dizer que ele sofre consuno, pois que dele, em si, nada posso aferir quanto a sua correspondncia ntima com outro crime. Assim, o que importa para sua PROVA que ABSTRATAMENTE IMPOSSVEL SABER SE UM CRIME , OU NO, CONSUNTIVO. No entanto, se digo que o agente Tcio, com o intuito de furtar bens de uma residncia, escala o muro que a cerca e, utilizando-se de chave falsa, abrelhe a porta e penetra em seu interior, subtraindo-lhe os bens e fugindo logo em seguida, posso, com toda a certeza, afirmar que o princpio da consuno se faz presente. Neste caso, o furto qualificado pela escalada e pelo emprego de chave falsa (art. 155, 4, II, 3 figura, e III, do Cdigo Penal) ABSORVE a violao de domiclio qualificada (art. 150, 1, 1 figura, do Cdigo Penal), que lhe serviu de meio necessrio. 1.4.4 PRINCPIO DA ALTERNATIVIDADE Ocorre quando uma norma jurdica prev diversas condutas, alternativamente, como modalidades de uma mesma infrao. Para estes casos, mesmo que o infrator cometa mais de uma dessas condutas alternativas, isto , se, acaso, violar mais de um dever jurdico, ser apenado somente uma vez. comum no Direito Ambiental a norma jurdica determinar vrias modalidades de conduta para a mesma infrao. Por exemplo, o artigo 11 do Decreto 3.179, de 21.9.1999, que regulamenta a Lei 9.605/1998, estabelece: Art. 11. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: multa de (...). O infrator ser apenado apenas uma vez, ainda que realize diversos comportamentos estabelecidos na norma. Por exemplo, se a pessoa caa e depois mata determinado animal silvestre, sofrer apenas uma reprimenda. Para ficar bem claro, vamos analisar outro exemplo: Assim dispe o artigo 193 da Lei 9.503, de 23.9.1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro: Art. 193. Transitar com o veculo em calada, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalizao, gramados e jardins pblicos: Penalidade: multa (...). Ao menos em linhas gerais, se a pessoa transita com o veculo na calada, na ciclovia e depois no acostamento, no cometer tantas infraes quantos forem os deveres violados. Trata-se de ilcito administrativo de condutas mltiplas e ele sofrer nica sano em face do princpio da alternatividade. Finalizando este tpico, cabe pela importncia ressaltar:

O CONFLITO DE NORMAS APARENTE, OU SEJA, SEMPRE PODE SER SOLUCIONADO ATRAVS DE UMA CORRETA INTERPRETAO

1.5 TEMPO DO CRIME


Caro(a) Aluno(a), imagine que Tcio atira em Mvio no dia 15 de maro de 2011, quando possua 17 anos, 28 dias e 6 horas. Mvio socorrido, levado ao hospital e vem a falecer no dia 03 de abril de 2011, em virtude dos disparos. Neste caso, Tcio poder ser condenado? Perceba que temos a ao ocorrendo em uma data (disparos) e o resultado em outra. Como encontrar a soluo para este questionamento?

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Para determinar o tempo do crime, a doutrina criminal tem apresentado trs teorias, quais sejam, a teoria da atividade, do resultado e da ubiquidade (mista). Teoria da praticada a homicdio inteno de Atividade O crime ocorre no lugar/momento em que foi ao ou omisso, ou seja, a conduta criminosa. Ex.: o crime de praticado no lugar em que o agente dispara a arma de fogo com a matar a vtima;

Teoria do Resultado O crime ocorre no lugar/momento em que ocorreu o resultado. Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que a vtima morreu, ainda que outro tenha sido o lugar da ao; Teoria da Ubiquidade Tambm conhecida por teoria mista, j que para esta teoria o crime ocorre tanto no lugar/momento em que foi praticada a ao ou omisso (atividade) como onde/quando se produziu, ou deveria se produzir o resultado (resultado). O Cdigo Penal adota claramente, em seu artigo 4, a TEORIA DA ATIVIDADE para determinar o tempo do crime. Observe: Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado Desta forma, fica claro que em nosso exemplo inicial Tcio no poder ser condenado com base no Cdigo Penal, pois era menor quando da ao do delito. Sero cabveis para o caso as disposies do Estatuto da Criana e do Adolescente. 1.5.1 EFEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O TEMPO DO CRIME A adoo da teoria da atividade para a determinao do tempo do crime apresenta algumas consequncias, dentre as quais as seguintes so importantes para a sua PROVA: 1. Aplica-se a lei em vigor ao tempo da conduta, exceto se a do tempo do resultado for mais benfica. 2. Apura-se a imputabilidade NO MOMENTO DA CONDUTA.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Antes de prosseguirmos com a prxima consequncia, faz-se necessrio o conhecimento bsico de alguns conceitos:

DICIONRIO DO CONCURSEIRO

CRIME PERMANENTE O CRIME CUJO MOMENTO CONSUMATIVO SE PROLONGA NO TEMPO. EXEMPLO: CP, ART. 148 - SEQUESTRO E CRCERE PRIVADO. CRIME CONTINUADO O INSTITUTO DO CRIME CONTINUADO UMA FICO JURDICA QUE, EXIGINDO O CUMPRIMENTO DE REQUISITOS OBJETIVOS (MESMA ESPCIE, CONDIES DE TEMPO, LUGAR, MANEIRA DE EXECUO E OUTRAS SEMELHANTES), EQUIPARA A REALIZAO DE VRIOS CRIMES A UM S. EXEMPLO: CAIXA DE SUPERMERCADO QUE, DIA APS DIA, E NA ESPERANA DE QUE O SEU SUPERIOR EXERA AS SUAS FUNES NEGLIGENTEMENTE, TIRA PEQUENO VALOR DIRIO DO CAIXA, QUE PODE TORNAR-SE CONSIDERVEL COM O PASSAR DO TEMPO. CRIME HABITUAL CONSOANTE CAPEZ, " O COMPOSTO PELA REITERAO

DE ATOS QUE REVELAM UM ESTILO DE VIDA DO AGENTE, POR EXEMPLO, RUFIANISMO (CP, ART. 230), EXERCCIO ILEGAL DA MEDICINA; S SE CONSUMA COM A HABITUALIDADE NA CONDUTA.

Prosseguindo: 3. Nos crimes permanentes, enquanto perdura a ofensa ao bem jurdico (Exemplo: extorso mediante sequestro), o tempo do crime se dilatar pelo perodo de permanncia. Assim, se o autor, menor, durante a fase de execuo do crime vier a atingir a maioridade, responder segundo o Cdigo Penal e no segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n. 8.069/90).

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

4. Nos crimes continuados em que os fatos anteriores eram punidos por uma lei, operando-se o aumento da pena por lei nova, aplica-se esta ltima a toda unidade delitiva, desde que sob a sua vigncia continue a ser praticado.

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

CAIXA ROUBOU R$100,00

A importantssima smula 711 do STF resume os itens 03 e 04. Observe:

SMULA 711 DO STF A LEI I PEN NAL MA AIS GRA AVE APL LICA A-SE E AO O CRI IME E CO ONTIN NUADO O OU AO CRI IME E PER RMAN NENTE, , SE A SUA VI IGNCIA ANTER RIO OR CE ESS SA O O DA CO ONTIN NUIDA ADE E OU DA A PERMA ANN NCIA A.

5. No Crime Habitual em que haja sucesso de leis, deve ser aplicada a nova, ainda que mais severa, se o agente insistir em reiterar a conduta criminosa.

