Está en la página 1de 3

Fe char

Avaliao: CCJ0022_A V2_201102096504 DIREITO DA CRIA NA E DO A DOLESCENTE Tipo de Avaliao: A V2 Aluno: 201102096504 - TA TIA NA CINA RA DA S CHA GA S PRA DO Profe ssor: A LESSA NDRA PA SSOS LOURENCO Nota da Prova: 5,0 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participao: 2 Turm a: 9008/H Data: 07/06/2013 20:30:22

1a Questo (C d.: 84298)

Pontos: 0,5 / 1,5

Selam, moradora no Municpio de Duque de C axias, no Estado do Rio de Janeiro, desejando entrar com pedido de guarda de Ludmila, criana de trs anos de idade, procurou o ESAG desta faculdade, relatando que ela detm a guarda da menor, desde os seus 45 dias de vida. Informou, tambm, que, a criana lhe foi entregue pela prpria me, por morar nas ruas e no ter condies de cri-la. Informou finalmente que, atualmente, a me da criana, se encontra cumprindo pena de recluso no Presdio Feminino Talavera Bruce, localizado em Bangu, no Municpio do Rio de Janeiro. Diante do caso concreto, indaga-se. Qual o juzo competente para analisar este pedido de guarda?

Resposta: JUIZ DA INFANC IA E JUVENTUDE.

Gabarito: C onforme o disposto no arts. 146, 147, II e 148, a competncia do Juiz da Infncia e da Juventude da C omarca de Duque de C axias, j que a criana se encontra sob os cuidados da requerente que reside na comarca de Duque de C axias.

2a Questo (C d.: 72990)

Pontos: 0,5 / 0,5

Segundo o EC A, um casal estrangeiro, residente ou domiciliado fora do Brasil, que deseja formular pedido de colocao em famlia substituta de criana brasileira somente poder faz-lo atravs de: Tutela Guarda. Internao Adoo Abrigamento

3a Questo (C d.: 86812)

Pontos: 0,5 / 0,5

Dentre as assertivas abaixo, assinale aquela que retrata atribuio do C onselho Tutelar: Elaborar diretamente proposta oramentria em favor de crianas e adolescentes Expedir diretamente certides de nascimento e de bito de criana ou adolescente quando necessrio. Atender as crianas e adolescentes em situaes de risco aplicar s crianas e aos adolescentes medidas socioeducativas. Decidir acerca da adoo

4a Questo (C d.: 142997)

Pontos: 0,5 / 0,5

FC C - 2011 - MPE-C E - Promotor de Justia - Adaptada - C om base no contedo estudado na aula, marque a alternativa C ORRETA. C omo estratgia para prevenir violao de direito da criana e do adolescente, bem como responsabilizar os violadores, o Estatuto da C riana e do Adolescente tipificou como: infrao administrativa deixar a autoridade competente de efetuar a incluso de crianas em condies de serem adotadas no respectivo cadastro. infrao administrativa deixar a autoridade policial de comunicar a apreenso da criana ou adolescente famlia do apreendido. infrao administrativa a venda de fogos de estampido ou de artifcio a criana ou adolescente. crime exibir filme classificado pelo rgo competente como inadequado s crianas e adolescentes admitidos ao espetculo. crime deixar o mdico responsvel por estabelecimento de ateno sade de comunicar autoridade os casos de que tenha conhecimento envolvendo suspeita de maus tratos contra criana.

5a Questo (C d.: 139571)

Pontos: 0,5 / 0,5

PUC -PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criana previstos no Estatuto da C riana e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretao do Estatuto da C riana e do Adolescente sero levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) assegurado atendimento integral sade da criana e do adolescente, por intermdio do Sistema nico de Sade, garantido o acesso universal e igualitrio s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade. A criana e o adolescente portadores de deficincia recebero atendimento especializado. III) A criana e o adolescente tm direito proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. IV) Os estabelecimentos de atendimento sade devero proporcionar condies para a permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos, sero obrigatoriamente comunicados ao C onselho Tutelar. V) O poder pblico, as instituies e os empregadores propiciaro condies adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mes submetidas medida privativa de liberdade. Esto C ORRETAS: Todas as afirmativas. Apenas as afirmativas I e III. Apenas as afirmativas I e II. Apenas as afirmativas III e V. Apenas as afirmativas I e IV.

6a Questo (C d.: 139589)

Pontos: 1,0 / 1,0

VUNESP - 2010 - FUNDA O C ASA - Agente Administrativo - Adaptada: Tendo em vista o contedo estudado em aula, marque a alternativa C ORRETA. As entidades que desenvolvam programas de abrigo criana e ao adolescente devero: Envolver pessoas da comunidade no processo educativo. Realizar e avaliar estudo religioso e pessoal de cada caso. Transferir crianas e adolescentes acolhidos para outras entidades. Desmembrar grupos de irmos em famlias substitutas. Observar os direitos e garantias de que so titulares os adolescentes.

7a Questo (C d.: 174314)

Pontos: 0,0 / 1,0

As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional podem, em carter excepcional e de urgncia, acolher crianas e adolescentes sem prvia determinao da autoridade competente, devendo comunicar, em at vinte e quatro horas, o fato ao:

comunicar, em at vinte e quatro horas, o fato ao: C onselho Municipal de Direitos C onselho Tutelar Ministrio Pblico Juiz da Infncia e Juventude Ministrio Pblico e ao C onselho Tutelar

8a Questo (C d.: 72920)

Pontos: 0,0 / 0,5

Segundo o conceito estabelecido pelo legislador estatutrio, podemos afirmar que direito ao respeito compreende: O direito de participar da vida familiar, desde que respeitada a sua autonomia O direito de brincar de acordo com os seus valores e idias O direito de opinio e expresso O direito de buscar auxlio e refgio para preservar a sua integridade fsica O direito preservao da imagem

9a Questo (C d.: 142975)

Pontos: 0,0 / 0,5

FC C - 2012 - TJ-GO - Juiz - Adaptada - C om base no contedo estudado em aula, assinale a opo C ORRETA no que tange s medidas socioeducativas: adolescente que pratica ato infracional no poder receber medida de proteo a medida de internao no pode ser aplicada a jovem maior de 18 anos que praticou ato infracional antes de completada a maioridade penal. a durao da medida socioeducativa de internao pode ser estendida para alm de 3 anos se constatada a persistncia da periculosidade do adolescente. a prescrio penal aplicvel ao adolescente que comete ato infracional no cumprimento das medidas socioeducativas. a prtica de trfico de drogas por adolescente sem antecedentes autoriza sua internao, por se tratar de ato infracional equiparado a crime hediondo.

10a Questo (C d.: 155596)

Pontos: 1,5 / 1,5

Juliana completou dezoito anos e est ansiosa para adotar. C onsiderando que sua sobrinha Anita, de oito anos, ficou rf, possuindo afinidade e afetividade com a tia. Poder Juliana adotar a sobrinha? Justifique.

Resposta: NO QUE TANGE O QUESITO IDADE JULIANA ESTA APTA, POREM A DIFEREN A DE IDADE ENTRE ELAS DEVE SER MAIOR DE 16 ANOS, C OM ISSO, ESTA C RIAN A NAO PODERA SER ADOTADA POR JULIANA.

Gabarito: No, pois deve existir uma diferena mnima de 16 anos entre adotante e adotado, de forma que se d a aparncia de uma famlia natura. Sendo assim, Juliana poderia ter a tutela da sobrinha.

También podría gustarte