Está en la página 1de 4

Modelo cascata

Esta metodologia est baseada na metodologia cascata, ou seja, ter um desenvolvimento sequencial de suas fases onde uma nova fase comear aps termino da anterior. Fases da MDS : Levantamento das necessidades: Para obter os requisitos foi utilizada a tcnica de entrevista aberta, onde foi seguido um roteiro com algumas perguntas elaboradas anteriormente, o cliente pode expressar-se sem interrupes e colocar todas suas necessidades do ponto de vista do sistema enfatizando caractersticas do software. Sendo interrompido apenas quando surgia alguma dvida com relao funcionamento da empresa, visando achar a melhor soluo para o problema proposto. Analise das alternativas: Foi proposto um sistema para atender tal necessidade e daremos incio um estudo de viabilidade, fazendo anlise e propondo alternativas, para que possam ser avaliadas as possibilidades de criao e implementao do mesmo. A primeira alternativa prope, como soluo para o problema, um sistema disponvel na web desenvolvido utilizando-se as linguagens PHP e HTML integrado com o banco de dados postgresql. A segunda alternativa sugere uma aplicao web para dispositivos mobile. Alm de ter as mesmas funcionalidades da primeira alternativa Atingiria uma maior gama de pessoas e traria uma maior acessibilidade aos

usurios com as vantagens da tecnologia mvel com uma maior agilidade das informaes disponveis, alm de oferecer uma possibilidade a mais para quem no tem acesso a computadores convencionais.

Projeto: Na primeira alternativa o sistema funcionaria na web e seria desenvolvido com as seguintes ferramentas: A Linguagem de programao PHP que foi concebida para ser utilizada exclusivamente na web e que implementa todas as estruturas de programao, manipulao de dados, suporte para a implementao de estruturas de dados, banco de dados e alm disso atualmente conta com um respeitvel suporte das estruturas orientadas a objetos; Servidor Apache; XHTML que uma linguagem de marcao aceita pela maioria dos browser; pginas de estilos com CSS; Ajax; Banco de dados PostgreSQL, pois um banco livre de custos e tem um bom desempenho e uma boa segurana. A aplicao e o banco de dados ficaro hospedados no servidor a cargo da Faculdade Joaquim Nabuco. Esta segunda alternativa prope que o sistema tenha uma verso mobile. No seria outra aplicao com outras tecnologias, mas sim com uma nova aparncia para ser possvel a visualizao nos dispositivos moveis em suas reais dimenses. Nesta alternativa no seria usado AJAX nem PHP, como ferramentas para construo da sua interface e sim o HTML convencional com Javascript, devido ao fato da conexo com internet dos dispositivos

moveis no serem muito rpidas e o HTML convencional e o Javascript rodarem mais rpidos. Nas trocas de dados seria usada a linguagem XML que foi projetada para descrever dados e focado no que o dado ou representa, dessa forma pode-se dizer que ela projetada para estruturar (modelar), armazenar e enviar informaes. Desenvolvimento: Acontecer de forma sequencial pela equipe formada para tal requisio, dispondo de: 1 analista, 2 desenvolvedores, 1 gerente de projeto, 1 web designer e 1 projetista de banco de dados. O tempo para a implementao seria de seis meses. Utilizando a Linguagem de programao PHP Servidor Apache; XHTML que uma linguagem de marcao aceita pela maioria dos browser; pginas de estilos com CSS; Ajax; Banco de dados PostgreSQL. Implementao(teste): O teste do software a investigao do software a fim de fornecer informaes sobre sua qualidade em relao ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos. O teste um processo realizado pelo testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve aes que vo do levantamento de requisitos at a execuo do teste propriamente dito. A fase de teste visa assegurar que o produto final corresponda aos requisitos do usurio Processo de executacao de um programa com o objetivo de revelar a presena de erros.

Aps revelada a presena do erro, este deve ser encontrado e corrigido. Contribuem para aumentar a confiana de que o software desempenha as funes especificadas.

Implantao: O principal objetivo desta fase de Implantao assegurar que o Sistema esteja disponvel para seus usurios finais. A fase de Implantao executada quando algum conjunto de funcionalidade do Sistema tenha sido concludo com nvel aceitvel de qualidade e de documentao para o usurio, de modo que a Implantao fornea resultados positivos para o cliente. O sistema transferido do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de produo. O sistema antigo (se existir) deve migrar para o novo.

También podría gustarte