1.6 LEI PENAL NO ESPAO


O Cdigo Penal trata de maneira detalhada da aplicao da Lei Penal no espao e, assim, torna claro para a sociedade onde as normas definidas pelo Legislador Brasileiro sero aplicadas. A REGRA para dirimir conflitos e dvidas a utilizao do princpio da TERRITORIALIDADE, ou seja, aplica-se a lei penal aos crimes cometidos em territrio nacional. Tal preceito encontra-se no Cdigo Penal, observe:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. H excees que ocorrem quando o brasileiro pratica crime no exterior ou um estrangeiro comete delito no Brasil. Fala-se, assim, que o Cdigo Penal adotou o princpio da TERRITORIALIDADE TEMPERADA OU MITIGADA. Dito isto, vamos esmiuar a regra e as excees: 1.6.1 PRINCPIO DE TERRITORIALIDADE Em termos jurdicos, territrio o espao em que o Estado exerce sua soberania poltica. Para a sua PROVA voc no precisa saber exatamente o que compreende o territrio brasileiro, bastando apenas o conhecimento do disposto nos pargrafos 1 e 2 do artigo 5, que dispe: Art. 5 [...] 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Com base nos supracitados pargrafos, imagine que Tcio, brasileiro, est na Argentina e confere leses corporais graves em um Hermano. Diante de tal fato, Tcio, perseguido por policiais, corre para um navio da marinha de guerra do Brasil e o adentra. Neste caso, Tcio poder ser preso pelos policiais Argentinos? A resposta negativa, pois o navio ser considerado extenso do territrio Brasileiro e no poder ser penetrado peles policiais Argentinos. Agora outra situao... Mvio, Americano, est em um cruzeiro que passar pelas belas praias do Rio de Janeiro. Nas proximidades de Copacabana, Mvio atira em Caio. Diante desta situao, o que fazer? Mvio pode ser preso segundo as leis brasileiras?

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

A resposta positiva, pois, com base no pargrafo 2 do artigo 5, para crimes praticados a bordo de embarcaes privadas estrangeiras, achando-se estas em porto ou mar territorial do Brasil, aplica-se a lei brasileira. Como percebe, as regras so de fcil aplicao, mas o correto entendimento fundamental para sua PROVA. 1.6.2 PRINCPIOS QUE MITIGAM A TERRITORIALIDADE Vimos que o Cdigo Penal adota o princpio da territorialidade temperada ou mitigada por haverem excees ao princpio da territorialidade. Vamos conhec-las: 1.6.2.1 PRINCPIO DA NACIONALIDADE OU DA PERSONALIDADE Autoriza a submisso lei brasileira dos crimes praticados no estrangeiro por autor brasileiro ou contra vtima brasileira. Este princpio se subdivide em outros dois: 1 Princpio da Personalidade Ativa S se considera a nacionalidade do autor do delito, ou seja, independentemente da nacionalidade do sujeito passivo e do bem jurdico ofendido, o agente punido de acordo com a lei brasileira. Encontra-se disposto no art. 7., I, alnea d e II, b do Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: [...] d) de genocdio, quando o agente for brasileiro [...] II - os crimes: [...] b) praticados por brasileiro; 2 - Princpio da Personalidade Passiva Considera-se somente a nacionalidade da vtima do delito. Encontra previso no art. 7., 3, do Cdigo Penal: 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior:
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. 1.6.2.2 PRINCPIO DA DEFESA REAL OU DA PROTEO A lei penal aplicada independente da nacionalidade do bem jurdico atingido pela ao delituosa, onde quer que ela tenha sido praticada e independente da nacionalidade do agente. O Estado protege os seus interesses alm das fronteiras. Observe o preceituado no Cdigo Penal: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio;

1.6.2.3 PRINCPIO DA JUSTIA UNIVERSAL

As leis penais devem ser aplicadas a todo e qualquer fato punvel, seja qual for a nacionalidade do agente, do bem jurdico lesado ou posto em perigo e em qualquer local onde o fato foi praticado. A lei penal deve ser aplicada a todos os homens, independentemente do local onde se encontrem. um princpio baseado na cooperao penal internacional e permite a punio, por todos os Estados, da totalidade dos crimes que forem objeto de tratados e de convenes internacionais. Fundamenta-se no dever de solidariedade na represso de certos delitos cuja punio interessa a todos os povos. Exemplos: Trfico de drogas, comrcio de seres humanos, genocdio etc. Encontra previso no art. 7, II, a, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] [...] II - os crimes
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; 1.6.2.4 PRINCPIO DA REPRESENTAO Segundo este princpio, deve ser aplicada a lei penal brasileira aos crimes cometidos em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada quando estiverem em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Est previsto no artigo 7, II, c, do Cdigo Penal: Art. 7 [...] II - os crimes [...] c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1.6.3 LUGAR DO CRIME At agora falamos bastante da territorialidade, mas para sabermos se um delito operou-se no territrio Nacional precisamos aprender como determinar o lugar do crime. Quando falamos sobre o tempo do crime, ou seja, o momento em que o crime cometido, tratamos de trs teorias: ATIVIDADE, RESULTADO e MISTA ou da UBIQUIDADE. Est lembrado? Naquela oportunidade, afirmamos que para definir o momento do crime adotou-se a teoria da atividade. Portanto, tem-se como praticado o crime NO MOMENTO da ATIVIDADE. Aqui, a questo saber ONDE se tem como cometido o delito. O problema o lugar (espao) e no o tempo. Devemos, mais uma vez, para solucionar qualquer conflito, recorrer s trs teorias:
TEORIA DA ATIVIDADE O CRIME COMETIDO NO LUGAR ONDE FOI PRATICADA A ATIVIDADE (CONDUTA= AO OU OMISSO). TEORIA DO RESULTADO O LUGAR DO CRIME ONDE OCORREU O RESULTADO, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE FOI PRATICADA A CONDUTA. TEORIA MISTA (OU DA UBIQUIDADE) CONSIDERA, POR SUA VEZ, QUE O CRIME COMETIDO TANTO NO LUGAR DA ATIVIDADE QUANTO NO LUGAR DO RESULTADO.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

O Cdigo Penal, ao tratar do tema, dispe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. O Cdigo Penal adotou a TEORIA DA UBIQUIDADE, valendo ressaltar que na prpria previso do art. 6 do Cdigo Penal esta includa o lugar da tentativa, ou seja, "[...] onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado". Busca-se, com a teoria mista do lugar do delito, solucionar o problema dos conflitos negativos de competncia (Dentro do Territrio Nacional) e o problema dos crimes distncia (Brasil - Exterior), em que ao e o resultado se desenvolvem em lugares diversos. Como exemplo, podemos citar o seguinte caso: Imagine que Tcio, residente no Brasil, envia uma carta bomba para um cidado residente na Grcia (vou parar com esse negcio de citar s argentinos), cujo nome Maradona. Maradona, grego, vem a falecer em virtude da carta. Neste caso, segundo a norma penal, o lugar do crime tanto pode ser o Brasil quanto a Grcia. Ou seja, para que o Brasil seja competente na apurao e julgamento de determinada infrao penal, basta que poro dessa conduta delituosa tenha ocorrido no territrio nacional.

ATENO!!! EXISTEM ALGUMAS SITUAES PARA AS QUAIS NO SE APLICA A TEORIA DA UBIQUIDADE. A NICA QUE IMPORTA PARA A SUA PROVA DIZ RESPEITO AOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA, OCORRIDOS NO TERRITRIO NACIONAL, QUE, SEGUNDO PACFICA JURISPRUDNCIA, A FIM DE FACILITAR A INSTRUO CRIMINAL E A DESCOBERTA DA VERDADE REAL, SEGUE A TEORIA DA ATIVIDADE.

Sendo assim, imagine que Mvio atira em Caio em So Paulo. Este socorrido e levado para um hospital no Rio de Janeiro, onde vem a falecer. Temos, para este caso, a atividade em So Paulo e o resultado no Rio de Janeiro. Pela regra geral, seriam competentes tanto o Juzo do Rio quanto o de So Paulo, MAAAAAS, como neste caso estamos tratando de crime doloso contra a vida, aplica-se a teoria da ATIVIDADE e no da UBIQUIDADE, sendo competente, portanto, o Juzo de So Paulo.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.6.4 EXTRATERRITORIALIDADE Extraterritorialidade a aplicao da legislao penal brasileira aos crimes cometidos no exterior. Conforme j tratamos, justifica-se pelo fato de o Brasil ter adotado, relativamente lei penal no espao, o princpio da territorialidade mitigada, o que autoriza, excepcionalmente, a incidncia da lei penal brasileira a crimes praticados fora do territrio nacional. A extraterritorialidade pode ser incondicionada ou condicionada e so estas duas espcies que veremos a partir de agora. Apresentarei primeiramente as regras gerais e depois colocarei o que importante em um esquema, a fim de facilitar a assimilao. Observao:
NO SE ADMITE A APLICAO DA LEI PENAL BRASILEIRA S CONTRAVENES PENAIS OCORRIDAS FORA DO TERRITRIO NACIONAL. OBSERVE O DISPOSTO NA LEI DAS CONTRAVENES PENAIS:

Art. 2 A lei brasileira s aplicvel contraveno praticada no territrio nacional.

1.6.4.1 EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA Como o prprio nome diz, so hipteses em que a lei brasileira aplicada, independentemente de qualquer CONDIO. Encontra previso do art. 7, I do Cdigo Penal, que dispe: Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.6.4.2 EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA Relaciona-se aos crimes indicados no art. 7, II, e 3, do Cdigo Penal. Art. 7[...] II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. A aplicao da lei penal brasileira aos crimes cometidos no exterior se sujeita s condies descritas no art. 7, 2, alneas a, b, c e d, e 3, do Cdigo Penal. 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; Tratando-se de extraterritorialidade condicionada, a lei penal brasileira subsidiria em relao aos crimes praticados fora do territrio nacional, aqui j descritos. Dito tudo isto sobre a extraterritorialidade, vamos esquematizar:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO
HIPTESES: *CRIME CONTRA A VIDA OU A LIBERDADE DO
PRESIDENTE DA REPBLICA. *CRIME CONTRA O PATRIMNIO OU A F PBLICA DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA. *CRIME CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA, POR QUEM EST A SEU SERVIO. *CRIME DE GENOCDIO, QUANDO O AGENTE FOR BRASILEIRO OU DOMICILIADO NO BRASIL.

INCONDICIONADA

CONDIES:
*NO EXISTEM O AGENTE PUNIDO PELA LEI BRASILEIRA, AINDA QUE ABSOLVIDO OU CONDENADO NO ESTRANGEIRO.

EXTRATERRITORIALIDADE

HIPTESES: *CRIMES QUE, POR TRATADO OU CONVENO, O


BRASIL SE OBRIGOU A REPRIMIR. *CRIMES PRATICADOS POR BRASILEIRO. *CRIMES PRATICADOS EM AERONAVES OU EMBARCAES BRASILEIRAS, MERCANTES OU DE PROPRIEDADE PRIVADA, QUANDO EM TERRITRIO ESTRANGEIRO NO FOREM JULGADOS. *CRIMES PRATICADOS POR ESTRANGEIROS CONTRA BRASILEIROS FORA DO BRASIL, SE, REUNIDAS AS CONDIES: 1-NO FOI PEDIDA OU NEGADA A EXTRADIO; 2-HOUVE REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA.

CONDICIONADA CONDIES:
*ENTRAR O AGENTE NO TERRITRIO NACIONAL *SER O FATO PUNVEL ONDE FOI PRATICADO *ESTAR O CRIME INCLUDO ENTRE AQUELES PELOS QUAIS A LEI BRASILEIRA AUTORIZA A EXTRADIO * NO TER SIDO ABSOLVIDO NO ESTRANGEIRO OU NO TER A CUMPRIDO PENA (CUMPRIMENTO PARCIAL ART. 8 DO CP) *NO TER SIDO PERDOADO NO ESTRANGEIRO OU EXTINTA A PUNIBILIDADE PELA LEI + FAVORVEL

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1.7 CONSIDERAES FINAS 1.7.1 PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO Imaginemos que Tcio cometeu um crime contra a vida da presidenta Dilma em solo argentino e l foi condenado pena de seis anos de recluso, dos quais j cumpriu trs anos. Durante uma rebelio, Tcio foge e consegue chegar ao Brasil. Conforme j vimos, e quanto a isso no deve haver dvidas, a sentena estrangeira no faz coisa julgada no Brasil. Logo, o autor da infrao dever ser novamente julgado. Pensemos que Tcio foi condenado aqui no Brasil a 15 anos de recluso. O que ocorrer com aqueles trs anos j cumpridos? No valero de nada? Claro que valero. E a resposta para este questionamento est no artigo 8 do Cdigo Penal, que, com base no j conhecido princpio do ne bis in idem, dispe: Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. SENDO ASSIM, CONCLUMOS QUE A PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO ATENUA A PENA IMPOSTA NO BRASIL PELO MESMO CRIME, QUANDO DIVERSAS, OU NELA COMPUTADA QUANDO IDNTICAS. 1.7.2 EFICCIA DA SENTENA ESTRANGEIRA A sentena judicial proferida pelo ESTADO com base na sua soberania e confere efeitos no local em que foi decidida. Assim, regra geral, uma sentena judicial brasileira vale para o Brasil, uma sentena judicial paraguaia vale no Paraguai, e assim por diante. Contudo, existem determinadas situaes em que decises judiciais de outras naes so recepcionadas pelo estado Brasileiro atravs de sua homologao, mediante o procedimento constitucionalmente previsto, a fim de constitu-la em ttulo executivo com validade em territrio nacional. Encontramos as hipteses de possibilidade de utilizao da sentena estrangeira no art. 9 do Cdigo Penal, que leciona:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 9 - A sentena estrangeira, quando a aplicao da lei brasileira produz na espcie as mesmas conseqncias, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II - sujeit-lo a medida de segurana. Pargrafo nico - A homologao depende: a) para os efeitos previstos no inciso I, de pedido da parte interessada; b) para os outros efeitos, da existncia de tratado de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do Ministro da Justia. Diante do que vimos at agora, responda-me: Imagine que Tcio foi condenado a determinada pena do estrangeiro. Esta sentena, seja ela qual for, pode ser homologada e utilizada pelo Brasil, nos termos do art. 9? claro que........NO!!!!! Observe que o artigo 9 s traz duas possibilidades de homologao, que so:

1. OBR RIG GAR O CONDEN NADO O REPA ARA O DO DAN NO, A RE ESTI ITUI ES S E A OUTROS EF FEITO OS CI IVI IS. 2. SUJEI IT-LO A MED DID DA DE E SEG GURANA A.

A homologao de sentena estrangeira hoje de competncia do STJ (artigo 105, I, i, da CF). Antes da Emenda Constitucional de nmero 45/04, a competncia era do STF.

1.7.3 CONTAGEM DE PRAZO O artigo 10 do Cdigo Penal trata da contagem do PRAZO PENAL nos seguintes termos: Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Vamos analis-lo por partes:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1. O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo Imaginemos que determinado indivduo preso no dia 15 de janeiro, s 23:59h, aps sua condenao a 01(UM) dia de priso. Pergunto: Quando ele ser liberado? Ele estar livre s 00:00h do dia 16, ou seja, ficar UM MINUTO preso e isto ser considerado UM DIA. Mas como assim, professor? S um minuto??? exatamente isso!!! Como o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo e, segundo o artigo 11 do Cdigo Penal, no h que se falar em fraes de dia, teremos 1 minuto valendo 24 horas. Observe o disposto no citado art. 11 do CP: Art. 11 - Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro. (leia-se real). (grifo nosso)

PARA CLCULOS EM PROVA, IMPORTANTE OBSERVAR A SEGUINTE REGRA: SEMPRE DEVE SER CONSIDERADA NA OPERAO A DIMINUIO DE UM DIA EM RAZO DE SER COMPUTADO O DIA DO COMEO. DESTA FORMA, SE A PENA DE UM ANO E TEVE INCIO EM 20 DE SETEMBRO DE 2009, ESTAR INTEGRALMENTE CUMPRIDA EM 19 DE SETEMBRO DE 2010.

2. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum No prazo penal, os dias, os meses e os anos so contados de acordo com o calendrio comum, tambm chamado de gregoriano. Os meses so calculados com o nmero de dias caractersticos de cada um deles, e no como um perodo de 30 dias. Assim, se um indivduo preso por um ms em 10 fevereiro, quando ser solto? Em 9 de maro. E se for preso em 10 de maro? Ser liberado em 9 de abril. Bem fcil, concorda?! Para finalizar este tpico, faz-se necessrio tecer um importante comentrio: O prazo sempre ter natureza penal quando guardar pertinncia com o jus puniendi, ou seja, a pretenso punitiva do Estado. o caso, por exemplo, da prescrio e da decadncia. Como a sua ocorrncia importa na extino da punibilidade, est relacionada com a
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

contagem de prazo penal que difere do prazo processual, definido no Cdigo de Processo Penal. 1.7.4 LEGISLAO ESPECIAL Segundo o Cdigo Penal: Art. 12 - As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. As regras gerais do Cdigo Penal devem ser aplicadas s leis especiais quando estas no tratarem de modo diverso. Assim, as regras gerais do CP tm carter subsidirio. Sero elas aplicadas quando a legislao especial no dispuser de forma diversa. ************************************************************ Companheiros de estudos,

Chegamos ao final de nossa primeira aula e agora hora de consolidar os conceitos aqui aprendidos. Como disse, este tema questo quase certa em sua prova e, portanto, no deixe pontos pendentes. Releia o Cdigo Penal do artigo 1 ao 12 e pratique com os exerccios.

Abraos e bons estudos,

Pedro Ivo

O xito na vida no se mede pelo que voc conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho. Abraham Lincoln EXERCCIOS
Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

1. (FCC / Titular de Servios - TJ-AP / 2011) Um navio mercante brasileiro de propriedade privada naufragou em alto mar. Os tripulantes passaram para barcos salva-vidas. Num desses barcos, houve uma briga, tendo um tripulante ingls matado um tripulante francs e ferido um colombiano. A competncia para processar julgar esses delitos da justia

a) francesa, por ter sido o francs a vtima do crime mais grave. b) brasileira, por tratar-se de barco remanescente do navio mercante. c) do pas em cujo porto o barco salva-vidas aportar. d) da Inglaterra, por ter sido o tripulante ingls o autor dos delitos. e) da Inglaterra ou da Frana, a ser definida pela preveno.

GABARITO: B COMENTRIOS: No caso apresentado, considera-se como se o ato tivesse sido cometido no prprio navio mercante. Assim, conforme o 1 do art. 5, para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar.

2. (FCC / Analista - MPE-SE / 2010) Considere a hiptese de um crime de extorso em andamento, em que a vtima ainda se encontra privada de sua liberdade de locomoo. Havendo a entrada em vigor de lei penal nova, prevendo aumento de pena para esse crime,

a) ter aplicao a lei penal mais grave, cuja vigncia anterior cessao da permanncia do crime. b) ter aplicao a lei nova, em obedincia ao princpio da ultratividade da lei penal. c) no poder ser aplicada a lei penal nova, que s retroage se for mais benfica ao ru. d) ser aplicada a lei nova, em obedincia ao princpio tempus regit actum. e) no ser aplicada a lei penal mais grave, pois o direito penal no admite a novatio legis in pejus.

GABARITO: A

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento da smula n 711 do STF. Relembre:

Smula 711, do STF: 'A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia'.

3. (FCC / Analista Judicirio - TRE-RN / 2011) O prazo de natureza penal fixado em um ms, inicia- do no dia 13 de janeiro de 2010, quarta-feira, expirou-se no dia

a) 15 de fevereiro de 2010, segunda-feira. b) 14 de fevereiro de 2010, domingo. c) 13 de fevereiro de 2010, sbado. d) 12 de fevereiro de 2010, sexta-feira. e) 11 de fevereiro de 2010, quinta-feira.

GABARITO: D COMENTRIOS: Como vimos, no prazo penal inclui-se o dia de comeo e exclui-se o final. Assim, no caso, 12 de fevereiro a resposta correta. Observao: Existem algumas divergncias com relao a este tema. Todavia, nas provas da FCC, para no errar a questo, apenas exclua um dia (13-1=12) e inclua o ms seguinte (Fevereiro).

4. (FCC / Secretrio de Diligncias - MPE-RS / 2010) Em tema de aplicao da lei penal, INCORRETO afirmar:

a) Na contagem do prazo pelo Cdigo Penal, no se inclui no seu cmputo, o dia do comeo, nem se desprezam na pena de multa, as fraes de Real. b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. c) O princpio da legalidade compreende os princpios da reserva legal e da anterioridade. d) A regra da irretroatividade da lei penal somente se aplica lei penal mais gravosa. e) As leis temporrias ou excepcionais so autorrevogveis e ultrativas.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO GABARITO: A COMENTRIOS: Para a correta resoluo da questo o candidato deve ter conhecimento dos arts. 10 e 11 do Cdigo Penal: Contagem de prazo Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Fraes no computveis da pena Art. 11 - Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro.

5. (FCC / Analista Judicirio - TRT / 2010) Joo cometeu um crime para o qual a lei vigente na poca do fato previa pena de recluso. Posteriormente, lei nova estabeleceu somente a sano pecuniria para o delito cometido por Joo. Nesse caso,

a) a aplicao da lei nova depende da expressa concordncia do Ministrio Pblico. b) aplica-se a lei nova somente se a sentena condenatria ainda no tiver transitado em julgado. c) no se aplica a lei nova, em razo do princpio da irretroatividade das leis penais. d) aplica-se a lei nova, mesmo que a sentena condenatria j tiver transitado em julgado. e) a aplicao da lei nova, se tiver havido condenao, depende do reconhecimento do bom comportamento carcerrio do condenado.

GABARITO: D COMENTRIOS: Analisando: A-ERRADA - A aplicao de lei nova no depende de concordncia do MP, pois decorre de preceitos constitucionais e de determinao expressa do Cdigo Penal. B-ERRADA- O art. 2., pargrafo nico do CP prev expressamente que o benefcio estendido tambm aos casos com sentena transitada em julgado. C-ERRADA- O princpio da irretroatividade das leis penais regra geral, EXCEPCIONADA expressamente na Constituio Federal para os casos em que o ru for beneficiado. E-ERRADA- A aplicao de lei nova independe de condenao do ru, tampouco de seu comportamento carcerrio.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO 6. (FCC / Analista Judicirio - TRT / 2010) Jos, brasileiro, cometeu crime de peculato, apropriando- se de valores da embaixada brasileira no Japo, onde trabalhava como funcionrio pblico. Em tal situao,

a) somente se aplica a lei brasileira se Jos no tiver sido absolvido no Japo, por sentena definitiva. b) somente se aplica a lei brasileira se Jos no tiver sido processado pelo mesmo fato no Japo. c) aplica-se a lei brasileira, independentemente da existncia de processo no Japo e de entrada do agente no territrio nacional. d) a aplicao da lei brasileira, independe da existncia de processo no Japo, mas est condicionada entrada do agente no territrio nacional. e) aplica-se a lei brasileira, somente se for mais favorvel ao agente do que a lei japonesa.

GABARITO: C COMENTRIOS: Trata-se de extraterritorialidade incondicionada, isto , a lei penal brasileira ser aplicada independentemente de satisfao de requisitos. Jos, por ser funcionrio pblico e por estar a servio da Administrao Pblica e por ter cometido crime contra ela, sofrer a aplicao da lei brasileira.

7. (FCC / Procurador - TCE-RO / 2010) No tocante aplicao da lei penal,

a) a lei brasileira adotou a teoria da ubiquidade quanto ao lugar do crime. b) a lei penal mais grave no se aplica ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia, segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. c) a lei brasileira adotou a teoria do resultado quanto ao tempo do crime. d) o dia do fim inclui-se no cmputo do prazo, contando- se os meses e anos pelo calendrio comum, desprezados os dias. e) N.R.A

GABARITO: A COMENTRIOS: Analisando:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO a) Certa - Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. b) Errada Contraria a smula 711 do STF. c) Errada O CP adotou, quanto ao tempo do crime, a teoria da atividade. d) Errada Inclui-se o dia do comeo e exclui-se o dia do final.

8. (FCC / Analista Judicirio - TRE-RS / 2010) Dentre os casos de extraterritorialidade incondicionada da lei penal, previstos no Cdigo Penal, NO se incluem os crimes cometidos:

a) contra a f pblica da Unio. b) contra o patrimnio de autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico. c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio. d) em aeronaves ou embarcaes brasileiras. e) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica.

GABARITO: D COMENTRIOS: Questo que exige o conhecimento da literalidade do art. 7. Veja:

Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil;

Os crimes praticados em embarcaes ou aeronaves quando em territorio estrangeiro sero aplicados lei brasileira quando l (no estrangeiro) no forem julgados e DEPENDE das condies do paragrafo 2 do Art 7. Sendo portanto caso de EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO 9. (FCC / Procurador-SP / 2008) A retroatividade de lei penal que no mais considera o fato como criminoso:

A) exclui a imputabilidade. B) afasta a tipicidade. C) extingue a punibilidade. D) atinge a culpabilidade. E) causa de perdo judicial.

GABARITO: C COMENTRIOS: O instituto da abolitio criminis surge quando uma lei nova trata como lcito fato anteriormente tido como criminoso ou, em outras palavras, quando a lei nova descriminaliza fato que era considerado infrao penal. Quando ocorre esta situao, com base no preceituado no art. 2 do Cdigo Penal, o Estado perde o direito de punir o agente, ou seja, opera-se a extino da punibilidade. Observe o texto legal:

Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. (grifei)

10. (FCC / ISS-SP / 2007) Na contagem dos prazos penais, A) Inclui-se o dia do comeo. B) Considera-se como termo inicial a data da intimao. C) Considera-se como termo inicial a data da juntada do mandado aos autos. D) Considera-se como termo inicial o dia seguinte ao da intimao. E) Descontam-se os feriados. GABARITO: A COMENTRIOS: Esta questo no apresenta muita dificuldade, pois exige apenas o conhecimento do disposto no artigo 10 do Cdigo Penal, que dispe que o prazo penal inclui no cmputo do prazo o dia do comeo. Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO 11. (FCC / SEFAZ RO / 2006) Na definio do local onde a ao criminosa desenvolvida, o ordenamento penal brasileiro abraou a seguinte teoria: A) Da inteno B) Da interao C) Da atividade D) Do resultado E) Da ubiquidade GABARITO: E COMENTRIOS: O Cdigo Penal adota a teoria da ubiquidade quando, ao tratar do tema, dispe: Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. 12. (FCC / MPU / 2007) certo que se aplica a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de: A) embarcaes mercantes brasileiras que estejam em mar territorial estrangeiro. B) embarcaes mercantes brasileiras que estejam em porto estrangeiro. C) aeronaves mercantes brasileiras que estejam em espao areo estrangeiro. D) aeronaves mercantes brasileiras que estejam em pouso em aeroporto estrangeiro. E) embarcao estrangeira de propriedade privada que esteja em mar territorial brasileiro. GABARITO: E COMENTRIOS: O pargrafo 1 do artigo 5 do Cdigo Penal considera como extenso do territrio nacional: As embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica; As embarcaes e aeronaves brasileiras a servio do governo brasileiro; As aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar.

Sendo assim, segundo o CP, as embarcaes e aeronaves mercantes s estaro sujeitas lei brasileira se estiverem no pas ou em alto-mar (ou no espao areo correspondente), o que torna incorretas as alternativas A, B, C e D. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO Na alternativa E tem-se a situao em que uma embarcao estrangeira, de natureza privada, encontra-se em mar territorial brasileiro. Para este caso, haver aplicabilidade do princpio da territorialidade e, portanto, da lei penal brasileira. 13. (FCC / MPDF / 2008) Com relao aplicao da lei penal, correto afirmar-se que: A) a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se somente a fatos anteriores ainda no decididos por sentena. B) ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo, preservando-se, no entanto, os efeitos penais da sentena condenatria. C) a lei excepcional ou temporria, decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, perde a sua eficcia, mesmo com relao aos fatos praticados durante a sua vigncia. D) considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. E) ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida ou a liberdade de governador de Estado brasileiro. GABARITO: D COMENTRIOS: Alternativa A Incorreta A lei posterior que de qualquer modo favorece o agente ser aplicada ainda que os fatos j tenham sido decididos por sentena penal transitada em julgado. o que prev o artigo 2, pargrafo nico, do CP. Alm disso, no qualquer lei que por favorecer o agente RETROAGE, mas somente as leis com EFEITOS PENAIS. Alternativa B Incorreta Trata da abolitio criminis prevista no artigo 2, caput, do CP. Sabemos que a abolitio criminis faz cessar a execuo da pena bem como os efeitos penais da sentena penal condenatria. Alternativa C Incorreta A lei excepcional ou temporria continua a reger os fatos ocorridos sob sua vigncia, mesmo depois de auto-revogadas (artigo 3, do CP). Alternativa D Correta De acordo com o artigo 4, do CP, considera-se praticado o crime no momento da conduta (atividade), independentemente de quando vem a ocorrer o resultado. Alternativa E Incorreta Aplica-se a lei penal brasileira, de forma incondicionada, quando praticado o fato no exterior em detrimento da VIDA ou LIBERDADE do Presidente da Repblica e no do Governador de Estado.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO 14. (FCC / Secretrio de Diligncias - MPE-RS / 2010) Em tema de aplicao da lei penal, INCORRETO afirmar: a) Na contagem do prazo pelo Cdigo Penal, no se inclui no seu cmputo, o dia do comeo, nem se desprezam na pena de multa, as fraes de Real. b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. c) O princpio da legalidade compreende os princpios da reserva legal e da anterioridade. d) A regra da irretroatividade da lei penal somente se aplica lei penal mais gravosa. e) As leis temporrias ou excepcionais so autorrevogveis e ultrativas. GABARITO: A COMENTRIOS: A questo exige do candidato o conhecimento dos arts. 10 e 11, do Cdigo Penal. Segundo os citados dispositivos, o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo penal. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum e desprezamse, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro.

15. (TJ-PR / Juiz - TJ-PR / 2010) Dadas as assertivas abaixo, escolha a alternativa CORRETA. I. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, inclusive sobre os afetados por leis temporrias ou excepcionais. II. Considera-se tempo do crime o momento da ao ou omisso, porm se o resultado ocorrer em outro momento, nesta ocasio considerar-se- o mesmo praticado. III. A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, mesmo tendo sido decididos por sentena irrecorrvel. IV. A lei excepcional ou temporria, depois de decorrido o tempo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, no mais se aplica ao fato praticado durante a sua vigncia. a) Apenas a assertiva III est correta. b) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. c) Apenas a assertiva I est correta. d) Apenas as assertivas I e III esto corretas. e) N.R.A GABARITO: A Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: Vamos analisar as assertivas: Assertiva I ERRADA: Contraria o art. 3 do Cdigo Penal: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. Assertiva II ERRADA: A teoria aplicada da atividade, nos termos do art. 4 do CP: Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Assertiva III CORRETA: Est em conformidade com o pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Penal. Assertiva IV ERRADA: Contraria o art. 3 do Cdigo Penal: Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. 16. (AFT / 2010) Camargo, terrorista, tenta explodir agncia do Banco do Brasil, na Frana. Considerando o princpio da extraterritorialidade incondicionada, previsto no Cdigo Penal brasileiro, correto afirmar que: a) Camargo s pode ser processado criminalmente na Frana. b) O Estado brasileiro no tem interesse em delitos ocorridos fora do Brasil. c) Caso Camargo tenha sido condenado e encarcerado na Frana, no poder ser preso no Brasil. d) O fato deve ser julgado no local onde ocorreu o crime: na Frana. e) Mesmo Camargo tendo sido julgado na Frana, poder ser julgado no Brasil. GABARITO: E COMENTRIOS: Questo que exige o conhecimento do art. 7 no tocante a extraterritorialidade. Observe que o art. 7, I, b, atribui a aplicabilidade da lei brasileira aos crimes contra o patrimnio de sociedade de economia mista instituda pelo poder pblico. Assim, no caso em tela, mesmo Camargo tendo sido julgado na Frana, poder ser julgado no Brasil. Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro I - os crimes:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; 17. (PGFN / 2007) luz da aplicao da lei penal no tempo, dos princpios da anterioridade, da irretroatividade, retroatividade e ultratividade da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Mvio ter sido processado pelo delito de adultrio em dezembro de 2004, sendo que a Lei n. 11.106, de 28 de maro de 2005, aboliu o crime de adultrio:

I. Caso Mvio j tenha sido condenado antes de maro de 2005, permanecer sujeito pena prevista na sentena condenatria. II. A lei penal pode retroagir em algumas hipteses. III. Caso Mvio no tenha sido condenado no primeiro grau de jurisdio, poder ocorrer a extino de punibilidade desde que a mesma seja provocada pelo ru. IV. Na hiptese, ocorre o fenmeno da abolitio criminis.

A) Todas esto corretas. B) Somente I est incorreta. C) I e IV esto corretas. D) I e III esto corretas. E) II e IV esto corretas. GABARITO: E COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas: Item I Incorreto O fato de Mvio j ter sido condenado no importa no caso em tela, pois, segundo o art. 2 do CP, a retroao atinge os efeitos penais da sentena condenatria.

Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria.

Item II Correto Conforme estudamos exaustivamente, em alguns casos h possibilidade da retroao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO Item III Incorreto No h qualquer obrigatoriedade de provocao por parte do ru. Os efeitos de uma lei mais benfica atingem AUTOMATICAMENTE os que por ela forem abrangidos.

Item IV Correto O instituto da abolitio criminis ocorre quando uma lei nova trata como lcito fato anteriormente tido como criminoso, ou melhor, quando a lei nova descriminaliza fato que era considerado infrao penal.

18. (TCM - RJ / 2008) A organizao no-governamental holandesa Expanding minds, dirigida pelo psiclogo holands Johan Cruiff, possui um barco de bandeira holandesa que navega ao redor do mundo recebendo pessoas que desejam consumir substncias entorpecentes que alteram a percepo da realidade. O prefeito de um municpio decide embarcar para fazer uso recreativo da substncia Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. Na ocasio em que ele fez uso dessa substncia, o barco estava em alto-mar, alm do limite territorial brasileiro ou de qualquer outro pas. Sabendo que a lei brasileira pune criminalmente o consumo de substncia entorpecente e que a maconha considerada pela legislao brasileira uma substncia entorpecente, ao passo que a Holanda admite esse consumo para fins recreativos, assinale a alternativa correta a respeito do crime praticado pelo prefeito. A) nenhum crime B) crime de consumo de substncia entorpecente C) crime de responsabilidade D) improbidade administrativa E) crime contra a f pblica GABARITO: A COMENTRIOS: A regra, segundo o Cdigo Penal, a aplicao do princpio da territorialidade. Logo, no caso apresentado, se o navio, com bandeira holandesa, est em alto mar, alm do limite territorial brasileiro ou de qualquer outro pas, no h que se falar em aplicabilidade da Lei Penal Brasileira. 19. (Analista - MPE-SP / 2010) Considere que um indivduo, de nacionalidade chilena, em territrio argentino, contamine a gua potvel que ser utilizada para distribuio no Brasil e Paraguai. Considere, ainda, que neste ltimo pas, em razo da contaminao, ocorre a morte de um cidado paraguaio, sendo que no Brasil vitimado, apenas, um equatoriano. De acordo com a regra do art. 6., do nosso Cdigo Penal ("lugar do crime"), considera-se o crime praticado a) na Argentina, apenas. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

47

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO b) no Brasil e no Paraguai, apenas. c) no Chile e na Argentina, apenas. d) na Argentina, no Brasil e no Paraguai, apenas. e) no Chile, na Argentina, no Paraguai, no Brasil e no Equador. GABARITO: D COMENTRIOS: O crime considerado praticado no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Da extrai-se a teoria da ubiquidade. Dado isso, notamos na questo que o crime (contaminao da gua) foi praticado na Argentina e o resultado (morte de quem tomou a gua contaminada) ocorreu no Brasil e no Paraguai.

20. (Investigador Policial - PC-RJ / 2007) compatvel com o Estado de direito e o princpio da legalidade: (A) proibir incriminaes vagas e indeterminadas. (B) proibir edio de normas penais em branco. (C) criar crimes e penas com base nos costumes. (D) fazer retroagir a lei penal para agravar as penas de crimes hediondos. (E) criar crimes, fundamentar ou agravar penas atravs da aplicao de analogia. GABARITO: A COMENTRIOS: Como vimos em nossa aula, todos os delitos devem ser definidos em lei. Assim, com base no princpio da legalidade, devem ser proibidas as incriminaes vagas e indeterminadas. Observao: Como vimos, normas penais em branco so aquelas em que h uma necessidade de complementao para que se possa compreender o mbito da aplicao de seu preceito primrio. 21. (Oficial de Justia - TJ-RO / 2009) Tcio cometeu um delito contra Caio. Com o advento de uma nova lei penal que descriminaliza a conduta de Tcio, INCORRETO afirmar que: (A) O magistrado deve rejeitar a denncia oferecida contra Tcio. (B) Caio no pode mais receber indenizao de Tcio, na esfera cvel, eis que o fato no mais considerado delituoso. (C) Tcio retornar condio de ru primrio, caso esteja condenado apenas pela prtica desse delito.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO (D) Tcio, se j estiver condenado e cumprindo pena privativa de liberdade, dever deixar de cumprir a reprimenda imposta. (E) O inqurito policial contra Tcio, tendo sido instaurado, dever ser arquivado. GABARITO: B COMENTRIOS: Extrai-se do caput do art. 2, do Cdigo Penal, que havendo a descriminalizao e uma vez cessados os efeitos penais da sentena condenatria, dever ser providenciada a retirada do nome do agente do rol dos culpados, no podendo a sua condenao ser considerada para fins de reincidncia ou mesmo antecedentes penais. Os efeitos civis, ao contrrio, no sero atingidos pela abolitio criminis (extingue a punibilidade do agente em virtude de uma nova lei).

22. (FCC / MPU / 2007) Luiz foi condenado pena de 1 (um) ano de recluso em outro pas por crime cometido no Brasil. Aps ter cumprido integralmente a pena, retornou ao territrio nacional e foi preso para cumprir pena de 2 (dois) anos de recluso que lhe fora imposta, pelo mesmo fato, pela Justia Criminal brasileira. Nesse caso, a pena cumprida no estrangeiro: A) ser somada pena imposta no Brasil e o resultado dividido por dois, apurando-se o saldo a cumprir. B) no ser descontada da pena imposta no Brasil, por se tratarem de condenaes impostas em diferentes pases. C) ser considerada atenuante da pena imposta no Brasil, podendo o sentenciado cumpri-la em regime menos rigoroso. D) ser descontada da pena imposta no Brasil e responder o sentenciado pelo saldo a cumprir. E) isentar o autor do delito de cumprir qualquer pena no Brasil, por j t-la cumprido no estrangeiro. GABARITO: D COMENTRIOS: Segundo o art. 8, do Cdigo Penal, a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. Como na questo as penas aplicadas so idnticas (RECLUSO = RECLUSO), o tempo j cumprido dever ser descontado do perodo ainda a cumprir e, portanto, a alternativa correta a D.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS 1. (FCC / Titular de Servios - TJ-AP / 2011) Um navio mercante brasileiro de propriedade privada naufragou em alto mar. Os tripulantes passaram para barcos salva-vidas. Num desses barcos, houve uma briga, tendo um tripulante ingls matado um tripulante francs e ferido um colombiano. A competncia para processar julgar esses delitos da justia

a) francesa, por ter sido o francs a vtima do crime mais grave. b) brasileira, por tratar-se de barco remanescente do navio mercante. c) do pas em cujo porto o barco salva-vidas aportar. d) da Inglaterra, por ter sido o tripulante ingls o autor dos delitos. e) da Inglaterra ou da Frana, a ser definida pela preveno.

2. (FCC / Analista - MPE-SE / 2010) Considere a hiptese de um crime de extorso em andamento, em que a vtima ainda se encontra privada de sua liberdade de locomoo. Havendo a entrada em vigor de lei penal nova, prevendo aumento de pena para esse crime,

a) ter aplicao a lei penal mais grave, cuja vigncia anterior cessao da permanncia do crime. b) ter aplicao a lei nova, em obedincia ao princpio da ultratividade da lei penal. c) no poder ser aplicada a lei penal nova, que s retroage se for mais benfica ao ru. d) ser aplicada a lei nova, em obedincia ao princpio tempus regit actum. e) no ser aplicada a lei penal mais grave, pois o direito penal no admite a novatio legis in pejus.

3. (FCC / Analista Judicirio - TRE-RN / 2011) O prazo de natureza penal fixado em um ms, inicia- do no dia 13 de janeiro de 2010, quarta-feira, expirou-se no dia

a) 15 de fevereiro de 2010, segunda-feira. b) 14 de fevereiro de 2010, domingo. c) 13 de fevereiro de 2010, sbado. d) 12 de fevereiro de 2010, sexta-feira. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

50

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO e) 11 de fevereiro de 2010, quinta-feira.

4. (FCC / Secretrio de Diligncias - MPE-RS / 2010) Em tema de aplicao da lei penal, INCORRETO afirmar:

a) Na contagem do prazo pelo Cdigo Penal, no se inclui no seu cmputo, o dia do comeo, nem se desprezam na pena de multa, as fraes de Real. b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. c) O princpio da legalidade compreende os princpios da reserva legal e da anterioridade. d) A regra da irretroatividade da lei penal somente se aplica lei penal mais gravosa. e) As leis temporrias ou excepcionais so autorrevogveis e ultrativas.

5. (FCC / Analista Judicirio - TRT / 2010) Joo cometeu um crime para o qual a lei vigente na poca do fato previa pena de recluso. Posteriormente, lei nova estabeleceu somente a sano pecuniria para o delito cometido por Joo. Nesse caso,

a) a aplicao da lei nova depende da expressa concordncia do Ministrio Pblico. b) aplica-se a lei nova somente se a sentena condenatria ainda no tiver transitado em julgado. c) no se aplica a lei nova, em razo do princpio da irretroatividade das leis penais. d) aplica-se a lei nova, mesmo que a sentena condenatria j tiver transitado em julgado. e) a aplicao da lei nova, se tiver havido condenao, depende do reconhecimento do bom comportamento carcerrio do condenado.

6. (FCC / Analista Judicirio - TRT / 2010) Jos, brasileiro, cometeu crime de peculato, apropriando- se de valores da embaixada brasileira no Japo, onde trabalhava como funcionrio pblico. Em tal situao,

a) somente se aplica a lei brasileira se Jos no tiver sido absolvido no Japo, por sentena definitiva. b) somente se aplica a lei brasileira se Jos no tiver sido processado pelo mesmo fato no Japo. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

51

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO c) aplica-se a lei brasileira, independentemente da existncia de processo no Japo e de entrada do agente no territrio nacional. d) a aplicao da lei brasileira, independe da existncia de processo no Japo, mas est condicionada entrada do agente no territrio nacional. e) aplica-se a lei brasileira, somente se for mais favorvel ao agente do que a lei japonesa.

7. (FCC / Procurador - TCE-RO / 2010) No tocante aplicao da lei penal,

a) a lei brasileira adotou a teoria da ubiquidade quanto ao lugar do crime. b) a lei penal mais grave no se aplica ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia, segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. c) a lei brasileira adotou a teoria do resultado quanto ao tempo do crime. d) o dia do fim inclui-se no cmputo do prazo, contando- se os meses e anos pelo calendrio comum, desprezados os dias. e) N.R.A

8. (FCC / Analista Judicirio - TRE-RS / 2010) Dentre os casos de extraterritorialidade incondicionada da lei penal, previstos no Cdigo Penal, NO se incluem os crimes cometidos:

a) contra a f pblica da Unio. b) contra o patrimnio de autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico. c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio. d) em aeronaves ou embarcaes brasileiras. e) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica.

9. (FCC / Procurador-SP / 2008) A retroatividade de lei penal que no mais considera o fato como criminoso:

A) exclui a imputabilidade. B) afasta a tipicidade. C) extingue a punibilidade. D) atinge a culpabilidade. E) causa de perdo judicial. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

52

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

10. (FCC / ISS-SP / 2007) Na contagem dos prazos penais, A) Inclui-se o dia do comeo. B) Considera-se como termo inicial a data da intimao. C) Considera-se como termo inicial a data da juntada do mandado aos autos. D) Considera-se como termo inicial o dia seguinte ao da intimao. E) Descontam-se os feriados. 11. (FCC / SEFAZ RO / 2006) Na definio do local onde a ao criminosa desenvolvida, o ordenamento penal brasileiro abraou a seguinte teoria: A) Da inteno B) Da interao C) Da atividade D) Do resultado E) Da ubiquidade 12. (FCC / MPU / 2007) certo que se aplica a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de: A) embarcaes mercantes brasileiras que estejam em mar territorial estrangeiro. B) embarcaes mercantes brasileiras que estejam em porto estrangeiro. C) aeronaves mercantes brasileiras que estejam em espao areo estrangeiro. D) aeronaves mercantes brasileiras que estejam em pouso em aeroporto estrangeiro. E) embarcao estrangeira de propriedade privada que esteja em mar territorial brasileiro. 13. (FCC / MPDF / 2008) Com relao aplicao da lei penal, correto afirmar-se que: A) a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se somente a fatos anteriores ainda no decididos por sentena. B) ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo, preservando-se, no entanto, os efeitos penais da sentena condenatria. C) a lei excepcional ou temporria, decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, perde a sua eficcia, mesmo com relao aos fatos praticados durante a sua vigncia.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

53

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO D) considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. E) ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida ou a liberdade de governador de Estado brasileiro. 14. (FCC / Secretrio de Diligncias - MPE-RS / 2010) Em tema de aplicao da lei penal, INCORRETO afirmar: a) Na contagem do prazo pelo Cdigo Penal, no se inclui no seu cmputo, o dia do comeo, nem se desprezam na pena de multa, as fraes de Real. b) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. c) O princpio da legalidade compreende os princpios da reserva legal e da anterioridade. d) A regra da irretroatividade da lei penal somente se aplica lei penal mais gravosa. e) As leis temporrias ou excepcionais so autorrevogveis e ultrativas. 15. (TJ-PR / Juiz - TJ-PR / 2010) Dadas as assertivas abaixo, escolha a alternativa CORRETA. I. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, inclusive sobre os afetados por leis temporrias ou excepcionais. II. Considera-se tempo do crime o momento da ao ou omisso, porm se o resultado ocorrer em outro momento, nesta ocasio considerar-se- o mesmo praticado. III. A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, mesmo tendo sido decididos por sentena irrecorrvel. IV. A lei excepcional ou temporria, depois de decorrido o tempo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, no mais se aplica ao fato praticado durante a sua vigncia. a) Apenas a assertiva III est correta. b) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. c) Apenas a assertiva I est correta. d) Apenas as assertivas I e III esto corretas. e) N.R.A 16. (AFT / 2010) Camargo, terrorista, tenta explodir agncia do Banco do Brasil, na Frana. Considerando o princpio da extraterritorialidade incondicionada, previsto no Cdigo Penal brasileiro, correto afirmar que: a) Camargo s pode ser processado criminalmente na Frana.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

54

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO b) O Estado brasileiro no tem interesse em delitos ocorridos fora do Brasil. c) Caso Camargo tenha sido condenado e encarcerado na Frana, no poder ser preso no Brasil. d) O fato deve ser julgado no local onde ocorreu o crime: na Frana. e) Mesmo Camargo tendo sido julgado na Frana, poder ser julgado no Brasil. 17. (PGFN / 2007) luz da aplicao da lei penal no tempo, dos princpios da anterioridade, da irretroatividade, retroatividade e ultratividade da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Mvio ter sido processado pelo delito de adultrio em dezembro de 2004, sendo que a Lei n. 11.106, de 28 de maro de 2005, aboliu o crime de adultrio:

I. Caso Mvio j tenha sido condenado antes de maro de 2005, permanecer sujeito pena prevista na sentena condenatria. II. A lei penal pode retroagir em algumas hipteses. III. Caso Mvio no tenha sido condenado no primeiro grau de jurisdio, poder ocorrer a extino de punibilidade desde que a mesma seja provocada pelo ru. IV. Na hiptese, ocorre o fenmeno da abolitio criminis.

A) Todas esto corretas. B) Somente I est incorreta. C) I e IV esto corretas. D) I e III esto corretas. E) II e IV esto corretas.

18. (TCM - RJ / 2008) A organizao no-governamental holandesa Expanding minds, dirigida pelo psiclogo holands Johan Cruiff, possui um barco de bandeira holandesa que navega ao redor do mundo recebendo pessoas que desejam consumir substncias entorpecentes que alteram a percepo da realidade. O prefeito de um municpio decide embarcar para fazer uso recreativo da substncia Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. Na ocasio em que ele fez uso dessa substncia, o barco estava em alto-mar, alm do limite territorial brasileiro ou de qualquer outro pas. Sabendo que a lei brasileira pune criminalmente o consumo de substncia entorpecente e que a maconha considerada pela legislao brasileira uma substncia entorpecente, ao passo que a Holanda admite esse consumo para fins recreativos, assinale a alternativa correta a respeito do crime praticado pelo prefeito. A) nenhum crime

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

55

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO B) crime de consumo de substncia entorpecente C) crime de responsabilidade D) improbidade administrativa E) crime contra a f pblica 19. (Analista - MPE-SP / 2010) Considere que um indivduo, de nacionalidade chilena, em territrio argentino, contamine a gua potvel que ser utilizada para distribuio no Brasil e Paraguai. Considere, ainda, que neste ltimo pas, em razo da contaminao, ocorre a morte de um cidado paraguaio, sendo que no Brasil vitimado, apenas, um equatoriano. De acordo com a regra do art. 6., do nosso Cdigo Penal ("lugar do crime"), considera-se o crime praticado a) na Argentina, apenas. b) no Brasil e no Paraguai, apenas. c) no Chile e na Argentina, apenas. d) na Argentina, no Brasil e no Paraguai, apenas. e) no Chile, na Argentina, no Paraguai, no Brasil e no Equador.

20. (Investigador Policial - PC-RJ / 2007) compatvel com o Estado de direito e o princpio da legalidade: (A) proibir incriminaes vagas e indeterminadas. (B) proibir edio de normas penais em branco. (C) criar crimes e penas com base nos costumes. (D) fazer retroagir a lei penal para agravar as penas de crimes hediondos. (E) criar crimes, fundamentar ou agravar penas atravs da aplicao de analogia. 21. (Oficial de Justia - TJ-RO / 2009) Tcio cometeu um delito contra Caio. Com o advento de uma nova lei penal que descriminaliza a conduta de Tcio, INCORRETO afirmar que: (A) O magistrado deve rejeitar a denncia oferecida contra Tcio. (B) Caio no pode mais receber indenizao de Tcio, na esfera cvel, eis que o fato no mais considerado delituoso. (C) Tcio retornar condio de ru primrio, caso esteja condenado apenas pela prtica desse delito. (D) Tcio, se j estiver condenado e cumprindo pena privativa de liberdade, dever deixar de cumprir a reprimenda imposta. (E) O inqurito policial contra Tcio, tendo sido instaurado, dever ser arquivado. Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

56

DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS TRF2 ANALISTA JUDICIRIO PROFESSOR: PEDRO IVO

22. (FCC / MPU / 2007) Luiz foi condenado pena de 1 (um) ano de recluso em outro pas por crime cometido no Brasil. Aps ter cumprido integralmente a pena, retornou ao territrio nacional e foi preso para cumprir pena de 2 (dois) anos de recluso que lhe fora imposta, pelo mesmo fato, pela Justia Criminal brasileira. Nesse caso, a pena cumprida no estrangeiro:

A) ser somada pena imposta no Brasil e o resultado dividido por dois, apurando-se o saldo a cumprir. B) no ser descontada da pena imposta no Brasil, por se tratarem de condenaes impostas em diferentes pases. C) ser considerada atenuante da pena imposta no Brasil, podendo o sentenciado cumpri-la em regime menos rigoroso. D) ser descontada da pena imposta no Brasil e responder o sentenciado pelo saldo a cumprir. E) isentar o autor do delito de cumprir qualquer pena no Brasil, por j t-la cumprido no estrangeiro.

GABARITO 1-B 6-C 11-E 16-E 21-B 2-A 7-A 12-E 17-E 22-D 3-D 8-D 13-D 18-A ********** 4-A 9-C 14-A 19-D ********** 5-D 10-A 15-A 20-A **********

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

57

También podría gustarte